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cabeçotes

Mensagem por teteubp em Ter 19 Nov - 20:50:56

salve galera..
Bom em primeiro quero dizer aos amigos que estou sem computador e internet.. Entro raramente pelo celular..
Esse é o motivo de minha ausencia acentuada!
Intão opaleiros.. Eu sei a diferença do cabeçote a alcool e o a gasolina!
Pelo numero.. Mas não sei a diferença original de altura em milimetros dos cabeçotes..
Expecificando minha duvida, quero saber quantos milimetros tenho q baixar o cabeçote a alcool para deixa-lo "originalmente" a alcool..
Se alguem puder ajudar serei muito grato

adpachec
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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Ter 19 Nov - 20:58:14

http://www.opaleirosdoparana.com/t19082-como-identificar-cabecote-do-opala-a-alcool-e-a-gasolina

Mas o correto seria medir a taxa...carros como os nossos já foram muito mexidos.

teteubp
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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Sab 23 Nov - 9:04:09

Aaaah!
Muito obrigado.. ajudou bastante amigo!
Agora surgiu outra duvida
Meu opalão e motor alcool e alcool no documento só que o cabeçote ta a gasolina.
Resultado: no alcool puro nao roda! Tem q estar mais de meio a meio e a parte ruim e q to arumando a caranga pra vistoriar..
Pelo q entendi dpois de muito ler é que com o cabeçote nas medidas originais posso rebaixar 2mm que funcionara direito no alcool.Mas tem um porem! A taxa de compressao dos opaloes a alcool originah ja e baixa para funcionar com o alcool dos tempos de hoje. Dai achei um amigo falando que rebaixando 1,5mm a taxa ficaria boa para funcionar nos dias de hoje.
Eis a minha duvida:
Poderia eu rebaixar 3,5mm para funcionar no alcool??
Sendo meus pistoes retos..
2mm para transformar praa alcool e 1,5 para modernizar o motor

adpachec
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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Sab 23 Nov - 10:23:39

O meu é álcool também, roda 50/50 Gasolina/Álcool porque a taxa é baixa para o álcool (acho que é 11:1), o ideal (média) seria 12:1 para álcool.
Na vistoria ele anotam é o número do bloco, pouco ligam do combustível que tem no tanque e sim o que está no documento se confere com o resto.
E levando em consideração os problemas do álcool (tipo partida em dias frios) é melhor manter na gasolina e se o seu bloco estiver com pistões retos do álcool já ganha uns "HP's" no motor.

teteubp
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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Sab 23 Nov - 11:25:12

intão quando eu rodo nele na gasolina funciona redondim!
No teste de emição não sai? Se ta funcionando na gasolina ou no alcool?

j ricardo
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Re: cabeçotes

Mensagem por j ricardo em Sab 23 Nov - 13:24:04

teteubp escreveu:Aaaah!
Muito obrigado.. ajudou bastante amigo!
Agora surgiu outra duvida
Meu opalão e motor alcool e alcool no documento só que o cabeçote ta a gasolina.
Resultado: no alcool puro nao roda! Tem q estar mais de meio a meio e a parte ruim e q to arumando a caranga pra vistoriar..
Pelo q entendi dpois de muito ler é que com o cabeçote nas medidas originais posso rebaixar 2mm que funcionara direito no alcool.Mas tem um porem! A taxa de compressao dos opaloes a alcool originah ja e baixa para funcionar com o alcool dos tempos de hoje. Dai achei um amigo falando que rebaixando 1,5mm a taxa ficaria boa para funcionar nos dias de hoje.
Eis a minha duvida:
Poderia eu rebaixar 3,5mm para funcionar no alcool??
Sendo meus pistoes retos..
2mm para transformar praa alcool e 1,5 para modernizar o motor
furada!

se tirar 3,5mm do cabeçote, vai achar as camaras dágua... só se for dos modernos pós '89 .... os tais 486

e olhe só, ja tive 6cil levemente preparado, com menos de 10:1 de taxa, andava no alcool, e dava 200km/h reais em 4º ....

isso de o carro não queimar alcool com menos de 10 d taxa não esta certo... tem que queimar sim... claro que não é o ideal... mas tem que andar...


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Re: cabeçotes

Mensagem por RN_Willemann em Sab 23 Nov - 14:09:48

j ricardo, isto de taxa também concordo, já vi carro com comando bem grande andando com 10,5 de taxa no alcool e o carro andava legal, não era o ideal e o consumo nao era dos melhores, mais andar andava.

RN_Willemann
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Re: cabeçotes

Mensagem por RN_Willemann em Sab 23 Nov - 14:10:20

j ricardo, isto de taxa também concordo, já vi carro com comando bem grande andando com 10,5 de taxa no alcool e o carro andava legal, não era o ideal e o consumo nao era dos melhores, mais andar andava.

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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Sab 23 Nov - 16:28:43

teteubp escreveu:intão quando eu rodo nele na gasolina funciona redondim!
No teste de emição não sai? Se ta funcionando na gasolina ou no alcool?
Retirado do manual do opala (88):
Monóxido de carbono no escape do opala (emissão de poluentes) em marcha lenta:
3% Álcool.
4% Gasolina.

Opala 91:

1% a 2% de emissão de poluentes.

O sistema usado hoje:



Taxa de compressão de álcool:
6 cc: 10:1 (1988).
6 cc 11,6:1 (1992).
4 cc: 11:1.

O 6 cc tem curso mais longo e pistões menores (valores sem modificações).

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Re: cabeçotes

Mensagem por OpaleiroATEOFIM em Sab 23 Nov - 17:01:50

adpachec meu motor e gasolina se eu anda no alcool fica bom ou ruim e se roda meio a meio?

adpachec
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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Sab 23 Nov - 19:21:47

Vamos lá...deixe eu explicar uma coisa (se me corrigirem tudo bem) e por respeito aos amigos J Ricardo e RN Willenmann.

Resposta: Depende.
Existe 02 maneiras de medir; a Taxa e a estequiometria (Lei das proporções).

Taxa: A medida do volume total da câmara dos cilindros pelo volume da Câmara de combustão.
Ex: 10:1, o volume total pode ser dividido em 10 divisões com volume igual da câmara de combustão.

Estequiometria (É para Nerds):
O equilíbrio das misturas ou fluídos (na mecânica dos fluídos o ar é um fluído).
Ex: Gasolina 9,5:1, que é 9,5 gramas de ar para 1 grama de gasolina (este é o valor se não me falha a memória).
Ou seja, da forma que você ajusta a mistura você PODE mexer na compressão, por isto se escuta sobre taxas diferente (independente do tipo de combustível).

No meu caso meu motor tem uma taxa baixa para álcool (na minha opinião), e um pouco alta para gasolina, no meu caso eu cheguei a 50/50 de álcool/gasolina sem problemas, mas mexi no ponto, regulei o carburador, retirei a mangueira que sai da tampa do comando e que vai ao coletor (empobrecia a mistura), coloquei um "PLUG" na hélice da ventoinha que aumentou seu diâmetro em 6 cm e resfria mais o motor, o ponteiro chegava a 1 traço abaixo do vermelho, hoje no trânsito fica a 1 traço acima do meio.
Tampa do radiador (não selado) com maior vedação (na verdade eu calcei ela) para menor vazão pelo mangueira perto da tampa, mas neste caso nada de encher o radiador até a boca, tem que ter uma folga de uns 03 dedos para a dilatação da água.
Velas: ajustando o GAP para melhor queima, se me lembro cilindros 1 e 3 tem um GAP de 0,7 mm e 2 e 3 cerca de 0,5 mm.
Bobina MI.
Retorno de combustível.

E algumas horas gastas acertando tudo, na garagem e na rua.

Ou seja; depende...da regulagem que se deseja.
OKK

Retirado da internet:

Estequiometria dos motores de combustão interna:

Vimos em algumas matérias que o motor de combustão interna, ciclo Otto, depende de uma mistura de ar mais combustível para produzir uma explosão e gerar força motriz às rodas do automóvel. No seu ciclo de quatro tempos o motor absorve uma quantidade de ar e uma quantidade de combustível proporcional chamada de razão estequiométrica ou apenas estequiometria.
Todo combustível queima e reage com o ar em uma determinada proporção e para qualquer tipo de volume. Esta taxa não deve, apesar de parecida, ser confundida com a taxa de compressão. A razão estequiométrica de um motor a gasolina com 22% de etanol fica em torno de 13,3:1, ou seja, em qualquer cilindrada ou volume a razão será sempre de 13,3 partes de ar para 1 parte de gasolina. Nos motores com diferentes combustíveis esta razão muda. Nos motores a álcool(etanol) esta taxa fica em torno de 9,0:1 resultante do tipo e característica do combustível mais ou menos calorífico, justificando um consumo maior nesses tipos de motores. O diesel tem uma taxa com apenas 15,2:1 o que torna esses tipos de motores mais econômicos. O gás fica em torno de 15,4:1 e a gasolina pura em torno de 14,7:1.

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Re: cabeçotes

Mensagem por OpaleiroATEOFIM em Sab 23 Nov - 20:17:52

Nao saindo muito fora do assunto mais primeira veiz q vejo issu daki pra mim q esses carbura alimentava sozinho um preparadao da uam olhada do 4 jet de 950

https://www.facebook.com/photo.php?v=538259309601296

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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Dom 24 Nov - 10:30:59

OpaleiroATEOFIM escreveu:adpachec meu motor e gasolina se eu anda no alcool fica bom ou ruim e se roda meio a meio?
O motor é o 6 cc que você pegou?
Colocar álcool na gasolina só aumenta a resistência a detonação, aí permite mais taxa, ou no caso de gasolina ruim evita bater pino.
Mas depende, uma vez coloquei gasolina ruim em um motor AP na volta da praia e na subida da serra ele ficou batendo pino, coloquei álcool e parou mas o motor ficou FRACO.
Assim que cheguei na cidade coloquei a Podium e resolveu.
Se desejar experimentar coloca um pouco, mas para mim no AP 1.8 não ficou bom....só se ele fosse bem taxado.
O problema que se o carburador precisar regular de novo, toda a vez que abastecer pode ser que precise regular porque nunca vai conseguir a mesma proporção de mistura e a mesma qualidade de combustível.
OKK 

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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Dom 24 Nov - 11:43:21

adpachec escreveu:
teteubp escreveu:intão quando eu rodo nele na gasolina funciona redondim!
No teste de emição não sai? Se ta funcionando na gasolina ou no alcool?
Retirado do manual do opala (88):
Monóxido de carbono no escape do opala (emissão de poluentes) em marcha lenta:
3% Álcool.
4% Gasolina.

Opala 91:

1% a 2% de emissão de poluentes.

O sistema usado hoje:



Taxa de compressão de álcool:
6 cc: 10:1 (1988).
6 cc 11,6:1 (1992).
4 cc: 11:1.

O 6 cc tem curso mais longo e pistões menores (valores sem modificações).
Intão.. ainda não enteendi muito bem
Mas seria o caso da maquina ficar reprovada no teste de emiçao?
Exemplo:
Carro a alcool o limite é menor ai eu vou funcionando na gasolina e eles tem o carro como se tivesse no alcool.
Não passaria esse limite de monoxido?

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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Dom 24 Nov - 17:43:15

O seu é 91, os limites de monóxido (tabela) é igual para os dois (álcool/gasolina), nos teste de fabrica os níveis de monóxido é menor no opala a álcool (1%).
Pelo menos aqui, em um encontro em São José dos Campos não tinha problema nenhum, agora se você tremer na base ou abrir o bico...já imaginou né.....
E se não me engano o ano do seu carro não era o ano de uso do catalisador?


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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Dom 24 Nov - 21:04:07

adpachec escreveu:O seu é 91, os limites de monóxido (tabela) é igual para os dois (álcool/gasolina), nos teste de fabrica os níveis de monóxido é menor no opala a álcool (1%).
Pelo menos aqui, em um encontro em São José dos Campos não tinha problema nenhum, agora se você tremer na base ou abrir o bico...já imaginou né.....
E se não me engano o ano do seu carro não era o ano de uso do catalisador?

Oooopa gostei disso ai irmão..
Hehehe
Eu particularmente sempre fui mais fã do carro a gasolina!
Ainda mais meu motor ja estando cm pistoes retos vai ficar mais taxadinho hehehe
Vai ser isso!
Mudei ele pra gasolina a partir de hoje, rs.
Quanto ao catalizador irmão.. Eu ja não conheço muito bem as originalidades dos opalões 91/92.
Mas creio que tenha sim!
Não no meu caso.. Cano de 2" e o abafador original só no finalzim sem miolo e uma ponterinha dupla de 3" e meia cada boca.. Da polidão..

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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Ter 26 Nov - 15:08:10

Intao galerinha me ajuda ae..
Tenho que dar uma atrasada no ponto
Velas do a gasolina
Matar o aquecedor
Subistituir a termostatica né?
Ps: matando o aquecedor poderia eu uzar as mangueiras de entrada e saida de agua pro ar quente? Acho que sim né?

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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Ter 26 Nov - 16:09:10

teteubp escreveu:Intao galerinha me ajuda ae..
Tenho que dar uma atrasada no ponto
Velas do a gasolina
Matar o aquecedor
Subistituir a termostatica né?
Ps: matando o aquecedor poderia eu uzar as mangueiras de entrada e saida de agua pro ar quente? Acho que sim né?
Se me lembro seu motor é a álcool com cabeçote do gasolina, que queria converter para álcool depois manter na gasolina......para que tudo isto aí em cima?
Precisa saber o que quer primeiro.
Ele já foi convertido na gasolina?
Se o carbura é álcool trocar a giclagem.
Ponto depende...as vezes não precisa.
Aquecedor do coletor para gasolina não.
Velas...primeiro olhe quais são...se é pistões retos e velas grau 7 (álcool), na minha opinião não precisa.

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Re: cabeçotes

Mensagem por Claudio C. Cid em Ter 26 Nov - 16:29:39

Aproveitando o tópico...

1mm retirado do cabeçote do cabeçote chegaria a dar 01:0 de taxa extra???

Andre_SP
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Re: cabeçotes

Mensagem por Andre_SP em Qua 27 Nov - 15:30:53

Aproveitando o tópico, gostaria de saber o que aumentou a taxa do motor amarelo (10:1) para o motor cinza (11:1) ???, Dá para transformar um h34 alcool para gasolina mudando os gicles ?, tem alguma tabela para essa modificação ???.

Muito Obrigado.

Andre_SP

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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Qua 27 Nov - 17:47:47

Andre_SP escreveu:Aproveitando o tópico, gostaria de saber o que aumentou a taxa do motor amarelo (10:1) para o motor cinza (11:1) ???, Dá para transformar um h34 alcool para gasolina mudando os gicles ?, tem alguma tabela para essa modificação ???.

Muito Obrigado.

Andre_SP
meu querido quanto ao carbura.. da sim!
O meu nem troquei os gicles.. so regulei de novo e ta funcionando!
quanto a tabela tem sim!
Mas eu nao a tenho..

teteubp
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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Qua 27 Nov - 17:56:02

adpachec escreveu:
teteubp escreveu:Intao galerinha me ajuda ae..
Tenho que dar uma atrasada no ponto
Velas do a gasolina
Matar o aquecedor
Subistituir a termostatica né?
Ps: matando o aquecedor poderia eu uzar as mangueiras de entrada e saida de agua pro ar quente? Acho que sim né?
Se me lembro seu motor é a álcool com cabeçote do gasolina, que queria converter para álcool depois manter na gasolina......para que tudo isto aí em cima?
Precisa saber o que quer primeiro.
Ele já foi convertido na gasolina?
Se o carbura é álcool trocar a giclagem.
Ponto depende...as vezes não precisa.
Aquecedor do coletor para gasolina não.
Velas...primeiro olhe quais são...se é pistões retos e velas grau 7 (álcool), na minha opinião não precisa.
Intao manim..
Esse carro tava parado ai o dono(muito lambao) foi e vendeu o cabeçote por que tava precisando de dinheiro!!!
Mas foi so o cabeçote!!!
Quando fui comprar, pro motor n vir "aberto" colocou o cabeçote vermelim q ele tinha la.. a gasolina..
Dpois q soube o lance da emiçao de monoxido decidi passar pra gasolina

adpachec
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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Qua 27 Nov - 17:59:18

Praticamente você tem um motor a gasolina "taxado", mas escrevo isto pelas informações que deu.
Agora na vistoria o que vale é a numeração do bloco...pelo menos aqui.

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Re: cabeçotes

Mensagem por teteubp em Qua 27 Nov - 18:20:32

adpachec escreveu:Praticamente você tem um motor a gasolina "taxado", mas escrevo isto pelas informações que deu.
Agora na vistoria o que vale é a numeração do bloco...pelo menos aqui.
Ahaam.. que no meu caso ainda nao consta no documento xD
Eu coloco gaolina pura nele e funciona normalmente..

adpachec
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Re: cabeçotes

Mensagem por adpachec em Qui 28 Nov - 15:00:16

Eu olhei hoje sua mensagem.
O que eles olham é o número do motor, nele tem a descrição se é álcool ou gasolina, não importa o combustível que você usa.
No meu caso deu como reprovado a inspeção porque o ano do carro não existia cadastramento de motor, paguei na época R$ 70,00 e em 24 horas resolveram no despachante.
Mas mesmo com o reprovado na inspeção não dá problema, porque vem anotado o por que.

Na página 34 do link você vai saber (numeração do motor opala).

http://www.carroantigo.com/pdf/MANUAL_VISTORIA_CCAL_2.pdf

E no chassis pode ter a indicação do combustível e cilindradas do motor.

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Re: cabeçotes

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