Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Restauração Opala 1975
Hoje à(s) 10:21:37 por lenisson

» Apresentação
Hoje à(s) 9:31:16 por jbelaver

» Vídeo do Youtube- Opala nas ruas
Hoje à(s) 9:01:42 por Tomás

» Aparência Opala Comodoro SL/E 91/91
Hoje à(s) 8:51:18 por Falves

» tabela de cores X quantidade fabricada
Hoje à(s) 8:02:06 por mcobeiros

» Coletor de escape 6x1
Ontem à(s) 22:25:20 por Guilherme Messa

» Qual óleo recomendado motores 6cc
Ontem à(s) 22:12:01 por christian

» Opnião sobre cor
Ontem à(s) 20:47:06 por Mirão

» Opaleiro Campo Grande/MS
Ontem à(s) 20:43:38 por Mirão

Quem está conectado

56 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 53 Visitantes :: 2 Motores de busca

barnividal, luizdinizneto, mcro36


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17464)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13568)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Rubão6cc (8931)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8496)
 
100 (7771)
 

Como montar a embreagem?

Compartilhe
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Qui 21 Nov - 5:54:57

Amigos, bom dia!
Vocês sabem me dizer como montar corretamente a embreagem? Fiz uma troca de motores entre meus carros visando uma boa mecânica para o que anda com mais frequência e algo "à fazer" para o outro mas estou com dúvidas na embreagem.
O Opala já está montado e funcionando, mas quando bato a chave o cambio está girando junto com o motor junto sem ao menos estar engatado! No  Falei com um amigo e ele me disse que isso poderia ser o disco mal encaixado. Já tentei regular o garfo através daquele parafuso fixo e nada.
Conversando com um amigo ele me disse que será preciso baixar o cambio de novo pale e regular a embreagem. Mas, como monto e regulo a embreagem corretamente? Qual a posição certa do disco? Há algum "detalhe" na hora de colocar entre o platô e o volante? Lembrando que misturei plato, disco e volante do motor do Opala e da Caravan.

Fico no aguardo.

Muito obrigado!
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2900
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 21 Nov - 14:30:43

vc ta querendo dizer q quando vc liga o carro ele ja quer sair andando?? ou vc percebe q o cambio gira as engrenagens dentro com o motor funcionando?
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Qui 21 Nov - 14:37:51

Na verdade ele está sem o cardan. Mas, posso ver aquele eixo piloto girando na traseira do cambio, onde iria o cardan, além de notar que o velocimetro e o hodometro se movimentam.
Se eu acelero ou engato uma marcha, a velocidade aumenta também, ou seja, nao é nenhum tipo de vibração que poderia estar afetando o painel. Sad
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2900
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 21 Nov - 14:58:17

sem o carda mesmo com o cambio desengatado aquele eixo vai girar mesmo amigo.....tente segurar ele com a mao mesmo enquanto o motor funciona....ele vai parar de girar....se nao parar de girar ai nao é problema da embreagem....mas sim algo no cambio....pois a embreagem esta fazendo a parte dela, concorda?

estranho vai ser se vc pisar na embreagem e o eixo continuar rodando mesmo vc segurando, entendeu??


testa ai e me fala!!
avatar
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5388
Idade : 42
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por adpachec em Qui 21 Nov - 15:13:38

Como o amigo disse o disco gira, o problema foi na hora de instalar o câmbio, alguma vareta esta deixando engatado.
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Qui 21 Nov - 15:18:41

Marcos Adriano escreveu:estranho vai ser se vc pisar na embreagem e o eixo continuar rodando mesmo vc segurando, entendeu??
Então, o teste que eu pude fazer foi pisar na embreagem acelerando e o velocimetro continuar a mesma coisa, ele nem mesmo reduziu a velocidade.
Se eu tentar segurar esse eixo com a mão em ponto morto o ideal é que com pouco esforço ele pare de rodar? Como posso ter certeza à respeito do funcionamento correto da embreagem? Coloco o cardan? E o parafuso do garfo, como regulo?
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2900
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 21 Nov - 15:26:57

é....eu acho q o primeiro teste é esse deixa o motor na marcha lenta e deita debaixo do carro e tenta segurar.....com pouco esforço vc consegui sim.......se isso der certo....com o carda preso e tudo certo ai vc regula a embreagem......
avatar
nicolas opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2698
Idade : 22
Localização : Santo andré
Modelo do carro : Caravan Comodoro "cassandra" 1980
Cilindros : 4.. Por alguns meses...
Data de inscrição : 12/12/2008

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por nicolas opaleiro em Qui 21 Nov - 17:21:45

Colocou o Plato na posição certa ? centralizou ele corretamente ?
avatar
BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13568
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por BANDIT em Qui 21 Nov - 18:43:12

Vamos lá então: primeiro a posição do disco repare no estriado a parte mais sobressalente fica virado pro volante do motor e quando acoplar o platô e torquea-lo a membrana ou molas tem de ficar em paralelo com o volante também se ficar para dentro ou para fora esta errado, lembre-se de verificar o rolamento do volante do motor que pode estar sujo ou emperrado com isso quando ligar o motor não vai adiantar pisar na embreagem pois o piloto vai continuar girando com o volante do motor .
Se as duas embreagens são iguais tem que funcionar corretamente, com o carro elevado retire a capa seca e vai poder observar se a montagem esta correta OKK
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Sex 22 Nov - 6:03:08

Amigos, bom dia!
Acho que entendi, o carro sem o cardan, ou com as rodas traseiras levantadas não tem nenhum atrito que "forçe" o cambio à ficar parado, sendo assim a tendencia é ele rodar mesmo.
Por isso agora eu fiquei na duvida... rs Será que eu não montei isso certo mesmo? cheers Como eu não tinha muitas ferramentas em mãos no momento, fiz da forma como "pareceu certo".
Vou fazer o teste que o Marcos sugeriu, de tentar segurar o eixo (talvez até coloque o cardan para ver como fica) e posto pra vocês.
Bandit, vamos lá, deixe me ver se entendi. Aquele "bico" que forma no buraco estriado ao centro do disco fica virado para o motor e a membrana (seria o tal chapéu chines que alguns dizem?) lá no platô tem que ficar alinhada, rente, junta com o disco, sem ficar um pra dentro ou pra fora do outro, é isso? Quanto ao rolamento que você diz, é aquele rolamento que vai na carcaça do câmbio ou aquele que parece um colar? Esse colar é novo e o outro estava limpo e bom...

O que eu tenho que ver é mais ou menos como está no video? O que eu vou ver caso tenha montado errado?

Espero que esteja tudo certo e que tudo isso seja neura minha. rs OKK 3 meses sem carro só pra fazer essa troca de motores. Rolling Eyes 
avatar
Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2900
Localização : Parapuã - SP
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 22 Nov - 6:49:35

liga uma moto e coloca ela no cavalete pra vc ver....o pneu traseiro vai girar mesmo estando em neutro....é o mesmo caso do seu carro.....

acho q o opala com o carda no lugar e mesmo com as rodas erguidas o cambio nao consegue girar nao.....mas sem o carda certeza q vai girar o eixo secundario.....
avatar
BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13568
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por BANDIT em Sex 22 Nov - 16:36:58

fastback escreveu:Amigos, bom dia!
Acho que entendi, o carro sem o cardan, ou com as rodas traseiras levantadas não tem nenhum atrito que "forçe" o cambio à ficar parado, sendo assim a tendencia é ele rodar mesmo.
Por isso agora eu fiquei na duvida... rs Será que eu não montei isso certo mesmo? cheers Como eu não tinha muitas ferramentas em mãos no momento, fiz da forma como "pareceu certo".
Vou fazer o teste que o Marcos sugeriu, de tentar segurar o eixo (talvez até coloque o cardan para ver como fica) e posto pra vocês.
Bandit, vamos lá, deixe me ver se entendi. Aquele "bico" que forma no buraco estriado ao centro do disco fica virado para o motor e a membrana (seria o tal chapéu chines que alguns dizem?) lá no platô tem que ficar alinhada, rente, junta com o disco, sem ficar um pra dentro ou pra fora do outro, é isso? Quanto ao rolamento que você diz, é aquele rolamento que vai na carcaça do câmbio ou aquele que parece um colar? Esse colar é novo e o outro estava limpo e bom...

O que eu tenho que ver é mais ou menos como está no video? O que eu vou ver caso tenha montado errado?

Espero que esteja tudo certo e que tudo isso seja neura minha. rs OKK 3 meses sem carro só pra fazer essa troca de motores. Rolling Eyes 


Vamos lá, sobre a membrana sim o tal chapéu chinês , as molas ficam onde o colar da embreagem entra em contado , se estiver como o do vídeo esta correto, e se a ponta do eixo piloto esta lubrificada  onde entra no vira-brequim não terá problema de arranhar marcha !!!OKK
avatar
RN_Willemann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2517
Idade : 27
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por RN_Willemann em Sex 22 Nov - 20:06:30

Amigo, acho que o seu carro deve estar correto, pq embreagem de opala/chevette é muito simples

é praticamente impossível errar a montagem....

um erro que constatemente acontece, é na hora de colocar a caixa bater o garfo no escape e desencaixar do parafuso de regulagem e do garfo, dai vira uma bagunça, observe isso tbm, o garfo tem que passar pelo rolamento e encaixar no parafuso, dai ajusta a folga, eu prefiro deixar afastadinho como no vídeo.
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Seg 25 Nov - 6:30:23

Bom dia amigos!
Resumo do final de semana: um focinho do motor de partida partido e um disco de embreagem montado errado. Coloquei o cardan, pareceu tudo certo. Mas ao tentar engatar ouvi um ruido de algo raspando. Tentei regular a embreagem e nessa acabei fazendo m...
Por sorte tenho outro motor de partida e estou continuando o serviço.
Agora optei por além de tirar o câmbio, trocá-lo com o da Caravan, pois o do Opala estava com problemas na quinta marcha.
Sendo assim já baixei o cambio, agora falta tirar o da Caravan, subir no Opala, fazer a troca de motores de partida e tentar novamente.

E... A saga continua, tipo "Star wars".
avatar
Malves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2987
Localização : Curitiba
Modelo do carro : 77 Standard
Cilindros : 4tão

Data de inscrição : 03/02/2011

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Malves em Qua 6 Ago - 11:05:02

Qual foi o fim desta história? estou afim de eu mesmo trocar a embreagem da caravan também
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Qua 6 Ago - 13:15:31

O fim da história foi um Opaleiro feliz.... kkkk Cansado, mas feliz!

Olha só amigo, não tem dificuldade em fazer a troca. O único problema é que é um processo trabalhoso, o cambio é pesado e fica meio difícil de se fazer sozinho. Eu consegui, confesso que deu vontade de falar alguns palavrões mas deu certo. Montei e desmontei essa embreagem umas 4 ou 5 vezes por causa desses pequenos problemas. Mas no final valeu a pena.
Recentemente fiz a troca da embreagem, já que esta que havia sido instalada já estava ruim. Dessa vez foi o mecânico quem fez, mas só porque ele já ia fazer outro serviço no câmbio, porque senão eu mesmo teria trocado.

Um detalhe importante, o disco PODE ser montado invertido, então preste atenção ao desmontar. No mais, é tranquilo. Esqueci a posição correta, mas creio que seja com o "bico" que ele forma ao centro virado para o motor/volante.
Também não esqueça de por uma vasilha para segurar o óleo do cambio quando remover o cardã. Faz uma bela sujeira. E, um macaco jacaré ajuda muito ao subir o cambio.
Qualquer dúvida estamos aí.
Só pra constar: paguei 380 no kit de embreagem da Luk, caso queira ter uma referência pra comprar. A média de preço era de 420~550 reais, todas da luk. Sachs era pouca coisa mais barato (nem 5%), para recondicionar a minha era 220 e uma já recondicionada/remanufaturada um cara me fez por 140. Depois da troca a embreagem ficou mais leve que embreagem de carro 1.0, uma seda. Gruda que é uma beleza e super macia, valeu cada centavo suado e doído que saiu do bolso! kkkk

Abração!
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Qua 6 Ago - 13:22:25

Outro detalhe: você precisará de um eixo piloto velho ou um cabo de vassoura de espessura semelhante ao do eixo piloto (você pode moldar um) para alinhar o disco antes de travar o platô no volante. Nada muito complicado... Mas, sem essa ferramenta fica meio difícil. Procure manter o disco centralizado para que não haja dificuldade ao inserir o cambio.
avatar
Malves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2987
Localização : Curitiba
Modelo do carro : 77 Standard
Cilindros : 4tão

Data de inscrição : 03/02/2011

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Malves em Qua 6 Ago - 13:25:02

Obrigado pelo retorno fastback!

Estou coletando informações de vários lugares, para sofrer menos com o trampo.

pelo que tenho lido, a troca é um procedimento simples, mas tem alguns detalhes que podem complicar o serviço.

abraço!
avatar
Malves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2987
Localização : Curitiba
Modelo do carro : 77 Standard
Cilindros : 4tão

Data de inscrição : 03/02/2011

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Malves em Qua 6 Ago - 13:27:25

Este esquema do cabo de vassoura, eu devo frisar o cabo, igual o eixo piloto? ou é só para passar o plato e o disco, e encaixar os 2 no volante?
avatar
Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4766
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 6 Ago - 13:30:43

Quando troquei a do meu, o cara que me ajudou fez uma marca no volante e outra na parte de fora do platô, pra alinhar na hora de montar. Só não entendi porque.
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 389
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por fastback em Qua 6 Ago - 13:42:05

Malves escreveu:Estou coletando informações de vários lugares, para sofrer menos com o trampo.
Gosto de fazer assim também... Mas, no final, a gente só acaba entendendo as explicações quando põe a mão na massa! rs

Malves escreveu:Este esquema do cabo de vassoura, eu devo frisar o cabo, igual o eixo piloto? ou é só para passar o plato e o disco, e encaixar os 2 no volante?
Eu usei o eixo piloto porque um amigo me arrumou um. Mas, faz o teste, ele tem que entrar lá na ponta do virabrequim, onde o volante vai parafusado. Entrando alí e passando tranquilo pelo disco creio que não vá ter problema. Na pior das hipóteses vai ficar bonito o cabo de vassoura com entalhes frisados.  Cool 


Glaucio Missioneiro escreveu:Quando troquei a do meu, o cara que me ajudou fez uma marca no volante e outra na parte de fora do platô, pra alinhar na hora de montar. Só não entendi porque.
...nem eu! Às vezes o cara só quis evitar ter algum tipo de problema, já que o ideal é sempre montar do jeito que desmontou, né?  scratch 
avatar
Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4766
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 6 Ago - 13:50:55

Viajei fastback, as marcas que ele fez eram no volante e na ponta do vira, mas acho que tem um parafuso fora de centro. Eu na época tirei o volante também e mandei dar um passe.

Troquei só o disco. Ai mandei o platô, o disco novo e o volante pro torno, pra ajustar na medida certa.

Ficou muito boa.

Conteúdo patrocinado

Re: Como montar a embreagem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex 21 Jul - 10:40:26