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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por Ary79 Sáb 23 Nov - 12:28:07

    Quero colocar um Scoop invertido no capô do Opala, mas primeiro preciso saber qual a área de alta pressão sobre o capô do Opala 79 (4cc)?

    Quantos cavalos eu posso ganhar com o sistema de ingestão de ar "Ram-air"?
    http://sradmotor.blogspot.com.br/2010/10/o-que-e-um-ram-air.html

    Um Spoiler ajuda a melhora a aerodinâmica?

    Quais são as vantagens/desvantagens do Intercoolers montado na frente e do Intercoolers montado sobre o capô (como do Subaru)?

    Mais sobre Scoop de capô
    http://en.wikipedia.org/wiki/Hood_scoop

    Vou fazer uma preparação (leve) nesse 4cc, até agora só fiz ignição eletrônica.

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    Última edição por Ary79 em Sáb 23 Nov - 12:53:33, editado 1 vez(es)
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por nicolas opaleiro Sáb 23 Nov - 12:47:33

    scoop em um 4 cil original não tras ganho nenhum, a não ser visual.. e olhe la !
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por Ary79 Sáb 23 Nov - 12:55:43

    nicolas, vou fazer uma preparação (leve) nesse 4cc, mas até agora só fiz ignição eletrônica.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por nicolas opaleiro Sáb 23 Nov - 13:01:24

    Mesmo assim, os ganhos são mt poucos... acho q não vale a pena.. a nao ser que seja por um apelo visual.
    Quem usa um scoop funcional é o Bandit no coupe dele, mas o motor dele é Cursado e com quadrijet...e 6 cil....
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por turcão Sáb 23 Nov - 13:56:03

    acho que nao tem nem como calcular aerodinamica no opala. Ate um tijolo maciço eh mais aerodinamico. Por isso que tem q ter um monte de potencia pra passar de 200 por hora.
    Eu sou do tempo qie usava molinha de valvula pra deixar o capo meio aberto. E nao senti nenhuma diferença aerodinamica.
    Em vez de se preocupar com aerodinamica, acharia mais biavel bc se preocupar em manter o carro estavel em maiores velicidades.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por BANDIT Sáb 23 Nov - 17:57:47

    Olá Ary 79
    Seja bem vindo !

    O pouco que eu sei sobre isso é o seguinte .....nos Pontiac GTO ....  que sugiram com esses Ram  air
    eles aumentavam em 10% a potencia do motor !!!!

    Só que veja isso num motor Big Block de 455 pol.  num motor tão grande assim .....se só trocar as velas....por uns jogo melhor vc. ganha ai uns 5HP.....
    pra ganhar 5Hp num motor pequeno como um motor 151 ......so trocando o carburador  por outro maior !

    um Scoop  funcional....realmente  te da alguns Hp a +.....
    só que Scoop só funciona a partir de 170km/H
    ( velocidade que um opala 4cc nem chega ...)

    então vc teria + por gosto um scoop !

    O scoop invertido que vc. comenta é esse aqui :

     
    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Images?q=tbn:ANd9GcT4M8EkaJp8BOBc4lCT1e8zxeQwpkUKtjry1WnK5bpG44rmaD-u

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    esse é um opala com Scoop ; ( funcional)

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 004pbm
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por frederico santos Sáb 23 Nov - 18:02:52

    Pra vc conseguir isso tem que ter velocidade,para criar pressão necessária que vença a velocidade do ar criada pelos pistões,senão será só para enfeite,ai nem vale a pena.Tem muitos fatores a ser estudados.Eu tentaria a experiencia e se for fazer arranje outro capo caso de errado terá como reverter a situação.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por MSN_KK Dom 24 Nov - 9:49:00

    JESUS MARIA E JOSÉ.....

    FAZ ISSO NÃO....

    COMPRA UM APZINHO QUADRADINHO E FAZ NELE......RSRSRS... DEIXA O OPALÃO DE BOA...

    OU MONTA UM FRANKEINSTEIN DE 1500 CAVALOS QUE ARRANCA PEDAÇO DO ASFALTO QUANDO VC ACELERA.... AI PODE QUALQUER COISA POIS A PREOCUPAÇÃO É MELHORAR POTÊNCIA E NÃO ORIGINALIDADE....
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por tabarbosa Dom 24 Nov - 9:54:18

    veja o conselho que uma centenária cigana romena me deu no ano em que corri a maratona de Budapeste em menos de 2 horas: deixa essas viadagens de lado... opala 4 cil toma pau de celta 1,0 VHC. Se preparar, ainda toma guampa do 1,4.

    Foi aí que eu desencanei de preparar opala 4 cil.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por MSN_KK Dom 24 Nov - 9:57:51

    tabarbosa escreveu:veja o conselho que uma centenária cigana romena me deu no ano em que corri a maratona de Budapeste em menos de 2 horas: deixa essas viadagens de lado... opala 4 cil toma pau de celta 1,0 VHC. Se preparar, ainda toma guampa do 1,4.

    Foi aí que eu desencanei de preparar opala 4 cil.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK................. CHOREI LARGADO!!!!!!Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 933234 
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    Mensagem por adpachec Dom 24 Nov - 10:35:51

    tabarbosa escreveu:veja o conselho que uma centenária cigana romena me deu no ano em que corri a maratona de Budapeste em menos de 2 horas: deixa essas viadagens de lado... opala 4 cil toma pau de celta 1,0 VHC. Se preparar, ainda toma guampa do 1,4.

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    Mensagem por Pedrão B. Dom 24 Nov - 11:18:24

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    Mensagem por Kaio Bicalho Dom 24 Nov - 11:27:53

    triste esse negocio do opala 4cc ser morto assim Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 561699 
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    Mensagem por MSN_KK Dom 24 Nov - 12:11:34

    Kaio Bicalho escreveu:triste esse negocio do opala 4cc ser morto assim Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 561699 
    KAIÃO....

    NÃO EXISTE ISSO DESSE NEGÓCIO DO OPALA 4CC SER MORTO ASSIM!

    O GRANDE PROBLEMA É QUE TANTO OS OPALAS 6CC E 4CC SÃO CARROS QUE PARARAM DE FABRICAR NO INÍCIO DA DÉCADA DE 90, QUER QUEIRAMOS OU NÃO SÃO CARRO MUITO MUITO MUITO ULTRAPASSADOS, HJ CARRINHOS DE BRINQUEDO ZERO QUILÔMETROS JÁ SAEM DE FÁBRICA COM AIR BAG, DIREÇÃO, AR INTELIGENTE, SENSOR DISSO SENSOR DAQUILO.... MAIS UM MOTORZINHO DE 4CC 1.4 TURBO E 180 CAVALOS (POR EXEMPLO), A PROPOSTA DELES E DA MAIORIA DOS CARROS DE HJ SÃO DIFERENTES DA PROPOSTA DE QUEM COMPRAVA UM OPALA 4CC DESDE 1968 ATÉ 1992, E O GRANDE PROBLEMA SÃO OS DONOS DE OPALA 4CC ACHAREM QUE PODEM E DEVEM ACELERAR COM ESSES CARRINHOS FEITOS HOJE EM DIA..... ESQUECE, NEM O 6CC ORIGINAL DÁ CONTA.
    OS DONOS DE 4 E 6 CC ORIGINAIS TEM QUE TER CONSIENCIA DISSO, DEIXEM ORIGINAIS, DESFILEM, CURTAM O CARRO, POIS ESSA É A PROPOSTA DELES, CONFORTO E UM POUCO DE TORQUE.

    É SÓ ESSE O PROBLEMA, ELES NÃO SÃO MORTOS, OS DONOS DOS OPALAS É QUE QUEREM SER VIVOS DEMAIS.

    É COMO COLOCAR O CÉREBRO DE UM MENINO DE 18 ANOS NUM CORPO DE UM VELHO DE 90 ANOS, A CABEÇA QUER MAS O CORPO NÃO CONSEGUE....

    VC TEM O MAIS TRADICIONAL CARRO DE TODOS OS TEMPOS, O RECORDE DE VELOCIDADE FOI BATIDO DENTRO DE UM COMODORO, 315KM/H DE MÁXIMA E 303 DE MÉDIA, AGORA TE PERGUNTO, ALGUM PASSAT, GOL, BRASILIA, CORCEL OU MAVERICK FEZ ISSO?

    ENTÃO ACABOU, O PELÉ NÃO TEM QUE ENTRAR EM CAMPO HJ COM O MESSI OU NEIMAR PORQUE NO PASSADO ELE JÁ PROVOU O VALOR DELE...

    CONTINUE GOSTANDO DO SEU OPALA 4CC E ENTENDA PRA ELE FOI FEITO E O USE COMO TAL....
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por Kaio Bicalho Dom 24 Nov - 14:11:44

    Netaum_kaka escreveu:
    Kaio Bicalho escreveu:triste esse negocio do opala 4cc ser morto assim Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 561699 
    KAIÃO....

    NÃO EXISTE ISSO DESSE NEGÓCIO DO OPALA 4CC SER MORTO ASSIM!

    O GRANDE PROBLEMA É QUE TANTO OS OPALAS 6CC E 4CC SÃO CARROS QUE PARARAM DE FABRICAR NO INÍCIO DA DÉCADA DE 90, QUER QUEIRAMOS OU NÃO SÃO CARRO MUITO MUITO MUITO ULTRAPASSADOS, HJ CARRINHOS DE BRINQUEDO ZERO QUILÔMETROS JÁ SAEM DE FÁBRICA COM AIR BAG, DIREÇÃO, AR INTELIGENTE, SENSOR DISSO SENSOR DAQUILO.... MAIS UM MOTORZINHO DE 4CC 1.4 TURBO E 180 CAVALOS (POR EXEMPLO), A PROPOSTA DELES E DA MAIORIA DOS CARROS DE HJ SÃO DIFERENTES DA PROPOSTA DE QUEM COMPRAVA UM OPALA 4CC DESDE 1968 ATÉ 1992, E O GRANDE PROBLEMA SÃO OS DONOS DE OPALA 4CC ACHAREM QUE PODEM E DEVEM ACELERAR COM ESSES CARRINHOS FEITOS HOJE EM DIA..... ESQUECE, NEM O 6CC ORIGINAL DÁ CONTA.
    OS DONOS DE 4 E 6 CC ORIGINAIS TEM QUE TER CONSIENCIA DISSO, DEIXEM ORIGINAIS, DESFILEM, CURTAM O CARRO, POIS ESSA É A PROPOSTA DELES, CONFORTO E UM POUCO DE TORQUE.

    É SÓ ESSE O PROBLEMA, ELES NÃO SÃO MORTOS, OS DONOS DOS OPALAS É QUE QUEREM SER VIVOS DEMAIS.

    É COMO COLOCAR O CÉREBRO DE UM MENINO DE 18 ANOS NUM CORPO DE UM VELHO DE 90 ANOS, A CABEÇA QUER MAS O CORPO NÃO CONSEGUE....

    VC TEM O MAIS TRADICIONAL CARRO DE TODOS OS TEMPOS, O RECORDE DE VELOCIDADE FOI BATIDO DENTRO DE UM COMODORO, 315KM/H DE MÁXIMA E 303 DE MÉDIA, AGORA TE PERGUNTO, ALGUM PASSAT, GOL, BRASILIA, CORCEL OU MAVERICK FEZ ISSO?

    ENTÃO ACABOU, O PELÉ NÃO TEM QUE ENTRAR EM CAMPO HJ COM O MESSI OU NEIMAR PORQUE NO PASSADO ELE JÁ PROVOU O VALOR DELE...

    CONTINUE GOSTANDO DO SEU OPALA 4CC E ENTENDA PRA ELE FOI FEITO E O USE COMO TAL....

    Cara você realmente me deu uma lição rs,Vou me lembrar dessas palavras por muito tempo, senão pelo resto da vida, Na realidade, a verdade esta presente, nossos amados opalas não sao maquinas de velocidade. A real é curtir o carro, na boa, sem pressa rs Obrigado pelas palavras brother!
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    Mensagem por diego ribeiro da silva Dom 24 Nov - 15:27:22

    tabarbosa escreveu:veja o conselho que uma centenária cigana romena me deu no ano em que corri a maratona de Budapeste em menos de 2 horas: deixa essas viadagens de lado... opala 4 cil toma pau de celta 1,0 VHC. Se preparar, ainda toma guampa do 1,4.

    Foi aí que eu desencanei de preparar opala 4 cil.
    forço kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk raxei di ri kara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por diego ribeiro da silva Dom 24 Nov - 15:31:19

    Netaum_kaka escreveu:
    Kaio Bicalho escreveu:triste esse negocio do opala 4cc ser morto assim Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 561699 
    KAIÃO....

    NÃO EXISTE ISSO DESSE NEGÓCIO DO OPALA 4CC SER MORTO ASSIM!

    O GRANDE PROBLEMA É QUE TANTO OS OPALAS 6CC E 4CC SÃO CARROS QUE PARARAM DE FABRICAR NO INÍCIO DA DÉCADA DE 90, QUER QUEIRAMOS OU NÃO SÃO CARRO MUITO MUITO MUITO ULTRAPASSADOS, HJ CARRINHOS DE BRINQUEDO ZERO QUILÔMETROS JÁ SAEM DE FÁBRICA COM AIR BAG, DIREÇÃO, AR INTELIGENTE, SENSOR DISSO SENSOR DAQUILO.... MAIS UM MOTORZINHO DE 4CC 1.4 TURBO E 180 CAVALOS (POR EXEMPLO), A PROPOSTA DELES E DA MAIORIA DOS CARROS DE HJ SÃO DIFERENTES DA PROPOSTA DE QUEM COMPRAVA UM OPALA 4CC DESDE 1968 ATÉ 1992, E O GRANDE PROBLEMA SÃO OS DONOS DE OPALA 4CC ACHAREM QUE PODEM E DEVEM ACELERAR COM ESSES CARRINHOS FEITOS HOJE EM DIA..... ESQUECE, NEM O 6CC ORIGINAL DÁ CONTA.
    OS DONOS DE 4 E 6 CC ORIGINAIS TEM QUE TER CONSIENCIA DISSO, DEIXEM ORIGINAIS, DESFILEM, CURTAM O CARRO, POIS ESSA É A PROPOSTA DELES, CONFORTO E UM POUCO DE TORQUE.

    É SÓ ESSE O PROBLEMA, ELES NÃO SÃO MORTOS, OS DONOS DOS OPALAS É QUE QUEREM SER VIVOS DEMAIS.

    É COMO COLOCAR O CÉREBRO DE UM MENINO DE 18 ANOS NUM CORPO DE UM VELHO DE 90 ANOS, A CABEÇA QUER MAS O CORPO NÃO CONSEGUE....

    VC TEM O MAIS TRADICIONAL CARRO DE TODOS OS TEMPOS, O RECORDE DE VELOCIDADE FOI BATIDO DENTRO DE UM COMODORO, 315KM/H DE MÁXIMA E 303 DE MÉDIA, AGORA TE PERGUNTO, ALGUM PASSAT, GOL, BRASILIA, CORCEL OU MAVERICK FEZ ISSO?

    ENTÃO ACABOU, O PELÉ NÃO TEM QUE ENTRAR EM CAMPO HJ COM O MESSI OU NEIMAR PORQUE NO PASSADO ELE JÁ PROVOU O VALOR DELE...

    CONTINUE GOSTANDO DO SEU OPALA 4CC E ENTENDA PRA ELE FOI FEITO E O USE COMO TAL....


    falo bunito dimais seu moço kkkk
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    Mensagem por tiagoct Seg 25 Nov - 10:03:45

    Netaum_kaka escreveu:O PELÉ NÃO TEM QUE ENTRAR EM CAMPO HJ COM O MESSI OU NEIMAR PORQUE NO PASSADO ELE JÁ PROVOU O VALOR DELE...
    Metáfora perfeita ao Opala!  Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 122938
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por Marcelo74v8 Seg 25 Nov - 11:24:24

    Poucos antigões tiveram uma aerodinâmica favorável.... a maioria eram quadradões, com poucas curvas e alta resistência contra o ar.

    Mas é exatamente a falta de aerodinâmica é que dá emoção ao dirigir hehehe. Pega um Opala a 140 e um desses novinhos na mesma velocidade. Com certeza a emoção é garantida...

    Quer aumentar cavalaria investe pesado no motor, mas não coloca esse scoop porque só ele não vai ajudar em muita coisa não.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por adpachec Seg 25 Nov - 11:59:09

    A foto responde a pergunta, o carro vermelho seria o opala "quadradão", o vão entre o carro e a faixa branca do fluxo de ar é a camada limite, onde tem pouco ar e onde estaria seu scoop.
    Ou seja, eu uma área de baixa pressão e de pouca captação de ar.
    O carro prata tem maior pressão na dianteira e menor na traseira, ou seja ele "sai de traseira"., o vermelho é equilibrado, mas é só o peso que o segura no solo.

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 2008DIG29435

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    Mensagem por BANDIT Seg 25 Nov - 15:38:52

    o cx de um opala é 0.38....ou 0.36....NÃO é tão ruim !!! 
    Os mustang 66/67 são pior


    pra se ter idiea um Vectra 97  tem 0.28

    um Ferrari 355 98   tem 0.30

    um fiat tipo ( ? ) tem 0.26

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    é errado pensar que o rendondo arredondado...é melhor em termos de aerodinâmica !


    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Não estou dizendo que o Opala é bom de aerodinâmica !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Apenas que ele não é tão ruim como ACHAM !!!!
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por adpachec Seg 25 Nov - 16:49:26

    Se todo carro arredondado fosse bom, fusca voava......desculpe me disseram isto uma vez......lembrei na hora.
    affraid 

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Images?q=tbn:ANd9GcQDgZWqJGx4FuZvhOK6pDyI3Ajrq4a1mTBgODTf2-umZ9xu693EMg

    Mas o que vale o a totalidade do conjunto.
    Bandit 100% certo.


    Última edição por adpachec em Seg 25 Nov - 16:52:17, editado 1 vez(es)
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por ricardo piretti Seg 25 Nov - 16:51:47

    Netaum_kaka escreveu:
    Kaio Bicalho escreveu:triste esse negocio do opala 4cc ser morto assim Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) 561699 
    KAIÃO....

    NÃO EXISTE ISSO DESSE NEGÓCIO DO OPALA 4CC SER MORTO ASSIM!

    O GRANDE PROBLEMA É QUE TANTO OS OPALAS 6CC E 4CC SÃO CARROS QUE PARARAM DE FABRICAR NO INÍCIO DA DÉCADA DE 90, QUER QUEIRAMOS OU NÃO SÃO CARRO MUITO MUITO MUITO ULTRAPASSADOS, HJ CARRINHOS DE BRINQUEDO ZERO QUILÔMETROS JÁ SAEM DE FÁBRICA COM AIR BAG, DIREÇÃO, AR INTELIGENTE, SENSOR DISSO SENSOR DAQUILO.... MAIS UM MOTORZINHO DE 4CC 1.4 TURBO E 180 CAVALOS (POR EXEMPLO), A PROPOSTA DELES E DA MAIORIA DOS CARROS DE HJ SÃO DIFERENTES DA PROPOSTA DE QUEM COMPRAVA UM OPALA 4CC DESDE 1968 ATÉ 1992, E O GRANDE PROBLEMA SÃO OS DONOS DE OPALA 4CC ACHAREM QUE PODEM E DEVEM ACELERAR COM ESSES CARRINHOS FEITOS HOJE EM DIA..... ESQUECE, NEM O 6CC ORIGINAL DÁ CONTA.
    OS DONOS DE 4 E 6 CC ORIGINAIS TEM QUE TER CONSIENCIA DISSO, DEIXEM ORIGINAIS, DESFILEM, CURTAM O CARRO, POIS ESSA É A PROPOSTA DELES, CONFORTO E UM POUCO DE TORQUE.

    É SÓ ESSE O PROBLEMA, ELES NÃO SÃO MORTOS, OS DONOS DOS OPALAS É QUE QUEREM SER VIVOS DEMAIS.

    É COMO COLOCAR O CÉREBRO DE UM MENINO DE 18 ANOS NUM CORPO DE UM VELHO DE 90 ANOS, A CABEÇA QUER MAS O CORPO NÃO CONSEGUE....

    VC TEM O MAIS TRADICIONAL CARRO DE TODOS OS TEMPOS, O RECORDE DE VELOCIDADE FOI BATIDO DENTRO DE UM COMODORO, 315KM/H DE MÁXIMA E 303 DE MÉDIA, AGORA TE PERGUNTO, ALGUM PASSAT, GOL, BRASILIA, CORCEL OU MAVERICK FEZ ISSO?

    ENTÃO ACABOU, O PELÉ NÃO TEM QUE ENTRAR EM CAMPO HJ COM O MESSI OU NEIMAR PORQUE NO PASSADO ELE JÁ PROVOU O VALOR DELE...

    CONTINUE GOSTANDO DO SEU OPALA 4CC E ENTENDA PRA ELE FOI FEITO E O USE COMO TAL....
    santo Deus falou tudo brother,desculpem me pela opinião mais opala com motor 4cc nuuuunca deveria ter existido,o 6cc ja e uma vergonha imagine um 4cc,se forem olhar pela epoca, enquanto isso nos estates era so big block e coisa e tal e aki no brasilão só big bosta como 4cc em opala que que isso 6cc ja era minusculo,agora e como o amigo ai falou opalao e so pra curtir pra desfilar quer mostrar que e possante arranca fora esses big @#$% e coloca um v8 350 como o nosso amigo100 .ou na mais humilde das hipotese prepara um 6cc do naipe do bandido.por favor desculpem-me pela sinceridade mais eis a realidade só isso.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por adpachec Seg 25 Nov - 19:27:58

    As vezes a gente esquece que o brasil só abriu as portas para a importação na era Collor, antes o mercado tinha apenas "carroças" (palavras do Collor).
    Carros como Opalas, Gols, Santanas e outros tantos eram as nossas coqueluches, nossas "carroças de luxo".
    O opala pertence a uma época e foi um dos melhores de sua época (senão o melhor) e marcou uma geração.
    Quem tem mais de 30 anos sabe disto.....
    Mesmo sendo um "tijolo" ele tem um coeficiente aerodinâmico equilibrado e pode não ser "top" mas era uma evolução na sua época.
    O opala pode não ter as características e opcionais dos carros de hoje mas uma coisa ele foi....REI!
    Talvez eternamente REI............
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    Mensagem por pézão opaleiro Seg 25 Nov - 19:49:34

    adpachec escreveu:As vezes a gente esquece que o brasil só abriu as portas para a importação na era Collor, antes o mercado tinha apenas "carroças" (palavras do Collor).
    Carros como Opalas, Gols, Santanas e outros tantos eram as nossas coqueluches, nossas "carroças de luxo".
    O opala pertence a uma época e foi um dos melhores de sua época (senão o melhor) e marcou uma geração.
    Quem tem mais de 30 anos sabe disto.....
    Mesmo sendo um "tijolo" ele tem um coeficiente aerodinâmico equilibrado e pode não ser "top" mas era uma evolução na sua época.
    O opala pode não ter as características e opcionais dos carros de hoje mas uma coisa ele foi....REI!
    Talvez eternamente REI............
    uma vez eu estava perto de uma oficina e tinha um Coroa, dai passou um opala Comodoro,

    e ele disse QUEM JA FOI REI NUNCA PERDE A MAJESTADE.
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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 7:05:17

    adpachec escreveu:As vezes a gente esquece que o brasil só abriu as portas para a importação na era Collor, antes o mercado tinha apenas "carroças" (palavras do Collor).
    Carros como Opalas, Gols, Santanas e outros tantos eram as nossas coqueluches, nossas "carroças de luxo".
    O opala pertence a uma época e foi um dos melhores de sua época (senão o melhor) e marcou uma geração.
    Quem tem mais de 30 anos sabe disto.....
    Mesmo sendo um "tijolo" ele tem um coeficiente aerodinâmico equilibrado e pode não ser "top" mas era uma evolução na sua época.
    O opala pode não ter as características e opcionais dos carros de hoje mas uma coisa ele foi....REI!
    Talvez eternamente REI............

    coeficiente aerodinâmico equilibrado??? cada uma viu. Anda num opala 92 com a suspensão original a 200 por hora e anda num calibra 94 a 200 por hora (diferença de 2 anos de fabricação) e dia o quão equilibrado é... tá bom... anda num opala 92 com a suspensão original a 200 por hora e num omega 93 a 200 por hora.

    acontece que os engenheiros brasileiros daquela época privilegiavam outras coisas e a aerodinâmica ficava de lado. Afinal, a aerodinâmica causa maior impacto em velocidades elevadas e o opala tem torque o suficiente para chegar na velocidade pretendida por eles.

    Hoje em dia, priorizando a eficiência aerodinâmica, consegue-se chagar a altas velocidades sem precisar de muita potência e priorizando o consumo de combustível.

    Exemplo bem claro disso é o calibra e o Vectra GSI... os dois usam o mesmo motor, o mesmo câmbio e o calibra atinge fácil os 230 km/h e o vectra chega nos 210 km/h. Detalhe, o calibra tem se não me engano o melhor coeficiente aerodinâmico de todos os carros produzidos em linha.
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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 7:22:38

    adpachec escreveu:As vezes a gente esquece que o brasil só abriu as portas para a importação na era Collor, antes o mercado tinha apenas "carroças" (palavras do Collor).
    Carros como Opalas, Gols, Santanas e outros tantos eram as nossas coqueluches, nossas "carroças de luxo".
    O opala pertence a uma época e foi um dos melhores de sua época (senão o melhor) e marcou uma geração.
    Quem tem mais de 30 anos sabe disto.....
    Mesmo sendo um "tijolo" ele tem um coeficiente aerodinâmico equilibrado e pode não ser "top" mas era uma evolução na sua época.
    O opala pode não ter as características e opcionais dos carros de hoje mas uma coisa ele foi....REI!
    Talvez eternamente REI............
    olha, o problema do brasileiro não era a questão de abrir ou não a importação... a questão do brasileiro sempre foi engolir o que te servem.
    a nossa saudosa gm, fiat, ford e volks, com a ajuda do governo, empurravam coisas dos anos 60, maquiada para ano 90 e isso era o máximo. Eles nem faziam questão de transferir a tecnologia usada em outros países para nossos veículos. A impressão que se tinha era que moravamos em cuba. EX... injeção eletrônica. Tem mercedez que usa injeção desde 1970. Nos nossos carros até 1994 usava-se carburador. E engana-se quem acha que o 1º foi o gol GTI... o primeiro foi o monza 2.0i em 1989 (acho que foi esse ano), o ultimo monza antes do tubarão. Outro exemplo clássico... sabia que até 1990 e poucos, a unica industria de motos autorizada pelo governo a fazer moto 4 tempos era a honda?? é por isso que a yamaha até 1992 (acho) ainda era tudo 2 tempos. Enquanto issso, em outros paises, a yamaha bombava com suas motos de alta performance. No brasil o governo só permitia que a honda fizesse os 4 tempos.

    E é assim, o governo manda e o povo obedece.

    Agora falar que o gol é "carroça de luxo"... exagero né.
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    Mensagem por adpachec Qua 27 Nov - 7:23:53

    turcão escreveu:
    adpachec escreveu:As vezes a gente esquece que o brasil só abriu as portas para a importação na era Collor, antes o mercado tinha apenas "carroças" (palavras do Collor).
    Carros como Opalas, Gols, Santanas e outros tantos eram as nossas coqueluches, nossas "carroças de luxo".
    O opala pertence a uma época e foi um dos melhores de sua época (senão o melhor) e marcou uma geração.
    Quem tem mais de 30 anos sabe disto.....
    Mesmo sendo um "tijolo" ele tem um coeficiente aerodinâmico equilibrado e pode não ser "top" mas era uma evolução na sua época.
    O opala pode não ter as características e opcionais dos carros de hoje mas uma coisa ele foi....REI!
    Talvez eternamente REI............
    coeficiente aerodinâmico equilibrado??? cada uma viu. Anda num opala 92 com a suspensão original a 200 por hora e anda num calibra 94 a 200 por hora (diferença de 2 anos de fabricação) e dia o quão equilibrado é... tá bom... anda num opala 92 com a suspensão original a 200 por hora e num omega 93 a 200 por hora.

    acontece que os engenheiros brasileiros daquela época privilegiavam outras coisas e a aerodinâmica ficava de lado. Afinal, a aerodinâmica causa maior impacto em velocidades elevadas e o opala tem torque o suficiente para chegar na velocidade pretendida por eles.

    Hoje em dia, priorizando a eficiência aerodinâmica, consegue-se chagar a altas velocidades sem precisar de muita potência e priorizando o consumo de combustível.

    Exemplo bem claro disso é o calibra e o Vectra GSI... os dois usam o mesmo motor, o mesmo câmbio e o calibra atinge fácil os 230 km/h e o vectra chega nos 210 km/h. Detalhe, o calibra tem se não me engano o melhor coeficiente aerodinâmico de todos os carros produzidos em linha.
    Amigo:
    Vou copiar a foto de novo para entender.
    Existem 02 coisas, você com o traseiro colado no opala a 200 por hora com escreveu, sofrendo de causas de efeitos secundários como ondulações de pista.
    E a outra (por isto a foto) do teste estático onde mostra que um carro mesmo sendo "quadrado" consegue um equilíbrio entre sua partes melhor que o outro carro "redondo" que mostra mais pressão aerodinâmica na dianteira a baixa na traseira.

    E temos também a EVOLUÇÃO onde um carro de hoje se consegue chegar a velocidades superiores sem tanta potência como um opala.
    O problema é o fulano que só senta no carro e acelera interpretar "resistência aerodinâmica" o vento que recebe na cara...pelo quebra vento.
    O que eu queria mostrar é o teste estático em túnel de vento...e tiro o chapéu para engenheiros que na época calculavam tudo com calculadora, papel e lápis e se existisse um computador na época ele tinha menos capacidade que seu celular.
    Então o que eu quis explicar é diferente de seu conceito.....
    OKK 

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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 7:27:41

    quem não se impressionava nos anos 90 com os neons do miura, ou com o desenho arrojado dos puma gtb, ou com a esportividade do santa matilde... pena que era para poucos...

    o opala acho que a palavra mais correta para se utilizar é MITO... Rei não, pq reinado cai. Mito, por causa do lendário 250S. Mas ainda acho que opala SS era pra sair v8. 6 cil é pra sedã e 4 cil é pra chevette.

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    Mensagem por adpachec Qua 27 Nov - 7:35:11

    turcão escreveu:
    adpachec escreveu:As vezes a gente esquece que o brasil só abriu as portas para a importação na era Collor, antes o mercado tinha apenas "carroças" (palavras do Collor).
    Carros como Opalas, Gols, Santanas e outros tantos eram as nossas coqueluches, nossas "carroças de luxo".
    O opala pertence a uma época e foi um dos melhores de sua época (senão o melhor) e marcou uma geração.
    Quem tem mais de 30 anos sabe disto.....
    Mesmo sendo um "tijolo" ele tem um coeficiente aerodinâmico equilibrado e pode não ser "top" mas era uma evolução na sua época.
    O opala pode não ter as características e opcionais dos carros de hoje mas uma coisa ele foi....REI!
    Talvez eternamente REI............
    olha, o problema do brasileiro não era a questão de abrir ou não a importação... a questão do brasileiro sempre foi engolir o que te servem.
    a nossa saudosa gm, fiat, ford e volks, com a ajuda do governo, empurravam coisas dos anos 60, maquiada para ano 90 e isso era o máximo. Eles nem faziam questão de transferir a tecnologia usada em outros países para nossos veículos. A impressão que se tinha era que moravamos em cuba.  EX... injeção eletrônica. Tem mercedez que usa injeção desde 1970. Nos nossos carros até 1994 usava-se carburador. E engana-se quem acha que o 1º foi o gol GTI... o primeiro foi o monza 2.0i em 1989 (acho que foi esse ano), o ultimo monza antes do tubarão. Outro exemplo clássico... sabia que até 1990 e poucos, a unica industria de motos autorizada pelo governo a fazer moto 4 tempos era a honda?? é por isso que a yamaha até 1992 (acho) ainda era tudo 2 tempos. Enquanto issso, em outros paises, a yamaha bombava com suas motos de alta performance. No brasil o governo só permitia que a honda fizesse os 4 tempos.

    E é assim, o governo manda e o povo obedece.

    Agora falar que o gol é "carroça de luxo"... exagero né.
    Aí é questão política, poucos nos anos 80 e começo dos 90 tinham cacife para bancar um "carrão" a maioria era gente trabalhadora "peões de fábrica" que sonhavam com uma coisa e na realidade tinham outra.
    Qual mecânico de esquina que sabia sobre injeção eletrônica na época, é fácil achar que aquela época pós ditadura, era tão "boa" como a de hoje....para conseguir uma linha telefônica residencial da antiga Telesp levava 1 ANO no MÍNIMO.....carro era coisa de poucos e tecnologia era tudo dos "States" a terrinha do Tio San.....se tem dinheiro leva.....mas para a Terra Brasilis com inflação estratosférica era complicado.....comida na mesa ou carro injetado, mercedes ou fusca?
    Tela quente e Temperatura Máxima, filmes "inéditos" eram filmes que passaram a 10 anos no cinema...Chuck Norris nem tinha barba em Texas Ranger.
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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 7:43:30

    olha cara... pra vender 1 milhão de opala sem a facilidade de financiamento que tem hoje, acho que não eram tantos peões assim.

    acho que hoje tem mais peão que antigamente.

    o que se mudou foi a prioridade... carro não era prioridade, as cidades eram pequenas e a barra forte supria. hoje, eu moro a 6 km do centro... a 5 anos atrás onde eu moro era chácara.
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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 7:57:45

    e outra, essa imagem de tubo de vento tá meio equivocada hein... pq não devemos considerar somente o vento que vem de cima, e o vento que passa por baixo???

    no carro arredondado, o vento por ter menos incidência na traseira, não eleva tanto a frente do carro, e com a frente mais baixa, o vento que passa em baixo é menor e não se cria o efeito rampa. Esse efeito rampa diminui a ação das rodas dianteiras.

    no carro quadrado, como tem maior pressão na traseira, a tendência é elevar a frente do carro, aumentando ainda mais a distância da carroceria com o solo. daí fica com a frente alta e com a traseira baixa, ficando o efeito rampa... conclusão... diminui-se a eficiencia das rodas dianteiras, dando a impressão de carro sem total controle.

    engraçado que esse efeito se percebe no opala que atingiu 300 por hora... o carro, se não fosse pelo talento do piloto, já tinha saído da pista.

    não concorda com isso???? não estou considerando outras causas (pista ondulada).

    então, tem que ver qual o seu conceito e aerodinâmica equilibrada... as vezes peso aerodinâmico na traseira não se torna eficiente em carros altos.
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    Mensagem por adpachec Qua 27 Nov - 9:12:17

    turcão escreveu:olha cara... pra vender 1 milhão de opala sem a facilidade de financiamento que tem hoje, acho que não eram tantos peões assim.

    acho que hoje tem mais peão que antigamente.

    o que se mudou foi a prioridade... carro não era prioridade, as cidades eram pequenas e a barra forte supria. hoje, eu moro a 6 km do centro... a 5 anos atrás onde eu moro era chácara.
    Tranquilo...é importante expressar as opiniões...o mundo seria muito chato se todo mundo fosse igual.
    OKK 
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por adpachec Qua 27 Nov - 9:47:30

    turcão escreveu:e outra, essa imagem de tubo de vento tá meio equivocada hein... pq não devemos considerar somente o vento que vem de cima, e o vento que passa por baixo???

    no carro arredondado, o vento por ter menos incidência na traseira, não eleva tanto a frente do carro, e com a frente mais baixa, o vento que passa em baixo é menor e não se cria o efeito rampa. Esse efeito rampa diminui a ação das rodas dianteiras.

    no carro quadrado, como tem maior pressão na traseira, a tendência é elevar a frente do carro, aumentando ainda mais a distância da carroceria com o solo. daí fica com a frente alta e com a traseira baixa, ficando o efeito rampa... conclusão... diminui-se a eficiencia das rodas dianteiras, dando a impressão de carro sem total controle.

    engraçado que esse efeito se percebe no opala que atingiu 300 por hora... o carro, se não fosse pelo talento do piloto, já tinha saído da pista.

    não concorda com isso???? não estou considerando outras causas (pista ondulada).

    então, tem que ver qual o seu conceito e aerodinâmica equilibrada... as vezes peso aerodinâmico na traseira não se torna eficiente em carros altos.
    O vento que passa por baixo causa o efeito"Bernulli" (um "Tiozinho" Sueco), a velocidade dor ar reduz a pressão e "cola" o carro não chão, mas qual velocidade um carro com uns 30 cm do chão teria que estar para o efeito Bernulli funcionar?
    E se o carro começar a criar arrasto antes do efeito Bernulli?;...pode se colocar um motor mais potente?;....e qual a relação ganho/benefício deste motor?
    E se o vento que sai por baixo da traseira do carro estiver muito rápido e o vento superior muito fraco o vento mais rápido "suga" o mais fraco criando turbulência (ou abaixando a traseira).
    Mas e se o carro permanecer estável até 140 e a velocidade máxima permitida em estrada é 120?
    O engenheiro conclui que o carro é seguro.....agora se o motorista resolve chegar a 160 é por conta e risco dele......
    O engraçado é que quando se olha apenas um fator pode parecer perfeito, mas quando se junta tudo, as falhas aparecem, e não se consegue ser "perfeito em tudo", então se opta pela média.
    O opala "comum" de rua possui uma estrutura de engenharia voltada para o dia a dia (na características do carro),quando se altera a função do carro (tipo arrancada) tudo muda, então necessita de modificações.
    Empinar a dianteira entra na 3° lei de Newton (o cara inglês da maçã na cabeça) "ação e reação", a roda gira e cria força contra o solo o solo cria uma força igual e contrária que empurra a roda para cima que comprime a mola cujo efeito é "empinar" que se torna mais evidente com a força do ar em alta velocidade (neste caso é a somatória de 02 forças, do ar e da ação e reação), quando a reação do solo supera a ação das rodas nós teremos o carro patinando....então o preparador "cola" a traseira no chão (rebaixando) para não perder aderência.
    E tem o equilíbrio das massas...como o motor estar na frente...quanto de pressão necessita na traseira para elevar a dianteira...e se o ponto de apoio (o eixo traseiro) estiver muito perto da traseira?;.....vai necessitar de uma força de alavanca muito grande.
    O opala com motor dianteiro e tração traseira possui um melhor equilíbrio que carros de motor e tração dianteiras.
    Em certos casos uma asa traseira não cria um aumento de pressão no no carro pelo fluxo de ar mas cria uma resistência ao avanço do ar bloqueando em parte sua passagem...mas isto gera em contra partida arrasto....tipo formula 1:

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Redb_rb7_2011-2

    Que é diferente de um Dragster:

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Dragster-top-fuel

    Então resumindo teremos:

    Distribuição de peso.
    Velocidade do ar (por baixo e por cima).
    Arrasto.
    Velocidade máxima atingida e velocidade que o arrato começa a atuar.
    Motor (relação peso/potência/arrasto).
    Consumo (questão de vendas/faixa de preço).

    E outras características de acordo com o mercado ou com a função que se deseja.

    Espero ter respondido sua(s) pergunta(s).
    abraço!
    OKK
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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 11:24:15

    conheço newton, foi meu chegado nas vidas passadas e meu pesadelo em física. brincadeiras a parte, até concordo com vc que pelo fato de ter tração traseira eleva a frente do carro., porém aliado ao paredão que é a frente do opala, somado a possivel carga aerodinâmica empurrando a traseira para baixo favorece a sensação do carro "passarinhar", que aqui na minha região damos esse nome para aquele carro que em altas velocidades a frente fica bobinha. Tanto é que os opalas mais novos vieram com servotronic para endurecer a direção com o aumento da velocidade. Nos opalas com DH sem servo, é até perigoso mudar de direção bruscamente em altas velocidades.

    o meu questionamento com você foi sobre o termo "coeficiente aerodinâmico equilibrado", que no meu ponto de vista não existe em carros antigos. Quando se chega ao coef. equilibrado, significa que se chegou a um denominador comum, se chegou a quase precisão...

    concordo quando se fala que o redondo não é sinal de aerodinâmico, pois até um retrovisor, uma palheta de limpador muda um coeficiente na busca de melhorias. Mas no meu entendimento, quando menor a altura do carro em relação ao chão, menor a distância o assoalho em relação ao chão e menor a frente (tipo lança) do carro diminuindo o arrasto, melhor sua aerodinâmica. Para mim, esse é o principio básico, depois disso se instala spoiles, aerofólios, e outras coisas para se buscar o EQUILIBRIO aerodinâmico.

    mas esse lance de aerodinâmica é um papo legal e ainda muito desprezado pelas montadoras. Até entendo o motivo, pois a velocidade máxima da maioria dos carros produzido em série no brasil malemá ultrapassam os 160 km/h. O bugatti mesmo foi montado todo em tunel de vento antes de ir pra pista.
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    Mensagem por adpachec Qua 27 Nov - 12:08:07

    "Em dinâmica dos fluidos, o coeficiente de resistência aerodinâmica (comumente notado com Cd, Cx ou Cw), também chamado coeficiente de arrasto e por vezes apelidado simplesmente coeficiente aerodinâmico, é um número adimensional que é usado para quantificar o arrasto ou resistência de um objeto em um meio fluido tal como o ar ou a água, ou, noutras palavras permite quantificar a força de resistência ao ar ou outro fluido por parte de uma dada superfície."

    Estou dizendo do ponto de vista físico da coisa, carro retos,sem grandes interrupções pode ter um Cx baixo, diferente de carro "redondos" mas com curvaturas muito acentuadas que forçam o ar a mudanças bruscas de direção, que gera vórtices e geram arrasto.

    O que vale aqui é "Tamanho" do opala, se você olhar ele de frente apesar do formato de tijolo ele é estreito, e de lado ele é chato e esguio (fino)....desconsidero forças laterais, buracos, sacolejar da suspensão e etc, por que aí entra em ação outras forças (inércia. momento, força G...).
    Em velocidades moderadas o ar se choca na dianteira (aliviado pela grade vazada) e passa pelo carro atingindo no máximo a parte superior do para brisa, a medida que ele acelera e o volume de ar aumenta aí sim o ar "desce" atingindo a carroceria com mais força e aumentando o arrasto, mas nisto ele já está em alta velocidade (digo não para corrida e sim uso comum), então para mim coeficiente equilibrado é isto; grande tamanho com superfícies pouco restritivas ao fluxo de ar (chamado fluxo laminar) e cujo arrasto esta próximo da velocidade final (uso comum).
    Isto que queria dizer com coeficiente aerodinâmico equilibrado....para o dia a dia dos 20 Km/h aos 120 Km/h..... mais ou menos nada dos 200 km/h....aí precisa modificar.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 12:48:22

    uhum... para uso comum (que é o motivo que foi fabricado) concordo.

    afinal, até 160 por hora a interferência do vento nem é tanto assim. Não lembro onde vi um calculo onde se chegava ao resultado de quanto de potência HP o carro deveria ter para chegar em tal velocidade, utilizando nessa fórmula o cx, etc etc. Foi numa reportagem de um pontiac antigo (acho, não me lembro) que passava dos 300 por hora. Claro que foi refeita toda a suspensão para segurar o carro no chão, mas me lembro que foi um comparativo com outro superesportivo. Conclusão... o carro antigo (pontiac acho) precisava de quase 50% da potência do outro superesportivo para atingir a mesma velocidade. O que quero dizer que nesses casos, velocidades extremas, o cx tem mais importância que a própria potência.

    Mas vai vir um e falar... ahhhh, ma o opala do sotto mayor foi a mais de 300/hr... sim, mas nesse comparativo o que interessa era ultrapassar os 300 por hora com comportamento de carro superesportivo.

    mas valeu pelas aulas.
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    Mensagem por adpachec Qua 27 Nov - 14:03:16

    Turcão:
    Neste arquivo em PDF tem algumas coisas interessantes:
    Vai ver que colunas arredondadas e traseira Fast back tem uma redução maior do Cx que traseira curtas como muitos carros de hoje.
    Os vidros dianteiros e traseiros inclinados reduzem em muito o atrito.
    O que prejudica são a dianteira "reta" e a coluna A muito chanfrada.
    A ausência de ressaltos no para lama traseiro e o desenho da calha no teto (geradora de vórtice).
    Mas isto no cupê.
    Vidros traseiros pouco inclinados geram vórtice sobre o porta malas, reduzidos com um prolongamento na tampa, igual os corsas novos.
    E tem a questão da tecnologia de um carro de projeto dos anos 60 e um motor dos anos 20/30.
    Mas quando se adiciona uma boa cavalaria e um Kit aerodinâmico.....

    Digita no google:

    Estudo das Melhores Práticas da Aerodinâmica Veicular, Visando maua.br/arquivos

    http://dc93.4shared.com/doc/h0bdVnyB/preview.html
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    Mensagem por BANDIT Qua 27 Nov - 14:05:01

    Gostei de ver vc.s postando ai!!!!
    discussão é sempre bem vinda !


    Turcão  o carro que comparam com a Ferrari.....é um Hemi Cuda.....creio que 70 !

    sobre o opala ....
    não tem como não negar é um carro dos anos 70  sendo vendido como 1990!
    é fato!!!!!!
    o para-brisa do 69 serve no 92 !

    as melhorias de suspensão ao longo do tempo.....já poderia ocorrer pra 1972....no SS por exemplo .

    é fato que um opala 100 % original é arriscado pegar 170km/H ....isso é fato !

    .........................................

    o opala é como um diamante bruto.....um acerto.....uma leve trabalhada de suspensão .....já vira outro carro !!!

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;

    O opala do Fabio esse motor não chegava nos 380HP.....é em torno dos 360HP.....( seriam os motores futuro dos ômega com tripla !!!) ....é o mesmo comando que eles corriam....( 278°) .só que ao invés  de 1 webber 44.........colocaram 3 ....40


    a aerodinâmica não é tão grande coisa daqueles stock.....só que são leves !

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Interessante notar que um opalão Stock......chegou na mesma velocidade que um Hermi cuda....muito bem projetado ( supensão)   cheio de silver tape !
    é de se tirar o chapéu !
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    me enche de orgulho esse motorzinho 6cc

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    Mensagem por BANDIT Qua 27 Nov - 14:08:56

    olha as fotos :

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Ferrari-enzo-vs-plymouth-cuda-1970b

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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 14:25:07

    esse mesmo que estava tentando lembrar... depois de véio minha memória anda meio curta.

    mas é gostoso discutir com quem entendo... eu como não entendo nada de porra nenhuma gosto de provocar pro cara ficar nervoso e expor seus conhecimentos... brincadeira.

    mas conversar com quem entende e deixar as respostas emotivas de lado se aprende muito.
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    Mensagem por turcão Qua 27 Nov - 14:27:59

    BANDIT escreveu:olha as fotos :

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Ferrari-enzo-vs-plymouth-cuda-1970b

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    na boa, sem hipocresia... independente da ferrari ser um mito e com o dinheiro da venda dela conseguir fazer uns 5 hemi desses, mas considerando que os dois tivessem o mesmo preço, cairia de olhos fechados no verdão.
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    Mensagem por adpachec Qua 27 Nov - 15:09:34

    Como sou da "Old School" vou de verdão!

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    Mensagem por frederico santos Qua 27 Nov - 15:09:58

    turcão escreveu:
    BANDIT escreveu:olha as fotos :

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Ferrari-enzo-vs-plymouth-cuda-1970b

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    na boa, sem hipocresia... independente da ferrari ser um mito e com o dinheiro da venda dela conseguir fazer uns 5 hemi desses, mas considerando que os dois tivessem o mesmo preço, cairia de olhos fechados no verdão.
    ....2
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    Mensagem por BANDIT Qua 27 Nov - 16:11:17

    adpachec escreveu:Como sou da "Old School" vou de verdão!

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Ferrari-enzo-vs-plymouth-cuda-1970

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    infelizmente é isso que está faltando por aqui ultimamente !!!!

    mas VCs   deram um bom exemplo estão de parabéns .....cada um argumentando sobre seu ponto de vista !

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    Mensagem por Sr.Bianchi Qua 27 Nov - 16:13:03

    BANDIT escreveu:
    adpachec escreveu:Como sou da "Old School" vou de verdão!

    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Ferrari-enzo-vs-plymouth-cuda-1970

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    infelizmente é isso que está faltando por aqui ultimamente !!!!

    mas VCs   deram um bom exemplo estão de parabéns .....cada um argumentando sobre seu ponto de vista !

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    Mensagem por BANDIT Qua 27 Nov - 16:16:51

    turcão escreveu:
    BANDIT escreveu:olha as fotos :

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    na boa, sem hipocresia... independente da ferrari ser um mito e com o dinheiro da venda dela conseguir fazer uns 5 hemi desses, mas considerando que os dois tivessem o mesmo preço, cairia de olhos fechados no verdão.
    Na boa ( minha opinião )
    mas eu nunca vi um troço tão feio como essa Ferrari !!!!!!
    o cuda é de longe 100X   ......+ bonito que essa Ferrari......
    se pintar de preto com certeza essa Ferrari vai ser o próximo carro do Batman !  

    Ferrari bacana  que eu acho bonita seria a
    308
    F-40
    testarissa
    550 maranelo
    355.

    o resto das Ferrari eu não gastava  $$$$$.....( preferia gastar tudo em cadillac )
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por IVAN4100 Qua 27 Nov - 16:47:01

    adpachec escreveu:
    tabarbosa escreveu:veja o conselho que uma centenária cigana romena me deu no ano em que corri a maratona de Budapeste em menos de 2 horas: deixa essas viadagens de lado... opala 4 cil toma pau de celta 1,0 VHC. Se preparar, ainda toma guampa do 1,4.

    Foi aí que eu desencanei de preparar opala 4 cil.
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    Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :) Empty Re: Quero saber sobre Ingestão de ar e Aerodinâmica no Opala :)

    Mensagem por adpachec Qua 8 Jun - 19:23:08

    Faz tempo este tópico.....
    Estava olhando o Youtube e achei isto aqui sobre aerodinâmica, usam como exemplo um carro parecido com o monza quadrado.
    Interessante notar que um carro de frente "chata" o que determina é aquele ângulo da frente do capô na mini frente (9:33 do vídeo).
    E uma frente longa é melhor que uma frente curta neste caso (capô cumprido).
    Mas os carros de 04 portas são piores na traseira, causando mais arrasto.
    Então um opala frente longa apresenta redução no arrasto devido a frente comprida e a curva na frente do capô e o cupê um arrasto traseiro melhor que o quatro portas.
    Logicamente, uma aerodinâmica boa em relação aos carros de sua época.






    Porém em altas velocidades a frente chata causa força elevatória,limitando a velocidade máxima final, um motor pesado e um aerofólio traseiro compensa um pouco.



    OKK
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    Mensagem por Hainra Qui 9 Jun - 10:25:35

    Baita tópico.
    Essas discussões "sãs" são demais!

    Aliás.. Ótimo conteúdo.

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