Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 22:55:16 por opala4cc

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Hoje à(s) 21:38:27 por Hainra

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 21:26:47 por adpachec

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 19:26:32 por Shadow90

» Tamanho das rodas - Afeta Desempenho ?
Hoje à(s) 19:03:36 por Shadow90

» Alguém Conhece " Casa da Opala em Limeira - SP"
Hoje à(s) 18:40:27 por Fabio9437

» Peças para Diplomata 91
Hoje à(s) 17:49:10 por joaoc

» Ventilador do ar condicionado - Diplomata 91
Hoje à(s) 16:48:04 por opala4cc

» Chaves originais do Opala 78
Hoje à(s) 15:05:36 por Pedrão B.

Quem está conectado

27 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes :: 2 Motores de busca

opala4cc

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

Compartilhe

csramos.adm
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 217

Re: Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

Mensagem por csramos.adm em Qui 29 Out - 9:45:24

RHCESPECIAL1974 escreveu:Excelente trabalho! Mas não seria interessante fazer ligação do relé "pós-chave" para não correr o risco de ficar sem bateria caso o cebolão apresente problema e a ventuinha fique ligada direto?

Abraço.

Bom dia parceiro. Sim, no esquema ai tem sim um relê.

O esquema ficou assim:

1º um fio sai do positivo da bateria (no meu caso eu peguei o positivo no alternador, pois fica mais curto e não preciso passar por traz do motor ou por dentro da cabine) passa por um fusível e alimenta o relê (pólo 30 do relê). Esse mesmo positivo alimenta um polo da cebolinha. O outro polo da cebolinha é ligado ao relê também (pólo 85). Um dos pólos da ventoinha é ligado também ao relê (pólo 87). O quarto polo do relê (pólo 86) é o terra e deve ser ligado à lata do carro. O outro pólo da ventoinha também é ligado à lata do carro...

Uma observação importante é que os pólos da ventoinha ditam o lado para o qual ela gira. MUUUUUUUUITO cuidado. A ventoinha tem que trabalhar puxando o ar para o lado do motor e não soprando pro lado do radiador. A lógica é simples, quando o carro está em movimento o vento bate no radiador e a ventoinha puxa essa ar frio para dentro do cofre. Caso ela esteja girando para o lado errado o ar frio que vem de fora bateria no radiador e a ventoinha sopraria no radiador também fazendo com que o ar quente fique ali no meio, ou seja, no radiador, e com isso não esfrie. Pior ainda é quando o carro estiver parado. Quando a ventoinha acionar ela ira puxar o ar quente do motor e jogar no radiador fazendo o carro ferver.

Então, o lance é ligar o carro depois de instalar a ventoinha e quando a ventoinha acionar colocar a mão atras da ventoinha (cuidado para não se machucar) e ver se ela ta soprando o ar para fora ou puxando o ar para dentro. Se ela estiver soprando o ar para fora, inverta os conectores da ventinha...

Vou filmar a instalação da minha esse final de semana e postar aqui para a galera.

Mais uma vez, agradeço ao apoio do Murilo que foi muito importante nessa empreitada.

Esse clube é top mesmo. Aprendo muito aqui.

RHCESPECIAL1974
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 123

Mensagem por RHCESPECIAL1974 em Qui 29 Out - 19:14:13

csramos.adm escreveu:
RHCESPECIAL1974 escreveu:Excelente trabalho! Mas não seria interessante fazer ligação do relé "pós-chave" para não correr o risco de ficar sem bateria caso o cebolão apresente problema e a ventuinha fique ligada direto?

Abraço.

O esquema ficou assim:

1º um fio sai do positivo da bateria (no meu caso eu peguei o positivo no alternador, pois fica mais curto e não preciso passar por traz do motor ou por dentro da cabine) passa por um fusível e alimenta o relê (pólo 30 do relê). Esse mesmo positivo alimenta um polo da cebolinha. O outro polo da cebolinha é ligado ao relê também (pólo 85). Um dos pólos da ventoinha é ligado também ao relê (pólo 87). O quarto polo do relê (pólo 86) é o terra e deve ser ligado à lata do carro. O outro pólo da ventoinha também é ligado à lata do carro...

Uma observação importante é que os pólos da ventoinha ditam o lado para o qual ela gira. MUUUUUUUUITO cuidado. A ventoinha tem que trabalhar puxando o ar para o lado do motor e não soprando pro lado do radiador. A lógica é simples, quando o carro está em movimento o vento bate no radiador e a ventoinha puxa essa ar frio para dentro do cofre. Caso ela esteja girando para o lado errado o ar frio que vem de fora bateria no radiador e a ventoinha sopraria no radiador também fazendo com que o ar quente fique ali no meio, ou seja, no radiador, e com isso não esfrie. Pior ainda é quando o carro estiver parado. Quando a ventoinha acionar ela ira puxar o ar quente do motor e jogar no radiador fazendo o carro ferver.

Então, o lance é ligar o carro depois de instalar a ventoinha e quando a ventoinha acionar colocar a mão atras da ventoinha (cuidado para não se machucar) e ver se ela ta soprando o ar para fora ou puxando o ar para dentro. Se ela estiver soprando o ar para fora, inverta os conectores da ventinha...

Vou filmar a instalação da minha esse final de semana e postar aqui para a galera.

Mais uma vez, agradeço ao apoio do Murilo que foi muito importante nessa empreitada.

CSRAMOS, entendo como está a ligação do relé e da ventoinha e sei que é necessário um relé para acioná-la nesse tipo de instalação. O que sugeri foi que o relé estivesse ligado de forma a ventoinha só seja acionada se a chave de ignição estiver ligada. Assim se a temperatura estiver alta e a ventoinha estiver ligada, quando você desligar o carro a ventoinha também desliga o que não interfere no arrefecimento pois a água não estará circulando e portanto não resfriará o motor. Na instalação que você fez caso a ventoinha que estiver ligada e o carro for desligado, a ventoinha só vai desligar quando a água que está no radiador resfriar, e se o sensor de temperatura apresentar problema a ventoinha pode ficar ligada direto e descarregar a bateria, esse problema é comum acontecer em carros com injeção e GNV em que se faz instalação semelhante a essa pra resolver problema de superaquecimento.
Abraço.

csramos.adm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 217
Modelo do carro : Caravan 1975, 3 marchas, alavanca de cambio na coluna, banco dianteiro inteiriço, cor marron.
Omega 96, CD 4.1, automático, Teto Solar, Painel Digital.
Cilindros : L6
L6

Mensagem por csramos.adm em Ter 3 Nov - 7:46:30

RHCESPECIAL1974 escreveu:
csramos.adm escreveu:

O esquema ficou assim:

CSRAMOS, entendo como está a ligação do relé e da ventoinha e sei que é necessário um relé para acioná-la nesse tipo de instalação. O que sugeri foi que o relé estivesse ligado de forma a ventoinha só seja acionada se a chave de ignição estiver ligada. Assim se a temperatura estiver alta e a ventoinha estiver ligada, quando você desligar o carro a ventoinha também desliga o que não interfere no arrefecimento pois a água não estará circulando e portanto não resfriará o motor. Na instalação que você fez caso a ventoinha que estiver ligada e o carro for desligado, a ventoinha só vai desligar quando a água que está no radiador resfriar, e se o sensor de temperatura apresentar problema a ventoinha pode ficar ligada direto e descarregar a bateria, esse problema é comum acontecer em carros com injeção e GNV em que se faz instalação semelhante a essa pra resolver problema de superaquecimento.
Ah, sim. Entendi. Faz sentido. Mas como seria a instalação desse relé? Não entendo muito de elétrica.
Abraço.

Fetex
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 58
Modelo do carro : Opala 4c Coupé
Cilindros : 4cc - 151

Mensagem por Fetex em Seg 30 Nov - 18:10:27

onivaldo.gm escreveu:empurrando o vento ?  mas ai vem o vento da frente e anula...sei não...

Onivaldo, nesse caso ele empurra da frente do radiador em direção ao motor. A ventoinha mecanica puxa o ar da grade para dentro do cofre. Como ele instalou a ventoinha elétrica na frente do radiador esta correta em "empurrar" o vento.

Pelo menos eu acho que é isso Laughing

lucasopala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 48
Modelo do carro : Opala comodoro 4cc 82 2 portas
Cilindros : 4cc original 90cv

Mensagem por lucasopala em Seg 30 Nov - 19:07:33

Meu radiador nao presta comprei o carro e o ex dono tinha mim avisado pus o carro pra pintar e tirei o radiador não tinha condição vazava por todo lugar ae pra levar o carro pra tapeçaria coloquei o radiador do classic ele ta novo com a ventoinha pois fica de dentro do motor pra fora i o radiador é grande vou fazer a parte eletrica e vejo se vai da certo mas funcionei sem a ventoinha e parou de esquentar em breve posto foto (gambiarra bem feita ate arrumar um radiador novo mais vai que cola)

onivaldo.gm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 509
Modelo do carro : Diplomata 89/90 4P
Cilindros : 6Cil 4100cc

Mensagem por onivaldo.gm em Ter 1 Dez - 11:20:31

Negativo, ele instalou na traseira do radiador..veja as primeiras fotos. entao se está empurrando o vento está mandando ar do motor para fora...e como vem o vento normal acaba anulando...

maufilho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5
Modelo do carro : Opala 1979 Coupè
Cilindros : 6 cilindros

Mensagem por maufilho em Sex 15 Jan - 20:50:41

a ventuinha eletrica gira tanto pra frente quanto pra tras Onivaldo..so depende da polaridade da ligação..eu tenho aqui no meu no mesmo esquema do dele...essa ventuinha ela é instalada na traseira do radiador e ele puxa o ar e joga pra dentro do radiador...a helice do motor puxa esse ar tb e joga pra dentro do motor..tudo isso aproveitando o vento que vem de fora..tudo no mesmo sentido, entendeu?

Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1134
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC

Mensagem por Murilo R em Sab 16 Jan - 13:03:11

maufilho escreveu:a ventuinha eletrica gira tanto pra frente quanto pra tras Onivaldo..so depende da polaridade da ligação..eu tenho aqui no meu no mesmo esquema do dele...essa ventuinha ela é instalada na traseira do radiador e ele puxa o ar e joga pra dentro do radiador...a helice do motor puxa esse ar tb e joga pra dentro do motor..tudo isso aproveitando o vento que vem de fora..tudo no mesmo sentido, entendeu?
  OKK é bem isso mesmo amigo o ar vai de fora para dentro do motor

PedroV9
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 562
Modelo do carro : Comodoro 81 coupé
Cilindros : 4

Mensagem por PedroV9 em Sab 17 Set - 8:51:43

Pessoal, vcs sabem dizer se está ventoinha é legal para opala? Alguém já usou?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711508156-ventoinha-universal-radiador-condensador-12-polegadas-_JM

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4992
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sab 17 Set - 10:54:35

PedroV9 escreveu:Pessoal, vcs sabem dizer se está ventoinha é legal para opala? Alguém já usou?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711508156-ventoinha-universal-radiador-condensador-12-polegadas-_JM

O que determina a eficiência é a pá da hélice, esta entra na categoria "a".

A (pás radiais planas): para trabalho pesado, com partículas em suspensão e abrasivas. O rendimento é baixo. B (pás curvas para trás): vazão média, ar limpo, baixo nível de ruído, alta pressão, rendimento médio. C (pás curvas para frente): alta pressão, rendimento médio. Permite vazões mais altas com diâmetros menores. Não adequado para abrasivos e materiais pegajosos. D (pás curvas para frente, saída radial): altas pressões e vazões. Rendimento médio. E (pás de perfil asa): ar limpo, baixo nível de ruído, bom rendimento.

Escolha uma de pás curvas (e), parecida com a do ventilador.

OKK

PedroV9
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 562
Modelo do carro : Comodoro 81 coupé
Cilindros : 4

Mensagem por PedroV9 em Sab 17 Set - 11:45:28

Obrigado pela resposta adpachec!

Seria algo assim então? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718810752-eletro-ventilador-ventoinha-12-polegadas-universal-soprante-_JM

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4992
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Sab 17 Set - 12:09:29

PedroV9 escreveu:Obrigado pela resposta adpachec!

Seria algo assim então? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718810752-eletro-ventilador-ventoinha-12-polegadas-universal-soprante-_JM

Sim, porém confirme com o vendedor o sentido de giro, pás curvas para frente giram menos que pás curvas para trás.

Aqui tem uma noção.

http://revista.zapimoveis.com.br/escolha-do-ventilador-depende-do-motor-e-do-numero-de-pas-3054501-sc/

Quanto mais inclinado (lateralmente) mais vento (e ruído) produz, porém mais força necessita para girar

OKK

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:01:44

Data/hora atual: Sab 3 Dez - 23:01:44