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Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

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danilo77
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Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por danilo77 em Sex 13 Dez - 10:26:42

seg ah receita


4jet Holley 650cfm mecanica
coletor engine com aquecimento
comando isky 525-b
tuchos mecanicos crower
molas duplas isky 6005
pratinhos e travas isky
balanceiros roletados (qual recomendam ?)
6x2 dimencionado
difencial 3,54
volante do motor 4cc
ingnição msd
modulo msd 6al
cabos de vela msd 8,8 mm
bobina do mi
trabalho no cabeçote (leve polimento nos dutos , valvulas de s10 e rebaixar o cabeçote ainda não sei quantomais vou andar com 10:1 de taxa na gasoalcool podiun )
alongador para 4jet recomendação do tio BANDIT
transmissão moderna ré pra frente
enbreagem não sei ainda mais nun queria uma mto dura pq o carro e pra rua
pistoes do 4cc vou fazer (4.400)
bielas (aceito sugestões )
tampa de valvulas engine para balanceiros
polia damper ( pra não ir tudo pelos ares )
juntas felpro
e balanciar o vira e conjunto.

ta faltando algo gente ?? aceito sugestos !! valew opaleiros de plantão  Laughing


Última edição por danilo77 em Sex 13 Dez - 11:02:02, editado 1 vez(es)

Ghost
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Ghost em Sex 13 Dez - 10:48:22

Bobina mallory no lugar dessa bobina MI é a primeira coisa que eu notei na lista.
Embreagem Sachs do 92
Pistões do 4cc você quis dizer
Pretende fazer o que em relação aos freios? suspensão?rodas?


_________________
Smile

Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


Vendidos=Positivo Positivo Positivo Positivo Positivo

danilo77
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por danilo77 em Sex 13 Dez - 11:10:48

4jet Holley 650cfm mecanica
coletor engine com aquecimento
comando isky 525-b
tuchos mecanicos crower
molas duplas isky 6005
pratinhos e travas isky
balanceiros roletados (qual recomendam ?)
6x2 dimencionado
difencial 3,54
volante do motor 4cc
ingnição msd
modulo msd 6al
cabos de vela msd 8,8 mm
bobina mallory
trabalho no cabeçote (leve polimento nos dutos , valvulas de s10 e rebaixar o cabeçote ainda não sei quantomais vou andar com 10:1 de taxa na gasoalcool podiun )
alongador para 4jet recomendação do tio BANDIT
transmissão moderna ré pra frente
enbreagem sachs do 92
pistoes do 4cc vou fazer (4.400)
bielas (aceito sugestões )
tampa de valvulas engine para balanceiros
polia damper ( pra não ir tudo pelos ares )
juntas felpro
e balanciar o vira e conjunto.

agora acho ki esta tudo certo...

quantos a suspenção pretendo fazer preparada e levemente rebaixada pra ficar + ou - igual do opala do mês , vão ser rodas weld 15 com pneus 225 na trazeira e 205 ou 215 na dianteira freio a disco nas quatro rodas como manda o manual  Very Happy i então oque acha ??

danilo77
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por danilo77 em Sex 13 Dez - 18:39:35

MAIS ALGUEM ?? QUAIS QUÉR AJUDA É BEM VINDA   

RN_Willemann
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por RN_Willemann em Sex 13 Dez - 18:50:45

1 - Precisa de varetas melhores, as com bolinha na ponta da comp cams são exelentes.

2 - Embreagem eu usaria remanufaturada HD com apoios do plato original deslocados pra dar um pouquinho mais de pressão, aqui em SC a floripa embreagens faz.

3 - Engrenagem do distribuidor de bronze é obrigatória.

4 - Bomba HV.

5 - Balanceiros sendo 1,70 ou 1,75 todos importados são de exelente qualidade, os de aço são menores.

6 - Parafusos ARP nas bielas e volante do motor.

Amigo, a coisa vai longe, e a pior parte, alguém pra montar.........

Boa sorte, se for muito bem feito rende em torno de 300cv.

resta saber oque o amigo vai fazer de freios e suspensão, pq vai precisar...

danilo77
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por danilo77 em Sex 13 Dez - 19:56:41

ah ideia é obter uns 250 cv mais cavalaria é sempre bem vinda Very Happy

frederico santos
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por frederico santos em Sab 14 Dez - 13:59:25

RN_Willemann escreveu:1 - Precisa de varetas melhores, as com bolinha na ponta da comp cams são exelentes.

2 - Embreagem eu usaria remanufaturada HD com apoios do plato original deslocados pra dar um pouquinho mais de pressão, aqui em SC a floripa embreagens faz.

3 - Engrenagem do distribuidor de bronze é obrigatória.

4 - Bomba HV.

5 - Balanceiros sendo 1,70 ou 1,75 todos importados são de exelente qualidade, os de aço são menores.

6 - Parafusos ARP nas bielas e volante do motor.

Amigo, a coisa vai longe, e a pior parte, alguém pra montar.........

Boa sorte, se for muito bem feito rende em torno de 300cv.

resta saber oque o amigo vai fazer de freios e suspensão, pq vai precisar...
Fale mais sobre esse sistema de embreagem por favor...é disco de ceramica?achei interesante..

Licinio jr
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Licinio jr em Sab 14 Dez - 17:22:42

Com essa taxa e esse comando, não passa dos 250hp não. Isso se for muito bem montado.

ARPICOLLI
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por ARPICOLLI em Sab 14 Dez - 17:37:04

eu colocaria bomba elétrica nesse projeto (GTI)
bomba de oleo hi volume.
com relação a carburador holley, sei lá...prefiro weber...
o cambio ré pra frente e o diferencial aguenta a pancada?

RN_Willemann
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por RN_Willemann em Sab 14 Dez - 17:52:31

frederico, o disco eles fazem com um lona mais grossa, não sei a diferença, só sei que eh mais grossa e dizem aguentar mais.

o plato tbm nao entendi direito, só que mudam a posição dos apoios das molas ou algo do tipo, para dar mais pressão sem pesar muito o pedal.

liciano jr, 10:1 de taxa na gasolina é pouco ? dá pra arriscar mais ? não sei se meu carro tem problema, mais com comando original, mal consigo rodar com 9,5:1 aqui em SC no verão que tem que usar ponto bem atrasado se não vira a dar pré ignição toda hora....

Licinio jr
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Licinio jr em Dom 15 Dez - 9:00:12

Pra gasolina é 10:1 mesmo, se quiser aumentar a taxa tem que ir pro alcool mesmo. Já andei com 10,5 na gasolina, mas na Podium.

RN_Willemann
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por RN_Willemann em Dom 15 Dez - 9:28:35

com comando grande deve dar, com original é um trabalho andar no calorão com 9,5:1......

Licinio jr
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Licinio jr em Dom 15 Dez - 12:34:36

É, tem esse problema do calor sim, inclusive ontem mesmo eu falei em outro tópico, que só acabei com os problemas de temperatura desse meu antigo carro quando eu passei ele pra alcool. Aí trabalhava gelado.

MSN_KK
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por MSN_KK em Dom 15 Dez - 12:49:17

NÃO ADIANTA NADA COMPRAR TUDO ISSO E DEIXAR NA MÃO DE MEXÂNICO....

PRIMEIRA COISA É ACHAR "O CARA" PRA MONTAR, E SE VC ACHAR ESSE CARA ELE COM CERTEZA VAI TER RECEITAS PRONTAS PARA QUALQUER TIPO DE CARRO QUE VC QUISER....

TENDEU?

Rufus
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Rufus em Ter 24 Dez - 19:48:44

Concordo com o Netaum_kaka...

Essa sua lista é bem grande e cheia de peças muito caras...

Qualquer mecânico vai montar seu motor e ele vai ficar forte, mas pra tirar o máximo que ele pode dar.. aí só um cara entendido.

Quanto a carburador, sou mais a Weber também, é mais fácil de acertar.. use uma 44 e vá ser feliz.

Pedro Fagundes
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Pedro Fagundes em Qua 25 Dez - 15:50:56

minha receita é parecida com isso, só que menos bravo.. no meu ainda faltam um carburador mais forte e algumas coisinhas que pretendo fazer com o tempo..

A gente não tem muita noção antes de andar em carros equivalentes, mas te digo que achava que uma preparação dessa que vc pretende seria forte, mas hoje vejo que é muito forte mesmo, mesmo se vc comparar com carros originais potentes.

vc tem que estar preparado pra gastar entre 20 e 30 mil reais e ter trabalho e dores de cabeça  durante 6 meses a um ano, ok? Se vc for fazer com tudo que precisa, do jeito mais indicado, fica mais ou menos por aí..

Nessa situação muita gente questiona sobre colocar um v8 logo de uma vez. É uma coisa que eu acho que vc deveria pensar também.. Enfim..

Não recomendo abrir pra 4.4.. a vantagem é que vc economiza no preço dos pistões retos, mas a retífica é mais cara não vale a pena em termos de ganho porque o carro esquenta muito. Fiz isso e me arrependi, fiz um radiador com três camadas, mas estou tendo que colocar aditivos pra conseguir controlar um pouco a temperatura. Tive que comprar na SPA Turbo em SP.

Molas duplas eu compraria da Crower pq são muito mais baratas que as isky, não acho que esse custo valha a pena. O mesmo quanto aos pratinhos e travas.

Não acho indispensável colocar balanceiros roletados, mas se puder comprar blz.. A questão de custo benefício aqui também influi, pois com essa grana acho que tinha coisa mais importante a ser feita.

Cheque se esse volante do motor tem 3 guias, deixe assim.. um retrabalho no volante é muito importante, tem que fixar ele bem no vira assim como a polia dumper, com parafusos e travas. O melhor pra usar é o do 6c 92, é uma peça mais nova e é 100 a 200 gramas mais leve que o do 4c.. Dizem que no 6c 92 usaram o volante do 4c, mas não acho, pq pesei os dois e o do 6c é mais leve.. Indispensável parafusos ARP pra garantir que não saia voando um dia.

Eu coloquei válvulas de admissão da blazer, mas se puder coloque da Manley.. Tem angulos melhores e o material é melhor também. São caras, mas considerando o retrabalho que vc vai fazer e o tamanho do carburador, acho bem válido.

Quanto às bielas não tem muito o que fazer, vc vai retificar e trocar os casquilhos. você pode optar por forjadas dependendo dos pistões, mas só acho indispensável em turbos. Observe o tamanho delas, 5,7 ou 6 pq isso vai ter reflexos em várias pontos da preparação, inclusive pra saber se os pistões vão sair do bloco. Como já disseram, é importante usar parafusos ARP, muito mais resistentes.

Não sei se vc vai retificar o bloco se não for abrir pra 4.4, mas é sempre interessante. Nesse caso tem que retificar o vira, bielas, não esqueça de retificar e trocar as buchas para o novo comando.. Esse é um ponto que as vezes esquecem.

Quanto à polia dumper, compre da Powertech.. é o melhor custo benefício. Nela o ideal é fazer o retrabalho que eu falei acima, prendendo-a com um parafuso pra dar maior estabilidade. Não é uma coisa que todo mundo faz, mas te aconselho a fazer. Compre a polia de 2 canais, mesmo que não tenha ar condicionado. Comprei de um canal e me arrependi, se tivesse pego a de 2 poderia colocar ar sem ter que mexer no balanceamento do conjunto.

Aliás, não custa reforçar que esse balanceamento é fundamental. Existem empresas especializadas e vc tem que mandar fazer isso. A parte boa é que é um serviço rápido e barato.

Você necessariamente tem que pensar num Dana 44 (eu colocaria uma relação diferente, acho que 3,54 segura muito o carro, colocaria 3,07, acho a relação ideal), se possível com freios a disco. Freio a tambor nesse nível de preparação seria um risco à sua própria vida. No meu caso eu pedi pra fazer a adaptação com discos do opala, pinças e pastilhas do kadett/monza e conduítes do corsa. Ficou ok, lembrando que tem que soldar pontos de fixação novos para o cabo do freio de mão.

Como já disseram, vc precisa de varetas mais resistentes. Eu tenho Comp cams, mas com comando 278º eu tentaria comprar algum modelo de chromolibidênio. Bem mais caro, mas bem mais garantido de não envergarem. As da comp são boas, mas tem limitações claras que a própria marca informa. As de chromo estão bem acima.

Não lembro se vc falou das engrenagens, mas são indispensáveis. A do distribuidor de bronze e a do vira compensa comprar da isky, já que o custo não é tão pesado.

Você tem que comprar juntas também, vc não disse nada sobre Oring, então pegue um conjunto da Fel Pro.

Em relação às bombas: inicialmente eu não colocaria HV para óleo pq há vários relatos de causarem desgaste prematuro em algumas partes. Assim como fiz, colocaria apenas uma bomba nova de óleo e uma de água. Ao contrário do que muitos dizem, a bomba do opala nova é eficiente. Na medição que fiz ela estava enviando com sobrepressão. Mas vc vai utilizar um carburador muito grande, aí já é indicado uma bomba elétrica, apesar de que aspirado precisa mais de vazão que de pressão.

Se o seu carro já for 6c, não mexeria inicialmente na suspensão, apenas checaria os componentes. Se for 4c, aí é basicamente trocar todo o conjunto dianteiro, com travessa, molas, freios etc..

Essas coisas eu aprendi na net, muito aqui no forum, muito perguntando pra várias pessoas que me ajudaram e outras eu aprendi na hora de mexer mesmo (essa é a pior forma de aprendizado kkk).

Acho que não escrevi nada errado, mas se tiver algo, fiquem à vontade pra corrigir.

Diegoj
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Diegoj em Qua 25 Dez - 19:50:02

R$20 a 30 mil é muito exagero, essa preparação é possivel com bem menos. Sei disso pq to montando um igual, mas com pistão 0.20 e weber 40.

Eu fiz o embuchamento dianteiro todo do meu opala + molas + amortecedores monroe a gás + a preparação (com retifica completa) por menos de R$10mil. Tudo bem que eu paguei muito barato pela weber e no coletor e eu já tinha um dana 44, mas mesmo se tivesse colocado 4jet mecanica nova + coletor + diferencial, não chegaria a R$15 mil.

O dana 44 tá em média R$2,5 mil (se usar só na cidade pode ir de 3.54 mesmo, mas se for pegar rodovia, viajar pra outras cidades e etc, coloca um 3.07 como o Pedro falou). Cambio ré pra frente talvez aguente se vc não forçar muito. Se quebrar vai ter que gastar no minimo mais uns R$2 mil em um cambio de dodge ou equivalente.

Se vai usar na gasolina, pode comprar um coletor sem aquecimento, é mais barato.
Os tuchos crower vc encontra por R$327 a vista na 101 racing parts (também tem o kit de comando lá por um preço legal, se comprar tudo la talvez vc consiga um desconto e deixa tudo num frete só, já economiza mais um pouco).
A damper tem na powertech por R$550 com cubo, polia de ótima qualidade. Eles tem mais coisas por um preço bom, talvez o resto q vc precisa também tem lá, mas vc vai ter que entrar em contato com eles por email ou ligar, pq o site deles é confuso.

Rufus
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Rufus em Qui 26 Dez - 8:59:32

Diegoj escreveu: Cambio ré pra frente talvez aguente se vc não forçar muito. Se quebrar vai ter que gastar no minimo mais uns R$2 mil em um cambio de dodge ou equivalente.


E o cambio do Opala 4 marchas "clec clec", não aguenta?

Diegoj
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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Diegoj em Qui 26 Dez - 10:27:49

Rufus escreveu:
Diegoj escreveu: Cambio ré pra frente talvez aguente se vc não forçar muito. Se quebrar vai ter que gastar no minimo mais uns R$2 mil em um cambio de dodge ou equivalente.


E o cambio do Opala 4 marchas "clec clec", não aguenta?

A unica vez que usei um cambio desses foi num opala 4c todo original, então não posso garantir que aguente uma preparação desse nivel...
Mas uma coisa é certa, todo mundo concorda que ele é mais resistente que o cambio ré pra frente.

Se eu não tivesse o cambio 5m do 92 no meu carro, eu talvez até tentaria usar um cambio 'clec clec' pra ver se dava certo, mas isso pq eu consigo um cambio desses por um preço muito baixo, ai não teria problema se quebrasse.

Mas se for pra pagar caro por um cambio original de opala (qualquer coisa de opala tá custando uma fortuna hoje em dia), vale mais a pena pagar um pouco mais e colocar um cambio que vc saiba que vá aguentar o tranco. Pq alem do prejuizo com o cambio quebrado, com o preço de um outro cambio novo, mais a mão de obra pra tirar um e por outro (dá pra economizar um pouco se o cara conseguir fazer tudo sozinho), também tem o tempo sem carro, pq ninguem vai de primeira numa recuperg da vida pra comprar o cambio na hora, primeiro vai tentar encontrar por um preço mais barato e as vezes demora pra achar (quando acha).
Pra alguns não faz diferença esse tempo sem o opala, mas pra quem, assim como eu, tem o opala como carro do dia a dia, fica complicado deixar o carro parado por muito tempo por causa de quebra...

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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Erthal em Qui 26 Dez - 11:08:07

Teu câmbio original não vai aguentar, o clec clec vai segurar por um tempo, mas o ideal era já partir pra um de dodge. Sem esquentar a cabeça.

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Re: Opala para rua... essa receita é boa ? qual cavalaria atinge ??

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:38:16


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