Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» SS 76 restaurando
Hoje à(s) 21:31:50 por sergiomed

» [VENDA] Rodas Ranger aro 15" com pneus
Hoje à(s) 20:25:50 por N474N

» Bóia da W40 enroscando
Hoje à(s) 20:18:34 por Rodrigo N

» Ventilador do ar condicionado - Diplomata 91
Hoje à(s) 19:52:18 por vinicius-fausto

» Saudações! Novo Integrante do Grupo - Opala STD 1977
Hoje à(s) 19:28:36 por Rubão6cc

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 18:59:15 por joaoc

» Sair do 228 para o 3E
Hoje à(s) 18:46:39 por Coupe 76

» Montagem miniatura Opala SS 1/8
Hoje à(s) 18:42:10 por Rubão6cc

» Reforma do Black Four Doors
Hoje à(s) 18:32:34 por cabelo4100

Quem está conectado

33 usuários online :: 2 usuários cadastrados, 1 Invisível e 30 Visitantes :: 2 Motores de busca

GuilhermeCosci, vicomodoro


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7890)
 
100 (7771)
 

Peso/Potência/Tração

Compartilhe

Ary79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Salvador - BA
Modelo do carro : Opala 2.5 1979 (normal)
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 16/10/2013

Peso/Potência/Tração

Mensagem por Ary79 em Qua 18 Dez - 7:22:07

Peso:
Se eu remover o banco traseiro e dianteiro do lado direito, há alguma redução no tempo de aceleração ou ganho de velocidade?

Potência:
Qual é o mínimo que posso fazer pra ganhar uns cavalos, além do turbo e filtro esportivo?

Tração:
O que eu posso fazer pra ganhar mais aderência e tração?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por adpachec em Qua 18 Dez - 9:04:42

Remover os bancos não vai fazer muita diferença.

Potência...é um 4 cc, motor feito para manter o opala no mercado na crise do petróleo, tente adiantar um pouco o ponto...uma regulagem....qual é o carburador....DFV 228?

Tração, qual é o diferencial (a relação dele geralmente 3,54:1 no 4 cc), e se ganha um pouco de tração abaixando a suspensão traseira.

RN_Willemann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2517
Idade : 26
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por RN_Willemann em Qua 18 Dez - 9:21:41

amigo, performance ? pode começar arrancando o 151....

Ary79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Salvador - BA
Modelo do carro : Opala 2.5 1979 (normal)
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 16/10/2013

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Ary79 em Qui 19 Dez - 14:29:15

O carro é esse da foto, o carburador e diferencial são originais e o fundo dele tá um pouco alto. Só coloquei ignição eletronica nele até agora Smile

Erthal
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1376
Idade : 19
Localização : Curitiba - Paraná
Modelo do carro : Comodoro 1980/1980
------------------------------
Cilindros : 6.
------------------------------
Data de inscrição : 04/08/2012

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Erthal em Qui 19 Dez - 14:42:25

Julgando pela primeira impressão, para ter oque você quer, coloque um motor 6cil. Não perca tempo investindo dinheiro na preparação do seu 151. Agora, se você não quer gastar muito, comece trocando seu carburador por um webber 446, e colocando um escapamento dimensionado 4x1. Já vai sentir uma boa diferença; Mas lembre-se que seu motor não é nada propício à preparação. Não vai responder muito bem, a não ser a uma turbina.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Localização : SC
Modelo do carro : Comodoro 92
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Diegoj em Qui 19 Dez - 14:51:25

Erthal escreveu:
[...] Mas lembre-se que seu motor não é nada propício à preparação. Não vai responder muito bem, a não ser a uma turbina.

Discordo totalmente de vc....
Veja os motores iron duke nos EUA, tiram mais de 1000hp daquelas coisas. Tudo bem que não são exatamente identicos aos motores 151 brasileiros, mas é possivel tirar bastante potencia desses motores.

Dá pra tirar muita potencia, mas vale a pena?  Rolling Eyes  claro que não! a menos que o cara seja rico E doido.

N474N
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 565
Localização : São Jorge D'Oeste - PR
Modelo do carro : Opala Especial Sedan 1971, Opala Standard Coupe 1980
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 01/04/2013

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por N474N em Qui 19 Dez - 15:27:56

O único problema do motor 4 cilindros é que existe o 6 cilindros.

André Vortec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 762
Localização : Goias
Modelo do carro : Opala Comodoro 80/81 (ex)
Cilindros : V6
Data de inscrição : 04/03/2011

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por André Vortec em Qui 19 Dez - 17:21:07

Diegoj escreveu:
Erthal escreveu:
[...] Mas lembre-se que seu motor não é nada propício à preparação. Não vai responder muito bem, a não ser a uma turbina.

Discordo totalmente de vc....
Veja os motores iron duke nos EUA, tiram mais de 1000hp daquelas coisas. Tudo bem que não são exatamente identicos aos motores 151 brasileiros, mas é possivel tirar bastante potencia desses motores.

Dá pra tirar muita potencia, mas vale a pena?  Rolling Eyes  claro que não! a menos que o cara seja rico E doido.

Concordo com vc.. muito se fala aqui que esse motor nao presta e que nao rende bem.. pode ate ser mais caro de montar mas é um ótimo motor..

Veja so o trecho de uma materia na antiga revista motor 3. : ''A pontiac, por exemplo tem as peças necessarias a passar os 2.5 litros de 92cv a um outro motor de 3 litros e 300cv ( reais ). As mesmas peças podem fazer a mesma coisa num 151-S nacional, a gasolina ou a alcool(metanol por la).''
Os 151 da terra do tio sam é praticamente o mesmo daqui, so muda a ''estetica'', foi muito usado em hot rods..
Bom, nosso 6 cilindros é um otimo motor mas de concepçao beem antiga.. dai eu sempre digo.. o unico defeito do 6 em linha é que existe o V6..   


Diego Borba
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 621
Idade : 23
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala 1975,4p,3M.
Cilindros : 2500.4cc
Data de inscrição : 23/07/2012

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Diego Borba em Qui 19 Dez - 17:39:02

N474N escreveu:O único problema do motor 4 cilindros é que existe o 6 cilindros.

2x

talvez se opala tivesse nascido apenas com 151, nao teriamos tanta sede aos 6cc,.

Diego Borba
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 621
Idade : 23
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala 1975,4p,3M.
Cilindros : 2500.4cc
Data de inscrição : 23/07/2012

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Diego Borba em Qui 19 Dez - 17:43:29

O complicado do 151, e.que para arrancar 10 cavalinhos ja vai uma graninha rasuavel, isso no aspro.

MSN_KK
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 593
Localização : Minas Gerais
Data de inscrição : 17/09/2013

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por MSN_KK em Qui 19 Dez - 21:32:52

RN_Willemann escreveu:amigo, performance ? pode começar arrancando o 151....

KKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..............

Chorei largado!!!!!!!!!!!!

Ary79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Salvador - BA
Modelo do carro : Opala 2.5 1979 (normal)
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 16/10/2013

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Ary79 em Qui 19 Dez - 21:44:40

Eu sei que é um pequeno e fraco 4cil e pode até mesmo ser mais caro de montar,
mas isso não significa que o 4cil não presta para ser preparado.


Porisso, eu que digo:
O singelo 151 não é uma ovelha tão mansa quanto podemos imaginar.

Ary79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Salvador - BA
Modelo do carro : Opala 2.5 1979 (normal)
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 16/10/2013

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Ary79 em Qui 19 Dez - 21:45:24

Esqueça o 6cil até porque não existe só ele.
Se eu colocar um weber 446, turbo e filtro esportivo qual seria o resultado?

rafa_pr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1057
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata 90
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por rafa_pr em Sex 20 Dez - 4:56:52

Ary79 escreveu:Esqueça o 6cil até porque não existe só ele.
Se eu colocar um weber 446, turbo e filtro esportivo qual seria o resultado?

Muita incomodação. 446 não serve pra turbo, vaza combustível de todo lado!!

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/06/2009

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por renato732 em Sex 20 Dez - 6:13:37

Faça como o Erthal disse, coloque um 4x2 ou 4x1 e carburador. Só isso você notará uma boa melhora.
Não adianta muito colocar carburador duplo e manter o escape original estrangulado. Se a grana tiver curta, vai no escape primeiro.

Quanto ao turbo, você tem que estar realmente certo do que você quer. Muitos pensam que é só comprar o kit e pronto, já terá tudo que vai precisar.

Primeiro vc deve parar, pensar bem o que fazer (para não jogar dinheiro fora) e depois seguir uma linha de preparação. Caso seja aspirado, vai pelo que comecei falando nessa postagem. Se decidir pelo turbo, veja até onde pretende chegar, e vá a procura das peças e de um profissional que REALMENTE saiba o que está fazendo.

André Vortec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 762
Localização : Goias
Modelo do carro : Opala Comodoro 80/81 (ex)
Cilindros : V6
Data de inscrição : 04/03/2011

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por André Vortec em Sex 20 Dez - 7:51:05

Tem altas receitinhas boa e relativamente barata, antes de eu decidir por um V6 vortec no meu opala porem acabei vendendo meu opala recentemente, eu ia fazer o seguinte:

Polimento de dutos, colocar as valvulas da C10 de 39mm ( tenho ate hj essas valvulas), comando de valvulas 268°, eliminar o atrito interno retirando a bomba de combustivel mecanica e ventoinha ( ajuda pouca coisa, mas ja eh alguma coisa!) escape 4x2 e um carburador melhor.. so que essa parte eu nao cheguei a decidir pois nunca consegui aprender direito sobre o CFM, entao eu fica na duvida entre usar W44 ou uma quadrijet 500 ou 600 cfm..

No seu caso, poderia usar essa receita, com o turbo, porem vc coloca o carburador 3E ou Weber460 (cht) sao otimos para turbo! deve vir um desempenho satisfatorio!  OKK 

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por adpachec em Sex 20 Dez - 9:13:23

http://www.opaleirosdoparana.com/post?t=33286&mode=reply

http://www.opaleirosdoparana.com/t10066-aprenda-algumas-dicas-antes-de-escolher-seu-comando

http://www.opaleirosdoparana.com/t1049-saiba-quandocomoporque-mexer-flautaventuredifusornivel

Amigo, antes de sair abrindo e fuçando no motor....

Ponto, como está?; se o seu arranque está leve (você vira a chave e o motor fica girando um pouco antes de pegar), o ponto está atrasado, dentro do motor ocorre a combustão na descida do pistão e se perde compressão, pode adiantar um pouco.

Carburador, o DFV 228 é mais para economia, um 446 tem mais desempenho, mas é mais complicado de ajustar, o difusor é importante, pequenos geram mais torque em baixa e maiores melhor desempenho em alta.

A lenta; não funciona só na "lenta" e até uma faixa de 2.500 RPM's, não "estrangule" a lenta.

Cabos e velas, o rotor do opala tem 5 Kilohms, olhe se os cabos e velas são resistivos, coloque cabos de 1,7 Kilohms, as vezes pode estar usando os de 5 Kilohms sem saber.

Filtro, não tenho nada contra aos filtros esportivos, mas não fazem milagres.

Bobina, do gol MI é boa,mas não para platinado....neste caso uma BOSCH vermelha com resistor.

Ary79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Localização : Salvador - BA
Modelo do carro : Opala 2.5 1979 (normal)
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 16/10/2013

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Ary79 em Sex 20 Dez - 10:51:32

O carro tá assim:

-bobina de Gol MI com platinado
-carburador original
-abafador no final do escape Twisted Evil 
-saindo de ponto Sad 
-a segunda não engata (o carro quase chegou a parar em uma pista movimentada) Shocked


adpachec, quando eu giro a chave, o motor fica girando, mas não pega Sad
O carro tá parado, sem funcionar desde quarta-feira Sad

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por adpachec em Sex 20 Dez - 12:29:17

Ary79 escreveu:O carro tá assim:

-bobina de Gol MI com platinado
-carburador original
-abafador no final do escape Twisted Evil 
-saindo de ponto Sad 
-a segunda não engata (o carro quase chegou a parar em uma pista movimentada) Shocked


adpachec, quando eu giro a chave, o motor fica girando, mas não pega Sad
O carro tá parado, sem funcionar desde quarta-feira Sad

Bobina Mi com platinado, pode ter queimado o platinado e condensador.
Se fica girando e não pega e foge do ponto (?) eu olharia seu platinado antes das engrenagens do comando.
O platinado pode ter aberto os contatos...faísca fraca.
Carburador original....qual.....DFV 228?
Saindo do ponto ou ignição ruim...verifique o platinado antes.
2° marcha encavalou....o câmbio é varetado?

http://www.opaleirosdoparana.com/t22855-como-faco-pra-desencavalar-as-marchas-do-cambio-clec-clec-da-minha-caravan

Existe uma coisa....mais tensão da bobina não significa mais faísca (?), pegue dois fios de sua casa (220 Volts) e junte os 02, curto na hora, coloque uma lâmpada 110 volts, ela fica forte e depois queima, coloque uma lâmpada 220 volts e ela acende normal.
Na minha opinião seu platinado torrou com a tensão da bobina MI...faísca fraca na vela e motor fraco.
O condensador (capacitor é mais bonito) evita que a faísca salte dos contatos, ele pode ter aberto e estar dando fuga.
Para testar capacitor é melhor multímetro de ponteiro (analógico), marcação 10K no multímetro, o ponteiro "salta" e depois volta devagar, se não acontecer isto o capacitor já era.

http://www.opaleirosdoparana.com/t30358-como-usar-o-multimetro

Neste link no manual opala 78 página 70 tem a regulagem do distribuidor com platinado:

http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=27

Aqui a bobina MI e platinado:

http://equipeunderground.twilightlegend.net/t15-duvidas-sobre-adaptacao-da-bobina-mi


Conteúdo patrocinado

Re: Peso/Potência/Tração

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:08:04


    Data/hora atual: Sex 9 Dez - 22:08:04