Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tampão Caravan Diplomata
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptySeg 25 Mar - 21:15:43 por opala4cc

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

132 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 130 visitantes :: 2 motores de busca

FabioM, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
tabarbosa (16850)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
BANDIT (13573)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
Xann (10394)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
j ricardo (9376)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
Jean Bida (9320)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_leftRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba BarRetorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Bar_right 

+8
Isael
ophala76
BANDIT
adpachec
Pedrão B.
jean "gigante"
KLUNCK
ghbamorim
12 participantes

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por ghbamorim Dom 23 Fev - 6:42:22

    Oi pessoal. No meu 86 eu fiz o retorno voltando para o tanque, fixando o final da mangueira no tubo do gargalo de combustível. Quero fazer o mesmo sistema no meu 80 mas estava pensando em fazer de uma forma mais prática, de acordo com o desenho anexo, conectando a mangueira de retorno à própria linha de combustível antes da bomba. Algum amigo mais experiente pode me dizer se isso será eficiente e/ou pode ocasionar algum problema ou mal funcionamento?

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Ntwj

    KLUNCK
    KLUNCK
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1957
    Idade : 34
    Localização : Santa Catarina
    Modelo do carro : Opala SS 1978 Vermelho meteoro.

    Cilindros : 4cil

    Data de inscrição : 06/01/2010

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por KLUNCK Dom 23 Fev - 8:20:29

    Também tenho esta dúvida...em carro com injeção eu sei que não pode... pois causa oscilação na pressão da bomba, o que no injetado não pode, mas no carburador penso ser uma boa alternativa.
    jean
    jean "gigante"
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 90
    Idade : 29
    Localização : araucaria pr
    Modelo do carro : opala coupe 79n ( comodoro),,
    opala coupe 78"em obras" turbo, forjed 4cc
    chevette 79,,
    caravan 80,,
    caravan 76," ferrugin"
    Cilindros : 4+4+4+4+4=20
    Data de inscrição : 31/01/2014

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por jean "gigante" Dom 23 Fev - 9:28:48

    acho q nao é uma boa,, numca vi aplicado,, mas já vi paresido,, com o retorno diresionado no tamque,,( feito um furo e soldado no tamque,,) diresionado ao furo q puxa combustivel, nao uzo por no gargalo pois agita muito o combustivel,,,
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Pedrão B. Dom 23 Fev - 9:41:33

    Eu já ví assim, mas sem desborbulhador.
    Quando comprei meu Landau, ele tinha um T entre a bomba e o carburador, que ia para o respiro do tanque.
    O carro fedia gasolina, mas depois que tirei essa traquitana parou de feder...
    Não percebi nenhuma mudança no carro...Ah, também nunca medi o consumo, pois não tive coragem de encher o tanque dele de 105 litros.
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por adpachec Dom 23 Fev - 10:44:21

    Eu uso e sem problemas, mas é mais para reduzir a pressão na agulha do que economia, vai ganhar menos de 1 km/l assim.
    No solex H 34 sai uma mangueira de retorno que é ligada a um "T" antes do filtro e da bomba, o filtro serve como desborbulhador, mas a mangueira tem que ser de diâmetro menor que a de alimentação para não ter falta.

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba N9pv

    http://www.opaleirosdoparana.com/t32768-rotacao-da-marcha-lenta
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por BANDIT Seg 24 Fev - 18:11:49

    ghbamorim escreveu:Oi pessoal. No meu 86 eu fiz o retorno voltando para o tanque, fixando o final da mangueira no tubo do gargalo de combustível. Quero fazer o mesmo sistema no meu 80 mas estava pensando em fazer de uma forma mais prática, de acordo com o desenho anexo, conectando a mangueira de retorno à própria linha de combustível antes da bomba. Algum amigo mais experiente pode me dizer se isso será eficiente e/ou pode ocasionar algum problema ou mal funcionamento?






    Mas pensa comigo;


    Se vc fizer um retorno na própria de Combustível .

    Vc NÃO  tem retorno !!!!
    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Pra-que-isso-72AGPwxHKFyL


    E quanto a esses retornos com bomba original.....

    cara isso não serve pra nada !!!!



    se for bomba elétrica....desse jeito vc. perde pressão !

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    Se for bomba elétrica faça retorno assim atrás da bomba :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t16288-bomba-eletrica?highlight=bomba+elétrica


     OKK
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por adpachec Seg 24 Fev - 19:59:26

    Apenas se referindo ao meu caso.....
    Retorno é aquilo que volta a um determinado ponto.
    No meu caso era alivío de pressão no carbura, vazava e não adiantava ficar montando, trocando junta, verificar empenamento, agulha ou regulando boia.
    Era só soltar a mangueira de alimentação e tinha aquela "cuspida" de combustível por causa da pressão entre a bomba e a agulha....escorrer é uma coisa mas cuspir é outra......com motor desligado.
    Saia acelerava e voltava com combustível escorrendo.....
    Velas pretas por causa da mistura rica, ou pingava quando quente.....
    O "retorno" que coloquei aliviou a pressão (a função dele era esta mesmo), mas para não cair demais a pressão no sistema a entrada do "T" tem mais ou menos 3 mm de diâmetro, a mangueira de "retorno" 6 mm e a de alimentação 8 mm.
    A economia....tipo de 6,5Km/l foi para 7 km/l, mais por causa da economia de combustível perdido que vazava.
    Foi a solução para MEU pôbrema (o erro de português é intencional).

     OKK 

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Lei%2Bdo%2Bretorno3

    Perdão se ofendi alguém.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por ghbamorim Sáb 1 Mar - 4:53:16

    Pessoal, muito obrigado pelos conselhos. Se tiverem mais são bem vindos. Acho que vou fazer o retorno da forma tradicional mesmo, com uma mangueira indo até o gargalo do tanque. Acho que se essa solução que eu propus fosse funcional, os fabricantes teriam usado ela, já que é mais econômica. Muito obrigado
    ophala76
    ophala76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 729
    Idade : 37
    Localização : Piracicaba - SP
    Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
    Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
    Data de inscrição : 21/01/2009

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por ophala76 Sáb 1 Mar - 18:16:00

    Mantenha-nos informados, também estou pensando em colocar o desborbulhator, aproveitando o respiro do tubo do tanque....

    todavia, contudo, porém, li em algum lugar que isso não é bom ou não é recomendado...sei lá!
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Não pode pelo respiro

    Mensagem por ghbamorim Dom 2 Mar - 7:01:10

    ophala76 escreveu:Mantenha-nos informados, também estou pensando em colocar o desborbulhator, aproveitando o respiro do tubo do tanque....

    todavia, contudo, porém, li em algum lugar que isso não é bom ou não é recomendado...sei lá!

    Major, não pode colocar no suspiro não, pq se obstruir o suspiro vai forçar a bomba quando ela puxar a gasolina. Você tem que fazer um furo no gargalo o mais próximo possível do tanque e colocar a mangueira lá. Você pode fazer de duas formas: Você pode soldar um pedaço de cano fino no gargalo e encaixar a mangueira ou você pode colocar um pedaço de mangueira que entre no gargalo e vá até o tanque e selar ela no furo com araudite. Então você compra um filtro de combustível e usa como conector entre o retorno e a mangueira do gargalo. Escolhi a segunda opção porque acredito que se a gasolina cair de uma parte alta, vai gerar mais vapor, que vai sair pelo suspiro. Com a mangueira indo até o fundo do tanque não há impacto entre a gasolina que retorna e a gasolina que está no tanque. Eu fiz desse jeito no meu Diplomata e vou fazer também no verde. Se você for fazer o sistema do jeito que eu disse, pode me perguntar a vontade, posso até tirar fotos para te ajudar. Um abraço
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por ghbamorim Dom 2 Mar - 7:36:04

    Esse é o esquema que eu fiz no Diplomata. Eu sei que uma mangueira colada no gargalo com araudite não fica muito bonito, mas o carpete cobre. Não consegui pensar em outra forma de fazer sem que a gasolina "caísse" de cima do gargalo causando evaporação.

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Ip8pko
    ophala76
    ophala76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 729
    Idade : 37
    Localização : Piracicaba - SP
    Modelo do carro : Opala Coupé Standard 1976 Preto
    Cilindros : 4cil-2500cc-151cid-Speed40
    Data de inscrição : 21/01/2009

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por ophala76 Dom 2 Mar - 8:54:45

    Hmmm entendi...valew man

    Mas acho que já vi essa ligação (desborbulhador+respiro) em algum lugar, justamente quando procurava informações sobre....

    Mas agora com esses esquemas, ficou mais fácil e mais seguro!

    Abrazzz!
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Isael Seg 3 Mar - 6:59:05

    Olha, na boa...não funciona!!!!
    fiz na minha caravan...a idéia parece boa,mas na verdade só me deixava na mão...
    quando desligava o carro e ficava uns 2 ou 3 dias parado
    quando ia ligar, a bomba fazia a infelicidade de puxar o ar vindo do respiro do carburador
    ao invés de puxar o combustível pela linha!!!!
    pra ligar eu tinha de dobrar a mangueira do retorno,
    dar a partida e esperar criar pressão no retorno...era uma bost@...
    só resolveu quando retirei o "T" e tampei o retorno do H34
    no opala tô de bomba do GTI e dosador
    fiz uma saída com um espigão atrás do tanque (queria fazer catch tank, mas o inox tava caro)
    e o retorno entra pela saída original da bóia
    mas tenho o plano futuro de instalar uma bomba Procomp com regulador próprio
    quando estiver usando a Quickfuel 600cfm
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por fastback Seg 3 Mar - 18:14:20

    Sei que já tem muitas respostas mmds não custa compartilhar. Há um mês fox um esquema desses. Após trocar minha mangueira de combustível notei que havia uma segunda mangueira, quando acompanhei vi que ela dava no bocal do tanque, num caninho próximo ao respiro. Peguei um desborbulhador que já tinha comprado com essa liguei a mangueira e reativei minha linha de retorno aliviando a pressão na agulha de entrada do carburador e tirando as bolhas de ar do mesmo, sem falar no excesso de combustível que retorna pro tanque.
    Se seu carro não tem esse sistema, solta o bocal do tanquee leva para alguém soldar o cano nele, fica ótimo, recomendo...
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por ghbamorim Ter 4 Mar - 5:55:34

    Isael escreveu:Olha, na boa...não funciona!!!!
    fiz na minha caravan...a idéia parece boa,mas na verdade só me deixava na mão...
    quando desligava o carro e ficava uns 2 ou 3 dias parado
    quando ia ligar, a bomba fazia a infelicidade de puxar o ar vindo do respiro do carburador
    ao invés de puxar o combustível pela linha!!!!
    pra ligar eu tinha de dobrar a mangueira do retorno,
    dar a partida e esperar criar pressão no retorno...era uma bost@...
    só resolveu quando retirei o "T" e tampei o retorno do H34
    no opala tô de bomba do GTI e dosador
    fiz uma saída com um espigão atrás do tanque (queria fazer catch tank, mas o inox tava caro)
    e o retorno entra pela saída original da bóia
    mas tenho o plano futuro de instalar uma bomba Procomp com regulador próprio
    quando estiver usando a Quickfuel 600cfm

    Isael, acho que agora você tirou a dúvida definitivamente. Não tinha pensado nisso. Com o "T" antes da bomba ela realmente pode puxar o ar que está entre o desborbulhador e ela. Faz todo sentido. Infelizmente as boias dos meus carros não possuem conexão para o retorno, apenas a saída do combustível. Por isso tive que ligar a mangueira no gargalo do diplomata, como mostrei no segundo desenho. Valeu Major
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por adpachec Ter 4 Mar - 10:50:05

    Eu já tinha até ignorado este tópico por causa das divergências.............
    O BANDIT escreveu (e está certo) a queda de pressão no sistema....
    No jeito que montaram (ligada ao desborbulhador) causa perda de pressão na linha por 02 motivos:

    1: A alimentação e retorno estão no mesmo nível e por gravidade parte do combustível "desce" pela mangueira do desborbulhador e reduz a pressão no sistema.

    2: para não cair a pressão você tem que usar uma válvula de regular a pressão para o retorno, ela se abre quando a pressão excede um determinado valor (mais para bomba elétrica) ou "estrangular" a passagem do retorno (bomba mecânica), para que o maior volume de combustível siga para o CARBURADOR e o MINÍMO volte para o tanque.
    O problema aí é de MONTAGEM.

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba 9k=

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba 9k=

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Images?q=tbn:ANd9GcSutxVd27hltTzo_81xXjBtr9rQGM1Tta5IXY7kx9M6oEq3LGhW
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por fastback Ter 4 Mar - 18:57:03

    Amigos, desculpem a ignorância, mas se a entrada do carburador é por uma agulha que quase não oferece resistência, não há injeção eletrônica ou bomba elétrica ou o carro não tem preparação especial, qual o problema de se reduzir a pressão na entrada do carburador? Afinal até por gravidade ele pode ser alimentado...
    Eu uso desborbulhador no meu carro e não tenho problemas. Na verdade ele vive quase cheio e só elimina o excesso. Não existiam modelos que usavam desborbulhador originalmente?
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por adpachec Qua 5 Mar - 9:45:37

    fastback escreveu:Amigos, desculpem a ignorância, mas se a entrada do carburador é por uma agulha que quase não oferece resistência, não há injeção eletrônica ou bomba elétrica ou o carro não tem preparação especial, qual o problema de se reduzir a pressão na entrada do carburador? Afinal até por gravidade ele pode ser alimentado...
    Eu uso desborbulhador no meu carro e não tenho problemas. Na verdade ele vive quase cheio e só elimina o excesso. Não existiam modelos que usavam desborbulhador originalmente?

    A pressão é para entregar "rápido" o volume necessário em todos os regimes de rotação do motor.
    O desborbulhador tem apenas a função de evitar bolhas nos dutos e assim evitar e falhas no desempenho.
    A queda de pressão em uma faixa de rotação causa perda de potência e falha no motor.
     OKK

    http://www.opaleirosdoparana.com/t16778-desborbulhador
    fastback
    fastback
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 394
    Idade : 38
    Localização : Cuiaba-MT
    Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por fastback Sex 7 Mar - 7:57:03

    Ivo Filho escreveu:pelo ano do teu é certo que tem, ou tinha, usava-se muito no 446 que a boia era muito sensivel e a propria pressao na bomba ja fazia o bicho vazar para dentro do motor.....mas depois a GM usou tbm no 3E, mas sempre em carros a gasolina.

    simples pra saber, localiza a mangueira de gasolina no carburador e segue ela ate a bomba, de vc nao achar um frasco de plastico com uma entrada e duas saidas no meio do caminho é pq ta sem....

    adpachec, concordo contigo que é preciso combustível constante e em volume para evitar falhas. Só acredito que a pressão em sí não é o essencial do negócio, pois o combustível entra com facilidade dentro do carburador, ao contrário duma injeção por exemplo. Eu instalei o desborbulhador com a intenção de, além de retirar as bolhas do sistema, também evitar pressão excessiva na entrada do carburador, pois não aguentava mais vazamentos e pingadeira de combustível no coletor, o que foi resolvido depois da mudança.
    Claro que "há casos e casos" e, "há carros e carros". Estamos considerando o funcionamento dum "carro ideal"... Podem haver bombas ruins, filtros entupidos e até mangueiras pedindo para ser trocadas.
    No meu desborbulhador ele sempre está cheio, pois a forma correta de instala-lo era justamente com o retorno EM CIMA do desborbulhador. Sendo assim, com ele cheio e a cuba também cheia, provavelmente não faltará combustível.
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Isael Sex 7 Mar - 8:09:05

    acho q o problema de ter a pressão muito baixa é na hora de pisar fundo
    quando alcançar uma rotação mais alta, numa rodovia por exemplo
    pode secar a cuba devido baixa velocidade de entrada do combustível
    o meu, na última vez q participei da arrancada daqui de Taubaté
    secava a cuba e morria o motor antes da linha de chegada
    a bomba original não dava conta de encher a cuba
    tive de continuar a arrancada trocando marchas só até 4.000rpm
    e mesmo assim dava uma engasgada no final
    resolvi instalando uma bomba externa do GTI e um dosador mandando o retorno pro tanque!!!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por adpachec Sex 7 Mar - 10:54:30

    Em um motor a carburador a sucção de combustível é pelo vácuo do motor, o vácuo gera uma depressão dentro da cuba que "puxa" o combustível, se a pressão da bomba não ser igual a força de sucção vai ter falhas no abastecimento...esta é a função da pressão da bomba.
    Então para se preencher o vazio na cuba o combustível se dispersa dentro dela e menos volume vai para o motor.

    Já vez aquela brincadeira de colocar um pouco de água em uma seringa?
    Quando você comprime o embolo da seringa vira líquido e quando você puxa o embolo para trás a água se vaporiza....é quase igual.....aí no carbura se dá a falta de combustível.....

    Mas alterações nos componentes do carburador e no motor e o tipo de bomba podem alterar o conjunto.
    Eu tenho um Weber (AP) que modifiquei uma vez para abrir as 2 borboletas juntas, a cuba secou rapidinho e o carro morreu.
    A pressão não é apenas alimentação, mas manter a alimentação constante independente da força de vácuo e da necessidade (volume) de combustível do motor.
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Saiu de fábrica

    Mensagem por ghbamorim Sáb 8 Mar - 4:34:17

    fastback escreveu:Amigos, desculpem a ignorância, mas se a entrada do carburador é por uma agulha que quase não oferece resistência, não há injeção eletrônica ou bomba elétrica ou o carro não tem preparação especial, qual o problema de se reduzir a pressão na entrada do carburador? Afinal até por gravidade ele pode ser alimentado...
    Eu uso desborbulhador no meu carro e não tenho problemas. Na verdade ele vive quase cheio e só elimina o excesso. Não existiam modelos que usavam desborbulhador originalmente?

    Major, saiu de fábrica sim. Inclusive o suporte do desborbulhador de fábrica é uma pecinha de metal que é fixada no cabeçote ou é no coletor, não lembro bem. Se você for no CepChev consta lá as peças do sistema de retorno. Agora acho que foram nos Opalas mais novos, talvez de 89 em diante
    ghbamorim
    ghbamorim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 148
    Idade : 42
    Localização : Pernambuco
    Modelo do carro : Comodoro Coupé 2.5 1981
    ex Diplomata Coupé 2.5 1985/1986
    ex Opala Standard 2.5 1980
    ex Comodoro sedã 4.1 1988

    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/01/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por ghbamorim Sáb 8 Mar - 4:41:00

    Pessoal, que o sistema com o T não serve eu já entendi. Agora a questão da utilidade do retorno, pelo menos comigo tá sendo útil. Quando eu instalei, antes de conectar no tanque eu peguei a mangueira do retorno e coloquei dentro de um galão vazio. Eu liguei o motor e fiquei assustado com o volume de combustível que veio do retorno. Encheu rápido o recipiente de 5 litros. Quando eu acelerava o fluxo aumentava mais ainda. Imagina todo esse volume forçando a boia pra baixo com a cuba cheia. Agora tem um detalhe que não sei se faz diferença. A bomba do meu carro é a original do motor à álcool e eu tô usando gasolina e um carburador de corpo simples Brosol H-40. O carro anda bem. Não perdeu potência nem apresentou falta.
    willianscmotta
    willianscmotta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 736
    Localização : Vitória-ES
    Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/06/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por willianscmotta Sáb 8 Mar - 18:52:38

    Pessoal, comprei meu Diplo 6cc 89 e está da seguinte maneira:

    - filtro de combustível logo depois que a mangueira sai do tanque;
    - um "T" depois da bomba de combustível com um retorno para o tanque.

    Sempre que vou ligar o carro parece que está com falta de gasolina e depois que ligo dá pra perceber que o fluxo de gasolina que entra no DFV446 não é continuo, parece que parte do combustível vai para o tanque devido o "T" ficar logo depois da bomba! Inclusive acho que é por isso que ele não pega de primeira, pois está com velas e cabos novos, assim como bateria Heliar 60Ah nova, distribuidor e bobina novos, só pega na quarta ou quinta batida de chave e acelerando um pouquinho ainda! Ignição também não é problema pois o miolo é novo, assim como o motor de arranque, resumindo, toda parte de ignição está 100%, mas não pega de primeira! O carro também está no ponto correto.
    Kaio Bicalho
    Kaio Bicalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 102
    Idade : 29
    Localização : Iha Comprida SP
    Modelo do carro : Opala 85 Coupê Bege Bancos especiais em couro, motor 151 azul Cambio 5M
    Cilindros : Não são só 4 Cilindros, São 4 Cilindrões!
    Data de inscrição : 17/08/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Kaio Bicalho Sáb 8 Mar - 19:03:57

    Dê uma olhada pela manha antes de sair, s a cuba do seu carbura está cheia, ou quase cheia. se não tiver, vc ja sabe o problema. ai é só identificar por que ela não fica cheia. se é culpa do restorno, ou de algum vazamento. Acredito que apos o carro e pegar e vc andar com ele, em seguida parar desligar e ligar denovo ele pega em seguida não é?.

    e ja adiantando que seja o retorno. procure usar uma mangueira com espessura interna consideravelmente menos do que a mangueira da entrada de combustivel, para que nao exista a falta de combustivel.
    willianscmotta
    willianscmotta
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 736
    Localização : Vitória-ES
    Modelo do carro : GM Opala Diplomata 86/86 - Álcool
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 14/06/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por willianscmotta Sáb 8 Mar - 19:22:48

    Kaio Bicalho escreveu:Dê uma olhada pela manha antes de sair, s a cuba do seu carbura está cheia, ou quase cheia. se não tiver, vc ja sabe o problema. ai é só identificar por que ela não fica cheia. se é culpa do restorno, ou de algum vazamento.  Acredito que apos o carro e pegar e vc andar com ele, em seguida parar desligar e ligar denovo ele pega em seguida não é?.  

    e ja adiantando que seja o retorno. procure usar uma mangueira com espessura interna consideravelmente menos do que a mangueira da entrada de combustivel, para que nao exista a falta de combustivel.


    Sim, depois que ele esquenta, posso desligar e ligar novamente que pega. Se eu tirar esse retorno e deixar direto da bomba pro carburador, será que dá merda? Devido esse retorno o carro fica cheirando a gasolina um pouco, em seu interior!
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15319
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 8 Mar - 19:25:30

    willianscmotta escreveu:
    Kaio Bicalho escreveu:Dê uma olhada pela manha antes de sair, s a cuba do seu carbura está cheia, ou quase cheia. se não tiver, vc ja sabe o problema. ai é só identificar por que ela não fica cheia. se é culpa do restorno, ou de algum vazamento.  Acredito que apos o carro e pegar e vc andar com ele, em seguida parar desligar e ligar denovo ele pega em seguida não é?.  

    e ja adiantando que seja o retorno. procure usar uma mangueira com espessura interna consideravelmente menos do que a mangueira da entrada de combustivel, para que nao exista a falta de combustivel.


    Sim, depois que ele esquenta, posso desligar e ligar novamente que pega. Se eu tirar esse retorno e deixar direto da bomba pro carburador, será que dá merda? Devido esse retorno o carro fica cheirando a gasolina um pouco, em seu interior!

    Sugestão, experimenta colocar uma bomba elétrica já q vc tem o retorno pro tanque instalado.
    Vc pode deixar o carro meses parado, na hora q for funcionar vai pegar de primeira.


    _________________
    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Kaio Bicalho
    Kaio Bicalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 102
    Idade : 29
    Localização : Iha Comprida SP
    Modelo do carro : Opala 85 Coupê Bege Bancos especiais em couro, motor 151 azul Cambio 5M
    Cilindros : Não são só 4 Cilindros, São 4 Cilindrões!
    Data de inscrição : 17/08/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Kaio Bicalho Sáb 8 Mar - 19:33:56

    willianscmotta escreveu:
    Kaio Bicalho escreveu:Dê uma olhada pela manha antes de sair, s a cuba do seu carbura está cheia, ou quase cheia. se não tiver, vc ja sabe o problema. ai é só identificar por que ela não fica cheia. se é culpa do restorno, ou de algum vazamento.  Acredito que apos o carro e pegar e vc andar com ele, em seguida parar desligar e ligar denovo ele pega em seguida não é?.  

    e ja adiantando que seja o retorno. procure usar uma mangueira com espessura interna consideravelmente menos do que a mangueira da entrada de combustivel, para que nao exista a falta de combustivel.


    Sim, depois que ele esquenta, posso desligar e ligar novamente que pega. Se eu tirar esse retorno e deixar direto da bomba pro carburador, será que dá merda? Devido esse retorno o carro fica cheirando a gasolina um pouco, em seu interior!



    Então amigo, Dar merda, eu não posso afirmar, mas é tentativa e erro. mas por via das duvidas, tete com o carro parado e fica esperto. mas é o seguinte, vamos lá. Vc que colocou o retoro, ou ja veio assim? por que o retorno muitas vezes serve para diminuir a pressar na entrada da linha de combustivel, o que ajuda a fazer o carro parar de afogar, e por ai vai. mas tem casos onde ele quase não é necessário. entao teste. sem e veja o que da.

    ja sobre o cheiro de gasolina, isso explicaria a demora do carro pra pegar, provavel que vc tenha um vazamento em algum lugar da alimentação, talvez em alguma junta do carbura, ou alguma conexão, e isso acaba resultando no cheiro forte, e na sua cuba vazia após algumas horas, dificultando a partida. Isso explica as varias partidas, por com o giro do motor, a bomba enche novamente a cuba e o motor firma. poderia dizer que na primeira partida o motor chegar a ligar, dai morre, e ai vão mais algumas partidas e ai firma. então procure com o caro ligado, por algum vazamento. e mate ele.
    Kaio Bicalho
    Kaio Bicalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 102
    Idade : 29
    Localização : Iha Comprida SP
    Modelo do carro : Opala 85 Coupê Bege Bancos especiais em couro, motor 151 azul Cambio 5M
    Cilindros : Não são só 4 Cilindros, São 4 Cilindrões!
    Data de inscrição : 17/08/2013

    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Kaio Bicalho Sáb 8 Mar - 19:35:13

    Rubão6cc escreveu:

    Sugestão, experimenta colocar uma bomba elétrica já q vc tem o retorno pro tanque instalado.
    Vc pode deixar o carro meses parado, na hora q for funcionar vai pegar de primeira.


    se ele tiver com vazamento na cuba, nem com a bomba eletrica pega de primeira... vai pegar mais rapido, isso é fato. mas com vazamento, pega nao rs


    a não ser que a bomba ligue assim que a chave seja virada, antes da patida, ai é só esperar uns segundos. e pimba!

    Conteúdo patrocinado


    Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba Empty Re: Retorno de combustível conectado à própria linha de combustível antes da bomba

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 7:05:20