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Defeito no marcador ou termostática?

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Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 24 Fev - 18:55:37

Estou encucado.

Sistema de arrefecimento ok
Marcador de temperatura novo
Carro à álcool

Faz uns 6 meses mais ou menos, toda vez q o ponteiro do marcador chegava exatamente na metade a ventoinha acionava e baixava pra menos da metade.
Foi passando o tempo e a ventoinha passou a acionar cada vez com o ponteiro do marcador uma escala acima sucessivamente...hoje chegou quase no vermelho e não tinha acionado. Já ia desligar o carro quando ela acionou. Pergunta: Que merd* pode ser essa ( Question Question )..defeito no marcador ou a válvula termostática esta emperrando? Alguém já passou por algo semelhante?



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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por BANDIT em Seg 24 Fev - 19:16:47

Tampa do radiador.....que não cria pressão necessária .....no sistema .....e o cebolão   não dispara a ventoinha !

::::::::::::::::::::::::::::::::;

faça uma revisão  porque tem problema

tampa
radiador
cebolão
conectores fiação
mangueiras

veja se não formou bolsão de ar no radiador.....vc. abastece.....e ele joga agua "parece" estar cheio....  mas falta ai uns bons litros ( isso acontece depois que ferve ....e é completado água )...fica abaixo da capacidade

por agora é oque lembro . OKK

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por onivaldo.gm em Seg 24 Fev - 19:18:20

mal contato no conector da ventoinha...

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 24 Fev - 19:36:27

BANDIT escreveu:Tampa do radiador.....que não cria pressão necessária .....no sistema .....e o cebolão   não dispara a ventoinha !

::::::::::::::::::::::::::::::::;

faça uma revisão  porque tem problema

tampa
radiador
cebolão
conectores fiação
mangueiras

veja se não formou bolsão de ar no radiador.....vc. abastece.....e ele joga agua "parece" estar cheio....  mas falta ai uns bons litros ( isso acontece depois que ferve ....e é completado água )...fica abaixo da capacidade

por agora é oque lembro . OKK

Bom...a tampa foi trocada no começo do ano passado, o radiador idem, zero bala, cebolão tb foi trocado faz uns 2 anos se não me engano, mangueiras todas novas trocadas ano passado - Em resumo fiz o arrefecimento inteiro dessa carro ano passado, só não troquei válvula termostática.
Tive um problema recentemente, deu um mal contato na ventoinha e ela não acionou, aí vazou água pra fora pela tampa e pelo reservatório de expansão...eu liguei o carro e meu pai deixou a mangueira de água (da rua) dentro do buraco do radiador, foi limpando a água, depois ele tampou..então talvez a hipótese do bolsão esteja descartada...
Vou verificar tudo isso de novo...pra achar o problema porque tá tudo novo...isso q é fod*
Obs: quando ligo o AC ( e automaticamente liga a ventoinha) o ponteiro da temperatura não passa do meio..


onivaldo.gm escreveu:mal contato no conector da ventoinha...

Como mencionei acima, já foi revisado o mal contato q tinha...acho q não seria o caso...o que me intriga é o fato de a ventoinha acionar sucessivamente com a temperatura mais alta...Mas vou dar uma verificada nisso tb..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por BANDIT em Seg 24 Fev - 19:55:00

bem ai é pra ele :




::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

eu acho que é mal contato......

se foi tudo revisado (novo) !!!!  OKK

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 24 Fev - 20:07:24

Dei uma conferida no nível da água agora pouco..está OK..
Acho q vou verificar primeiro a parte elétrica de novo (fiação e cebolão)..se estiver ok vou trocar a tampa de novo e a termostática. Ainda bem q são coisas baratas..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por onivaldo.gm em Seg 24 Fev - 20:14:43

faz um teste...aqueça o motor até um ponto que voce julga que a ventoinha deveria ter ligado, desliga o motor e deixe apenas a ignição ligada e fique apertado o conector da ventoinha ou melhor se conseguir, tire e conecte novamente varias vezes, se for mal contato vai resolver...cuidado com as partes quentes e que a ventoinha pode partir... o meu tinha este defeito...ligava bem acima da temperatura pois devido ao forte calor que ficava creio que os contato dialtavam e ai ligava...ai eu dei um lixada nos contatos e reconectei bem firme e nao me deu mais este problema...

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 24 Fev - 20:19:02

onivaldo.gm escreveu:faz um teste...aqueça o motor até um ponto que voce julga que a ventoinha deveria ter ligado, desliga o motor e deixe apenas a ignição ligada e fique apertado  o conector da ventoinha ou melhor se conseguir, tire e conecte novamente varias vezes, se for mal contato vai resolver...cuidado com as partes quentes e que a ventoinha pode partir... o meu tinha este defeito...ligava bem acima da temperatura pois devido ao forte calor que ficava creio que os contato dialtavam e ai ligava...ai eu dei um lixada nos contatos e reconectei bem firme e nao me deu mais este problema...

Foda q quando a ventoinha parou o cara do auto elétrico já mexeu...ele fez um tipo de ligação direta pra não ter mau contato..mas vou ver isso de novo..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por onivaldo.gm em Seg 24 Fev - 20:20:48

ligaçao direta ? como isso ?

endrigo
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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por endrigo em Seg 24 Fev - 20:24:22

antes de tudo...teu motor ta muito taxado? junta ta legal?? ta andando com 'rabo de galo' ( gasolina no alcool )...como ta o ponto?? ta com a hélice original mais a ventuinha é isso né??
teu marcador de temperatura é o original ou é destes paralelos de 'tunning'??

a termostática e o cebolão são casados ( mesmas temperaturas de acionamento? pro alcool é 87/92..

desculpe o excesso de pergunta mas é pra ajudar a solucionar o mistério ..



endrigo
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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por endrigo em Seg 24 Fev - 20:33:20

veja pode ser...pode ser...ta com cara de termostatica trancada...uma temperatura no bloco e outra no cebolão por isso que demora a acionar a ventoinha ..o estranho é que mesmo só com a hélice original não podia esquentar tanto assim daí parece sintoma já de outro problema ( junta ou bomba dágua) Shocked 

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Ter 25 Fev - 6:47:36

onivaldo.gm escreveu:ligaçao direta ?  como isso ?

Não sei dizer porque foi meu pai q levou pra mim...ele falou meio por cima..

endrigo escreveu:antes de tudo...teu motor ta muito taxado? junta ta legal?? ta andando com 'rabo de galo' ( gasolina no alcool )...como ta o ponto?? ta com a hélice original mais a ventuinha é isso né??
teu marcador de temperatura é o original ou é destes paralelos de 'tunning'??

a termostática e o cebolão são casados ( mesmas temperaturas de acionamento? pro alcool é 87/92..

desculpe o excesso de pergunta mas é pra ajudar a solucionar o mistério ..


Motor perfeito, reguladinho, ponto, carburação,tudo certo.
Ele possui ventoinha elétrica original, não tem hélice..
Estão casados termostática e cebolão..afinal como eu disse acima antes estava normal, a temperatura não passava do meio, sempre q chegava no meio a ventoinha acionava..


endrigo escreveu:veja pode ser...pode ser...ta com cara de termostatica trancada...uma temperatura no bloco e outra no cebolão por isso que demora a acionar a ventoinha ..o estranho é que mesmo só com a hélice original não podia esquentar tanto assim daí parece sintoma já de outro problema ( junta ou bomba dágua) Shocked 

Tb desconfio da termostática, nunca troquei, boa essa sua tese..deixei num auto elétrico pra ele dar uma olhada hoje...vai ter q ir testando tudo..
Não tem hélice amigo, só ventoinha elétrica.
A questão X é q a ventoinha está demorando pra acionar, o motor não tem problema de superaquecimento, pois com o AC ligado por exemplo a temp. não passa do meio (ventoinha ligada constantemente)


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por endrigo em Ter 25 Fev - 7:00:39

é primeiro de vai na termostática..depois cebolao e por aí vai
tu tirou a helice por causa so espaço? se tiver espaço eu deixaria ela.

to colocando uma ventuinha auxiliar na caravam que é a alcool mas 4cc mas vou deixar a helice, acho que sem ela deve acionar quase direto , ainda mais a alcool...

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Ter 25 Fev - 7:23:52

endrigo escreveu:é primeiro de vai na termostática..depois cebolao e por aí vai
tu tirou a helice por causa so espaço? se tiver espaço eu deixaria ela.

to colocando uma ventuinha auxiliar na caravam que é a alcool mas 4cc mas vou deixar a helice, acho que sem ela deve acionar quase direto , ainda mais a alcool...

Não amigo, é original sem hélice. Só tem ventoinha elétrica. Tem gente q defende a hélice tem gente q abomina. Eu prefiro só a ventoinha mesmo.


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Kako em Ter 25 Fev - 8:07:13

Estranho hein... o meu tbm acionava a ventoinha auxiliar qdo chegava no meio... acompanhando aqui...

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Isael em Ter 25 Fev - 13:22:29

eu tentava trocar a termoestática...
é barata e fácil de trocar, fora q se acontecer dela travar pode ferver, ter de plainar o cabeçote...

uma vez percebi q o ponteiro tava chegando perto do vermelho
e falei pro meu irmão q não tava ouvindo a ventoinha, q era bem barulhenta!!!!
ele mandou eu encostar na hora, era só o fio q soltou do cebolão
conectei ele e até deu um arco!!!!
passou um mês o carro começou a dar uns estouros pelo carburador em baixa e falhar, na alta de boa...
retirei o cabeçote e ví q a junta tinha queimado entre o cilindro 2 e 3
aproveitei e meti meu comando 288, tuchos crower, rebaixei 2mm e fiz outros trampinhos...
MAS, pense só, nem chegou no vermelho e já aconteceu isso!!!!

Ah, mais uma coisa, quando ferve a ponto de vazar água pelo reservatório/radiador
a água quente cozinha a borracha de vedação da tampa
isso faz com q ela não vede mais 100%

Pelo menos, se vc trocar só as tampas e a válvula termostática, vai pouca $$$ e fica zero!!!!

Também tem uma coisa, passei por isso 3x com a minha parati
as vezes o cebolão não suporta a alta corrente q a ventoinha puxa, e queima o cebolão
que nada mais é do que um par bimetálico onde toda hora dá arco elétrico, torrando tudo
na minha parati instalei um relê simples (R$14,00) e um pedaço de fio 2,5mm²
medi e antes dava um pico de 30A no coitado cebolão do radiador
agora dá 100mA, quem segura os 30A é o relé...que aguenta bem mais!!!!
Fica a dica...  OKK

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Ter 25 Fev - 13:45:08

Isael escreveu:eu tentava trocar a termoestática...
é barata e fácil de trocar, fora q se acontecer dela travar pode ferver, ter de plainar o cabeçote...

uma vez percebi q o ponteiro tava chegando perto do vermelho
e falei pro meu irmão q não tava ouvindo a ventoinha, q era bem barulhenta!!!!
ele mandou eu encostar na hora, era só o fio q soltou do cebolão
conectei ele e até deu um arco!!!!
passou um mês o carro começou a dar uns estouros pelo carburador em baixa e falhar, na alta de boa...
retirei o cabeçote e ví q a junta tinha queimado entre o cilindro 2 e 3
aproveitei e meti meu comando 288, tuchos crower, rebaixei 2mm e fiz outros trampinhos...
MAS, pense só, nem chegou no vermelho e já aconteceu isso!!!!

Ah, mais uma coisa, quando ferve a ponto de vazar água pelo reservatório/radiador
a água quente cozinha a borracha de vedação da tampa
isso faz com q ela não vede mais 100%

Pelo menos, se vc trocar só as tampas e a válvula termostática, vai pouca $$$ e fica zero!!!!

Também tem uma coisa, passei por isso 3x com a minha parati
as vezes o cebolão não suporta a alta corrente q a ventoinha puxa, e queima o cebolão
que nada mais é do que um par bimetálico onde toda hora dá arco elétrico, torrando tudo
na minha parati instalei um relê simples (R$14,00) e um pedaço de fio 2,5mm²
medi e antes dava um pico de 30A no coitado cebolão do radiador
agora dá 100mA, quem segura os 30A é o relé...que aguenta bem mais!!!!
Fica a dica...  OKK

Esse negócio da junta queimada...se queimar o carro não para na lenta não é? Não para ligado eu falo..o meu tipo, falando nisso...oscila um pouco a lenta até esquentar bem, oscila pouca coisa...depois q esquenta bem fica bem estável...em torno de 900 rpm...e tipo, enquanto não esquentou muito ele fica dando uns estouros no escapamento (tem coletor e dimensionado 6x2)..vaza um pouco do coletor..será q esses estouros podem ser entrada de ar? Depois q o carro esquenta bem isso para..tem algum palpite, vc tb usa 6x2 né..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 25 Fev - 13:51:20

esses estouros são na lenta ou quando acelera o motor frio?

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Ter 25 Fev - 13:54:37

Glaucio Missioneiro escreveu:esses estouros são na lenta ou quando acelera o motor frio?

Só na lenta quando o motor tá frio ainda..sem o afogador estar puxado..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 25 Fev - 14:49:05

Então carro tá falhando, provavelmente é mistura pobre.

o afogador é pra ser usado  OKK 

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Ter 25 Fev - 15:07:53

Glaucio Missioneiro escreveu:Então carro tá falhando, provavelmente é mistura pobre.

o afogador é pra ser usado  OKK 

Eu não diria isso..como eu disse, depois de quente ele fica estável...tá mais pra vazamento de ar do coletor...é a mesma coisa, andando com o carro frio ele dá bastante tiro pelo escape, depois q esquenta para de dar tiro..
Quando eu disse afogador sem estar puxado é quando sinto a rotação já estando boa o suficiente e o carro não engasga mais (é a álcool) pra poder desacionar ele...


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Ter 25 Fev - 17:50:50

Resolvido. Era o cebolão do radiador q estava estragado. Pior q foi trocado faz uns 2 anos...não durou nada essa porcaria. E o estranho é q não parou de funcionar de uma hora pra outra. Foi cada vez atrasando mais o momento de ligar a ventoinha. Agora a temperatura não passa do meio do marcador. A ventoinha liga logo.
Fica aí mais uma experiência pro pessoal. Não imaginava q podia dar esse tipo de defeito(atrasando cada vez mais o acionamento da ventoinha conforme o tempo passava).

 OKK


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Isael em Qua 26 Fev - 6:18:49

Rubão6cc escreveu:Resolvido. Era o cebolão do radiador q estava estragado. Pior q foi trocado faz uns 2 anos...não durou nada essa porcaria. E o estranho é q não parou de funcionar de uma hora pra outra. Foi cada vez atrasando mais o momento de ligar a ventoinha. Agora a temperatura não passa do meio do marcador. A ventoinha liga logo.
Fica aí mais uma experiência pro pessoal. Não imaginava q podia dar esse tipo de defeito(atrasando cada vez mais o acionamento da ventoinha conforme o tempo passava).


é exatamente isso q acontece Rubão!!!!
foi como na minha parati...
o bimetálico dentro do cebolão não suporta o arco elétrico gerado na hora de ligar a ventoinha
vai torrando o bimetálico, fazendo com q cada vez ele precise dilatar mais para ligar
ou seja
liga cada vez com a água mais quente...

Quer acabar com isso pra sempre??? faz isso q eu fiz, instala um relé 12v!!!!!

original é assim:
um fio vai do positivo da bateria até o positivo da ventoinha
um fio vai do negativo da ventoinha até o cebolão
um fio vai do cebolão até o negativo da bateria

agora o meu é assim:
-na ventoinha (linha de potência)
um fio vai do positivo da bateria até o contato do relé
um fio vai do contato do relé até o positivo da ventoinha
um fio vai do negativo da ventoinha até o negativo da bateria

-no relé (linha de comando)
um fio vai do positivo da bateria até a bobina do relé
um fio vai da bobina do relé até o cebolão
um fio vai do cebolão até o negativo da bateria

OBS.: Não esqueça de instalar fusíveis nos fios saindo da bateria!!!
30A para a ventoinha e 10 para a bobina do relé
assim, o cebolão liga o relé (que consome uma corrente ridícula de pequena)
e o contato do relé liga a ventoinha (que aguenta ligar os 30A)

pô...dei uma aula de comandos elétricos agora....na faixa hein!!!!

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Qua 26 Fev - 6:25:04

Isael escreveu:
Rubão6cc escreveu:Resolvido. Era o cebolão do radiador q estava estragado. Pior q foi trocado faz uns 2 anos...não durou nada essa porcaria. E o estranho é q não parou de funcionar de uma hora pra outra. Foi cada vez atrasando mais o momento de ligar a ventoinha. Agora a temperatura não passa do meio do marcador. A ventoinha liga logo.
Fica aí mais uma experiência pro pessoal. Não imaginava q podia dar esse tipo de defeito(atrasando cada vez mais o acionamento da ventoinha conforme o tempo passava).


é exatamente isso q acontece Rubão!!!!
foi como na minha parati...
o bimetálico dentro do cebolão não suporta o arco elétrico gerado na hora de ligar a ventoinha
vai torrando o bimetálico, fazendo com q cada vez ele precise dilatar mais para ligar
ou seja
liga cada vez com a água mais quente...

Quer acabar com isso pra sempre??? faz isso q eu fiz, instala um relé 12v!!!!!

original é assim:
um fio vai do positivo da bateria até o positivo da ventoinha
um fio vai do negativo da ventoinha até o cebolão
um fio vai do cebolão até o negativo da bateria

agora o meu é assim:
-na ventoinha (linha de potência)
um fio vai do positivo da bateria até o contato do relé
um fio vai do contato do relé até o positivo da ventoinha
um fio vai do negativo da ventoinha até o negativo da bateria

-no relé (linha de comando)
um fio vai do positivo da bateria até a bobina do relé
um fio vai da bobina do relé até o cebolão
um fio vai do cebolão até o negativo da bateria

OBS.: Não esqueça de instalar fusíveis nos fios saindo da bateria!!!
30A para a ventoinha e 10 para a bobina do relé
assim, o cebolão liga o relé (que consome uma corrente ridícula de pequena)
e o contato do relé liga a ventoinha (que aguenta ligar os 30A)

pô...dei uma aula de comandos elétricos agora....na faixa hein!!!!

Poh, valeu Isael..depois q soube do diagnóstico e li o seu relato sobre a Parati imaginei q fosse o mesmo problema porque o cebolão era novo...tava muito estranho estragar tão rápido..vou tratar de fazer esse esquema com o relê pra não ter mais problema senão vai ser um cebolão novo a cada 2 anos...a propósito, que Parati é a sua? Quadrada? Meu pai tem uma quadrada 1.8 e nunca deu esse problema..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Qua 26 Fev - 6:26:44

Outra coisa, li na sua descrição q vc usa comando 288 com H34...como fica o desempenho com carburação original?


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Isael em Qua 26 Fev - 14:23:28

Rubão6cc escreveu:Poh, valeu Isael..depois q soube do diagnóstico e li o seu relato sobre a Parati imaginei q fosse o mesmo problema porque o cebolão era novo...tava muito estranho estragar tão rápido..vou tratar de fazer esse esquema com o relê pra não ter mais problema senão vai ser um cebolão novo a cada 2 anos...a propósito, que Parati é a sua? Quadrada? Meu pai tem uma quadrada 1.8 e nunca deu esse problema..

A minha é uma parati 2000 1.0 16v...até 2002 toda a linha do gol usava cebolão no radiador
após 2002, linha do tal gol 1.0 16v Power de balançeiros roletados, a ventoinha é acionada pelo módulo

Rubão6cc escreveu:Outra coisa, li na sua descrição q vc usa comando 288 com H34...como fica o desempenho com carburação original?

Ah...meu H34 tá com venturi de 27...eu acho
eu não acho q fica ruim, mas só quando tá beeeeeem reguladinho
dá pra andar mas não rende tudo do comando

o projeto agora é quadrijet quickfuel 600cfm com um comando Comp Cams 280H!!!!
aí sim...

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Qua 26 Fev - 15:19:07

Isael escreveu:
Rubão6cc escreveu:Poh, valeu Isael..depois q soube do diagnóstico e li o seu relato sobre a Parati imaginei q fosse o mesmo problema porque o cebolão era novo...tava muito estranho estragar tão rápido..vou tratar de fazer esse esquema com o relê pra não ter mais problema senão vai ser um cebolão novo a cada 2 anos...a propósito, que Parati é a sua? Quadrada? Meu pai tem uma quadrada 1.8 e nunca deu esse problema..

A minha é uma parati 2000 1.0 16v...até 2002 toda a linha do gol usava cebolão no radiador
após 2002, linha do tal gol 1.0 16v Power de balançeiros roletados, a ventoinha é acionada pelo módulo

Rubão6cc escreveu:Outra coisa, li na sua descrição q vc usa comando 288 com H34...como fica o desempenho com carburação original?

Ah...meu H34 tá com venturi de 27...eu acho
eu não acho q fica ruim, mas só quando tá beeeeeem reguladinho
dá pra andar mas não rende tudo do comando

o projeto agora é quadrijet quickfuel 600cfm com um comando Comp Cams 280H!!!!
aí sim...

Massa...o H34 esgoela o 6 cc né...apesar de ser um bom carburador...não acho muito gastão e não dá trabalho..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Isael em Qui 27 Fev - 5:54:28

realmente, acho um bom carburador...para motor original
fica econômico e na hora q precisa ele vai bem com o 2º estágio
mas, com comando fica difícil, tem os venturis pequenos
se não regular direito dá excesso em baixa e falta em alta
o meu mesmo nem sei como regular, deixo com um amigo meu q usa um em 4cil turbo
na verdade ele é tão luco q já andou com 4cil aspirado com 2 H34 juntas!!!!!
essa proeza merecia uma foto...
eu deixo uns 3 dias com ele, ele me entrega o carro monstruoso, e eu pago R$150,00
ele é o tipo de mecânico antigo, só mexe com carburado, quanto mais velho melhor!!!!

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Qui 13 Mar - 18:00:46

Troquei o cebolão do radiador e logo que rodei com o carro a ventoinha acionou quando o ponteiro foi no meio do marcador. Dias depois começou a atrasar novamente o acionamento da ventoinha cada vez mais...troquei de novo o cebolão por um de acionamento em menor temperatura, mas ainda continua passando do meio do marcador, diferentemente de antigamente. No momento a ventoinha está acionando na escala circulada na foto:


printscreen

Descobri tb que alguém retirou a válvula termostática, está sem.
O carro possui relê pra ventoinha tb.
Agora  que está eliminada a possibilidade de defeito no cebolão(troquei 2x esses dias) abrem-se novas hipóteses...estou desconfiado da bomba d'água, aparentemente é a original do carro...notei algumas vezes uma pocinha de água na direção da polia...desconfio que além de ter começado a vazar a bomba d'água está ficando ruim..
Se eu ligo o AC a temperatura não passa do meio do marcador, no máximo sobe uma escala acima do meio às vezes..

Alguém com alguma opinião?


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Diego Darth em Qui 13 Mar - 19:37:51

Troca o relé que aciona a ventoinha, é o mesmo que aciona ela qdo vc liga o AC, meu ex-Comodoro uma vez deu pau nesse relé que ainda era de alumínio Ac Delco... ele colava e a ventoinha não desligava mais, um dia eu fiquei put*!!! da vida arranquei ele e arremessei ele no chão... por incrível que pareça nunca mais deu problema... fiquei mais 2 anos com o carro e vendí ele com o mesmo relé!!!  Razz 
 
Troca ele, se não resolver parte para a bomba d'água, mas como vc disse que viu vazamento na direção dela, seria bacana já trocar tbm... é barato (cerca de R$ 80,00 da Urba... acho que esse o nome).
 
 
Meu carro usa hélice, eu gosto muito, é menos problema, mas por precaução e para alguma emergência o ex-dono (meu amigo) instalou uma ventoinha dupla auxiliar, mas essa eu aciono no painel, caso a temperatura suba além do normal eu aciono elas, em 7 meses só precisei usar 2 vezes pq estava sem o reservatório de expansão e eu estava no trânsito da Marginal Tietê num calor terrível!!!
 
Boa sorte aí.

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Qui 13 Mar - 22:01:34

Rele novo Diego...vou experimentar trocar a tampa do radiador antes, é baratinha mesmo...depois vai a bomba d'água..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Isael em Sex 14 Mar - 9:09:30

ae Rubão...
pelo menos o seu já tem o esquema do relé...a ventoinha funcionando vc fica sussegado
se vazou água na reta da polia...pode trocar a bomba, já me aconteceu isso
ela tem um furinho, e quando zoua a gaxeta interna começa a vazar, justamente pra vc ver q tem de trocá-la
se vc viu q tá sem termostática, coloque uma, se o seu é álcool ela abre á 92° e fecha á 81°
se os engenheiros passaram 10 anos projetando pra dizer q precisa da termostática...quem somos nós pra deixar sem
descobri esses dias q a minha parati tá sem termostática...
pegou serra ou subida forte o ponteirinho sobe até 3/4...dá até medo
com termostática nunca sai de 90, q é exatamente no meio!!!!
fora q se ferver começa a vazar água no cavalete d'água, q é de plástico...
ah...q dor de cabeça!!!!!! saudades do opalão...

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Diego Darth em Sex 14 Mar - 9:30:42

Nem me diga, troquei esse cavalete de um Gol algumas semanas atrás... é péssimo de mexer ali!!!

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 19:23:57

Amigos, troquei hoje no mecânico a bomba d'água e colocamos de volta a válvula termostática que tinham tirado...e acreditem continua do mesmo jeito...mesmo com a ventoinha ligada a temperatura agora está se mantendo na escala que da foto que postei acima...não chega a ferver mas segundo o marcador está acima do normal...não sei o que pode ser, será que pode ter dado um defeito no marcador ou na cebolinha do bloco e a temperatura do marcador está errada? Ventoinha ineficiente (recentemente o Paulo Corso aqui do fórum teve um problema desses).Tudo do arrefecimento é novo: radiador, mangueiras, tampa do radiador, bomba d'água, cebolão do radiador(trocado 2x nesse mês),rele da ventoinha..o carro não apresenta nenhum sinal de problemas com cabeçote, lenta normal, estável, carro não engasga nem nada...agora estou achando q vou ter q chamar o padre Quevedo...o que notei de diferente é q com a válvula termostática a temperatura sobe muito mais rápido..depois q sobe bem a temperatura fica oscilando na escala q postei acima...
Amanhã vou deixar no mecânico de novo pra fazer uns testes...


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Diego Darth em Seg 17 Mar - 19:47:17

Não existe a menor possibilidade de ser a junta do cabeçote que tá indo pro vinagre??

E o ponto?

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 20:24:03

[quote="Diego Darth"]Não existe a menor possibilidade de ser a junta do cabeçote que tá indo pro vinagre??

E o ponto?[/quote

Poh Diego não sei nem o que pensar....faz uns 8 meses fizemos um teste de compressão..estava tudo ok...ponto ajustado na pistola, perfeito...rodei mais de um ano direto sem problemas, nunca faltou água...se for alguma coisa com o cabeçote vai ser bem estranho pois não apresenta nenhum sintoma típico e nunca chegou a ferver nem nada..o carro puxa violento..o que notei bem foi que a temperatura começou a passar do meio do marcador e conforme foi passando o tempo foi gradativamente subindo mais até um ponto preocupante...foi ocorrendo aos poucos..acho q até uns 6 ou 8 meses atrás estava perfeito.


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por endrigo em Seg 17 Mar - 20:26:03

e a luz de pressão do óleo não acende??
veja que se o motor aquecer demais mesmo por problema no arrefecimento até a luz do oleo acende por que o oleo vai ficar fino demais...

mistura pobre pode fazer isso? tipo o segundo estagio ficar um pouco aberto e entrar mais ar?? sei lá to chutando..afinal parece ser uma diferença de uns 5 -10 graus a mais que o normal

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 20:31:23

endrigo escreveu:e a luz de pressão do óleo não acende??
veja que se o motor aquecer demais mesmo por problema no arrefecimento até a luz do oleo acende por que o oleo vai ficar fino demais...

mistura pobre pode fazer isso? tipo o segundo estagio ficar um pouco aberto e entrar mais ar?? sei lá to chutando..afinal parece ser uma diferença de uns 5 -10 graus a mais que o normal

Não acende a luz não e não está queimada. Carburador tb está perfeito. Não sei o que pensar sinceramente...vou ver com o mecânico amanhã pra ver se ele consegue medir a temperatura do bloco..vai que está ok e é defeito no marcador ou cebolinha do bloco...apesar q tb são novos  No 

TUDO NOVO. Tb levantei a possibilidade da ventoinha girando menos do que deveria, o Paulo Corso passou por isso.

Valeu Endrigo.


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por endrigo em Seg 17 Mar - 20:32:02

outra coisa...não some água?? nada nada?

andei com um escort CHT alcool taxado pra c. uns dois anos que sumia agua direto...porem nunca deixei faltar completava todo dia...olhei tudo que era possivel pra tentar achar o pepino e nada...resumindo troquei o carro e o cara que ficou com ele descobriu 3 meses depois o que era....bloco trincado.

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por endrigo em Seg 17 Mar - 20:34:23

vai nela e se não for ( tomara que seja) começe a pensar em alguma coisa no motor mesmo.

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 20:37:19

endrigo escreveu:outra coisa...não some água?? nada nada?

andei com um escort CHT alcool taxado pra c. uns dois anos que sumia agua direto...porem nunca deixei faltar completava todo dia...olhei tudo que era possivel pra tentar achar o pepino e nada...resumindo troquei o carro e o cara que ficou com ele descobriu 3 meses depois o que era....bloco trincado.

Baixa um pouquinho, nada de absurdo, dá pra rodar bastante sem completar...mas a bomba d'água estava vazando, não sei desde quando estava assim, pode ser q seja por causa dela...não sei..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Diego Darth em Seg 17 Mar - 20:38:54

Eu cogitei o ponto pq qdo coloquei gnv no meu ex-comodoro a oficina adiantou o ponto e acabaram adiantando demais, aí ele esquentava até praticamente o vermelho, mesmo deixando a ventuinha ligada o tempo todo! Depois que mexi no ponto ele nunca mais deu problema e a temperatura ficava no meio, só passava um tiquinho em transito pesado em dia muito quente.

Mas esse seu está um mistério mesmo!

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por endrigo em Seg 17 Mar - 20:42:27

pra ver se não é ponto que ta causando isso é só atrasar bem ( uns 5-6 graus ) e ver o resultado.. as vezes uma coisa é o que se mede com a pistola outra coisa é o ponto real...

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 20:48:16

Vcs vão me matar jájá...rs
O ponto foi ajustado faz um mês acho...tipo...depois q peguei o carro da oficina de AC o carro começou a ameaçar não pegar...tive q deixar no mecânico pra conferir o ponto...dito e feito...alguma anta lá na oficina de AC adiantou o ponto...ajustamos novamente..o carro passou a pegar que é uma beleza...mas esse problema da temperatura continuou..aliás..já vinha de alguns meses antes..mas vou perguntar pro mecânico novamente sobre o ponto.


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 20:49:13

endrigo escreveu:pra ver se não é ponto que ta causando isso é só atrasar bem ( uns 5-6 graus ) e ver o resultado.. as vezes uma coisa é o que se mede com a pistola outra coisa é o ponto real...

Como assim, ponto real? A pistola não mede 100% ?


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 20:51:03

Dei uma olhada agora pouco no nível do óleo..o mesmo nível de quando troquei faz um ano mais ou menos.


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Diego Darth em Seg 17 Mar - 20:59:29

Rubão6cc escreveu:Vcs vão me matar jájá...rs
O ponto foi ajustado faz um mês acho...tipo...depois q peguei o carro da oficina de AC o carro começou a ameaçar não pegar...tive q deixar no mecânico pra conferir o ponto...dito e feito...alguma anta lá na oficina de AC adiantou o ponto...ajustamos novamente..o carro passou a pegar que é uma beleza...mas esse problema da temperatura continuou..aliás..já vinha de alguns meses antes..mas vou perguntar pro mecânico novamente sobre o ponto.

Vamos não... temos que achar esse problema... vamos tentando!!! rsrsrs

Acontece que já ví casos de acertar o ponto com a luz, que é pela polia e aquela marcação no bloco e acontecer de não estar certo, eu tentaria atrasar um pouco em casa mesmo... faz uma marca de onde ele está agora com tinta e atrasa ele um pouco, sai roda bastante, se não mudar nada vc volta pra marcação que vc fez, aí vc não perde o ponto atual.

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 21:13:26

Diego Darth escreveu:
Rubão6cc escreveu:Vcs vão me matar jájá...rs
O ponto foi ajustado faz um mês acho...tipo...depois q peguei o carro da oficina de AC o carro começou a ameaçar não pegar...tive q deixar no mecânico pra conferir o ponto...dito e feito...alguma anta lá na oficina de AC adiantou o ponto...ajustamos novamente..o carro passou a pegar que é uma beleza...mas esse problema da temperatura continuou..aliás..já vinha de alguns meses antes..mas vou perguntar pro mecânico novamente sobre o ponto.

Vamos não... temos que achar esse problema... vamos tentando!!! rsrsrs

Acontece que já ví casos de acertar o ponto com a luz, que é pela polia e aquela marcação no bloco e acontecer de não estar certo, eu tentaria atrasar um pouco em casa mesmo... faz uma marca de onde ele está agora com tinta e atrasa ele um pouco, sai roda bastante, se não mudar nada vc volta pra marcação que vc fez, aí vc não perde o ponto atual.

Mas Diego, preste atenção no sintoma. Eu percebi claramente que com o passar do tempo a temperatura foi aumentando cada vez mais até a ventoinha ligar, vou recapitular um pouco aqui, cada vez estava demorando mais pra ligar até que um belo dia ela não ligou e o carro quase ferveu(começou a jogar água pra fora do reservatório de expansão), aí levei num auto elétrico e ele constatou que havia um mal contato na ventoinha, sanado o problema a ventoinha voltou a acionar mas ainda depois do meio do marcador..
a princípio parecia a ventoinha demorando muito pra acionar e o ponto não foi mexido nesse intervalo...pois bem já foi trocado cebolão do radiador faz umas duas semanas, e no dia que eu fui buscar o carro no auto elétrico, pasmem, estava voltando e reparei que a ventoinha acionou NO MEIO DO MARCADOR assim como era antigamente...pensei comigo, resolveu...blz...no dia seguinte já passou um pouquinho do meio pra ligar a ventoinha, e foi subindo cada vez mais, se repetindo a novela...tá tudo muito confuso...antes de voltar a válvula termostática se eu ligasse o AC a temperatura não passava do meio, hoje voltando(com a válvula de volta) notei que mesmo com o AC ligado não baixa até a metade, fica lá em cima igual da foto que postei..
Estou confuso com isso tudo, tem alguma coisa me pregando uma peça. Um sintoma desmente o outro e assim vai.


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Kako em Seg 17 Mar - 21:15:27

E o ponto pelo distribuidor, já verificou???

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Re: Defeito no marcador ou termostática?

Mensagem por Rubão6cc em Seg 17 Mar - 21:17:41

Kako escreveu:E o ponto pelo distribuidor, já verificou???

Já Kako...foi o que eu expliquei acima para os caras...o ponto está ok..


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Re: Defeito no marcador ou termostática?

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