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alivio de mola

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João Valentin
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alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Sex 21 Mar - 9:54:47

bom estive conversando com um amigo meu sobre as molas do cabeçote , ele fez um chepala, o motor foi montado com uma só , sendo q no 4cc é duas molas orininal, diz ele q o motor fiko mais leve , sobe o giro mais rapido , e eu questionei mas nao flutua valvula, e ele nao flutua, pq o sintoma de flutuação de valvula é a falha ,e o motor nao falha, e le falo assim pra mim, e assim o comando vai durar muito mais , nao vai gasta o comando , pq ele nao vai te q fazer uma força enorme pra abri a valvula , e isso q gasta comando.
ele falo assim vamo faze um teste , tiremo o carburado do teu carro e coloque no meu sem mexe em nada de regulagem , vc vai ve q a hora q nos liga o meu ele nao fika na lenta , vai fika acelerado, pq meu motortrabalha livre nao precisa de tanta gazolina e tanto ar pra fika na lenta , a gente vai te q diminui a mistura pra ele fika na lenta.

ai veio a duvida? pq todo mundo fala pra colocar molas duplas?


Última edição por João Valentin em Sex 21 Mar - 12:43:20, editado 1 vez(es)

Diegoj
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Re: alivio de mola

Mensagem por Diegoj em Sex 21 Mar - 10:00:17

Pq ele tá errado.
Mola com muita pressão estraga sim o comando, mas quando é comando cópia vagabundo.
Comando bom estraga por falta de pressão.

j ricardo
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Re: alivio de mola

Mensagem por j ricardo em Sex 21 Mar - 10:13:09

Sabe que nunca vi um 4cil original com mola dupla?


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João Valentin
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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Sex 21 Mar - 12:36:50

psé amigo , mas o meu motor e o motor dele veio com duas mola, nao tenho certeza que veio original, pode se q os antigos donos dos nossos motores colocaram essas molas, vai sabe né

DanielSS76
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Re: alivio de mola

Mensagem por DanielSS76 em Sex 21 Mar - 13:07:15

Será que o amigo não está chamando de mola a dumper que vai dentro da mola original, que tem um formato semelhante a uma lâmina enrolada?

Não é muito raro o pessoal chamar mola simples com damper de mola dupla e mola dupla com damper de mola tripla... é um equívoco...

E, de fato, não saiu opala 4 cilindros com molas duplas, somente com mola simples e a damper interna.

grande abraço

João Valentin
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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Sex 21 Mar - 13:16:30

DanielSS76 escreveu:Será que o amigo não está chamando de mola a dumper que vai dentro da mola original, que tem um formato semelhante a uma lâmina enrolada?

Não é muito raro o pessoal chamar mola simples com damper de mola dupla e mola dupla com damper de mola tripla... é um equívoco...

E, de fato, não saiu opala 4 cilindros com molas duplas, somente com mola simples e a damper interna.

grande abraço

exato amigo fui dar uma leve pesquisada sobre essa tal mola damper, e é essa mesmo q me refiro , ela vai dentro da mola , ela nao interfere em nada na pressao na mola maior? o motor do meu amigo nao ficou mais "LIVRE" q o meu q ainda tem essa tal mola ?

DanielSS76
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Re: alivio de mola

Mensagem por DanielSS76 em Sex 21 Mar - 13:26:38

Então, é bem provável que ela influencie um pouco no trabalho da mola e que a retirada dela faça com que o giro suba mais rápido mesmo... mas isso tem um preço: maior tendência a flutuação das válvulas em giros mais altos e certeza de que vai ralar o comando por falta de pressão nas rotações mais elevadas.

Se as valvulas flutuarem, poderá haver desde simples empenamento de varetas até a quebra de cabeçote, quebras de pistões até a perda total do motor...

Resumindo: não vale o risco.

Coloque as molas indicadas pelo fabricante do comando e obtenha a subida de giro mais rápido com acerto e preparação, tipo aumento da taxa de compressão, alívio e balanceamento de peças do motor, ajuste de ponto, carburação...

Com as molas adequadas para o comando o risco de flutuação de válvulas e quebra diminui muito.

Se eu tivesse que optar, preferiria molas mais fortes do que mais leves com grande chance de flutuação e quebra.

Sempre use as molas indicadas pelo fabricante do comando.

Grande abraço

João Valentin
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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Sex 21 Mar - 14:01:30

DanielSS76 escreveu:Então, é bem provável que ela influencie um pouco no trabalho da mola e que a retirada dela faça com que o giro suba mais rápido mesmo... mas isso tem um preço: maior tendência a flutuação das válvulas em giros mais altos e certeza de que vai ralar o comando por falta de pressão nas rotações mais elevadas.

Se as valvulas flutuarem, poderá haver desde simples empenamento de varetas até a quebra de cabeçote, quebras de pistões até a perda total do motor...

Resumindo: não vale o risco.

Coloque as molas indicadas pelo fabricante do comando e obtenha a subida de giro mais rápido com acerto e preparação, tipo aumento da taxa de compressão, alívio e balanceamento de peças do motor, ajuste de ponto, carburação...

Com as molas adequadas para o comando o risco de flutuação de válvulas e quebra diminui muito.

Se eu tivesse que optar, preferiria molas mais fortes do que mais leves com grande chance de flutuação e quebra.

Sempre use as molas indicadas pelo fabricante do comando.

Grande abraço

nao entedi "RALAR O COMANDO POR FALTA DE PRESSÃO NAS ROTAÇÕES MAIS ELEVADAS"
o motor nao flutua valvula , e o motorzinho dele é giradorzinho , creio eu q parado gira uns 5100 rpm , e nao flutua , pq o sintoma de flutuação é a falha , e o motor nao falha nem nada

DanielSS76
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Re: alivio de mola

Mensagem por DanielSS76 em Sex 21 Mar - 14:27:21

Imagine o comando de válvulas girando rápido e os tuchos, por não ter a pressão ideal exercida pelas molas de válvulas, dando pequenos pulos nos cames e batendo bem nas extremidades dos cames... bem, isso com o tempo, rala o came (é como se vc lixasse a parte mais alta do comando) e para dar diferença no funcionamento do motor, não precisa mais do que 1mm.

Dentro de pouco tempo, um ou mais cames estarão ralados e o comando não prestará mais. Nesse processo, possivelmente os tuchos serão também perdidos..

Abraço


João Valentin
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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Sex 21 Mar - 14:35:14

Perfeito danieSS76 entendi , vou falar pra ele colocar denovo as damper pra nao ter perda de comando , obrigada pela explicaçao detalhada, é sempre bom aprender
Abraço

BANDIT
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Re: alivio de mola

Mensagem por BANDIT em Sex 21 Mar - 14:49:00

Posso estar enganado...mas o opala 4cc...é mola simples !

se o motor está original.....não tem necessidade de molas duplas.....(que provavelmente sejam de 6cc moderno ou de um motor 250/S) 

mola com menor carga realmente  deixa o motor subir + rápido ......só que se não tiver carga final suficiente rala o comando !
Pelo oque entendi é isso não ......vai fazer falta a mola interna .  OKK

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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Sex 21 Mar - 14:55:34

BANDIT escreveu:Posso estar enganado...mas o opala 4cc...é mola simples !

se o motor está original.....não tem necessidade de molas duplas.....(que provavelmente sejam de 6cc moderno ou de um motor 250/S) 

mola com menor carga realmente  deixa o motor subir + rápido ......só que se não tiver carga final suficiente rala o comando !
Pelo oque entendi é isso não ......vai fazer falta a mola interna .  OKK

me expressei errado ao dizer mola dupla na verdade é essa tal mola dumper q foi tirado do motor dele, (eu contei a mola dumper como uma mola normal), mas uma coisa q nao intendo como q nao flutua valvula sem a damper?

BANDIT
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Re: alivio de mola

Mensagem por BANDIT em Sex 21 Mar - 15:19:22

Mola ,com  Dumper é mola importada !
Eu normalmente retiro o damper e adapto uma mola interna ! ( normalmente consigo deixar com pouca pressão Inicial e  pressão suficiente final ) ....o dumper com o passar do tempo pode quebrar....já vi isso 3X em corrida de Stock !

Se está com comando original.....não precisa nem dessas molas !

as molas originais seria desse tipo (duplas)



molas importadas com Dumper seriam assim :



Teria que saber oque tem lá dentro !


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

há mola de opala 4cc é assim :




 OKK

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Re: alivio de mola

Mensagem por RN_Willemann em Sex 21 Mar - 17:53:10

dizem que dá pra adaptar mola de fiat, só nao sei qual....

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Re: alivio de mola

Mensagem por frederico santos em Sex 21 Mar - 19:00:12

RN_Willemann escreveu:dizem que dá pra adaptar mola de fiat, só nao sei qual....
Ja vi algo assim tb.Se não me engano as do Fiat 147 1030cc mas eram p Dodge  .é isso?Pelo menos foi o que dizia aquelas antigas oficinas mecânicas!!

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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Seg 24 Mar - 7:38:58

BANDIT escreveu:Mola ,com  Dumper é mola importada !
Eu normalmente retiro o damper e adapto uma mola interna ! ( normalmente consigo deixar com pouca pressão Inicial e  pressão suficiente final ) ....o dumper com o passar do tempo pode quebrar....já vi isso 3X em corrida de Stock !

Se está com comando original.....não precisa nem dessas molas !

as molas originais seria desse tipo (duplas)



molas importadas com Dumper seriam assim :



Teria que saber oque tem lá dentro !


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

há mola de opala 4cc é assim :




 OKK

amigo as mola que tem no meu 4cil e no dele é mesmo essa damper, se nao veio original, devem te colocado, pois ela nao é mola simples

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Re: alivio de mola

Mensagem por BANDIT em Seg 24 Mar - 19:30:46

frederico santos escreveu:
RN_Willemann escreveu:dizem que dá pra adaptar mola de fiat, só nao sei qual....
Ja vi algo assim tb.Se não me engano as do Fiat 147 1030cc mas eram p Dodge  .é isso?Pelo menos foi o que dizia aquelas antigas oficinas mecânicas!!



ehehehehehehe

tão longe pra


BANDIT
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Re: alivio de mola

Mensagem por BANDIT em Seg 24 Mar - 19:34:56

Bem então vc. tem certeza que é esse tipo de mola que vc. tem no seu cabeçote ?



Isso é mola importada pra comando muito + alto (brabo) que o seu comando original GM

dai sim com certeza retirando o dumper a vc. retira um pouco de pressão da mola ......que não precisa de tanta pressão pra um comando original

se não ralou o comando ......

é bom trocar pelas originais GM . OKK

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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Ter 25 Mar - 9:19:43

BANDIT escreveu:Bem então vc. tem certeza que é esse tipo de mola que vc. tem no seu cabeçote ?



Isso é mola importada pra comando muito + alto (brabo) que o seu comando original GM

dai sim com certeza retirando o dumper a vc. retira um pouco de pressão da mola ......que não precisa de tanta pressão pra um comando original

se não ralou o comando ......

é bom trocar pelas originais GM . OKK


amigo bandit minhas molas sao igual a da direita , uma mola normal e uma dentro dela http://imagizer.imageshack.us/a/img855/4269/260920121071.jpg

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Re: alivio de mola

Mensagem por BANDIT em Ter 25 Mar - 12:46:25




Vc está com um porrete de mola ....provavelmente 6005 !

pra comando original.....não vale apenas.....ela está segurando muita força de baixa.....

sem dúvida melhorou muito o opala do seu amigo em retira o dumper da mola ....

se colocar a mola de válvula original.....vai melhor + ainda a resposta de baixa  do motor !
o motor vai girar muito + rápido ! 


se tivesse comando .....ai sim teria que ter essa mola !


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Muita coincidência 2 opalas 4cc ....originais com molas importadas ! 

é um fato inusitado e muito curioso ! 

Meu conselho é comprar molas originais e guardar  essas ......vai que num dia vc. compre um comando ! OKK

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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Ter 25 Mar - 12:56:34

BANDIT escreveu:


Vc está com um porrete de mola ....provavelmente 6005 !

pra comando original.....não vale apenas.....ela está segurando muita força de baixa.....

sem dúvida melhorou muito o opala do seu amigo em retira o dumper da mola ....

se colocar a mola de válvula original.....vai melhor + ainda a resposta de baixa  do motor !
o motor vai girar muito + rápido ! 


se tivesse comando .....ai sim teria que ter essa mola !


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Muita coincidência 2 opalas 4cc ....originais com molas importadas ! 

é um fato inusitado e muito curioso ! 

Meu conselho é comprar molas originais e guardar  essas ......vai que num dia vc. compre um comando ! OKK

nao da para retirar apenas as mola dumper? ou melhor compra mola pra 4cc mesmo?
obigado pela explicação

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Re: alivio de mola

Mensagem por DanielSS76 em Ter 25 Mar - 13:04:49

Creio que deva estar havendo algum engano aqui...

As molas originais de opala 4 cil que conheço são as que o João Valentin postou por último. São molas simples com dumper interno. Não tem nada a ver com as Iski 6005 que o Bandit postou.

Uma pena que já vendi o cabeçote do meu 4 cil, senão tirava umas fotos detalhadas para postar no tópico.

Tudo que sei sobre opalas estou apreendendo aqui no fórum, com mestres como o Bandit, o J. Ricardo (que sabe tudo de opala 4 cil) e outros tantos que possuem vasto conhecimento prático e teórico, mas todos os cabeçotes de opala 4 e 6 cil que vi até hoje possuem molas simples com dumper interno.

Pense bem, será que vc e o seu amigo seriam tão sortudos de encontrar 2 cabeçotes de opala 4 cil com molas importadas?

Se o carro fosse meu, montava com essas molas que tem aí com o dumper interno no lugar (desde que o comando seja o original ou com mesma graduação do original - se for mais alto é outra história). Mas, como o carro é seu, vc decide, hehehe.

Abraços

DanielSS76
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Re: alivio de mola

Mensagem por DanielSS76 em Ter 25 Mar - 13:15:34

Nas fotos que o Bandit postou dá pra ver bem a diferença (olhando por cima da mola fica mais fácil ainda). As molas duplas importadas possuem uma mola externa, o dumper e uma mola interna.

As simples que vc postou possuem uma mola externa e o dumper.

Não sei se é só aqui no Sul que confundem, mas já vi muita gente chamando mola dupla com dumper de mola tripla e mola simples com dumper de mola dupla... é um equívoco.

Abraço

João Valentin
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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Ter 25 Mar - 13:27:41

apos sair do trampo vo ir numa oficina de um amigo, ele tem uns 4 cabeçote nun canto la , vo tirar uma foto e posto aki , pra ve se eles tem essa tal mola dumper

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Re: alivio de mola

Mensagem por DanielSS76 em Ter 25 Mar - 13:35:19

Mola simples vc tira o dumper (que esse negócio que parece uma lâmina enrolada em formato de mola) e sobra só a mola externa.

Mola dupla vc tira o dumper e ainda sobram duas molas a externa e a interna.

Também existem molas duplas sem o dumper,mas daí já é outra história.

Dê uma conferida nestes outros cabeçotes que falou e verá que tem a dumper interna, a menos que alguém ja tenha tirado.

Depois nos informe aqui o resultado de sua pesquisa.

Boa sorte.

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Re: alivio de mola

Mensagem por DanielSS76 em Ter 25 Mar - 13:42:05

Mola simples sem damper:

https://www.veloparts.com.br/index.php?&acao=produto_atual&cd_produto=1417&cd_subgrupo=0&cd_grupo=145&cd_subgrupo2=0

Mola simples com damper:

https://www.veloparts.com.br/index.php?&acao=produto_atual&cd_produto=3029&cd_subgrupo=0&cd_grupo=145&cd_subgrupo2=0

Mola dupla com damper:

https://www.veloparts.com.br/index.php?&acao=produto_atual&cd_produto=2621&cd_subgrupo=0&cd_grupo=145&cd_subgrupo2=0

Abraço

João Valentin
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Re: alivio de mola

Mensagem por João Valentin em Ter 25 Mar - 17:52:49

fui na oficina e o resultado foi que todos os cabeçotes de 4cil tem a mola dumper dentro
segue uma foto em q tirei com o celular do cabeçote

click image upload

Eduardo Nascimento
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Re: alivio de mola

Mensagem por Eduardo Nascimento em Ter 25 Mar - 18:28:41

João Valentin escreveu:fui na oficina e o resultado foi que todos os cabeçotes de 4cil tem a mola dumper dentro
segue uma foto em q tirei com o celular do cabeçote

click image upload

Olá amigos, todos os cabeçotes dos meus motores 4 cil eram assim mola e damper, o unico que eu tive que era simples era um 153 a gas. Eu sempre achei que todos os 151 eram assim mola e damper scratch 

Uma vez nas experiências de receitas baratas, montei meu cabeçote com valvulas e molas de Chevrolet Brasil, como as valvulas são cortadas e a mola era simples o resultado, achatei todas kkkk, mas o carro virava 6.500 rápido, com um comando 288º e 12,5:1 de taxa, até eu ouvir um baruho e quando tirei a tampa para regular as valvulas descobri que já não tinham mais pressão, todas formaram aquele chapeuzinho chinês, foi tudo para o saco...


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Re: alivio de mola

Mensagem por Marcelo74v8 em Ter 25 Mar - 21:43:18

A opinião que eu compartilho é a seguinte:
Comprou comando novo, use as molas recomendadas pra ele. É normal ver isso nas especificações da Crane, Crower, Isky, Comp, Mopar, etc. Veja um exemplo nesse comando da Isky. Sugere o uso de molas e já cita o modelo. Aqui no Brasil que a GM #%&* na (des)informação e deixaram muitos à própria sorte, adivinhando graduação e duração de comando x, y, esquema elétrico de Opala, etc. O "Conheça seu Opala" é uma dádiva dos anjos, diante de tão poucos artigos técnicos da GM sobre o Opala. Já Ford (maveko, Landau, etc), Dodge (Dart, etc) há manuais e esquemas DE FABRICA muito informativos. Mais um exemplo que ter Opala não é pra qualquer um. Tem que se virar na elétrica, mecânica rsrsr.

Mas é isso: Fabricante de comando que omite info no quesito "molas recomendadas" é fumo. Não adianta achar que mola dupla do cabeçote 586 é receita feita pra qualquer tipo de bolo. Pode dar certo pra um comando mas detonar outro.


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Re: alivio de mola

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