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CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

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Isael
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Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Sex 28 Mar - 8:40:59

e aí galera...
como já disse em outros tópicos, eu mesmo estou fazendo o meu 6cil
motor retificado, tudo pronto só aguardando chegar o danado: kit Comp Cams 280H
lendo esse manual: http://www.compcams.com/v002/Instructions/Files/COMP4-116.pdf

ele diz para, durante o amaciamento (break-in),
montar o cabeçote SEM as molas internas (the inner spring must be removed during break-in)
montar com uma pré-carga (recommended lifter pre-load should be set .045" or 1 turn of the wrench past zero lash)
usar óleo NÃO SINTÉTICO (we do not recommend the use of synthetic motor oils during the break-in process) 10w30/15w50
e segurar a rotação entre 2000 e 2500RPM por 30min

Blz...já me veio a mente amaciando o motor no dino...
mas...não entendi essa pré-carga de 0,045"!!!
isso seria uma folga, ou devo apertar mais uma volta na chave????   

Algum mestre aí se habilita???

j ricardo
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por j ricardo em Sex 28 Mar - 10:30:26

na verdade tambem nao entendi...

lendo ao pe da letra, ficou esquisito... "uma volta a mais na chave depois de passar da folga zero"?

EU faria o normal mesmo, regularia folga zero e faria o amaciamento com cautela...


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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 28 Mar - 10:44:33

Nã..nã...

Monta com as molas duplas mesmo. Se não depois é muita mão de obra e gasto ter de remover o cabeçote para colocar a mola interna. Não vai fazer diferença nenhuma no fim das contas.

"1 turn of the wrench past zero lash"

Isso e refere a regulagem das válulas. Lash = folga das válvulas. No hidráulico é 0, ou seja, quando não há mais folga entre o o tucho e a vareta. Isso + "1 turn of the wrench" ou uma volta da chave, 360°, depois da folga 0. Eu prefiro dar 1/2 volta. Acho 1 volta meio demais. Dependendo do tucho periga até dar uma enforcadinha na válvula.

Lembrar de lubrficar bem com o "brake in oil" (óleo que vem na embalagem do comando), os lóbulos e a face dos tuchos.

Monta tudo e e deixa o motor funcionar 30 min nessa rotação 2000-2500. Isso é pra amaciamento.

Espero ter ajudado.


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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por lucas zandonai em Sex 28 Mar - 19:03:45

aproveitando o topico,queria saber qual mola usar com comando isky 525-b,que seja somonte tirar as originais e colocar elas,se precisa trocar prato e trava,vi umas procomp a carga delas e correta para este comando,e o problema é q na minha cidade nao tem ninguem q confira a carga das molas...

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Seg 31 Mar - 7:08:49

Muito obrigado J Ricardo e Sr. Bianchi!!!!!
depois de pesquisar (e estudar um pouco de inglês...) ví q é uma folga de 0,045" nas válvulas
ou seja, uma volta ANTES da folga zero (recommended lifter pre-load should be set .045" or 1 turn of the wrench PAST zero lash)
sei que parece desnecessário, ou um pouco exagerado mas...
contando o fato de que na primeira vez q montei um comando bravo, simplismente instalei e sai acelerando
acabou comendo os cames, a ponto de algumas válvulas não abrirem mais!!!!!
então, eu prefiro ter mais trabalho regulando assim, do que mandar um Comp Cams pro lixo daqui a 2 anos!!!!

Muito obrigado pela força pessoal!!!!!

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Seg 31 Mar - 7:21:39

lucas zandonai escreveu:aproveitando o topico,queria saber qual mola usar com comando isky 525-b,que seja somonte tirar as originais e colocar elas,se precisa trocar prato e trava,vi umas procomp a carga delas e correta para este comando,e o problema é q na minha cidade nao tem ninguem q confira a carga das molas...

e aí Lucas...
tem um tópico sobre o Isky 525-B, não me lembro quem agora
mas montou com tudo original, só com o 525-B
o pratinho original quebrou no meio, a válvula caiu no pistão e ele teve de refazer o motor!!!!!

cara, na boa, faça como eu, compre o kit completo!!!!!!
as molas certas só se encaixam 100% nos pratos certos, que só encaixam nas travas certas
não faça economia burra!!!!!!
quase fiz isso tbm...mas com esse tópico mudei de idéia

entrei em contato com o Rafael da 101 Racing
fiz um orçamento do kit completo Isky (230526) e do kit completo Comp Cams 280H (K61-246-4)
andei no Landau do meu amigo com o Comp 280H e gostei muito
acertei com o Rafael, só tô esperando esse kit Comp chegar pra rodar com o opalão!!!!!

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Seg 31 Mar - 7:39:49

o caso que disse acima tá nesse tópico do amigo Cleiton:
http://www.opaleirosdoparana.com/t31923-comando-isky-525b-e-tuchos-crower

Sr.Bianchi
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 31 Mar - 14:19:23

Hmmm...
Acho que não é isso não, Isael. Veja bem:
Past = após, depois. "past zero lash"= após a folga 0. Ele não está se referindo a folga (lash em inglês), mas sim a "pre-load". Se você deixar com folga vai ficar batendo e não vai comprimir como deve a pastilha/mola do tucho.

Para você medir esse .045'', só será possível se você utilizar um relógio comparador na ponta do balanceiro.

De uma lida aqui:

Setting Hydraulic Lifter Pre-load (Adjustable Valve Train)

When installing a hydraulic cam, lifters or rocker arms, establishing the correct lifter pre-load improves both performance and engine life. Insufficient pre-load will create excessive valve train noise and wear. Excessive pre-load will cause rough idling and low manifold vacuum, and can even lead to severe engine damage. With an adjustable valve train, proceed as follows:

Install the pushrods and rocker arms. Be sure the pushrods are seated correctly in the lifter and rocker arm. Turn the engine over in the direction of rotation until the EXHAUST pushrod just begins to move upward, opening the valve. Now adjust the INTAKE rocker of that cylinder. Carefully tighten the nut on the intake rocker while spinning the pushrod with your fingertips. You will feel a slight resistance in the pushrod when you have taken up all of the clearance. This is “zero lash.” Turn the adjusting nut to the specified pre-load – typically 1/4-3/4 of a turn, but this will vary based on the lifter number.

Turn the engine in its rotation direction until the intake pushrod comes all the way up and almost all the way back down. Now set the EXHAUST rocker to “zero lash” and add the specified pre-load. Repeat this process for all remaining cylinders.

Fonte: http://www.compcams.com/v002/Pages/405/lifter-tech-faq.aspx#HydraulicLifterPreLoad

Em mecânico de ajusta "lash", ou folga. Em hidráulico, se ajusta "pre-load", que seria a carga na pastilha do tucho, que é a 1 volta após a folga 0.

No que eu puder ajudar, to aí.

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Ter 1 Abr - 8:09:04

Opa...entendi perfeitamente Sr. Bianchi...
é assim q vou proceder, esse método foi até vc q me disse uma vez né?
de regular as válvulas, q me ensinaram de um jeito muito difícil...
Valeu mesmo pela ajuda hein...tenho q descobrir como qualificar essas respostas tão úteis!!!!
rsrsrsrs

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Dom 11 Jan - 18:35:03

pessoal...tô precisando de uma força....
alguém sabe o que precisa fazer
pra colocar essas molas no cabeçote 831????
na retífica vi que as molas internas não entram
precisa "afinar" as guia de valvulas, mas e a base???
a altura da mola é a mesma da original???
ou precisa rebaixar???
lembrando que não vou usar balanceiros roletados!!!!
tem algo mais que preciso fazer no cabeçote????

Sr.Bianchi
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Sr.Bianchi em Dom 11 Jan - 19:02:22

Isael escreveu:pessoal...tô precisando de uma força....
alguém sabe o que precisa fazer
pra colocar essas molas no cabeçote 831????
na retífica vi que as molas internas não entram
precisa "afinar" as guia de valvulas, mas e a base???
a altura da mola é a mesma da original???
ou precisa rebaixar???
lembrando que não vou usar balanceiros roletados!!!!
tem algo mais que preciso fazer no cabeçote????

Fala Isael!

O que eu fiz no meu foi o seguinte, lembrando que era de omega/silverado: foi alargado o diametro da base onde assenta a mola, pois a 986 tem diametro externo superior a original. Porém, não foi rebaixado esta base onde assenta a mola. A torre da guias comportou a mola interna, mas se no seu não entra, não creio que terá problemas em tirar um pouco de material.

Não tenho mais nem as originais nem as comp pra comparar a altura.

Acredito que essa seja a maneira correta. Mas caso ainda tenha dúvidas, você pode montar a mola, travar ela e ver quanto ela baixa nessa pré-carga inicial. Depois coloque num medidor de pressão de molas, de pressão nela até que chegue na mesma altura que fica no cabeçote quando montada e veja quanto de pressão está dando e se bate com a pressão inicial que consta na ficha dela. Isso se tiver acesso ao equipamento.

Uma sugestão que eu lhe dou, é caso ainda não tenha essa intenção, coloque prisioneiros rosqueados. Não são caros e vão lhe dar segurança, visto que essas molas tem bastante carga. Para instalar, foi retirado 12 mm da torre do prisioneiro, para que o mesmo não ficasse tão alto quando instalado.

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Seg 12 Jan - 13:22:20

Putz Sr.Bianchi....me salvou mais uma vez!!!!!        
As vezes eu tenho problemas com a retífica, eles resistem contra os pedidos de performance
a gente pede algo e eles ficam debatendo q tá errado, q isso não existe....essas coisas

então não tem jeito, tem que trocar os prisioneiros né...e tem de colocar os roletados???

Sr.Bianchi
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 12 Jan - 14:15:25

Olha, se tu tiver verba pros roletados fica legal, mas não é necessário. O legal mesmo seria ter tucho e balanceiro roletado, aí sim! Mas no meu usei balanceiro original.

Cara retífica é fo**. Não é diferente de qualquer outra empresa, ou seja, sempre tem uma penca de gente que não sabe muito bem o que ta fazendo. Eles sabem o básico. Se quiser uma coisa especial, tem que desenhar, encenar um teatrinho e de assinar um termo de responsabilidade.

Aqui o cara não sabia que prisioneiro de opala era prensado. Achava que era parafusado. Aí tive que sugerir uma maneira de remover. Quando foi trabalhar para alargar a base, tava com medo de dar numa galeria d'agua, tive que insistir que não havia problema, que podia "meter bala".

Agora, louco é quem monta motor sem conferir medidas de mancais etc, ou seja, a maioria dos mecânicos são loucos. Imagina fazer um motor inteiro e ter que pagar garantia pro cliente por conta de caga** da retífica...


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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Edu Tsuzuki em Seg 12 Jan - 20:25:10

Isael escreveu:Putz Sr.Bianchi....me salvou mais uma vez!!!!!        
As vezes eu tenho problemas com a retífica, eles resistem contra os pedidos de performance
a gente pede algo e eles ficam debatendo q tá errado, q isso não existe....essas coisas

então não tem jeito, tem que trocar os prisioneiros né...e tem de colocar os roletados???

Olha,não querendo me intrometer porque a pergunta nao foi pra mim,mas,no meu montei com balanceiros originais e os prisioneiros foi colocado pinos elasticos,estao aguentando bem,o que náo esta aguentando sao as valvulas de admissao que sao da Chevrolet Brasil que esta rompendo as pontas provavelmente por causa da carga de molas,as de escape sao Manley estao perfeitas.Acho que o ideal seria os balanceiros roletados com os devidos prisioneiros,mas pelo menos pra mim nao dá.Se a verba der acho que vale a pena...

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Ter 13 Jan - 6:39:26

Blz pessoal, muito obrigado de novo...
agora eu consigo comprar os prisioneiros, mas os roletados 1,75 estão caros pra caramba!!!!!
tô pensando em comprar 1,72 na 101 Racing...é o mais barato que ví até agora...550dilmas

Sr.Bianchi, os 12mm foi só pra não ficar muito alto???
os prisioneiros são mais compridos ou os pratinhos Comp são diferentes???

Isael
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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael em Sab 12 Dez - 22:16:04

Montei o Opalão CompCams 280H mas, está só com as molas externas...semana que vem vou meter as molas internas e trocar o óleo!!!

http://www.opaleirosdoparana.com/t41447-retifica-completa-do-6-caneco-e-kit-comp-cams-280h#683802

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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por frederico santos em Ter 15 Dez - 13:40:08

Sr Bianchi esse valor de 0,045" é a folga que necessária para que depois seja feito o aperto de uma volta que é o recomendado pelo comando ? É isso?

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Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

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