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CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

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ivan_SS
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CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Sab 29 Mar - 2:25:37

Boa noite amigos, bom, estou com um problema que não consigo encontrar uma solução...
Troquei a mecânica do meu SS recentemente, e já tinha o painel de 7 mil rpm e 200 km/h aguardando a tempos essa troca, pois bem, assim que troquei a mecânica já substitui o painel, o problema é que o conta-giros marca bem a menos, o mais interessante que o conta-giros do 4 cil (original do meu carro) funciona perfeitamente... acreditava eu então que podia ser problema no conta-giros (descartei com o uso de mais um painel funcionando, liguei em paralelo na saída do módulo de ignição e ele se comportou da mesma forma) ou módulo de ignição diferente (sabendo que estava usando o mesmo módulo quando era 4 cil) testei hoje de uma caravan 91 6 cil original com o conta-giros funcionando e o comportamento foi o mesmo... Alguém pode me dar uma luz??? Ele continua como se fosse o sinal do 4 cil( poderia ser a bobina usada (MI)???

abraçoSS e obrigado desde já

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por IVAN4100 em Sab 29 Mar - 7:17:19

Fala ivanSS, beleza, xará?

Com esse nome, só pode ser gente boa! Rss...

Olha, eu não sei muito sobre isso. Mas você colocou motor 6 cilindros num opala que era antes 4 cilindros, foi isso?

Dando um chute: será que não precisaria mexer em diferencial e câmbio?

Novamente: é só um chute mesmo.

Mas tenha um pouco de paciência, que logo, logo, os opaleiros mais experientes daqui virão lhe ajudar.

Diego Darth
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por Diego Darth em Sab 29 Mar - 11:03:22

ivanqueropala escreveu:Fala ivanSS, beleza, xará?

Com esse nome, só pode ser gente boa! Rss...

Olha, eu não sei muito sobre isso. Mas você colocou motor 6 cilindros num opala que era antes 4 cilindros, foi isso?

Dando um chute: será que não precisaria mexer em diferencial e câmbio?

Novamente: é só um chute mesmo.

Mas tenha um pouco de paciência, que logo, logo, os opaleiros mais experientes daqui virão lhe ajudar.

Eu acho que não Ivan, se fosse problema só no Velocímetro aí sim poderia ser câmbio (pinhão) ou talvez no diferencial, mas acho que só o pinhão do cambio influenciaria no velocímetro. O Canta giros funciona com sinal da bobina, eu acredito que pode ser por causa da bobina do Gol... mas tbm não tenho certeza, afinal tem Opala 6cil que usa bobina do Gol e não apresenta esse problema.  scratch

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por leonardo opaleiro em Sab 29 Mar - 13:47:14

Eu descarto a questao da bobina, pois coloquei do gol MI no meu e nao mudou nada, apenas proporciona uma queima melhor!

kdt_go
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por kdt_go em Sab 29 Mar - 14:00:01

ja mexeu no reostato que tem em cima dele?

IVAN4100
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por IVAN4100 em Sab 29 Mar - 14:59:19

Diego Darth escreveu:
ivanqueropala escreveu:Fala ivanSS, beleza, xará?

Com esse nome, só pode ser gente boa! Rss...

Olha, eu não sei muito sobre isso. Mas você colocou motor 6 cilindros num opala que era antes 4 cilindros, foi isso?

Dando um chute: será que não precisaria mexer em diferencial e câmbio?

Novamente: é só um chute mesmo.

Mas tenha um pouco de paciência, que logo, logo, os opaleiros mais experientes daqui virão lhe ajudar.

Eu acho que não Ivan, se fosse problema só no Velocímetro aí sim poderia ser câmbio (pinhão) ou talvez no diferencial, mas acho que só o pinhão do cambio influenciaria no velocímetro. O Canta giros funciona com sinal da bobina, eu acredito que pode ser por causa da bobina do Gol... mas tbm não tenho certeza, afinal tem Opala 6cil que usa bobina do Gol e não apresenta esse problema.  scratch

Entendi Diego.

Bom, é como eu disse: não entendo disso. Apenas dei um chute. Eu nem sabia da relação do conta giros com a bobina.

Valeu pela dica! É assim que enriquecemos o fórum e ajudamos os demais!


ivan_SS
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Sab 29 Mar - 18:39:49

kdt_go escreveu:ja mexeu no reostato que tem em cima dele?
Amigo, boa noite, então, desmontei o painel que tenho a mais (não o que está no carro) e o conta-giros não possuiu nenhuma espécie de reostato ou algo que possa ser regulado, diferente do conta-giros que tinha antes (do 4 cil).
Vi um tópico que você comentou que tinha um painel de 7 mil no seu carro, você usa bobina e módulo original???
Obrigado
AbraçoSS

ivan_SS
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Sab 29 Mar - 18:41:10

leonardo opaleiro escreveu:Eu descarto a questao da bobina, pois coloquei do gol MI no meu e nao mudou nada, apenas proporciona uma queima melhor!
Amigo, o conta-giros do seu carro é de 7 mil rpm?
Estava pensando na possibilidade de isso ocorrer apenas com esse, em específico
AbraçoSS

ivan_SS
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Sab 29 Mar - 18:45:50

Diego Darth escreveu:
ivanqueropala escreveu:Fala ivanSS, beleza, xará?

Com esse nome, só pode ser gente boa! Rss...

Olha, eu não sei muito sobre isso. Mas você colocou motor 6 cilindros num opala que era antes 4 cilindros, foi isso?

Dando um chute: será que não precisaria mexer em diferencial e câmbio?

Novamente: é só um chute mesmo.

Mas tenha um pouco de paciência, que logo, logo, os opaleiros mais experientes daqui virão lhe ajudar.

Eu acho que não Ivan, se fosse problema só no Velocímetro aí sim poderia ser câmbio (pinhão) ou talvez no diferencial, mas acho que só o pinhão do cambio influenciaria no velocímetro. O Canta giros funciona com sinal da bobina, eu acredito que pode ser por causa da bobina do Gol... mas tbm não tenho certeza, afinal tem Opala 6cil que usa bobina do Gol e não apresenta esse problema.  scratch

Fala Xará, então cara, como o amigo Diego disse, diferencial e cambio não influenciam nessa parte, apenas no velocimetro... Dentro de alguns dias estarei trocando a relação do meu dana pela 3,07, aí sim terei que encontrar um novo pinhão para o cambio... Agradeço pela ajuda... Vou tentar substituir a bobina... veremos no que dá...
AbraçoSS

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por adpachec em Sab 29 Mar - 19:05:35

kdt_go escreveu:ja mexeu no reostato que tem em cima dele?

O conta giros tem uma chave para ajuste de acordo com o número de cilindros.....4, 6 e 8 cilindros.

Matou a charada..................

Diego Darth
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por Diego Darth em Sab 29 Mar - 19:14:08

adpachec escreveu:
kdt_go escreveu:ja mexeu no reostato que tem em cima dele?

O conta giros tem uma chave para ajuste de acordo com o número de cilindros.....4, 6 e 8 cilindros.

Matou a charada..................

Tem? Nossa nunca ví, que legal, tenho um painel original do meu (83) que é do 250-S vou ver esse reostato antes de instalar pra ver se está certo.

 OKK

Elizeus151
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por Elizeus151 em Sab 29 Mar - 21:41:07

sunny farao rendeer santa bounce Basketball Embarassed 


Última edição por Elizeus151 em Sab 29 Mar - 21:44:41, editado 1 vez(es)

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por Elizeus151 em Sab 29 Mar - 21:43:20

é isso colega, o contagiros tem diferença entre os motores de 4 e de 6 cilindros à calibração é diferente para cada motor conclusão vai ter variação na medição dos pulsos e consequentemente diferenças na medição do relógio contagiros..... affraid 

ivan_SS
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Dom 30 Mar - 0:25:40

adpachec escreveu:
kdt_go escreveu:ja mexeu no reostato que tem em cima dele?

O conta giros tem uma chave para ajuste de acordo com o número de cilindros.....4, 6 e 8 cilindros.

Matou a charada..................

Amigo, essa chave é para conta-giros universais... O meu é o original dos opalas 250-S (SS ou comodoro)
E o mesmo, como disse, não apresenta nem reostato nem chave para adequação...
AbraçoSS

ivan_SS
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Dom 30 Mar - 0:29:52

Elizeus151 escreveu:é isso colega, o contagiros tem diferença entre os motores de 4 e de 6  cilindros à calibração é diferente para cada motor conclusão vai ter variação na medição dos pulsos e consequentemente diferenças na medição do relógio contagiros..... affraid 

sim amigo, o problema é que estou com um problema inverso, o conta-giros do 4cil funciona correto no 6 e o do 6 funciona errado (marca a menos). De alguma forma ele ainda recebe o sinal de como se fosse um 4 cil...
AbraçoSS

Elizeus151
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por Elizeus151 em Dom 30 Mar - 3:13:23

amigo se vc já fez este teste desconsidera ...ok,pega uma pistola de ponto com rpm e veja se realmente o conta giros do 4 funciona como voce diz ... desculpe se não ajudei,,,,conheço igaraçu morei por 6 anos em barra bonita ....lugar muito bom ..... só não tenho saudades das queimadas de cana por causa do pó preto em casa.....valeu;;;;

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Dom 30 Mar - 3:48:14

Elizeus151 escreveu:amigo se vc já fez este teste desconsidera ...ok,pega uma pistola de ponto com rpm e veja se realmente o conta giros do 4 funciona como voce diz ... desculpe se não ajudei,,,,conheço igaraçu morei por 6 anos em barra bonita ....lugar muito bom ..... só não tenho saudades das queimadas de cana por causa do pó preto em casa.....valeu;;;;

Agradeço o conselho amigo... quanto a funcionar, sem dúvida o conta-giros do 4 cil está correto... liguei os dois em paralelo, com o giro bem alto (4,5 mil rpm no do 4 cil) mostrava 2 mil rpm no de 7 mil rpm... Ou seja, pelo que entendi, o sinal permanece do 4 cil...
Quando ainda não tinha montado o 6 cil havia já tentado colocar esse conta-giros, porém, ele se comportou da mesma forma que hoje com a mecânica 6...

Quanto a cidade, que mundo pequeno hein... hehe... Cara, felizmente as queimadas de cana caíram drasticamente, hoje está quase tudo mecanizado, dispensando as queimas... Com certeza isso contribuiu e muito para a qualidade do ar... hehe!!!
abraçoSS, tenha um ótimo domingo

adpachec
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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por adpachec em Dom 30 Mar - 9:49:39

O conta giros não conta os "giros" e sim a quantidade de pulsos na bobina, é como ficar ligando e desligando o interruptor de luz, se você conseguisse ligar e desligar muuuuuuuito rápido iria parecer que a lâmpada estaria ligada direto.
No 6cc como tem 02 cilindros a mais que o 4cc então os pulso são mais constantes, se ajusta colocando um resistor no positivo chave, mas para não fazer besteira tem que conseguir alguém que o desmonte e no resistor  que já esta lá, trocar por um de valor superior, de mais ou menos 50% acima, já que, os 02 cilindros a mais do 6cc é um aumento "teórico" de 50% no número de pistões.....e de pulsos na bobina.

É onde esta escrito "POT 10K" no exemplo, no desenho é um potênciometro de 10 Kilohms (tipo um botão de ajuste variavél).



É aqui dentro que tem que mexer (apenas exemplo):


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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por ivan_SS em Dom 30 Mar - 17:11:02

adpachec escreveu:O conta giros não conta os "giros" e sim a quantidade de pulsos na bobina, é como ficar ligando e desligando o interruptor de luz, se você conseguisse ligar e desligar muuuuuuuito rápido iria parecer que a lâmpada estaria ligada direto.
No 6cc como tem 02 cilindros a mais que o 4cc então os pulso são mais constantes, se ajusta colocando um resistor no positivo chave, mas para não fazer besteira tem que conseguir alguém que o desmonte e no resistor  que já esta lá, trocar por um de valor superior, de mais ou menos 50% acima, já que, os 02 cilindros a mais do 6cc é um aumento "teórico" de 50% no número de pistões.....e de pulsos na bobina.

É onde esta escrito "POT 10K" no exemplo, no desenho é um potênciometro de 10 Kilohms (tipo um botão de ajuste variavél).



É aqui dentro que tem que mexer (apenas exemplo):


Boa tarde amigo, primeiramente gostaria de agradecer pela aula... hehe!!!
Pois bem, infelizmente na minha região não encontro um profissional capacitado para tal serviço... E pelo que eu saiba, o problema em si não está no Conta-giros, e sim no sinal que ele está recebendo, que ainda seria um sinal, como você disse, mais fraco... Para isso, vejo eu que seria problema na bobina ou módulo de ignição... A questão é que eu já testei o módulo de uma caravan 6 cil 91, mas não sei, talvez tenha alguma diferença com relação ao do 7 mil rpm... Sabe dizer quanto a isso??? E quanto a bobina, por ser do MI, sabe se poderia dar alguma diferença
AbraçoSS

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por adpachec em Dom 30 Mar - 20:28:40

A uníca coisa que percebi quanto ao módulo (BOSCH ou GAUSS) é que desconectados mandam 15 Amperes de corrente e quando ligado a bobina ele cai para 6 amperes, ou seja, 9 amperes se transformam em calor, se resolve colocando um resistor antes da bobina, eu já usei bobina MI em Opala e motor AP, o melhor resultado foi colocando o positivo do conta giro no positivo (módulo) que vai para bobina e depois do resistor, apesar da MI não precisar de resistor com módulo "BOSCH" eu notei que ela esquenta muito também e coloquei o resistor.
No opala tinha um conta giro "mostro" do antigo dono que eu tirei.
 OKK 

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

Mensagem por Diego Darth em Seg 31 Mar - 8:05:26

Espero que qdo eu for devolver o painel do meu ele dê esses problemas, hoje ele está com um painel de instrumentos dos Opala 88-90 e em casa tenho guardado um original do Diplomata 83 250-S (7000rpm).

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Re: CONTA-GIROS 7 MIL RPM MARCANDO ERRADO NO 6 CIL

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