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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Müller Dom 13 Abr - 17:00:14

    Já pesquisei e não encontrei uma resposta satisfatória....

    De uns tempos pra cá, qdo o carro está na marcha lenta (deixo entre 750 e 800 rpm), todas as luzes oscilam, lanternas, faróis, luz do teto, luzes do painel. Em rotações mais altas a oscilação para e fica td normal.

    Sei q o problema é no alternador, mas já troquei todas as peças internas e não resolve. Estator, escovas, triodo, regulador e retificador, td novo. Inclusive, troquei as peças mais uma vez pra ter certeza. Ou seja, estou com dois jogos de peças novas pra esse alternador: um no carro e outro guardado.

    Bateria Moura de 60A comprada em novembro. O carro tem voltimetro digital e marca entre 13,4 a 14,5 na lenta.

    Poderia ser aterramento? É um alternador original Arno 65A.

    Não sei mais onde verificar e é um probleminha q me incomoda mto...parar atrás de outro carro e ficar vendo os farois "piscando", ou o motorista de trás vendo as lanternas fazendo o mesmo......


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    Luzes oscilando na lenta Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por IVAN4100 Dom 13 Abr - 17:45:47

    Müller escreveu:Já pesquisei e não encontrei uma resposta satisfatória....

    De uns tempos pra cá, qdo o carro está na marcha lenta (deixo entre 750 e 800 rpm), todas as luzes oscilam, lanternas, faróis, luz do teto, luzes do painel. Em rotações mais altas a oscilação para e fica td normal.

    Sei q o problema é no alternador, mas já troquei todas as peças internas e não resolve. Estator, escovas, triodo, regulador e retificador, td novo. Inclusive, troquei as peças mais uma vez pra ter certeza. Ou seja, estou com dois jogos de peças novas pra esse alternador: um no carro e outro guardado.

    Bateria Moura de 60A comprada em novembro. O carro tem voltimetro digital e marca entre 13,4 a 14,5 na lenta.

    Poderia ser aterramento? É um alternador original Arno 65A.

    Não sei mais onde verificar e é um probleminha q me incomoda mto...parar atrás de outro carro e ficar vendo os farois "piscando", ou o motorista de trás vendo as lanternas fazendo o mesmo......

    Eu tenho o mesmo problema no meu opala.

    Me disseram que é o alternador do opala, de 65Ah, que é muito fraco.

    De qualquer maneira, vou acompanhar este tópico, que muito me interessa.
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    Mensagem por Parolim77 Dom 13 Abr - 17:57:12

    Amigo tem alternador que nao presta voce repara da 3 mes pifa de novo ,

    faz esse teste e muito simples :

    Liga o carro deixa ele na lenta , va ate o motor e tira o negativo da bateria se o carro morrer , seu alternador esta com pau , se continuar ligado ele esta bom.

    Eu passei por isso e horrivel parece que tem uma vela bo lugar ta lampada kk
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    Luzes oscilando na lenta Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por RN_Willemann Dom 13 Abr - 18:10:54

    o meu tbm acontece, é a bateria que está indo pro saco.

    se eu trocar a bateria e continuar, vou deixar, nao sou muito incomodado por estas coisas rsrsr
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    Mensagem por IVAN4100 Dom 13 Abr - 18:25:59

    RN_Willemann escreveu:o meu tbm acontece, é a bateria que está indo pro saco.

    se eu trocar a bateria e continuar, vou deixar, nao sou muito incomodado por estas coisas rsrsr

    Mas eu testo a bateria (para ver a cara dela) duas vezes por semana (antes da primeira partida). SEMPRE está boa (12,74).

    Então, no meu caso, não acredito que seja a bateria indo pro saco...

    Ou estou errado?
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    Mensagem por jonathanbm Dom 13 Abr - 19:26:02

    no meu acontece isso porem para duvida geral na nação, o meu alternador e de santana 70ah, e agora? nao troquei nada nele porem foi todo revisado comigo acompanhando depois de umas esgueladas no motor diminui bem esse efeito.
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    Mensagem por adpachec Dom 13 Abr - 19:30:14

    Pode ser a tensão da correia (fraca), ou o capacitor (condensador) do alternador, o meu arranquei.
    Carrega hoje cerca de 13,95 volts e não oscila a luz, apenas cai um pouco a rotação quando ligo os faróis.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 13 Abr - 19:32:05

    Acho q isso é comum...igual ao papo de quando se liga o farol o marcador de temperatura sobe...o meu oscila, mas bem pouco...notei que oscila a iluminação do farol quando o carro tá rodando..rodando ele fica um pouco mais forte...e meu alternador é um Bosch de 120 amperes..


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    Mensagem por Kako Dom 13 Abr - 21:28:43

    Eu só tenho este problema com rpm muito baixo, tipo abaixo de 500rpm... tenho uma bateria de 70A e um alternador de 120A (não sei a marca, já veio no carro).

    Já ouvi muita reclamação do alternador original do opala...
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    Mensagem por Müller Dom 13 Abr - 22:11:44

    ivanqueropala escreveu:
    Müller escreveu:Já pesquisei e não encontrei uma resposta satisfatória....

    De uns tempos pra cá, qdo o carro está na marcha lenta (deixo entre 750 e 800 rpm), todas as luzes oscilam, lanternas, faróis, luz do teto, luzes do painel. Em rotações mais altas a oscilação para e fica td normal.

    Sei q o problema é no alternador, mas já troquei todas as peças internas e não resolve. Estator, escovas, triodo, regulador e retificador, td novo. Inclusive, troquei as peças mais uma vez pra ter certeza. Ou seja, estou com dois jogos de peças novas pra esse alternador: um no carro e outro guardado.

    Bateria Moura de 60A comprada em novembro. O carro tem voltimetro digital e marca entre 13,4 a 14,5 na lenta.

    Poderia ser aterramento? É um alternador original Arno 65A.

    Não sei mais onde verificar e é um probleminha q me incomoda mto...parar atrás de outro carro e ficar vendo os farois "piscando", ou o motorista de trás vendo as lanternas fazendo o mesmo......

    Eu tenho o mesmo problema no meu opala.

    Me disseram que é o alternador do opala, de 65Ah, que é muito fraco.

    De qualquer maneira, vou acompanhar este tópico, que muito me interessa.

    Eu acho um alternador bom pra um carro original, como os meus. O da Caravan, depois dos devidos reparos, nunca mais deu problema. E já tem mto tempo!

    Parolim77 escreveu:Amigo tem alternador que nao presta voce repara da 3 mes pifa de novo ,

    faz esse teste e muito simples :

    Liga o carro deixa ele na lenta , va ate o motor e tira o negativo da bateria se o carro morrer , seu alternador esta com pau , se continuar ligado ele esta bom.

    Eu passei por isso e horrivel parece que tem uma vela bo lugar ta lampada kk

    Acabei de fazer esse teste "sem querer" pra testar com a bateria da Caravan. O carro não morreu e a oscilação continuou......

    adpachec escreveu:Pode ser a tensão da correia (fraca), ou o capacitor (condensador) do alternador, o meu arranquei.
    Carrega hoje cerca de 13,95 volts e não oscila a luz, apenas cai um pouco a rotação quando ligo os faróis.

    A correia está esticada até o talo e não está patinando! O alternador Arno tem esse capacitor!? Acho q não, é pouca peça e fácil de mexer....

    Rubão6cc escreveu:Acho q isso é comum...igual ao papo de quando se liga o farol o marcador de temperatura sobe...o meu oscila, mas bem pouco...notei que oscila a iluminação do farol quando o carro tá rodando..rodando ele fica um pouco mais forte...e meu alternador é um Bosch de 120 amperes..

    Então, Rubão, não é uma oscilação igual qdo vc liga o A/C, por exemplo, e a intensidade das luzes caem ou brilham mais forte qto mais acelera. Parece q as luzes ficam "piscando", "pulsando", no mesmo ritmo da marcha lenta......

    Essa semana vou tirar o alternador da Caravan e colocar no Opala pra descobrir de vez se é mesmo o alternador. Tenho outro alternador aki parado; vou revisá-lo e testá-lo no carro tbem.

    Minha última sugestão é q o rotor está com problema.....


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    Mensagem por adpachec Dom 13 Abr - 22:35:00

    O capacitor (condensador) é para evitar "picos" de tensão, ele une o positivo ao negativo e quando "pifa" deixa passa energia do positivo para o negativo com mais intensidade.
    Correia esticada no talo com motor frio, quando o bloco aquece e dilata a correia estica mais ainda e sobrecarrega o rolamento do alternador.
    Ligar um fio direto do alternador a bateria pode ajudar, as vezes o fio do alternador quando passa por dentro do carro é ligado muita coisa nele que rouba corrente.....não sei se é o seu caso.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 13 Abr - 22:57:49

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    Mensagem por endrigo Dom 13 Abr - 23:05:33

    A tensao pode estar boa mas e a corrente fornecida?
    Só medindo pra saber..um amperimetro mata essa charada..eu aposto que abaixo de 700 rpm a corrente que esta sendo consumida ė maior da qe esta sendo gerada principalmente com farol ligado, mais radio,etc,etc....
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    Mensagem por endrigo Dom 13 Abr - 23:11:38

    Outra coisa mede com multimetro analogico, fica observando as oscilaçoes.. estes digitais trabalham por amostragem. Ja tive um carro que me apresentava isso e nao foi facil descobrir que era o induzido .arno pra variar.
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    Mensagem por hunzeker Dom 13 Abr - 23:32:41

    adpachec escreveu:O capacitor (condensador) é para evitar "picos" de tensão, ele une o positivo ao negativo e quando "pifa" deixa passa energia do positivo para o negativo com mais intensidade.
    Correia esticada no talo com motor frio, quando o bloco aquece e dilata a correia estica mais ainda e sobrecarrega o rolamento do alternador.
    Ligar um fio direto do alternador a bateria pode ajudar, as vezes o fio do alternador quando passa por dentro do carro é ligado muita coisa nele que rouba corrente.....não sei se é o seu caso.
     OKK 


    se ligar esse fio direto na bateria, a "luz de bateria no painel" funciona normal?
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    Mensagem por adpachec Seg 14 Abr - 18:31:57

    hunzeker escreveu:
    adpachec escreveu:O capacitor (condensador) é para evitar "picos" de tensão, ele une o positivo ao negativo e quando "pifa" deixa passa energia do positivo para o negativo com mais intensidade.
    Correia esticada no talo com motor frio, quando o bloco aquece e dilata a correia estica mais ainda e sobrecarrega o rolamento do alternador.
    Ligar um fio direto do alternador a bateria pode ajudar, as vezes o fio do alternador quando passa por dentro do carro é ligado muita coisa nele que rouba corrente.....não sei se é o seu caso.
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    se ligar esse fio direto na bateria, a "luz de bateria no painel" funciona normal?

    Depende:
    O fio que vai para o alternador geralmente entra no lado direito, vai para o painel (caixa de fusíveis) e depois ao alternador.
    Mas no meio do caminho alguém pode ter puxado "direto" do fio do alternador, um alarme, uma trava elétrica e etc, quanto mais se "puxa direto" mais energia é roubada antes de chegar a bateria.
    No meu eu liguei direto e medindo com alicate amperimetro ganhei mais 300 miliamperes (0,300 A) a mais no carregamento.
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    Mensagem por hunzeker Seg 14 Abr - 19:05:17

    adpachec escreveu:
    hunzeker escreveu:


    se ligar esse fio direto na bateria, a "luz de bateria no painel" funciona normal?

    mas se eu precisar de um "positivo pós chave de ignição" pra ligar um relê e depois um consumidor qualquer, de onde eu pego esse positivo? obrigado adpachec

    Depende:
    O fio que vai para o alternador geralmente entra no lado direito, vai para o painel (caixa de fusíveis) e depois ao alternador.
    Mas no meio do caminho alguém pode ter puxado "direto" do fio do alternador, um alarme, uma trava elétrica e etc, quanto mais se "puxa direto" mais energia é roubada antes de chegar a bateria.
    No meu eu liguei direto e medindo com alicate amperimetro ganhei mais 300 miliamperes (0,300 A) a mais no carregamento.
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    Mensagem por willianscmotta Seg 14 Abr - 20:36:24

    Acho que essas oscilações são comuns nos carros antigos, é bem difícil ter um antigo q não tenha um mínimo de oscilação, nos carros modernos isso não ocorre devido a evolução da eletrônica, que compensa essas variações, haja visto um carro bicombustível, que quando ligado logo joga a rotação acima dos 1000RPM para só depois estabilizar.

    O meu Diplomata 6cc está com elétrica filé, alternador de 120A, bateria Heliar de 60Ah, relé extra para acionamento dos faróis (baixo/alto e de neblina) e todas as lâmpadas super brancas (Osram), quando está na lenta fica oscilando e quando acelero, fica mais forte as luzes.
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    Mensagem por Müller Seg 14 Abr - 21:13:20

    adpachec escreveu:O capacitor (condensador) é para evitar "picos" de tensão, ele une o positivo ao negativo e quando "pifa" deixa passa energia do positivo para o negativo com mais intensidade.
    Correia esticada no talo com motor frio, quando o bloco aquece e dilata a correia estica mais ainda e sobrecarrega o rolamento do alternador.
    Ligar um fio direto do alternador a bateria pode ajudar, as vezes o fio do alternador quando passa por dentro do carro é ligado muita coisa nele que rouba corrente.....não sei se é o seu caso.
     OKK 

    Então, o Arno não tem. Não tem nada unindo o positivo e negativo.

    Qdo digo correia no talo, é esticada no limite estipulado no manual. No meu caso, deixei com 1 cm de deflexão.

    Acredito q não tenha outras coisa ligadas no mesmo fio pq, depois de quase 8 anos com o carro, essa é a primeira vez q acontece.....

    endrigo escreveu:A tensao pode estar boa mas e a corrente fornecida?
    Só medindo pra saber..um amperimetro mata essa charada..eu aposto que abaixo de 700 rpm a corrente que esta sendo consumida ė maior da qe esta sendo gerada principalmente com farol ligado, mais radio,etc,etc....

    A tensão sim está boa. Corrente não tenho aparelho pra medir...teria q levar na oficina.....Mas como eu disse, a rotação da lenta está entre 750 - 800 rpm


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    Luzes oscilando na lenta Empty Re: Luzes oscilando na lenta

    Mensagem por Alessandro Gervasio Seg 14 Abr - 22:56:21

    Olá boa noite Müller, vc tentou verificar se os terminais de ligação q saem do alternador estão bem crimpados ou grampeados se nao estão presos por poucos filamentos do cabo? Cabo frouxo dentro do terminal ocasionando zinabre dentro e se as malhas de aterramento do motor/chassi ou chassi/bateria estão bem apertadas dando um perfeito contato.
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    Mensagem por Müller Ter 15 Abr - 11:13:42

    Alessandro Gervasio escreveu:Olá boa noite Müller, vc tentou verificar se os terminais de ligação q saem do alternador estão bem crimpados ou grampeados se nao estão presos por poucos filamentos do cabo? Cabo frouxo dentro do terminal ocasionando zinabre dentro e se as malhas de aterramento do motor/chassi ou chassi/bateria estão bem apertadas dando um perfeito contato.

    Sim! E os terminais dos fios do alternador ainda estão douradinhos, parecendo novos. E estão soldados. E já dei uma escovada nos terminais do alternador pra tirar a oxidação. O negativo da bateria ao chassi tbem tá limpinho e apertado.

    Uma dúvida: existe uma chave especial pra tirar o rotor da tampa dianteiri do alternador? Tô querendo desmontar um aki e não tem chave nenhuma q sirva.....


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    Mensagem por endrigo Ter 15 Abr - 12:00:14

    700-750-800...é baixa rotação. este alternador arno é fraco mesmo.
    o máximo que vc pode fazer é revisar ele , trocar escova . revisar induzido e rolamento ,coisa e tal..melhora um pouquinho mas não resolve de fato.

    palavra de quem tem dois carros com este alternador ARNO , só não tiro ele pq me atende bem e quero manter originalidade, não tenho rádio potente ou farol com lampada de 100W... tenho uma Rural com este alternador em que a lenta é 600RPM..e oscila ainda mais...

    só há um jeito de resolver isso que é trocando de alternador pra um do astra por exemplo de 120 amperes..só tem que dimensionar bem a polia, pois senão cai no mesmo problema, pois a lenta num astra é sei lá 1000rpm. tem a ver com rotação e diametro da polia.
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    Mensagem por Paulo Corso Qua 16 Abr - 13:11:07

    Müller, essa rotação ta boa, ta seguindo as especificações, eu uso 750 no diplomata e não tinha problema de ficar oscilando não.

    Já passei pelo mesmo problema e já outros dois opalas daqui com mesmo problema, no nosso caso aqui foi regulador de voltagem ruim, mesmo novo, tava dando excesso de tensão, 14,8 v, mas como vc falou que já trocou e segundo seu medido ta dando 14,5, pode ser que tenha algo mal apertado por dentro do alternador, verifica isso.

    Felizmente troquei o meu por um bosch de 120 a/h, to usando com a polia original do opala mesmo, nem precisei mexer na lenta, ta com 750 rpm ainda, e com tudo ligado, tudo mesmo, ele mantem seus 13,8 volts.



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    Mensagem por Müller Qua 16 Abr - 15:01:52

    Paulo Corso escreveu:Müller, essa rotação ta boa, ta seguindo as especificações, eu uso 750 no diplomata e não tinha problema de ficar oscilando não.

    Já passei pelo mesmo problema e já outros dois opalas daqui com mesmo problema, no nosso caso aqui foi regulador de voltagem ruim, mesmo novo, tava dando excesso de tensão, 14,8 v, mas como vc falou que já trocou e segundo seu medido ta dando 14,5, pode ser que tenha algo mal apertado por dentro do alternador, verifica isso.

    Felizmente troquei o meu por um bosch de 120 a/h, to usando com a polia original do opala mesmo, nem precisei mexer na lenta, ta com 750 rpm ainda, e com tudo ligado, tudo mesmo, ele mantem seus 13,8 volts.


    Paulo, tenho a intenção de colocar o alternador do Astra em todos os carros, mas a originalidade ainda está falando mais alto. Outra, o alternador Arno é muuuuito fácil de mexer e, qdo está funcionando, dá conta do recado.

    Mas, ao q parece, consegui resolver o problema. Troquei as escovas pela terceira vez e parou o problema. Coloquei escovas de uma outra marca, um pouco maiores. Vamos ver até qdo dura!

    Na lenta marca 14,5 e cai bastante com td ligado, 12,9-13,0v.


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    Mensagem por cabesanto77 Qua 16 Abr - 15:16:27

    adpachec escreveu:O capacitor (condensador) é para evitar "picos" de tensão, ele une o positivo ao negativo e quando "pifa" deixa passa energia do positivo para o negativo com mais intensidade.
    Correia esticada no talo com motor frio, quando o bloco aquece e dilata a correia estica mais ainda e sobrecarrega o rolamento do alternador.
    Ligar um fio direto do alternador a bateria pode ajudar, as vezes o fio do alternador quando passa por dentro do carro é ligado muita coisa nele que rouba corrente.....não sei se é o seu caso.
     OKK 

    Amigo, passei por este problema Sábado, havia reparado que todas as luzes oscilavam na lenta, mas não dei importância, sai a noite peguei chuva tudo ligado e adivinha quem ficou sem partida ?????

    Meu 4 cilindros tem um alternador de Astra 120ah com correia poli-v e bateria Heliar 75ah

    Diagnóstico:
    Tensão da bateria 12,6v
    Alternador 13,8 oscilando 13,2
    Quando ligava tudo caia para 12,1

    Ou seja carregava pouco e com tudo ligado além de não carregar usava bateria.

    Solução:
    Troquei o regulador de voltagem... detalhe usem sempre peças de qualidade no meu caso usei um Bosch

    Mesmo assim a tensão na bateria chagava 13,8v porem agora não oscilava.

    Segredo, Cereja do bolo

    CABO DE 10MM DIRETO DO ALTERNADOR PARA O TERMINAL DA BATERIA

    Resultado = Tensão chega em 14,4v cravado na bateria !!!!!

    Coloque um cabo, solde os terminais verá que tudo melhora !!!!
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    Mensagem por Rubão6cc Qua 16 Abr - 16:00:39

    Müller escreveu:
    Paulo Corso escreveu:Müller, essa rotação ta boa, ta seguindo as especificações, eu uso 750 no diplomata e não tinha problema de ficar oscilando não.

    Já passei pelo mesmo problema e já outros dois opalas daqui com mesmo problema, no nosso caso aqui foi regulador de voltagem ruim, mesmo novo, tava dando excesso de tensão, 14,8 v, mas como vc falou que já trocou e segundo seu medido ta dando 14,5, pode ser que tenha algo mal apertado por dentro do alternador, verifica isso.

    Felizmente troquei o meu por um bosch de 120 a/h, to usando com a polia original do opala mesmo, nem precisei mexer na lenta, ta com 750 rpm ainda, e com tudo ligado, tudo mesmo, ele mantem seus 13,8 volts.


    Paulo, tenho a intenção de colocar o alternador do Astra em todos os carros, mas a originalidade ainda está falando mais alto. Outra, o alternador Arno é muuuuito fácil de mexer e, qdo está funcionando, dá conta do recado.

    Mas, ao q parece, consegui resolver o problema. Troquei as escovas pela terceira vez e parou o problema. Coloquei escovas de uma outra marca, um pouco maiores. Vamos ver até qdo dura!

    Na lenta marca 14,5 e cai bastante com td ligado, 12,9-13,0v.


    Muller, no começo eu pensava igual a vc..não queria trocar o alternador porque queria manter a originalidade...mas de tanto ler aqui no fórum o pessoal elogiando demais o alternador de 120 amperes no Opala comecei a mudar de ideia e pensar em trocar o alternador em um futuro...um tempo depois descobri que o alternador original estava mandando muita carga pra bateria, sobrecarregando-a...isso por causa do regulador de voltagem estragado....pensei comigo, vou abrir esse alternador, provavelmente vai aparecer mais coisa pra trocar dentro e o custo vai sair caro..então resolvi já colocar o de 120 amperes lá..é uma maravilha...agora não tenho receio de nada, de ligar o AC, faróis, etc...é perfeita essa adaptação. Tem certas coisas que tem que ser melhoradas no carro..

    cabesanto77 escreveu:
    adpachec escreveu:O capacitor (condensador) é para evitar "picos" de tensão, ele une o positivo ao negativo e quando "pifa" deixa passa energia do positivo para o negativo com mais intensidade.
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    Amigo, passei por este problema Sábado, havia reparado que todas as luzes oscilavam na lenta, mas não dei importância, sai a noite peguei chuva tudo ligado e adivinha quem ficou sem partida ?????

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    Solução:
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 16 Abr - 17:10:16

    cabesanto77 escreveu:
    adpachec escreveu:O capacitor (condensador) é para evitar "picos" de tensão, ele une o positivo ao negativo e quando "pifa" deixa passa energia do positivo para o negativo com mais intensidade.
    Correia esticada no talo com motor frio, quando o bloco aquece e dilata a correia estica mais ainda e sobrecarrega o rolamento do alternador.
    Ligar um fio direto do alternador a bateria pode ajudar, as vezes o fio do alternador quando passa por dentro do carro é ligado muita coisa nele que rouba corrente.....não sei se é o seu caso.
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    Amigo, passei por este problema Sábado, havia reparado que todas as luzes oscilavam na lenta, mas não dei importância, sai a noite peguei chuva tudo ligado e adivinha quem ficou sem partida ?????

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    A um ano e meio o meu não tava carregando direito,até pensei em colocar um de astra,mas vi que a fiação do alternador tava ressecada,fiz a troca e coloquei um de maior espessura,hoje dá 14,3v a lenta e com tudo acesso cai pra no máximo 13v


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    Mensagem por Paulo Corso Qui 17 Abr - 14:34:01

    Que bom que arrumou Müller, mas na questão de originalidade, sempre pensei como você, aliás ainda penso, mas não tava dando certo mais mexer no velho arno.

    Ando somente aos FDS com o diplomata, tem vezes que ando bem na maciota, ar ligado, sonzinho ligado, mantendo ali 1000 1500 giros, nem precisa mais que isso pra andar legal, e isso não ajuda manter a bateria carregada. Ano passado zerei uma bateria moura 60a novinha, semana toda chuvosa e quente, o velho arno não mantinha carregada, era só ligar tudo que caia de 14,5 para 12v na lenta. Tinha que andar o tempo todo pensando nisso, fora que de 6 em 6 meses lá ia eu trocar o regulador e o trodiodo, já tinha até uns par na reserva.

    Depois dessa de zerar a bateria nova, não pensei duas vezes, coloquei um bosch 120a, outro nível cara, só dar um rolezinho leve que a bateria ta lá carregada, como já falei, posso ligar tudo que ele da conta do recado. To com o original guardado, mas to tentando fazer negócio nele, pois num opala mais simples, sem muitos acessórios ele da conta com folga.

    Originalidade?? Não sou tão frisinho assim, fora que tentar placa preta nele um dia? Ta fora dos meus planos, quero manter uma aparência original, mas uma leve melhorada sempre é bem vindo.


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    Mensagem por cabesanto77 Qui 17 Abr - 15:23:29

    Paulo Corso escreveu:Que bom que arrumou Müller, mas na questão de originalidade, sempre pensei como você, aliás ainda penso, mas não tava dando certo mais mexer no velho arno.

    Ando somente aos FDS com o diplomata, tem vezes que ando bem na maciota, ar ligado, sonzinho ligado, mantendo ali 1000 1500 giros, nem precisa mais que isso pra andar legal, e isso não ajuda manter a bateria carregada.  Ano passado zerei uma bateria moura 60a novinha, semana toda chuvosa e quente, o velho arno não mantinha carregada, era só ligar tudo que caia de 14,5 para 12v na lenta. Tinha que andar o tempo todo pensando nisso, fora que de 6 em 6 meses lá ia eu trocar o regulador e o trodiodo, já tinha até uns par na reserva.

    Depois dessa de zerar a bateria nova, não pensei duas vezes, coloquei um bosch 120a, outro nível cara, só dar um rolezinho leve que a bateria ta lá carregada, como já falei, posso ligar tudo que ele da conta do recado. To com o original guardado, mas to tentando fazer negócio nele, pois num opala mais simples, sem muitos acessórios ele da conta com folga.

    Originalidade?? Não sou tão frisinho assim, fora que tentar placa preta nele um dia? Ta fora dos meus planos, quero manter uma aparência original, mas uma leve melhorada sempre é bem vindo.

    Mas é bem isso mesmo, o meu eu gosto de olhar e ver aquele ar original, mas embaixo do capo e onde eu puder melhorar coisas que não aparece eu melhoro....

    Por exemplo meu 1979 tem injeção eletrônica, caixa de fusível do astra, alternador do astra, ventoinha elétrica do astra, painel com led... parece gambiarra mas ajuda muito..

    Mas o pior pesadelo foi os bancos, não conseguia colocar nada que servisse bem no cupê, original só coisas moídas, arrebentadas... ai coloquei os bancos do Cruze ficou top de linha....
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    Mensagem por Rubão6cc Qui 17 Abr - 16:02:36

    Eu não vejo problema em alterar esse tipo de coisa...só tem a melhorar o funcionamento de um projeto bem antigo...é o mesmo caso de colocar um comando melhor, ventoinha auxiliar pro ar condicionado, um CD-player no carro...todo mundo sabe que é muito melhor do que o toca-fitas...se bem que no caso da existência dele original no carro eu não tiraria...peguei o carro já sem o toca-fitas original então acabei colocando um CD-player mesmo..agora já não curto rodão, volante não-original ou coisas do tipo...xuning não combina com Opala  Luzes oscilando na lenta 610284


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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 17 Abr - 19:23:47

    Se for pra melhorar não há problema,até pode aumentar o valor se quiser vender um dia,agora xunar o opala é ridiculo mesmo,eu prefiro opala todo original por fora,principalmente as rodas mesmo sendo de outro ano mas sendo do opala tá valendo  OKK 


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 17 Abr - 20:07:02

    bruno silverstar83 escreveu:Se for pra melhorar não há problema,até pode aumentar o valor se quiser vender um dia,agora xunar o opala é ridiculo mesmo,eu prefiro opala todo original por fora,principalmente as rodas mesmo sendo de outro ano mas sendo do opala tá valendo  OKK 

    Exatamente...tb partilho dessa opinião, se fosse pra trocar as rodas eu colocaria de outro ano de Opala..do 92 por exemplo..mas prefiro manter as originais serrinha, está cada vez mais difícil achar um Opala com rodas originais serrinha..não sei porque, são lindas..


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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 17 Abr - 20:18:54

    É dificil mesmo ver opala com serrinha,o meu tá com as ralinhos e as originais são as repolho,mas quando meu pai comprou vieram as ralinho ficaram essas mesmo e foram reformadas,dífícil ver igual as que tão nele


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 17 Abr - 20:29:42

    Tipo...fui percebendo que realmente Opalas originais estão sumindo...o cara compra troca a roda, enche o porta-malas de som, às vezes rebaixa demais o carro, coloca relógio dentro..etc...a partir de agora os carros originais são os que mais serão admirados..


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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 17 Abr - 20:38:38

    Eu acho ridículo opala rebaixado e cheio de som,não combina, não digo você ter um modulo apenas pros auto-falantes das portas e na tampa traseira,dependendo do relógio acho bonito,mas no carro do outros,tenho um de pressão de óleo no console,mas tá parencendo original,até liga as luz azul no aro,mas logo coloco um led branco


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 17 Abr - 20:50:37

    Depende do bom senso..não pode exagerar mesmo...igual eu vi um Comodoro 91 esses dias...o cara tava numa loja de instalação de som...o cara socou um monte alto-falantes do porta-malas, não tinha espaço lá pra mais nada...aff, pra que isso velho...só pra passar com o som alto na frente das periguetes?


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 17 Abr - 20:53:05

    Me perdoem os adeptos pelo comentário..é só uma opinião..


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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 17 Abr - 21:25:25

    Rubão6cc escreveu:Depende do bom senso..não pode exagerar mesmo...igual eu vi um Comodoro 91 esses dias...o cara tava numa loja de instalação de som...o cara socou um monte alto-falantes do porta-malas, não tinha espaço lá pra mais nada...aff, pra que isso velho...só pra passar com o som alto na frente das periguetes?

    A maioria dos carro com som só da pra ouvir aquela batida grave e o carro vibrando tudo,ainda o cara se acha  fod@o,eu prefiro o som do 6x2  Luzes oscilando na lenta 56741


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    Mensagem por Rubão6cc Qui 17 Abr - 23:09:02

    bruno silverstar83 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Depende do bom senso..não pode exagerar mesmo...igual eu vi um Comodoro 91 esses dias...o cara tava numa loja de instalação de som...o cara socou um monte alto-falantes do porta-malas, não tinha espaço lá pra mais nada...aff, pra que isso velho...só pra passar com o som alto na frente das periguetes?

    A maioria dos carro com som só da pra ouvir aquela batida grave e o carro vibrando tudo,ainda o cara se acha  fod@o,eu prefiro o som do 6x2  Luzes oscilando na lenta 56741

    A playboyzada de Saveiro é especialista nisso..


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    Mensagem por bruno silverstar83 Sex 18 Abr - 0:51:11

    Eu já acho que playboy mesmo é aquele que anda com carro importado,esse que andam de saveiro se acham os playboy  Luzes oscilando na lenta 260807


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    Mensagem por Paulo Corso Qua 23 Abr - 14:57:22

    Internamente eu já prefiro tudo original exceto no som, um player moderno se tiver sem o toca fitas. Como o diplomata veio sem o toca fitas, estou com um player pionner, mas fiz questão de comprar um modelo com iluminação verde, pra seguir o padrão interno.


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    Mensagem por adpachec Ter 6 maio - 19:42:19

    Descobri que alguns alternadores carregam pelo pólo negativo (como o meu), tinha ligado um positivo direto da bateria e "funcionou" por um tempo, mas depois que estragou o rolamento que percebi que o meu é 14V Negativos.
    Fiz um teste, medi com o multimetro, o negativo (cordoalha que vai da bateria a carcaça do carro) parecia normal, mas resolvi testar na rua, sai com ele, voltei abri o capô e o positivo estava "frio", mas o negativo estava "morno",então o fio que puxei do positivo direto da bateria, eu mudei e coloquei direto no negativo, hoje carrega muito melhor.
    O conector (parafuso) do negativo é mais grosso.
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    Mensagem por hunzeker Ter 6 maio - 20:47:43

    adpachec escreveu:Descobri que alguns alternadores carregam pelo pólo negativo (como o meu), tinha ligado um positivo direto da bateria e "funcionou" por um tempo, mas depois que estragou o rolamento que percebi que o meu é 14V Negativos.
    Fiz um teste, medi com o multimetro, o negativo (cordoalha que vai da bateria a carcaça do carro) parecia normal, mas resolvi testar na rua, sai com ele, voltei abri o capô e o positivo estava "frio", mas o negativo estava "morno",então o fio que puxei do positivo direto da bateria, eu mudei e coloquei direto no negativo, hoje carrega muito melhor.
    O conector (parafuso) do negativo é mais grosso.



    mas "corrente contínua" vai (caminha) do negativo pro positivo ou não
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    Mensagem por adpachec Qua 7 maio - 5:44:20

    hunzeker escreveu:
    adpachec escreveu:Descobri que alguns alternadores carregam pelo pólo negativo (como o meu), tinha ligado um positivo direto da bateria e "funcionou" por um tempo, mas depois que estragou o rolamento que percebi que o meu é 14V Negativos.
    Fiz um teste, medi com o multimetro, o negativo (cordoalha que vai da bateria a carcaça do carro) parecia normal, mas resolvi testar na rua, sai com ele, voltei abri o capô e o positivo estava "frio", mas o negativo estava "morno",então o fio que puxei do positivo direto da bateria, eu mudei e coloquei direto no negativo, hoje carrega muito melhor.
    O conector (parafuso) do negativo é mais grosso.



    mas  "corrente contínua" vai (caminha) do negativo pro positivo ou não

    Corrente contínua, neste caso, vai do positivo para o negativo (a carga).
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    Mensagem por cabesanto77 Qua 7 maio - 7:36:45

    adpachec escreveu:
    hunzeker escreveu:



    mas  "corrente contínua" vai (caminha) do negativo pro positivo ou não

    Corrente contínua, neste caso, vai do positivo para o negativo (a carga).

    Boa Adaptech....

    Mas vamos aos princípios elétricos...rsrsrsrs

    Acredito que o aquecimento que você tinha no negativo daria pelo fato de "fuga" de tensão...

    Por exemplo quando um fio esquenta a gente costuma dizer que não esta aguentando, na verdade é o fluxo de elétrons passando em alta velocidade e sem espaço.

    imagina que os elétrons "andam" somente na superfície do cabo, exemplo disso são os cabos de alumínio revestido de cobre, quando maior a circunferência, ou seja a área que os elétrons possam "andar" menos temperatura você terá pois há espaço para o fluxo.

    Se a área do cabo for fino pensa em um corredor estreito cheio de gente querendo passar, com a eletricidade é a mesma coisa...

    Qualquer fio esquentando você esta perdendo energia por conta do dimensionamento do cabo.

    Logo você não tinha um bom aterramento entre o alternador e o bloco do motor e do motor para o chassis e o seu positivo está ótimo devidamente funcionando... quem sofreu com isso foi o negativo.

    Antigamente nos chicotes elétricos dos carros não havia negativo apenas positivo e o chassi que era Terra era o negativo também.

    Hoje com tanta eletrônica embarcada e com o uso de tanto plástico há necessidade de negativo de potencia e terra de potencia.

    Mas sobre o alternador carregar pelo negativo eu não sabia disso, sempre achei que precisava dos dois polos para completar o circuito.
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    Mensagem por adpachec Qua 7 maio - 12:17:40

    cabesanto77 escreveu:
    adpachec escreveu:

    Corrente contínua, neste caso, vai do positivo para o negativo (a carga).

    Boa Adaptech....

    Mas vamos aos princípios elétricos...rsrsrsrs

    Acredito que o aquecimento que você tinha no negativo daria pelo fato de "fuga" de tensão...

    Por exemplo quando um fio esquenta a gente costuma dizer que não esta aguentando, na verdade é o fluxo de elétrons passando em alta velocidade e sem espaço.

    imagina que os elétrons "andam" somente na superfície do cabo, exemplo disso são os cabos de alumínio revestido de cobre, quando maior a circunferência, ou seja a área que os elétrons possam "andar" menos temperatura você terá pois há espaço para o fluxo.

    Se a área do cabo for fino pensa em um corredor estreito cheio de gente querendo passar, com a eletricidade é a mesma coisa...

    Qualquer fio esquentando você esta perdendo energia por conta do dimensionamento do cabo.

    Logo você não tinha um bom aterramento entre o alternador e o bloco do motor e do motor para o chassis e o seu positivo está ótimo devidamente funcionando... quem sofreu com isso foi o negativo.

    Antigamente nos chicotes elétricos dos carros não havia negativo apenas positivo e o chassi que era Terra era o negativo também.

    Hoje com tanta eletrônica embarcada e com o uso de tanto plástico há necessidade de negativo de potencia e terra de potencia.

    Mas sobre o alternador carregar pelo negativo eu não sabia disso, sempre achei que precisava dos dois polos para completar o circuito.

    Bom...muito bom a explicação.

    Lembrando, que o dimensionamento do fio é relativo a corrente, no meu caso eu reparei que os diodos "forçam" a corrente do positivo para o negativo, e que, o regulador de tensão funciona como a "base" de um transistor, ele abre a passagem ruma ao negativo.
    Entra pelo positivo (coletor do transistor de exemplo), o regulador de tensão "abre passagem" (a base do transistor), e o negativo retorna a bateria (o emissor do transistor), a corrente mais elevada do negativo de retorno se deve pelas alterações Químicos/Fisícas do metal que se desgastaram.

    Luzes oscilando na lenta 9k=

    OBS: Estudei Eng. Mecatrônica.

     OKK


    Última edição por adpachec em Qua 7 maio - 13:42:05, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por IVAN4100 Qua 7 maio - 12:38:00

    Eu encontrei para venda um alternador de 100 amperes marca Dokcar, novo, com garantia, para opala 6 cilindros. Parece que é tirar um e colocar o outro. Nem precisa alterar polias.

    Minhas dúvidas:

    1) a troca pelo alternador de 100 amperes resolve a oscilação da luz?

    2) esse alternador é bom? Alguém conhece?
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    Mensagem por cabesanto77 Qua 7 maio - 13:53:12

    adpachec escreveu:
    cabesanto77 escreveu:

    Boa Adaptech....

    Mas vamos aos princípios elétricos...rsrsrsrs

    Acredito que o aquecimento que você tinha no negativo daria pelo fato de "fuga" de tensão...

    Por exemplo quando um fio esquenta a gente costuma dizer que não esta aguentando, na verdade é o fluxo de elétrons passando em alta velocidade e sem espaço.

    imagina que os elétrons "andam" somente na superfície do cabo, exemplo disso são os cabos de alumínio revestido de cobre, quando maior a circunferência, ou seja a área que os elétrons possam "andar" menos temperatura você terá pois há espaço para o fluxo.

    Se a área do cabo for fino pensa em um corredor estreito cheio de gente querendo passar, com a eletricidade é a mesma coisa...

    Qualquer fio esquentando você esta perdendo energia por conta do dimensionamento do cabo.

    Logo você não tinha um bom aterramento entre o alternador e o bloco do motor e do motor para o chassis e o seu positivo está ótimo devidamente funcionando... quem sofreu com isso foi o negativo.

    Antigamente nos chicotes elétricos dos carros não havia negativo apenas positivo e o chassi que era Terra era o negativo também.

    Hoje com tanta eletrônica embarcada e com o uso de tanto plástico há necessidade de negativo de potencia e terra de potencia.

    Mas sobre o alternador carregar pelo negativo eu não sabia disso, sempre achei que precisava dos dois polos para completar o circuito.

    Bom...muito bom a explicação.

    Lembrando, que o dimensionamento do fio é relativo a corrente, no meu caso eu reparei que os diodos "forçam" a corrente do positivo para o negativo, e que, o regulador de tensão funciona como a "base" de um transistor, ele abre a passagem ruma ao negativo.
    Entra pelo positivo (coletor do transistor de exemplo), o regulador de tensão "abre passagem" (a base do transistor), e o negativo retorna a bateria (o emissor do transistor), a corrente mais elevada do negativo de retorno se deve pelas alterações Químicos/Fisícas do metal que se desgastaram.

    Luzes oscilando na lenta 9k=

    OBS: Estudei Eng. Mecatrônica.

     OKK

    Adaptech...

    Me desculpa, estou até meio chateado aqui te der explicado sobre o fio esquentar.... foi mal mesmo... não sabia que você era formado....

    Por favor me desculpe....

    Eu não sou formado, sou curioso apenas....rsrsrs

    Aproveitando o gancho você consegue me dizer para que serve aquele parafuso atrás dos alternadores moderno tipo o de 120 do astra escrito B- ???

    Abraço...
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    Mensagem por adpachec Qua 7 maio - 19:47:17

    cabesanto77 escreveu:
    adpachec escreveu:

    Bom...muito bom a explicação.

    Lembrando, que o dimensionamento do fio é relativo a corrente, no meu caso eu reparei que os diodos "forçam" a corrente do positivo para o negativo, e que, o regulador de tensão funciona como a "base" de um transistor, ele abre a passagem ruma ao negativo.
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    OBS: Estudei Eng. Mecatrônica.

     OKK

    Adaptech...

    Me desculpa, estou até meio chateado aqui te der explicado sobre o fio esquentar.... foi mal mesmo... não sabia que você era formado....

    Por favor me desculpe....

    Eu não sou formado, sou curioso apenas....rsrsrs

    Aproveitando o gancho você consegue me dizer para que serve aquele parafuso atrás dos alternadores moderno tipo o de 120 do astra escrito B- ???

    Abraço...


    Amigo; chateado porque?
    Sua explicação foi muito boa....excelente.....nota 10.
    E eu aprendi que a melhor escola é a VIDA, já trabalhei com muito engenheiro que é uma m.....
    Diploma não é sinônimo de inteligência e experiência....ele lhe dá um cargo não capacidade.
    Eu aprendi eletrônica com minha mãe que trabalhou na Phillips e consertava TV's.
    Meu pai me ensinou a usar um serrote e martelo.
    Meu avô uma chave inglesa.

    Tomei choque de Tv a válvula quando criança (abri para fuçar).
    Quebrei um ventilador (disse que ia limpar).
    Toca discos(vitrola) desmontei um monte (quase botei fogo na casa).
    Tomei choque de microondas (12.000 v) e fique com a "mão boba" e formigando por dias.
    Quando cresci tive que consertar o que quebrei quando criança (foi meu castigo).


    O B- pelo que sei é o aterramento, ele serve para evitar "saturação", quando o induzido se carrega de energia "parasita".
    Quem tem mais de 35 anos talvez se lembre daqueles aparelhos (tipo amplificador) que sem mais sem menos ficava um ruído tipo "zuuuuuuummmm" de fundo.
    Ele não costuma ser ligado ao negativo mas a carcaça dentro do alternador,isto é o que eu sei.

    Eu aprendi 01 coisa com meus pais que levarei para o resto da vida:

    "Cabeça foi feita para se pensar e não só para se criar cabelo" (diploma não é igual a inteligência).
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    Mensagem por cabesanto77 Qua 7 maio - 20:10:43

    adpachec escreveu:
    cabesanto77 escreveu:

    Adaptech...

    Me desculpa, estou até meio chateado aqui te der explicado sobre o fio esquentar.... foi mal mesmo... não sabia que você era formado....

    Por favor me desculpe....

    Eu não sou formado, sou curioso apenas....rsrsrs

    Aproveitando o gancho você consegue me dizer para que serve aquele parafuso atrás dos alternadores moderno tipo o de 120 do astra escrito B- ???

    Abraço...


    Amigo; chateado porque?
    Sua explicação foi muito boa....excelente.....nota 10.
    E eu aprendi que a melhor escola é a VIDA, já trabalhei com muito engenheiro que é uma m.....
    Diploma não é sinônimo de inteligência e experiência....ele lhe dá um cargo não capacidade.
    Eu aprendi eletrônica com minha mãe que trabalhou na Phillips e consertava TV's.
    Meu pai me ensinou a usar um serrote e martelo.
    Meu avô uma chave inglesa.

    Tomei choque de Tv a válvula quando criança (abri para fuçar).
    Quebrei um ventilador (disse que ia limpar).
    Toca discos(vitrola) desmontei um monte (quase botei fogo na casa).
    Tomei choque de microondas (12.000 v) e fique com a "mão boba" e formigando por dias.
    Quando cresci tive que consertar o que quebrei quando criança (foi meu castigo).


    O B- pelo que sei é o aterramento, ele serve para evitar "saturação", quando o induzido se carrega de energia "parasita".
    Quem tem mais de 35 anos talvez se lembre daqueles aparelhos (tipo amplificador) que sem mais sem menos ficava um ruído tipo "zuuuuuuummmm" de fundo.
    Ele não costuma ser ligado ao negativo mas a carcaça dentro do alternador,isto é o que eu sei.

    Eu aprendi 01 coisa com meus pais que levarei para o resto da vida:

    "Cabeça foi feita para se pensar e não só para se criar cabelo" (diploma não é igual a inteligência).
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    rsrsrsrs com certeza... mas te digo que muitas coisas boas aprendemos na pratica mesmo....

    me lembro muito bem do zunnnn.

    Eu não a tinha grana para ter um som 3 em 1 ganhei um Roadstar velho troquei o cabeçote as correias do auto reverse montei uma caxinha aneitada com dois autos falante Novik e coloquei uma fonde de 3 amp...

    em baixo volume só zunia.... rsrsrsrsr que mer#$........

    Mas é isso ai... tamo junto...

    abraço

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