Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7893)
 
100 (7771)
 

retrovisores eletrio caravan 87

Compartilhe

daniel.augusto.773776
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 115
Idade : 22
Localização : São Lourenço da Mata
Modelo do carro : caravan

87/87

Cilindros : 6 latas de leite ninho
Data de inscrição : 22/04/2014

retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por daniel.augusto.773776 em Ter 22 Abr - 2:15:15

gostaria do esquema eletrico dos retrovisores eletricos da caravan ano 87?

ghbamorim
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 50
Idade : 35
Localização : Pernambuco
Modelo do carro : Diplomata Coupé 1985/1986
Opala Standard 1980
Cilindros : 4 cilindros
4 cilindros
Data de inscrição : 11/01/2013

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por ghbamorim em Sab 26 Abr - 4:06:09

Eu também

daniel.augusto.773776
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 115
Idade : 22
Localização : São Lourenço da Mata
Modelo do carro : caravan

87/87

Cilindros : 6 latas de leite ninho
Data de inscrição : 22/04/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por daniel.augusto.773776 em Sab 26 Abr - 22:32:47

amigo ghbamorim! vi aki sem querer que vç é de pernabunco de que lugar sou aki de são lourenço da mata ! poderiamos trocar ideias ?!

daniel.augusto.773776
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 115
Idade : 22
Localização : São Lourenço da Mata
Modelo do carro : caravan

87/87

Cilindros : 6 latas de leite ninho
Data de inscrição : 22/04/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por daniel.augusto.773776 em Sab 26 Abr - 22:33:48

e outra minha caravan tah funcionado os dois retrovisores poderiamos fazer o esquema para ter passar !!! e tbm to querendo o esquema so para conferir a instalação

eduardobezera
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1369
Idade : 34
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por eduardobezera em Ter 6 Maio - 18:52:08

cara se for igual ao meu comodoro, os retrovisores tem quatro fios por tras do espelho.
um azul, um marrom, um verde e um branco, todos são( - ) dai o chicote desce pela porta e na porta tem um conector com 4 fios que no meu são as seguintes cores.

marrom, branco cinza e verde.

estes fios são apenas a continuação do chicote e tem o plug na porta pro caso se for mexer na porta e tiver que retirar o retrovisor, não precisar cortar.

estes fios vão para o console central onde ficam os botoes de comando, os mesmos botoes, tem 5 pinos, 4 são do retrovisor, e um é o sinal + que alimenta os botoes fazendo os retrovisores se movimentarem.

mas antes de você decidir mexer, aconselho, olhar o plug que fica na porta, as vezes o problema é la, devido oxidação, da uma limpada e testa pra ver.

Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Idade : 39
Localização : Portugal (em breve)
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 24/12/2013

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Anderson Carvalho em Ter 6 Maio - 20:25:50

Interessante, eu jáhavia desistido de meus retrovisores elétricos, vou tentar a dica do amigo!

daniel.augusto.773776
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 115
Idade : 22
Localização : São Lourenço da Mata
Modelo do carro : caravan

87/87

Cilindros : 6 latas de leite ninho
Data de inscrição : 22/04/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por daniel.augusto.773776 em Qua 7 Maio - 7:39:05

vlw amigo ! as iz uma merda danada quanto aos meus retrovisors eu iha um noo e um quebrado consegui deixar os 2 quebrados rsrs agr terei que comprar 2 retroisores !1

marcel.minatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1445
Localização : Criciuma SC
Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
Data de inscrição : 27/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por marcel.minatto em Qua 7 Maio - 7:42:43

Olá, pseh! Também estou na luta de fazer os retrovisores funcionar! Vou verificar como está o circuito do meu direito que funciona e ver se bato foto!

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3684
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por tcheco 8687 em Qua 7 Maio - 8:37:52

nao sei se ajudar, mas reformei os meus e instalaram o motor no vectra, no lugar dos originais.

Rogerio Jesus
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 154
Idade : 54
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 11/03/2010

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Rogerio Jesus em Qua 7 Maio - 21:43:30

tcheco 8687 escreveu:nao sei se ajudar, mas reformei os meus e instalaram o motor no vectra, no lugar dos originais.

Olá tcheco, sabe me dizer se o motor do vectra precisou de muita adaptação, estou com os dois retrovisores abertos e procurando um motor que de certo, valeu.

daniel.augusto.773776
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 115
Idade : 22
Localização : São Lourenço da Mata
Modelo do carro : caravan

87/87

Cilindros : 6 latas de leite ninho
Data de inscrição : 22/04/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por daniel.augusto.773776 em Qua 7 Maio - 22:53:59

é galera vamos aidiscutir nesse topico sobre vairas adptaçoes !! pois nao achei ainda nada falando sobre esse retrovisores !! e como faço para tirar o vidro do retrovisor amigos! pois omeu quebrou um fio e para remedalo preciso tirar o espelho !! me ajudem por favor!

Rogerio Jesus
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 154
Idade : 54
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 11/03/2010

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Rogerio Jesus em Qui 8 Maio - 21:58:40

daniel.augusto.773776 escreveu:é galera vamos aidiscutir nesse topico sobre vairas adptaçoes !! pois nao achei ainda nada falando sobre esse retrovisores !! e como faço para tirar o vidro do retrovisor amigos! pois omeu quebrou um fio e para remedalo preciso tirar o espelho !! me ajudem por favor!

Daniel, bom o que posso dizer é que o meu um lado quebrou, o outro saiu inteiro pq a fita dupla-face era das vagaba e foi fácil descolar (ainda bem que tenho os dois novos para trocar) mas isso pq o meu é muito provável que não sejam os espelhos originais, não sei como é o original.
O que desmontei para para tirar o motor é de um Clio e esse tem uma estrutura de plástico que vai encaixada no motor.

daniel.augusto.773776
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 115
Idade : 22
Localização : São Lourenço da Mata
Modelo do carro : caravan

87/87

Cilindros : 6 latas de leite ninho
Data de inscrição : 22/04/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por daniel.augusto.773776 em Qui 8 Maio - 22:24:25

certo amigo mas como faço para tiralo:

Rogerio Jesus
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 154
Idade : 54
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 11/03/2010

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Rogerio Jesus em Sex 9 Maio - 17:27:12

Se for com estrutura plástica vai puxando que desencaixa e sai, se for colocado, eu tirei com uma chave de fenda, fui forçando as laterais, um descolou o outro quebrou...

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Jean Bida em Sex 9 Maio - 18:10:48

Dae! O esquema pra não quebrar é cortar ao meio a dupla face, se tentar descolar o lado mais frágil paga a conta...e cortar ao meio é fácil, ou com pexera bem fininha e afiada pea carái ou estilete...depois de tirado só limpar as partes que ficaram com metade de cada da dupla face. Retrosvisores elétricos sempre peguei com problema e sempre fiz voltar somente com limpeza de contatos. É somente um motor com pulso, que gira pros dois lados, e o mesmo motor através do pulso e mecanismo, ajusta inclinação e a esquerda-direita.O mau contato pode estar no lugar mais fácil: Atrás do extintor e atrás da alavanca de abertura do cofre, tem que descolar o carpet, ali existe uma emenda com conector multi-pino, quase sempre está verde de tanta oxidação...Tem que tirar, raspar os plugs macho que é fácil e os plug fêmea tem que inventar ai uma ferramenta pra limpar nas internas...pode ser que ai já funcione total ou parcial.Quando só dá o estalo é por que somente o eletro imâ está atuando com positivo e negativo,este eletro imã que muda a engrenagem que o motor vai acionar, se a da regulagem de altura ou pros lados...então se só estralar significa que tem + e/ou -(positivo 12V-negativo) no eletro ima. mas não no motor...Quando o espelho responde pra esquerda e direita normal, mas quando acionamos cima baixo e ele responde esquerda direita também, significa que o eletro imâ não está recebendo + e ou -. Fora esta emenda com conectores multi-pino atrás dos carpet(atrás do extintor e atrás da alavanca de abertura do capo), tem uma em cada porta...ish...estas sim sofrem com a umidade...ficam além de verde de oxidada...deve ser a segunda opção por ser a segunda de mais difícil acesso(tem que tirar as laterais de porta, e deve se tirar soltando os grampos e depois erguer para desencaixar, comum ver a parte superior solta, descolada por que auto-som sem noção soltam os grampos e continuam puxando contra o corpo sem erguer...ai descola a parte de cima almofadada...) se ainda assim não funcionar ai restam os contatos que ficam atrás do espelho...e se ainda assim não funcionar, pode ser um carvãozinho que fica num eixo do motorzinho...ele isola...vai mexer e quebra...só que ainda pode funcionar sem...esta parte é mais complexa...exige atenção ao mecanismo, numa dessa fotos pra montar igual...pulei uma parte...o botão acionador também dá pra desmontar e limpar, é trampo de paciência pra quem tem afinidade com miniaturas, mão firme...mas dá pra recuperar botões de vidro e espelho pois o que cria ali é uma película que isola os contatos, basicamente é limpeza...pra testar o botão...dá pra começar o trampo por eles...pra iss0 deve achar ali o positivo negativo e fazer jumps com a chave de fenda mesmo...as vezes nesta etapa os retrosvisores já darão sinal de vida...Também já peguei com mecanismo quebrado de velho...ressecado ao máximo...é como eu digo, não ter Opala é foda por que tão massa quanto andar de Opala é mexer no Opala,ressuciitar as paradinhas depois ficar acionando umas 100 vezes rsrs  ...tem que se jogar galera...tem o fórum pra emergências rsrs...Mas tem que ter bom senso também, tem quem não sabe abrir uma long neck no pulso... e precisa abrir com a camiseta...ou seja:as vezes é melhor pagar pra fazer...eu já estava num ponto de desmontar coisa boa dos Opalas...ficar achando ruídos... só pra ter o que mexer...vá entender...


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4728
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 9 Maio - 18:40:55

bem nessa Jean, quando montei o ar quente do meu, a cara que me vendeu o radiador mandou eu trocar a chave seletora de velocidades...funcionou um tempo, aí parou

como não achei pra vender a preço justo, resolvi desmontar, e tava tudo verde. só limpei e montei de volta, e ficou até melhor, pq antes só funcionava uma velocidade, e agora tá as três.

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4728
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 9 Maio - 18:43:33

aí fiquei uma hora "testando" o ventilador kkkk

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Jean Bida em Sex 9 Maio - 22:51:22

Glaucio Missioneiro escreveu:aí fiquei uma hora "testando" o ventilador kkkk
KKKKKKKKKKKKKK...........a melhor parte...to ligado nessa do ventilador, é a resistência em cima da porcelana né? ...esse "verde" é uma diversão na elétrica dos carros antigão rsrs...


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4728
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 9 Maio - 22:58:22

só esqueci de falar que não era do opala hehehe....

mas a idéia é a mesma!

até alinhamento de roda na grama já andei fazendo, graças a ajuda do pessoal

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Sab 10 Maio - 0:23:49

Puts Jean, essa dos conectores na região da alavanca do capô e no suporte do extintor vão me ajudar pra caramba, pq vi que nos pinos do retrovisor direito não chega 12 V (só 1,4 V), e no esquerdo, hora a posição cima/baixo funciona, hora não... Semana que vem já tenho o que fazer no Opalão kkkkk

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Sab 17 Maio - 11:28:05

Boa tarde amigos! Graças as dicas de vocês (agradecimento especial ao Jean Bida), fiz o espelho esquerdo funcionar perfeitamente, entretanto, o direito está com o motor danificado de fato. Como um retrovisor do 91/92 está custando os rins mais o fígado junto, pensei em comprar um retrovisor dos modelos mais antigos (entre 85 e 90) e utilizar o motor no meu retrovisor, porém aí mora minha questão: sei que os motores possuem 4 fios, inclusive até a cor dos fios é a mesma,
entretanto, alguém sabe se o tamanho e os pontos de fixação dos motores e a fixação do espelho no motor são os mesmos, entre os retrovisores antigos e modernos? Se for, vou fazer a troca conforme descrito (usar o motor do antigo no meu moderno)

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Jean Bida em Sab 17 Maio - 11:50:05

Fernando Diplo 91 escreveu:Boa tarde amigos! Graças as dicas de vocês (agradecimento especial ao Jean Bida), fiz o espelho esquerdo funcionar perfeitamente, entretanto, o direito está com o motor danificado de fato. Como um retrovisor do 91/92 está custando os rins mais o fígado junto, pensei em comprar um retrovisor dos modelos mais antigos (entre 85 e 90) e utilizar o motor no meu retrovisor, porém aí mora minha questão: sei que os motores possuem 4 fios, inclusive até a cor dos fios é a mesma,
entretanto, alguém sabe se o tamanho e os pontos de fixação dos motores e a fixação do espelho no motor são os mesmos, entre os retrovisores antigos e modernos? Se for, vou fazer a troca conforme descrito (usar o motor do antigo no meu moderno)
Pow massa...Fernando, tenha sempre em mente que nesta época existia o compartilhamento de peças entre Opala... Monza, Chevas...peças de interna, maçanetas...elétricas...botoes acionadores,motores elétricos...O mecanismo do R.E. do Monza, mas deve ser o mesmo.E tem o lance do valor, a mesma peça, se pedir pra Opala pode ter um valor muito acima da mesma peça quando vendida pra Monza.


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Dom 18 Maio - 1:33:17

Jean Bida escreveu:
Fernando Diplo 91 escreveu:Boa tarde amigos! Graças as dicas de vocês (agradecimento especial ao Jean Bida), fiz o espelho esquerdo funcionar perfeitamente, entretanto, o direito está com o motor danificado de fato. Como um retrovisor do 91/92 está custando os rins mais o fígado junto, pensei em comprar um retrovisor dos modelos mais antigos (entre 85 e 90) e utilizar o motor no meu retrovisor, porém aí mora minha questão: sei que os motores possuem 4 fios, inclusive até a cor dos fios é a mesma,
entretanto, alguém sabe se o tamanho e os pontos de fixação dos motores e a fixação do espelho no motor são os mesmos, entre os retrovisores antigos e modernos? Se for, vou fazer a troca conforme descrito (usar o motor do antigo no meu moderno)
Pow  massa...Fernando, tenha sempre em mente que nesta época existia o compartilhamento de peças entre Opala... Monza, Chevas...peças de interna, maçanetas...elétricas...botoes acionadores,motores elétricos...O mecanismo do R.E. do Monza, mas deve ser o mesmo.E tem o lance do valor, a mesma peça, se pedir pra Opala pode ter um valor muito acima da mesma peça quando vendida pra Monza.

Olá Jean, isso que vc disse é FATO, tanto que pra vc ter uma ideia, uma capa desse mesmo retrovisor, para Monza, custa 15,90, e para Opala, 39,90, sendo exatamente a mesma peça!!!!
Sei que os retrovisores dos Monza/Kadett mais modernos (93 a 96) usam 3 fios. Será que os retrovisores dos Monza até 1993 usam motores de 4 fios, como nosso Opala? Creio que sim né

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Dom 18 Maio - 23:48:07

Bem amigos, através de ideias expostas neste tópico e de muita pesquisa constatei algo muito interessante sobre os retrovisores elétricos, em especial para os proprietários de modelos 91/92 como eu. Os retrovisores elétricos dos Monza fabricados entre 1991 e 1993 possuem todo o conjunto elétrico (chicote e motor) idênticos aos nossos Opalas, e pelo jeito, a carcaça externa e o espelho tbm!
É algo muito útil, visto que não se encontra motores de 4 fios para reposição, tampouco retrovisor novo, que não achei por menos R$ 800,00 (elétricos para Opalas 1991/1992).
Os do Monza,elétricos e novos da Metagal, achei por R$ 135,00! Comprei, e assim que chegar,vou trocar o motor do meu retrovisor do Diplo e postar o resultado pra galera!

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por raphaelcaronti em Seg 19 Maio - 0:15:31

Fernando Diplo 91 escreveu:Bem amigos, através de ideias expostas neste tópico e de muita pesquisa constatei algo muito interessante sobre os retrovisores elétricos, em especial para os proprietários de modelos 91/92 como eu. Os retrovisores elétricos dos Monza fabricados entre 1991 e 1993 possuem todo o conjunto elétrico (chicote e motor) idênticos aos nossos Opalas, e pelo jeito, a carcaça externa e o espelho tbm!
É algo muito útil, visto que não se encontra motores de 4 fios para reposição, tampouco retrovisor novo, que não achei por menos R$ 800,00 (elétricos para Opalas 1991/1992).
Os do Monza,elétricos e novos da Metagal, achei por R$ 135,00! Comprei, e assim que chegar,vou trocar o motor do meu retrovisor do Diplo e postar o resultado pra galera!

Comprei uma Caravan e essas partes eletricas não vieram funcionando( retrovisor eletrico, vidro, etc) então pergunto, esse motor de Monza que falou serve nos retrovisores dos 85/88?

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Seg 19 Maio - 0:58:16

raphaelcaronti escreveu:
Fernando Diplo 91 escreveu:Bem amigos, através de ideias expostas neste tópico e de muita pesquisa constatei algo muito interessante sobre os retrovisores elétricos, em especial para os proprietários de modelos 91/92 como eu. Os retrovisores elétricos dos Monza fabricados entre 1991 e 1993 possuem todo o conjunto elétrico (chicote e motor) idênticos aos nossos Opalas, e pelo jeito, a carcaça externa e o espelho tbm!
É algo muito útil, visto que não se encontra motores de 4 fios para reposição, tampouco retrovisor novo, que não achei por menos R$ 800,00 (elétricos para Opalas 1991/1992).
Os do Monza,elétricos e novos da Metagal, achei por R$ 135,00! Comprei, e assim que chegar,vou trocar o motor do meu retrovisor do Diplo e postar o resultado pra galera!

Comprei uma Caravan e essas partes eletricas não vieram funcionando( retrovisor eletrico, vidro, etc) então pergunto, esse motor de Monza que falou serve nos retrovisores dos 85/88?

Cara, no seu caso eu iria ver os retrovisores dos Monza de 85 a 90. Os de 91 a 93 tenho certeza que são iguais aos dos Opala 91/92. Vi algumas fotos dos retrovisores dos Opalas 85/88 e de Monzas 85 a 90 e pelo menos as cores e a quantidade dos fios (4) são iguais.
Preferi não errar e pegar o retrovisor dos Monza 91/93 porque até a capa do retrovisor eu comprei desse, e serviu como uma luva no meu 1991!

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por raphaelcaronti em Seg 19 Maio - 14:24:53

Fernando Diplo 91 escreveu:
raphaelcaronti escreveu:

Comprei uma Caravan e essas partes eletricas não vieram funcionando( retrovisor eletrico, vidro, etc) então pergunto, esse motor de Monza que falou serve nos retrovisores dos 85/88?

Cara, no seu caso eu iria ver os retrovisores dos Monza de 85 a 90. Os de 91 a 93 tenho certeza que são iguais aos dos Opala 91/92. Vi algumas fotos dos retrovisores dos Opalas 85/88 e de Monzas 85 a 90 e pelo menos as cores e a quantidade dos fios (4) são iguais.
Preferi não errar e pegar o retrovisor dos Monza 91/93 porque até a capa do retrovisor eu comprei desse, e serviu como uma luva no meu 1991!


Opa obrigado!!

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Seg 19 Maio - 20:54:35

Por nada amigo, assim que o retrovisor que comprei chegar, vou postar um passo a passo da troca do motor

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por raphaelcaronti em Seg 19 Maio - 21:19:38

Fernando Diplo 91 escreveu:Por nada amigo, assim que o retrovisor que comprei chegar, vou postar um passo a passo da troca do motor


Vou ficar muito agradecido mesmo!!!!

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Qua 28 Maio - 22:07:07

Bom galera, como prometido, fiz um pequeno tutorial explicando como resolvi meu problema com o retrovisor elétrico do lado direito. Ressalto que todos os procedimentos listados abaixo servem para os Opalas 1991/1992.

Peça necessária:

1 retrovisor elétrico Monza 1991 a 1993 (os primeiros "tubarão"), (R$ 135,00 METAGAL)
Fita isolante;
Abraçadeiras plásticas (vulgo enforca-gato);

Ferramentas utilizadas:

alicate de corte;
chaves philips pequena e média;
chave de fenda pequena
chave de 1/4 " (de preferência do tipo "soquete);
chave torx 10
ferro de solta e estanho
Paciência, muuuuita paciência kkkkkkk  Very Happy 


Bem, o primeiro passo é desligar o conector que une o chicote da porta ao chicote do retrovisor (no meu caso, retirei apenas a tela do falante, já que meu carro está sem nada de som por enquanto (ô buraco feio lazarento)...



Segundo: Remova CUIDADOSAMENTE o acabamento plástico da fixação do retrovisor, alavancando levemente com uma chave de fenda pequena:




Terceiro: Solte os três parafusos Philips que prendem o retrovisor na porta. Remova o retrovisor, conduzindo o chicote até sua completa remoção da porta;

Minha ideia inicial era utilizar toda a carcaça do retrovisor original do Opala e utilizar apenas o motor elétrico do Monza, porém quando o retrovisor novo chegou, me deparei com uma surpresa: Na realidade, o motor utilizado no retrovisor do Monza possui pontos de fixação do motor elétrico bem diferentes do retrovisor do Opala, além de ser um motor de 3 fios, com um pequeno relé atrelado que faz a conversão de um dos sinais que vem do comando para o retrovisor. Isso mudou todo o rumo da minha intervenção, que me obrigou a utilizar toda a carcaça com o motor elétrico do Monza na base do retrovisor do Opala (as bases são diferentes). Como todo bom Opaleiro, não desisti, e agora começa a parte interessante:

Quarto: Remova o espelho com o auxílio de uma chave de fenda, e em seguida, os 4 parafusos de 1,4" que unem o motor elétrico à carcaça do retrovisor do Opala:




Quinto, force o corpo do retrovisor para fora em relação à base, isso fará com que as presilhas do retrovisor se desprendam da base. O corpo do retrovisor ficará preso à base apenas por um eixo metálico, que é apenas encaixado e tem como função evitar a queda do retrovisor num caso de colisão, por exemplo. Desencaixe o corpo do retrovisor do eixo;

Sexto: force o eixo para baixo para retirá-lo da base, com ele no local não será possível fixar o corpo do espelho do Monza na base do retrovisor do Opala;

Sétimo: Vamos começar a desmontar o retrovisor do Monza: Inicialmente, corte os fios que unem o relé ao chicote do retrovisor (não é possível passar esse relé unido ao chicote por dentro da porta do Opala):



Oitavo: Remova o espelho e os três parafusos que une o motor elétrico ao corpo do retrovisor;

Nono: Remova as duas molas que unem o corpo do retrovisor à base, que são encaixadas tanto na base quanto no corpo por ganchos na mola (cuidado porque a pressão é grande);



Décimo: Agora com o corpo do retrovisor do Monza solto, vamos uni-lo à base do retrovisor do Opala. Vamos usar as duas molas para prender o corpo à base. Os pontos de apoio das molas no corpo serão os mesmos, e na base, coloquei as duas nesse ponto da foto abaixo, um furo presente próximo ao logo GM. Força e calma são imprescindíveis pra encaixar as molas, ambas tem uma carga bem forte, use uma chave de fenda grande como alavanca;



Décimo primeiro: Com a corpo devidamente preso à base pelas molas, encaminhe o chicote pelo furo na base do Opala (conforme foto) e monte o motor elétrico no corpo pelos três parafusos:



Décimo segundo: encaixe o espelho no motor elétrico, e a capa externa:




Agora com o retrovisor montado, encaminhe o chicote por dentro da porta e fixe o retrovisor à porta;

Décimo terceiro: solde os fios junto ao relé, e encaixe os conectores elétricos do retrovisor e do chicote da porta.

Nesse ponto, tive outra surpresa: o retrovisor funcionou perfeitamente, porém com as posições invertidas, ou seja, ao comandar pra baixo, ia pra direita; ao comandar pra direita, ia pra cima; ao comandar pra cima, ia pra esquerda; e ao comandar pra esquerda, ia pra baixo, como se o botão tivesse montado girado 90º no console. Antes de se descabelar e tentar mudar a coloração dos fios, removi o conjunto de botões do console e constatei algo interessante: os botões do retrovisor são encaixáveis na moldura em qualquer uma das 4 posições!!!! Ai foi simples, girei ele 90º no sentido horário, fazendo com que os pinos fiquem na posição das fotos abaixo (na foto, o botão do espelho direito está na esquerda e vice-versa):



Voilá, ficou perfeito!!!!









Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 476
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Falves em Qua 28 Maio - 22:39:41

Errata: a foto correta do capítulo 10 é essa:



O vídeo de tudo funcionando:

http://youtu.be/IaA1AS2jVcQ


O motivo de tudo isso é que um retrovisor novo do 1991/1992, elétrico, não se acha por menos de R$ 800,00 (quase um rim), e o fato de o corpo/espelho/capa do retrovisor do Monza 1991 a 1993
serem iguais aos dos Opalas 1991/1992!!

Espero ter ajudado, amigos!

ghbamorim
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 50
Idade : 35
Localização : Pernambuco
Modelo do carro : Diplomata Coupé 1985/1986
Opala Standard 1980
Cilindros : 4 cilindros
4 cilindros
Data de inscrição : 11/01/2013

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 17:49:39

daniel.augusto.773776 escreveu:amigo ghbamorim! vi aki sem querer que vç é de pernabunco de que lugar sou aki de são lourenço da mata ! poderiamos trocar ideias ?!

Major, desculpa, eu passei um longo tempo sem entrar no fórum, tava com uns problemas. Eu sou de Carpina-PE. Manda por mp ou no fórum mesmo o link pra tua pagina do face que a gente pode trocar umas idéias. Eu consegui 1 par de retrovisores que estavam sem funcionar, eu desmontei o meu que tava com a carcaça quebrada e troquei os motores. O problema é só que o meu carro é 86 e os retrovisores são de 88 em diante, que têm aquela capinha que vc pode pintar na cor do carro. Mas vou deixar assim mesmo. Fica até mais bonito, apesar de não ser original

Conteúdo patrocinado

Re: retrovisores eletrio caravan 87

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:08:25


    Data/hora atual: Dom 11 Dez - 3:08:25