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Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

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DanielSS76
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Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por DanielSS76 em Seg 28 Abr - 12:12:10

Salve

Cheguei num ponto que preciso decidir qual combustível vou usar no Opalão e preciso de dicas e sugestões para me ajudar a decidir qual é a melhor alternativa pra mim.

O carro é um Opala SS 1976 que estou mudando a motorização de L4 para L6 (tópico restauração na assinatura).

Quero um carro para usar nos finais de semana, ir aos encontros de antigos e passeios em geral. Não pretendo ter um carro canhão pra pista, mas também não gosto de carro manco, hehehe.

O motor será totalmente refeito do zero (atualmente está todo desmontado). Já tenho todas as peças e a maior dúvida é com relação aos pistões:

Adquiri um kit de pistões Metal Leve 0,060" - estes pistões não são os originais do Opala, são Metal Leve tipo exportação (não encontrei os originais). Eles passam cerca de 2,3mm acima do bloco, o que permite fazer dome e usar álcool, se quiser. Caso não queira fazer dome e usar álcool, posso mandar aplainar os 2,3mm que passam acima do bloco (simplesmente passar a plaina) e usar na gasolina. Esta é minha maior dúvida, já que o restante da configuração serve para gasolina ou álcool... e aí, o que acham? Vou de gasolina ou álcool?

Sei que no álcool, por conta da taxa de compressão, se ganha alguns cvs a mais, mas também ouvi dizer que se o álcool ficar parado por uma semana ou mais, cria uma gelatina no carburador que o entope e precisa fazer manutenção seguida...

A gasolina é mais fácil de achar, pega de primeira mesmo no frio do inverno e acredito que não crie a tal gelatina (me corrijam se estiver errado). Perde-se alguns cvs por conta da taxa de compressão...

E aí, quais os prós e contras?

Grande abraço

AlissonMachado
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por AlissonMachado em Seg 28 Abr - 12:20:55

Olha, já pensei em passar o meu pro Alcool várias vezes, mas acabo desistindo por conta do preço, dificuldade de pegar no frio e as vezes até a falta do produto aqui na minha cidade...

Já a gasolina tem o problema de já estar em 25% de alcool, ai não tem carburador original a gasolina que aguente, eu uso um 3e a Alcool que tem aquele banho dentro pra evitar a corrosão do alcool, ou então pode-se usar uma dessas réplicas das Webber que são de alumínio e não reage com o alcool...

Quanto a potência é de conhecimento geral que depois de quente o motor a Alcool rende sim uns bons CV`s a mais, mas tem que por tudo na balança e ver!

Abraço!

Coupe 76
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por Coupe 76 em Seg 28 Abr - 12:22:01

Tem que medir o seu cabeçote.... pois dependendo vai ter muita ou pouca taxa...
Eu fiz o meu na gasolina... menos dor de cabeça!!!

Abs,

DanielSS76
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por DanielSS76 em Seg 28 Abr - 12:52:26

Olá Alisson

Também penso nestas coisas, tipo corrosão no sistema (tanque de combustível, mangueiras, bomba, carburador), na dificuldade de pegar no frio e o tempo que leva para esquentar o motor e regular a lenta e também no preço do álcool que, atualmente, está quase igual ao da gasolina aqui no sul...

Teria que encontrar alguém que faça o dome (acho que não é muito fácil encontrar um torneiro que tope fazer o serviço e acredito que não custe barato).

Já para aplainar o cabeçote e tirar o "excesso" a própria retífica faz e cobra R$ 120,00...

Obrigado pelas dicas!

Grande abraço.

DanielSS76
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por DanielSS76 em Seg 28 Abr - 12:57:15

Coupe 76 escreveu:Tem que medir o seu cabeçote.... pois dependendo vai ter muita ou pouca taxa...
Eu fiz o meu na gasolina... menos dor de cabeça!!!

Abs,

Olá Coupe 76

Quanto à taxa de compressão, não seria problema, pois esses 2,3mm que o pistão passa acima do bloco irão parar dentro da câmara de combustão com o dome bem feito. Seria praticamente o mesmo do que rebaixar o cabeçote em 2,3mm, com a possibilidade de, se não fechar a taxa desejada, tirar mais um "cabelinho" do cabeçote para acertar a taxa pro álcool. O problema é o custo da brincadeira de fazer o dome e o trampo que dá, sem falar nas questões levantadas acima... já estou mais inclinado a ir de gasola, mesmo...

Grande abraço.

Jean Michel Colet
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por Jean Michel Colet em Seg 28 Abr - 13:13:22

Primeiramente deves saber sua taxa!!!

Não ultrapasse de 10:1 com comando original na gasolina.

DanielSS76
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por DanielSS76 em Seg 28 Abr - 13:30:09

Salve Jean!

Fui um dos primeiros a pedir uma simulação da configuração pretendida para esse motor, hehehe

Segue sua resposta:

Segue a configuração pretendida:

Numero de cilindros: 6

Diâmetro do pistão em mm: 99,9mm (0.60")

Curso do vira em mm: 89,7mm (4100 original gaxeta)

Diâmetro das válvulas de escape e admissão em mm: admissão 45mm/escape 38mm(válvulas originais)

Taxa de compressão : 9,5:1

Carburador ou diâmetro da TBI: DFV 446

Combustível: Gasolina Comum

Comando de válvulas : Crower Hidráulico
Duração do levante a 050" Admissão 204º/Escape 212º
Levante de válvulas: 0.478 adm./0.490 esc.
Cruzamento (graus): 112

Escapamento: Se não for pedir muito poderia simular com o escapamento original e com um 6x2 legal?

Desde logo, fico grato.

PS: se quiser sugerir alguma modificação que altere significativamente o desempenho, fique à vontade.

Abraço

Com 6x2 : 179 cv a 4000 rpm e 35 kgf a 3000.

Escape original : 156 cv a 4000 rpm e 32 kgf a 3000 rpm.



A taxa de compressão dá para chegar em 10:1 fácil, só tenho receio se com 10:1 não vai grilar?

Por isso quando pedi a simulação, pedi com 9,5:1 de taxa...

Grande abraço

Jean Michel Colet
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por Jean Michel Colet em Seg 28 Abr - 19:37:51

DanielSS76 escreveu:Salve Jean!

Fui um dos primeiros a pedir uma simulação da configuração pretendida para esse motor, hehehe

Segue sua resposta:

Segue a configuração pretendida:

Numero de cilindros: 6

Diâmetro do pistão em mm: 99,9mm (0.60")

Curso do vira em mm: 89,7mm (4100 original gaxeta)

Diâmetro das válvulas de escape e admissão em mm: admissão 45mm/escape 38mm(válvulas originais)

Taxa de compressão : 9,5:1

Carburador ou diâmetro da TBI: DFV 446

Combustível: Gasolina Comum

Comando de válvulas : Crower Hidráulico
Duração do levante a 050" Admissão 204º/Escape 212º
Levante de válvulas: 0.478 adm./0.490 esc.
Cruzamento (graus): 112

Escapamento: Se não for pedir muito poderia simular com o escapamento original e com um 6x2 legal?

Desde logo, fico grato.

PS: se quiser sugerir alguma modificação que altere significativamente o desempenho, fique à vontade.

Abraço

Com 6x2 : 179 cv a 4000 rpm e 35 kgf a 3000.

Escape original : 156 cv a 4000 rpm e 32 kgf a 3000 rpm.



A taxa de compressão dá para chegar em 10:1 fácil, só tenho receio se com 10:1 não vai grilar?

Por isso quando pedi a simulação, pedi com 9,5:1 de taxa...

Grande abraço

Grila mais fácil, mais existe umas técnicas para funcionar assim, tenho um carro de teste que até o fim de semana vai rodar com 10:1 de taxa na gasolina.

Depois tu me manda umas MP vou te passando as coordenadas ..

tabarbosa
Equipe de Moderação
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por tabarbosa em Seg 28 Abr - 20:29:57

Resposta: Gasolina.

Agora faz uma pergunta mais difícil.

DanielSS76
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por DanielSS76 em Seg 28 Abr - 20:46:31

Jean Michel Colet escreveu:

Grila mais fácil, mais existe umas técnicas para funcionar assim, tenho um carro de teste que até o fim de semana vai rodar com 10:1 de taxa na gasolina.

Depois tu me manda umas MP vou te passando as coordenadas ..


Legal, vou querer as dicas, sim, obrigado.

Quando o motor estiver funcionando, avisa aí e, se possível, coloca um vídeo.

Obrigado e um grande abraço.


DanielSS76
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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

Mensagem por DanielSS76 em Seg 28 Abr - 20:49:12

tabarbosa escreveu:Resposta: Gasolina.

Agora faz uma pergunta mais difícil.

Então tabarbosa, essa tava fácil mesmo Rolling Eyes , já me decidi... vou de gasolina cheers .

Vou pensar numa difícil para postar aqui scratch , hehehe

Grande abraço.

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Re: Qual melhor opção: álcool ou gasolina?

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