Sou novo no clube e primeiramente gostaria de me apresentar.
Me chamo Valter, tenho 42 anos, sou engenheiro e apesar de residir em Itapeva/SP, estou próximo da divisa do PR (próximo a Sengés), e como achei este clube o mais completo em todos os sentidos, resolvi fazer parte.
Possuo alguns brinquedos na garagem (Corolla, Strada, Idea, Virago 535, Fazer 600), e agora realizei um antigo sonho e comprei um Opala. Eu sempre quis ter um Opala; um amigo comprou um e o restaurou todo, e depois de cerca de 1,5 anos de reforma, quando eu vi o carro babei e resolvi em definitivo comprar o meu. Eu estava desde outubro/2013 procurando um Opala para comprar e depois de ver uns 15 (estava difícil de encontrar algo bom e barato), achei um e comprei na segunda-feira passada (dia 28/04/2014). É o da foto do meu avatar.
Bom, meu opala não é nada de extraordinário. É um coupé 1976 e acreditem, segundo a proprietária, ele estava parado desde dezembro/2009. Antes de encostarem o carro deveriam ter andado no barro. Ele estava com os 4 pneus no chão, todo cheio de barro seco por baixo e paralamas, todo cheio de pêlo de gato (certamente um bichano dormia lá...rs), e para meu azar, uma pessoa que foi vê-lo para comprar levou uma bateria e tentou dar partida e quebrou a chave no contato, sem condição de retirar o toco dela no contato (dependia de um chaveiro) e as rodas estavam travadas, mas é um bom carro (pouquíssimo podre, pouco funilaria por fazer, todo alinhado de lataria, completo com todas as partes). Foi um trabalho danado para arrastá-lo da garagem até a rua, totalmente sem freios e colocar na prancha. Viajei 120 km e o trouxe para casa; larguei em frente da minha casa (e os vizinhos já começaram a olhar torto - afinal, um carro velho enfeiando a rua...mas não dei a mínima), e detalhe, minha rua é em aclive/declive e o carro ficou com os 4 pneus murchos e com 4 pedras em cada roda calçando-o. No dia seguinte chamei o chaveiro e ele tirou o toco da chave e me fez uma nova chave (o tambor de contato que está no carro é de fusca...cada uma...rs)
Como sempre fui curioso com mecânica (sei o básico do básico), resolvi que o meu 1º de maio seria o dia do trabalho no meu Opala, contrariando minha esposa que queria viajar no feriado prolongado. Um dia antes comprei uma bateria de 45ah (só para partida), fluído de freio, uns 3 metros de mangueira de combustível, e um filtro de combustível. Preliminarmente, emprestei um compressor hobbie tipo tufãozinho e fui conferir os pneus e consegui encher todos (apesar do carro ter pneus de todas as marcas e medidas, estavam todos sem furo). Depois fiz o básico (enchi o radiador, tirei, desmontei, lavei e montei o carburador, adaptei um galão como tanque dentro do motor - o tanque está sem tampa e deve estar cheio de terra, conferi o platinado, coloquei fluído de freio no reservatório e sangrei-o - fiz ali no reservatório mesmo, apliquei um lubrificante em spray na base da alavanca do câmbio (no encaixe das varetas). E não é que depois de cerca de 1 hora lidando o danado pegou na partida. Deixei o funcionando até acabar o combustível do galão adaptado, enchi novamente o galão e assim repeti o processo 3 vezes (na somatória do tempo ele ficou cerca de 1 hora ligado direto, parado no lugar, e para minha alegria, o motor funcionou como um relógio, sem bater, rajar e nem fumacear.
Como meu bairro é totalmente residencial e dificilmente você vê alguém na rua (somente aquelas pessoas que fazem caminhada), e como o meu Opala está "de bunda pra baixo", fico preocupado em alguém entrar nele (não trava nenhuma porta), desengatar e liberar o freio de mão (e retirar os calços sob as rodas) e soltá-lo descida abaixo. Como ele ficou 1 hora funcionando em tudo mais, resolvi de tirá-lo da rua e colocar na garagem, mas daí veio minha decepção. O carro não saiu do lugar. Eu acho que ele está engatando normalmente (apesar de até agora não ter encontrado a ré dele - olhando na abertura do túnel, vejo 2 varetas paralelas e que se movimentam normalmente e penso que sejam as marchas nº 1, 2, 3 e 4, e logo abaixo outra vareta que penso ser a ré - mas não consigo movê-la de forma alguma com a alavanca). Engatei a primeira e a sensação que tenho é que parece que o diferencial não roda. Meu cunhado me ajudou e ele engatou a primeira marcha, tentou sair com o carro; me abaixei e vi que o cardã chega a se movimentar mas o carro parece não ter força, como se ele estivesse com as rodas traseiras presas - freio de mão puxado.
Diante disto, gostaria de dicas e sugestões. Na minha cidade é difícil encontrar alguém especializado em Opalas, e na medida do possível vou ser o mecânico ou mesmo ajudar um mecânico profissional (quero acompanhar tudo de perto).
Quero colocá-lo a rodar para fazer vistoria e transferir. Em seguida ela vai para um profissional, vou refazer toda a mecânica e depois de pronta a funilaria. É projeto de 1 ano.
Abraço a todos.
Valter
Ontem à(s) 16:08:24 por opala4cc
» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Ontem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS
» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Ontem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS
» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Ontem à(s) 12:52:51 por kelvisson
» Comando Aspirado
Ontem à(s) 5:41:23 por kelvisson
» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Dom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc
» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Dom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc
» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Qui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro
» VIRABREQUIM 3.0 181L
Qua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier