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Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

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valterdorib
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Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Sab 3 Maio - 21:19:28

Caros amigos

Sou novo no clube e primeiramente gostaria de me apresentar.
Me chamo Valter, tenho 42 anos, sou engenheiro e apesar de residir em Itapeva/SP, estou próximo da divisa do PR (próximo a Sengés), e como achei este clube o mais completo em todos os sentidos, resolvi fazer parte.
Possuo alguns brinquedos na garagem (Corolla, Strada, Idea, Virago 535, Fazer 600), e agora realizei um antigo sonho e comprei um Opala. Eu sempre quis ter um Opala; um amigo comprou um e o restaurou todo, e depois de cerca de 1,5 anos de reforma, quando eu vi o carro babei e resolvi em definitivo comprar o meu. Eu estava desde outubro/2013 procurando um Opala para comprar e depois de ver uns 15 (estava difícil de encontrar algo bom e barato), achei um e comprei na segunda-feira passada (dia 28/04/2014). É o da foto do meu avatar.
Bom, meu opala não é nada de extraordinário. É um coupé 1976 e acreditem, segundo a proprietária, ele estava parado desde dezembro/2009. Antes de encostarem o carro deveriam ter andado no barro. Ele estava com os 4 pneus no chão, todo cheio de barro seco por baixo e paralamas, todo cheio de pêlo de gato (certamente um bichano dormia lá...rs), e para meu azar, uma pessoa que foi vê-lo para comprar levou uma bateria e tentou dar partida e quebrou a chave no contato, sem condição de retirar o toco dela no contato (dependia de um chaveiro) e as rodas estavam travadas, mas é um bom carro (pouquíssimo podre, pouco funilaria por fazer, todo alinhado de lataria, completo com todas as partes). Foi um trabalho danado para arrastá-lo da garagem até a rua, totalmente sem freios e colocar na prancha. Viajei 120 km e o trouxe para casa; larguei em frente da minha casa (e os vizinhos já começaram a olhar torto - afinal, um carro velho enfeiando a rua...mas não dei a mínima), e detalhe, minha rua é em aclive/declive e o carro ficou com os 4 pneus murchos e com 4 pedras em cada roda calçando-o. No dia seguinte chamei o chaveiro e ele tirou o toco da chave e me fez uma nova chave (o tambor de contato que está no carro é de fusca...cada uma...rs)
Como sempre fui curioso com mecânica (sei o básico do básico), resolvi que o meu 1º de maio seria o dia do trabalho no meu Opala, contrariando minha esposa que queria viajar no feriado prolongado. Um dia antes comprei uma bateria de 45ah (só para partida), fluído de freio, uns 3 metros de mangueira de combustível, e um filtro de combustível. Preliminarmente, emprestei um compressor hobbie tipo tufãozinho e fui conferir os pneus e consegui encher todos (apesar do carro ter pneus de todas as marcas e medidas, estavam todos sem furo). Depois fiz o básico (enchi o radiador, tirei, desmontei, lavei e montei o carburador, adaptei um galão como tanque dentro do motor - o tanque está sem tampa e deve estar cheio de terra, conferi o platinado, coloquei fluído de freio no reservatório e sangrei-o - fiz ali no reservatório mesmo, apliquei um lubrificante em spray na base da alavanca do câmbio (no encaixe das varetas). E não é que depois de cerca de 1 hora lidando o danado pegou na partida. Deixei o funcionando até acabar o combustível do galão adaptado, enchi novamente o galão e assim repeti o processo 3 vezes (na somatória do tempo ele ficou cerca de 1 hora ligado direto, parado no lugar, e para minha alegria, o motor funcionou como um relógio, sem bater, rajar e nem fumacear.
Como meu bairro é totalmente residencial e dificilmente você vê alguém na rua (somente aquelas pessoas que fazem caminhada), e como o meu Opala está "de bunda pra baixo", fico preocupado em alguém entrar nele (não trava nenhuma porta), desengatar e liberar o freio de mão (e retirar os calços sob as rodas) e soltá-lo descida abaixo. Como ele ficou 1 hora funcionando em tudo mais, resolvi de tirá-lo da rua e colocar na garagem, mas daí veio minha decepção. O carro não saiu do lugar. Eu acho que ele está engatando normalmente (apesar de até agora não ter encontrado a ré dele - olhando na abertura do túnel, vejo 2 varetas paralelas e que se movimentam normalmente e penso que sejam as marchas nº 1, 2, 3 e 4, e logo abaixo outra vareta que penso ser a ré - mas não consigo movê-la de forma alguma com a alavanca). Engatei a primeira e a sensação que tenho é que parece que o diferencial não roda. Meu cunhado me ajudou e ele engatou a primeira marcha, tentou sair com o carro; me abaixei e vi que o cardã chega a se movimentar mas o carro parece não ter força, como se ele estivesse com as rodas traseiras presas - freio de mão puxado.
Diante disto, gostaria de dicas e sugestões. Na minha cidade é difícil encontrar alguém especializado em Opalas, e na medida do possível vou ser o mecânico ou mesmo ajudar um mecânico profissional (quero acompanhar tudo de perto).
Quero colocá-lo a rodar para fazer vistoria e transferir. Em seguida ela vai para um profissional, vou refazer toda a mecânica e depois de pronta a funilaria. É projeto de 1 ano.

Abraço a todos.
Valter

Cojak
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Cojak em Sab 3 Maio - 21:51:27

Seja bem vindo!

Parabéns pela compra e pela história!

Amigo,acredito que o problema seja o freio travado (pinças dianteiras e cilindros de roda traseiros).

Digo isso porque comprei um Fusca que ficou parado por 5 anos em cima de uma laje e os freios
estavam todos travados (travando também as rodas).

Tente fazer sangria nas rodas,ou então troque ao menos os cilindros de roda traseiros e os reparos
das pinças.

Poder ser também o freio de mão travando as rodas traseiras (pelo tempo que o carro ficou parado.
Você solta ele as rodas continuam travadas porque ele emperrou).

Poste umas fotos da máquina pra darmos uma olhada!

Aqui ensina a postar fotos:

http://www.opaleirosdoparana.com/t11462-postar-fotos-no-imageshack

Para fazer upload das fotos eu te indico o TinyPic: http://pt-br.tinypic.com/

O Imageshack está cobrando pra fazer upload.

Dê uma pesquisada no fórum,tem muita coisa que poderá aprender por aqui.

Boa sorte no projeto!

Acompanhando.

 OKK 

N474N
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por N474N em Sab 3 Maio - 21:57:15

Seja bem vindo amigo!
Estive em Itapeva/SP a alguns meses a trabalho, cidade muito boa por sinal!

Eu também sei o básico do básico em mecânica, mas vou deixar uma dica até os profissionais chegarem ao tópico, tentou desmontar os freios para revisar? Foi a primeira coisa que me veio a cabeça.

Boa sorte no projeto!

.::Etto::.
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por .::Etto::. em Sab 3 Maio - 22:10:20

Mais o carro não rodou pra ir até o guincho?? e pra descer do guincho? pode ser outra coisa em...

bruno silverstar83
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 3 Maio - 22:48:39

Seja bem vindo,que bom que o opalão encontrou alguem com disposição de fazer ele rodar de volta


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Anderson Carvalho
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Anderson Carvalho em Sab 3 Maio - 23:07:48

Olá amigo, seja bem-vindo!!

Parabéns pelo Opalão!!

Agora começa a parte mais divertida de um carro antigo, a reforma!

Mauricio4100
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Mauricio4100 em Dom 4 Maio - 9:14:36

Veja se a ré não encavalou também! Precisa levantar ele e tentar movimentar a haste de ré direto no câmbio amigo, pede para alguem entrar no carro e pisar na embreagem para você, ai tente movimentar a haste, se não for possível pegue um martelo e de pequenas batidas nela para ver se movimenta, provavelmente você conseguirá desengatar a ré e seu Opala vai conseguir andar pra frente rs

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 9:35:36

Cojak escreveu:Seja bem vindo!

Parabéns pela compra e pela história!

Amigo,acredito que o problema seja o freio travado (pinças dianteiras e cilindros de roda traseiros).

Digo isso porque comprei um Fusca que ficou parado por 5 anos em cima de uma laje e os freios
estavam todos travados (travando também as rodas).

Tente fazer sangria nas rodas,ou então troque ao menos os cilindros de roda traseiros e os reparos
das pinças.

Poder ser também o freio de mão travando as rodas traseiras (pelo tempo que o carro ficou parado.
Você solta ele as rodas continuam travadas porque ele emperrou).

Poste umas fotos da máquina pra darmos uma olhada!

Aqui ensina a postar fotos:

http://www.opaleirosdoparana.com/t11462-postar-fotos-no-imageshack

Para fazer upload das fotos eu te indico o TinyPic:  http://pt-br.tinypic.com/

O Imageshack está cobrando pra fazer upload.

Dê uma pesquisada no fórum,tem muita coisa que poderá aprender por aqui.

Boa sorte no projeto!

Acompanhando.

 OKK 

Olá Cojak

Obrigado pela recepção!
Ainda não vi os freios mas agora irei verificar.
Segue algumas fotos do Opala.









Na foto acima, a mancha de óleo no diferencial foi pela aplicação de lubrificante em spray, e ao fundo, imagino ser vazamento no flexível de fluído de freio. Mas ainda irei verificar tudo, pois a prioridade é fazê-lo rodar e sair do lugar.


Abraço,
Valter


Última edição por valterdorib em Dom 4 Maio - 10:13:22, editado 3 vez(es)

Rogerio N Rego
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Rogerio N Rego em Dom 4 Maio - 9:43:14

Ou o carro esta com uma marcha encavalada, ou esta patinando a embreagem. Faca o seguinte, levante uma roda traseira e tente gira-la com o csrro em ponto morto, ela devera girar. Depois engate uma marcha e tente girar, ela nao podera girar. Espero ter ajudado.

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 9:48:32

N474N escreveu:Seja bem vindo amigo!
Estive em Itapeva/SP a alguns meses a trabalho, cidade muito boa por sinal!

Eu também sei o básico do básico em mecânica, mas vou deixar uma dica até os profissionais chegarem ao tópico, tentou desmontar os freios para revisar? Foi a primeira coisa que me veio a cabeça.

Boa sorte no projeto!


Olá N474N

Irei verificar os freios.
Gostou de Itapeva então? Veio pra cá por que tipo de trabalho?

Abraço,
Valter

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 9:51:00

.::Etto::. escreveu:Mais o carro não rodou pra ir até o guincho?? e pra descer do guincho? pode ser outra coisa em...


Olá Etto

Então parceiro, o carro foi arrastado da garagem até a rua; veio com dificuldade pelos pneus estarei totalmente murchos e no chão, mas veio.
O guincho tipo prancha foi colocado na porta da garagem e o carro foi arrastado por cerca de uns 10 metros. Em frente de casa e foi somente descarregado.

Abraço,
Valter

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 9:53:30

bruno silverstar83 escreveu:Seja bem vindo,que bom que o opalão encontrou alguem com disposição de fazer ele rodar de volta

Olá Bruno

Obrigado pela recepção.
Então, apesar da minha esposa não ter gostado da ideia, eu disse a ela que o meu novo projeto para os próximos 12 meses é o Opala...rs.

Abraço,
Valter

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 9:56:07

Anderson Carvalho escreveu:Olá amigo, seja bem-vindo!!

Parabéns pelo Opalão!!

Agora começa a parte mais divertida de um carro antigo, a reforma!


Olá Anderson

Obrigado amigo!
Sim, estou me programando para uma diversão de 1 ano.
A prioridade agora é fazê-lo andar, ir fazer vistoria e fazer transferência.
Depois vamos para a mecânica e após terminada, funilaria, tapeçaria, acessórios e curtir.

Abraço,
Valter

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 9:58:44

Mauricio4100 escreveu:Veja se a ré não encavalou também! Precisa levantar ele e tentar movimentar a haste de ré direto no câmbio amigo, pede para alguem entrar no carro e pisar na embreagem para você, ai tente movimentar a haste, se não for possível pegue um martelo e de pequenas batidas nela para ver se movimenta, provavelmente você conseguirá desengatar a ré e seu Opala vai conseguir andar pra frente rs


Olá Maurício

Gostei da sua dica também, e irei verificar.

Abraço,
Valter

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 10:00:57

Rogerio N Rego escreveu:Ou o carro esta com uma marcha encavalada, ou esta patinando a embreagem. Faca o seguinte, levante uma roda traseira e tente gira-la com o csrro em ponto morto, ela devera girar. Depois engate uma marcha e tente girar, ela nao podera girar. Espero ter ajudado.


Olá Rogério

Bom, amanhã vou procurar um mecânico disposto a vir trabalhar na rua (em frente a minha casa) e verificar os itens sugeridos por todos aqui (freios, marchas encavaladas e os testes que você sugere).

Grato, abraço.
Valter

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 10:05:07

Caros amigos

Aproveitando a receptividade (além do esperado para somente 1 dia de participação no fórum), eu gostaria de informações acerca da disponibilidade de partes da lataria de Opalas.
Apesar de considerar que o meu Opala estar bem estruturado e com boa lataria, preciso trocar algumas partes. Os assoalhos e caixa de estepe eu encontrei na minha cidade.
Contudo, preciso trocar o capô, e apesar de achar que consigo recuperar (bem como a avaliação de 2 funileiros), seria bom trocar também o paralama dianteiro esquerdo e a caixa de roda dianteira direita.
Alguém sabe onde posso encontrar estas partes para venda, mesmo que usadas e em muito bom estado de conservação (sem massa é claro)?

Grato,
Valter

Cojak
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Cojak em Dom 4 Maio - 11:20:59

valterdorib escreveu:Caros amigos

Aproveitando a receptividade (além do esperado para somente 1 dia de participação no fórum), eu gostaria de informações acerca da disponibilidade de partes da lataria de Opalas.
Apesar de considerar que o meu Opala estar bem estruturado e com boa lataria, preciso trocar algumas partes. Os assoalhos e caixa de estepe eu encontrei na minha cidade.
Contudo, preciso trocar o capô, e apesar de achar que consigo recuperar (bem como a avaliação de 2 funileiros), seria bom trocar também o paralama dianteiro esquerdo e a caixa de roda dianteira direita.
Alguém sabe onde posso encontrar estas partes para venda, mesmo que usadas e em muito bom estado de conservação (sem massa é claro)?

Grato,
Valter

Te indico esses dois sites:

Supimpa: http://www.supimpa.com.br/

Meu Opala: http://www.meuopala.com/

Dê uma pesquisada na net que você encontra muita coisa boa por um preço acessível.

PS: Se aquele vazamento for mesmo de óleo de freio é bom você ir lá e jogar uma água,lavar,
pois além de danificar a pintura o óleo de freio agride também a lata,causando ferrugem.

 OKK 

Souza
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Souza em Dom 4 Maio - 11:51:01

Amigo, parabéns pela compra e boa sorte no projeto, este seu problema pode ser embreagem, notei que seu carro esta com um acessório bem raro, a barra estabilizadora inferior traseira, muito díficil de encontrar uma destas,um abraço.

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 11:57:04

Cojak escreveu:
valterdorib escreveu:Caros amigos

Aproveitando a receptividade (além do esperado para somente 1 dia de participação no fórum), eu gostaria de informações acerca da disponibilidade de partes da lataria de Opalas.
Apesar de considerar que o meu Opala estar bem estruturado e com boa lataria, preciso trocar algumas partes. Os assoalhos e caixa de estepe eu encontrei na minha cidade.
Contudo, preciso trocar o capô, e apesar de achar que consigo recuperar (bem como a avaliação de 2 funileiros), seria bom trocar também o paralama dianteiro esquerdo e a caixa de roda dianteira direita.
Alguém sabe onde posso encontrar estas partes para venda, mesmo que usadas e em muito bom estado de conservação (sem massa é claro)?

Grato,
Valter

Te indico esses dois sites:

Supimpa: http://www.supimpa.com.br/

Meu Opala: http://www.meuopala.com/

Dê uma pesquisada na net que você encontra muita coisa boa por um preço acessível.

PS: Se aquele vazamento for mesmo de óleo de freio é bom você ir lá e jogar uma água,lavar,
pois além de danificar a pintura o óleo de freio agride também a lata,causando ferrugem.

 OKK 

Amigo Cojak

Sim, tenho consciência dos problemas que o fluído de freio podem ocasionar sobre alguns tipos de metais. Lembro-me de um senhor um tanto quanto ranzinza que morava próximo a minha mãe, que tanto se importunar com os moleques da rua, estes pegaram um vidro de fluído de freio e fizeram um obra de arte no Corcel II vermelho dele; deu até dó...rs.
Após o Opala andar, a primeira coisa a se fazer é lavar completo e muito bem lavado, de modo a identificar as prioridades mecânicas e resolvê-las, principalmente a vazamentos.
Com relação aos sites que você indicou eu já os tinha encontrado na net. Estão nos favoritos. Mas continuo no garimpo de um bom capô.

Abraço,
Valter

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 12:34:24

Souza escreveu:Amigo, parabéns pela compra e boa sorte no projeto, este seu problema pode ser embreagem, notei que seu carro esta com um acessório bem raro, a barra estabilizadora inferior traseira, muito díficil de encontrar uma destas,um abraço.

Olá Souza

De fato, um amigo que restaurou um Opala me disse que não encontrou e inclusive me pediu pra colocar preço na peça. Melhor deixá-la onde está...rs.

Abraço,
Valter

Viniperes
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Viniperes em Dom 4 Maio - 19:15:42

Parabéns pelo Opala Valter! Estou acompanhando, vá colocando fotos do processo!

Abraços,

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 19:18:36

Viniperes escreveu:Parabéns pelo Opala Valter! Estou acompanhando, vá colocando fotos do processo!

Abraços,


Olá Viniperes

Obrigado!
É um projeto de 1 ano (para que eu possa acompanhar de perto sem comprometer minhas outras obrigações), mas irei registrar tudo e em todas as etapas e postar aqui.

Abraço,
Valter

tcheco 8687
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por tcheco 8687 em Dom 4 Maio - 19:25:52

Bem indo Valter, vamos acompanhar teu projeto

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Dom 4 Maio - 19:30:36

tcheco 8687 escreveu:Bem indo Valter, vamos acompanhar teu projeto

Olá Tcheco

Obrigado!

Abraço,
Valter

Rogerio N Rego
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Rogerio N Rego em Dom 4 Maio - 19:39:56

Estava olhando as fotos do seu carro agora
e prestei um pouco mais de atenção nas rodas,
como sao as do outro lado?

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Seg 5 Maio - 11:44:19

Rogerio N Rego escreveu:Estava olhando as fotos do seu carro agora
e prestei um pouco mais de atenção nas rodas,
como sao as do outro lado?

Olá Rogério

As rodas são exatamente iguais respectivamente para dianteira e traseira em ambos os lados, conforme foto a seguir.



Acho que das traseiras são Comodoro/Diplomata, e das dianteiras de F1000. Ao menos todas elas são de 14", mas os pneus são cada um de uma medida...rs.

Abraço,

valterdorib
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por valterdorib em Seg 5 Maio - 11:54:40

Pessoal, bom dia

Com base na sugestão de muitos para que eu verificasse o câmbio, tenho alguma dúvidas quanto aos movimentos que a alavanca faz. Tirei uma foto e editei para melhor explicar, conforme segue.



Vejo 3 varetas, sendo 2 superiores e em paralelo (seta azul e seta amarela), e 1 inferior (seta vermelha).
Fazendo movimento normal de engatar as marchas na alavanca, notei que a vareta indicada pela seta amarela engata as marchas nº 1 e 2, e a vareta indicada pela seta azul engata as marchas nº 3 e 4 (me corrijam se estiver errado). E por dedução a vareta indicada pela seta vermelha deve engatar a marcha ré (me corrijam também).
Pois bem, partindo-se deste princípio, as marchas nº 1, 2, 3 e 4 imagino estarem engatando pois ao acionar a alavanca, esta se movimentam em direção aos seus devidos locais.
Contudo, a vareta indicada pela seta vermelha não se move em hipótese alguma, sendo que tentei encaixá-la em todas posições somente movimentando, bem como movimentando e forçando para baixo, e movimentando e puxando acima.
Imagino que a marcha ré seja ao lado esquerdo da 1ª marcha ou ao lado esquerdo da 2ª marcha.
Será que está travado (envalado) e por isso não consigo fazer o Opala andar? Como devo proceder?

Abraço a todos,
Valter

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Rogerio N Rego em Seg 5 Maio - 20:50:41

Cara, a re deste carro e forçando a alavanca para a esquerda puxando para cima e puxando para tras
voce também pode tentar engatar desengatar com a mao direto na vareta da re que e a mais de baixo.
espero ter ajudado

Rogerio N Rego
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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Rogerio N Rego em Seg 5 Maio - 20:55:05

Voltando ao assunto dad rodas acho muito bonito um opala com
rodas iguais essas da dianteira devidamente pintadas

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Cojak em Ter 6 Maio - 12:52:12

Amigo,creio que o problema não seja na caixa,como você disse se as varetas estão
se locomovendo então as marchas estão entrando.

A ré deve ser pra trás,como o amigo Rogério falou.

Acompanhando.

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por FabianoChepala em Ter 6 Maio - 14:03:37

Boa tarde.
Parabéns pela compra que seja feliz pelo projeto.
Minha dúvida surgiu e é a seguinte:
- o carro está no morro de “bunda para baixo”, o por que de engatar a ré ? kk
- você não conseguiu sair com o carro do lugar, penso eu que seja a embreagem pois o carro não teria força para subir esse morro, então engata a primeira acelera vai soltando a embreagem e o carro não anda, pensou eu “embreagem”.

Atenciosamente,
Fabiano Araújo


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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Rogerio N Rego em Dom 11 Maio - 17:56:53

Conseguiu fazer o bicho andar?

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

Mensagem por Cojak em Dom 11 Maio - 18:14:44

Rogerio N Rego escreveu:Conseguiu fazer o bicho andar?

Também to curioso pra saber  .

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Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

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