Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

39 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 39 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
tabarbosa (16850)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
BANDIT (13573)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
Xann (10394)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
j ricardo (9376)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
Jean Bida (9320)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_leftAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala BarAjudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Bar_right 

+8
Rogerio N Rego
Mauricio4100
Anderson Carvalho
bruno silverstar83
.::Etto::.
N474N
Cojak
valterdorib
12 participantes

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Sáb 3 maio - 21:19:28

    Caros amigos

    Sou novo no clube e primeiramente gostaria de me apresentar.
    Me chamo Valter, tenho 42 anos, sou engenheiro e apesar de residir em Itapeva/SP, estou próximo da divisa do PR (próximo a Sengés), e como achei este clube o mais completo em todos os sentidos, resolvi fazer parte.
    Possuo alguns brinquedos na garagem (Corolla, Strada, Idea, Virago 535, Fazer 600), e agora realizei um antigo sonho e comprei um Opala. Eu sempre quis ter um Opala; um amigo comprou um e o restaurou todo, e depois de cerca de 1,5 anos de reforma, quando eu vi o carro babei e resolvi em definitivo comprar o meu. Eu estava desde outubro/2013 procurando um Opala para comprar e depois de ver uns 15 (estava difícil de encontrar algo bom e barato), achei um e comprei na segunda-feira passada (dia 28/04/2014). É o da foto do meu avatar.
    Bom, meu opala não é nada de extraordinário. É um coupé 1976 e acreditem, segundo a proprietária, ele estava parado desde dezembro/2009. Antes de encostarem o carro deveriam ter andado no barro. Ele estava com os 4 pneus no chão, todo cheio de barro seco por baixo e paralamas, todo cheio de pêlo de gato (certamente um bichano dormia lá...rs), e para meu azar, uma pessoa que foi vê-lo para comprar levou uma bateria e tentou dar partida e quebrou a chave no contato, sem condição de retirar o toco dela no contato (dependia de um chaveiro) e as rodas estavam travadas, mas é um bom carro (pouquíssimo podre, pouco funilaria por fazer, todo alinhado de lataria, completo com todas as partes). Foi um trabalho danado para arrastá-lo da garagem até a rua, totalmente sem freios e colocar na prancha. Viajei 120 km e o trouxe para casa; larguei em frente da minha casa (e os vizinhos já começaram a olhar torto - afinal, um carro velho enfeiando a rua...mas não dei a mínima), e detalhe, minha rua é em aclive/declive e o carro ficou com os 4 pneus murchos e com 4 pedras em cada roda calçando-o. No dia seguinte chamei o chaveiro e ele tirou o toco da chave e me fez uma nova chave (o tambor de contato que está no carro é de fusca...cada uma...rs)
    Como sempre fui curioso com mecânica (sei o básico do básico), resolvi que o meu 1º de maio seria o dia do trabalho no meu Opala, contrariando minha esposa que queria viajar no feriado prolongado. Um dia antes comprei uma bateria de 45ah (só para partida), fluído de freio, uns 3 metros de mangueira de combustível, e um filtro de combustível. Preliminarmente, emprestei um compressor hobbie tipo tufãozinho e fui conferir os pneus e consegui encher todos (apesar do carro ter pneus de todas as marcas e medidas, estavam todos sem furo). Depois fiz o básico (enchi o radiador, tirei, desmontei, lavei e montei o carburador, adaptei um galão como tanque dentro do motor - o tanque está sem tampa e deve estar cheio de terra, conferi o platinado, coloquei fluído de freio no reservatório e sangrei-o - fiz ali no reservatório mesmo, apliquei um lubrificante em spray na base da alavanca do câmbio (no encaixe das varetas). E não é que depois de cerca de 1 hora lidando o danado pegou na partida. Deixei o funcionando até acabar o combustível do galão adaptado, enchi novamente o galão e assim repeti o processo 3 vezes (na somatória do tempo ele ficou cerca de 1 hora ligado direto, parado no lugar, e para minha alegria, o motor funcionou como um relógio, sem bater, rajar e nem fumacear.
    Como meu bairro é totalmente residencial e dificilmente você vê alguém na rua (somente aquelas pessoas que fazem caminhada), e como o meu Opala está "de bunda pra baixo", fico preocupado em alguém entrar nele (não trava nenhuma porta), desengatar e liberar o freio de mão (e retirar os calços sob as rodas) e soltá-lo descida abaixo. Como ele ficou 1 hora funcionando em tudo mais, resolvi de tirá-lo da rua e colocar na garagem, mas daí veio minha decepção. O carro não saiu do lugar. Eu acho que ele está engatando normalmente (apesar de até agora não ter encontrado a ré dele - olhando na abertura do túnel, vejo 2 varetas paralelas e que se movimentam normalmente e penso que sejam as marchas nº 1, 2, 3 e 4, e logo abaixo outra vareta que penso ser a ré - mas não consigo movê-la de forma alguma com a alavanca). Engatei a primeira e a sensação que tenho é que parece que o diferencial não roda. Meu cunhado me ajudou e ele engatou a primeira marcha, tentou sair com o carro; me abaixei e vi que o cardã chega a se movimentar mas o carro parece não ter força, como se ele estivesse com as rodas traseiras presas - freio de mão puxado.
    Diante disto, gostaria de dicas e sugestões. Na minha cidade é difícil encontrar alguém especializado em Opalas, e na medida do possível vou ser o mecânico ou mesmo ajudar um mecânico profissional (quero acompanhar tudo de perto).
    Quero colocá-lo a rodar para fazer vistoria e transferir. Em seguida ela vai para um profissional, vou refazer toda a mecânica e depois de pronta a funilaria. É projeto de 1 ano.

    Abraço a todos.
    Valter
    Cojak
    Cojak
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4027
    Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
    Chevette 1978
    Fusca 1300 1980
    Data de inscrição : 27/08/2011

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Cojak Sáb 3 maio - 21:51:27

    Seja bem vindo!

    Parabéns pela compra e pela história!

    Amigo,acredito que o problema seja o freio travado (pinças dianteiras e cilindros de roda traseiros).

    Digo isso porque comprei um Fusca que ficou parado por 5 anos em cima de uma laje e os freios
    estavam todos travados (travando também as rodas).

    Tente fazer sangria nas rodas,ou então troque ao menos os cilindros de roda traseiros e os reparos
    das pinças.

    Poder ser também o freio de mão travando as rodas traseiras (pelo tempo que o carro ficou parado.
    Você solta ele as rodas continuam travadas porque ele emperrou).

    Poste umas fotos da máquina pra darmos uma olhada!

    Aqui ensina a postar fotos:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t11462-postar-fotos-no-imageshack

    Para fazer upload das fotos eu te indico o TinyPic: http://pt-br.tinypic.com/

    O Imageshack está cobrando pra fazer upload.

    Dê uma pesquisada no fórum,tem muita coisa que poderá aprender por aqui.

    Boa sorte no projeto!

    Acompanhando.

     OKK 
    N474N
    N474N
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 642
    Localização : Dois Vizinhos - PR
    Modelo do carro : DeLuxo 3800 1970
    Diplomata 250s 1983
    Diplomata 4.1/S 1990
    Cilindros : 6 + 6 + 6
    Data de inscrição : 01/04/2013

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por N474N Sáb 3 maio - 21:57:15

    Seja bem vindo amigo!
    Estive em Itapeva/SP a alguns meses a trabalho, cidade muito boa por sinal!

    Eu também sei o básico do básico em mecânica, mas vou deixar uma dica até os profissionais chegarem ao tópico, tentou desmontar os freios para revisar? Foi a primeira coisa que me veio a cabeça.

    Boa sorte no projeto!
    .::Etto::.
    .::Etto::.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 162
    Localização : campo largo-PR
    Modelo do carro : Diplomata coupe 88
    Cilindros : 6cil
    Data de inscrição : 17/09/2011

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por .::Etto::. Sáb 3 maio - 22:10:20

    Mais o carro não rodou pra ir até o guincho?? e pra descer do guincho? pode ser outra coisa em...
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 3 maio - 22:48:39

    Seja bem vindo,que bom que o opalão encontrou alguem com disposição de fazer ele rodar de volta


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala 14tyfko
    Anderson Carvalho
    Anderson Carvalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1075
    Idade : 47
    Localização : Portugal (em breve)
    Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 24/12/2013

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Anderson Carvalho Sáb 3 maio - 23:07:48

    Olá amigo, seja bem-vindo!!

    Parabéns pelo Opalão!!

    Agora começa a parte mais divertida de um carro antigo, a reforma!
    Mauricio4100
    Mauricio4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 45
    Idade : 34
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata 89/90 4.1/S
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 22/04/2010

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Mauricio4100 Dom 4 maio - 9:14:36

    Veja se a ré não encavalou também! Precisa levantar ele e tentar movimentar a haste de ré direto no câmbio amigo, pede para alguem entrar no carro e pisar na embreagem para você, ai tente movimentar a haste, se não for possível pegue um martelo e de pequenas batidas nela para ver se movimenta, provavelmente você conseguirá desengatar a ré e seu Opala vai conseguir andar pra frente rs
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 9:35:36

    Cojak escreveu:Seja bem vindo!

    Parabéns pela compra e pela história!

    Amigo,acredito que o problema seja o freio travado (pinças dianteiras e cilindros de roda traseiros).

    Digo isso porque comprei um Fusca que ficou parado por 5 anos em cima de uma laje e os freios
    estavam todos travados (travando também as rodas).

    Tente fazer sangria nas rodas,ou então troque ao menos os cilindros de roda traseiros e os reparos
    das pinças.

    Poder ser também o freio de mão travando as rodas traseiras (pelo tempo que o carro ficou parado.
    Você solta ele as rodas continuam travadas porque ele emperrou).

    Poste umas fotos da máquina pra darmos uma olhada!

    Aqui ensina a postar fotos:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t11462-postar-fotos-no-imageshack

    Para fazer upload das fotos eu te indico o TinyPic:  http://pt-br.tinypic.com/

    O Imageshack está cobrando pra fazer upload.

    Dê uma pesquisada no fórum,tem muita coisa que poderá aprender por aqui.

    Boa sorte no projeto!

    Acompanhando.

     OKK 

    Olá Cojak

    Obrigado pela recepção!
    Ainda não vi os freios mas agora irei verificar.
    Segue algumas fotos do Opala.

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala 11r4xae

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Jadedz

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala T63wn5

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala 20h2atc

    Na foto acima, a mancha de óleo no diferencial foi pela aplicação de lubrificante em spray, e ao fundo, imagino ser vazamento no flexível de fluído de freio. Mas ainda irei verificar tudo, pois a prioridade é fazê-lo rodar e sair do lugar.


    Abraço,
    Valter


    Última edição por valterdorib em Dom 4 maio - 10:13:22, editado 3 vez(es)
    Rogerio N Rego
    Rogerio N Rego
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 382
    Idade : 42
    Localização : Butia RS
    Modelo do carro : opala silverstar 83
    tipo 1.6 i.e. 94
    renault clio 1.0 2001
    Cilindros : 2.5
    1.6
    1.0
    Data de inscrição : 27/12/2010

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Rogerio N Rego Dom 4 maio - 9:43:14

    Ou o carro esta com uma marcha encavalada, ou esta patinando a embreagem. Faca o seguinte, levante uma roda traseira e tente gira-la com o csrro em ponto morto, ela devera girar. Depois engate uma marcha e tente girar, ela nao podera girar. Espero ter ajudado.
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 9:48:32

    N474N escreveu:Seja bem vindo amigo!
    Estive em Itapeva/SP a alguns meses a trabalho, cidade muito boa por sinal!

    Eu também sei o básico do básico em mecânica, mas vou deixar uma dica até os profissionais chegarem ao tópico, tentou desmontar os freios para revisar? Foi a primeira coisa que me veio a cabeça.

    Boa sorte no projeto!


    Olá N474N

    Irei verificar os freios.
    Gostou de Itapeva então? Veio pra cá por que tipo de trabalho?

    Abraço,
    Valter
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 9:51:00

    .::Etto::. escreveu:Mais o carro não rodou pra ir até o guincho?? e pra descer do guincho? pode ser outra coisa em...


    Olá Etto

    Então parceiro, o carro foi arrastado da garagem até a rua; veio com dificuldade pelos pneus estarei totalmente murchos e no chão, mas veio.
    O guincho tipo prancha foi colocado na porta da garagem e o carro foi arrastado por cerca de uns 10 metros. Em frente de casa e foi somente descarregado.

    Abraço,
    Valter
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 9:53:30

    bruno silverstar83 escreveu:Seja bem vindo,que bom que o opalão encontrou alguem com disposição de fazer ele rodar de volta

    Olá Bruno

    Obrigado pela recepção.
    Então, apesar da minha esposa não ter gostado da ideia, eu disse a ela que o meu novo projeto para os próximos 12 meses é o Opala...rs.

    Abraço,
    Valter
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 9:56:07

    Anderson Carvalho escreveu:Olá amigo, seja bem-vindo!!

    Parabéns pelo Opalão!!

    Agora começa a parte mais divertida de um carro antigo, a reforma!


    Olá Anderson

    Obrigado amigo!
    Sim, estou me programando para uma diversão de 1 ano.
    A prioridade agora é fazê-lo andar, ir fazer vistoria e fazer transferência.
    Depois vamos para a mecânica e após terminada, funilaria, tapeçaria, acessórios e curtir.

    Abraço,
    Valter
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 9:58:44

    Mauricio4100 escreveu:Veja se a ré não encavalou também! Precisa levantar ele e tentar movimentar a haste de ré direto no câmbio amigo, pede para alguem entrar no carro e pisar na embreagem para você, ai tente movimentar a haste, se não for possível pegue um martelo e de pequenas batidas nela para ver se movimenta, provavelmente você conseguirá desengatar a ré e seu Opala vai conseguir andar pra frente rs


    Olá Maurício

    Gostei da sua dica também, e irei verificar.

    Abraço,
    Valter
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 10:00:57

    Rogerio N Rego escreveu:Ou o carro esta com uma marcha encavalada, ou esta patinando a embreagem. Faca o seguinte, levante uma roda traseira e tente gira-la com o csrro em ponto morto, ela devera girar. Depois engate uma marcha e tente girar, ela nao podera girar. Espero ter ajudado.


    Olá Rogério

    Bom, amanhã vou procurar um mecânico disposto a vir trabalhar na rua (em frente a minha casa) e verificar os itens sugeridos por todos aqui (freios, marchas encavaladas e os testes que você sugere).

    Grato, abraço.
    Valter
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 10:05:07

    Caros amigos

    Aproveitando a receptividade (além do esperado para somente 1 dia de participação no fórum), eu gostaria de informações acerca da disponibilidade de partes da lataria de Opalas.
    Apesar de considerar que o meu Opala estar bem estruturado e com boa lataria, preciso trocar algumas partes. Os assoalhos e caixa de estepe eu encontrei na minha cidade.
    Contudo, preciso trocar o capô, e apesar de achar que consigo recuperar (bem como a avaliação de 2 funileiros), seria bom trocar também o paralama dianteiro esquerdo e a caixa de roda dianteira direita.
    Alguém sabe onde posso encontrar estas partes para venda, mesmo que usadas e em muito bom estado de conservação (sem massa é claro)?

    Grato,
    Valter
    Cojak
    Cojak
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4027
    Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
    Chevette 1978
    Fusca 1300 1980
    Data de inscrição : 27/08/2011

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Cojak Dom 4 maio - 11:20:59

    valterdorib escreveu:Caros amigos

    Aproveitando a receptividade (além do esperado para somente 1 dia de participação no fórum), eu gostaria de informações acerca da disponibilidade de partes da lataria de Opalas.
    Apesar de considerar que o meu Opala estar bem estruturado e com boa lataria, preciso trocar algumas partes. Os assoalhos e caixa de estepe eu encontrei na minha cidade.
    Contudo, preciso trocar o capô, e apesar de achar que consigo recuperar (bem como a avaliação de 2 funileiros), seria bom trocar também o paralama dianteiro esquerdo e a caixa de roda dianteira direita.
    Alguém sabe onde posso encontrar estas partes para venda, mesmo que usadas e em muito bom estado de conservação (sem massa é claro)?

    Grato,
    Valter

    Te indico esses dois sites:

    Supimpa: http://www.supimpa.com.br/

    Meu Opala: http://www.meuopala.com/

    Dê uma pesquisada na net que você encontra muita coisa boa por um preço acessível.

    PS: Se aquele vazamento for mesmo de óleo de freio é bom você ir lá e jogar uma água,lavar,
    pois além de danificar a pintura o óleo de freio agride também a lata,causando ferrugem.

     OKK 
    Souza
    Souza
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 495
    Idade : 43
    Localização : RS
    Data de inscrição : 29/10/2008

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Souza Dom 4 maio - 11:51:01

    Amigo, parabéns pela compra e boa sorte no projeto, este seu problema pode ser embreagem, notei que seu carro esta com um acessório bem raro, a barra estabilizadora inferior traseira, muito díficil de encontrar uma destas,um abraço.
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 11:57:04

    Cojak escreveu:
    valterdorib escreveu:Caros amigos

    Aproveitando a receptividade (além do esperado para somente 1 dia de participação no fórum), eu gostaria de informações acerca da disponibilidade de partes da lataria de Opalas.
    Apesar de considerar que o meu Opala estar bem estruturado e com boa lataria, preciso trocar algumas partes. Os assoalhos e caixa de estepe eu encontrei na minha cidade.
    Contudo, preciso trocar o capô, e apesar de achar que consigo recuperar (bem como a avaliação de 2 funileiros), seria bom trocar também o paralama dianteiro esquerdo e a caixa de roda dianteira direita.
    Alguém sabe onde posso encontrar estas partes para venda, mesmo que usadas e em muito bom estado de conservação (sem massa é claro)?

    Grato,
    Valter

    Te indico esses dois sites:

    Supimpa: http://www.supimpa.com.br/

    Meu Opala: http://www.meuopala.com/

    Dê uma pesquisada na net que você encontra muita coisa boa por um preço acessível.

    PS: Se aquele vazamento for mesmo de óleo de freio é bom você ir lá e jogar uma água,lavar,
    pois além de danificar a pintura o óleo de freio agride também a lata,causando ferrugem.

     OKK 

    Amigo Cojak

    Sim, tenho consciência dos problemas que o fluído de freio podem ocasionar sobre alguns tipos de metais. Lembro-me de um senhor um tanto quanto ranzinza que morava próximo a minha mãe, que tanto se importunar com os moleques da rua, estes pegaram um vidro de fluído de freio e fizeram um obra de arte no Corcel II vermelho dele; deu até dó...rs.
    Após o Opala andar, a primeira coisa a se fazer é lavar completo e muito bem lavado, de modo a identificar as prioridades mecânicas e resolvê-las, principalmente a vazamentos.
    Com relação aos sites que você indicou eu já os tinha encontrado na net. Estão nos favoritos. Mas continuo no garimpo de um bom capô.

    Abraço,
    Valter
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 12:34:24

    Souza escreveu:Amigo, parabéns pela compra e boa sorte no projeto, este seu problema pode ser embreagem, notei que seu carro esta com um acessório bem raro, a barra estabilizadora inferior traseira, muito díficil de encontrar uma destas,um abraço.

    Olá Souza

    De fato, um amigo que restaurou um Opala me disse que não encontrou e inclusive me pediu pra colocar preço na peça. Melhor deixá-la onde está...rs.

    Abraço,
    Valter
    Viniperes
    Viniperes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 91
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata 89/90 Automatic-4
    Cilindros : 4.1/S
    Data de inscrição : 08/04/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Viniperes Dom 4 maio - 19:15:42

    Parabéns pelo Opala Valter! Estou acompanhando, vá colocando fotos do processo!

    Abraços,
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 19:18:36

    Viniperes escreveu:Parabéns pelo Opala Valter! Estou acompanhando, vá colocando fotos do processo!

    Abraços,


    Olá Viniperes

    Obrigado!
    É um projeto de 1 ano (para que eu possa acompanhar de perto sem comprometer minhas outras obrigações), mas irei registrar tudo e em todas as etapas e postar aqui.

    Abraço,
    Valter
    tcheco 8687
    tcheco 8687
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4270
    Idade : 63
    Localização : parana
    Modelo do carro : coupe diplomata 8687
    Cilindros : 6 cil.
    Data de inscrição : 04/07/2012

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por tcheco 8687 Dom 4 maio - 19:25:52

    Bem indo Valter, vamos acompanhar teu projeto
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Dom 4 maio - 19:30:36

    tcheco 8687 escreveu:Bem indo Valter, vamos acompanhar teu projeto

    Olá Tcheco

    Obrigado!

    Abraço,
    Valter
    Rogerio N Rego
    Rogerio N Rego
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 382
    Idade : 42
    Localização : Butia RS
    Modelo do carro : opala silverstar 83
    tipo 1.6 i.e. 94
    renault clio 1.0 2001
    Cilindros : 2.5
    1.6
    1.0
    Data de inscrição : 27/12/2010

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Rogerio N Rego Dom 4 maio - 19:39:56

    Estava olhando as fotos do seu carro agora
    e prestei um pouco mais de atenção nas rodas,
    como sao as do outro lado?
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Seg 5 maio - 11:44:19

    Rogerio N Rego escreveu:Estava olhando as fotos do seu carro agora
    e prestei um pouco mais de atenção nas rodas,
    como sao as do outro lado?

    Olá Rogério

    As rodas são exatamente iguais respectivamente para dianteira e traseira em ambos os lados, conforme foto a seguir.

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala 211tojt

    Acho que das traseiras são Comodoro/Diplomata, e das dianteiras de F1000. Ao menos todas elas são de 14", mas os pneus são cada um de uma medida...rs.

    Abraço,
    valterdorib
    valterdorib
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 16
    Localização : Itapeva/SP
    Modelo do carro : Opala STD 1976 (em Projeto de Reforma)
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 03/05/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por valterdorib Seg 5 maio - 11:54:40

    Pessoal, bom dia

    Com base na sugestão de muitos para que eu verificasse o câmbio, tenho alguma dúvidas quanto aos movimentos que a alavanca faz. Tirei uma foto e editei para melhor explicar, conforme segue.

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala 289ixxx

    Vejo 3 varetas, sendo 2 superiores e em paralelo (seta azul e seta amarela), e 1 inferior (seta vermelha).
    Fazendo movimento normal de engatar as marchas na alavanca, notei que a vareta indicada pela seta amarela engata as marchas nº 1 e 2, e a vareta indicada pela seta azul engata as marchas nº 3 e 4 (me corrijam se estiver errado). E por dedução a vareta indicada pela seta vermelha deve engatar a marcha ré (me corrijam também).
    Pois bem, partindo-se deste princípio, as marchas nº 1, 2, 3 e 4 imagino estarem engatando pois ao acionar a alavanca, esta se movimentam em direção aos seus devidos locais.
    Contudo, a vareta indicada pela seta vermelha não se move em hipótese alguma, sendo que tentei encaixá-la em todas posições somente movimentando, bem como movimentando e forçando para baixo, e movimentando e puxando acima.
    Imagino que a marcha ré seja ao lado esquerdo da 1ª marcha ou ao lado esquerdo da 2ª marcha.
    Será que está travado (envalado) e por isso não consigo fazer o Opala andar? Como devo proceder?

    Abraço a todos,
    Valter
    Rogerio N Rego
    Rogerio N Rego
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 382
    Idade : 42
    Localização : Butia RS
    Modelo do carro : opala silverstar 83
    tipo 1.6 i.e. 94
    renault clio 1.0 2001
    Cilindros : 2.5
    1.6
    1.0
    Data de inscrição : 27/12/2010

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Rogerio N Rego Seg 5 maio - 20:50:41

    Cara, a re deste carro e forçando a alavanca para a esquerda puxando para cima e puxando para tras
    voce também pode tentar engatar desengatar com a mao direto na vareta da re que e a mais de baixo.
    espero ter ajudado
    Rogerio N Rego
    Rogerio N Rego
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 382
    Idade : 42
    Localização : Butia RS
    Modelo do carro : opala silverstar 83
    tipo 1.6 i.e. 94
    renault clio 1.0 2001
    Cilindros : 2.5
    1.6
    1.0
    Data de inscrição : 27/12/2010

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Rogerio N Rego Seg 5 maio - 20:55:05

    Voltando ao assunto dad rodas acho muito bonito um opala com
    rodas iguais essas da dianteira devidamente pintadas
    Cojak
    Cojak
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4027
    Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
    Chevette 1978
    Fusca 1300 1980
    Data de inscrição : 27/08/2011

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Cojak Ter 6 maio - 12:52:12

    Amigo,creio que o problema não seja na caixa,como você disse se as varetas estão
    se locomovendo então as marchas estão entrando.

    A ré deve ser pra trás,como o amigo Rogério falou.

    Acompanhando.
    FabianoChepala
    FabianoChepala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 29
    Idade : 30
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Chevette 1977(motor 151)
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 19/02/2014

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por FabianoChepala Ter 6 maio - 14:03:37

    Boa tarde.
    Parabéns pela compra que seja feliz pelo projeto.
    Minha dúvida surgiu e é a seguinte:
    - o carro está no morro de “bunda para baixo”, o por que de engatar a ré ? kk
    - você não conseguiu sair com o carro do lugar, penso eu que seja a embreagem pois o carro não teria força para subir esse morro, então engata a primeira acelera vai soltando a embreagem e o carro não anda, pensou eu “embreagem”.

    Atenciosamente,
    Fabiano Araújo

    Rogerio N Rego
    Rogerio N Rego
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 382
    Idade : 42
    Localização : Butia RS
    Modelo do carro : opala silverstar 83
    tipo 1.6 i.e. 94
    renault clio 1.0 2001
    Cilindros : 2.5
    1.6
    1.0
    Data de inscrição : 27/12/2010

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Rogerio N Rego Dom 11 maio - 17:56:53

    Conseguiu fazer o bicho andar?
    Cojak
    Cojak
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4027
    Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
    Chevette 1978
    Fusca 1300 1980
    Data de inscrição : 27/08/2011

    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Cojak Dom 11 maio - 18:14:44

    Rogerio N Rego escreveu:Conseguiu fazer o bicho andar?

    Também to curioso pra saber Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala 695742 .

    Conteúdo patrocinado


    Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala Empty Re: Ajudas dos Experientes - Novato de Clube e de Opala

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 4:24:55