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Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

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marcel.minatto
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Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Seg 5 Maio - 9:52:53

Bom dia amigos, a um mês adquiri uma GM Caravan 1985 Comodoro 6cc a alcool - 4 marchas.
O carro ficou parado até esse final de semana quando em fim comecei a ver oque realmente havia comprado a um mês atras. Quero deixar o link da galeria para que vocês acompanhem o andamento e também me auxiliem noque possa estar muito errado. Lembro que ela esta exatamente como comprei, não alterei nada ainda. O carro roda, esta ruim de freio e com uns podres na lataria não sei se os amigos concordam mais eu vejo muito potencial nesse carro e acredito que logo com muito carinho vai estar nos trinques! Grande abraço!

Caravan - Marcel Minatto


















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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Seg 5 Maio - 13:36:50

Amigos assim que alguém poder dar uma olhada nas fotos deixa um recado aqui, acredito que vocês possam ver alguma coisa que não vi! Grande abraço! Uma pergunta?! pelas fotos alguém sabe se os para-choques desse ano eram cromados? os piscas eram amarelos ou brancos?! a sinaleira era fume?! alguém arrisca?!

bruno silverstar83
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 5 Maio - 15:41:56

Pelas fotos da pra ver que ta alinhado,parabens pela compra e que te traga muitas alegrias  cheers 
Os parachoque são cromados,os piscas originais são amarelos,pra usar o branco ter que colocar alampada laranja,não teho certeza mas as lanternas fumês não são originais,mas ficam bonitas


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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Ter 6 Maio - 16:30:55

bruno silverstar83 escreveu:Pelas fotos da pra ver que ta alinhado,parabens pela compra e que te traga muitas alegrias  cheers 
Os parachoque são cromados,os piscas originais são amarelos,pra usar o branco ter que colocar alampada laranja,não teho certeza mas as lanternas fumês não são originais,mas ficam bonitas

obrigado amigo!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Leandro Hernandes Cortez em Ter 6 Maio - 21:31:28

Sua Caravan ta muito alinhada amigo, eu se fosse vc daria um trato legal no cofre do motor, pois caprichamos na reforma por fora mas no cofre sempre fica fosco. Abraços e boa reforma...

marcel.minatto
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 7 Maio - 7:56:38

Leandro Hernandes Cortez escreveu:Sua Caravan ta muito alinhada amigo, eu se fosse vc daria um trato legal no cofre do motor, pois caprichamos na reforma por fora mas no cofre sempre fica fosco. Abraços e boa reforma...

ótimo toque amigo, mas estou pensando em mexer no motor e repintar depois da lata e interior porque não queria mexer na mecânica agora porque esta rodando bem! Será que estou pensando errado? deveria fazer isso antes? valew!


Leandro Hernandes Cortez
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Leandro Hernandes Cortez em Qua 7 Maio - 9:22:39

Isso que te falei o certo vai ser quando tirar o motor de dentro do cofre, ai o latoeiro terá espaço para arrumar o que tem que arrumar e dar aquele capricho no cofre.

Falo isso por que antes de comprar meu Opala eu andei vendo varios outros opalas e caravan, por fora uma pintura linda mas quando eu abria o Capo, o negocio tava feio, e ja que vc esta disposto a restaurar, não esqueça de onde fica o coração da maquina. Forte Abraço.

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 7 Maio - 13:39:56

Leandro Hernandes Cortez escreveu:Isso que te falei o certo vai ser quando tirar o motor de dentro do cofre, ai o latoeiro terá espaço para arrumar o que tem que arrumar e dar aquele capricho no cofre.

Falo isso por que antes de comprar meu Opala eu andei vendo varios outros opalas e caravan, por fora uma pintura linda mas quando eu abria o Capo, o negocio tava feio, e ja que vc esta disposto a restaurar, não esqueça de onde fica o coração da maquina. Forte Abraço.

ok, entendido amigo! Valeu! Grande abraço! assim que tiver novidades vou postar aqui!

rafinhajuliao
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por rafinhajuliao em Qua 7 Maio - 15:08:43

Bela caravan, boa sorte.
acompanhando..
abraço

Dijm
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Dijm em Dom 11 Maio - 16:09:49

Ta lindona, parabéns.

raphaelcaronti
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por raphaelcaronti em Dom 11 Maio - 17:34:23

Parabéns, bem alinhada!!


marcel.minatto
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Dom 18 Maio - 20:57:13

Boa noite amigos, na luta aqui com minha Caravan trago umas dicas...

Grade do Radiador

1- Como da pra ver, vieram 2 grades na minha Caravan, eu peguei a que acredito era original e estava com uma parte quebrada!


2- Primeiro faço um corte na parte quebrada com ferro de soldar e dps coloco dois arames de aço firmes para sustentar a peça, dps preenchi com durepox. Quando secar e so lixar!



3- arames e o rasgo com os arames encaixados dentro!!





4- Queima com ferro até tapar todos os orificios e ficar lisinho! o acabamento e com a lixa dps!



5- Só lixar



Prontinha pra pintura!










Console central

O Console central eu concertei com superbond e algodão! notem que ele era quebrado e eu fui preenchendo até ficar com um volume bem grosso, depois que secar e só lixar e fazer o acabamento! Também esta pronto pra pintar!










A as demais peças também lixei tudo e esta tudo pronto pra pintar!







De praxe uma adega com um bloco 6cc, ideia de um amigo que tem também uma churrasqueira linda no lugar de um motor de Caravan 80! mas não tenho a foto! kk!



Valeu to na luta assim que pintar trago fotos!

marcel.minatto
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 21 Maio - 10:45:15

Amigos alguém pra me ajudar com o carburador, gostaria de saber que modelo é onde encontro o kit de reparo certinho para este carburador? e qual seria o filtro de ar mais indicado! vlw!








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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por rafinhajuliao em Qua 21 Maio - 10:58:16

carburador solex h34
mercado livre tem
auto peças tbm

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por raphaelcaronti em Qua 21 Maio - 11:13:25

O carburador é o Solex H-34.

O reparo acha em casa de carburadores,

mas dependendo é preferível deixar na casa de carburadores e pedir para dar uma geral, vai dar uns 300 reais, mas não vai precisar mexer com ele por um bom tempo!!

Filtro usa o original mesmo.

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 21 Maio - 13:07:55

valeu amigos! foi de grande ajuda!

Efferson SS
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Efferson SS em Qua 21 Maio - 15:01:40

Parabéns Marcel tenho certeza que será mais uma linda caravan a ser restaurada aqui no fórum...força amigo no final os sonhos sempre se realizam...

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Ter 3 Jun - 21:23:24

Boa noite amigos, trago um vídeo da regulagem das tampas de válvulas e afinação do motor da minha Caravan, fazia umas semanas que estava parada aqui, hoje mechemos nela! a proxima etapa e desmontar tudo pra iniciar a pintura! segue!



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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por raphaelcaronti em Ter 3 Jun - 23:11:19

ficou bem silenciosa mesmo, igual fiz com meu ex Diplomata

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 4 Jun - 9:47:32

raphaelcaronti escreveu:ficou bem silenciosa mesmo, igual fiz com meu ex Diplomata

bom dia amigo! pseh! ficou sim! gostei do resultado! isso que nem arrumei as coisas ainda! tem que tirar os vazamentos das juntas e trocar todos os reparos! o óleo ainda não mexi nem o carburador! esse carro ai ficou parado um tempão com o antigo dono e comigo assim nos últimos 3 meses que comprei eu liguei umas 6 vezes só! e nunca da tempo de mexer! ontem deu pra arrumar umas coisas! mas vai ficar bem bacana essa Caravan! semana que vem quero ver se trago novidades aqui!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Sab 21 Jun - 9:38:25

Bom dia pessoal! fazem 5 graus aqui! kK! mesmo assim eu acordei as 9 horas! levei meu gol pra lavar! e hoje como não tenho aula e a Caravan esta aqui em casa! finalmente vou iniciar uns trabalhos! chegou umas peças da Jocar e Supimpa, veio tudo certinho! estou no aguardo de mais umas da 101parts.... hoje vou desmontar o interior e algumas coisas para passar pro cara da funilaria! trago fotos quando terminar! hehe! segue as peças!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Dom 22 Jun - 10:40:03

Bom dia amigos! dez de que comprei a Caravan estava com cheiro meio ruim dentro! achei que fosse sujeira nas laterais atras dos forros das portas e revestimento traseiro, mas ontem quando fui limpar ela resolvi verificar o xero e descobri que tinha ninho de rato no teto! kkkkkkkk! tive que arrancar tudo... segue!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Gabriel NS Avelar em Dom 22 Jun - 14:02:23

Ninho de rato? Meu deus

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Gabriel NS Avelar em Dom 22 Jun - 14:09:49

Concordo Marcel, essa Caravan tem muito potencial.

Acompanhando!  OKK 

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 22 Jun - 18:01:33

Rataiada fazendo a festa na caravan


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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Seg 23 Jun - 7:14:37

kkkkkkk! pseh! fizeram a festa mesmo! mas não achei os tato! provavelmente quando o antigo dono deixou parada! hehe! agora estou aguardando a oficina liberar! vou levar pra pintura... vlw amigos!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por flavio.x em Ter 24 Jun - 16:04:19

marcel.minatto escreveu:Boa noite amigos, na luta aqui com minha Caravan trago umas dicas...

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A as demais peças também lixei tudo e esta tudo pronto pra pintar!






Olá amigo, ta ficando bom! Logo mais a caravela ta pintada! hehehe

Deixa eu te perguntar, você vai pintar o parachoque de que cor? Ele está lixado ali em cima.

Esses dias tive uma ideia meio louca aqui, a principio eu ia pintar meus parachoques também, mas acho que cromado fica mais bonito, daí achei isso aqui:


É um vinil de envelopar carro, só que cromado, será que fica bom nos parachoques?

Abraço!

Gabriel NS Avelar
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Gabriel NS Avelar em Ter 24 Jun - 16:50:29

Sei lá, nunca ouvi falar disso

Glaucio Missioneiro
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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 24 Jun - 17:18:30

Bem alinhada tua caravan Marcel, vai ficar jóia.

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Ter 24 Jun - 21:45:21

flavio.x escreveu:
marcel.minatto escreveu:Boa noite amigos, na luta aqui com minha Caravan trago umas dicas...

Grade do Radiador



A as demais peças também lixei tudo e esta tudo pronto pra pintar!






Olá amigo, ta ficando bom! Logo mais a caravela ta pintada! hehehe

Deixa eu te perguntar, você vai pintar o parachoque de que cor? Ele está lixado ali em cima.

Esses dias tive uma ideia meio louca aqui, a principio eu ia pintar meus parachoques também, mas acho que cromado fica mais bonito, daí achei isso aqui:


É um vinil de envelopar carro, só que cromado, será que fica bom nos parachoques?

Abraço!

opa, legal a ideia... eu vou pintar de preto fosco e tapar os furos todos e deixar lizo, igual o outro opala que temos aq... mas vou comprar um jogo de cromados, vou deixar com 2 grades e 2 jogos de parachoques... a ideia e ter o original e o personalizado... quando ir nos encontros vou colocar original dai... mas gostei da dica! bacana!

Glaucio Missioneiro escreveu:Bem alinhada tua caravan Marcel, vai ficar jóia.


Valeu Glaucio... o motor esta todo desregulado e a eletrica, mas a suspensão e freios ja arrumei tudo! vai ficar no geito daqui a pouco! hehe!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qui 26 Jun - 14:34:12

Amigos uma ajuda com as mangueiras...

FOTO 1

Essa aqui sai da tampa de válvulas (1) e entra no coletor(1) e a (2) sai do coletor e vai direto pro hidro vaco do freio(2)?


FOTO 2


Pelo que entendi a mangueira sai de um T (1) da mangueira grossa do radiador em baixo e vai direto para a entrada do coletor(1). A outra mangueira (2) sai debaixo da termostática e vai pro corpo do carburador (2)


FOTO 3

A cambuquinha ali tem uma tampa preta com duas entradas, uma eu sei que vai a mangueira (1) que vai embaixo da tampa do radiador (1). Mas a saída dela vai pra onde?


me ajudem com essas duvidas ai! fazendo o favor!!!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 26 Jun - 17:39:43

A foto 1 e 2 estão certo,a foto 3 se não me engano tem uma tampinha ai no reservatório de expansão
que uma entrada vái no radiador embaixo da tampa e a outra vai naquele T na mangueira inferior do radiador,no mesmo lugar da mangueira do aquecimento do coletor


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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qui 26 Jun - 21:12:48

bruno silverstar83 escreveu:A foto 1 e 2 estão certo,a foto 3 se não me engano tem uma tampinha ai no reservatório de expansão  
que uma entrada vái no radiador embaixo da tampa e a outra vai naquele T na mangueira inferior do radiador,no mesmo lugar da mangueira do aquecimento do coletor

boa noite amigo! a quer dizer então que as primeiras é assim mesmo! e essa saida ai eu engato em um outro T que tenho que por na mangueira que vai pro corpo do coletor, interessante isso! hehe! nem imaginava!

alguem mais pra dar uma opinião ai? pra ver se é isso mesmo?!  bounce 

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por *Mix* em Sex 27 Jun - 11:17:10

Se meu opala tivesse em casa eu dava uma olhada pra te fala.
Mas vou ver se vou la ver hoje e tiro umas fotos pra ver se te ajudo.
Abraço

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por tcheco 8687 em Sex 27 Jun - 11:28:50

ACOMPANHANDO.......

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por opala4cc em Ter 22 Jul - 15:08:17

marcel.minatto escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:A foto 1 e 2 estão certo,a foto 3 se não me engano tem uma tampinha ai no reservatório de expansão  
que uma entrada vái no radiador embaixo da tampa e a outra vai naquele T na mangueira inferior do radiador,no mesmo lugar da mangueira do aquecimento do coletor

boa noite amigo! a quer dizer então que as primeiras é assim mesmo! e essa saida ai eu engato em um outro T que tenho que por na mangueira que vai pro corpo do coletor, interessante isso! hehe! nem imaginava!

alguem mais pra dar uma opinião ai? pra ver se é isso mesmo?!  bounce 

Na foto 1:

Está tudo correto. A mangueira 1 é uma recirculação dos gases tóxicos que por ventura possam se acumular na tampa de válvulas. Eles são redirecionados ao coletor de admissão para que sejam enviados para as câmaras de combustão e seja feita a sua queima.
A mangueira 2 usa o vácuo do coletor de admissão para ajudar a mover a membrana dentro do hidro-vácuo no momento que o motorista pisa no freio, exigindo menos esforço no acionamento do pedal.

Na foto 2:
A conexão 2 é uma das duas mangueiras do ar quente. O dono anterior desligou o seu ar-quente. Vai para a válvula do ar quente, meu caro. Já a conexão  1 é uma circulação de líquido do arrefecimento para coletor.

Na foto 3:
A tampa da cumbuca tem dois tubinhos para conexão de mangueira. Uma você já sabe: liga um dos tubinhos da tampa da cumbuca no tubinho que vai logo abaixo da tampa do radiador. O outro tubinho você pode deixar aberto para o ar atmosférico ou conectar uma mangueirinha ali deixando a outra extremidade dessa mangueirinha em local que não receba sujeira, pois é um respiro do sistema de arrefecimento.
Funciona assim: a tampa do radiador tem uma mola calibrada. À medida em que o líquido de arrefecimento vai esquentando acima de uma certa temperatura dentro do range ideal da temperatura de trabalho do motor, a pressão no sistema comprime a mola fazendo passar uma quantidade de líquido de arrefecimento. Esse líquido é impulsionado dentro da mangueirinha até a cumbuca, fazendo o nível dentro dela subir. À medida que o motor esfria, o sistema de arrefecimento succiona de volta de dentro da cumbuca o líquido, que volta para o radiador. Durante esse processo a mola vai fechando de novo, vencendo a pressão do sistema. Quando o nível do líquido de arrefecimento vai se alterando - aumentando ou diminuindo - é necessária a saída ou entrada de ar, respectivamente,  na cumbuca. É por isso que a tampa da cumbuca tem uma abertura para o ar atmosférico.

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 23 Jul - 7:36:06

opala4cc escreveu:
marcel.minatto escreveu:

boa noite amigo! a quer dizer então que as primeiras é assim mesmo! e essa saida ai eu engato em um outro T que tenho que por na mangueira que vai pro corpo do coletor, interessante isso! hehe! nem imaginava!

alguem mais pra dar uma opinião ai? pra ver se é isso mesmo?!  bounce 

Na foto 1:

Está tudo correto. A mangueira 1 é uma recirculação dos gases tóxicos que por ventura possam se acumular na tampa de válvulas. Eles são redirecionados ao coletor de admissão para que sejam enviados para as câmaras de combustão e seja feita a sua queima.
A mangueira 2 usa o vácuo do coletor de admissão para ajudar a mover a membrana dentro do hidro-vácuo no momento que o motorista pisa no freio, exigindo menos esforço no acionamento do pedal.

Na foto 2:
A conexão 2 é uma das duas mangueiras do ar quente. O dono anterior desligou o seu ar-quente. Vai para a válvula do ar quente, meu caro. Já a conexão  1 é uma circulação de líquido do arrefecimento para coletor.

Na foto 3:
A tampa da cumbuca tem dois tubinhos para conexão de mangueira. Uma você já sabe: liga um dos tubinhos da tampa da cumbuca no tubinho que vai logo abaixo da tampa do radiador. O outro tubinho você pode deixar aberto para o ar atmosférico ou conectar uma mangueirinha ali deixando a outra extremidade dessa mangueirinha em local que não receba sujeira, pois é um respiro do sistema de arrefecimento.
Funciona assim: a tampa do radiador tem uma mola calibrada. À medida em que o líquido de arrefecimento vai esquentando acima de uma certa temperatura dentro do range ideal da temperatura de trabalho do motor, a pressão no sistema comprime a mola fazendo passar uma quantidade de líquido de arrefecimento. Esse líquido é impulsionado dentro da mangueirinha até a cumbuca, fazendo o nível dentro dela subir. À medida que o motor esfria, o sistema de arrefecimento succiona de volta de dentro da cumbuca o líquido, que volta para o radiador. Durante esse processo a mola vai fechando de novo, vencendo a pressão do sistema. Quando o nível do líquido de arrefecimento vai se alterando - aumentando ou diminuindo - é necessária a saída ou entrada de ar, respectivamente,  na cumbuca. É por isso que a tampa da cumbuca tem uma abertura para o ar atmosférico.

opa! grande dica amigo! obrigado! eu estou aguardando somente chegar mais umas 2 peças ai vou atualizar o topico! estou conseguindo mangueiras aeroquip, e dimensionado aranha, e muita coisa nova pra começar esse projeto! quando fazer vou ir ate o fim! hehe! por enquanto fica embaixo de uma lona la em casa!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por opala4cc em Qua 23 Jul - 9:42:08

marcel.minatto escreveu:
opala4cc escreveu:

Na foto 1:

Está tudo correto. A mangueira 1 é uma recirculação dos gases tóxicos que por ventura possam se acumular na tampa de válvulas. Eles são redirecionados ao coletor de admissão para que sejam enviados para as câmaras de combustão e seja feita a sua queima.
A mangueira 2 usa o vácuo do coletor de admissão para ajudar a mover a membrana dentro do hidro-vácuo no momento que o motorista pisa no freio, exigindo menos esforço no acionamento do pedal.

Na foto 2:
A conexão 2 é uma das duas mangueiras do ar quente. O dono anterior desligou o seu ar-quente. Vai para a válvula do ar quente, meu caro. Já a conexão  1 é uma circulação de líquido do arrefecimento para coletor.

Na foto 3:
A tampa da cumbuca tem dois tubinhos para conexão de mangueira. Uma você já sabe: liga um dos tubinhos da tampa da cumbuca no tubinho que vai logo abaixo da tampa do radiador. O outro tubinho você pode deixar aberto para o ar atmosférico ou conectar uma mangueirinha ali deixando a outra extremidade dessa mangueirinha em local que não receba sujeira, pois é um respiro do sistema de arrefecimento.
Funciona assim: a tampa do radiador tem uma mola calibrada. À medida em que o líquido de arrefecimento vai esquentando acima de uma certa temperatura dentro do range ideal da temperatura de trabalho do motor, a pressão no sistema comprime a mola fazendo passar uma quantidade de líquido de arrefecimento. Esse líquido é impulsionado dentro da mangueirinha até a cumbuca, fazendo o nível dentro dela subir. À medida que o motor esfria, o sistema de arrefecimento succiona de volta de dentro da cumbuca o líquido, que volta para o radiador. Durante esse processo a mola vai fechando de novo, vencendo a pressão do sistema. Quando o nível do líquido de arrefecimento vai se alterando - aumentando ou diminuindo - é necessária a saída ou entrada de ar, respectivamente,  na cumbuca. É por isso que a tampa da cumbuca tem uma abertura para o ar atmosférico.

opa! grande dica amigo! obrigado! eu estou aguardando somente chegar mais umas 2 peças ai vou atualizar o topico! estou conseguindo mangueiras aeroquip, e dimensionado aranha, e muita coisa nova pra começar esse projeto! quando fazer vou ir ate o fim! hehe! por enquanto fica embaixo de uma lona la em casa!

Marcel:
Vou lhe dar dicas melhores ainda, fruto do que aprendi pelo tempo que tenho opala:

1) Não gaste em coisas como mangueiras aeroquip. É luxo antecipado. Conserte outras coisas no carro que você a recém comprou. Em carros usados, sempre aparecem surpresas depois da compra. Daqui a um ano talvez você ainda esteja descobrindo algumas coisas para consertar. Eu priorizaria gastos. Se você tiver de mexer no motor nesse período, é quase certo de que haverá monta-desmonta mangueiras, sendo que peças de qualidade ou originais são frequentemente caras.
2) Jogue fora a mangueira lonada que vai para o carburador, aquela de combustível. Essas mangueiras lonadas que estão no mercado hoje, são tão vagabundas que não duram 12 meses. Adicionalmente, são mais difíceis de notar quando estão velhas. Substitua-a por uma mangueira para injeção eletrônica para evitar ter de trocá-la todos os anos. Essa mangueira de que estou falando é aquela que manda combustível para o carburador. Ela resseca, se rompe e você terá vazamento de combustível dentro do cofre. Um perigo. Por isso, substitua todas as mangueiras que estão no carro por mangueiras não-lonadas. Estou falando daquele tipo de mangueira lonada que tem um tecido tramado na superfície e não daquelas mangueiras grossas de radiador que tem uma lona ENROLADA na superfície, tipo uma termotape.
3) Dê uma olhada nas buchas da suspensão dianteira. Se estiverem ruins, vão custar seu jogo de pneus quando resolver passear com mais frequência com sua caravan. Esse é um serviço cujo custo final é meio caro.
4) Troque o fluido de freio e da DH. Você vai evitar pinças encravadas (se já não estiverem) e surpresas na DH. Pouquíssima gente faz a troca anual desse fluido de freio. Essas medidas não aparecem quando você faz, mas poupam um prejuízo depois. São gastos que não dão aquele "up" no carro quando você olha pra ele, mas são muito mais prioritários.
5) Veja se o motor de arranque vira leve. Se estiver pesado, melhor tirar e revisar. É muito desagradável girar a chave à noite, com chuva e o arranque não funcionar de repente (comece inspecionando o automático do arranque na parte interna). Há tutoriais aqui no fórum sobre isso e você mesmo pode fazer.

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 23 Jul - 10:12:27

opala4cc escreveu:
marcel.minatto escreveu:

opa! grande dica amigo! obrigado! eu estou aguardando somente chegar mais umas 2 peças ai vou atualizar o topico! estou conseguindo mangueiras aeroquip, e dimensionado aranha, e muita coisa nova pra começar esse projeto! quando fazer vou ir ate o fim! hehe! por enquanto fica embaixo de uma lona la em casa!

Marcel:
Vou lhe dar dicas melhores ainda, fruto do que aprendi pelo tempo que tenho opala:

1) Não gaste em coisas como mangueiras aeroquip. É luxo antecipado. Conserte outras coisas no carro que você a recém comprou. Em carros usados, sempre aparecem surpresas depois da compra. Daqui a um ano talvez você ainda esteja descobrindo algumas coisas para consertar. Eu priorizaria gastos. Se você tiver de mexer no motor nesse período, é quase certo de que haverá monta-desmonta mangueiras, sendo que peças de qualidade ou originais são frequentemente caras.
2) Jogue fora a mangueira lonada que vai para o carburador, aquela de combustível. Essas mangueiras lonadas que estão no mercado hoje, são tão vagabundas que não duram 12 meses. Adicionalmente, são mais difíceis de notar quando estão velhas. Substitua-a por uma mangueira para injeção eletrônica para evitar ter de trocá-la todos os anos. Essa mangueira de que estou falando é aquela que manda combustível para o carburador. Ela resseca, se rompe e você terá vazamento de combustível dentro do cofre. Um perigo. Por isso, substitua todas as mangueiras que estão no carro por mangueiras não-lonadas. Estou falando daquele tipo de mangueira lonada que tem um tecido tramado na superfície e não daquelas mangueiras grossas de radiador que tem uma lona ENROLADA na superfície, tipo uma termotape.
3) Dê uma olhada nas buchas da suspensão dianteira. Se estiverem ruins, vão custar seu jogo de pneus quando resolver passear com mais frequência com sua caravan. Esse é um serviço cujo custo final é meio caro.
4) Troque o fluido de freio e da DH. Você vai evitar pinças encravadas (se já não estiverem) e surpresas na DH. Pouquíssima gente faz a troca anual desse fluido de freio. Essas medidas não aparecem quando você faz, mas poupam um prejuízo depois. São gastos que não dão aquele "up" no carro quando você olha pra ele, mas são muito mais prioritários.
5) Veja se o motor de arranque vira leve. Se estiver pesado, melhor tirar e revisar. É muito desagradável girar a chave à noite, com chuva e o arranque não funcionar de repente (comece inspecionando o automático do arranque na parte interna). Há tutoriais aqui no fórum sobre isso e você mesmo pode fazer.

bom dia amigo! obrigado pelas dicas! sim eu tomei bastante cuidado com esses tópicos ai! a direção hidráulica dessa Caravan foi desmontada e trocados reparos e fluido mesmo sabendo que vou desmontar tudo depois! e suspensão foi feita inteira! trocado barra de direção, pivôs, prisioneiros, amortecedores, batentes o freio foi refeito, isso fiz assim que peguei ela. ela até roda bem, mas esta com pneus ruins porque esta com rodas velhas as ralinhos originais estão guardada! eu vou tirar desmontar tudo que sobrou inclusive motor! por isso já estou comprando as coisas tudo! pra quando fazer mexer tudo de uma vez! vou isolar o cofre e assoalho, fazer a inteira a lataria e montar o motor totalmente revisado e com tudo como eu quero sabe! por isso estou demorando atualizar porque estou só comprando coisa pra quando fazer, colocar tudo de uma vez!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por eduardo domingues em Qua 23 Jul - 11:00:25

   parabéns pela caravan e pela iniciativa,coragem e determinação.
estou passando o msm com meu cupe 77 std e sei o quanto é f@d... nao ter tempo e nem $$$
mas com paciência e boa vontade tudo se resolve!!! boa sorte e estamos acompanhando OKK 

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Léo Boni em Qua 23 Jul - 16:13:48

Parabéns pela Caravan vai ficar da hora!!!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 23 Jul - 18:51:20

eduardo domingues escreveu:   parabéns pela  caravan e pela iniciativa,coragem e determinação.
estou passando o msm com meu cupe 77 std e sei o quanto é f@d... nao ter tempo e nem $$$
mas com paciência e boa vontade tudo se resolve!!! boa sorte e estamos acompanhando OKK 

Obrigado amigo! e isso ai! estamos na luta! hehe! obrigado e boa sorte com o seu também!

Léo Boni escreveu:Parabéns pela Caravan vai ficar da hora!!!

obrigado amigo!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Murilo R em Qua 23 Jul - 19:19:49

caravam alinhadona boa sorte na restauraçao

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por opala4cc em Qua 23 Jul - 21:58:25

marcel.minatto escreveu:
opala4cc escreveu:

Marcel:
Vou lhe dar dicas melhores ainda, fruto do que aprendi pelo tempo que tenho opala:

1) Não gaste em coisas como mangueiras aeroquip. É luxo antecipado. Conserte outras coisas no carro que você a recém comprou. Em carros usados, sempre aparecem surpresas depois da compra. Daqui a um ano talvez você ainda esteja descobrindo algumas coisas para consertar. Eu priorizaria gastos. Se você tiver de mexer no motor nesse período, é quase certo de que haverá monta-desmonta mangueiras, sendo que peças de qualidade ou originais são frequentemente caras.
2) Jogue fora a mangueira lonada que vai para o carburador, aquela de combustível. Essas mangueiras lonadas que estão no mercado hoje, são tão vagabundas que não duram 12 meses. Adicionalmente, são mais difíceis de notar quando estão velhas. Substitua-a por uma mangueira para injeção eletrônica para evitar ter de trocá-la todos os anos. Essa mangueira de que estou falando é aquela que manda combustível para o carburador. Ela resseca, se rompe e você terá vazamento de combustível dentro do cofre. Um perigo. Por isso, substitua todas as mangueiras que estão no carro por mangueiras não-lonadas. Estou falando daquele tipo de mangueira lonada que tem um tecido tramado na superfície e não daquelas mangueiras grossas de radiador que tem uma lona ENROLADA na superfície, tipo uma termotape.
3) Dê uma olhada nas buchas da suspensão dianteira. Se estiverem ruins, vão custar seu jogo de pneus quando resolver passear com mais frequência com sua caravan. Esse é um serviço cujo custo final é meio caro.
4) Troque o fluido de freio e da DH. Você vai evitar pinças encravadas (se já não estiverem) e surpresas na DH. Pouquíssima gente faz a troca anual desse fluido de freio. Essas medidas não aparecem quando você faz, mas poupam um prejuízo depois. São gastos que não dão aquele "up" no carro quando você olha pra ele, mas são muito mais prioritários.
5) Veja se o motor de arranque vira leve. Se estiver pesado, melhor tirar e revisar. É muito desagradável girar a chave à noite, com chuva e o arranque não funcionar de repente (comece inspecionando o automático do arranque na parte interna). Há tutoriais aqui no fórum sobre isso e você mesmo pode fazer.

bom dia amigo! obrigado pelas dicas! sim eu tomei bastante cuidado com esses tópicos ai! a direção hidráulica dessa Caravan foi desmontada e trocados reparos e fluido mesmo sabendo que vou desmontar tudo depois! e suspensão foi feita inteira! trocado barra de direção, pivôs, prisioneiros, amortecedores, batentes o freio foi refeito, isso fiz assim que peguei ela. ela até roda bem, mas esta com pneus ruins porque esta com rodas velhas as ralinhos originais estão guardada! eu vou tirar desmontar tudo que sobrou inclusive motor! por isso já estou comprando as coisas tudo! pra quando fazer mexer tudo de uma vez! vou isolar o cofre e assoalho, fazer a inteira a lataria e montar o motor totalmente revisado e com tudo como eu quero sabe! por isso estou demorando atualizar porque estou só comprando coisa pra quando fazer, colocar tudo de uma vez!


É isso aí, colega. Você está no caminho certo. Evite usar aqueles revestimentos com lâmina de alumínio no firewall pelo lado do cofre do motor. Fica parecendo tunning. Boa sorte na restauração!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por carlito.vieira em Dom 10 Ago - 17:49:12

Serviço rico em detalhes.. Parabens!

Acompanhando!

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Murilo R em Dom 10 Ago - 18:51:59

poste mais fotos to acmpanhando

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por Puma 4.1 costa em Sex 15 Ago - 17:47:35

a minha puma so tem ,um filtro no lugar da mangueira do tampão será que fica melhor o freio ligando no hidrovacuo  scratch 

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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 15 Ago - 22:00:42

Puma 4.1 costa escreveu:a minha puma so tem ,um filtro no lugar da mangueira do tampão será que fica melhor o freio ligando no hidrovacuo  scratch 

O pedal de freio vai ficar mais macio,somente isso


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Re: Restauração GM Caravan Comodoro 1985 6cc alcool - 4 marchas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 20 Ago - 20:26:28

amigos, a restauração está indo devagar! mas tenho muita coisa para atualizar, porem ainda não deu tempo! queria agradecer a ajuda dos amigos que me deram dicas! eu estou no aguardo do meu chapeador pra assim que ele pegar eu já vou tirar o motor fora e fazer tudo! Comprei quase tudo já que preciso! hehe! valeu amigos!

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Mensagem por raphaelcaronti em Qua 20 Ago - 22:32:11

marcel.minatto escreveu:amigos, a restauração está indo devagar! mas tenho muita coisa para atualizar, porem ainda não deu tempo! queria agradecer a ajuda dos amigos que me deram dicas! eu estou no aguardo do meu chapeador pra assim que ele pegar eu já vou tirar o motor fora e fazer tudo! Comprei quase tudo já que preciso! hehe! valeu amigos!


Não esquece de atualizar com fotos.

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