Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

70 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 67 Visitantes :: 1 Motor de busca

DILERMANDO1, Everton Luis da Silveira, joaoc

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7893)

100 (7771)

Desemperrando válvula do ar quente!

Compartilhe

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 7893

Re: Desemperrando válvula do ar quente!

Mensagem por Rubão6cc em Sex 16 Out - 19:51:00

Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente scratch

Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2167

Mensagem por opala4cc em Sex 16 Out - 22:01:04

Rubão6cc escreveu:Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente scratch

Leandro..será que a portinhola não está fechando 100% e o ar que está entrando seria o ar quente do motor?

Rubão:
Acredito que o ar quente que está entrando é do radiador do ar quente mesmo. O opala não usa ar quente do motor no habitáculo, que além de ser perigoso é rudimentar demais. Veja se a portinhola (aba) da foto abaixo está fechando completamente, conforme está na foto. Para verificar você tera de remover os limpadores de parabrisas, a chapa metálica que engloba também a grelha da churrasqueira e a chapa metálica por baixo desta para ter acesso visual. O procedimento foi descrito em mensagem anterior neste tópico.

Foto 1: a caixa do ar quente e a portinhola que fecha o fluxo de ar quente.

FERNANDO_SOARES
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1131
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991
Cilindros : 6 Cilindros - 4.1/S

Mensagem por FERNANDO_SOARES em Sab 17 Out - 13:54:27

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:Por falar nisso notei que tá passando ar quente em baixo do painel do meu...e a válvula está vedando corretamente scratch

Rubão:
Acredito que o ar quente que está entrando é do radiador do ar quente mesmo. O opala não usa ar quente do motor no habitáculo, que além de ser perigoso é rudimentar demais. Veja se a portinhola (aba) da foto abaixo está fechando completamente, conforme está na foto. Para verificar você tera de remover os limpadores de parabrisas, a chapa metálica que engloba também a grelha da churrasqueira e a chapa metálica por baixo desta para ter acesso visual. O procedimento foi descrito em mensagem anterior neste tópico.

Rubão, se você for mexer nisso já va se preparando psicologicamente kkkkkk
É um saco pra montar essa chapa onde tem a churrasqueira, pra encaixar na borracha do vidro tem que ter muita paciência e cuidado para não cortar a borracha.
Eu usei um barbante grosso por baixo da borracha do vidro para ajudar na montagem e comecei a encaixar do centro para as extremidades. Certamente vai precisar de mais uma pessoa para te auxiliar.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7893
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sab 17 Out - 14:01:01

FERNANDO_SOARES escreveu:
opala4cc escreveu:

Rubão:

É um saco pra montar essa chapa onde tem a churrasqueira, pra encaixar na borracha do vidro tem que ter muita paciência e cuidado para não cortar a borracha.
Eu usei um barbante grosso por baixo da borracha do vidro para ajudar na montagem e comecei a encaixar do centro para as extremidades. Certamente vai precisar de mais uma pessoa para te auxiliar.

Verdade Fernando...já precisei tirar essa chapa uma vez quando escapou uma haste do mecanismo do limpador...foi dureza colocar de volta...eu e meu pai colocamos mas foi preciso passar bastante vaselina pra deslizar,rs

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2167
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por opala4cc em Sab 17 Out - 20:43:25

Rubão6cc escreveu:

Verdade Fernando...já precisei tirar essa chapa uma vez quando escapou uma haste do mecanismo do limpador...foi dureza colocar de volta...eu e meu pai colocamos mas foi preciso passar bastante vaselina pra deslizar,rs

Exato. Uso de lubrificante na superfície externa da borracha é imprescindível. Acredito que a borracha dos 91/92 (sem friso e mais larga) facilita bem mais a tarefa do que as borrachas com friso. Uma ou duas espátulas de plástico também ajuda bastante.

FERNANDO_SOARES
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1131
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991
Cilindros : 6 Cilindros - 4.1/S

Mensagem por FERNANDO_SOARES em Dom 18 Out - 6:19:53

opala4cc escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Exato. Uso de lubrificante na superfície externa da borracha é imprescindível. Acredito que a borracha dos 91/92 (sem friso e mais larga) facilita bem mais a tarefa do que as borrachas com friso. Uma ou duas espátulas de plástico também ajuda bastante.

Eu usei um barbante, conforme puxava ele a borracha ia levantando e eu ia empurrando a peça pro lugar.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Mensagem por eleandro kalckmann em Dom 18 Out - 8:14:11

o Rubão blz!!!!
scratch scratch no caso estaria saindo ar quente dos dutos de baixo do painel(na portinhola q sai vento pros pes)ou vc esta sentindo apenas calor(sem vento) nos pés depois de quente?
faça o seguinte teste;
1-ligue a chave e ligue o ar normal(nem ar frio e nem quente,apenas ar d induçao)e veja com q temperatura esta saindo( grave na memoria a temperatura q esta saindo do duto)
2-ligue o carro e esguente bem ele,(de preferencia com o capo totalmente aberto,para nao esquentar o cofre)e faça o teste de novo.
3-se o ar sair mais quente,é possivel q a valvula nao esta vedando 100%(porem ele só ira sair mais quente logo no começo,pois a valvula nao deixa passar agua suficiente para manter o radiador quente)
nao sei se no seu é possivel,mas no meu é possivel colocar a mao no radiador do ar quente pelo lado do caroneiro,por baixo do painel.

o opala costuma esquentar bastante o cofre ,principalmente os 6 devido a proximidade do motor a lataria.....
eu particularmente as vezes sinto calor nos pés em trecho parado e dias bem quentes,depois de ele estar quente por bastante tempo ......

qualquer coisa tamo ai...

abç

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Dom 18 Out - 8:59:52

eleandro kalckmann escreveu:

o Rubão blz!!!!
scratch scratch no caso estaria saindo ar quente dos dutos de baixo do painel(na portinhola q sai vento pros pes)ou vc esta sentindo apenas calor(sem vento) nos pés depois de quente?
faça o seguinte teste;
1-ligue a chave e ligue o ar normal(nem ar frio e nem quente,apenas ar d induçao)e veja com q temperatura esta saindo( grave na memoria a temperatura q esta saindo do duto)
2-ligue o carro e esguente  bem ele,(de preferencia com o capo totalmente aberto,para nao esquentar o cofre)e faça o teste de novo.
3-se o ar sair mais quente,é possivel q a valvula nao esta vedando 100%(porem ele só ira sair mais quente logo no começo,pois a valvula nao deixa passar  agua suficiente para manter o radiador quente)
nao sei se no seu é possivel,mas no meu é possivel colocar a mao no radiador do ar quente pelo lado do caroneiro,por baixo do painel.

o opala costuma esquentar bastante o cofre ,principalmente os 6 devido a proximidade do motor a lataria.....
eu particularmente as vezes sinto calor nos pés  em trecho parado e dias bem  quentes,depois de ele estar quente por bastante tempo ......

abç

Chego a sentir vento mesmo..mas não é sempre..só sinto quando está muito quente

No meu a válvula funciona corretamente, tanto que se estiver com o ar quente ligado e eu fechar ele o ar já sai imediatamente na temp normal..é meio estranho isso...

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Dom 18 Out - 11:15:30

opala4cc escreveu:

Eu usei um barbante,  conforme puxava ele a borracha ia levantando e eu ia empurrando a peça pro lugar.

Também funciona. O pessoal que coloca vidros fixos novos em lojas usa essa técnica, concomitantemente com a lubrificação.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Dom 18 Out - 11:20:19

Rubão6cc escreveu:
eleandro kalckmann escreveu:

o Rubão blz!!!!
faça o seguinte teste;
2-ligue o carro e esguente  bem ele,(de preferencia com o capo totalmente aberto,para nao esquentar o cofre)e faça o teste de novo.
3-se o ar sair mais quente,é possivel q a valvula nao esta vedando 100%(porem ele só ira sair mais quente logo no começo,pois a valvula nao deixa passar  agua suficiente para manter o radiador quente)

eu particularmente as vezes sinto calor nos pés  em trecho parado e dias bem  quentes,depois de ele estar quente por bastante tempo ......

abç

Chego a sentir vento mesmo..mas não é sempre..só sinto quando está muito quente

No meu a válvula funciona corretamente, tanto que se estiver com o ar quente ligado e eu fechar ele o ar já sai imediatamente na temp normal..é meio estranho isso...

Ar quente do motor no habitáculo, só se alguém deixou algum furo no firewall. Tampões de borracha que foram removidos, ou furos para passagem de cabos cujos cabos já não mais passam por ali e não tiveram os furos vedados. É perigoso e todo e qualquer furo ali existente deve ser fechado, nem que seja com durepoxi.

edemarjh
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8
Modelo do carro : GM/Caravan 1982

Mensagem por edemarjh em Qua 2 Mar - 15:19:52

Parabens Julio Cesar 79 é muito util sua sujestão já que a grande parte da linha opala caravan da este problema na valvula do ar quente, acredito eu que foi mal projetado na linha gm na epoca, (pois veiculos da mesmo epoca dificilmente da problema) mas enfim a valvula esta ai e como reparei em varios topicos pode ser adaptado com a valvula vw/santana ou ate mesmo fiat/uno original, mas é claro que o original vale muito pra nos, então vamos la, fazer algo que os engenheiros da gm fizeram muito mal, no meu caso vou fazer esta adaptação mas vou tentar fazer ela dentro da valvula, (vou tentar correndo o risco das borrachas derreterem e com o tempo ressecar, precisando de trocar), e vamos ver no que vai da, espero que de certo, se der certo vou postar dando a sujestao, abraços, ate.

renelousada
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 183
Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 SE 6cc 4.4 238 CV
OPALA 1978 4P DE LUXO 4CC
Cilindros : 6CC 4CC

Desculpe ressulcitar o topico

Mensagem por renelousada em Ter 26 Jul - 9:27:57

Quando comprei a minha Caravan em 2010 eu tentei ligar este sistema , mas vazava no cofre do motor, ai desisti cortei as mangueiras e coloquei um tampão fechando a entrada da água na Válvula Termostática ,depois preparei o motor e nunca mais liguei, moro no Rio aqui é quente quase não precisa ligar aquecedor, quando embaça o vidro ligo ar condicionado saindo pelo parabrisa, pois bem gosto das coisas originais, esta semana resolvi colocar tudo no lugar,fui no ferro velho de um amigo e tirei duas válvulas de dois opalas que estavam lá, ele nem me cobrou saiu $$0800, ao desmontar a primeira vi que alguém tentou fazer reparos nela, pois até pedaços de camera de ar tinha dentro, a outra estava ok, só limpeza e troquei a primeira borracha que estava ruim e a outra estava boa, montei tudo ,fiz o teste não vazou e esta fechando 100%, mas não testei no carro ainda, vai ser trabalho para este fim de semana, pretendo tirar a caixa esta caixa de ar toda para dar uma boa revisão ,ventilador, radiador ,cabos etc, só vou montar o sistema por questão de originalidade como disse nunca usei, apesar que este ano fez frio no Rio.quanto a válvula um amigo usou uma solenoide elétrica dessas que usam no GNV para fechar o combustível ,(infelizmente não tenho fotos) pois estava sem celular na época  Crying or Very sad , mas ele fez um suporte para prender a solenoide e fez um esquema para funcionar com o cabo de aço conforme o original, ele fez uma alavanca e quando ele acionava fechava contato a solenoide fechava, peço desculpas de não ter o esquema aqui , mas tenho em mente, se minha válvula mecânica vazar vou fazer esta elétrica como a dele,talvez eu compre uma elétrica de algum carro novo que seja bem fácil de adaptar,ao inveis de fazer um suporte e criar uma alavanca sei lá, qualquer coisa eu posto aqui..kkk mais como disse talvez, pq quero original e não por necessidade

achei uma no mercado livre para água talvez seja viavel.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714751887-valvula-solenoide-12v-dc-automaco-irrigacocaixa-dagua-_JM

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 26 Jul - 12:21:26

renelousada escreveu:Quando comprei a minha Caravan em 2010 eu tentei ligar este sistema , mas vazava no cofre do motor, ai desisti cortei as mangueiras e coloquei um tampão fechando a entrada da água na Válvula Termostática ,depois preparei o motor e nunca mais liguei, moro no Rio aqui é quente quase não precisa ligar aquecedor, quando embaça o vidro ligo ar condicionado saindo pelo parabrisa, pois bem gosto das coisas originais, esta semana resolvi colocar tudo no lugar,fui no ferro velho de um amigo e tirei duas válvulas de dois opalas que estavam lá, ele nem me cobrou saiu $$0800, ao desmontar a primeira vi que alguém tentou fazer reparos nela, pois até pedaços de camera de ar tinha dentro, a outra estava ok, só limpeza e troquei a primeira borracha que estava ruim e a outra estava boa, montei tudo ,fiz o teste não vazou e esta fechando 100%, mas não testei no carro ainda, vai ser trabalho para este fim de semana, pretendo tirar a caixa esta caixa de ar toda para dar uma boa revisão ,ventilador, radiador ,cabos etc, só vou montar o sistema por questão de originalidade como disse nunca usei, apesar que este ano fez frio no Rio.quanto a válvula um amigo usou uma solenoide elétrica dessas que usam no GNV para fechar o combustível ,(infelizmente não tenho fotos) pois estava sem celular na época  Crying or Very sad , mas ele fez um suporte para prender a solenoide e fez um esquema para funcionar com o cabo de aço conforme o original, ele fez uma alavanca e quando ele acionava fechava contato a solenoide fechava, peço desculpas de não ter o esquema aqui , mas tenho em mente, se minha válvula mecânica vazar vou fazer esta elétrica como a dele,talvez eu compre uma elétrica de algum carro novo que seja bem fácil de adaptar,ao inveis de fazer um suporte e criar uma alavanca sei lá, qualquer coisa eu posto aqui..kkk mais como disse talvez, pq quero original e não por necessidade

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714751887-valvula-solenoide-12v-dc-automaco-irrigacocaixa-dagua-_JM

Vai dar a maior merda. A pressão de trabalho do sistema de arrefecimento do opala, dependendo do ano, vai de 13bar até 17bar. Sem contar o fator TEMPERATURA. O vendedor não menciona nada, por isso, suponho que seja para ÁGUA FRIA.

renelousada
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 183
Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 SE 6cc 4.4 238 CV
OPALA 1978 4P DE LUXO 4CC
Cilindros : 6CC 4CC

Mensagem por renelousada em Ter 26 Jul - 12:49:12

opala4cc escreveu:
renelousada escreveu:Quando comprei a minha Caravan em 2010 eu tentei ligar este sistema , mas vazava no cofre do motor, ai desisti cortei as mangueiras e coloquei um tampão fechando a entrada da água na Válvula Termostática ,depois preparei o motor e nunca mais liguei, moro no Rio aqui é quente quase não precisa ligar aquecedor, quando embaça o vidro ligo ar condicionado saindo pelo parabrisa, pois bem gosto das coisas originais, esta semana resolvi colocar tudo no lugar,fui no ferro velho de um amigo e tirei duas válvulas de dois opalas que estavam lá, ele nem me cobrou saiu $$0800, ao desmontar a primeira vi que alguém tentou fazer reparos nela, pois até pedaços de camera de ar tinha dentro, a outra estava ok, só limpeza e troquei a primeira borracha que estava ruim e a outra estava boa, montei tudo ,fiz o teste não vazou e esta fechando 100%, mas não testei no carro ainda, vai ser trabalho para este fim de semana, pretendo tirar a caixa esta caixa de ar toda para dar uma boa revisão ,ventilador, radiador ,cabos etc, só vou montar o sistema por questão de originalidade como disse nunca usei, apesar que este ano fez frio no Rio.quanto a válvula um amigo usou uma solenoide elétrica dessas que usam no GNV para fechar o combustível ,(infelizmente não tenho fotos) pois estava sem celular na época  Crying or Very sad , mas ele fez um suporte para prender a solenoide e fez um esquema para funcionar com o cabo de aço conforme o original, ele fez uma alavanca e quando ele acionava fechava contato a solenoide fechava, peço desculpas de não ter o esquema aqui , mas tenho em mente, se minha válvula mecânica vazar vou fazer esta elétrica como a dele,talvez eu compre uma elétrica de algum carro novo que seja bem fácil de adaptar,ao inveis de fazer um suporte e criar uma alavanca sei lá, qualquer coisa eu posto aqui..kkk mais como disse talvez, pq quero original e não por necessidade

Vai dar a maior merda. A pressão de trabalho do sistema de arrefecimento do opala, dependendo do ano, vai de 13bar até 17bar. Sem contar o fator TEMPERATURA. O vendedor não menciona nada, por isso, suponho que seja para ÁGUA FRIA.

sim, só coloquei como exemplo e ilustração , não vou usar, mais tem outras no mercado, meu amigo usou uma destas que usam em carro com gnv mesmo sendo para gasolina ele usa água 2 anos ,até porque não se usa sempre ,acredito que esta valvula que mencionei sirva apesar que o vendedor não menciona, o legal ver o fabricante e ver quanto ela aguenta de pressão.

Diego Borba
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 621
Modelo do carro : Opala 1975,4p,3M.
Cilindros : 2500.4cc

Mensagem por Diego Borba em Qua 14 Set - 23:57:46

poxa Rubão que tópico hein, nota 10 cara.!!!

me ajudou e muito!!

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qui 15 Set - 0:46:21

Diego Borba escreveu:poxa Rubão que tópico hein, nota 10 cara.!!!

me ajudou e muito!!

Obrigado Diego

Dê uma olhada nesse tópico tb que mostra como recuperar a válvula...o meu só mostra como faz pra desemperrar..

http://www.opaleirosdoparana.com/t42806-recondicionamento-da-valvula-do-ar-quente

Diego Borba
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 621
Modelo do carro : Opala 1975,4p,3M.
Cilindros : 2500.4cc

Mensagem por Diego Borba em Sex 16 Set - 0:01:12

Rubão6cc escreveu:
Diego Borba escreveu:poxa Rubão que tópico hein, nota 10 cara.!!!

me ajudou e muito!!

Obrigado Diego

Dê uma olhada nesse tópico tb que mostra como recuperar a válvula...o meu só mostra como faz pra desemperrar..

http://www.opaleirosdoparana.com/t42806-recondicionamento-da-valvula-do-ar-quente

opa ai sim Rubão, valew
cara fui desmontar a minha acabei espanando não sei como o furo 10mm da parede corta fogo, tive que meter uma bucha de parede no buraco. pale

mais pelo menos destravou, estava cheio de barro/lama

abraz..

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:24:05

Data/hora atual: Sab 10 Dez - 17:24:05