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Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

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João Valentin
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Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Seg 19 Maio - 13:02:36

Bom pessoal , depois de um tempoo pra ca tenho que limpar minhas velhas 1 ves por semana , pq elas tao carbonizando, só que é estranho , pois antes a vela sempre foi marrom(cor de tijolo), agora todas estao sempre carbonizada, ja regulei carburador, coloquei velas novas, e o problema continua

notei que isso começo após eu te levado o carro pra um mecanico trocar umas buchas e regular as valvulas, que estavao batendo,  após isso velas sempre pretaas, será que tem alguma coisa a ve ele ter mexido nas valvulas, valvula muito presa? ou que será que está acontecendo?


Última edição por João Valentin em Qui 3 Jul - 21:01:01, editado 2 vez(es)

Glaucio Missioneiro
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 19 Maio - 13:34:22

dá uma olhada

http://www.ngkntk.com.br/automotivo/suporte-tecnico/diagnostico-de-falhas/


MSN_KK
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Seg 19 Maio - 13:48:26

Se começou depois que o mecânico mexeu, com certeza foi isso.... leva de volta pra ele e conta o que está acontecendo.....

Esse negócio de limpar vela não rola.....


João Valentin
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Seg 19 Maio - 14:01:03

me ajudou muito Glaucio Missioneiro , valeu

psé Netaum_kaka prometi pra mim mesmo que nao voltava mais la, mecanico pediu um valor muito pra troca umas bucha e regula valvula, ai acabei pagando e dexando queto pra nao se incomoda, tava tentando eu resolver o problema

Glaucio Missioneiro
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 19 Maio - 14:02:45

Vou discordar Netaum,

Eu sempre limpo as velas, desde que não haja muito desgaste nos eletrodos, sempre regulando as folgas de acordo com a tabela

MSN_KK
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Seg 19 Maio - 14:14:40

Glaucio Missioneiro escreveu:Vou discordar Netaum,

Eu sempre limpo as velas, desde que não haja muito desgaste nos eletrodos, sempre regulando as folgas de acordo com a tabela

Vc limpa como?

Glaucio Missioneiro
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 19 Maio - 14:16:59

Escova de aço no moto esmeril, depois ar pra tirar algum cisco ou pó.

Cojak
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Cojak em Seg 19 Maio - 14:18:59

Glaucio Missioneiro escreveu:Escova de aço no moto esmeril, depois ar pra tirar algum cisco ou pó.

2!

Eu limpo velas assim também!

 OKK 

João Valentin
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Seg 19 Maio - 14:46:08

as minahs eu limpo com escova de aço (manual) e uma lixa

adpachec
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por adpachec em Seg 19 Maio - 14:51:19

Pode ser a válvula de escape muito justa (presa) retendo gases da queima no cilindro.
Não sei se foi erro de ajuste ou o mecânico fez de propósito, já escutei casos (motos) de manter parte dos gases do escape dentro dos cilindros para mante-los cheios e dar mais força em baixa, limitando a válvula de escape....mas reduz a sucção e também a aspiração de combustível, que gera uma certa economia mas pode se perder em força.
Mas no seu caso para mim foi deixar a válvula muito apertada.

Eu limpo as velas como o Glaucio escreveu e confiro o GAP também.




Manutenção das velas de ignição evita prejuízos
Velas, velas e velas...


Se o motor do seu carro estiver engasgando, com dificuldade de dar partida, apresentando falha na marcha lenta, perda de rendimento ou aumento no consumo de combustível, recomenda-se uma verificação das peças, que necessitam de limpeza periódica.
As velas são responsáveis por conduzir alta voltagem elétrica da bobina para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para fazer a queima da mistura ar e combustível na câmara e, assim, dar início ao processo que movimenta o veículo.
É possível limpar uma vela de ignição apenas com uma escova de dentes macia e um pouco de gasolina. Porém, o mais aconselhável é fazer o serviço em oficinas, pois são necessários cuidados especiais para o manuseio das velas.
As velas são classificadas em quentes e frias. A vela quente apresenta um longo percurso de dissipação de calor, mantendo uma alta temperatura na ponta do isolador e evitando a carbonização, pois trabalham melhor em baixa rotação. As velas frias, por sua vez, atuam com temperatura menor, o suficiente para evitar a carbonização. Elas são mais utilizadas em veículos com altas solicitações do motor.

A vela é dividida em quatro partes:

- Isolador cerâmico (produzido em cerâmica)
- Castelo metálico (de aço)
- Eletrodo central
- Eletrodo lateral.

Os eletrodos são os grandes responsáveis pela evolução das velas de ignição. Há alguns anos, os especialistas recomendavam a troca da peça entre 10 mil e 15 mil quilômetros. Atualmente, com a utilização de materiais mais nobres, como ligas de ouro, cobre, níquel e platina na construção do eletrodo, a troca pode ser feita entre 40 e 100 mil quilômetros.

http://www.autovender.com.br/index.php?pg=4&codigo=49&tipo2=Dica


Última edição por adpachec em Seg 19 Maio - 15:50:33, editado 1 vez(es)

MSN_KK
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Seg 19 Maio - 15:06:11

Eu sempre achei que se existe a necessidade de se limpar as velas porque vc colocou um combustivel de má qualidade, ou como no caso do nosso amigo, que provavelmente está andando com as válvulas de escape muito presas, vc até pode limpá-las mas ao se sanar o problema as velas voltam a ter a coloração normal, agora se existe a necessidade de limar a vela, ou passar uma escova de aço porque " A VELA" está começando a apresentar algum tipo de falha no motor, eu prefiro trocar o jogo todo, que se pararmos para pensar, um jogo de velas para o opala 6cc custa menos que meio tanque de gasolina.... inclusive não sei se existe o risco de haver troca de material no momento que se lima a vela e isso acabar interferindo na qualidade da faísca, por isso prefiro nem mexer, e sim se apresentar algum problema já troco de vez, como eu fiz essa semana.
O fluido de freio deve ser trocado completamente a cada dez mil km "recomendação da fabricante de fluídos" e eu duvido que todos façam isso tbém.....

Mas legal.... fica aí a dica de como limpar as velas.....

Té mais....



João Valentin
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Seg 19 Maio - 15:10:22

como regula a valvula ja que a mesma aparentemente está presa , teria como eu fazer? tem alguma restrição? motor quente, motor frio, motor ligado, desligado ? soltar menos de meia volta foi oq meu tio mecanico me falou pra fazer em todas as porcas



Última edição por João Valentin em Seg 19 Maio - 15:25:32, editado 1 vez(es)

Glaucio Missioneiro
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 19 Maio - 15:14:14

Netaum, a escova de aço não tira material da vela. Não é limar, é só limpar a carbonização ou algum óleo que subiu.

Já me aconteceu de carbonizar VELA NOVA em uma semana, por causa de carburador desregulado.

MSN_KK
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Seg 19 Maio - 15:26:59

Glaucio Missioneiro escreveu:Netaum, a escova de aço não tira material da vela. Não é limar, é só limpar a carbonização ou algum óleo que subiu.

Já me aconteceu de carbonizar VELA NOVA em uma semana, por causa de carburador desregulado.

Entendí mano!!!! rsrsrsr.....

 Razz 

MSN_KK
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Seg 19 Maio - 15:32:15

João Valentin escreveu:como regula a valvula ja que a mesma aparentemente está presa , teria como eu fazer? tem alguma restrição? motor quente, motor frio, motor ligado, desligado ? soltar menos de meia volta  foi oq meu tio mecanico me falou pra fazer em todas as porcas


João.... eu nunca regulei as válvulas de opala 4 cilindros, vamos esperar alguém que saiba, mas uma coisa eu te garanto, não existe isso de soltar meia volta, o certo é vc ter em mão lâminas para deixar todas com a mesma medida, deverá saber qual posição vc deve deixar o motor e qual a sequência para regular as velas, pois no olho eu duvido que fique bom....

Deve ter algum tópico falando sobre isto..... se não tiver crie um que a moçada te ajuda de pronto....

Abraço.....

adpachec
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por adpachec em Seg 19 Maio - 16:01:24

Retire a tampa de válvula e afrouxe 1/4 de volta a porca de cada válvula de escape.
A válvula de escape é aquela apontada no sentido do coletor de escape.

Sistema hidráulico os tuchos são justos e sem folga o mecânico tem uma folga, não tenho certeza, mas acho que é 0,25mm.

http://www.opaleirosdoparana.com/t15290-como-regular-tucho-do-opala-4cc

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/603-como-regular-os-tuchos-hidraulicos.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/593-regularem-do-tuche-motor-opala-4cc.html

Aqui tem um livro em PDF, se não conseguir baixar me manda MP com seu e-mail que te envio.

http://www.opaleirosdoparana.com/t8088-livro-conheca-seu-opala

 OKK 

João Valentin
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Ter 20 Maio - 13:37:39

adpachec escreveu:Retire a tampa de válvula e afrouxe 1/4 de volta a porca de cada válvula de escape.
A válvula de escape é aquela apontada no sentido do coletor de escape.

Sistema hidráulico os tuchos são justos e sem folga o mecânico tem uma folga, não tenho certeza, mas acho que é 0,25mm.

http://www.opaleirosdoparana.com/t15290-como-regular-tucho-do-opala-4cc

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/603-como-regular-os-tuchos-hidraulicos.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/593-regularem-do-tuche-motor-opala-4cc.html

Aqui tem um livro em PDF, se não conseguir baixar me manda MP com seu e-mail que te envio.

http://www.opaleirosdoparana.com/t8088-livro-conheca-seu-opala

 OKK 


valeu adpachec vou fazer oq vc falou afrouxar 1/4 das valvulas de escape, e ver oq vai acontecer, apanhando e aprendendo, abraço

adpachec
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por adpachec em Ter 20 Maio - 13:52:57

João Valentin.
Tentei responder a sua MP, mas enviar o livro por e-mail está demorando a conexão está lenta.

Achei este link que tem o livro:

http://opalaterapia.gadelha.net/

Hoje a noite ou amanhã cedo tento mandar por e-mail.

 OKK 


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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Ter 20 Maio - 13:56:35

adpachec escreveu:João Valentin.
Tentei responder a sua MP, mas enviar o livro por e-mail está demorando a conexão está lenta.

Achei este link que tem o livro:

http://opalaterapia.gadelha.net/

Hoje a noite ou amanhã cedo tento mandar por e-mail.

 OKK 

sem problemas

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Murilo R em Ter 20 Maio - 14:28:14

em gap de velas não se mexe elas ja vem reguladas de fabrica coloque 4 velas no 4cc ou 6 no 6cc de iridiun ngk grau 45 acaba o seu problema

Murilo R
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Murilo R em Ter 20 Maio - 14:30:06

corrigindo grau 5

João Valentin
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Seg 26 Maio - 9:17:18

Entao amigos
Ontem tirei a tampa e afrouxei as valvulas de escape, mas antes de meche , marquei elas com um esmalte, para caso nao funcionasse , eu voltava para como estava,
beleza depois de frouxado, coloquei a tampa e liguei
o carro fikou diferente ,acelerando mais livre, antes ele demorava mais pra eche agora nao , mas notei que a retomada fikou ruim , perdi um pouco de torque em baixa , ai dei uma mexida no ponto, deu uma melhorada mas o torque em baixa cotinua pouco, agora é andar pra ve , como vai fikar as velas

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por adpachec em Seg 26 Maio - 15:41:41

João Valentin escreveu:Entao amigos
Ontem tirei a tampa e afrouxei as valvulas de escape, mas antes de meche , marquei elas com um esmalte, para caso nao funcionasse , eu voltava para como estava,
beleza depois de frouxado, coloquei a tampa e liguei
o carro fikou diferente ,acelerando mais livre, antes ele demorava mais pra eche agora nao , mas notei que a retomada fikou ruim , perdi um pouco de torque em baixa , ai dei uma mexida no ponto, deu uma melhorada mas o torque em baixa cotinua pouco, agora é andar pra ve , como vai fikar as velas

Tem uma coisa muito importante, escape direto, tipo só aquele Turbão na traseira, reduz a contra-pressão do escape, que é importante em baixa para ajudar a deixar os cilindros cheios e garantir mais torque, em alta isto não influencia, mais em baixa sim.
Não sei se este é seu caso (de escapamento).
Melhora o ronco, escape aberto, mas pode prejudicar no torque, escape estrangulado (pequeno) também.


Mensagem n° 9 no tópico:

http://www.opaleirosdoparana.com/t23329-o-opala-com-escape-direto-ele-desenvolve-melhor

Mensagem n° 21:

http://www.opaleirosdoparana.com/t11269-escape-duplo-no-opala-quem-tem-fotos

Desempenho no motor é tudo.....da admissão até as rodas.................

 OKK 

Diego Ribeiro de Oliveira
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Diego Ribeiro de Oliveira em Seg 26 Maio - 19:00:06

João Valentin escreveu:Entao amigos
Ontem tirei a tampa e afrouxei as valvulas de escape, mas antes de meche , marquei elas com um esmalte, para caso nao funcionasse , eu voltava para como estava,
beleza depois de frouxado, coloquei a tampa e liguei
o carro fikou diferente ,acelerando mais livre, antes ele demorava mais pra eche agora nao , mas notei que a retomada fikou ruim , perdi um pouco de torque em baixa , ai dei uma mexida no ponto, deu uma melhorada mas o torque em baixa cotinua pouco, agora é andar pra ve , como vai fikar as velas


Olá João, minha dica é q se com essa mexida seu carro teve um resultado positivo, procure agora não mexer muito nessa parte, pelo q notei vc não tem mt experiencia com esse tipo de serviço,contudo podera acabando dificultar um pouco+ as coisas.
Vi que vc comentou ter regulado o carbura, mas foi vc mesmo ou um mecânico? Mexer no ponto também não é legal.
Carburador parece + não é tão simples assim, e se estiver desregulado carboniza as velas frequentemente,assim como as valvulas presas e mais ainda quando são as de admissão ao oposto do que todos relataram.
Ja vi até mecãnicos de longa data se perderem na regulagem de valvulas do opala, principalmente dos q tem tucho hidráulico,trabalhei em uma retífica que eramos obrigados pelo patrão a descarregar todos os tuchos pra q a regulagem fosse precisa pra vc ter uma idéia!
Qdo puder procure um profissional decente,faça o carbura,revise o sistema de ignição e corra pro abraço!

João Valentin
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Ter 27 Maio - 7:49:26

adpachec escreveu:
João Valentin escreveu:Entao amigos
Ontem tirei a tampa e afrouxei as valvulas de escape, mas antes de meche , marquei elas com um esmalte, para caso nao funcionasse , eu voltava para como estava,
beleza depois de frouxado, coloquei a tampa e liguei
o carro fikou diferente ,acelerando mais livre, antes ele demorava mais pra eche agora nao , mas notei que a retomada fikou ruim , perdi um pouco de torque em baixa , ai dei uma mexida no ponto, deu uma melhorada mas o torque em baixa cotinua pouco, agora é andar pra ve , como vai fikar as velas

Tem uma coisa muito importante, escape direto, tipo só aquele Turbão na traseira, reduz a contra-pressão do escape, que é importante em baixa para ajudar a deixar os cilindros cheios e garantir mais torque, em alta isto não influencia, mais em baixa sim.
Não sei se este é seu caso (de escapamento).
Melhora o ronco, escape aberto, mas pode prejudicar no torque, escape estrangulado (pequeno) também.


Mensagem n° 9 no tópico:

http://www.opaleirosdoparana.com/t23329-o-opala-com-escape-direto-ele-desenvolve-melhor

Mensagem n° 21:

http://www.opaleirosdoparana.com/t11269-escape-duplo-no-opala-quem-tem-fotos

Desempenho no motor é tudo.....da admissão até as rodas.................

 OKK 

Estou usando 4X2 com canos até o diferencial de 1 7/8 E UM ABAFADOR 2x2 é esse meu escape, notei q na lenta ele fiko mais silencioso

João Valentin
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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Ter 27 Maio - 8:05:21

Diego Ribeiro de Oliveira escreveu:
João Valentin escreveu:Entao amigos
Ontem tirei a tampa e afrouxei as valvulas de escape, mas antes de meche , marquei elas com um esmalte, para caso nao funcionasse , eu voltava para como estava,
beleza depois de frouxado, coloquei a tampa e liguei
o carro fikou diferente ,acelerando mais livre, antes ele demorava mais pra eche agora nao , mas notei que a retomada fikou ruim , perdi um pouco de torque em baixa , ai dei uma mexida no ponto, deu uma melhorada mas o torque em baixa cotinua pouco, agora é andar pra ve , como vai fikar as velas


Olá João, minha dica é q se com essa mexida seu carro teve um resultado positivo, procure agora não mexer muito nessa parte, pelo q notei vc não tem mt experiencia com esse tipo de serviço,contudo podera acabando dificultar um pouco+ as coisas.
Vi que vc comentou ter regulado o carbura, mas foi vc mesmo ou um mecânico? Mexer no ponto também não é legal.
Carburador parece + não é tão simples assim, e se estiver desregulado carboniza as velas frequentemente,assim como as valvulas presas e mais ainda quando são as de admissão ao oposto do que todos relataram.
Ja vi até mecãnicos de longa data se perderem na regulagem de valvulas do opala, principalmente dos q tem tucho hidráulico,trabalhei em uma retífica que eramos obrigados pelo patrão a descarregar todos os tuchos pra q a regulagem fosse precisa pra vc ter uma idéia!
Qdo puder procure um profissional decente,faça o carbura,revise o sistema de ignição e corra pro abraço!

Ola Diego
carburador foi regulado por mim mesmo, quase tudo nakele motor foi feito por mim , e nunca tive problemas com velas, sempre as velas marrom, até q mandei regula as valvulas e elas começaram a fika pretas eu limpava e passava alguns dias pretas denovo , desmontei o carburador plainei e continuo o problema, ai sim decidi pedir ajuda aos amigos aki do forum, pois nunca tinha mexido com valvulas de opalas, e sempre ouvir fala que nao é qualquer um que regula valvula,
por esse mesmo motivo foi que marquei elas com esmalte pra caso piorase eu voltava pra como tava,
amigo nao sou um especialista em mecanica com curso nem nada,mas nesses mais de um ano e meio de opala aprendi muito mas muito mesmo sobre mecanica de opala, carburador nao é tao complicado como muitos falam,e achar uma mecanica de confiança os dias de hoje nao é facil,por isso o mecanico do meu opala so eu
abraços



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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Ter 27 Maio - 8:16:27

Já falei, compra um joguinho de lâmina, é tão barato, e dura pro resto da vida, acha um esquema de regulagem de válvulas do opala 4 cilindros e faça vc mesmo, eu regulo as válvulas do meu 6cc a cada 7,8 meses, é super tranquilo..... pelo menos vc vai saber com quanto de abertura seu carro está andando, e outra, regulagem de válvula faz isso que vc falou mesmo, válvulas batendo menos e ponto mais adiantado carro fica mais esperto em baixa, e válvulas mais abertas e o carro no porto certo ele fica mais "calmo", vc nuca vai ter um carro que responda da mesma maneira alterando o ponto e a regulagem de válvulas..... vai por mim ache o esquema de regulagem e regule todas vc mesmo, sem medo, depois vc posta o resultado aqui pra gente...

Boa sorte..... eu aprendi assim, vendo, perguntando, lendo e FAZENDO...... é simples pode acreditar...

Abraço

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Ter 27 Maio - 8:21:31

Netaum_kaka escreveu:Já falei, compra um joguinho de lâmina, é tão barato, e dura pro resto da vida, acha um esquema de regulagem de válvulas do opala 4 cilindros e faça vc mesmo, eu regulo as válvulas do meu 6cc a cada 7,8 meses, é super tranquilo..... pelo menos vc vai saber com quanto de abertura seu carro está andando, e outra, regulagem de válvula faz isso que vc falou mesmo, válvulas batendo menos e ponto mais adiantado carro fica mais esperto em baixa, e válvulas mais abertas e o carro no porto certo ele fica mais "calmo", vc nuca vai ter um carro que responda da mesma maneira alterando o ponto e a regulagem de válvulas..... vai por mim ache o esquema de regulagem e regule todas vc mesmo, sem medo, depois vc posta o resultado aqui pra gente...

Boa sorte..... eu aprendi assim, vendo, perguntando, lendo e FAZENDO...... é simples pode acreditar...

Abraço

Netaum onde encontro essas laminas? em qualquer auto peças? mas essas lamina nao é para tucho mecanico? ou hidraulico tambem, essas laminas sao universal ,ou propria para opala

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Ter 27 Maio - 9:40:34

João.... essas lâminas são feitas de aço e servem para calibrar folgas de qualquer tipo de máquinas e equipamentos....
Um link do mercado,

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556691600-calibre-folga-em-aco-jogo-20-lminasfrete-1000-td-brasil-_JM

Elas custam em média 20 reais, e vc acha em qualquer casa de materiais e equipamentos e ferragens....

esta é a minha, são todas feitas de aço e idênticas....


subirimagenes


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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Ter 27 Maio - 9:48:05

Netaum_kaka escreveu:João.... essas lâminas são feitas de aço e servem para calibrar folgas de qualquer tipo de máquinas e equipamentos....
Um link do mercado,

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556691600-calibre-folga-em-aco-jogo-20-lminasfrete-1000-td-brasil-_JM

Elas custam em média 20 reais, e vc acha em qualquer casa de materiais e equipamentos e ferragens....

esta é a minha, são todas feitas de aço e idênticas....


subirimagenes

valeu netaum vo procurar em minha cidade, caso nao econtre vou comprar essa do mercado livre
valeu mesmo abraço

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por MSN_KK em Ter 27 Maio - 10:01:28

conta pra gente depois se deu tudo certo.....

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Diegoj em Ter 27 Maio - 18:50:06

É tucho hidraulico ou mecanico?
Se for hidraulico é mais facil ainda de regular pq não precisa nem comprar as laminas, hidraulico é folga ZERO.
Tem vários posts antigos sobre essa regulagem, tenta achar pela busca. Tem um até que fui eu que fiz, tem até fotos pra exemplificar, mas minha net tá uma bosta e tá muito lento pra abrir as paginas da busca.

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Diego Ribeiro de Oliveira em Ter 27 Maio - 19:38:06

João Valentin escreveu:
Diego Ribeiro de Oliveira escreveu:


Olá João, minha dica é q se com essa mexida seu carro teve um resultado positivo, procure  agora não mexer muito nessa parte, pelo q notei vc não tem mt experiencia com esse tipo de serviço,contudo podera acabando dificultar um pouco+ as coisas.
Vi que vc comentou ter regulado o carbura, mas foi vc mesmo ou um mecânico? Mexer no ponto também não é legal.
Carburador parece + não é tão simples assim, e se estiver desregulado carboniza as velas frequentemente,assim como as valvulas presas e mais ainda quando são as de admissão ao oposto do que todos relataram.
Ja vi até mecãnicos de longa data se perderem na regulagem de valvulas do opala, principalmente dos q tem tucho hidráulico,trabalhei em uma retífica que eramos obrigados pelo patrão a descarregar todos os tuchos pra q a regulagem fosse precisa pra vc ter uma idéia!
Qdo puder procure um profissional decente,faça o carbura,revise o sistema de ignição e corra pro abraço!

Ola Diego
carburador foi regulado por mim mesmo, quase tudo nakele motor foi feito por mim , e nunca tive problemas com velas, sempre as velas marrom, até q mandei regula as valvulas e elas começaram a fika pretas eu limpava e passava alguns dias pretas denovo , desmontei o carburador plainei e continuo o problema, ai sim decidi pedir ajuda aos amigos aki do forum, pois nunca tinha mexido com valvulas de opalas, e sempre ouvir fala que nao é qualquer um que regula valvula,
por esse mesmo motivo foi que marquei elas com esmalte pra caso piorase eu voltava pra como tava,
amigo nao sou um especialista em mecanica com curso nem nada,mas nesses mais de um ano e meio de opala aprendi muito mas muito mesmo sobre mecanica de opala, carburador nao é tao complicado como muitos falam,e achar uma mecanica de confiança os dias de hoje nao é facil,por isso o mecanico do meu opala so eu
abraços
   



 Razz  desculpe Jõao, então pela minha orientação, sou novo no Fórum e não conheço quase ninguem, pela seu relato acreditei q vc não entendesse de mecãnica, sei também q não ta facil achar profissionais honestos tão pouco comprometidos a resolver defeitos, querem apenas trocar peças e pronto!
é bem provavel q seu carro seja tucho hidraulico,então, como disse o outro companheiro, tucho hidráulico dispensa calibre de lâminas! se vc conseguir acessar o tópico respectivo, tendo noção básica ,vai conseguir regular de boa! Abraço, e posta resultados.

Att. dá uma atenção também no parafuso da mistura da marcha lenta no carbura e ou um possível gotejamento ou excesso, ambos são vilões pra q ocorra carbonização das velas!

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 27 Maio - 19:54:21

Uma dica pra regulagem,vai apertando a porca até ver que a vareta parou de girar,depois volta a porca 1/4 de volta,o meu tá assim e roda perfeito


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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qua 28 Maio - 9:34:19

Diegoj escreveu:É tucho hidraulico ou mecanico?
Se for hidraulico é mais facil ainda de regular pq não precisa nem comprar as laminas, hidraulico é folga ZERO.
Tem vários posts antigos sobre essa regulagem, tenta achar pela busca. Tem um até que fui eu que fiz, tem até fotos pra exemplificar, mas minha net tá uma bosta e tá muito lento pra abrir as paginas da busca.

É Tucho Hidrualico
achei seu post exlicando achei muito facil, vou ver com vai se comporta com essa regulagem que fiz , vou ver como vao fikar o estado das velas , se cotinuarem pretas, ai vou fazer como voce explica no post,
só uma duvida com o carro desligado vc aperta até a vareta fikar presae, e depois solta u pouco ou aperta mais 1/4?

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qua 28 Maio - 9:37:01

Diego Ribeiro de Oliveira escreveu:
João Valentin escreveu:

Ola Diego
carburador foi regulado por mim mesmo, quase tudo nakele motor foi feito por mim , e nunca tive problemas com velas, sempre as velas marrom, até q mandei regula as valvulas e elas começaram a fika pretas eu limpava e passava alguns dias pretas denovo , desmontei o carburador plainei e continuo o problema, ai sim decidi pedir ajuda aos amigos aki do forum, pois nunca tinha mexido com valvulas de opalas, e sempre ouvir fala que nao é qualquer um que regula valvula,
por esse mesmo motivo foi que marquei elas com esmalte pra caso piorase eu voltava pra como tava,
amigo nao sou um especialista em mecanica com curso nem nada,mas nesses mais de um ano e meio de opala aprendi muito mas muito mesmo sobre mecanica de opala, carburador nao é tao complicado como muitos falam,e achar uma mecanica de confiança os dias de hoje nao é facil,por isso o mecanico do meu opala so eu
abraços
   



 Razz  desculpe Jõao, então pela minha orientação, sou novo no Fórum e não conheço quase ninguem, pela seu relato acreditei q vc não entendesse de mecãnica, sei também q não ta facil achar profissionais honestos tão pouco comprometidos a resolver defeitos, querem apenas trocar peças e pronto!
é bem provavel q seu carro seja tucho hidraulico,então, como disse o outro companheiro, tucho hidráulico dispensa calibre de lâminas! se vc conseguir acessar o tópico respectivo, tendo noção básica ,vai conseguir regular de boa! Abraço, e posta resultados.

Att. dá uma atenção também no parafuso da mistura da marcha lenta no carbura e ou um possível gotejamento ou excesso, ambos são vilões pra q ocorra carbonização das velas!
ta tranquilo Diego
vou ver prestar ateçao sim em algum possivel gotejameto do carburador, pode deixa que vou postar resultados abraços

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qua 28 Maio - 9:39:18

bruno silverstar83 escreveu:Uma dica pra regulagem,vai apertando a porca até ver que a vareta parou de girar,depois volta a porca 1/4 de volta,o meu tá assim e roda perfeito
bruno muitos falam pra fazer como vc disse aperta a porca té a vareta para de gira ai depois solta um pokinho a porca pra deixa a vareta livre,mas outros falam que depois de a vareta para de girar em ves de solta eu tenho que aperta mais 1/4, agora nao sei se aperto ou afroxo

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por adpachec em Qua 28 Maio - 11:05:24

Neste Link no post #3 tem um PDF com a informação de regulagem, tirada direto do manual de manutenção do opala. A parte que lhe interessa em grifei em vermelho mais abaixo (regulagem para tucho hidraulico, para mecânico tem que ter uma folga).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/603-como-regular-os-tuchos-hidraulicos.html

Instalação dos tuchos e regulagem

Coloque os tuchos e as varetas nos mesmos lugares de origem. Os alojamentos dos
tuchos e as varetas devem estar perfeitamente limpos e bem lubrificados.
Monte o conjunto dos balancins e aperte as porcas até que fique eliminada toda a folga entre
o balancim e a válvula.

O ajuste final se faz da seguinte maneira:

Marque no corpo do distribuidor, externamente a posição dos cabos das velas n.os 1
e 6, no motor L-6, e 1 e 4 no motor L-4.
Retire os cabos das velas e a tampa. (Se o
distribuidor não está instalado, instale-o como está descrito na pág. 25).
Gire lentamente o motor até que o rotor do distribuidor esteja apontado para a marca
n.o 1 e os platinados estejam abertos. Nesta posição, podem ser reguladas as
seguintes válvulas:
Motor L-4:
Cilindro n.o 1 - admissão e escapamento
Cilindro n.o 2 - admissão
Cilindro n.o 3 - escapamento 4
Motor L-6:
Cilindro n.o 1 - admissão e escapamento
Cilindro n.o 2 - admissão
Cilindro n.o 3 - escapamento
Cilindro n.o 4 - admissão
Cilindro n.o 5 – escapamento

Para efetuar a regulagem, solte a porca do balancim até sentir pequena folga na
vareta e a seguir, aperte-a até o ponto em que a folga seja eliminada. Essa posição
pode ser facilmente determinada movendo-se a vareta com os dedos no sentido
lateral, como mostra a fig. 20-E. enquanto se aperta a porca gradativamente. Ao ser
eliminada a folga, a vareta não poderá se deslocar no sentido lateral. A partir desse
ponto, aperte a porca mais meia a uma volta completa, a fim de posicionar o êmbolo
no meio de seu curso de trabalho.
Acione novamente o motor até que o rotor esteja
apontando para o cilindro n.o 4 ou n.o 6 com os platinados abertos.

Regule então as seguintes válvulas, do mesmo modo já descrito:
Motor L-4:
Cilindro n.o 2 - escapamento
Cilindro n.o 3 - admissão
Cilindro n.o 4 - admissão e escapamento
Motor L-6:
Cilindro n.o 2 - escapamento
Cilindro n.o 3 - admissão
Cilindro n.o 4 - escapamento
Cilindro n.o 5 - admissão
Cilindro n.o 6 - admissão e escapamento
Coloque a tampa do distribuidor, ligue os cabos que foram desligados e coloque os
cabos das velas. Ao colocar a tampa dos balancins, use junta nova. Dê a partida ao
motor e verifique se ocorrem vazamentos pelas tampas que foram retiradas. Regule
a marcha lenta.


Recebeu o manual que te enviei por e-mail?

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Diegoj em Qua 28 Maio - 11:50:07

João Valentin escreveu:
Diegoj escreveu:É tucho hidraulico ou mecanico?
Se for hidraulico é mais facil ainda de regular pq não precisa nem comprar as laminas, hidraulico é folga ZERO.
Tem vários posts antigos sobre essa regulagem, tenta achar pela busca. Tem um até que fui eu que fiz, tem até fotos pra exemplificar, mas minha net tá uma bosta e tá muito lento pra abrir as paginas da busca.

É Tucho Hidrualico
achei seu post exlicando achei muito facil, vou ver com vai se comporta com essa regulagem que fiz , vou ver como vao fikar o estado das velas , se cotinuarem pretas, ai vou fazer como voce explica no post,
só uma duvida com o carro desligado vc aperta até a vareta fikar presae, e depois solta u pouco  ou aperta mais 1/4?

Precisa apertar, isso é necessario pra posicionar o "miolo" do tucho bem no meio, assim ele tem espaço pra trabalhar tanto pra baixo quanto pra cima.
Se vc prestar atenção no tucho enquanto estiver regulando, vai ver que na hora q tirar a folga da vareta e dai der mais um aperto, a parte do meio do tucho onde a vareta apoia, vai afundar um pouco.
Com 1/4 geralmente já é o suficiente, mas eu já regulei um opala que só ficou bom quando dei 1/2 volta de aperto. Inclusive tenho um manual antigo da GM que confirma que esse aperto pode ir de 1/4 a 1/2 volta.

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 28 Maio - 12:11:42

João Valentin escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Uma dica pra regulagem,vai apertando a porca até ver que a vareta parou de girar,depois volta a porca 1/4 de volta,o meu tá assim e roda perfeito
bruno muitos falam pra fazer como vc disse aperta a porca té a vareta para de gira ai depois solta um pokinho a porca pra deixa a vareta livre,mas outros falam que depois de a vareta para de girar em ves de solta eu tenho que aperta mais 1/4, agora nao sei se aperto ou afroxo

Quando coloquei tuchos novos eu aperte maia volta a mais,pois tava vazio,agora com tucho que tá carregado volta um quarto de vota,mas com o motor frio


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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qui 29 Maio - 8:18:35

Valeu pessoal entendi agora
adpachec recebi sim
vo da uma esperada pra ver como o motor vai se comporta com a regulagem que fiz, e conforme for regulo todas aas velas conforme explicado aki de forma muito clara e posto aki o resultado
Abraços

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qua 11 Jun - 16:24:37

Bom pessoal fiz agora a tarde a regulagem das valvulas exatamente como foi me explicado aki , apertei até trava a vareta e depois 1/2 volta,,,, ai depois de feito na hora de ligar o carro, motor fiko tremendo muito na lenta, ta demorando muito pra responde , mas depois de uns 2000rpm vai ligeiro pra caramba(isso o carro parado) eai é assim mesmo?

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por adpachec em Qua 11 Jun - 16:54:30

João Valentin escreveu:Bom pessoal fiz agora a tarde a regulagem das valvulas exatamente como foi me explicado aki , apertei até trava a vareta e depois 1/2 volta,,,, ai depois de feito na hora de ligar o carro, motor fiko tremendo muito na lenta, ta demorando muito pra responde , mas depois de uns 2000rpm vai ligeiro pra caramba(isso o carro parado) eai é assim mesmo?


Tenta acertar o carburador agora.

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qua 11 Jun - 19:55:14

dei uma mexida no ponto, melhoro bastante, subida de giro ronco mais firme , ficou outro carro, agora tenho q acerta o carburador, pois o carro esta trepidando na lenta , mais de resto fico 10 , motor sem nenhuma batida

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 11 Jun - 22:13:06

Se tá trepidando pode ser uma valvula um pouco enforcada


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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qui 12 Jun - 12:52:12

bruno silverstar83 escreveu:Se tá trepidando pode ser uma valvula um pouco enforcada

acho que uma fico enforcada, e agora como faço para descobrir qual q ficou?

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por João Valentin em Qui 12 Jun - 13:10:55

vou tentar regula com ele ligado , ir desapertando , até q a marcha lenta fique em ordem

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 13 Jun - 23:54:38

É o unico jeito que conheço é regulando ligado a quente,


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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por Victor Meijerink em Sab 14 Jun - 0:04:12

As válvulas tem de ser reguladas com o motor DESLIGADO e com folga zero se forem tucho hidráulicos, se vc não der aquela meia volta final e não bater,deixe assim porque quanto mais vc enforca as válvulas mais os tuchos descarregam fácil em alta.

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Re: Velas Carbonizando (Regulagem de valvulas

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 14 Jun - 1:15:00

Regular a frio e desligado é bom por não fazer lambança de óleo,mas eu prefiro a quente e ligado,vou apertando apertando até o cair um pouco a rotação,aí dou volto 1/4 de volta +ou-,quando troquei os tuchos fiz desligado ficou mais ou menos ,depois regulei ligado ficou melhor


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