Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Desabafo de utilidade pública
Ontem à(s) 22:32:56 por opala4cc

» DUVIDAS MOTOR GM 1981
Ontem à(s) 20:52:37 por levizito

» VOLTANDO A SER TURBO
Ontem à(s) 20:49:32 por Marcos Adriano

» Opala Diplomata 1991
Ontem à(s) 18:45:05 por Rubão6cc

» Diferencial 4 para 6 cil
Ontem à(s) 18:37:52 por Marcos Adriano

» Medidor de combustível
Ontem à(s) 18:34:50 por gledson mandioca

» Restauração Opala Diplomata 92
Ontem à(s) 18:04:39 por opala4cc

» blocando o dana ou braseixo
Ontem à(s) 16:18:18 por caravan turbo

» Troco tripla de H40 por uma Weber 44 ou quadrijet
Ontem à(s) 15:22:18 por danielmborges

Quem está conectado

13 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 13 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13552)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (8206)
 
100 (7771)
 

Comodoro 82 Clec Clec

Compartilhe

DiogoGarbin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 160
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 21/02/2014

Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por DiogoGarbin em Ter 3 Jun - 13:36:51

Pessoal Boa Tarde

Estou com a pulga atráz da orelha, desculpe minha ignorancia mas vamos la

Estou indo ver um opala comodoro 82 a fim de compra-lo, só que fui informado que o cambio dele é 4m clec clec, isso é original de um carro 82 ??? pensei que o clec clec fosse abaixo de 80.

O carro é cupê 4 Cilindros.

Caso seja original, quais as vantagens e desvantagens desse câmbio



Obrigado

Bruno Porto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 245
Idade : 26
Localização : Arroio do sal, RS
Data de inscrição : 26/01/2014

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por Bruno Porto em Ter 3 Jun - 20:36:47

Caro Diogo, a informação procede, a caixa é a clec clec de 4 marchas, e 82 foi o último ano dessa caixa, de 83 pra frente já é a dita caixa "moderna", com trambulador interno e ré pra frente ao lado da primeira, ao contrario da clec clec que tem a ré para trás, do lado da segunda.

Bom, o meu opala tinha essa caixa (ainda tenho ela guardada, caso queira voltar para o original), mas acabei trocando por uma moderna de cinco marchas, pelo conforto da quinta marcha na estrada, pois reduz a rotação do motor.

Uma das desvantagens da clec clec é o fato do desgaste do trambulador, principalmente se for paralelo, o que ocasiona as famosa "encavaladas" de marchas, onde uma certa marcha fica presa, e requer uma certo esforço para destravar.

Se o trambulador estiver em bom estado e sem folgas, talvez não terás problemas, mas é comum acontecer, no meu o dono anterior disse que era corriqueiro.

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13552
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por BANDIT em Ter 3 Jun - 21:08:45

opala 82 modelo 83.....já saem 5M

não vejo nenhuma vantagem no cambio cleck , cleck.....comparado ao 5m .
 OKK

DiogoGarbin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 160
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 21/02/2014

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por DiogoGarbin em Qua 4 Jun - 6:54:46

Bruno Porto escreveu:Caro Diogo, a informação procede, a caixa é a clec clec de 4 marchas, e 82 foi o último ano dessa caixa, de 83 pra frente já é a dita caixa "moderna", com trambulador interno e ré pra frente ao lado da primeira, ao contrario da clec clec que tem a ré para trás, do lado da segunda.

Bom, o meu opala tinha essa caixa (ainda tenho ela guardada, caso queira voltar para o original), mas acabei trocando por uma moderna de cinco marchas, pelo conforto da quinta marcha na estrada, pois reduz a rotação do motor.

Uma das desvantagens da clec clec é o fato do desgaste do trambulador, principalmente se for paralelo, o que ocasiona as famosa "encavaladas" de marchas, onde uma certa marcha fica presa, e requer uma certo esforço para destravar.

Se o trambulador estiver em bom estado e sem folgas, talvez não terás problemas, mas é comum acontecer, no meu o dono anterior disse que era corriqueiro.


Pessoal Obrigado pelas respostas ja vai me ajudar nas negociações, Bruno vc disse que trocou do seu para o 5M, essa substiuição sai em torno de quanto R$?

Obrigado

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4746
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 4 Jun - 8:18:53

Só uma correção, a caixa com ré pra frente é a de 4 marchas dos 6 cilindros.

A de 5 marchas dos 4 cilindros tem a ré pra trás, ao lado da quarta (como se fosse uma sexta).

Eu me arrependo de não ter colocado uma dessas no meu. Mas o clec clec é tb é legal, só tem que ter mais cuidado ao menos sinal de sentir alguma trava na alavanca.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5019
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por adpachec em Qua 4 Jun - 8:35:28

A vantagem do meu é justamente a caixa de 5 marchas que fo instalada.
Só que eu acho que o diferencial de 3,54 é muito curto na rotação da 5° marcha.

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4746
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 4 Jun - 8:42:25

Dei uma volta num 89 ontem, 4 cil 5 marchas, em 3ª a 4.5k rpm tava a mais de 80 km/h

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5019
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por adpachec em Qua 4 Jun - 8:56:07

Glaucio Missioneiro escreveu:Dei uma volta num 89 ontem, 4 cil 5 marchas, em 3ª a 4.5k rpm tava a mais de 80 km/h

Em quarta passa de 100.....mas com o diferencial 3,54 precisa de muiiiiiita pista, joga a 5° e escuta o giro do câmbio e o carro embalando muito devagar em relação ao giro.
Acho que um 3,30 é melhor na pista mas deve faltar torque na cidade, aqui para ir ao centro é só descida.......mas na volta...........

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4746
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 4 Jun - 8:57:46

eu achei mais fraco em baixa do que o meu, com clec clec


adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5019
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por adpachec em Qua 4 Jun - 9:04:47

Glaucio Missioneiro escreveu:eu achei mais fraco em baixa do que o meu, com clec clec


A 1° e 2° são mais curtas, tem mais torque mas falta velocidade, aí você enche o motor e joga 3° o giro cai mas a força também, então ele embala devagar, a 4° é direta, se estiver embalado a 4° vai embora, a 5° a rotação do motor cai bastante e o giro do câmbio sobe bem.

Para ter bastante torque e aceleração de 2° para 3° tem que encher bem o motor mas arriscado a empenar a vareta da valvula.
Coisas de 4cc........

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4746
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 4 Jun - 9:12:26

O que noto no meu, é que parece que o motor enche rápido, mas não amarra, eu estico uma 2ª até 60km/h fácil, e não parece forçar o motor (ou o velocímetro.....)

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5019
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por adpachec em Qua 4 Jun - 9:52:10

Glaucio Missioneiro escreveu:O que noto no meu, é que parece que o motor enche rápido, mas não amarra, eu estico uma 2ª até 60km/h fácil, e não parece forçar o motor (ou o velocímetro.....)

Bom......o meu esguelando mal chega aos 40.........se tirar o pé pra fora e ajudar chega aos 42..... affraid 

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4746
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qua 4 Jun - 10:09:47

é, deve ser devido as marchas mais longas do clec clec

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5019
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por adpachec em Qua 4 Jun - 15:59:37

Glaucio Missioneiro escreveu:é, deve ser devido as marchas mais longas do clec clec

Realmente:

4 marchas (1978):

1°: 3,07:1
2°: 2,02:1

5 marchas (1988):

1°: 3,40:1
2°: 2,16:1

 OKK 

Conteúdo patrocinado

Re: Comodoro 82 Clec Clec

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Ter 21 Fev - 0:12:02