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[Dúvida] Acertar cambagem

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[Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Pedra90 em Dom 8 Jun - 21:52:54

olá pessoal, meu opalão está parado já tem 7 meses, estou acertando tudo o que dá em casa para não gastar dinheiro com mecânico.
ele ficou uns 2 meses com os pneus arriados, ele só tinha a roda dianteira do lado do motorista com a cambagem positiva que dava para notar, agora que vou leva-lo para pintura, enchi os pneus para rebocar. mas agora dá para ver que as duas dianteiras estão com a cambagem bem positiva mesmo. como que acerta? eu sei que precisa de equipamentos e tal mas quais parafusos eu mecho? é o meu primeiro opala e essa suspensão eu não conheço muito bem.
muito obrigado. posteriormente eu posto fotos de como elas estão. agora já está de noite, não dá para ver..

Müller
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Müller em Dom 8 Jun - 22:02:24

Tá com motor?


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Pedra90 em Dom 8 Jun - 22:19:20

está sim um 6 boca pesado que só um porra...

PierreSS4
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por PierreSS4 em Dom 8 Jun - 22:27:05

ele tava suspenso?? rodas fora do chao?? acho q se ele tava bom e agora ta assim vc rodando com ele acerta sozinho...

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Pedra90 em Dom 8 Jun - 22:42:56

o carro está no chão, está todo montado já o reboquei um pouco para frente e para traz na minha garagem mas as rodas estão bem torta mesmo. a cambagem está bem positiva. estou até meio assustado... eu vou por fotos de como ele está... eu dei uma olhada no livro conheça seu opala mas lá não diz como arruma a cambagem, só como se monta a bandeja...

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Müller em Dom 8 Jun - 23:04:30

Cambagem de Opala é feita tirando ou colocando calços entre o eixo da bandeja superior e a torre do quadro. No seu caso, tem q ver se está sem calço ou com a qtde de calços insuficiente e fora de medida. Mas precisa de uma chave especial pra acertar cambagem.


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Pedra90 em Dom 8 Jun - 23:15:41

e qual chave seria essa?

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Müller em Dom 8 Jun - 23:20:36

Chave de cambagem. Ela tem o cabo longo e a ponta curvada pra caber entre a bandeja e o para lama interno e encaixar nos parafusos (são dois de cada lado).


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 9 Jun - 7:40:04

O meu está com a roda do lado esquerdo (motorista) muito "negativa". É possível fazer um ajuste provisório, apenas para um pequeno passeio?

Detalhe, as buchas de suspensão estão ruins, mas andando na cidade (até 80 km/h) o carro se comporta bem.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 9 Jun - 8:03:59

Glaucio Missioneiro escreveu:O meu está com a roda do lado esquerdo (motorista) muito "negativa". É possível fazer um ajuste provisório, apenas para um pequeno passeio?

Detalhe, as buchas de suspensão estão ruins, mas andando na cidade (até 80 km/h) o carro se comporta bem.

Até da, dependedo da situação, Glaucio.

Tem que ver se o quadro não ta muito fechado. Ocorre de fechar ao ponto da bandeja encostar na parte interna da lataria. Aí tem que botar uma enorme quantidade de calços (conforme eses das fotos: http://www.santanaequipamentos.com.br/ProdutosCat.php?codigo=5) . Nesse caso o negócio é gabaritar, abrir do quadro.

E o pepino é frouxar os parafusos da bandeja. Teria que ter essa chave que o companheiro citou ai em cima.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 9 Jun - 8:12:33

Valeu Bianchi.

A idéia é levar numa casa de geometria, só queria saber mesmo se é possível, esse tipo de coisa não mexo em casa.

E no meu caso, pra ficar coisa de fundamento, tenho que trocar o agregado, por isso que nem baixei tudo pra fazer ($$).

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por MSN_KK em Seg 9 Jun - 11:23:38

Ande um pouco com ele pra ver se ele "assenta" depois vc faz o alinhamento dele de novo, e verifique os calços.....

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Pedra90 em Ter 10 Jun - 15:47:39

aqui pessoal as fotos de como está a suspensão do meu carro... eu percebi que quando manobro, a cambagem parecer voltar para a posição.. não fica tão visível mas quando eu ando em linha reta, ela entorta... alguém sabe uma possível razão para isso?



Müller
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Müller em Ter 10 Jun - 16:30:50

Realmente, tá bem positivo. Ou o quadro tá mto aberto ou tá sem calço ou os dois.


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 10 Jun - 16:40:47

O meu tá sem nenhum desses calços.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Müller em Ter 10 Jun - 16:49:06

Glaucio Missioneiro escreveu:O meu tá sem nenhum desses calços.

Seu quadro tá numa medida onde o acerto da cambagem não precisou de calço. Isso é ruim pq, com o tempo, o quadro vai fechando e a cambagem vai ficar negativa.


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Ter 10 Jun - 17:05:18

Este é o suporte atrás da bandeja, os 02 parafusos e na linha dos parafusos os calços:



Os calços:



A chave:



Eu usei uma chave comum mesmo, mas é chato.


Tópico do IVO:

http://www.opaleirosdoparana.com/t25876-rasteira-do-opalao-fiz-tutorial-para-arrumar-a-suspensao-dianteira-terminei-17-09-2012-fotos

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 10 Jun - 18:36:22

Müller escreveu:
Glaucio Missioneiro escreveu:O meu tá sem nenhum desses calços.

Seu quadro tá numa medida onde o acerto da cambagem não precisou de calço. Isso é ruim pq, com o tempo, o quadro vai fechando e a cambagem vai ficar negativa.

Já está !

Pretendo levar em alguma oficina pra ver se colocando uns calços melhora um pouco.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 10 Jun - 18:41:54

adpachec escreveu:
Eu usei uma chave comum mesmo, mas é chato.

Qual o nª da chave? Usou de boca/estrela/sextavada ?

adpachec
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Ter 10 Jun - 19:03:05

Glaucio Missioneiro escreveu:
adpachec escreveu:
Eu usei uma chave comum mesmo, mas é chato.

Qual o nª da chave? Usou de boca/estrela/sextavada ?

Agora você me pegou, não lembro....faz tempo, o lado do passageiro tinha só um parafuso segurando.

Foi 13 mm (acho).

02 chaves a inglesa (desrosquear).



E a estrela (torque, soltar e apertar).



Mas pelo tipo de seu opala as medidas podem ser em polegadas (acima de 80 começou a conversão para milímetros).

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 10 Jun - 19:07:24

Valeu, em último caso, já tenho uma base, caso não ache alguém pra arrumar pra mim aqui na cidade.

Creio que no meu seja 9/16 então.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Ter 10 Jun - 19:22:29

1/2" (perto de 13 mm) e 9/16" (perto de 14 mm).
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 16 Jun - 7:46:55

Dei uma olhada ontem de noite, uma coisa boa e outra ruim (acho).

- A roda não está tão negativa assim, olhando de frente, em relação à longarina, está "neutra".

- Tem um calço de uns 2mm em cada parafuso;

- o que me assustou, é que a bandeja superior está inclinada, parte da frente mais alta (provavelmente bucha estourada) e a está encostada na longarina. Deve estar bem fechado o agregado.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Isael em Seg 16 Jun - 10:35:50

e aí Pedra90...pelo que ví nas fotos, acho q ficou assim pelo carro ter ficado suspenso, ou sem motor por algum tempo
assim q começar a rodar, passar em lombada, e a suspa começar a trabalhar vai chegar no lugar certo
normalmente, a suspa do opala não fica positiva sozinha
ela só fica negativa...tipo:
com o tempo, as torres do agregado vão inclinando para dentro (do carro) devido o peso
isso faz a cambagem ficar negativa, aí vai se regulando retirando os calços

no meu, quando rebaixei, ficou um lixo, parecia carro de drift e comeu os pneus!!!!
mandei fazer a cambagem, mas não tinha mais calços...abaixaram o agregado e viram:
-trincas nas 2 longarinas, se freiasse andando de ré arrancaria a frente do carro...
-as torres enclinaram e não tinha mais calços, abriram no cyborg pra gabaritar

por sorte não abriu nenhuma trinca, era a primeira vez q o agregado foi gabaritado...
aí eles colocam os calços e ficou tudo zero
...todo o trampo ficou R$400,00 + a cerveja do soldador!!!!! essa não pode faltar  

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Seg 16 Jun - 10:54:55

Glaucio Missioneiro escreveu:Dei uma olhada ontem de noite, uma coisa boa e outra ruim (acho).

- A roda não está tão negativa assim, olhando de frente, em relação à longarina, está "neutra".

- Tem um calço de uns 2mm em cada parafuso;

- o que me assustou, é que a bandeja superior está inclinada, parte da frente mais alta (provavelmente bucha estourada) e a está encostada na longarina. Deve estar bem fechado o agregado.

Glaucio:
A bandeja é inclinada para trás mesmo.
Você ainda tem um calço para regular.....pior se não tivessse mais nada.
Como a parte de trás da bandeja tem bastante material se quiser pode tirar 1mm ou 2mm na parte de trás só como alívio e não pegar na longarina.


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 16 Jun - 13:09:34

Eu achava que os calços seriam pro contrário, pra fechar mais a roda, deixar menos negativa.

Não sei se tinha sido impressão minha, devido ao carro ter ficado muito tempo parado, aí andei uns dias e agora tá reto.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Seg 16 Jun - 17:59:53

Glaucio Missioneiro escreveu:Eu achava que os calços seriam pro contrário, pra fechar mais a roda, deixar menos negativa.

Não sei se tinha sido impressão minha, devido ao carro ter ficado muito tempo parado, aí andei uns dias e agora tá reto.

Quanto mais calços mais negativa fica (parte de cima para dentro), o calço puxa a bandeja para dentro, se a roda está neutra tirando o calço ela vai para fora e colocando puxa para dentro.
O agregado fecha e se retira os calços, agora quando acabou os calço que está na hora de mandar abrir o agregado (o meu tem 02 de cada lado).
Mas os calços variam de espessura.



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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Pedra90 em Seg 16 Jun - 20:33:45

Isael escreveu:e aí Pedra90...pelo que ví nas fotos, acho q ficou assim pelo carro ter ficado suspenso, ou sem motor por algum tempo
assim q começar a rodar, passar em lombada, e a suspa começar a trabalhar vai chegar no lugar certo
normalmente, a suspa do opala não fica positiva sozinha
ela só fica negativa...tipo:
com o tempo, as torres do agregado vão inclinando para dentro (do carro) devido o peso
isso faz a cambagem ficar negativa, aí vai se regulando retirando os calços

no meu, quando rebaixei, ficou um lixo, parecia carro de drift e comeu os pneus!!!!
mandei fazer a cambagem, mas não tinha mais calços...abaixaram o agregado e viram:
-trincas nas 2 longarinas, se freiasse andando de ré arrancaria a frente do carro...
-as torres enclinaram e não tinha mais calços, abriram no cyborg pra gabaritar

por sorte não abriu nenhuma trinca, era a primeira vez q o agregado foi gabaritado...
aí eles colocam os calços e ficou tudo zero
...todo o trampo ficou R$400,00 + a cerveja do soldador!!!!! essa não pode faltar  
eu fui olhar meu carro para ver se tinha esses calços mas não sei se é uma boa ou má noticia.. pq as duas estão sem nenhum. o mecânico não deve saber montar. agora vou desmontar o agregado e ver se está tudo certo. pq no livro conheça seu opala ele monstra que tem uma maneira correta de se montar as bandejas..  só que como as duas estão sem e uma roda está mais inclinada do que a outra, penso que a suspensão está torda e desigual.
segue um tutorial de como montar a bandeja superior...
abraço.

Edit: o livro é facilmente encontrado para download na internet.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 16 Jun - 21:07:30

Se ta sem calço deve ta na hora de gabaritar o agregado


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Pedra90 em Seg 16 Jun - 23:55:22

bruno silverstar83 escreveu:Se ta sem calço deve ta na hora de gabaritar o agregado
sem os calços e com as rodas desse jeito ainda tem que gabaritar?



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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 17 Jun - 0:03:31

Não tinha visto,nesse caso tem que calçar,agora se já tiver calço pode ser outra coisa


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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Isael em Ter 17 Jun - 7:15:55

Então, o engraçado é q se retirar os calços, a bandeja vai mais pra fora do carro,
o que faria a roda inclinar ainda mais, como o seu tá positivo, acho q teria de colocar os calços...
fazendo a roda inclinar para dentro, até ficar neutro
mas ainda acho q começar a andar elas vão ficar na posição certa...nunca ví opala ficar positivo!!!!
   Question

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 17 Jun - 8:00:38

Eu também pensava isso, Isael. Mas pela foto que o adpachec postou, entendi como funciona. Os calços puxam a bandeja superior pra dentro, deixando negativo.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Isael em Ter 17 Jun - 8:34:32

exatamente Glaucio, os calços puxam ela pra dentro, mas o dele não tem calços, por isso pode estar pra fora...

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sab 11 Out - 17:37:32

Seguinte, peço ajuda ao pessoal, o carro tá andando legal, mas tá pegando a bandeja na longarina (como falei acima). O correto seria fazer toda a suspensão nova, mas preciso de um agregado novo, e não tô achando. Aí queria fazer um procedimento provisório, já que ainda tenho recurso (calços)

se eu retirar esse calço, a bandeja superior vai se afastar da longarina?

tem algum procedimento específico ou é só soltar o parafuso, tirar o calço e apertar de volta?

tem ordem correta? (parafuso da frente ou de trás primeiro)

Isael
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Isael em Seg 13 Out - 6:41:00

Glaucio, acredito q sim...
se vc está falando q a bandeja superior está pegando na longarina,
retirando calços a bandeja se afasta da longarina e vai de encontro com o agregado (torre do amortecedor)

MAS, a cambagem vai ficando negativa!!!! Roda inclina para dentro do carro...

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Out - 7:29:49

Vish, agora complicou tudo kkk

Eu tinha entendido que conforme o agregado ia fechando, ia ficando negativo, aí tirava calço pra voltar ao normal.

Isael
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Isael em Seg 13 Out - 13:31:20

Putz...foi mal Gláucio....escrevi errado!!!!!
é exatamente o q vc pensou...

o agregado fecha = rodas ficam com cambagem negativa (inclinada pra dentro)
tirando o calço = as rodas endireitam

Desculpe pela confusão acima!!!!!!! Mad Sleep

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 13 Out - 13:37:06

Sem stress.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Seg 13 Out - 18:50:40

Glaucio Missioneiro escreveu:Seguinte, peço ajuda ao pessoal, o carro tá andando legal, mas tá pegando a bandeja na longarina (como falei acima). O correto seria fazer toda a suspensão nova, mas preciso de um agregado novo, e não tô achando. Aí queria fazer um procedimento provisório, já que ainda tenho recurso (calços)

se eu retirar esse calço, a bandeja superior vai se afastar da longarina?

tem algum procedimento específico ou é só soltar o parafuso, tirar o calço e apertar de volta?

tem ordem correta? (parafuso da frente ou de trás primeiro)

Glaucio

Se a suspensão estiver muito alta ela fecha as rodas (a parte debaixo das rodas fecham um pouco) neste caso pode ser mal assentamento da mola (calço da mola) dentro da torre e na bandeja superior da roda tem um batente de borracha que também limita a altura e o fechamento das rodas na cambagem.

Se você estiver olhando o fechamento do carro com as rodas suspensas, sem o batente da bandeja as rodas ficam mais fechadas quando suspensas.

Olha o do IVO quando trocou as molas:



Se o atrito da bandeja com a longarina é mínimo pode esmerilhar um pouco a parte de trás da bandeja, pouca coisa para não enfraquecer o material.
Ou rebater com um toco de madeira a parte interna do para lamas, ou fazer os 02 para conseguir uma folga mínima.

Tente rebater um pouco no local de atrito da bandeja.



Este é o batente de borracha da bandeja superior.



OKK

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Out - 7:05:55

As minhas estão um pouco abertas, não é o mesmo caso do cara que criou o tópico. Meu "problema" é as bandejas pegando na longarina mesmo, só que agora não tenho como gabaritar o agregado (na verdade tenho é que trocar)

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Out - 7:21:03

adpachec escreveu:
Se o atrito da bandeja com a longarina é mínimo pode esmerilhar um pouco a parte de trás da bandeja, pouca coisa para não enfraquecer o material.
Ou rebater com um toco de madeira a parte interna do para lamas, ou fazer os 02 para conseguir uma folga mínima.

Obrigado pela dica, mas não tem espaço pra chegar com a esmerilhadeira ali, tá encostada mesmo.

Vou levar pra tirar os calços e ver como fica.

adpachec
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Ter 14 Out - 7:32:37

Não sei se ajuda:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593141711-quadro-agregado-de-suspenso-opala-_JM


adpachec
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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Ter 14 Out - 7:35:39

Glaucio Missioneiro escreveu:
adpachec escreveu:
Se o atrito da bandeja com a longarina é mínimo pode esmerilhar um pouco a parte de trás da bandeja, pouca coisa para não enfraquecer o material.
Ou rebater com um toco de madeira a parte interna do para lamas, ou fazer os 02 para conseguir uma folga mínima.

Obrigado pela dica, mas não tem espaço pra chegar com a esmerilhadeira ali, tá encostada mesmo.

Vou levar pra tirar os calços e ver como fica.

Se você travar a mola, soltar os 02 parafusos da bandeja que prendem no agregado e depois os 02 que prendem a bandeja ao pivô superior, você retira a bandeja sem abaixar o agregado.
Apoia a bandeja inferior em um macaco para evitar acidente.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Isael em Ter 14 Out - 8:17:40

Mas Gláucio, não compensa gabaritar o seu mesmo???

e se vc comprar um pra trocar e estiver perto de fechar tbm???

o agregado do Opala sempre fecha com o tempo...é o preço a pagar pela carroçaria monobloco
de menor peso do q chassi
gabaritar é um serviço bom, só q tem q ser em um autocenter confiável

eles usam uma trave para segurar o motor "no ar",
soltam as barras de direção,
soltam tudo da suspensão,
soltam o agregado do carro,
abrem no cyborg até a medida original
e reinstalam tudo...fica zero mesmo!!!!

já fiz isso no meu quando era 4cil, o agregado nunca tinha sido gabaritado antes, ainda era original...

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Out - 8:54:33

Adpachec, quando tu mexeu no teu (tirou/colocou calços) precisou travar as molas ou é só soltar o parafuso até folgar o calço?

(se der, me faz um passo a passo hehe)

Isael, o meu tá muito feio, cheio de soldas, tá amassado lá na ponta onde vai o tirante, um caco

meu erro foi não ter me endividado um pouco e feito a suspensão inteira quando o agregado tava fora do carro


Última edição por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Out - 9:01:30, editado 1 vez(es)

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Out - 8:59:28

Até achei aqui na cidade pra comprar, só faltou levar alguém experiente no ferro velho pra olhar se valia a pena, mas to esbarrando no $$. Seria coisa provisória mesmo, pra ir andando sem prejudicar as longarinas.

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Ter 14 Out - 9:03:33

Comprei uma barra roscada de 1/2", 02 porcas e arruelas.
Cortei a barra roscada na medida (retirei o amortecedor e medi o comprimento),
Em cima coloquei a porca e 02 arruelas, em baixo uma chapa de aço de 1/4" e arruela.
A barra fica no local do amortecedor, fui erguendo a bandeja inferior com macaco e apertando a porca inferior, o macaco apoiei no lugar do pivô inferior.
Quando "travado" (não retira o macaco e use outro para erguer o carro), soltei as porcas traseiras (é osso), e depois as 02 porcas que seguram o pivô na bandeja.
Dependendo do jeito que está o agregado e o movimento da bandeja, pode se retirar só os parafusos traseiros e girar a bandeja no pivô, mas aí não pode deixar uma ponta da barra roscada muito grande na parte de cima (ou a bandeja bate nela), e tem que erguer bastante a bandeja inferior com o macaco (para erguer a bandeja superior).
E sempre apertar a barra roscada, deixando ela firme.

OKK

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 14 Out - 9:09:52

Aí complicou, resumo....encolhedor de molas.

Não é só frouxar dois parafusos....

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

Mensagem por adpachec em Ter 14 Out - 9:18:06

Glaucio Missioneiro escreveu:Aí complicou, resumo....encolhedor de molas.

Não é só frouxar dois parafusos....

Isto mesmo, encolhedor de molas caseiro.....mas é por segurança, já pensou aquela mola escapando e voando na testa?
E uma vez que usou a barra descarte ela (como encolhedor), por causa de fadiga do material.
Glaucio não compensa retirar o agregado e soldar de novo, tente não procurar um funileiro, procure um caldereiro industrial, principalmente um "tiozinho" que trabalhe em tubulação metálica, eles entendem bem de soldas, curvas, ângulos e fabricação de peças.
Aqui tem um senhor que trabalhou na GM (solda ponto), eu pago ele com cerveja rssssssssssssss.

OKK

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Re: [Dúvida] Acertar cambagem

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