Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 15:05:36 por FR1974

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 14:38:01 por joaoc

» Medidas para soldar suporte no agregado 6 cilindros
Hoje à(s) 14:19:05 por Douglas MRS

» me apresentando
Hoje à(s) 14:10:49 por Douglas MRS

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 14:09:47 por Douglas MRS

» Câmbio 6cc
Hoje à(s) 12:12:15 por opala4cc

» Fabricando um Rotisserie
Hoje à(s) 10:38:00 por Heitor_Ruschmann

» Chevrolet Caravan 1979 2500 - Customização simples e de bom gosto
Hoje à(s) 10:31:29 por Lukaoneves

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 10:20:38 por oXLS

Quem está conectado

60 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 1 Motor de busca

A Richetti, DaviOpalaEspecialCascavel, felipeleox, FR1974, LucasPiologo, Rodrigo N


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7880)
 
100 (7771)
 

Problemas - velocidade do ar

Compartilhe

Dijm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 26
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Caravan Diplomata - 1986
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 11/04/2014

Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Dijm em Sex 13 Jun - 16:37:09

Pessoal,

Estou com um grande problema, depois de eu colocar um WD-40 na resistencia do ar condicionado, quando fui ligar o ar, a velocidade não funcionava. Não sei como é o nome deste peça e não sei se a mesma influencia na velocidade.

Segue a imagem a abaixo da peças, quem souber o nome ou como resolver agradeço muito.






Grande Abraços

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por adpachec em Sex 13 Jun - 16:48:47

Limpa ela com acetona (de unha mesmo ele evapora e é desengordurante) e algodão, o DW é condutivo, você tipo que "encurtou o caminho" da corrente.
Retira ela e limpa.

 OKK 

Dijm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 26
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Caravan Diplomata - 1986
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 11/04/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Dijm em Sex 13 Jun - 20:54:55

adpachec escreveu:Limpa ela com acetona (de unha mesmo ele evapora e é desengordurante) e algodão, o DW é condutivo, você tipo que "encurtou o caminho" da corrente.
Retira ela e limpa.

 OKK 

blz, show de bola muito obrigado, vou fazer isso amanha e ver se funciona.

Abração

Dijm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 26
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Caravan Diplomata - 1986
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 11/04/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Dijm em Dom 15 Jun - 13:50:50

adpachec escreveu:Limpa ela com acetona (de unha mesmo ele evapora e é desengordurante) e algodão, o DW é condutivo, você tipo que "encurtou o caminho" da corrente.
Retira ela e limpa.

 OKK 

Bah cara pior que não deu, o fusivel se é aquele que fica na lateral, troquei e nada. Aonde será que esta o problema.


adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por adpachec em Dom 15 Jun - 16:08:39

Dijm escreveu:
adpachec escreveu:Limpa ela com acetona (de unha mesmo ele evapora e é desengordurante) e algodão, o DW é condutivo, você tipo que "encurtou o caminho" da corrente.
Retira ela e limpa.

 OKK 

Bah cara pior que não deu, o fusivel se é aquele que fica na lateral, troquei e nada. Aonde será que esta o problema.


Olha a caixa de fusível, e além do DW fez outra coisa?

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por gilmareu em Dom 15 Jun - 16:20:52

o meu está assim, ora funciona até a penúltima velocidade, ora nem funciona, tô achando que o galho é na chave seletora no meu caso

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Dom 15 Jun - 16:24:44

gilmareu escreveu:o meu está assim, ora funciona até a penúltima velocidade, ora nem funciona, tô achando que o galho é na chave seletora no meu caso

No meu toda vez q colocava na velocidade máxima (4) ele desarmava o compressor...expliquei isso pro eletricista...sei q ele mexeu na chave seletora do painel...não sei o que ele fez mas parou o problema...ficou 100% ...Verifique os comandos..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1135
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Murilo R em Dom 15 Jun - 16:27:14

tem um spray limpa contato pode ajudar

Dijm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 26
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Caravan Diplomata - 1986
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 11/04/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Dijm em Dom 15 Jun - 19:24:15

adpachec escreveu:
Dijm escreveu:

Bah cara pior que não deu, o fusivel se é aquele que fica na lateral, troquei e nada. Aonde será que esta o problema.


Olha a caixa de fusível, e além do DW fez outra coisa?

So coloquei o DW, vou ter que levar em um eletricista e ver o porque disso. pq eletrica é complicado.
mas muito obrigado pela ajuda, vlw mesmo.

eduardobezera
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1369
Idade : 34
Localização : Fortaleza CE
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 21/09/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por eduardobezera em Dom 15 Jun - 23:02:02

existe uma caixinha do ar condicionado que fica no painel do carro do lado de dentro atrás do porta luva, da uma olhada la quem sabe pode ser por la o problema.

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Falves em Qua 18 Jun - 23:52:12

No meu, percebo que o compressor só entra em tempo integral quando coloco a chave do ar na posição extrema da direita. Deixando ela na posição central, por exemplo, percebo que o compressor arma e desarma, num ciclo que dura cerca de 2 em 2 minutos entre acionamento e desacionamento do compressor, como se fosse uma estratégia de refrigeração não tão intensa do ar condicionado. O funcionamento dele é assim mesmo?
P.S: Quando falo da chave do ar, falo do primeiro botão, o que aciona a refrigeração.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Qui 19 Jun - 10:26:08

Fernando Diplo 91 escreveu:No meu, percebo que o compressor só entra em tempo integral quando coloco a chave do ar na posição extrema da direita. Deixando ela na posição central, por exemplo, percebo que o compressor arma e desarma, num ciclo que dura cerca de 2 em 2 minutos entre acionamento e desacionamento do compressor, como se fosse uma estratégia de refrigeração não tão intensa do ar condicionado. O funcionamento dele é assim mesmo?
P.S: Quando falo da chave do ar, falo do primeiro botão, o que aciona a refrigeração.

Sim...acho q entendi o que vc quis dizer...é isso mesmo...o compressor só fica acionado na capacidade máxima com a alavanquinha da temperatura toda na direita...quanto mais pra esquerda ele trabalha menos..dá pra sentir isso facilmente..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Falves em Sex 20 Jun - 14:52:12

Rubão6cc escreveu:
Fernando Diplo 91 escreveu:No meu, percebo que o compressor só entra em tempo integral quando coloco a chave do ar na posição extrema da direita. Deixando ela na posição central, por exemplo, percebo que o compressor arma e desarma, num ciclo que dura cerca de 2 em 2 minutos entre acionamento e desacionamento do compressor, como se fosse uma estratégia de refrigeração não tão intensa do ar condicionado. O funcionamento dele é assim mesmo?
P.S: Quando falo da chave do ar, falo do primeiro botão, o que aciona a refrigeração.

Sim...acho q entendi o que vc quis dizer...é isso mesmo...o compressor só fica acionado na capacidade máxima com a alavanquinha da temperatura toda na direita...quanto mais pra esquerda ele trabalha menos..dá pra sentir isso facilmente..

Opa, fechou então!!  OKK OKK 

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Sab 21 Jun - 1:49:03

Dijm escreveu:Pessoal,

Estou com um grande problema, depois de eu colocar um WD-40 na resistencia do ar condicionado, quando fui ligar o ar, a velocidade não funcionava. Não sei como é o nome deste peça e não sei se a mesma influencia na velocidade.

Segue a imagem a abaixo da peças, quem souber o nome ou como resolver agradeço muito.






Grande Abraços

Meu caro:

Você chegou a desplugar algum destes terminais da resistência? Eu pergunto isso porque notei que no seu carro o conector original já foi pro saco. Alguém substituiu por terminais fêmea individuais, um para cada fio. Originalmente, o conector do chicote que liga na resistência é do tipo múltiplo, a fim de evitar que os fios sejam ligados trocados. Será que você não ligou errado esses terminais?

Abs

Daniel74
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 407
Localização : Santo André, SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 79
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 09/10/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Daniel74 em Sab 21 Jun - 6:49:00

Rubão6cc escreveu:
Fernando Diplo 91 escreveu:No meu, percebo que o compressor só entra em tempo integral quando coloco a chave do ar na posição extrema da direita. Deixando ela na posição central, por exemplo, percebo que o compressor arma e desarma, num ciclo que dura cerca de 2 em 2 minutos entre acionamento e desacionamento do compressor, como se fosse uma estratégia de refrigeração não tão intensa do ar condicionado. O funcionamento dele é assim mesmo?
P.S: Quando falo da chave do ar, falo do primeiro botão, o que aciona a refrigeração.

Sim...acho q entendi o que vc quis dizer...é isso mesmo...o compressor só fica acionado na capacidade máxima com a alavanquinha da temperatura toda na direita...quanto mais pra esquerda ele trabalha menos..dá pra sentir isso facilmente..

Bom dia colegas, acredito que o seu equipamento condicionador de ar deve estar com algum
problema, pois não é normal o compressor ficar ciclando (liga/desliga), equipamentos condicionadores de ar automotivos após serem ligados (compressor) não desligam mais em quanto não forem desacionados ou seja o controle de temperatura tem que ser realizado dentro da caixa de mistura de ar (quente/frio). Além de não ser normal o liga/desliga pois o momento de maior fadiga do compressor assim como motores é na hora da partida. Compressores automotivos necessitam de lubrificação e por não possuir cárter sua lubrificação é feita através do fluxo de refrigerante que traz o óleo de volta para o compressor após percorrer todo o sistema. E se o compressor (realmente) estiver ciclando ocorrerá o risco de devido ao pouco tempo ligado não haver tempo suficiente para o óleo retornar ao compressor dessa maneira ira inundar o evaporador de óleo e consequentemente (secando) o compressor ocasionando no travamento do mesmo.

Acredito ser melhor você ir até um profissional devidamente qualificado para verificar esse problema, pois se o seu compressor travar "ja era". Espero ter prestado um auxilio e não ter gerado mais dúvidas.  OKK 




Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Sab 21 Jun - 9:30:14

Daniel74 escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Sim...acho q entendi o que vc quis dizer...é isso mesmo...o compressor só fica acionado na capacidade máxima com a alavanquinha da temperatura toda na direita...quanto mais pra esquerda ele trabalha menos..dá pra sentir isso facilmente..

Bom dia colegas, acredito que o seu equipamento condicionador de ar deve estar com algum
problema, pois não é normal o compressor ficar ciclando (liga/desliga), equipamentos condicionadores de ar automotivos após serem ligados (compressor) não desligam mais em quanto não forem desacionados ou seja o controle de temperatura tem que ser realizado dentro da caixa de mistura de ar (quente/frio). Além de não ser normal o liga/desliga pois o momento de maior fadiga do compressor assim como motores é na hora da partida. Compressores automotivos necessitam de lubrificação e por não possuir cárter sua lubrificação é feita através do fluxo de refrigerante que traz o óleo de volta para o compressor após percorrer todo o sistema. E se o compressor (realmente) estiver ciclando ocorrerá o risco de devido ao pouco tempo ligado não haver tempo suficiente para o óleo retornar ao compressor dessa maneira ira inundar o evaporador de óleo e consequentemente (secando) o compressor ocasionando no travamento do mesmo.

Acredito ser melhor você ir até um profissional devidamente qualificado para verificar esse problema, pois se o seu compressor travar "ja era". Espero ter prestado um auxilio e não ter gerado mais dúvidas.  OKK 




Amigo..mas pelo que sei é normal o compressor desarmar quando chega em determinada temperatura..isso para evitar que a pressão do sistema suba demais e cause danos...o que é controlado por um sensor..no meu o compressor desliga automaticamente toda vez que a temperatura chega a cerca de 9°...mas vou tentar mexer na caixinha do ar pra ver se consigo baixar mais essa temperatura...quero que gele mais...já vi ar de Opala chegar em torno de 0°


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Daniel74
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 407
Localização : Santo André, SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 79
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 09/10/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Daniel74 em Sab 21 Jun - 10:36:57

Rubão6cc escreveu:
Daniel74 escreveu:

Bom dia colegas, acredito que o seu equipamento condicionador de ar deve estar com algum
problema, pois não é normal o compressor ficar ciclando (liga/desliga), equipamentos condicionadores de ar automotivos após serem ligados (compressor) não desligam mais em quanto não forem desacionados ou seja o controle de temperatura tem que ser realizado dentro da caixa de mistura de ar (quente/frio). Além de não ser normal o liga/desliga pois o momento de maior fadiga do compressor assim como motores é na hora da partida. Compressores automotivos necessitam de lubrificação e por não possuir cárter sua lubrificação é feita através do fluxo de refrigerante que traz o óleo de volta para o compressor após percorrer todo o sistema. E se o compressor (realmente) estiver ciclando ocorrerá o risco de devido ao pouco tempo ligado não haver tempo suficiente para o óleo retornar ao compressor dessa maneira ira inundar o evaporador de óleo e consequentemente (secando) o compressor ocasionando no travamento do mesmo.

Acredito ser melhor você ir até um profissional devidamente qualificado para verificar esse problema, pois se o seu compressor travar "ja era". Espero ter prestado um auxilio e não ter gerado mais dúvidas.  OKK 




Amigo..mas pelo que sei é normal o compressor desarmar quando chega em determinada temperatura..isso para evitar que a pressão do sistema suba demais e cause danos...o que é controlado por um sensor..no meu o compressor desliga automaticamente toda vez que a temperatura chega a cerca de 9°...mas vou tentar mexer na caixinha do ar pra ver se consigo baixar mais essa temperatura...quero que gele mais...já vi ar de Opala chegar em torno de 0°




Beleza Rubão. Como você disse o sistema acima mencionado é uma segurança para o sistema e se ela esta agindo provavelmente há algo errado ocorrendo. O que você disse esta certo o pressostato age desarmando o compressor para resguardalo de quebras indesejadas devido a uma elevação de pressão no sistema. Como disse acima acredito não ser normal o compressor ciclar de dois em dois minutos, pois esse tempo é insulficiente para retirar toda carga térmica desejada do interior do veiculo. Mas valeu ,vamos ver se conseguimos ajudar o colega.  OKK 



Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Sab 21 Jun - 12:22:32

Daniel74 escreveu:
Rubão6cc escreveu:

Amigo..mas pelo que sei é normal o compressor desarmar quando chega em determinada temperatura..isso para evitar que a pressão do sistema suba demais e cause danos...o que é controlado por um sensor..no meu o compressor desliga automaticamente toda vez que a temperatura chega a cerca de 9°...mas vou tentar mexer na caixinha do ar pra ver se consigo baixar mais essa temperatura...quero que gele mais...já vi ar de Opala chegar em torno de 0°




Beleza Rubão. Como você disse o sistema acima mencionado é uma segurança para o sistema e se ela esta agindo provavelmente há algo errado ocorrendo. O que você disse esta certo o pressostato age desarmando o compressor para resguardalo de quebras indesejadas devido a uma elevação de pressão no sistema. Como disse acima acredito não ser normal o compressor ciclar de dois em dois minutos, pois esse tempo é insulficiente para retirar toda carga térmica desejada do interior do veiculo. Mas valeu ,vamos ver se conseguimos ajudar o colega.  OKK 




Entendi sua colocação...realmente ficar desarmando com frequência em um tempo curto não deve ser normal...se bem que no meu em dias não muito quentes ou frios, o compressor desarma com frequência pois o clima exterior favorece chegar na temperatura que eu mencionei, em dias quentes isso não ocorre...mas já que vc comentou isso...vou dar uma conferida numa oficina..já que quero mexer no módulo pra baixar mais a temperatura...não tenho como verificar a pressão por isso vou ter que levar lá..aí aproveito e dou uma verificada lá..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Falves em Sab 21 Jun - 20:38:36

Vale lembrar que nossos sistemas de ar condicionado originalmente utilizavam o fluido R12, este possui características fisico-químicas bem diferentes do fluido atualmente utilizado (R134a). O que ocorre é que de fato o evaporador dos nossos sistemas alcança baixas temperaturas muito rapidamente com o fluído R134a, visto que o fluido R134a é mais eficiente na troca térmica em relação ao fluido R12, além de trabalhar à pressões maiores comparados ao fluido R12. Há também a questão dos metais utilizados no evaporador original dos nossos sistemas serem diferentes dos evaporadores de sistemas concebidos para o R134a, que são feitos exclusivamente de alumínio.
O que fazemos nos nossos climatizadores é tão somente uma adaptação, uma alternativa para tê-los funcionando, por não existir mais o fluido R12 para comercialização. Então creio que devido à essa diferença natural entre os sistemas, o desligamento constante do compressor do A/C acaba sendo um efeito colateral. E como o amigo Rubão disse, em frios esse sintoma ocorre com muito mais frequência. Em dias quentes, o desligamento ocorre de forma muito menos frequente.
Há uma alternativa para diminuir esse efeito, que seria abastecer o sistema com uma quantidade de fluido menor do que a correta, porém é totalmente prejudicial ao sistema, afinal a circulação do óleo lubrificante no sistema é totalmente comprometida, que somada ào acoplamento do compressor do A/C, acaba por destruí-lo gradativamente.
Vale lembrar que quando a embreagem do compressor do A/C é desligada, a circulação do fluido e do lubrificante é interrompida, assim como o bombeamento do compressor, ou seja, não há qualquer dano no mesmo. O que danifica o sistema é não utilizá-lo, não existe nada pior para um sistema de A/C do que seu não-uso.
Espero ter ajudado, amigos!

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Sab 21 Jun - 20:54:07

Fernando Diplo 91 escreveu:Vale lembrar que nossos sistemas de ar condicionado originalmente utilizavam o fluido R12, este possui características fisico-químicas bem diferentes do fluido atualmente utilizado (R134a). O que ocorre é que de fato o evaporador dos nossos sistemas alcança baixas temperaturas muito rapidamente com o fluído R134a, visto que o fluido R134a é mais eficiente na troca térmica em relação ao fluido R12, além de trabalhar à pressões maiores comparados ao fluido R12. Há também a questão dos metais utilizados no evaporador original dos nossos sistemas serem diferentes dos evaporadores de sistemas concebidos para o R134a, que são feitos exclusivamente de alumínio.
O que fazemos nos nossos climatizadores é tão somente uma adaptação, uma alternativa para tê-los funcionando, por não existir mais o fluido R12 para comercialização. Então creio que devido à essa diferença natural entre os sistemas, o desligamento constante do compressor do A/C acaba sendo um efeito colateral. E como o amigo Rubão disse, em frios esse sintoma ocorre com muito mais frequência. Em dias quentes, o desligamento ocorre de forma muito menos frequente.
Há uma alternativa para diminuir esse efeito, que seria abastecer o sistema com uma quantidade de fluido menor do que a correta, porém é totalmente prejudicial ao sistema, afinal a circulação do óleo lubrificante no sistema é totalmente comprometida, que somada ào acoplamento do compressor do A/C, acaba por destruí-lo gradativamente.
Vale lembrar que quando a embreagem do compressor do A/C é desligada, a circulação do fluido e do lubrificante é interrompida, assim como o bombeamento do compressor, ou seja, não há qualquer dano no mesmo. O que danifica o sistema é não utilizá-lo, não existe nada pior para um sistema de A/C do que seu não-uso.
Espero ter ajudado, amigos!

Bela explanação Fernando...aproveito para salientar, Como eu já havia mencionado, que é possível regular o módulo do AC para que a temperatura baixe mais ainda, alcançando 0°. O usuário Willian Foquinha, que trabalha com AC inclusive, regulou assim no Diplomata dele obtendo um resultado excelente. E a pressão se manteve adequada. Pelo que ele me disse na caixinha existem 2 botões, um externo que regula o rpm do compressor e um interno que regula a temperatura. É nesse que deve-se regular.


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Falves em Sab 21 Jun - 21:47:33

Rubão6cc escreveu:
Fernando Diplo 91 escreveu:Vale lembrar que nossos sistemas de ar condicionado originalmente utilizavam o fluido R12, este possui características fisico-químicas bem diferentes do fluido atualmente utilizado (R134a). O que ocorre é que de fato o evaporador dos nossos sistemas alcança baixas temperaturas muito rapidamente com o fluído R134a, visto que o fluido R134a é mais eficiente na troca térmica em relação ao fluido R12, além de trabalhar à pressões maiores comparados ao fluido R12. Há também a questão dos metais utilizados no evaporador original dos nossos sistemas serem diferentes dos evaporadores de sistemas concebidos para o R134a, que são feitos exclusivamente de alumínio.
O que fazemos nos nossos climatizadores é tão somente uma adaptação, uma alternativa para tê-los funcionando, por não existir mais o fluido R12 para comercialização. Então creio que devido à essa diferença natural entre os sistemas, o desligamento constante do compressor do A/C acaba sendo um efeito colateral. E como o amigo Rubão disse, em frios esse sintoma ocorre com muito mais frequência. Em dias quentes, o desligamento ocorre de forma muito menos frequente.
Há uma alternativa para diminuir esse efeito, que seria abastecer o sistema com uma quantidade de fluido menor do que a correta, porém é totalmente prejudicial ao sistema, afinal a circulação do óleo lubrificante no sistema é totalmente comprometida, que somada ào acoplamento do compressor do A/C, acaba por destruí-lo gradativamente.
Vale lembrar que quando a embreagem do compressor do A/C é desligada, a circulação do fluido e do lubrificante é interrompida, assim como o bombeamento do compressor, ou seja, não há qualquer dano no mesmo. O que danifica o sistema é não utilizá-lo, não existe nada pior para um sistema de A/C do que seu não-uso.
Espero ter ajudado, amigos!


Bela explanação Fernando...aproveito para salientar, Como eu já havia mencionado, que é possível regular o módulo do AC para que a temperatura baixe mais ainda, alcançando 0°. O usuário Willian Foquinha, que trabalha com AC inclusive, regulou assim no Diplomata dele obtendo um resultado excelente. E a pressão se manteve adequada. Pelo que ele me disse na caixinha existem 2 botões, um externo que regula o rpm do compressor e um interno que regula a temperatura. É nesse que deve-se regular.


Bom saber Rubão, vou fazer essa regulagem no módulo do meu A/C, estou satisfeito mas quero mais do meu A/C tbm kkkkkk

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Sab 21 Jun - 23:57:39

Fernando Diplo 91 escreveu:
Rubão6cc escreveu:


Bela explanação Fernando...aproveito para salientar, Como eu já havia mencionado, que é possível regular o módulo do AC para que a temperatura baixe mais ainda, alcançando 0°. O usuário Willian Foquinha, que trabalha com AC inclusive, regulou assim no Diplomata dele obtendo um resultado excelente. E a pressão se manteve adequada. Pelo que ele me disse na caixinha existem 2 botões, um externo que regula o rpm do compressor e um interno que regula a temperatura. É nesse que deve-se regular.


Bom saber Rubão, vou fazer essa regulagem no módulo do meu A/C, estou satisfeito mas quero mais do meu A/C tbm kkkkkk

Hummmmm... Melhor não mexer. Essa drosoba vem regulada de fábrica para se obter o melhor custo-benefício e menor comprometimento do sistema... Só mexeria se trocasse o fluido de trabalho do R12 para o R134a.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Dom 22 Jun - 0:29:52

opala4cc escreveu:
Fernando Diplo 91 escreveu:


Bom saber Rubão, vou fazer essa regulagem no módulo do meu A/C, estou satisfeito mas quero mais do meu A/C tbm kkkkkk

Hummmmm... Melhor não mexer. Essa drosoba vem regulada de fábrica para se obter o melhor custo-benefício e menor comprometimento do sistema... Só mexeria se trocasse o fluido de trabalho do R12 para o R134a.

Mas foi feita essa atualização sim..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Idade : 37
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Paulo Corso em Seg 23 Jun - 10:51:37

O que pode estar acontecendo ai, é que por coincidência o rele do ar (aquele que fica próximo ao evaporador junto com o fusível) foi do saco. O meu ja ta indo pro saco, quando o ar não arma é só dar uma mexidinha nele que volta a funcionar, pior que perdi o original, lá vai eu por outro DNI.


_________________

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Seg 23 Jun - 13:11:26

Paulo Corso escreveu:O que pode estar acontecendo ai, é que por coincidência o rele do ar (aquele que fica próximo ao evaporador junto com o fusível) foi do saco. O meu ja ta indo pro saco, quando o ar não arma é só dar uma mexidinha nele que volta a funcionar, pior que perdi o original, lá vai eu por outro DNI.


Coloque um relé com maior capacidade de corrente que durará mais (mas precisa ter o mesmo diagrama de pinagem e circuito interno)

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Seg 23 Jun - 13:13:40

Fernando Diplo 91 escreveu:


Bom saber Rubão, vou fazer essa regulagem no módulo do meu A/C, estou satisfeito mas quero mais do meu A/C tbm kkkkkk

Se o nosso AC chegar nesse nível aqui tá bom né Fernando?



_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Dijm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 26
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Caravan Diplomata - 1986
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 11/04/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Dijm em Ter 24 Jun - 18:20:40

opala4cc escreveu:
Dijm escreveu:Pessoal,

Estou com um grande problema, depois de eu colocar um WD-40 na resistencia do ar condicionado, quando fui ligar o ar, a velocidade não funcionava. Não sei como é o nome deste peça e não sei se a mesma influencia na velocidade.

Segue a imagem a abaixo da peças, quem souber o nome ou como resolver agradeço muito.






Grande Abraços

Meu caro:

Você chegou a desplugar algum destes terminais da resistência? Eu pergunto isso porque notei que no seu carro o conector original já foi pro saco. Alguém substituiu por terminais fêmea individuais, um para cada fio. Originalmente, o conector do chicote que liga na resistência é do tipo múltiplo, a fim de evitar que os fios sejam ligados trocados. Será que você não ligou errado esses terminais?

Abs


e ae cara, esta foto que eu tirei foi um exemplo este não é meu carro, a minha camera ficou muito ruim a foto, vou ver se tiro uma foto da resistencia. muito obrigado pela sua ajuda.

cazecrazy
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 382
Idade : 33
Localização : lençóis paulista
Modelo do carro : 78 coupe
[|O|------ss------|O|]
4.40+525-b+ms+ig.crower= 328hp
Cilindros : 6cil

Data de inscrição : 17/05/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por cazecrazy em Ter 24 Jun - 18:57:17

eduardobezera escreveu:existe uma caixinha do ar condicionado que fica no painel do carro do lado de dentro atrás do porta luva, da uma olhada la quem sabe pode ser por la o problema.
preciso desta caixinha acho q se chama amplificador ou modulo do ar condicionado, alguem sabe onde encontro pra comprar? tem alguma q subistitui?

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Ter 24 Jun - 21:30:15

cazecrazy escreveu:
eduardobezera escreveu:existe uma caixinha do ar condicionado que fica no painel do carro do lado de dentro atrás do porta luva, da uma olhada la quem sabe pode ser por la o problema.
preciso desta caixinha acho q se chama amplificador ou modulo do ar condicionado, alguem sabe onde encontro pra comprar? tem alguma q subistitui?

Tem no mercadolivre para vender. Vi ainda ontem.

Dijm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 26
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Caravan Diplomata - 1986
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 11/04/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Dijm em Qua 23 Jul - 19:24:49

E ae Galera,

Aproveitando o topico, tava olhando este rele e será que ele tem alguma coisa a ver, com a velocidade do ar condicionado?

Segue as fotos ae.




Vlw Galera.

Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1135
Idade : 33
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Murilo R em Qua 23 Jul - 19:55:52

ainda to acompanhando

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Qua 23 Jul - 21:53:30

Dijm escreveu:E ae Galera,

Aproveitando o topico, tava olhando este rele e será que ele tem alguma coisa a ver, com a velocidade do ar condicionado?

Segue as fotos ae.


Vlw Galera.

Duvido. A velocidade do ar condicionado é regulada por resistência no motor do ventilador. Isso aí, se tiver a ver com o AC (meu opala é um 91/92, o relé do AC fica na caixa de fusíveis, dentro do habitáculo, diferentemente do seu carro) - pois não é um relé original GM -, deve ser responsável pelo liga/desliga do compressor do AC na alavanca do painel de comando do AC.

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Idade : 37
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Paulo Corso em Qui 24 Jul - 9:27:45

Não , esse rele ai é o rele que arma o compressor, ele não tem nada a ver com a velocidade do motor de ventilação.

Outra coisa que estava lendo aqui no tópico, são relatos do seguinte, deixando a alavanca do a/c no meio por exemplo , o compressor arma e desarma em determinado tempo. Se estiver fazendo isso fiquei feliz pois seu sistema esta funcioando corretamente. No sistema existe um termostato, que fica dentro da caixa de distribuição interna do A/c ele sai pela parede corta fogo e quase encosta no evaporador do ar. Sua função é exatamente ssa ir desligando o compressor para manter uma temperatura mais estável, você pode deixar no meio e manter o habitáculo menos gelado, ele vai liganod e deligando o compressor para fazer isso. Tem muita gente que tem problema nisso, dai vc liga o ar, gela bem até o evaporador congelar, dai o ar do motor do ventilador não passa e fica fraco, depois quando descongela vola ao normal.


_________________

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Rubão6cc em Qui 24 Jul - 9:48:05

Bom saber Paulo...então o meu está ok..


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Qui 24 Jul - 11:06:50

Paulo Corso escreveu:Não , esse rele ai é o rele que arma o compressor, ele não tem nada a ver com a velocidade do motor de ventilação.

Outra coisa que estava lendo aqui no tópico, são relatos do seguinte, deixando a alavanca do a/c no meio por exemplo , o compressor arma e desarma em determinado tempo. Se estiver fazendo isso fiquei feliz pois seu sistema esta funcioando corretamente. No sistema existe um termostato, que fica dentro da caixa de distribuição interna do A/c ele sai pela parede corta fogo e quase encosta no evaporador do ar. Sua função é exatamente ssa  ir desligando o compressor para manter uma temperatura mais estável, você pode deixar no meio e manter o habitáculo menos gelado, ele vai liganod e deligando o compressor para fazer isso. Tem muita gente que tem problema nisso, dai vc liga o ar, gela bem até o evaporador congelar, dai o ar do motor do ventilador não passa e fica fraco, depois quando descongela vola ao normal.


Exato.


Última edição por opala4cc em Seg 18 Ago - 23:33:57, editado 1 vez(es)

Pintto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 405
Idade : 30
Localização : Duque de Caxias - RJ
Modelo do carro : Diplomata 87
Cilindros : 6
Data de inscrição : 05/12/2008

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Pintto em Qui 24 Jul - 19:52:59

Aproveitando a discussão sobre o fluido refrigerante...

Adquiri um Diplomata 87, que está com o sistema original de ar condicionado, posso simplesmente usar o gás R134a? Ou tenho que fazer alguma adaptação, troca de peças?

EDIT: Achei um tópico que tira minha dúvida.

Dijm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 26
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Caravan Diplomata - 1986
Cilindros : 4CC
Data de inscrição : 11/04/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Dijm em Qua 6 Ago - 22:14:35

E ae pessoal,

Seguinte ali suporte para o relé, aindei trocando o rele por um novo que tinha em casa, coloquei ele e com o carro ligado, dei uma mexida no fios dai funcionou a ventilação e ligou a ventoinha.
Mas tirei os fios e ve se tinha algo quebrado, por enquanto não achei nada.

Queria saber se alguem pode me ajudar, e dizer em qual perna dos rele vai ligado os fios.

POR EXEMPLO.
FIO VERMELHO NA PERNA 30
FIO PRETO NA PERNA 85.

Se alguem poder me ajudar, agradeço muito.

Grande abraço.

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por gilmareu em Dom 17 Ago - 18:51:54

Rubão6cc escreveu:
gilmareu escreveu:o meu está assim, ora funciona até a penúltima velocidade, ora nem funciona, tô achando que o galho é na chave seletora no meu caso

No meu toda vez q colocava na velocidade máxima (4) ele desarmava o compressor...expliquei isso pro eletricista...sei q ele mexeu na chave seletora do painel...não sei o que ele fez mas parou o problema...ficou 100% ...Verifique os comandos..


Neste final de semana troquei as escovas do motor de arraque e limpei, devido aos vazamentos de óleo lá embaixo a peça tava muuito suja por dentro. Lavei com gasolina, depois passei limpa contatos e troquei as escovas.

No próximo eu religo o arranque e vou atrás destes detalhes de elétrica como esta chave seletora, a luz da bateria que acende forte qdo acelera (apesar que carrega a bateria) e esta seletora que vi uma no Ml por 70 dilmas...

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Seg 18 Ago - 1:14:18

gilmareu escreveu:
Rubão6cc escreveu:

No meu toda vez q colocava na velocidade máxima (4) ele desarmava o compressor...expliquei isso pro eletricista...sei q ele mexeu na chave seletora do painel...não sei o que ele fez mas parou o problema...ficou 100% ...Verifique os comandos..


Neste final de semana troquei as escovas do motor de arraque e limpei, devido aos vazamentos de óleo lá embaixo a peça tava muuito suja por dentro. Lavei com gasolina, depois passei limpa contatos e troquei as escovas.

No próximo eu religo o arranque e vou atrás destes detalhes de elétrica como esta chave seletora, a luz da bateria que acende forte qdo acelera (apesar que carrega a bateria) e esta seletora que vi uma no Ml por 70 dilmas...

Gilmareu:

As bobinas de campo não devem ser lavadas com gasolina. Aliás, não devem ser lavadas com nenhum solvente derivado do petróleo. Se tiver que lavar, então use água, sabão em pó e uma escovinha de dentes velha para limpar as bobinas de campo. Não as retire da carcaça, a não ser que você tenha a ferramenta específica para esse fim. O mesmo serve para a região dos enrolamentos do induzido: não use solventes derivados do petróleo. Depois, o limpa contatos deve ser usado para remover a umidade.

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por gilmareu em Seg 18 Ago - 20:59:08

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:


Neste final de semana troquei as escovas do motor de arraque e limpei, devido aos vazamentos de óleo lá embaixo a peça tava muuito suja por dentro. Lavei com gasolina, depois passei limpa contatos e troquei as escovas.

No próximo eu religo o arranque e vou atrás destes detalhes de elétrica como esta chave seletora, a luz da bateria que acende forte qdo acelera (apesar que carrega a bateria) e esta seletora que vi uma no Ml por 70 dilmas...

Gilmareu:

As bobinas de campo não devem ser lavadas com gasolina. Aliás, não devem ser lavadas com nenhum solvente derivado do petróleo. Se tiver que lavar, então use água, sabão em pó e uma escovinha de dentes velha para limpar as bobinas de campo. Não as retire da carcaça, a não ser que você tenha a ferramenta específica para esse fim. O mesmo serve para a região dos enrolamentos do induzido: não use solventes derivados do petróleo. Depois, o limpa contatos deve ser usado para remover a umidade.


Agora ja foi.... mas no final da limpeza eu usei bastante limpa contato para tirar resíduos. Ainda não liguei o bixo, só no sábado, daí vou ver o que aconteceu.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Localização : Porto Alegre
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por opala4cc em Seg 18 Ago - 23:31:18

gilmareu escreveu:
opala4cc escreveu:

Gilmareu:

As bobinas de campo não devem ser lavadas com gasolina. Aliás, não devem ser lavadas com nenhum solvente derivado do petróleo. Se tiver que lavar, então use água, sabão em pó e uma escovinha de dentes velha para limpar as bobinas de campo. Não as retire da carcaça, a não ser que você tenha a ferramenta específica para esse fim. O mesmo serve para a região dos enrolamentos do induzido: não use solventes derivados do petróleo. Depois, o limpa contatos deve ser usado para remover a umidade.


Agora ja foi.... mas no final da limpeza eu usei bastante limpa contato para tirar resíduos. Ainda não liguei o bixo, só no sábado, daí vou ver o que aconteceu.

O problema dos solventes a base de refino do petróleo é que eles interagem com o verniz no qual são banhadas as bobinas de campo/enrolamentos de cobre do induzido. Não quer dizer que você já danificou as bobinas de campo/enrolamentos do induzido, mas o solvente PODE remover o verniz.

gilmareu
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 43
Localização : Sao Paulo SP
Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto até os dentes
Cilindros : 4.1, 6 cil
Data de inscrição : 10/06/2012

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por gilmareu em Dom 24 Ago - 8:37:18

opala4cc escreveu:
gilmareu escreveu:


Agora ja foi.... mas no final da limpeza eu usei bastante limpa contato para tirar resíduos. Ainda não liguei o bixo, só no sábado, daí vou ver o que aconteceu.

O problema dos solventes a base de refino do petróleo é que eles interagem com o verniz no qual são banhadas as bobinas de campo/enrolamentos de cobre do induzido. Não quer dizer que você já danificou as bobinas de campo/enrolamentos do induzido, mas o solvente PODE remover o verniz.

Obrigado pela dica, vou parar de fazer isso antes que dê mer... pois já havia feito isso no alternador tb.

Falves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 474
Idade : 30
Localização : Francisco Morato - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 1991/1991 4.1/S Azul Drava
Peugeot 208 Active Pack 1.2 Puretech Branco Banquise
Cilindros : 6 cil
3 cil
Data de inscrição : 22/03/2014

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Falves em Dom 24 Ago - 13:55:47

Paulo Corso escreveu:Não , esse rele ai é o rele que arma o compressor, ele não tem nada a ver com a velocidade do motor de ventilação.

Outra coisa que estava lendo aqui no tópico, são relatos do seguinte, deixando a alavanca do a/c no meio por exemplo , o compressor arma e desarma em determinado tempo. Se estiver fazendo isso fiquei feliz pois seu sistema esta funcioando corretamente. No sistema existe um termostato, que fica dentro da caixa de distribuição interna do A/c ele sai pela parede corta fogo e quase encosta no evaporador do ar. Sua função é exatamente ssa  ir desligando o compressor para manter uma temperatura mais estável, você pode deixar no meio e manter o habitáculo menos gelado, ele vai liganod e deligando o compressor para fazer isso. Tem muita gente que tem problema nisso, dai vc liga o ar, gela bem até o evaporador congelar, dai o ar do motor do ventilador não passa e fica fraco, depois quando descongela vola ao normal.

Pelo visto então o meu está OK tbm!

Conteúdo patrocinado

Re: Problemas - velocidade do ar

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:10:32


    Data/hora atual: Qui 8 Dez - 15:10:32