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CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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qual aditivo???

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qual aditivo???

Mensagem por edimmota em Dom 15 Jun - 10:15:15

olá galera meu raidador é de 4cil de cobre e queria saber qual aditivo usar pois já ouvi fazer que alguns aditivos fodem com o radiador de cobre

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Re: qual aditivo???

Mensagem por Coupe 76 em Dom 15 Jun - 10:57:24

Limpa bem e coloca 1/4 de oleo soluvel! E isto q indica no manual!!!

Troque 1x ano e nunca tera problemas.

Abs,

parra
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Re: qual aditivo???

Mensagem por parra em Seg 16 Jun - 12:29:16

Paraflu

Marcos Adriano
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Re: qual aditivo???

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 21 Jun - 12:42:11

edimmota escreveu:olá galera meu raidador é de 4cil de cobre e queria saber qual aditivo usar pois já ouvi fazer que alguns aditivos fodem com o radiador de cobre

nao use rad clean, rad cool.....esses aditivos sao para sistemas de aluminio (carros mais novos)

ja usei rad cool e furou meu radiador....

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Re: qual aditivo???

Mensagem por frederico santos em Sab 21 Jun - 17:35:41

Uso de água destilada é muito bem vinda depois de uma boa limpeza com o respectivo aditivo.Lembre-se que agua de torneira ja vem com muito produtos químicos misturados.

Coupe 76
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Re: qual aditivo???

Mensagem por Coupe 76 em Sab 21 Jun - 18:05:05

frederico santos escreveu:Uso de água destilada é muito bem vinda depois de uma boa limpeza com o respectivo aditivo.Lembre-se que agua de torneira ja vem com muito produtos químicos misturados.

Só para complementar:

1L de água destilada custa aprox R$3,00 no auto peças... Então com R$18,00 vc tem 1 ano de agua de boa qualidade!!!!

Na boa vale cada centavo!!!! Fica a dica!!!

frederico santos
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Re: qual aditivo???

Mensagem por frederico santos em Dom 22 Jun - 9:04:12

Coupe 76 escreveu:
frederico santos escreveu:Uso de água destilada é muito bem vinda depois de uma boa limpeza com o respectivo aditivo.Lembre-se que agua de torneira ja vem com muito produtos químicos misturados.

Só para complementar:

1L de água destilada custa aprox R$3,00 no auto peças... Então com R$18,00 vc tem 1 ano de agua de boa qualidade!!!!

Na boa vale cada centavo!!!! Fica a dica!!!


Não precisa pagar nada meu brother,água de chuva ,dependendo da região pq da poluição,pode ser adicionada sem problemas algum pois tb tem o mesmo processo porém natural,no meu faço isso. Se preferir ou caso esteja muito tempo guardada é só filtrar com um pano.Só a água ja da uma diferença enorme.Mas tem que esta bem limpo o sistema de arrecimento não é só tirar uma e colocar outra que não resolve.Geralmente faço assim: funciono até a ventuinha armar tiro toda água encho de novo,com agua da torneira mesmo,repito umas três vezes essa operação.Depois retiro o radiador encho chaqualho até a agua sair limpa.Tiro o tampão da termostática meto a torneira e chapo água.Quando vc ve que não sai mais água suja pela mangueira inferior ,a grossa que sai da bomba dágua e vai p radiador é pq ja esta bom.Prefiro tirar a bomba dagua e deixar o carro em uma descida por exemplo mas é mais trabalhoso.Monte tudo e encha c água pura.Exclamation SÓ UM GRANDE DETALHE, A CADA CICLO DEVE DEIXAR O MOTOR ESFRIAR Exclamation Que é o chato dessa história toda,caso contrário corre sério riscos como um cabeçote empenado por exemplo.

Diegoj
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Re: qual aditivo???

Mensagem por Diegoj em Dom 22 Jun - 10:19:54

Aquele lance de usar um pouco de detergente neutro pra ajudar a limpar o sistema de arrefecimento funciona também no opala, já que tem o reservatório de expansão?
Sei que nos carros com sistema selado ajuda um pouco (somente usando um tempo pra limpar e dai tirar fora, não pra manter lá dentro). Mas no opala com reservatório de expansão, o sistema não é exatamente selado, se voltar ar pro radiador vai começar a dar espuma.... Alguem já fez?

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Re: qual aditivo???

Mensagem por adpachec em Dom 22 Jun - 11:29:01

Tem um explicativo:

Aditivo para radiador. Qual usar!!!
 
Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.

Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.


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Re: qual aditivo???

Mensagem por j ricardo em Dom 22 Jun - 16:59:44

o cloro da agua de torneira, evapora quase todo na primeira esquentada... claro que vem mais minerais que não deveria na agua, mas se fosse pelo cloro, não seria preocupação...

no meu carro não funcionou direito o oleo soluvel não... a agua voltou a ficar ferruginosa, furou selo do bloco e ta um horror...

vou usar aditivo dos modernos igual era na diplomata... e lá depois que comecei a usar, nunca deu problema nenhum...



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Re: qual aditivo???

Mensagem por BANDIT em Dom 22 Jun - 17:03:03

o melhor aditivo que tem são os dos carros Honda.....

só que não vende....tem que pegar nas concessionarias .

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Re: qual aditivo???

Mensagem por Isael em Seg 23 Jun - 7:41:28

Caraca adepachec!!!!! agora descobri pq eu só me phod0 com o radiador!!!!
só comprava o Radcool rosa da Bardhal...não sabia q era só pra carros modernos...  
quando o opalão estiver montado, vou fazer sistema selado e colocar o aditivo certo!!!!!

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Re: qual aditivo???

Mensagem por adpachec em Seg 23 Jun - 11:18:28

Isael escreveu:Caraca adepachec!!!!! agora descobri pq eu só me phod0 com o radiador!!!!
só comprava o Radcool rosa da Bardhal...não sabia q era só pra carros modernos...  
quando o opalão estiver montado, vou fazer sistema selado e colocar o aditivo certo!!!!!


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Re: qual aditivo???

Mensagem por tcheco 8687 em Seg 23 Jun - 11:34:10

ESSA EU TBEM NAO SABIA!

APRENDI MAS UMA.

OBRIGADO.

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Re: qual aditivo???

Mensagem por adpachec em Seg 23 Jun - 11:38:14

tcheco 8687 escreveu:ESSA EU TBEM NAO SABIA!

APRENDI MAS UMA.

OBRIGADO.

Um amigo meu comprou um UNO, encheu o radiador de 100% de aditivo vermelho (nenhuma água só o aditivo) e foi para São Paulo (70 Km), chegando lá o motor ferveu, o aditivo corroeu as 02 mangueiras principais e vazou tudo.
Veio de reboque..........

Isael
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Re: qual aditivo???

Mensagem por Isael em Ter 24 Jun - 9:50:50

adpachec escreveu:Um amigo meu comprou um UNO, encheu o radiador de 100% de aditivo vermelho (nenhuma água só o aditivo) e foi para São Paulo (70 Km), chegando lá o motor ferveu, o aditivo corroeu as 02 mangueiras principais e vazou tudo.
Veio de reboque..........

putz...mais um exemplo!!!!!

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Re: qual aditivo???

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 24 Jun - 10:07:09

Lendo os casos acima, pensamos...
O que será que o proprietario do referido UNO, concluiu.
Que se colocasse , ´so o aditivo teria uma proteção maior?
A definição ja fala tudo, "aditivo", então e para adicionar na agua.

E aquela definição:
A diferença do veneno e do antidoto e a dose.

parra
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Re: qual aditivo???

Mensagem por parra em Ter 24 Jun - 17:41:37

o grande lance é estar com o sistema limpo ou novo ....
Depois que fiz o motor e coloquei radiador novo, sempre utilizei aditivo verde (paraflu) nunca mais tive problema, água sempre limpa, motor limpo, e temperatura ....
Anteriormente utilizei Óleo solúvel no radiador antigo e o mesmo corroeu o coitado e vazou tudo ....

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Re: qual aditivo???

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