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Duvidas de pintura e longarina

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Hammer Fall
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Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Ter 17 Jun - 18:58:05

Olá, veio aqui tirar umas duvidas onde pesquisei no forum uns topicos que falavam mas não achei mais, bom vamos lá . . .

Tenho um opala 1974 e ele está ótimo de estrutura, longarina nunca trincado nem indicio de trinca, nunca andou rebaixado, sem podres, só pequenos pontos de solda mas bem feitos, mas me obriguei a fazer uma "Reforma" nele pois a tinta do cofre estava começando a aparecer bolhas e em umas das portas, e como meu opala está parado e sem o motor, comecei a fazer a funilaria em casa mesmo, pois aqui na minha cidade os únicos restauradores estão ate a boca com os carros, e como meu opala não uma bomba resolvi fazer o serviço "fácil".

Bom estou começando a retirar a tinta do cofre do motor e veio curiosidade que apareceu, apos retirar o fundo preto da pintura original (pintura sobre pintura original + fundo) apareceu uma cor vermelho que acho que é o fundo de fabrica.

O vermelho é fosqueado, e gostaria que tipo de fundo é essa, devo fazer o mesmo procedimento ao mandar repintar o veiculo? pois pesquisei uns videos onde se usa um fundo branco antes de pintar o preto, e em uns prata para a pintura prata ou branco e assim por diante . . .

Outra duvida é sobre o reforço da longarina, vou pedir para soldar em mig/tig pois é mais recomendável uma chapa do inicio do agregado ate onde ele acaba (em baixo dos bancos dianteiros). Mas qual chapa usar e qual espessura da chapa?

obrigado

Diegoj
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 19:23:34

Meu avô usava um fundo vermelho fosco nos tratores que ele montava, ai depois pintava de amarelo. Aquelas coisas andavam no mato, na agua e só enferrujava quando batia alguma coisa encima e arrancava a tinta. Era um vermelho escuro, parecia sangue.

E quanto ao reforço nas longarinas, pro teu modelo nem é necessario, já é reforçado de fabrica.
Todos os opalas deviam ter uma estrutura igual ao dos primeiros opalas, mudar isso foi só uma das muitas cagadas da GM. Mas se quiser fazer, pode usar uma chapa da mesma espessura da longarina, nunca mais vai encomodar.

Victor Meijerink
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Victor Meijerink em Ter 17 Jun - 19:35:46

Diegoj escreveu:Meu avô usava um fundo vermelho fosco nos tratores que ele montava, ai depois pintava de amarelo. Aquelas coisas andavam no mato, na agua e só enferrujava quando batia alguma coisa encima e arrancava a tinta. Era um vermelho escuro, parecia sangue.

E quanto ao reforço nas longarinas, pro teu modelo nem é necessario, já é reforçado de
fabrica.
Todos os opalas deviam ter uma estrutura igual ao dos primeiros opalas, mudar isso foi só uma das muitas cagadas da GM. Mas se quiser fazer, pode usar uma chapa da mesma espessura da longarina, nunca mais vai encomodar.

OKK!!! 
O fundo vermelho é fundo oxido,mas não é original de fábrica,original de fábrica é cinza... estou rapando o cofre e o assoalho do meu também,mesma situação,longarinas zeradas,e sem consertos,até retirei a DH pra não correr o risco de trincar.Mas no meu tive de soldar quase toda as laterais da parede de fogo,na frente da porta,onde escorre a água da "churrasqueira" soldei,rapei até a lata,ou,onde tava firma somente até o fundo GM, passei fundo fosfatizante, e massa KPO nas emendas, e por fim,onde o acabamento de tinta não é primor, vou meter NEUTROL em tudo...

por fim vou dispensar reforço de longarina, onde vc terminar a solda vai fazer uma "divisa" e ai trincar onde a solda terminar, especialmente se for usada solda elétrica(mig não deixa de ser solda elétrica, é "seca" ainda mais seca que solda eletrodo...)

Hammer Fall
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Ter 17 Jun - 20:26:36

essa massa de KPO estavam nas emendas do meu opala quando retirava as tintas, devo por denovo ou não é "obrigatório" isso?

Everton Luis da Silveira
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Everton Luis da Silveira em Ter 17 Jun - 20:35:57

Vê se o fundo que esta no seu carro é semelhante este utilizado no link abaixo, se for é zarcão, mas hoje em dia tem produtos melhores para serem utilizados.

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=23477&start=165

Diegoj
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 20:40:57

KPO é pra selar as emendas e evitar infiltrações nessas areas, é altamente recomendado passar o KPO de novo em todas as emendas.

Hammer Fall
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Ter 17 Jun - 21:02:32

Everton Luis da Silveira escreveu:Vê se o fundo que esta no seu carro é semelhante este utilizado no link abaixo, se for é zarcão, mas hoje em dia tem produtos melhores para serem utilizados.

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=23477&start=165

Sim o fundo é identico, tem partes da lataria do cofre que tem esse zarcão principalmente onde fica a bateria,

Que produto seria melhor que zarcão?

gabriel.acosta
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por gabriel.acosta em Ter 17 Jun - 21:05:49

Diegoj escreveu:Meu avô usava um fundo vermelho fosco nos tratores que ele montava, ai depois pintava de amarelo. Aquelas coisas andavam no mato, na agua e só enferrujava quando batia alguma coisa encima e arrancava a tinta. Era um vermelho escuro, parecia sangue.

E quanto ao reforço nas longarinas, pro teu modelo nem é necessario, já é reforçado de fabrica.
Todos os opalas deviam ter uma estrutura igual ao dos primeiros opalas, mudar isso foi só uma das muitas cagadas da GM. Mas se quiser fazer, pode usar uma chapa da mesma espessura da longarina, nunca mais vai encomodar.
Novidade pra mim, não sabia desse detalhe da longarina dos antigos.

Hammer Fall
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Ter 17 Jun - 21:07:30

Diegoj escreveu:KPO é pra selar as emendas e evitar infiltrações nessas areas, é altamente recomendado passar o KPO de novo em todas as emendas.

Esse KPO seria o tal de massa de "calefar" que me falaram uma vez ou estou enganado?

Diegoj
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 21:23:39

gabriel.acosta escreveu:
Diegoj escreveu:Meu avô usava um fundo vermelho fosco nos tratores que ele montava, ai depois pintava de amarelo. Aquelas coisas andavam no mato, na agua e só enferrujava quando batia alguma coisa encima e arrancava a tinta. Era um vermelho escuro, parecia sangue.

E quanto ao reforço nas longarinas, pro teu modelo nem é necessario, já é reforçado de fabrica.
Todos os opalas deviam ter uma estrutura igual ao dos primeiros opalas, mudar isso foi só uma das muitas cagadas da GM. Mas se quiser fazer, pode usar uma chapa da mesma espessura da longarina, nunca mais vai encomodar.
Novidade pra mim, não sabia desse detalhe da longarina dos antigos.

Olha só a diferença, até a espessura da chapa é pra ser maior nos opalas antigos:



gabriel.acosta
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por gabriel.acosta em Ter 17 Jun - 21:32:16

É verdade, ainda não havia reparado nisso!
Mas acredito que um reforcinho nas longarinas velhas e corroídas internamente pela oxidação nunca é demais. kkk

Abs

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 22:06:03

Hammer Fall escreveu:
Diegoj escreveu:KPO é pra selar as emendas e evitar infiltrações nessas areas, é altamente recomendado passar o KPO de novo em todas as emendas.

Esse KPO seria o tal de massa de "calefar" que me falaram uma vez ou estou enganado?

Acredito que não, KPO chega a ser até meio que uma cola, já vi gente usando ele pra colar chapa de assoalho de carro... E colou!

Everton Luis da Silveira
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Everton Luis da Silveira em Qua 18 Jun - 22:45:15

Hamerfall, dê uma lida no tópico abaixo que te ira explicar um pouco melhor em relação aos tipos de fundo, utilização e modos de aplicação.

http://www.opaleirosdoparana.com/t27668-preparacao-da-chapa-para-pintura

Victor Meijerink
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Victor Meijerink em Qui 19 Jun - 12:16:18

Diegoj escreveu:
Hammer Fall escreveu:

Esse KPO seria o tal de massa de "calefar" que me falaram uma vez ou estou enganado?

Acredito que não, KPO chega a ser até meio que uma cola, já vi gente usando ele pra colar chapa de assoalho de carro... E colou!

Massa KPO é uma cola é usada pra colar partes que não podem ser soldadas, capo,tampa traseira,e é passada para evitar humidade nas partes emendadas na carroceria...
ZARCÃO, é o mais baraato dos fundos uzados em materiais ferrosos, é laranja e pode ser diluído até com gasolina. aguenta bem,mas se usado por exemplo,por dentro do carro.
FUNDO ÓXIDO é vermelho,usado em oficinas de lataria,a química dele é mais forte, aguenta a química dos outros componentes automotivos o zarcão não.
FUNDO FOSFATIZANTE, WASH PRIMER: é o melhor deles,protege e tem uma espécie de ácido,que mata a ferrugem( desde que seja bem lixado as superfícies antes)
NETROL: é uma espéscie de tinta asfáltica(nesse eu boto fé)impregnante, não passa humidade,protege totalmente contra qualquer humidade que venha de qualquer lado. Mas não pode ser usado como fundo para pintura automotiva,por isso passo somente por dentro de paralamas e cx de rodas, e demora secar também,uma eternidade, na vdd.
MASSA DE CALAFETAR: usado somente como junta,em paralamas, nunca seca,não cola,e não serve como anti ferrugem,

Hammer Fall
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Qui 19 Jun - 17:16:45

Teria problemas de usar massa plastica sobre massa plastica (rápida), pois encontrei pequenos pontos de massa e devem ser massa plastica (acho eu)?

Cojak
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Cojak em Qui 19 Jun - 17:30:17

Hammer Fall escreveu:Teria problemas de usar massa plastica sobre massa plastica (rápida), pois encontrei pequenos pontos de massa e devem ser massa plastica (acho eu)?

Massa plástica não é o correto pra funilaria.

Te indico a usar massa poliéster,é a usada em funilaria pra dar acabamento,corrigir imperfeições,e é
bem melhor de se trabalhar,mais fácil de dar acabamento,mais fácil de lixar do que a massa plástica,que é mais rígida
e pra lixar depois...da um put@ trampo.

 OKK 

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Qui 19 Jun - 17:33:31

Cojak escreveu:
Hammer Fall escreveu:Teria problemas de usar massa plastica sobre massa plastica (rápida), pois encontrei pequenos pontos de massa e devem ser massa plastica (acho eu)?

Massa plástica não é o correto pra funilaria.

Te indico a usar massa poliéster,é a usada em funilaria pra dar acabamento,corrigir imperfeições,e é
bem melhor de se trabalhar,mais fácil de dar acabamento,mais fácil de lixar do que a massa plástica,que é mais rígida
e pra lixar depois...da um put@ trampo.

 OKK 

Errei o primeiro nome é massa de Poliéster que vou usar mesmo, mas posso usar massa de poliéster sobre a plastica?

Cojak
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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Cojak em Qui 19 Jun - 17:41:27

Aí já não sei te dizer  ,mas acho que não dará uma boa ''liga'',será uma mistura de materiais diferentes.

O mais indicado seria retirar a massa plástica também,e fazer só na poliéster,
daria um melhor acabamento!

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 18:40:54

olá Hammer  Fall ! 

Se as longarinas dos eu carro estiverem perfeitas...eu não mexeria com elas .....

se por acaso remover na lata ....dai use fundo fosfatizante (wash primer) ......

se já tiver algum fundo....passe fundo P.U.

sobre a pregunta da massa.....

é melhor vc. retirar toda amassa velha.....ver o real tamanho do buraco.....talvez até tenha que fazer uma solda.....e mesmo que seja coisa pequena....é melhor retirar essa massa velha....e fazer na massa nova....a massa Poliéster ...é + flexível.....+ mole pra lixar ....+ resistente....e + cara ....+ é melhor . OKK

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Sex 27 Jun - 14:26:20

Bom voltando aqui,

eu retirei toda a massa do para-lama (no qual onde amassou apos a quebra do pivô e o xaxixeiro moldou com massa rápida) ate a lata nua, vou usar a massa de polieste, wash prime e depois o prime de preenchimento . . .

Quando fui comprar o Wash prime e prime de preenchimento eu perguntei para o vendedor se poderia usar um pincel ou rolinho de pintura para aplicação, no mesmo ele ligou para um latoeiro e disse que não teria problemas, só tendo cuidado para não deixar bolhas.

Mas estou com duvidas, posso usar pincel ou rolinho, é aconselhável mesmo a pistola?

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 27 Jun - 16:06:19

Pistola!

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por marcel.minatto em Sex 27 Jun - 16:30:18

pseh! se fez todo o trabalho difícil de deixar o cofre pra pintura então! pintura profissional ne! Pistola! cara que manja... hehe! pra ficar fino!

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Diegoj em Sex 27 Jun - 16:33:51

Vai na pistola que fica mais bonito, mas...
Já vi um video na internet onde o cara pinta um carro antigo inteiro de rolinho e depois de pronto (e muito polimento, claro), a pintura fica perfeita, muitissimo melhor do que muito latoeiro aqui da minha cidade. Mas pensa na mão de obra que dá pra fazer isso...

Se bem que tem um usuario aqui do forum que já pintou o opala todo com rolinho também, mas era um rat

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Hammer Fall em Sex 27 Jun - 16:44:06

só que é só o wash prime e o prime de preenchimento, a pintura vou levar a um proficional,

só gostaria de saber se teria problema de usar o rolinho nessa finalidade? pois é só a parte de baixo do meu para-lamas

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 27 Jun - 16:58:45

Meu funileiro e o vendedor da loja de tintas disseram que wash primer, só com pistola.

Tem que ver o que diz na embalagem.

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por tcheco 8687 em Sex 27 Jun - 19:10:56

normalmente e com pistola.

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por BANDIT em Sab 28 Jun - 10:54:54

Hammer Fall escreveu:só que é só o wash prime e o prime de preenchimento, a pintura vou levar a um proficional,

só gostaria de saber se teria problema de usar o rolinho nessa finalidade? pois é só a parte de baixo do meu para-lamas


Arrume  uma bomba de flit.....e faça com ela




no rolinho forma bolhas de ar.....ou micro bolha....sempre vai ter .... OKK

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Re: Duvidas de pintura e longarina

Mensagem por Diegoj em Sab 28 Jun - 14:45:01

BANDIT escreveu:
Hammer Fall escreveu:só que é só o wash prime e o prime de preenchimento, a pintura vou levar a um proficional,

só gostaria de saber se teria problema de usar o rolinho nessa finalidade? pois é só a parte de baixo do meu para-lamas


Arrume  uma bomba de flit.....e faça com ela




no rolinho forma bolhas de ar.....ou micro bolha....sempre vai ter .... OKK

Meu pai pintava as motos dele assim quando era mais novo   

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Re: Duvidas de pintura e longarina

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