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Portas podres - Como evitar?

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Diegoj
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Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 19:03:39

Boa noite amigos, estou com um grande problema aqui...
Resolvi desmontar meu opala todo por dentro pra dar uma geral na fiação, trocar umas coisa no painel, tirar uns barulhos chatos que tem por baixo do console e etc, e nisso eu também tirei os forros das portas porque preciso mexer nas maquinas de vidro, ai eu tive uma surpresa nada agradavel...

Minhas portas estão podres, muito mais do que dava pra ver antes de tirar os forros.
Contando os opalas que eu, meu irmão e meu pai já tivemos, esse é o 8º, então eu já conheço bem os locais que costumam dar problemas e já vi que as portas estavam com alguns podrezinhos por baixo quando comprei ele. Mas o que está me assustando é que esses podres não estão no lugar normal de apodrecer que é ao redor daqueles furos (ou drenos, sei lá como chama), essa parte está enferrujada e com pequenos podres em todas as portas, o problema é no resto do "quadro" da porta, tudo podre e cheio de buracos.
Em uma das portas traseiras até a parte onde vai a dobradiça inferior já está quebrando.
A podridão está quase que toda concentrada nessas partes em vermelho:


A parte ali do meio está praticamente caindo fora (mas é a parte onde tem os furos onde prende o forro de porta, na parte de tras onde tem os drenos está "bom").
O detalhe é que as folhas de porta não tem um unico podre, apenas em uma das portas tem uma ferrugem superficial.
O resto do carro até tem algumas ferrugens pequenas, 2 podrezinhos no painel corta fogo, um na caixa de roda traseira no lado esquerdo e começando um embaixo do vidro traseiro, mas no geral está em 95% 'perfeito', parece até que essas portas não são dele ou que alguem jogou acido de bateria dentro das portas.

Essas portas ai estão praticamente condenadas, até ai tudo bem porque eu já tenho 2 portas traseiras praticamente novas aqui em casa, é só lixar e pintar, ainda falta as dianteiras.
Mas o que eu faço pra impedir que essas portas novas apodreçam também depois que trocar? Tem algum jeito de selar essas portas pra não enferrujar?
Até hoje todos os opalas que eu vi, tem ferrugem na parte debaixo da porta (desde ferrugem superficial até podres), só os que não tinham eram aqueles que só saem de casa quando não tem nem nuvem no céu. Mas se for pra ter um carro que não pode andar na chuva então prefiro nem ter né...
Tem os drenos no fundo da porta pra escorrer a agua, mas mesmo assim ainda tem lugares que ela acumula, impossivel a porta ficar 100% seca apenas com esses drenos. Mas deve ter algo que resolva isso...

E por enquanto o que pode ser feito pra pelo menos tampar os buracos de ferrugem nessas minhas portas? Não vou trocar elas agora porque quero pintar o carro todo quando fizer isso, mas no momento estou sem condi$$ões. Preciso de alguma solução pra que essas portas durem pelo menos 1 ano até eu juntar dinheiro pra fazer uma reforma boa.
Pensei em remover toda a ferrugem e fazer com fibra mesmo ou com aquela fita de aluminio (é uma fita bem forte e realmente feita de aluminio, ela inclusive isola da agua, tem bastante gente da turma dos 4x4 usando isso pra fechar pequenos buracos), depois as portas vão pro ferro velho mesmo... Mas o problema é que não tem como tirar a ferrugem toda apenas usando lixas, escovas e etc, só vou conseguir remover ela totalmente das portas se existir um produto quimico que literalmente arranque a ferrugem fora. Sem tirar essa ferrugem não vai adiantar colocar nada encima porque logo vai soltar...
Cortar tudo fora e soldar também não vai rolar, tem partes que eu precisaria "descolar" a folha de porta pra soldar o quadro, a parte de fora está perfeita, não vou fazer nada que vá me obrigar a retocar por fora... Na parte de dentro da porta é facil, é só fazer a tinta mais ou menos parecido e pintar, nem dá pra notar diferença.

Se alguem puder me ajudar, eu agradeço muito  

IVAN4100
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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por IVAN4100 em Ter 17 Jun - 19:13:26

Diegoj escreveu:Boa noite amigos, estou com um grande problema aqui...
Resolvi desmontar meu opala todo por dentro pra dar uma geral na fiação, trocar umas coisa no painel, tirar uns barulhos chatos que tem por baixo do console e etc, e nisso eu também tirei os forros das portas porque preciso mexer nas maquinas de vidro, ai eu tive uma surpresa nada agradavel...

Minhas portas estão podres, muito mais do que dava pra ver antes de tirar os forros.
Contando os opalas que eu, meu irmão e meu pai já tivemos, esse é o 8º, então eu já conheço bem os locais que costumam dar problemas e já vi que as portas estavam com alguns podrezinhos por baixo quando comprei ele. Mas o que está me assustando é que esses podres não estão no lugar normal de apodrecer que é ao redor daqueles furos (ou drenos, sei lá como chama), essa parte está enferrujada e com pequenos podres em todas as portas, o problema é no resto do "quadro" da porta, tudo podre e cheio de buracos.
Em uma das portas traseiras até a parte onde vai a dobradiça inferior já está quebrando.
A podridão está quase que toda concentrada nessas partes em vermelho:


A parte ali do meio está praticamente caindo fora (mas é a parte onde tem os furos onde prende o forro de porta, na parte de tras onde tem os drenos está "bom").
O detalhe é que as folhas de porta não tem um unico podre, apenas em uma das portas tem uma ferrugem superficial.
O resto do carro até tem algumas ferrugens pequenas, 2 podrezinhos no painel corta fogo, um na caixa de roda traseira no lado esquerdo e começando um embaixo do vidro traseiro, mas no geral está em 95% 'perfeito', parece até que essas portas não são dele ou que alguem jogou acido de bateria dentro das portas.

Essas portas ai estão praticamente condenadas, até ai tudo bem porque eu já tenho 2 portas traseiras praticamente novas aqui em casa, é só lixar e pintar, ainda falta as dianteiras.
Mas o que eu faço pra impedir que essas portas novas apodreçam também depois que trocar? Tem algum jeito de selar essas portas pra não enferrujar?
Até hoje todos os opalas que eu vi, tem ferrugem na parte debaixo da porta (desde ferrugem superficial até podres), só os que não tinham eram aqueles que só saem de casa quando não tem nem nuvem no céu. Mas se for pra ter um carro que não pode andar na chuva então prefiro nem ter né...
Tem os drenos no fundo da porta pra escorrer a agua, mas mesmo assim ainda tem lugares que ela acumula, impossivel a porta ficar 100% seca apenas com esses drenos. Mas deve ter algo que resolva isso...

E por enquanto o que pode ser feito pra pelo menos tampar os buracos de ferrugem nessas minhas portas? Não vou trocar elas agora porque quero pintar o carro todo quando fizer isso, mas no momento estou sem condi$$ões. Preciso de alguma solução pra que essas portas durem pelo menos 1 ano até eu juntar dinheiro pra fazer uma reforma boa.
Pensei em remover toda a ferrugem e fazer com fibra mesmo ou com aquela fita de aluminio (é uma fita bem forte e realmente feita de aluminio, ela inclusive isola da agua, tem bastante gente da turma dos 4x4 usando isso pra fechar pequenos buracos), depois as portas vão pro ferro velho mesmo... Mas o problema é que não tem como tirar a ferrugem toda apenas usando lixas, escovas e etc, só vou conseguir remover ela totalmente das portas se existir um produto quimico que literalmente arranque a ferrugem fora. Sem tirar essa ferrugem não vai adiantar colocar nada encima porque logo vai soltar...
Cortar tudo fora e soldar também não vai rolar, tem partes que eu precisaria "descolar" a folha de porta pra soldar o quadro, a parte de fora está perfeita, não vou fazer nada que vá me obrigar a retocar por fora... Na parte de dentro da porta é facil, é só fazer a tinta mais ou menos parecido e pintar, nem dá pra notar diferença.

Se alguem puder me ajudar, eu agradeço muito  

Para evitar ferrugem nas portas, eu passo tinta antiferrugem por dentro das portas e, depois de secar, coloco GRAXA.  Muita graxa mesmo. ISSO SE AINDA NÃO TEM FERRUGEM.
E dá certo.

Mas precisa passar muiita graxa mesmo. Só tenha cuidado para não deixar tampados os drenos das portas.

Agora, se já tem ferrugem e buracos de ferrugem, aí precisa lixar por dentro da porta, ao menos para tirar a ferrugem. Passar antiferrugem, esperar reagir e secar, pintar com tinta antiferrugem, e ,depois de secar essa tinta, passar graxa por dentro da porta. Foi assim que eu aprendi, pelo menos.

SE OS BURACOS DE FERRUGEM FOREM GRANDES, precisa tampar.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 19:32:49

Eu vou tentar tirar umas fotos amanhã pra mostrar o nivel do estrago...
O problema é lixar essas portas por dentro, tem cantinho ali que tem ferrugem/podre e não tem condições de por uma lixa ou uma escova pra remover.

Um conhecido meu tem um mini jato de areia que ele usa na chapeação,estou até pensando em tirar as portas e levar lá pra ele jatear, mas to com receio de que vai acabar estragando a pintura do lado de fora da porta ou então de que não sobre mais nada do quadro kkkkk

Será que se meter o lavajato com a pressao no maximo ali nesses cantinhos pra arrancar o grosso da ferrugem e depois já tocar quimox ou algum outro produto do genero encima já resolve pra conter a ferrugem?

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por IVAN4100 em Ter 17 Jun - 19:39:53

Diegoj escreveu:Eu vou tentar tirar umas fotos amanhã pra mostrar o nivel do estrago...
O problema é lixar essas portas por dentro, tem cantinho ali que tem ferrugem/podre e não tem condições de por uma lixa ou uma escova pra remover.

Um conhecido meu tem um mini jato de areia que ele usa na chapeação,estou até pensando em tirar as portas e levar lá pra ele jatear, mas to com receio de que vai acabar estragando a pintura do lado de fora da porta ou então de que não sobre mais nada do quadro kkkkk

Será que se meter o lavajato com a pressao no maximo ali nesses cantinhos pra arrancar o grosso da ferrugem e depois já tocar quimox ou algum outro produto do genero encima já resolve pra conter a ferrugem?

Não aconselho usar lato de areia nem lavajato ali.
Vaia acabar com a porta, se ela estiver nesse estado que vc diz.

Posta fotos.
Ai podemos ajudar mais.

Diegoj
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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 21:03:27

Estado geral das portas, tirando os podres do fundo do quadro e os 2 recortes para por autofalantes maiores nas portas da frente, as portas estão ótimas, apenas sujas.


Mas olhando a parte debaixo...



















Essa é a mesma parte da foto anterior, mas essa eu tirei debaixo pra cima














Reparem na rachadura do lado da dobradiça






Alguem arriscaria dizer que essas portas são desse opala?

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Cojak em Ter 17 Jun - 21:16:28

Caraca,a coisa tá feia mesmo hein Diego!?  Shocked 

Eu nunca diria que as portas são desse Comodoro seu (que é muito lindo por sinal).

É amigão,acho que não vai ter jeito,vai ter que trocar as portas.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 17 Jun - 21:26:08

A situação ta crítica mesmo,mas o opalão por fora te bem bonito


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Jun - 22:03:04

Pois é, tirando essas portas ai, não tem quase nada pra fazer nele.
Mas o problema é que agora não dá pra mim trocar as portas, só vou poder fazer isso daqui a 1 ano mais ou menos que é quando vou desmontar ele inteirinho pra fazer tudo que tiver.

Só que eu preciso dar um jeito nessas portas velhas pra durar esse 1 ano né.
Não sei porque eu fui inventar de mexer nisso... é aquela coisa, quanto mais mexe, mais a merda fede...

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por IVAN4100 em Qua 18 Jun - 7:20:39

Olha, pelo que eu vi, a coisa está feia mesmo!!!!

Primeiro, precisa raspar essas ferrugens (NÃO USE JATO DE AREIA OU DE PRESSÃO, POIS SUAS PORTAS NÃO AGUENTARÃO).

O que eu faria:

1) com escova de aço, rasparia as ferrugens externas e internas (onde conseguisse usar a escova) ;

2) com lixa, lixaria todas as ferrugens que conseguisse;

3) aplique BASTANTE antiferrugem nessas portas (recomendo ferrox);

4) espere o produto reagir com as ferrugens (fica preto quando reage);

5) dê uma raspada apenas para "limpar";

6) COMO VOCÊ PRETENDE TROCAR ESSAS PORTAS LOGO, poderia usar massa plástica para tapar alguns dos furos e buracos (a maioria). Não daria para tapar buracos muito grandes apenas com massa (ao menos eu não sei como fazer);

7) depois de secar a massa, lixe ela (para dar um acabamento mais bonito);

Cool depois de feito tudo isso, pode pintar (aplicar o fundo e pintar).


Mas é como eu disse, somente sugiro usar massa plástica pois vc disse que pretende trocar as portas em um ano.

Se fosse para resolver em definitivo, eu tiraria as portas e mandava num funileiro (latoeiro, em algumas regiões), para soldar umas chapas nessas portas, mantendo os drenos. Isso se o preço do serviço compensasse, em relação ao preço de portas novas.

DEPOIS DE TUDO ISSO, passe graxa por dentro das portas. Bastante mesmo. Só tenha cuidado para não tapar os drenos.

*Mix*
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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por *Mix* em Qua 18 Jun - 7:25:39

Caraca.
Será que essas portas são originais dele?
Porque o carro é de 92, e essas portas tão muito enferrujadas.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por marcel.minatto em Qua 18 Jun - 7:29:51

nossa cara! que coisa ein! tens que da um trato nisso! pra ficar toP! veja se não esta entrando água em algum lugar que não poderia...

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Eduh2800 em Qua 18 Jun - 7:44:18

de duas , uma.... ou essas portas dormiam em água e sal .... ou não são deles....
coisa mais recomendável a fazer foi o que o Ivanqueropala falaou, por um tempo quebra um galho ate achar umas novas e trocar

Diegoj
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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Qua 18 Jun - 11:58:17

ivanqueropala escreveu:Olha, pelo que eu vi, a coisa está feia mesmo!!!!

Primeiro, precisa raspar essas ferrugens (NÃO USE JATO DE AREIA OU DE PRESSÃO, POIS SUAS PORTAS NÃO AGUENTARÃO).

O que eu faria:

1) com escova de aço, rasparia as ferrugens externas e internas (onde conseguisse usar a escova) ;

2) com lixa, lixaria todas as ferrugens que conseguisse;

3) aplique BASTANTE antiferrugem nessas portas (recomendo ferrox);

4) espere o produto reagir com as ferrugens (fica preto quando reage);

5) dê uma raspada apenas para "limpar";

6) COMO VOCÊ PRETENDE TROCAR ESSAS PORTAS LOGO, poderia usar massa plástica para tapar alguns dos furos e buracos (a maioria). Não daria para tapar buracos muito grandes apenas com massa (ao menos eu não sei como fazer);

7) depois de secar a massa, lixe ela (para dar um acabamento mais bonito);

Cool depois de feito tudo isso, pode pintar (aplicar o fundo e pintar).


Mas é como eu disse, somente sugiro usar massa plástica pois vc disse que pretende trocar as portas em um ano.

Se fosse para resolver em definitivo, eu tiraria as portas e mandava num funileiro (latoeiro, em algumas regiões), para soldar umas chapas nessas portas, mantendo os drenos. Isso se o preço do serviço compensasse, em relação ao preço de portas novas.

DEPOIS DE TUDO ISSO, passe graxa por dentro das portas. Bastante mesmo. Só tenha cuidado para não tapar os drenos.

As portas traseiras definitivamente não compensa mandar fazer porque tenho 2 novas guardadas já, só as dianteiras que não sei ainda como vai ser feito já que muda um pouco as portas do 92 pro outros modelos, talvez aproveite só a parte superior do quadro e a folha da porta, o resto poderia mandar "enxertar" da porta de um modelo mais velho.

Vou acabar fazendo isso que vc disse mesmo, não tem outra opção. Eu tenho bastante fibra de vidro aqui ainda, acho que em vez de tampar tudo com massa, vou fazer com fibra que é mais resistente e vai devolver um pouco a rigidez em algumas partes que estão bem podres e usar a massa só pra dar um acabamento.

Uma vez me recomendaram uma graxa chamada tectil, disseram que é pra esquentar ela que fica bem mole, aplicar em portas, caixas de ar e etc e quando ela esfriar ela meio que "sela" esses locais. Será que funciona mesmo?

*Mix* escreveu:Caraca.
Será que essas portas são originais dele?
Porque o carro é de 92, e essas portas tão muito enferrujadas.

Se são originais mesmo eu não sei, mas estão nele a muito tempo. A pintura dele está meio gasta já, mas está por igual em todas as partes, não apresenta diferença nenhuma das portas pro resto do carro, exceto um pouco de massa embaixo dessas portas.

marcel.minatto escreveu:nossa cara! que coisa ein! tens que da um trato nisso! pra ficar toP! veja se não esta entrando água em algum lugar que não poderia...

Na verdade tá saindo agua por onde não deveria... A agua sai atravez desses buracos nas portas e molha o resto kkkkk

Eduh2800 escreveu:de duas , uma.... ou essas portas dormiam em água e sal .... ou não são deles....
coisa mais recomendável a fazer foi o que o Ivanqueropala falaou, por um tempo quebra um galho ate achar umas novas e trocar

Agua e sal é pouco, pra chegar nisso acho que só com acido mesmo kkkkk

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Victor4100 em Qua 18 Jun - 14:06:18

Da pra recuperar...não vai ser facil mas dá!

Na parte de dentro as portas são quase iguais. Comprando uma carcaça de porta boa, soldando com MIG fica bom o trampo!

Mas se já conseguir umas portas boas, manda bala! E antes de montar da o tratamento de lixar tudo, fundo fosfatizante e fundo PU antes de pintar.

Valeu!!

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Isael em Qua 18 Jun - 14:16:23

é..muito triste mas estão ferradas mesmo...

na boa, se eu fosse trocá-las daqui a um ano, eu nem olhava mais pra elas
já ía juntando $$$ pra comprar as novas e pintá-las...

do jeito q tá aí, tem de pintar de novo, qualquer serviço de funilaria vai danificar a pintura externa

eu meteria sim o jato de areia, mesmo q virasse um queijo suiço, daí soldava com MIG chapas para tapar os furos
dava acabamento com massa poliéster, ou pelo menos ultralight

uma coisa q o funileiro fez no meu opala foi aplicar (com pistola) óleo 90 aquecido no fogo
quando quente o óleo gruda igual cola e depois de frio dá o mesmo q a graxa, só q é mais fácil
aplicaram isso nas minhas caixas de ar e longarinas...fikou da hora, mas as portas acho q esqueceram
já saiu uns pipocos, mas coisa pequena, algum dia eu mesmo faço!!!!

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Isael em Qua 18 Jun - 14:31:40

quem dá ferrugem não é água ou sal só
o que enferruja (oxida) é o oxigênio no ar!!!!
quando o metal está exposto, sem pintura, é bom aplicar um Ferrox, ou um TF7 antes de pintar
aí, toda a superfície q ficou em contato com o oxigênio fica protegida
e sempre se deve usar primer, não é só a base da pintura, ele tbm tem ação contra a oxidação!!!
aplicar graxa ou óleo dentro da porta é uma ótima opção...

quando trabalhei na VW de Taubaté (produz o UP, Novo Gol e o Novo Voyage)
tinha uma área da pintura q se chamava "Tectyl"
onde o carro já estava pintado, e o pessoal aplicava uma cera especial,
com pistolas e mangueiras finas e compridas, por dentro das caixas de ar, longarinas e colunas
isso q a lata é tratada quimicamente para não ficar exposta ao oxigênio antes da pintura

e tinha uma área chamada "teardown", onde escolhiam um carro saído do Tectyl
e rasgavam toda a lataria para ver o interior das longarinas, caixas de ar e colunas
mediam a espessura da camada e determinavam se a cera foi aplicada corretamente,
senão, determinavam o quanto a aplicação deveria durar...
..ah, é lógico, o carro virava sucata!!!!

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por IVAN4100 em Qua 18 Jun - 17:34:54

Diegoj escreveu:
ivanqueropala escreveu:Olha, pelo que eu vi, a coisa está feia mesmo!!!!

Primeiro, precisa raspar essas ferrugens (NÃO USE JATO DE AREIA OU DE PRESSÃO, POIS SUAS PORTAS NÃO AGUENTARÃO).

O que eu faria:

1) com escova de aço, rasparia as ferrugens externas e internas (onde conseguisse usar a escova) ;

2) com lixa, lixaria todas as ferrugens que conseguisse;

3) aplique BASTANTE antiferrugem nessas portas (recomendo ferrox);

4) espere o produto reagir com as ferrugens (fica preto quando reage);

5) dê uma raspada apenas para "limpar";

6) COMO VOCÊ PRETENDE TROCAR ESSAS PORTAS LOGO, poderia usar massa plástica para tapar alguns dos furos e buracos (a maioria). Não daria para tapar buracos muito grandes apenas com massa (ao menos eu não sei como fazer);

7) depois de secar a massa, lixe ela (para dar um acabamento mais bonito);

Cool depois de feito tudo isso, pode pintar (aplicar o fundo e pintar).


Mas é como eu disse, somente sugiro usar massa plástica pois vc disse que pretende trocar as portas em um ano.

Se fosse para resolver em definitivo, eu tiraria as portas e mandava num funileiro (latoeiro, em algumas regiões), para soldar umas chapas nessas portas, mantendo os drenos. Isso se o preço do serviço compensasse, em relação ao preço de portas novas.

DEPOIS DE TUDO ISSO, passe graxa por dentro das portas. Bastante mesmo. Só tenha cuidado para não tapar os drenos.

As portas traseiras definitivamente não compensa mandar fazer porque tenho 2 novas guardadas já, só as dianteiras que não sei ainda como vai ser feito já que muda um pouco as portas do 92 pro outros modelos, talvez aproveite só a parte superior do quadro e a folha da porta, o resto poderia mandar "enxertar" da porta de um modelo mais velho.

Vou acabar fazendo isso que vc disse mesmo, não tem outra opção. Eu tenho bastante fibra de vidro aqui ainda, acho que em vez de tampar tudo com massa, vou fazer com fibra que é mais resistente e vai devolver um pouco a rigidez em algumas partes que estão bem podres e usar a massa só pra dar um acabamento.

Uma vez me recomendaram uma graxa chamada tectil, disseram que é pra esquentar ela que fica bem mole, aplicar em portas, caixas de ar e etc e quando ela esfriar ela meio que "sela" esses locais. Será que funciona mesmo?

*Mix* escreveu:Caraca.
Será que essas portas são originais dele?
Porque o carro é de 92, e essas portas tão muito enferrujadas.

Se são originais mesmo eu não sei, mas estão nele a muito tempo. A pintura dele está meio gasta já, mas está por igual em todas as partes, não apresenta diferença nenhuma das portas pro resto do carro, exceto um pouco de massa embaixo dessas portas.

marcel.minatto escreveu:nossa cara! que coisa ein! tens que da um trato nisso! pra ficar toP! veja se não esta entrando água em algum lugar que não poderia...

Na verdade tá saindo agua por onde não deveria... A agua sai atravez desses buracos nas portas e molha o resto kkkkk

Eduh2800 escreveu:de duas , uma.... ou essas portas dormiam em água e sal .... ou não são deles....
coisa mais recomendável a fazer foi o que o Ivanqueropala falaou, por um tempo quebra um galho ate achar umas novas e trocar

Agua e sal é pouco, pra chegar nisso acho que só com acido mesmo kkkkk

A idéia do enxerto pode ser uma boa. Se o funileiro for bom, fica legal.

Quanto á graxa tectil, eu nunca ouvi falar. Mas o princípio é o mesmo da graxa normal, que eu uso.
Apenas certifique-se de que a graxa espalhe bem e forre bem por dentro da porta. Ai não tem problema.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Qua 18 Jun - 21:35:17

Victor4100 escreveu:Da pra recuperar...não vai ser facil mas dá!

Na parte de dentro as portas são quase iguais. Comprando uma carcaça de porta boa, soldando com MIG fica bom o trampo!

Mas se já conseguir umas portas boas, manda bala! E antes de montar da o tratamento de lixar tudo, fundo fosfatizante e fundo PU antes de pintar.

Valeu!!

Vou caprichar sim na preparação das novas portas antes de montar, quero que dure no minimo uns 100 anos kkkkk

Isael escreveu:é..muito triste mas estão ferradas mesmo...

na boa, se eu fosse trocá-las daqui a um ano, eu nem olhava mais pra elas
já ía juntando $$$ pra comprar as novas e pintá-las...

do jeito q tá aí, tem de pintar de novo, qualquer serviço de funilaria vai danificar a pintura externa

eu meteria sim o jato de areia, mesmo q virasse um queijo suiço, daí soldava com MIG chapas para tapar os furos
dava acabamento com massa poliéster, ou pelo menos ultralight

uma coisa q o funileiro fez no meu opala foi aplicar (com pistola) óleo 90 aquecido no fogo
quando quente o óleo gruda igual cola e depois de frio dá o mesmo q a graxa, só q é mais fácil
aplicaram isso nas minhas caixas de ar e longarinas...fikou da hora, mas as portas acho q esqueceram
já saiu uns pipocos, mas coisa pequena, algum dia eu mesmo faço!!!!

O problema da solda é que vai custar caro pra um "remendo" que vou usar por 1 ano e depois mandar pro ferro velho...
A parte e fora da porta está perfeita, quanto a isso vou apenas isolar ali pra nao danificar nada a pintura por fora e por dentro vou dar uma tapeada mesmo.
Sobre o oleo, é mais ou menos como me falaram dessa graxa tectil, a diferença é que a graxa não dá pra aplicar com a pistola por ser mais grossa. Quando eu for desmontar ele todo, quero fazer um trabalho bem caprichado nessas areas mais criticas pra tentar evitar totalmente a ferrugem.

Isael escreveu:
quando trabalhei na VW de Taubaté (produz o UP, Novo Gol e o Novo Voyage)
tinha uma área da pintura q se chamava "Tectyl"
onde o carro já estava pintado, e o pessoal aplicava uma cera especial,
com pistolas e mangueiras finas e compridas, por dentro das caixas de ar, longarinas e colunas
isso q a lata é tratada quimicamente para não ficar exposta ao oxigênio antes da pintura

É esse mesmo tectyl ai, andei procurando na internet agora a pouco e descobri um site la da europa falando sobre isso, na verdade tem varios "modelos" dessa graxa tectyl, boa parte deles feito pra proteção contra ferrugem e etc e no site fala que ela vira uma cera depois que seca. Assim que tiver tempo vou dar uma olhada numa loja aqui da cidade que eu sei que tem isso pra vender.

ivanqueropala escreveu:
A idéia do enxerto pode ser uma boa. Se o funileiro for bom, fica legal.

Quanto á graxa tectil, eu nunca ouvi falar. Mas o princípio é o mesmo da graxa normal, que eu uso.
Apenas certifique-se de que a graxa espalhe bem e forre bem por dentro da porta. Ai não tem problema.

A vantagem da tectyl (se for como eu estou pensando) é que não vai fazer sujeira igual a graxa normal e ela é feita pra proteger de ferrugens e etc.



Uma informação que achei em um "catalogo" online dos tipos de tectyl:
TECTYL 506-WD é um Protetivo anticorrosivo ceroso e diluído em solventes. Elaborado para a proteção de peças industriais ferrosas e não-ferrosas, especialmente para a proteção de peças metálicas estiverem pintadas ou não. A sua propriedade WD (Dispersor de água) garante maior proteção contra a corrosão. O Filme seco, firme, ceroso de cor âmbar e translúcido. TECTYL 506-WD é um Protetivo elaborado para o transporte Internacional marítimo (Overseas). Este produto é utilizado também para a proteção de equipamentos de transporte. TECTYL 506-WD tem aprovações em quase toda a indústria automobilística, e é reconhecido mundialmente por sua proteção.

Existem também outros tipos que não são dispersores de agua, mas que também aparecem como sendo utilizados em indústria automobilística. Também são utilizados na proteção de equipamentos militares, então a coisa deve ser boa mesmo.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 16:06:19

é carro de litoral ????
(a placa é A...ou H inicial )


vc. diz que tem portas  "novas"...então 1° teste no carro retire as portas originais...e teste as "novas" portas ....se encaixarem bem...veja os frisos se ficarem 100% prefeito....então nem mexa nessa portas originais....estão muito ferradas....

agora :

Se com as portas "novas "  colocadas no carro ficarem tortas..... irregulares com os frisos ....ou até não fecharem....dai sim procure um bom latoeiro e arrume essas portas podres

Não é porque vc. tem portas de opala 91.....que vão servir ficar perfeitas como as que vc. tem no opala .....isso é loteria !!!!  Pode ser que fiquem perfeitas.....pode ser que nem feche a porta

O ideal é usar as portas"novas" desde que encaixem....

nas portas originais tem muito podre....´vai ter que cortas e soldar muito....solda é agressão....vai destempera....ai nesse caso procure isso aqui  (depois dos remendos feitos...)



Isso tinha nos postos Texaco....vc. derrete ele em banho maria ....

caso não encontre isso ....amoleça graxa ....em banho maria também....e aplique por dentro da porta....em tudo se a digníssima GMB.....tivesse feito isso .....hoje vc. teria portas saudáveis !

 OKK

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 16:09:36

retire os para-lamas  dianteiros  e verifique a coluna superior ...perto do canto inferior do para brisa....

a estrutura desses opalas ali NÃO recebe fundo....nenhum tipo de proteção  ( nesse dia faltou fundo pra GMB isolar ali....)

então ali é lata exposta !!!!.....é muito raro um opala não ter ferrugem ou podre ali ....
se estiver perfeito.....jogue uma graxa ali  OKK

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 16:15:02

essa parte aqui opala não recebe fundo :




dai fica assim :



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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 16:27:06

Essas são as portas originais do meu opala.....como mesmo problema que o do seu....(eu arrumei as portas ! )











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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 16:28:11

Serviço bem feito fica como essas caixa de ar aqui :






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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Qui 19 Jun - 18:21:52

Pois então BANDIT, a placa dele é H, pelo que eu saiba isso é do Ceará, pelo menos o antigo dono e eu não moramos no litoral, agora antes disso eu não faço nem idéia por onde esse carro passou.
Já tinha visto uma vez um comentario seu falando sobre esse anti-rust, mas nunca encontrei ele em lugar nenhum pra vender, falaram até que parou de ser produzido. Será que mudaram o nome do produto ou algo assim? Pra não dizer que não encontrei em lugar nenhum, eu vi um anuncio no mercado livre, mas eram latas velhas e o cara queria 150 reais em cada lata... Desse jeito sai mais barato enxer uma piscina com graxa e mergulhar o opala lá dentro   

E a retirada dos paralamas já está na lista de coisas a fazer nele, apenas espero que eu não encontre nenhuma surpresa desagradavel ali...

Hoje eu mexi mais um pouco nele, só falta tirar o painel ainda pro interior estar totalmente desmontado.
Ele tem uns pequenos podres ao redor daquele recorte do ar condicionado no painel corta fogo e nos 2 lados ele tem alguns podres na emenda da lata do assoalho com a lata do painel corta fogo. A ferrugem apareceu no meio do KPO ali da emenda e é por ali que estava entrando agua.
No lado do passageiro aquela manta que vai colada encima do emborrachamento estava um pouco umida, mas por baixo do emborrachamento está tudo bom. No lado do motorista também entrava agua pelos buracos onde vai preso o acelerador, desse lado eu removi todo o emborrachamento e em alguns lugares tem ferrugem superficial, mas nenhum podre. Até fiquei surpreso pelo estado dos assoalhos, normalmente opala sempre tem podre ali.
Também aproveitei pra retirar as tampinhas de borracha que dão acesso as caixas de ar pelo lado de dentro do carro e nenhum sinal de ferrugem, mas tinha poeira grudada nas tampinhas, preciso descobrir por onde está entrando isso nas caixas de ar.

E vou aproveitar que removi todo o emborrachamento no lado do motorista e vou dar uma caprichada ali na hora de montar de novo pra não entrar o calor do 6x2. Alguma sugestão de que material usar ali pra impedir o calor de entrar?

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 18:33:48

Placa H  é Minas Gerais .....

O anti Rust....quando comprei ...não era barato.....mas nem tão caro assim .....se não encontrar....vai na graxa mesmo....é só colocar um pote de graxa dentro de uma lata com água .....e aquecer até amolecer a graxa....ela liquida vc. passa  por tudo.....

Pra mim a água dentro desse opala vem exatamente do ponto onde eu te falei.....retirando o para-lamas vc. já vai ver...se tem ferrugem ...ou buraco já ....normalmente essa água desce pela lateral....(caixa de fusível )

Assoalho de Opala ao contrário do que se prega aqui...é BOM...é muito bom ....não apodrece fácil....não tem comparação com os VW !

Como está o feltro do assoalho  está intacto.....se aquilo ficar úmido começa a feder ......e igual ao de fábrica não tem ....então cuida dele . OKK

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Qui 19 Jun - 19:01:03

BANDIT escreveu:Placa H  é Minas Gerais .....

O anti Rust....quando comprei ...não era barato.....mas nem tão caro assim .....se não encontrar....vai na graxa mesmo....é só colocar um pote de graxa dentro de uma lata com água .....e aquecer até amolecer a graxa....ela liquida vc. passa  por tudo.....

Pra mim a água dentro desse opala vem exatamente do ponto onde eu te falei.....retirando o para-lamas vc. já vai ver...se tem ferrugem ...ou buraco já ....normalmente essa água desce pela lateral....(caixa de fusível )

Assoalho de Opala ao contrário do que se prega aqui...é BOM...é muito bom ....não apodrece fácil....não tem comparação com os VW !

Como está o feltro do assoalho  está intacto.....se aquilo ficar úmido começa a feder ......e igual ao de fábrica não tem ....então cuida dele . OKK

Pois é, agora que vc falou eu voltei lá no opala pra dar uma olhada, deitei por baixo do painel e vi que no lado do motorista tem uma ferrugem superficial entre as emendas ali na lateral, bem encima da caixa de fusiveis e no lado do carona dá pra ver que no meio do KPO que tem na emenda tá meio laranja, mas tava escuro e não deu pra ver se é sujeira ou ferrugem. Amanha vou dar uma olhada melhor nisso.
Só o que me faltava é aquilo lá estar podre...

E o assoalho pode ser bom, mas quando resolve apodrecer... Meu irmão tinha um opala 79 que até não estava muito ruim de lata, mas o assoalho... parecia o carro dos Flinstones:

E um outro 81 que meu pai tinha tbm tinha uns podres inexplicaveis no assoalho. Só pode ser por acumulo de agua, porque aquilo é uma chapa grossa, deve dar muito trabalho pra ferrugem conseguir atravessar.

Do lado do carona o feltro está perfeito, mas do lado do motorista tá meio umido sim e se cheirar ele o "perfume" não é dos melhores, tanto que quando fui puxando ele fora, teve umas partes que estavam grudadas no emborrachamento (justamente onde estava umido). Mas nada que um dia inteiro no só não resolva.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 19:09:17

Então cuide desse feltro....

desmonta o interior todo e retire ele ....deixa no sol pra secar .

eu já vi muito opala podre....podre mesmo....e com assoalho praticamente intacto...

mas também  , temos que ver por onde e como andaram esse opala .....ehehehhe

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Qui 19 Jun - 19:15:58

Já desmontei todo o feltro e o carpete dele, se amanha der tempo bom ja vou deixar eles no sol.  OKK 

E é melhor nem saber por onde andaram esses opalas... kkkk

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Jun - 19:21:29

Vish......opala tem história .....a 15 anos atrás ...já era quase impossível de se encontra um opala com 70mil km originais de fábrica....quem comprava um carros desse 0km.....tinha muito $$$ pra ter e andar com opala !!!

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Qui 19 Jun - 19:37:54

BANDIT escreveu:Vish......opala tem história .....a 15 anos atrás ...já era quase impossível de se encontra um opala com 70mil km originais de fábrica....quem comprava um carros desse 0km.....tinha muito $$$ pra ter e andar com opala !!!

Meu avô tinha um opala 1975 que já estava a uns 35 anos com ele e até uns 8 anos atras era carro do dia a dia. O mesmo opala que minha avó usava pra ir comprar verdura no centro era o mesmo que ia até lá no meio do mato levar a comida pro meu avô que estava com o trator dele abrindo novas estradas pelo interior das cidades.
Esse opala foi jogado pra fora da BR 2 vezes por caminheiros que não conseguiram completar ultrapassagens, foi atingido por uma biz e na ultima vez um onibus cortou a frente e meu tio não conseguiu desviar. Mas está lá reformado e bonitinho guardado na garagem, banco inteiriço na frente, foraçao toda de couro, cambio 3m na coluna, interior todo original.
Só que agora que meu avô morreu esse opala vai ficar guardado por muito tempo...

E quando eles não andavam com o opala, eram com os landaus, esses nunca receberam nem retoques na pintura, tudo original. Pena que os landaus ele já vendeu a bastante tempo, agora um deles (que ele vendeu por 17mil) está aqui perto de casa pra vender, querem 50mil nele.

Se isso tudo acontecesse com carros de hoje em dia, duvido que iriam aguentar. Nem um fusion, malibu, azera e etc iam aguentar firme igual esse opala dele aguentou.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Sab 28 Jun - 10:56:01

E ai oque que aconteceu   Question  Question  Question

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Diegoj em Sab 28 Jun - 14:50:19

BANDIT escreveu:E ai oque que aconteceu   Question  Question  Question

As coisas estão indo meio devagar...
Consegui uma lixadeira emprestada e usei uma daquelas pontas com escovas de aço, consegui arrancar quase toda a ferrugem que tinha pelo lado de fora e pelo lado de dentro não consegui retirar toda ferrugem, mesmo usando escovas de aço do tamanho de uma escova de dentes. Limpei as portas o melhor que deu por dentro (uma delas tinha bastante terra e uma outra tinha bastante poeira grudada por tudo) e passei bastante TF7 por dentro e por fora.
Até ai tava tudo indo rapido, mas depois de mexer nessas portas, a poeira que saiu dali fez atacar minha alergia de novo e fui obrigado a parar de mexer nisso... Quem tá cuidando das portas agora é o meu pai, mas essa semana ele tinha que começar a trabalhar mais cedo e quase não sobrou tempo pra mexer, mas semana que vem ele volta ao horario normal e vai terminar.
Eu estou cuidando só da fiação dos vidros eletricos e a parte de organizar tudo as coisas soltas pelo interior pra conseguir acabar com a barulheira que isso faz.

Mas assim que as portas começarem a ficar prontas eu vou tirando algumas fotos pra mostrar como está.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por ricardo piretti em Qua 9 Jul - 21:00:36

isso e mal de todo opala.agora de assoalho opala e bom mesmo ja tive uns quatro opalas todos de 80 pra cima e alguns muito ruins de lata mas de assoalho todos,eu digo,todos eram super inteiros.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por BANDIT em Qui 10 Jul - 10:24:47

ricardo piretti escreveu:isso e mal de todo opala.agora de assoalho opala e bom mesmo ja tive uns quatro opalas todos de 80 pra cima e alguns muito ruins de lata mas de assoalho todos,eu digo,todos eram super inteiros.


eu digo isso porque tive vários meus......negociei vários ....e desmontei vários !!!!!

imagine os carros que estão com assoalho podres.....quantas chapas da carroceria já foram substituídas.....ou pro assoalho estar assim e o carro for original.....a lata do opala está em estado imprestável !!!!!

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Pedro Opala90 em Qua 14 Jan - 18:59:21

Troque as portas, remendar tudo isso nunca vai ficar confiável, tem muita chapa dupla, onde a ferrugem pode voltar.
Do meu comodoro troquei 2 portas por outras usadas em bom estado, e outra somente a folha de porta. O chapeador que fez o trabalho, depois de tudo muito limpo e pintado, usa NAVITEC, produto importado (acho que da Espanha), fica uma camada como se fosse cêra. Vi um opala cupê dele, feito a vários anos,(era MUITO podre) não tem sequer indício de ferrugem voltando.

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por opaa em Seg 19 Jan - 12:59:16

Amigos, quais as graxas que podem ser usadas?
abracos

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Re: Portas podres - Como evitar?

Mensagem por Marcelo74v8 em Seg 19 Jan - 13:25:59

O que faltou foi um bom tratamento na chapa, coisa que os carros de hoje têm, apesar de finas.
Essa parte das portas e aquela das traseiras, abaixo das maçanetas, são problemas crônicos...

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Re: Portas podres - Como evitar?

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