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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Tonho_RS Qui 10 Jul - 14:35:57

    Saudações amigos,

    Faz tempo que estava querendo fazer este tópico, mas nunca sobrava tempo e quando sobrava não estava animado o bastante para postar tanta foto (é, o tópico vai ser longo).

    Vou mostrar neste tópico a instalação de injeção eletrônica mono ponto no meu Opala 4 cilindros motor 153 e algumas coisas mais, fiz tudo sozinho, aprendi muito com o fórum, internet e alguns amigos.

    Espero que gostem e também que possa ajudar alguém.

    Vou começar com a retífica do motor que fiz em meados de outubro de 2013, retirei o motor em casa mesmo, com a ajuda de uma talha:

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    Tudo já está no chão:

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    Cabeçote com dutos siameses:

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    Três passes de 0.05mm e o cabeçote ainda não tinha limpado, se não falha a memória foram precisos 12 passes destes para "alinhar":

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14001591985_39b83222f3_z

    Roscas refeitas para o tamanho original. Também foram removidos os pinos guia e feito rosca, isto para uma futura instalação de um escape dimensionado, o que evitará um eventual vazamento de gases:

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    Comando que estava sendo usado (esquerda) e comando novo da marca Aplic (direita):

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    Câmbio sendo desmontado, foram trocadas todas as juntas e retentores (não reparem a zorra atrás do câmbio):

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    Passando fundo:

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    Tudo já pintado com vermelho massey (não tinha pintado os parafusos ainda pois não queria estragar com o aperto):

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    Bloco já no seu lugar e esperando o cabeçote:

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    Encarte que veio junto com os pistões:

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    Instalei ignição eletrônica, bobina, tampa, rotor, distribuidor e caixa da Bosch. Também instalei cabos de vela novos da marca NGK que são usados pelo Gol MI motor AT, pois vem junto com uma régua organizadora e de quebra são vermelhos:

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    Ganhou mais um presente, troquei a colméia de duas carreiras por uma de três carreiras:

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    Também ganhou um marcador de pressão de óleo, modelo SS Séries da cronomac e instalado com aeroquip:

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    Ficou perfeito no lugar do relógio (que meu Opala não tinha):

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    E agora vamos ao que interessa, a injeção eletrônica:

    Esse é o módulo que usei, depois de muita pesquisa decidi que era o ideal para o que eu queria, módulo Pulser Plus da Pandoo. Não faz o controle de ponto, ou seja, pode ser usado com distribuidor original. Possui entrada para sonda lambda wide/narrow com hallmeter incorporado e permite fazer o ajuste da injeção pela sonda.

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    Relés usados, da esquerda para direita: relé que alimenta o módulo, relé que alimenta bico, peak and hold, sonda lambda, etc e o relé da bomba. Tudo foi montado com fusíves (proteção nunca é demais), terminais e também tudo foi soldado e protegido com espaguete termo retrátil:

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    Instalação dos relés concluída, futuramente vou esconde-los dentro de uma caixa original de alarmes GM, ou então passa-los para dentro do carro:

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    Pré-montagem da bomba e filtro do monza, com abraçadeiras de inox e mangueiras próprias para injeão. Usei uma espécie de espuma grossa para isolar a bomba e o filtro do carro, evitando a propagação de ruídos:

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    Bomba e filtro no lugar, a captação de combustível está sendo feita no lugar original e até agora não tive nenhum problema de falta de combustível:

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    Retorno ao tanque:

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    Como podem ver, só tem um filtro pós-bomba, pois usei um pré-filtro da blazer no tubo da bóia (aprendi isso aqui no fórum):

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    Mangueiras passando no mesmo local da mangueira antigo e com o fio de alimentação da bomba (que passa dentro de um conduíte, não fica exposto):

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    Tampa da bomba de combustível, feita aqui na empresa com o corte plasma:

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    Sonda lambda narrow: Bosch Planar de quatro fios:

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    Soldagem MIG da porca para a sonda:

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    Posição da sonda (respeitando a inclinação necessária:

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    Emenda sem solda da sonda Bosch:

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    Furando e fazendo a rosca para a instalação do sensor de temperatura:

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    Sensor no lugar:

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    Flange para adaptar a TBI do monza no coletor original do opala, também feita aqui na firma:

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    TBI no lugar:

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    OBS: Usei o suporte e o cabo do acelerador do Opala mesmo.

    Novo filtro de ar Edelbrock de 10 polegadas, precisei fazer uma flange de inox, pois o bocal do filtro é maior que a TBI:

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    Aqui estão as adaptações que fiz para usar a flange na TBI, a haste com um parafuso para prender a tampa, duas hastes para prender na TBI e manter o filtro no lugar e a flange do fundo, pois o bocal é maior que o diâmetro da TBI:

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    Parte de baixo, a flange não está torta, ela tem que ficar assim mesmo, deslocada, pois a TBI fica mais baixa que um carburador, e o filtro pegaria na tampa de válvulas:

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    Filtro pronto:

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    Detalhe de como é preso na TBI:

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    Fiz tudo com chapa inox e a fixação foi feita com uma máquina de pontear chapa, pois não achei que a solda seria a melhor opção.

    O filtro não fica apoiado diretamente sobre a TBI, entre eles tem uma borracha que vem junto no kit de reparo e é usado no filtro original da TBI.

    Projeto pronto (10/07/2014):

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14002042044_259b89d320_z

    Aqui está o primeiro vídeo que eu fiz, a injeção estava com um acerto básico e por várias vezes coloquei o dedo em cima do microfone ou aproximei demais a câmera (sou um péssimo cinegrafista, hehehe).




    Se alguém estiver curioso com o que gastei, seguem abaixo os valores:

    Módulo Pandoo:R$ 625,00

    Peak and Hold: R$ 95,00 + R$ 17,85 frete = R$ 112,85

    TBI (já veio com bico e sensor de tps): R$ 150,00

    Bomba combustível weber monza: R$ 125,17

    Filtro combustível monza: R$ 29,87

    Chicote bico: R$ 12,00

    Chicote TPS: R$ 14,63

    Sensor temperatura MTE: R$ 27,87

    Chicote sensor temperatura: R$ 13,00

    Chicote bomba: R$ 12,00

    Limpeza bico ultrassom: R$ 10,00

    12mt mangueira comb.: R$ 147,23

    Sonda lambda bosch planar: R$ 221,54

    Outros (não cataloguei exatamente o que foi de fios, relés, conectores, mas creio que seja algo aproximado a isto): R$ 120,00

    Mão de obra, soldas, flange, torno: custo zero, meu serviço.

    TOTAL: R$ 1.621,16

    Outros gastos:

    Filtro ar edelbrock: R$ 208,00

    Filtro respiro óleo vox: R$ 34,00

    Válvula termostática: R$ 54,37

    Troca bloco radiador 3 carreiras: R$ 400,00



    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Novidade, para quem deseja usar a TBI do monza, segue desenho técnico para confecciona-la. No meu projeto usei uma chapa de aço com 7.5mm de espessura, mas podem usar uma espessura maior ou outros materiais, fica a cargo de cada um. Não incluí a furação para fixar no coletor, isso deverá ser feito de acordo com o que for usado. É obrigatório o uso de uma junta entre a flange e o coletor para evitar vazamentos.

    ATENÇÃO: Recomendo conferir o local correto antes de fazer os dois furos de fixação da TBI!

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 22865296914_aac0cb97b2_o

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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 23467465896_4c1c739c61_o

    Em breve vou postar algumas alterações e melhorias no projeto (novo chicote elétrico, atuador de marcha lenta, ar condicionado, cromos,etc).


    Última edição por Tonho_RS em Qui 3 Dez - 8:33:30, editado 6 vez(es)

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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por marcel.minatto Qui 10 Jul - 14:42:07

    cheers cheers cheers  parabéns! muito bonito o trabalho! que carro ein!  bounce bounce 
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    Mensagem por DanielSS76 Qui 10 Jul - 14:59:07

    Caraca Tonho Shocked Shocked Shocked , meus parabéns pelo trabalho e capricho Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 Show de organização.1

    Conta pra gente como ficou o resultado final.

    Vc usou as bielas originais do 153 de 5,7"?
    Usou o cabeçote original do 153 com dutos siameses?
    Como ficou o acerto, foi fácil acertar?
    Tá no álcool ou gasolina?

    Se possível posta um video do motor funcionando e, de preferência, dando umas puxadas  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 851505 Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 851505 Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 851505 

    De que cidade o RS vc é?

    Grande abraço
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Qui 10 Jul - 15:19:58

    marcel.minatto escreveu:cheers cheers cheers  parabéns!  muito bonito o trabalho! que carro ein!  bounce bounce 

    Obrigado Marcel.

    DanielSS76 escreveu:Caraca Tonho Shocked Shocked Shocked , meus parabéns pelo trabalho e capricho Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 Show de organização.1

    Conta pra gente como ficou o resultado final.

    Vc usou as bielas originais do 153 de 5,7"?
    Usou o cabeçote original do 153 com dutos siameses?
    Como ficou o acerto, foi fácil acertar?
    Tá no álcool ou gasolina?

    Se possível posta um video do motor funcionando e, de preferência, dando umas puxadas  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 851505 Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 851505 Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 851505 

    De que cidade o RS vc é?

    Grande abraço

    Obrigado Daniel, fiz a instalação tentanto deixar tudo o mais escondido possível, geralmente o pessoal só sabe da injeção depois que falo dela. Meu único arrependimento foi não ter colocado os relés dentro do carro.

    Usei as bielas originais e também o cabeçote original do 153, mas este foi baixado cerca de 1 mm.

    O acerto foi relativamente fácil, o único problema é que tinha que andar e ajustar o módulo ao mesmo tempo, ia sentindo o carro.
    A primeira partida também foi fácil, pois você informando alguns dados ao módulo, como tipo de combustivel, tipo de comando, se é turbo ou aspirado, se a lenta vai ser controlada por MAP ou TPS, número de cilindros, tipo de bobina, etc ele gera um mapa básico que permite dar partida no carro.

    Estou rodando na gasolina.

    Em breve vou postar os vídeos.

    Moro em Tenente Portela, do outro lado do estado, fronteira com a Argentina.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Jean Michel Colet Qui 10 Jul - 15:30:32

    Você fez este projeto visando economia?

    Pois está bem restrito de CFM seu motor, deve ter entre 150 -170 CFM de fluxo de TBI.

    Conte-me qual está sendo a média na cidade e estrada?

    Tem videos dele funcionando agora injetado?
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Qui 10 Jul - 15:53:27

    Jean Michel Colet escreveu:Você fez este projeto visando economia?

    Pois está bem restrito de CFM seu motor, deve ter entre 150 -170 CFM de fluxo de TBI.

    Conte-me qual está sendo a média na cidade e estrada?

    Tem videos dele funcionando agora injetado?

    Bom Jean, eu fiz esse projeto visando não atear fogo no meu Opala devido ao infortúnio que a dfv 446 me proporcionou. hehehehe

    Brincadeiras a parte, como só ando com ele fim de semana e para algumas pequenas viajens, queria um carro confiável, que precisasse apenas bater na chave e dar a partida, sem precisar ficar colocando gasolina na cuba, ou desemperrando o pistão de rápida, etc. Foi então que decidi partir para este mundo novo, a injeção eletrônica.

    Quanto ao fluxo da TBI, segundo informações de outros opaleiros que usaram, ela tem uma vazão pouco maior que uma weber 40. Então para mim está ótimo, visto que o motor se manterá original.

    Já a questão da média, ainda não fiz, sei que é uma vergonha, mas vou providenciar.

    Tenho um vídeo que estou postando no youtube logo após a instalação, sem o acerto fino ainda, em breve postarei.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Kako Qui 10 Jul - 16:38:03

    Que tópico... parabéns Tonhão!!! Acompanhando aqui...
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por leandro 4cc Qui 10 Jul - 16:59:04

    belo projeto.... meus parabéns....
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Qui 10 Jul - 17:07:47

    Kako escreveu:Que tópico... parabéns Tonhão!!! Acompanhando aqui...

    Obrigado Kako.

    leandro 4cc escreveu:belo projeto.... meus parabéns....

    Obrigado Leandro.
    Tonho_RS
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Qui 10 Jul - 17:14:37

    Aqui está o primeiro vídeo que eu fiz, a injeção estava com um acerto básico e por várias vezes coloquei o dedo em cima do microfone ou aproximei demais a câmera (sou um péssimo cinegrafista, hehehe).



    Fim de semana vou fazer mais uns vídeos (dessa vez com uma câmera melhor).
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Murilo R Qui 10 Jul - 18:32:13

    blz belo trabalho estou acompanhando
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Rafael Percl De Moraes Qui 10 Jul - 18:48:48

    Tonho meus parabéns pelo opalão , trabalho muito bem feito e achei interessantíssimo !!! Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qui 10 Jul - 19:26:18

    Que capricho,deve ter ficado muito bom pra andar,tá de parabens


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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Diegoj Qui 10 Jul - 19:38:27

    Parabens, muito caprichado esse serviço  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 56741 
    Gostei principalmente do aspecto visual, tem muito carro ai que o dono gasta uma fortuna no motor mas fica cheio de fio largado pra tudo que é lado, cheio de mangueiras espalhadas e etc.
    Ficou muito bom mesmo. E o melhor de tudo, é algo simples e confiavel Very Happy
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    Mensagem por Pedrão B. Qui 10 Jul - 20:40:00

    Parabéns pelo serviço Tonho!
    Muito capricho!
    Também pretendo montar meu 74 4 cilindros injetado.
    Vai servir de guia esse tópico!
    []'s


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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por tcheco 8687 Qui 10 Jul - 20:44:22


    Otimo topico ,
    Acompanhando......
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por thallisguimaraes Qui 10 Jul - 20:52:57

    Parabens ai, projeto simples e funcional, e a maioria nao quer tirar potencia, quer algo que nao de trabalho.


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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por frederico santos Qui 10 Jul - 21:10:56

    Parabéns pelo trabalho meu caro muito bom tópico..estou com ideia semelhante porém conservando o que vc tirou,o carburador 446 kkkkk,porém pretendo fazer o módulo gerenciar a parte de ignição pelo menos p me familiarizar e depois partir p linha de combustivel..Na época comprei 2 módulos pandoo(efi) que estão guardados até hj.Poderia me orientar Question  Question ,mesmo lendo constante mente o manual sempre tem umas dúvidazinhas..
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por marcosa antonio Qui 10 Jul - 21:44:19

    caramba mas que serviço otimo que vc fez hein gostei de ver, que capricho tem um ditado que diz se vc quer algo bem feito faça vc mesmo,atè animei mexer no meu tambem depois de ver o resultado do seu parabens pelo belo trabalho que vc fez,vou acompanhar,mande mais videos hein  OKK 
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por LeandroAlba Qui 10 Jul - 22:04:01

    Belo trabalho Tonho. Vc é mecânico aí em Portela ? Se eu levar meu carro você faz esse trabalho nele ? Meu opala é 4 também, está em Rodeio Bonito. Quero injetar ele mas não encontrei a forma apropriada nem profissional confiável e como não manjo de mecânica fica difícil, logo o melhor é seguir uma fórmula e pronta me parece que sua configuração ficou boa. Se topar, passa uma mp para combinarmos.

    Valeu
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    Mensagem por Jean Michel Colet Sex 11 Jul - 1:14:01

    Tonho_RS escreveu:
    Jean Michel Colet escreveu:Você fez este projeto visando economia?

    Pois está bem restrito de CFM seu motor, deve ter entre 150 -170 CFM de fluxo de TBI.

    Conte-me qual está sendo a média na cidade e estrada?

    Tem videos dele funcionando agora injetado?

    Bom Jean, eu fiz esse projeto visando não atear fogo no meu Opala devido ao infortúnio que a dfv 446 me proporcionou. hehehehe

    Brincadeiras a parte, como só ando com ele fim de semana e para algumas pequenas viajens, queria um carro confiável, que precisasse apenas bater na chave e dar a partida, sem precisar ficar colocando gasolina na cuba, ou desemperrando o pistão de rápida, etc. Foi então que decidi partir para este mundo novo, a injeção eletrônica.

    Quanto ao fluxo da TBI, segundo informações de outros opaleiros que usaram, ela tem uma vazão pouco maior que uma weber 40. Então para mim está ótimo, visto que o motor se manterá original.

    Já a questão da média, ainda não fiz, sei que é uma vergonha, mas vou providenciar.

    Tenho um vídeo que estou postando no youtube logo após a instalação, sem o acerto fino ainda, em breve postarei.

    Tonho, me diga o diâmetro da borboleta que me parece ser apenas uma e pequena de uns 40mm.

    Mais confirma para mim, que eu te falo o CFM do seu motor.

    E por gentileza, entre em contato por e-mail comigo, quero simular seu motor para ver o rendimento.

    Meu e-mail segue em anexo na minha assinatura.
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    Mensagem por Daniel74 Sex 11 Jul - 5:53:42

    Parabéns, belissímo projeto vai servir de referência por aqui.  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 
    Sr.Bianchi
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    Mensagem por Sr.Bianchi Sex 11 Jul - 7:34:21

    Bom trabalho, Tonho. Gostei mesmo.
    Tudo limpinho, caprichado. Assim que tem que ser.
    E o melhor, um projeto bem em conta.
    Essa Tbi do Monza alimenta muito bem o 4 cil. original. Deve ter ganhado um pouco de torque e potencia, né?

    E o acerto como ficou, Tonho?
    Não sei quase nada dessa Pandoo. Ela vem com algum software pra mapear?

    Seria legal ter uma wideband. Ajuda a explorar o potencial de acerto.

    E novamente, belo projeto.
    A pintura, cor escolhida também agradou bastante. Bem original e limpo.

    Valew.
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    Mensagem por KLUNCK Sex 11 Jul - 21:49:31

    muito interessante o projeto, parabéns, poderia postar dados como consumo, resposta ao acelerador... (se comparado a carburação anterior)...a gente aqui de fora não consegue imaginar isso... hehe
    também pergunto se tem interesse de "fazer pra fora" uns projetos de injeção assim...
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Seg 14 Jul - 10:36:02

    Murilo R escreveu:blz belo trabalho estou acompanhando

    Obrigado Murilo R.

    Rafael Percl De Moraes escreveu:Tonho meus parabéns pelo opalão , trabalho muito bem feito e achei interessantíssimo !!! Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 

    Obrigado Rafael.

    bruno silverstar83 escreveu:Que capricho,deve ter ficado muito bom pra andar,tá de parabens

    Obrigado Bruno.

    Diegoj escreveu:Parabens, muito caprichado esse serviço  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 56741 
    Gostei principalmente do aspecto visual, tem muito carro ai que o dono gasta uma fortuna no motor mas fica cheio de fio largado pra tudo que é lado, cheio de mangueiras espalhadas e etc.
    Ficou muito bom mesmo. E o melhor de tudo, é algo simples e confiavel Very Happy

    Obrigado Diego, fiz este serviço com muita paciencia e tentei deixar o mais "original" possível. Passei todos os fios dentro de conduítes, fiz as emendas dos fios com solda e protegi com espaguete termo-retrátil para evitar qualquer problema futuro.

    Pedrão B. escreveu:Parabéns pelo serviço Tonho!
    Muito capricho!
    Também pretendo montar meu 74 4 cilindros injetado.
    Vai servir de guia esse tópico!
    []'s

    Obrigado Pedrão, se precisar de mais detalhes, mais fotos, é só pedir, ficarei feliz em ajudar.

    tcheco 8687 escreveu:
    Otimo topico ,
    Acompanhando......

    Obrigado tcheco 8687.

    thallisguimaraes escreveu:Parabens ai, projeto simples e funcional, e a maioria nao quer tirar potencia, quer algo que nao de trabalho.

    Obrigado thallisguimaraes, eu queria um carro confiável, não visando potencia (pois para isso tem o 6 cilindros), que me leve onde precisar sem maiores preocupações.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Seg 14 Jul - 10:39:24

    marcosa antonio escreveu:caramba mas que serviço otimo que vc fez hein gostei de ver, que capricho tem um ditado que diz se vc quer algo bem feito faça vc mesmo,atè animei mexer no meu tambem depois de ver o resultado do seu parabens pelo belo trabalho que vc fez,vou acompanhar,mande mais videos hein  OKK 

    Obrigado marcosa antonio. Eu sei que ás vezes desanima, mas o segredo é não desistir.

    Daniel74 escreveu:Parabéns, belissímo projeto vai servir de referência por aqui.  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 

    Obrigado Daniel74, quem precisar de mais detalhes ou fotos é só pedir.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Seg 14 Jul - 11:06:02

    frederico santos escreveu:Parabéns pelo trabalho meu caro muito bom tópico..estou com ideia semelhante porém conservando o que vc tirou,o carburador 446  kkkkk,porém pretendo fazer o módulo gerenciar a parte de ignição pelo menos p me familiarizar e depois partir p linha de combustivel..Na época comprei 2 módulos pandoo(efi) que estão guardados até hj.Poderia me orientar Question  Question ,mesmo lendo constante mente o manual sempre tem umas dúvidazinhas..

    Obrigado frederico santos. Não sou nenhum expert no assunto, mas no que for possível te oriento sim, mande uma MP quando quiser.

    LeandroAlba escreveu:Belo trabalho Tonho. Vc é mecânico aí em Portela ? Se eu levar meu carro você faz esse trabalho nele ? Meu opala é 4 também,  está em Rodeio Bonito. Quero injetar ele mas não encontrei a forma apropriada nem profissional confiável e como não manjo de mecânica fica difícil, logo o melhor é seguir uma fórmula e pronta me parece que sua configuração ficou boa. Se topar, passa uma mp para combinarmos.Valeu

    Obrigado LeandroAlba. Não sou mecânico, este é um de meus hobbies, para te falar a verdade não lembro quando foi a ultima vez que o opala parou em alguma oficina, faço tudo em casa, sou muito perfeccionista e sigo ao pé da letra aquele velho ditado, quer bem feito faça você mesmo. Te mandei uma MP.

    Sr.Bianchi escreveu:Bom trabalho, Tonho. Gostei mesmo.
    Tudo limpinho, caprichado. Assim que tem que ser.
    E o melhor, um projeto bem em conta.
    Essa Tbi do Monza alimenta muito bem o 4 cil. original. Deve ter ganhado um pouco de torque e potencia, né?

    E o acerto como ficou, Tonho?
    Não sei quase nada dessa Pandoo. Ela vem com algum software pra mapear?

    Seria legal ter uma wideband. Ajuda a explorar o potencial de acerto.

    E novamente, belo projeto.
    A pintura, cor escolhida também agradou bastante. Bem original e limpo.

    Valew.

    Obrigado Sr.Bianchi. Como tenho esse opala a muitos anos posso dizer com segurança que senti o aumento de torque e potencia, nada absurdo, senti a diferença principalmente na estrada e na hora de ultrapassar.

    Gostei muito da Pandoo, é simples e intuitiva, infelizmente não vem nenhum software para mapear, é tudo na "ponta do dedo" usando os botoes e o display do módulo.

    A wideband é o próximo passo, a sonda narrow foi fundamental para o acerto da injeção apesar de ser lerda e imprecisa.

    Quanto ao acerto, não foi dificil de fazer, o segredo foi andar e regular, sentir o carro. A Pulser Plus possibilita ter até 3 mapas, então tenho o mapa principal (que uso sempre), este é regulado para andar com uma certa economia em baixas e médias rotações (para andar na cidade) e em alta rotação a mistura ficará sempre rica (pegar estrada), o segundo mapa é o backup do principal (e com isto posso sempre brincar com o mapa principal sem medo), e o terceiro e último mapa é para desempenho, apesar de nunca usa-lo (pois acho que não há mapa que salve o 4 cilindros. kkkkkkk).

    O módulo também possibilita fazer correções por temperatura do motor, rotação, TPS, voltagem da bateria, sonda lambda, controla a ventoinha elétrica (se tiver) e para carros a álcool também controla o injetor de gasolina (eliminando o botão), então facilita bastante, você consegue ter o mesmo carro no verão e no inverno, sem precisar mexer na posição da borboleta ou ter um atuador de marcha lenta (apesar do módulo permitir o uso de um atuador).

    No decorrer da semana vou postar mais detalhes, mas fique a vontade para perguntar mais.
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    Mensagem por Tonho_RS Seg 14 Jul - 11:19:27

    Jean Michel Colet escreveu:
    Tonho_RS escreveu:

    Bom Jean, eu fiz esse projeto visando não atear fogo no meu Opala devido ao infortúnio que a dfv 446 me proporcionou. hehehehe

    Brincadeiras a parte, como só ando com ele fim de semana e para algumas pequenas viajens, queria um carro confiável, que precisasse apenas bater na chave e dar a partida, sem precisar ficar colocando gasolina na cuba, ou desemperrando o pistão de rápida, etc. Foi então que decidi partir para este mundo novo, a injeção eletrônica.

    Quanto ao fluxo da TBI, segundo informações de outros opaleiros que usaram, ela tem uma vazão pouco maior que uma weber 40. Então para mim está ótimo, visto que o motor se manterá original.

    Já a questão da média, ainda não fiz, sei que é uma vergonha, mas vou providenciar.

    Tenho um vídeo que estou postando no youtube logo após a instalação, sem o acerto fino ainda, em breve postarei.

    Tonho, me diga o diâmetro da borboleta que me parece ser apenas uma e pequena de uns 40mm.

    Mais confirma para mim, que eu te falo o CFM do seu motor.

    E por gentileza, entre em contato por e-mail comigo, quero simular seu motor para ver o rendimento.

    Meu e-mail segue em anexo na minha assinatura.

    Enviei um e-mail hoje com o dados.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Eduh2800 Seg 14 Jul - 11:26:30

    Realmente, muito interessante e muito caprichado, Parabéns!  OKK 
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Seg 14 Jul - 11:42:56

    KLUNCK escreveu:muito interessante o projeto, parabéns, poderia postar dados como consumo, resposta ao acelerador... (se comparado a carburação anterior)...a gente aqui de fora não consegue imaginar isso... hehe
    também pergunto se tem interesse de "fazer pra fora" uns projetos de injeção assim...

    Obrigado KLUNCK. Vou ficar devendo os dados de consumo, ainda não fiz a média.

    Quanto a resposta ao acelerador, tive uma certa decepção, não sei se fiz algo de errado ou o que, mas você perde um pouco aquela saída agressiva que o carburador te proporciona ao pisar fundo no acelerador, não que isso seja algo grave, mas como um amigo meu sempre diz, "bate um psicológico", hehehe.

    Gostei muito da "estabilidade" que a injeção deu, é uma maravilha para andar na cidade, parece carro novo, e na estrada ficou bom também, senti bastante diferença na hora de ultrapassar, é só acelerar e ele vai. Sem falar que mantem com facilidade a velocidade, inclusive em subidas de serra.

    Mas quem mais gostou foi a patroa, agora ela não reclama mais que estou com as mãos fedendo a gasolina, pois sempre que iria sair de fim de semana era a mesma história, secava a cuba e tinha que colocar gasolina, ou então o pistão de rápida ressecava e grudava, se não tinha tempo para abrir e arrumar, tinha que sair com o carro e a cada acelerada era um buraco e muita raiva. Agora é só alegria, o carro já ficou mais de 1 mês parado, foi só virar a chave, esperar a bomba de combustível desligar e dar arranque, pronto, o carro pegou como se tivesse parado a apenas 1 dia.


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    Mensagem por Tonho_RS Seg 14 Jul - 11:54:50

    Eduh2800 escreveu:Realmente, muito interessante e muito caprichado, Parabéns!  OKK 

    Obrigado Eduh2800.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por frederico santos Seg 14 Jul - 18:25:48

    Valeu brother!! assim que concluir uma parte dele,deixa-lo andando e conseguir um outro carro p não ficar a pé trabalharei nisso ai..obrigado pela força..
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por KLUNCK Seg 14 Jul - 20:55:53

    Tonho_RS escreveu:
    KLUNCK escreveu:muito interessante o projeto, parabéns, poderia postar dados como consumo, resposta ao acelerador... (se comparado a carburação anterior)...a gente aqui de fora não consegue imaginar isso... hehe
    também pergunto se tem interesse de "fazer pra fora" uns projetos de injeção assim...

    Obrigado KLUNCK. Vou ficar devendo os dados de consumo, ainda não fiz a média.

    Quanto a resposta ao acelerador, tive uma certa decepção, não sei se fiz algo de errado ou o que, mas você perde um pouco aquela saída agressiva que o carburador te proporciona ao pisar fundo no acelerador, não que isso seja algo grave, mas como um amigo meu sempre diz, "bate um psicológico", hehehe.

    Gostei muito da "estabilidade" que a injeção deu, é uma maravilha para andar na cidade, parece carro novo, e na estrada ficou bom também, senti bastante diferença na hora de ultrapassar, é só acelerar e ele vai. Sem falar que mantem com facilidade a velocidade, inclusive em subidas de serra.

    Mas quem mais gostou foi a patroa, agora ela não reclama mais que estou com as mãos fedendo a gasolina, pois sempre que iria sair de fim de semana era a mesma história, secava a cuba e tinha que colocar gasolina, ou então o pistão de rápida ressecava e grudava, se não tinha tempo para abrir e arrumar, tinha que sair com o carro e a cada acelerada era um buraco e muita raiva. Agora é só alegria, o carro já ficou mais de 1 mês parado, foi só virar a chave, esperar a bomba de combustível desligar e dar arranque, pronto, o carro pegou como se tivesse parado a apenas 1 dia.



    essa da resposta mais lenta ao acelerador o pessoal discutiu a pouco tempo aqui, mas concordo em todos os pontos, e é por isso que em um futuro não muito distante quero partir para a injeção também, seria interessante deixar este tópico na ativa pois pelo que percebo qualquer tópico sobre IE no 4 Cil cai no esquecimento rapidinho, agora se for 6 Cil... Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 420889   Laughing 
    E parabéns mais uma vez. OKK 
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    Mensagem por Tonho_RS Sex 18 Jul - 10:20:58

    Mais umas fotos, essas de como fiz a adaptação do filtro de ar Edelbrock.

    Meu filtro veio assim, com esse bocão na parte inferior e sem o suporte para prender a tampa (P.S.: essa foto peguei da internet, pois não tirei foto do meu filtro desmontado, mas é igual, só não é cromado):

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14683598862_6452e437bc_o

    Aqui estão as adaptações que fiz, a haste com um parafuso para prender a tampa, duas hastes para prender na TBI e manter o filtro no lugar e a flange do fundo, pois o bocal é maior que o diâmetro da TBI:

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14683839545_34e07cdce8_z

    Parte de baixo, a flange não está torta, ela tem que ficar assim mesmo, deslocada, pois a TBI fica mais baixa que um carburador, e o filtro pegaria na tampa de válvulas:

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14497194328_394d076987_z

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14497172150_f9beae1911_z

    Filtro pronto:

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14683838765_3529c2a7ff_z

    Detalhe de como é preso na TBI:

    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 14497184119_f79e99a519_z

    Fiz tudo com chapa inox e a fixação foi feita com uma máquina de pontear chapa, pois não achei que a solda seria a melhor opção.

    O filtro não fica apoiado diretamente sobre a TBI, entre eles tem uma borracha que vem junto no kit de reparo e é usado no filtro original da TBI.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Kako Sex 18 Jul - 10:28:31

    PERFEITO TONHO!!! Esse é o caminho...

    Mas aqui eu to ferrado... não tem profissional para fazer este trampo...

    Faria pra mim?! Te passo as medidas, fotos... o que precisar e te mando por correios... qto ficaria um serviço desse (Se fizer é claro)?!

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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Sex 18 Jul - 14:11:14

    Kako escreveu:PERFEITO TONHO!!! Esse é o caminho...

    Mas aqui eu to ferrado... não tem profissional para fazer este trampo...

    Faria pra mim?! Te passo as medidas, fotos... o que precisar e te mando por correios... qto ficaria um serviço desse (Se fizer é claro)?!


    Kako, primeiramente obrigado. Te mandei uma MP sobre isso.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por endrigo Sex 18 Jul - 14:25:51

    acompanhando
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Kako Sex 18 Jul - 14:38:19

    Ok respondido lá, valeu!!!
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Andre_SP Sex 18 Jul - 18:44:13

    Belo Trabalho  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 , Essa TBI e os bicos servem para injetar um 4cc a alcool ???, No motor a alcool tem que desligar o aquecimento do coletor para por o sensor de temperatura ???.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Qua 23 Jul - 16:27:17

    Andre_SP escreveu:Belo Trabalho  Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 122938 , Essa TBI e os bicos servem para injetar um 4cc a alcool ???, No motor a alcool tem que desligar o aquecimento do coletor para por o sensor de temperatura ???.

    Obrigado André_SP.

    Essa TBI e o bico 4864 servem tranquilamente para injetar o 4 cilindros a álcool.

    Você não precisa desligar o aquecimento do coletor para instalar o sensor de temperatura (nem recomendo fazer isso), pode colocar ele do outro lado.
    Eu coloquei o sensor naquele local pois não uso aquecimento do coletor nem tenho ar quente dentro do carro, mas em breve vou instalar o ar quente, e vou fazer isto que falei, vou furar o outro lado para colocar o sensor, deixando o local original para o ar quente.

    Eu injetei um fusca também, e para fazer a leitura da temperatura usei o mesmo sensor, porém foi instalado em um local onde fica em constante contato com o óleo.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por opala4cc Ter 29 Jul - 4:07:20

    Show de bola, Tonho! Parabéns pelo serviço!
    Eu sou fã da originalidade no opala, mas ultimamente abri mão desse ponto de vista para alguns itens. A injeção é um deles. Acredito ser uma questão de tempo ter de converter o carro para injeção eletrônica, pois é ada vez mais difícil encontrar alguns carburadores a preço viável.
    Estou seriamente inclinado a injetar meu 4 cilindros em um futuro próximo. Por isso, fico no aguardo dos dados do consumo do carro na cidade e em estradas.
    Abraço!
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por rafa_pr Ter 29 Jul - 7:07:51

    Belo trabalho, parabéns pelo capricho!

    Posta uns vídeos dele funcionando!! Deve ter ficado redondinho...
    Clenio SB
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Clenio SB Qua 30 Jul - 8:32:05

    Ótimo projeto e parabéns pelo sucesso e dedicação, vou acompanhar esse tópico !!
    AndreMD
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por AndreMD Qua 30 Jul - 9:01:01

    Tonho, parabéns pelo projeto!

    Uma dúvida que tive foi que vc não instalou ventoinha elétrica. Algum motivo em especifico?

    Pergunto pq geralmente projetos de injeção eletronica usam esse tipo de ventoinha.

    Abraços!
    ful_soundcar
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por ful_soundcar Qua 27 Ago - 7:09:43

    que maravilha heim... capricho total... parabéns.
    tcheco 8687
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por tcheco 8687 Qua 27 Ago - 9:31:12

    ACOMPANHANDO,
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Tonho_RS Qua 27 Ago - 16:43:45

    opala4cc escreveu:Show de bola, Tonho! Parabéns pelo serviço!
    Eu sou fã da originalidade no opala, mas ultimamente abri mão desse ponto de vista para alguns itens. A injeção é um deles. Acredito ser uma questão de tempo ter de converter o carro para injeção eletrônica, pois é ada vez mais difícil encontrar alguns carburadores a preço viável.
    Estou seriamente inclinado a injetar meu 4 cilindros em um futuro próximo. Por isso, fico no aguardo dos dados do consumo do carro na cidade e em estradas.
    Abraço!

    Obrigado amigo. Optei pela injeção justamente por isso, já não aguentava mais meu carburador, comprei outro e ficou bom por um tempo e começou tudo de novo, e carburador bom é carburador novo, estudei a compra de uma weber 40, então fui ver os preços, iria gastar de R$ 1.500,00 a R$ 1.700,00 o coletor + a weber, e por esse preço eu escolhi ir de injetado mesmo, e quanto a originalidade, se for bem pensado e bem feito antes de fazer, ninguém percebe que tem injeção, o pessoal só acredita que o Opala tem injeção quando tiro a tampa do filtro e mostro a TBI. Logo postarei os dados de consumo, mas creio que não fuja muito do original carburado.

    rafa_pr escreveu:Belo trabalho, parabéns pelo capricho!

    Posta uns vídeos dele funcionando!! Deve ter ficado redondinho...

    Obrigado rafa_pr, em breve posto mais vídeos.

    Clenio SB escreveu:Ótimo projeto e parabéns pelo sucesso e dedicação, vou acompanhar esse tópico !!

    Obrigado Clenio SB.

    ful_soundcar escreveu:que maravilha heim... capricho total... parabéns.

    Obrigado ful_soundcar.

    tcheco 8687 escreveu:ACOMPANHANDO,

    Obrigado tcheco 8687, em breve novidades.
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    Mensagem por Tonho_RS Qua 27 Ago - 17:02:53

    AndreMD escreveu:Tonho, parabéns pelo projeto!

    Uma dúvida que tive foi que vc não instalou ventoinha elétrica. Algum motivo em especifico?

    Pergunto pq geralmente projetos de injeção eletronica usam esse tipo de ventoinha.

    Abraços!

    Obrigado AndreMD, não instalei a ventoinha elétrica por não achar necessário, radiador novo colmeia tripla, bomba d'agua nova, mangueiras novas, válvula termostática nova e não uso água pura, uso aditivo orgânico (Valeo, cor rosa) na proporção 50/50, o carro não esquenta, andando na estrada ou na cidade nunca passou de 80 °C. Antes eu tinha a hélice plástica de 5 pás, agora coloquei de volta a mecânica cromada, não teve muita diferença quanto ao desempenho do sistema de arrefecimento, mas faz barulho em alta rotação.

    Porém tenho planos de instalar um A/C ano que vem, então já estou pensando em instalar junto uma elétrica na frente do radiador, para auxiliar a mecânica.
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por Iago Mateus Dom 31 Ago - 0:19:38

    Parabéns pelo projeto, Antonio !
    Bom,barato e perfeitamente funcional, além é claro que ficou muito discreto, parece mesmo carburado !


    Pô, manda a media ai pra gente, fiquei curioso
    ricardo rick
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    Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153 Empty Re: Injeção Eletrônica - Opala 4 cil. 153

    Mensagem por ricardo rick Qui 11 Set - 13:46:45

    Tonho_RS
    Parabéns muito bem feito

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