Faz tempo que estava querendo fazer este tópico, mas nunca sobrava tempo e quando sobrava não estava animado o bastante para postar tanta foto (é, o tópico vai ser longo).
Vou mostrar neste tópico a instalação de injeção eletrônica mono ponto no meu Opala 4 cilindros motor 153 e algumas coisas mais, fiz tudo sozinho, aprendi muito com o fórum, internet e alguns amigos.
Espero que gostem e também que possa ajudar alguém.
Vou começar com a retífica do motor que fiz em meados de outubro de 2013, retirei o motor em casa mesmo, com a ajuda de uma talha:
Tudo já está no chão:
Cabeçote com dutos siameses:
Três passes de 0.05mm e o cabeçote ainda não tinha limpado, se não falha a memória foram precisos 12 passes destes para "alinhar":
Roscas refeitas para o tamanho original. Também foram removidos os pinos guia e feito rosca, isto para uma futura instalação de um escape dimensionado, o que evitará um eventual vazamento de gases:
Comando que estava sendo usado (esquerda) e comando novo da marca Aplic (direita):
Câmbio sendo desmontado, foram trocadas todas as juntas e retentores (não reparem a zorra atrás do câmbio):
Passando fundo:
Tudo já pintado com vermelho massey (não tinha pintado os parafusos ainda pois não queria estragar com o aperto):
Bloco já no seu lugar e esperando o cabeçote:
Encarte que veio junto com os pistões:
Instalei ignição eletrônica, bobina, tampa, rotor, distribuidor e caixa da Bosch. Também instalei cabos de vela novos da marca NGK que são usados pelo Gol MI motor AT, pois vem junto com uma régua organizadora e de quebra são vermelhos:
Ganhou mais um presente, troquei a colméia de duas carreiras por uma de três carreiras:
Também ganhou um marcador de pressão de óleo, modelo SS Séries da cronomac e instalado com aeroquip:
Ficou perfeito no lugar do relógio (que meu Opala não tinha):
E agora vamos ao que interessa, a injeção eletrônica:
Esse é o módulo que usei, depois de muita pesquisa decidi que era o ideal para o que eu queria, módulo Pulser Plus da Pandoo. Não faz o controle de ponto, ou seja, pode ser usado com distribuidor original. Possui entrada para sonda lambda wide/narrow com hallmeter incorporado e permite fazer o ajuste da injeção pela sonda.
Relés usados, da esquerda para direita: relé que alimenta o módulo, relé que alimenta bico, peak and hold, sonda lambda, etc e o relé da bomba. Tudo foi montado com fusíves (proteção nunca é demais), terminais e também tudo foi soldado e protegido com espaguete termo retrátil:
Instalação dos relés concluída, futuramente vou esconde-los dentro de uma caixa original de alarmes GM, ou então passa-los para dentro do carro:
Pré-montagem da bomba e filtro do monza, com abraçadeiras de inox e mangueiras próprias para injeão. Usei uma espécie de espuma grossa para isolar a bomba e o filtro do carro, evitando a propagação de ruídos:
Bomba e filtro no lugar, a captação de combustível está sendo feita no lugar original e até agora não tive nenhum problema de falta de combustível:
Retorno ao tanque:
Como podem ver, só tem um filtro pós-bomba, pois usei um pré-filtro da blazer no tubo da bóia (aprendi isso aqui no fórum):
Mangueiras passando no mesmo local da mangueira antigo e com o fio de alimentação da bomba (que passa dentro de um conduíte, não fica exposto):
Tampa da bomba de combustível, feita aqui na empresa com o corte plasma:
Sonda lambda narrow: Bosch Planar de quatro fios:
Soldagem MIG da porca para a sonda:
Posição da sonda (respeitando a inclinação necessária:
Emenda sem solda da sonda Bosch:
Furando e fazendo a rosca para a instalação do sensor de temperatura:
Sensor no lugar:
Flange para adaptar a TBI do monza no coletor original do opala, também feita aqui na firma:
TBI no lugar:
OBS: Usei o suporte e o cabo do acelerador do Opala mesmo.
Novo filtro de ar Edelbrock de 10 polegadas, precisei fazer uma flange de inox, pois o bocal do filtro é maior que a TBI:
Aqui estão as adaptações que fiz para usar a flange na TBI, a haste com um parafuso para prender a tampa, duas hastes para prender na TBI e manter o filtro no lugar e a flange do fundo, pois o bocal é maior que o diâmetro da TBI:
Parte de baixo, a flange não está torta, ela tem que ficar assim mesmo, deslocada, pois a TBI fica mais baixa que um carburador, e o filtro pegaria na tampa de válvulas:
Filtro pronto:
Detalhe de como é preso na TBI:
Fiz tudo com chapa inox e a fixação foi feita com uma máquina de pontear chapa, pois não achei que a solda seria a melhor opção.
O filtro não fica apoiado diretamente sobre a TBI, entre eles tem uma borracha que vem junto no kit de reparo e é usado no filtro original da TBI.
Projeto pronto (10/07/2014):
Aqui está o primeiro vídeo que eu fiz, a injeção estava com um acerto básico e por várias vezes coloquei o dedo em cima do microfone ou aproximei demais a câmera (sou um péssimo cinegrafista, hehehe).
Se alguém estiver curioso com o que gastei, seguem abaixo os valores:
Módulo Pandoo:R$ 625,00
Peak and Hold: R$ 95,00 + R$ 17,85 frete = R$ 112,85
TBI (já veio com bico e sensor de tps): R$ 150,00
Bomba combustível weber monza: R$ 125,17
Filtro combustível monza: R$ 29,87
Chicote bico: R$ 12,00
Chicote TPS: R$ 14,63
Sensor temperatura MTE: R$ 27,87
Chicote sensor temperatura: R$ 13,00
Chicote bomba: R$ 12,00
Limpeza bico ultrassom: R$ 10,00
12mt mangueira comb.: R$ 147,23
Sonda lambda bosch planar: R$ 221,54
Outros (não cataloguei exatamente o que foi de fios, relés, conectores, mas creio que seja algo aproximado a isto): R$ 120,00
Mão de obra, soldas, flange, torno: custo zero, meu serviço.
TOTAL: R$ 1.621,16
Outros gastos:
Filtro ar edelbrock: R$ 208,00
Filtro respiro óleo vox: R$ 34,00
Válvula termostática: R$ 54,37
Troca bloco radiador 3 carreiras: R$ 400,00
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Novidade, para quem deseja usar a TBI do monza, segue desenho técnico para confecciona-la. No meu projeto usei uma chapa de aço com 7.5mm de espessura, mas podem usar uma espessura maior ou outros materiais, fica a cargo de cada um. Não incluí a furação para fixar no coletor, isso deverá ser feito de acordo com o que for usado. É obrigatório o uso de uma junta entre a flange e o coletor para evitar vazamentos.
ATENÇÃO: Recomendo conferir o local correto antes de fazer os dois furos de fixação da TBI!
Em breve vou postar algumas alterações e melhorias no projeto (novo chicote elétrico, atuador de marcha lenta, ar condicionado, cromos,etc).
Última edição por Tonho_RS em Qui 3 Dez - 8:33:30, editado 6 vez(es)
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