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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

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Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 18:16:25

Oi pessoal,

Me perdoem se já existe um tópico sobre isso. Eu procurei e não encontrei.
Meu Opala 4 cilindros 1980 tem uma caixa de marchas de 5 marchas dos opalas mais novos. Percebi que o agregado da caixa de marchas fica mais recuado nos carros mais novos e no meu, o dono anterior fez uma adaptação que eu não estou gostando não. Ele pegou os suportes que ficam nas longarinas de um carro mais novo e soldou no piso do carro. Então ele colocou o agregado mais recuado e instalou a caixa de marchas. Ou seja, a caixa de marchas está presa ao carro por aquela chapa fininha do assoalho e eu não estou sentindo muita segurança nisso. Queria saber se existe um jeito mais seguro de se adaptar a caixa de marchas moderna num carro antigo sem soldar o agregado no piso.
Outra questão é que o carro não tem velocidade final boa. Não passa de 120 na quinta. Alguém me disse que o caixa de marchas é moderna mas o diferencial é o original e por isso o carro não tem velocidade final. Eu preciso, ou fazer uma adaptação mais confiável na caixa moderna e comprar um diferencial de um carro mais novo (que eu não sei como posso identificar), ou colocar uma caixa clec clec original
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 11 Jul - 18:30:44

Opala 4cil 5 marchas dá 150 de final,acho que tem alguma coisa errada aí,o seu diferencial é um 3:54?Pode ter sido trocado e colocado o diferencial dos antigos que é 3:73.Não entendi muito como tá o suporte da caixa


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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por BANDIT em Sex 11 Jul - 18:44:46

olha...pra colocar esse cambio 5M.....foi aberto o túnel ...porque se não ele não entra....

o cambio é parafusado ao motor pela capa seca .....

faça um suporte de cambio + reforçado....ou tente procurar um original pra colocar .....

quanto aos 120Km/H

pode ser problema de :

velocímetro (roubado)
carburador (não deixando o giro subir)
parte elétrica (não deixando o giro subir)

Diferencial....é pouco provável que tenham mexido..... OKK
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 18:51:02

BANDIT escreveu:olha...pra colocar esse cambio 5M.....foi aberto o túnel ...porque se não ele não entra....

o cambio é parafusado ao motor pela capa seca .....

faça um suporte de cambio + reforçado....ou tente procurar um original pra colocar .....

quanto aos 120Km/H

pode ser problema de :

velocímetro (roubado)
carburador (não deixando o giro subir)
parte elétrica (não deixando o giro subir)

Diferencial....é pouco provável que tenham mexido..... OKK

Essa questão do suporte aí é que está me preocupando. Olhei embaixo do carro e na parte das longarinas que fica embaixo do piso tem 4 prisioneiros para segurar a travessa que suporta o câmbio. Mas a travessa está localizada mais para trás do carro. Como as longarinas vão se distanciando ao longo do carro, a travessa não pode ser fixada nelas e então o sujeito soldou os suportes no assoalho do carro.

Quanto ao diferencial, existe diferença entre o diferencial dos carros com cambio 4 marchas pra os de 5 marchas? Algo que possa prejudicar o desempenho?
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 18:55:18

bruno silverstar83, como faço pra identificar o meu diferencial? Tem alguma numeração nele?
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 19:00:00

BANDIT, a questão do velocímetro não é não, porque no momento em que me dei conta disso, estava pisando fundo e outros carros estavam me acompanhando. Carros pequenos, 1.0. Meu outro opala, um Diplomata 86 atinge 140 com facilidade. Nunca forcei pra ver até onde ele chega, mas é 4 cilindros e 5 marchas igual ao 80. Outra coisa, o carburador de corpo simples que está no 80 agora, um H-40, eu tinha comprado originalmente para o 86 e ele andava bem. Comprei um H-34 para o 86 e passei o H-40 para o 80
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Murilo R em Sex 11 Jul - 19:02:41

o melhor é abrir a tampa do diferencial e contar os dente da coroa e do pinhão só assim vai ficar sabendo que tipo de diferencial vc tem
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 11 Jul - 19:03:09

Tem uma plaqueta no lado direito do diferencial,mas como nossos carros tem mais 20 anos é podem ter alterado,o mais correto é contar os dentes do pinhão e coroa


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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Jul - 19:08:57

ghbamorim escreveu:
BANDIT escreveu:olha...pra colocar esse cambio 5M.....foi aberto o túnel ...porque se não ele não entra....

o cambio é parafusado ao motor pela capa seca .....

faça um suporte de cambio + reforçado....ou tente procurar um original pra colocar .....

quanto aos 120Km/H

pode ser problema de :

velocímetro (roubado)
carburador (não deixando o giro subir)
parte elétrica (não deixando o giro subir)

Diferencial....é pouco provável que tenham mexido..... OKK

Essa questão do suporte aí é que está me preocupando. Olhei embaixo do carro e na parte das longarinas que fica embaixo do piso tem 4 prisioneiros para segurar a travessa que suporta o câmbio. Mas a travessa está localizada mais para trás do carro. Como as longarinas vão se distanciando ao longo do carro, a travessa não pode ser fixada nelas e então o sujeito soldou os suportes no assoalho do carro.

Quanto ao diferencial, existe diferença entre o diferencial dos carros com cambio 4 marchas pra os de 5 marchas? Algo que possa prejudicar o desempenho?

nao....os diferencias sao iguais nos opalas 4cc.....eles mudam de 4cc para 6cc e nao de 4 marchas para 5 marchas....

meu opala sempre foi meio ruim de suspensao.....entao eu nao abusava.....mas com o carburador duplo h34 na gasolina eu ja peguei 140 por hora e tinha pé pra pisar ainda.....


eu fiz essa adaptacao no meu opala 82 q tinha a caixa de 4 marchas e coloquei a de 5 marchas....a unica coisa q eu mexi foi na luva do carda

usei uma chapa de 8mm de espessura por 8 cm de largura e o comprimento foi visto na hora.....faz um ano q esta feito essa adaptacao...e ficou muito bom....bem firme.....

segue fotos:










logico q as fotos foram tiradas logo apos o servico e depois eu passei undersil para nao enferrujar
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Jul - 19:12:42

bruno silverstar83 escreveu:Tem uma plaqueta no lado direito do diferencial,mas como nossos carros tem mais 20 anos é podem ter alterado,o mais correto é contar os dentes do pinhão e coroa


mais facil e mais pratico do que contar os dentes do pinhao e coroa é contar as voltas do carda:

1º- Levante apenas uma das rodas traseiras do carro.
2º- Coloque o carro em ponto motor e motor desligado.
3º- Peça para alguém girar a RODA com a mão, até completar uma volta completa, durante o processo conte quantas voltas o CARDAN deu.

Se o CARDAN der 3 voltas e meia é porque é 3,54:1.
Se o CARDAN der 3 voltas e 1/9 é porque é 3,07:1.
Se o CARDAN der 2 voltas e 3/4 é porque é 2,73:1.
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 19:21:02

Marcos Adriano, agora entendi o que tá errado. Nos opalas de 4 marchas, a travessa é larga e fica fixada nesses pontos que eu circulei de vermelho na tua foto:



o problema é que ao invés de fazer isso que você fez e colocar a travessa estreita dos câmbios de 5 marchas, o cara usou a mesma travessa original, só que soldou suportes no assoalho pra prender ela, já que ela é mais larga e fica mais recuada. Tenho receio de fazer a adaptação que você fez (que é mais segura) pois não confio nos soldadores daqui da cidade
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 19:24:46

Marcos Adriano, que tipo de solda foi usada?
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Jul - 19:25:23

cara....alem de nao ser facil soldar....tem q tomar cuidado pra dobrar as chapas no maçarico.....


tenta posta umas fotos pra gente entender melhor o q o çidadaum feiz ai kkkkkk
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Jul - 19:32:45

ghbamorim escreveu:Marcos Adriano, que tipo de solda foi usada?

solda de oxigenio
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 11 Jul - 19:41:03

O meu era 4 cil e foi passado pra 6cil,e a unica coisa que foi feita foi invertido o suporte da caixa,não existe uma travessa,o suporte é o mesmo



Só não repara na sujeira de óleo



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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 11 Jul - 19:43:55

Que me lebre só nos opalas antigos tem essa travessa


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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Jul - 20:09:10

bruno silverstar83 escreveu:Que me lebre só nos opalas antigos tem essa travessa

a travessa q ele fala q foi soldada é a travessa original dos cambios varetados....
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 11 Jul - 20:34:11

Marcos Adriano escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Que me lebre só nos opalas antigos tem essa travessa

a travessa q ele fala q foi soldada é a travessa original dos cambios varetados....

Agora entendi   


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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 20:36:18

Isso mesmo Marcos.
Bruno, qual o ano do teu? Ele é Silver Star no documento? Me ofereceram um Silver Star por R$2000,00, mas tem um bocado de coisa pra fazer. Tá com a frente do 88. Não quis pq já estou com 2 e não tenho mais espaço pra colocar
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Sex 11 Jul - 20:42:30

Bruno, bom saber que pra colocar um 6 cilindros basta inverter o suporte. Um gasto a menos Smile
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 11 Jul - 20:49:18

Ele é um silverstar 83 mas não ta no documento infelizmente,mas foi um silverstar com certeza e num futuro voltara a ser  Very Happy .Esse cambio é o 5M do 4 cil,pra andar na manha vai bem a gora se começar a dar pau quebra rápido,elem do suporte tive que recuar um pouco o console.


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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 12 Jul - 17:45:19

bruno silverstar83 escreveu:Ele é um silverstar 83 mas não ta no documento infelizmente,mas foi um silverstar com certeza e num futuro voltara a ser  Very Happy .Esse cambio é o 5M do 4 cil,pra andar na manha vai bem a gora se começar a dar pau quebra rápido,elem do suporte tive que recuar um pouco o console.


há quanto tempo vc usa o cambio 5 marchas do 4cc no seu 6cc?? qual é o seu diferencial?? 3,54 - 3,07 ou 2,73??
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 12 Jul - 17:51:10

Desde o final de 2010,mas ano passado tive que abrir porque deu problema nos sincronizados,mas porque a caixa tava com pouco óleo e foi completado e com isso deve ter flutuado alguma sujeira que tava no fundo da caixa,mas se fosse feito manutenção correta isso não teria acontecido.Mas agora o cambio tá bem melhor,engate bem fácil sem forcar,se andar na manha vai aguentar o resto da vida.O diferencial é um 3:54


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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 12 Jul - 17:53:57

bruno silverstar83 escreveu:Desde o final de 2010,mas ano passado tive que abrir porque deu problema nos sincronizados,mas porque a caixa tava com pouco óleo e foi completado e com isso deve ter flutuado alguma sujeira que tava no fundo da caixa,mas se fosse feito manutenção correta isso não teria acontecido.Mas agora o cambio tá bem melhor,engate bem fácil sem forcar,se andar na manha vai aguentar o resto da vida.O diferencial é um 3:54



ahhhh tahh......

o diferencial é 3,54
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 12 Jul - 17:59:26

Na estrada fica ruim,muito curto mas tambem o braseixo já ta no final de vida,uma folga tremenda


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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 12 Jul - 18:03:10

bruno silverstar83 escreveu:Na estrada fica ruim,muito curto mas tambem o braseixo já ta no final de vida,uma folga tremenda

 
ah sim.....entendi.... OKK
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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

Mensagem por ghbamorim em Seg 23 Nov - 16:36:22

Tenho passado muito tempo sem logar no fórum. Resolvi o problema cortando o túnel de um carro mais novo e trocando o do meu. O lanterneiro é bem experiente e sempre faz esse tipo de adaptação. Já faz um ano que foi feita a troca e tá tudo ok. O problema da perda de desempenho foi pq misturaram carretas de 6 cilindros com de 4 cilindros na minha caixa. Também foi resolvido. Obrigado pelas respostas

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Re: Cambio 5 marchas (4 cilindros) em Opala 1980

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