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respiro motor

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respiro motor

Mensagem por Murilo R em Seg 21 Jul - 14:46:47

Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar A SAIDA do T do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor

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Re: respiro motor

Mensagem por Vitor Celestino em Seg 21 Jul - 14:59:09

Murilo R escreveu:Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar  A SAIDA do T  do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor

Ao meu ver vc só estará encurtando o caminho do ar, agora "melhorar" já é outro assunto, esse respiro que vc quer montar ficará bonito esteticamente agora como funcionalidade temos que ver

marcel.minatto
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Re: respiro motor

Mensagem por marcel.minatto em Seg 21 Jul - 15:33:20

esse respiro do do T pode ser anulado sem problemas! porem a ideia era circular esse ar quente passando por dentro do corpo do carburador e jogando dentro do hidro vaco! mas muitos não tem mais isso! não sei até que ponto interfere!

Parolim77
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Re: respiro motor

Mensagem por Parolim77 em Seg 21 Jul - 15:34:39

Esse cano joga vapor de oleo na adm de ar do motor eu ja passei mal momentos com oleo descendo por ele e queimando no motor fazia uma fumaceira que parecia burnout kk

na minha opinao suja o ar que vai pro motor , num vai te dar 1000 hps mais melhora sim , tampe somente o furo do coletor de adm se nao voce ira ficar sem freio e o carro nao vai parar ligado , jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba ,poem o filtrinho ou a magueira mirando pra baixo pois vai pingar oleo abraço

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Re: respiro motor

Mensagem por Vitor Celestino em Seg 21 Jul - 15:38:31

Parolim77 escreveu:Esse cano joga vapor de oleo na adm de ar do motor eu ja passei mal momentos com oleo descendo por ele e queimando no motor fazia uma fumaceira que parecia burnout kk

na minha opinao suja o ar que vai pro motor , num vai te dar 1000 hps mais melhora sim , tampe somente o furo do coletor de adm se nao voce ira ficar sem freio e o carro nao vai parar ligado , jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba ,poem o filtrinho ou a magueira mirando pra baixo pois vai pingar oleo abraço

Resumindo,

vc pode perder um pouco de sensibilidade do freio e o motor não vai aquecer ou segurar gases com o respiro...

é isso!

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Re: respiro motor

Mensagem por ophala76 em Seg 21 Jul - 18:53:58

Posso aproveitar o tópico?

Comprei essa tampa de válvulas pro meu Opala:



e a mesma não tem o respiro lateral, que originalmente vai ligado ao coletor de admissão.

Estou meio encafifado com isso, cheguei a sonhar que o motor estava derretendo, literalmente, igual sorvete no asfalto...
(Estou achando que isso vira uma panela de pressão)

Sei que esse respiro leva os gases para serem queimados na admissão, preciso me preocupar em não tê-lo mais no meu carro?

Isael
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Re: respiro motor

Mensagem por Isael em Ter 22 Jul - 8:14:28

Os respiros da tampa existem principalmente para alívio de pressão do sistema de lubrificação
e eles são ligados na admissão para redução de emissões...
a quantidade de respiros na tampa não muda nada, só não podem ser obstruídos!!!!!

o respiro q nenhum opala tem e q faz A DIFERENÇA é o de carter
somente motores modernos tem respiro de carter, que alivia a pressão (atmosféria) dentro do bloco

o único jeito de fazer um no opala é instalando uma bomba de combustível elétrica
e no lugar da bomba mecânica, vc põe um tampão com um espigão para mangueira
ou melhor, um tampão com uma válvula PCV
aí, enquanto o motor gira, e os pistões sobem e descem, não cria um bolsão de ar em baixo do pistão
reduzindo a resistência para o mesmo descer, e aproveitando melhor a energia da queima
Detalhes de carros de competição!!!!

adpachec
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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Ter 22 Jul - 10:07:26

Murilo R escreveu:Question no motor 4cc do opala tem dois respiros no tampao de valvula o da frente vai ligado no filtro do carburador e o de trais vai ligado no T do coletor na mesma peça que esta ligado a mangueira do hidrovacuo sera que da para isolar  A SAIDA do T  do coletor e colocar um filtrinho em cima ,será que melhora o funcionamento do motor

Melhorar não melhora, mas pode estabilizar a lenta.
O meu possui as 02 saídas, uma eu coloquei um filtro esportivo de óleo, e a outra que era ligada a panela do filtro eu desconectei da panela e fechei, a marcha lenta sem ela fica melhor.
A mangueira que vai ligada ao coletor eu desliguei e fechei a entrada no coletor, ela empobrece (e enfraquece) o motor, mas não desconecte a do servo freio.
O que não pode é fechar as 02 saídas do respiro.

 OKK 

Eu uso este:


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Re: respiro motor

Mensagem por Paulo Corso em Ter 22 Jul - 13:31:01

Se o motor estiver em dia, não faz nem sentido retirar da mangueira do respiro do coletor de admissão, acho que não vai ganhar em nada, alias vai aumentar a emissão de poluentes. Os vapores de óleo são reaproveitados e queimados junto com a mistura, alias se você retirar a mangueira, vai ter que acertar essa mistura novamente, mas isso tudo se o motor estiver em ordem.


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Re: respiro motor

Mensagem por carlos.miranda em Qua 30 Jul - 16:15:27

Galera notei que se eu dobrar a mangueira que vai da tampa para o coletor de admissão o carro morre, é normal? Achei muito estranho isso acontecer.

Abraço,

Carlos

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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Qua 30 Jul - 18:10:23

carlos.miranda escreveu:Galera notei que se eu dobrar a mangueira que vai da tampa para o coletor de admissão o carro morre, é normal? Achei muito estranho isso acontecer.

Abraço,

Carlos

Normal?
Depende do acerto do carburador, que no seu caso a principal fonte de ar é pela mangueira.
A meu ver, o ar entrando "por baixo" empobrece a mistura e retarda a resposta do carburador.

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Re: respiro motor

Mensagem por carlos.miranda em Sex 1 Ago - 11:42:30

Então eu precisava saber se tem algo que eu posso fazer, porque aparentemente é algum problema, até a regulagem do ar não deve ficar certa por causa disso tbm, mesmo se eu fecho o ar todo o carro não morre.

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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Sex 1 Ago - 19:57:51

carlos.miranda escreveu:Então eu precisava saber se tem algo que eu posso fazer, porque aparentemente é algum problema, até a regulagem do ar não deve ficar certa por causa disso tbm, mesmo se eu fecho o ar todo o carro não morre.

Primeiro tem que ver a regulagem motor/carburador........
Este sistema de respiro tem que possuir uma válvula que se abre em rotação mais elevadas que a da marcha lenta, ou possuem dentro da tampa de válvula uma "palha de aço" que funciona como filtro e limitador do fluxo de ar que é aspirado pelo motor por esta mangueira.
Mas imagine esta palha de aço quando velha, vai perder sua eficiência, e o pior, pode ser puxada pelo motor e riscar as camisas dos cilindros.
Então verifique a situação, a palha de aço dentro da tampa, ou a válvula perto do coletor de admissão, se não possuir nada tente regular o carburador, mas no meu caso eu arranquei esta mangueira como já havia explicado.
A válvula:



http://www.opaleirosdoparana.com/t32835-coletor-aquecido

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Re: respiro motor

Mensagem por menegus1 em Sab 2 Maio - 18:07:51

fui mexer nessas mangueiras hoje e vi notável sensibilidade no parafuso de mistura do meu bura,,,

só que fiquei incafifafdo que no respiro da frente e no de tras que deixei abertos fica saindo uma fumacinha... será que isso nao é ruim??? ou é normal.

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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Sab 2 Maio - 18:22:12

menegus1 escreveu:fui mexer nessas mangueiras hoje e vi notável sensibilidade no parafuso de mistura do meu bura,,,

só que fiquei incafifafdo que no respiro da frente e no de tras que deixei abertos fica saindo uma fumacinha... será que isso nao é ruim??? ou é normal.

É vapor de óleo e sua condensação com o ar ambiente, mas se é muita fumaça, aí é anel quebrado.

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Re: respiro motor

Mensagem por adonel em Sab 2 Maio - 18:29:01

Parolim77 escreveu:jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba

E ai adpachec? auhehauhae

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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Sab 2 Maio - 21:58:08

adonel escreveu:
Parolim77 escreveu:jamais JAMAIS tampe os furos da tampa de valvula se nao voce criara uma bomba

E ai adpachec? auhehauhae

Os motores Ap costuma entupir a válvula antichama e começa a fumar por pressão no motor, e muitos abrem o motor achando que tem coisa errada.
E é só a válvula...........



O Ap se não entope esta válvula entope a grade que tem embaixo dela, dentro da tampa.....mas aí é desleixo do dono.

Nos opalas mesmos os não preparados é melhor deixar a passagem de respiro livre, mesmo que só com um filtro esportivo de óleo.

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Re: respiro motor

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 2 Maio - 22:24:35

adpachec escreveu:
menegus1 escreveu:fui mexer nessas mangueiras hoje e vi notável sensibilidade no parafuso de mistura do meu bura,,,

só que fiquei incafifafdo que no respiro da frente e no de tras que deixei abertos fica saindo uma fumacinha... será que isso nao é ruim??? ou é normal.

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Agora fiquei assustado,de vez em quando o meu solta fumaça no filtrinho que coloquei no respiro,mas o carro não fuma


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Re: respiro motor

Mensagem por alex medina em Sab 2 Maio - 22:30:33

bruno silverstar83 escreveu:
adpachec escreveu:

É vapor de óleo e sua condensação com o ar ambiente, mas se é muita fumaça, aí é anel quebrado.

OKK

Agora fiquei assustado,de vez em quando o meu solta fumaça no filtrinho que coloquei no respiro,mas o carro não fuma
pode ficar tranquilo ,se fosse anel quebrado cm certeza vc saberia,hahaha,pq o negocio é feio

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Re: respiro motor

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 2 Maio - 22:33:59

alex medina escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:

Agora fiquei assustado,de vez em quando o meu solta fumaça no filtrinho que coloquei no respiro,mas o carro não fuma
pode ficar tranquilo ,se fosse anel quebrado cm certeza vc saberia,hahaha,pq o negocio é feio

Tomara que não seja mesmo,esse vapor sempre aparece depois de uma puxada violenta kkkk
mas nã deve ser anel mesmo,porque não abaixa o nível


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Re: respiro motor

Mensagem por alex medina em Sab 2 Maio - 22:35:47

hahaha entao ta normal brunao,fica de boa,anel quebrado o carro falah,sai muita fumaça pelo o respiro,ate a vareta do oleo pula fora,hahaahh

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Re: respiro motor

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 2 Maio - 22:46:59

alex medina escreveu:hahaha entao ta normal brunao,fica de boa,anel quebrado o carro falah,sai muita fumaça pelo o respiro,ate a vareta do oleo pula fora,hahaahh

Agora fiquei tranquilo hehe,valeu Alex OKK


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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Dom 3 Maio - 15:28:54

Anel quebrado de pistão:


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Re: respiro motor

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 3 Maio - 16:01:06

Carai... o meu quando solta fumaça não é tanta assim,e o problema é que o óleo esfria e fica no filtrinho que tem no respiro,ai pinga no coletor de escape


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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Dom 3 Maio - 16:06:08

O filtro fica na horizontal e pinga mesmo, o melhor seria achar uma curva de 90° ou um cotovelo.

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Re: respiro motor

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 3 Maio - 16:10:57

adpachec escreveu:O filtro fica na horizontal e pinga mesmo, o melhor seria achar uma curva de 90° ou um cotovelo.

Tambem pensei nisso,mas acho que vou por um reservatório pequeno mesmo,fica até bacana no cofre


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Re: respiro motor

Mensagem por megadeth em Sex 13 Nov - 20:36:31

amigos meu hidrovácuo está isolado(pois está furado) fiu trocar a mangueira e tinha um parafuso dentro, então um dos respiros já está isolado certo?o carro esta assim faz uns 2 anos e uso todo dia
o que eu poderia fazer para continuar com o hidro isolado e liberar esse respiro

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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Sab 14 Nov - 9:30:57

megadeth escreveu:amigos meu hidrovácuo está isolado(pois está furado) fiu trocar a mangueira e tinha um parafuso dentro, então um dos respiros já está isolado certo?o carro esta assim faz uns 2 anos e uso todo dia
o que eu poderia fazer para continuar com o hidro isolado e liberar esse respiro


O pedal de freio não fica duro demais sem hidrovácuo?

A entrada no coletor que é do Hidrovácuo tampe ela, um pedaço e mangueira e um tarugo dentro (ou parafuso) preso com abraçadeira.
A do respiro, ou deixe ligado no coletor, ou tampe ele também (coletor) e deixe um respiro na tampa.

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Re: respiro motor

Mensagem por eleandro kalckmann em Sab 14 Nov - 11:27:18

axo q eu to meio fora da caxola kkkkkk li tudo e ainda nao entendi uma coisa obvia kkkkkk

a questao é a seguinte;
Na tampa de valvula existe 2 saidas de gases q sao re-adimitidas pelo motor....mas se eu deixar sem as duas mangueiras e apenas colocar um filtro ou até mesmo colocar umas mangueiras mais compridas viradas para baixo .....tem algum problema?
as saidas sao as da foto abaixo!!!!


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Re: respiro motor

Mensagem por adpachec em Sab 14 Nov - 13:14:24

O da direita eu liguei na panela do filtro e o da esquerda em um filtro esportivo.



OKK

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Re: respiro motor

Mensagem por megadeth em Sab 14 Nov - 16:53:47

adpachec escreveu:
megadeth escreveu:amigos meu hidrovácuo está isolado(pois está furado) fiu trocar a mangueira e tinha um parafuso dentro, então um dos respiros já está isolado certo?o carro esta assim faz uns 2 anos e uso todo dia
o que eu poderia fazer para continuar com o hidro isolado e liberar esse respiro


O pedal de freio não fica duro demais sem hidrovácuo?

A entrada no coletor que é do Hidrovácuo tampe ela, um pedaço e mangueira e um tarugo dentro (ou parafuso) preso com abraçadeira.
A do respiro, ou deixe ligado no coletor, ou tampe ele também (coletor) e deixe um respiro na tampa.

OKK
Olha o pedal fica um pouco duro sim mas eu acostumei faz 2 anos que está assim

JonasJf
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Re: respiro motor

Mensagem por JonasJf em Sab 14 Nov - 23:06:07

Não sou entendedor não mas já passei uns apertos com esses respiros. Como dito ai pra cima, eles servem pra aliviar a pressão interna do motor (e por isso nunca se pode fechar os dois respiros)!

O esquema de ligação dele cria um fluxo de ar que entra pelo filtro de ar > respiro da frente > interior da tampa de válvula > coletor de admissão. Isso faz com que o vapor de óleo seja readmitido e queimado, além de ajudar na lubrificação de válvulas. Detalhe importante é que no "T" que vai no coletor de admissão, a perna que recebe a mangueira da tampa de válvulas, apesar de ser mais grossa, tem um furo pequeno pra limitar a pressão do vácuo (tipo um gicleur)...se fizer qualquer adaptação e colocar algo que não limite essa pressão do vácuo vai cair óleo na admissão e enfumaçar tudo, além de não dar lenta.

Já li também que em carros a alcool a supressão desse sistema ocasiona mais borra nas válvulas...não sei pq...

Enfim...se tá lá creio que tenha um porque...pensei em isolar no meu carro mas desisti.

Se quiser tampar vai ter que regular carburador de novo, afinal perde-se uma entrada de ar, e tem que deixar pelo menos um dos dois respiros abertos e com filtro.

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Re: respiro motor

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