Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala não pega na chave
Hoje à(s) 7:33:10 por diplomata1985

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Hoje à(s) 7:24:42 por diplomata1985

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 7:04:11 por cae

» comando omega 6mil rpm
Hoje à(s) 6:59:34 por PIZZOLO

» Apresentação - Opalão 79 - 4 portas
Hoje à(s) 6:57:08 por diplomata1985

» Porta malas elétrico
Hoje à(s) 6:53:10 por diplomata1985

» Opala 75 amarelo trigo 4 portas
Ontem à(s) 21:35:57 por BrunoG

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Ontem à(s) 17:32:33 por gabriel.acosta

» Opala Drift ?
Ontem à(s) 16:19:51 por Shadow90

Quem está conectado

66 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 63 Visitantes :: 2 Motores de busca

diplomata1985, renato732, Wanderson G. Nunes


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7862)
 
100 (7771)
 

Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Compartilhe

Eduh2800
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1294
Idade : 22
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014

Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por Eduh2800 em Sex 25 Jul - 23:31:51

Boa noite pessoal, Seguinte:

Hoje estava-mos conversando sobre cabeçotes, apertos e etc...
Pois quando um parceiro meu me perguntou qual limite seguro de um cabeçote gasolina para rebaixar, independente se vai rodar no alcool ou gasolina?

E outro que me perguntou também... o que seria como rebaixar em angulo? eu não sei dizer como pois sempre mando tirar a lasca parelha, alguém poderia me explicar como é isto? tipo rebaixar 2mm na parte dos coletores e 3mm nas velas, se poderem me ajudar ficarei muito grato, pois nem tive o que falar pro rapaz sobre este tipo de rebaixe 

"OBS: Ele quer rebaixar o dele em angulo, se alguém poder explicar certinho como ele tem que pedir na retifica, ficarei grato por ele"  OKK 

OBS 2 : Eu procurei e não achei uma explicação sobre limites no cabeçote gasolina e nem em angulo

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por BANDIT em Sab 26 Jul - 10:54:00

cabeçotes de opala 4cc   Question  Question  Question 

rebaixar em ângulo pra mim é cagad%$#.....pois em algum momento do cabeçote vai ter uma diferença....isso não é bom !!!!

e balanceiros vão sofrer a ação   desse ângulo.....eu nunca fiz e não faria isso !

se for cabeçote de opala 586  da pra tirar 4mm.  (no máximo )  o 831  2mm (no máximo )

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por BANDIT em Sab 26 Jul - 11:03:32


Eduh2800
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1294
Idade : 22
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por Eduh2800 em Sab 26 Jul - 12:54:35

O cabeçote em angulo é para um 6 cilindros final 831 mesmo Bandit, também não confio muito nisto...

E o limite para rebaixar um gasolina com segurança é para um 4 cilindros dos modernos ( cinza ) pelo que sei a altura é 79mm, ele perguntou se pode ir a 76mm ai eu não sei... pois nunca passei dos 76,8mm e os alcool em 75mm.

O meu ja foi trabalhado, ai queria tirar as duvidas dos rapazes que perguntaram.

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por BANDIT em Sab 26 Jul - 13:27:55

Então  os últimos cabeçote  (cinza) 586.....de opala 90 até 92   esses  4mm deixariam + ou menos com 55cc de câmara !

O meu está com 51cc de câmara !

eu já  vi (mas não fiz )  com 47cc de câmara !

Já ouvi de alguém que disse que deixou com 45cc. de câmara !!!

o problema de se rebaixar tudo ou tanto.....é se acontecer um super aquecimento ...ai vc. não tem + oque retirar !

.....................

se vc. leu oque eu postei ali no link....é uma discussão sobre cabeçote antigo de opala 831....onde um usuário daqui do fórum levou o seu cabeçote pra um dos maiores preparadores aqui de Curitiba, se não me engano  retiraram 3mm. desse cabeçote !  Preparador reconhecido.....eu disse que ia dar merd¨%¨......o dono do opala disse que estava bom....até derreter ! !!!!!!


Então isso de rebaixar cabeçote é muuuuuuitpo complicado .....se a gente só discutir a peça em si....é uma coisa....

mas ele não está sozinho

então teríamos:
 ponto
acerto de combsutivel
taxa
tamanho de pistão
tamanho do carburador  ou ( S )
comando


tudo influencia seria como agravante e atenuante ......ao cabeçote em si  pois é todo um conjunto ...pra vc. ter ideia oque 1° refrigera um motor é o combustível.....depois vem a água  ,então uma webber 40....fica pequena até nesse ponto !

então no geral

eu prefiro seguir essa métrica :

cabeçote 831....rebaixe 1.5mm.
cabeçote 586 rebaixe 3mm.

esse rebaixo....não muda lá grande coisa na taxa em si !
Oque vai dar taxa de verdade é cabeça de pistão (dume) ....ai sim vem taxa ! 

................................

Não é falta de vontade minha em ajudar ......

Não sei se vc. conseguiu entender minha resposta  , mas resumindo :

cada caso é um caso....cada motor é um motor !  OKK 

Eduh2800
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1294
Idade : 22
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por Eduh2800 em Sab 26 Jul - 13:31:21

Entendi sim Bandit,  obrigado pela ajuda  OKK

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por BANDIT em Sab 26 Jul - 13:34:42

Sobre cabeçote de opala 4cc....o quanto que se pode rebaixar ai eu não sei.....

teria que ver com alguém que entenda .....se há diferença ou não entre anos de fabricação....

seria bom vc. mandar uma MP pro J RICARDO

Ele entende muito de motor 4cc ! OKK 

Eduh2800
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1294
Idade : 22
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por Eduh2800 em Sab 26 Jul - 13:51:06

Ok, vou da uma olhada com ele se tem alguma diferença entre anos de fabricação , obrigado novamente  OKK

frederico santos
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3000
Idade : 40
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por frederico santos em Sab 26 Jul - 16:13:34

Já li sobre isso na Autopower mas isso só Evandro ou algum outro preparador p explicar melhor.Ja me iludi muito com revistas,que fazem reportagens muito distorcida, hj pesquiso 90% dos assuntos aqui e vejo o que consigo fazer em casa mesmo,que é nada p muitos mas suficiente p que eu quero.Neesa mesma revista diz que se pode rebaixar até 2,5mm com segurança portanto rebaixei 2mm justamente o pq Banditt citou.Nem invente de pedir p fazer isso em qualquer retifica que é capaz de darem PT no cabeçote.

Eduh2800
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1294
Idade : 22
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por Eduh2800 em Sab 26 Jul - 17:15:15

Eu falei com o J ricardo que foi muito atencioso, 
ele me afirmou que o cabeçote do opala 4 cilindros a gasolina pode se baixar de 79mm STD a 75mm que fica bom, algo realmente garantido e pode usar por bastante tempo é  76mm, mas pode ir ate a 74mm, neste ultimo...com risco claro!!! 
Matou muito a duvida dos cabeçotes 4 cilindros em relação ao 6.
Pode se consider tópico fechado  OKK

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 26 Jul - 17:23:54

Sábias informações,realmente é o que mais ve alguns dizendo que tirar 1mm já fica bom,


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Eduh2800
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1294
Idade : 22
Localização : Sinop, MT
Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
Data de inscrição : 05/05/2014

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por Eduh2800 em Sab 26 Jul - 17:30:55

Eu joguei fora quando era cabaço 2 cabeçotes a gasolina do 4 cilindros Evil or Very Mad por que eles estavam com 77mm e a retifica falava que estava condenado... Ah se eu soubesse que poderia tirar 4mm com segurança...Rolling Eyes 
Vivendo e aprendendo... Muito obrigado ao Jricardo e ao Bandit por dar uma luz no tópico e sabias informações 
 

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 26 Jul - 18:21:14

É como o BANDIT falou em alguns tópicos,"nunca se confia em retífica"


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


RN_Willemann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2517
Idade : 26
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por RN_Willemann em Sab 26 Jul - 21:46:41

Eu uso 2mm no 831 álcool e ficou com 59cc

rafa_pr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1057
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata 90
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por rafa_pr em Dom 27 Jul - 21:47:20

Só pra pontuar as coisas, sobre quando meu cabeçote trincou.

Eu comecei a aprender sobre a Weber e fazer o acerto dela, montei uma sonda Wide e tudo. Eu deixei um acerto meio "no limite", sendo que de pé no porão em primeira e segunda marchas a leitura da sonda variava entre 0.85~0.88 de fator lambda. Em várias outros testes de acerto e combinações de giclê eu cheguei a ter picos de 0.95, até 1.00, ou seja, mistura BEM pobre. Aí o cabeçote já começou a apanhar, mas foi aguentando...

Em agosto do ano passado eu andei pela primeira vez num trackday, aqui no autódromo de Curitiba. Pra quem nunca entrou num autódromo, vcs devem imaginar como foi a ansiedade e empolgação na pista. Foi tanta empolgação, que eu nem me lembrei de conferir temperatura do motor, luz de óleo e, o mais importante, a sonda!!

Até então meu carro tava com bomba mecânica de combustível e eu não tinha tido oportunidade ainda de acelerar ele até o fim da terceira e quarta marchas de pé no porão. Na rua, sem chance. Essa oportunidade veio no autódromo, junto com toda a empolgação que eu falei acima...hahhaha!!

Resultado: depois de umas 15 ou 20 voltas "derretendo" na pista, eu senti que o carro tava dando umas cortadas na reta, mas mesmo assim eu nem me toquei de olhar na sonda. Quando fui olhar, a mistura tava dando coisa de 1.15 até 1.20 de fator lambda. Quem conhece um pouco de preparação sabe que isso não é nem mistura pobre, já é uma mistura miserável, hahaha!! Mas aí, quando eu vi, já era tarde. Já tinha dado muitas voltas assim, foi praticamente a tarde toda acelerando desse jeito!

O acerto que eu tinha montado tava bom pra primeira e segunda marchas, mas daí em diante a bomba mecânica não dava mais conta de alimentar o motor e secava a cuba. Infelizmente eu só fui perceber isso na pista, pois na rua é difícil conseguir espaço pra isso. E aí, danou-se, perdi o cabeçote mesmo!!

Mas aí eu digo: nessas condições extremas, não sei nem se um cabeçote original ia aguentar levar tanta porrada. Talvez sim, talvez não. O fato é que eu já conheci e também já ouvi falar de alguns carros que andam com o 831 rebaixado no limite, tipo 3mm, por um bom tempo. O meu Opala eu rodei quase 2 anos desse jeito, antes de ir pra pista. Mas o que também é fato e eu pude comprovar na pele é que o 831 realmente não aceita desaforo quando rebaixado desse jeito!

Então, em resumo, se quiser assumir o risco de tirar os 3mm eu acho que é possível sim. Mas tem que ter cuidado redobrado, pq ele realmente fica sensível!!

Depois disso foi montado um 586 que ficou com 55 ou 56cc de câmara, por aí, já não lembro mais. Foi rebaixado meio que o "limite" do 586 também. E medindo no "dedômetro" a espessura do metal nas galerias de água, é fato: o 586 deve ficar com pelo menos o dobro de espessura de metal com relação ao 831 no talo tbm!!

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por BANDIT em Seg 28 Jul - 17:20:16

Em resumo só foi confirmado oque está na mensagem N°5...e confirmado que o cabeçote 831 é fraco...pra se rebaixar 3mm. !

O problema que aconteceu com toda certeza é pelos rebaixamento do cabeçote 831.....a falta de combustível...contribui , mas não foi a responsável....pois seria + fácil derreter alumínio de ferro fundido !

Claro que , tem agravantes como atenuantes.....se os pistões estiverem com muita folga.....fica + difícil de derreter eles ! Tem taxa...ponto....

Eu sou da ideia que taxa se consegue com cabeça de pistão (dume).....cabeçote rebaixado é só um "trato  para se conseguir um pouquinho +.....

aqui é diferente.....(no geral)  o pessoal quer conseguir taxa ....só rebaixando....ai não rola...

interessante sobre bomba mecânica.....aqui deu um "rebu"  só porque eu disse que é sempre melhor a elétrica a mecânica

tinha até foto de motor com 2 webber e bomba original mecânica  ......

http://www.opaleirosdoparana.com/t29631-sera-que-fica-bom

.....................

Opala só tem um único cabeçote pra preparar 586 !

rafa_pr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1057
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata 90
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por rafa_pr em Seg 28 Jul - 21:44:22

Bom, esse é um assunto controverso, mas da minha experiência tudo ficou muito mais fácil depois da bomba elétrica instalada.

Quebrei muito a cabeça fuçando na Weber e estudando ela, lendo os posts do Jefferson Heerdt aqui no fórum e tbm me baseei em um livro gringo que já coloquei o nome aqui. Aprendi muita coisa e, de início, muito do que tava no texto do Jefferson e no livro não funcionava 100% nos meus testes de acerto (tudo tirando a prova real com a leitura da sonda).

Depois de instalar a bomba elétrica, o carro não só ficou um canhão de 3a e 4a até o fim qdo andei no trackday no início desse ano, como todo o acerto desde a baixa, progressão e alta ficou muito mais fácil e linear. A Weber começou a responder de forma muito mais precisa aos ajustes nos giclês de ar, principal e de lenta, bem como estava explicado na teoria. Ficou bem mais fácil separar as fases do acerto e sentir a diferença de cada uma!

Aí eu lembrei que láááá no início do texto que o Jefferson postou eles alertavam que a pressão de combustível e vazão da alimentação é a primeira coisa que tem que ser resolvida antes do acerto. E de fato é mesmo!!!

Conteúdo patrocinado

Re: Cabeçote : Limite para rebaixar e baixar em angulo - Tira duvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:36:20


    Data/hora atual: Seg 5 Dez - 7:36:19