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Giro e Compressao GM 250

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Marcel PR
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Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Dom 10 Ago - 23:47:43

Em um 6cc de competiçao quanta compressao a alcool eu poderia ter,e seria possivel girar 7000 rpm sem problemas,ou entao como supera los, e qual o melhor comando para isso ?

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Dom 10 Ago - 23:48:30

Seria possivel atingir 14:1 ?

Licinio jr
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Licinio jr em Seg 11 Ago - 15:33:30

Sim até 14,5 no máximo, dependendo do comando. Se o comando tiver um cruzamento bem grande (overlap alto) aceita essa taxa, se tive pouco cruzamento é melhor ficar em 14 ou até 13,5 por causa da taxa dinâmica. Resumindo, comando bravíssimo 14,5, comando bravo 14, comando médio 13,5, comando manso eu me recuso a comentar ,kkkkk.

Licinio jr
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Licinio jr em Seg 11 Ago - 15:35:04

Chegar em 7000 rpm com força, vai depender dos comando, tuchos e molas que você colocar, além de balanceamento, polia, cabeçote e coletor e carburação.

BANDIT
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Seg 11 Ago - 20:21:04

Marcel PR escreveu:Em um 6cc de competiçao quanta compressao a alcool eu poderia  ter,e seria possivel girar 7000 rpm sem problemas,ou entao como supera los, e qual o melhor comando para isso ?


Já tiramos 17 de taxa com pistão dentro do cabeçote  !

o pistão sai um tanto pra fora do bloco.....(parece um HEMIzinho!) a câmara dele é toda trabalhada e deixada redonda  o pistão entra lá pra dentro mesmo !  Mas isso era pra corrida !

Esse motor era pra 6800rpm.....mas no dino chegou a girar até 7000rpm alimentado por uma  super DFV  (regulamento)  comando 310°x 320°

Mas isso era pra corrida !

gira vc. gira até 8.500RPM






Pra girar ai 7.000rpm vc. precisa de bomba Higt  Volume....passou disso vc. precisa de lubrificação de biela e vira-brequim ....porque nem a bomba higt volume da conta  Exclamation  Exclamation  Exclamation 

E outra pra girar + de 7500rpm vc. precisa mudar as bielas pra 6.2pol. ......pra melhorar a R/L  e é claro ter um excelente trabalho de balanceamento !!!!!  Se não voa caco pra todo lado !

Comando de 1° hoje em dia não se compra   se faz !

.....................

Se vc. aceitar um conselho :

se for um sonho teu algo que vc. quer muito.....invista nisso (o termo correto é investir porque vai grana pra cacete !)   Quanto + vc. quiser girar muito + caro vai ser o seu motor !

Pra 7000 rpm é bom forjar tudo fora a mão de obra pra montar !

Então monte um motor bem feito com peças originais .....que gire 6000rpm (com força) é muito + negocio pra vc. !  OKK

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Seg 25 Ago - 22:49:31

Desculpe a longa demora,meu antigo pc antigo ja era.Ok,qual a diferença de um comando mecanico e um roller?lembrando que é um motor para pista.

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Seg 25 Ago - 22:58:17

Seria um isky cams mecanico com 106º de lob,duraçao de 254ºx254º e levande de 591ºx591º.E um isky cams roller com 106º de lob,duraçao de 264ºx264º e levante de 640ºx640º.

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Seg 25 Ago - 22:59:30

Com esses comandos quanta compressao posso ter?

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Ter 26 Ago - 23:18:14

Forjar seria por peças metal leve ?

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Ter 26 Ago - 23:34:59

Agora surgiu um problema,na verdade eu optei pelo aspro para nao precisar forjar,alguma ideia de ate aonde eu posso prepara lo sem ter que forjar?

Isael
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Isael em Qua 27 Ago - 7:32:42

Legal o tópico hein!!!!
esse negócio de compressão é legal, ainda estou "estudando" o assunto
mas já sei q o "tamanho" do comando interfere na compressão dinâmica
um comando com overlap grande possui uma taxa dinâmica bem menor q a taxa estática!!!!
encontrei esse link q fala sobre isso, é em inglês...
http://www.badasscars.com/index.cfm/page/ptype=product/product_id=68/category_id=13/mode=prod/prd68.htm

embora eu tenha aprendido um pouco de inglês, pelo menos tenho um certificado q diz isso...  Razz
não tenho conhecimento necessário para traduzir pra vcs!!!! No  
sinto muito...

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qua 27 Ago - 17:25:46

Para 6500 rpm e 13 de taxa alcool eu nao vou precisar forja?certo?

BANDIT
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Qua 27 Ago - 20:24:07

Marcel PR escreveu:Para 6500 rpm e 13 de taxa alcool eu nao vou precisar forja?certo?


Vc vai precisar de um cabeçote 586  com 55cc de câmara ou até 51ccde câmara ....bielas de 6pol.   o bom seria os pistões  do opala 4cc   que são 4pol.  colocando esses pistões na bielas de 6pol. (opala 4cc ou opala 6cc de 90 em diante )  esse pistões saem 3mm pra fora do bloco

com esse 3mm. é que vc. vai fazer a cabeça de pistão (dume)   pra taxar o motor.....tem que medir tudo , talvez tenha que tirar um pouco do bloco....

só esse trabalho todo pra conseguir taxa .....é melhor comprar pistão J.E forjado >

é disso que vc. precisa pra conseguir taxa :

OKK

BANDIT
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Qua 27 Ago - 20:30:31


bruno silverstar83
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 27 Ago - 22:48:53

Acompanhando


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qua 27 Ago - 23:05:36

Nossa,sinceramente nao pensei que seria tao complicado,e tanto investimento,a pergunta agora e ate que ponto posso leva lo sem que haja tantas complicaçoes.

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qua 27 Ago - 23:16:25

Quanta taxa eu poderia ter com pistoes cabeça reta e rebaixando o cabeçote com alcool,e quanta rotaçao eu poderia desenvolver sem ter que forjar o motor.os pistoes sao 4"

Isael
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Isael em Qui 28 Ago - 7:36:27

olha...conseguir taxa sem pistões dome, só rebaixando o cabeçote, é muito difícil!!!
mesmo por que vc teria de rebaixar muitos mm, aí se não for o 586, acerta a galeria de água!!!!

blz, vc rebaixou o 586, mas as varetas ficaram compridas, vai ter de trocar por mais curtas
talvez não ache a da medida certa!!!!

a câmara ficou tão próxima do pistão q as válvulas podem bater nele, daí vc tem q fazer cavas no pistão...
isso já reduz um pouco a taxa...

vai vendo q complicado!!!!!!

HP é conseguido por pressão dentro da câmara
um comando bravo (overlap grande) faz a compressão dinâmica baixar,
visto q haverá um tempo maior em q as duas válvulas ficaram abertas!!!

é por isso q motores turbo/blower apresentam potência mais facilmente...

a sua pergunta agora é: até quantos RPM vc pode chegar, sem alterar muito o motor, né?
bem, aí é um pouco descepcionante!!!! o cabeçote original não ajuda muito...

uma preparação leve, usando um comando pelo menos de 250s e uma boa alimentação
vc pode usar aí uns 6500RPM

parece pouco???
lembre-se, é um motor 6 cilindros, com 4.100cc de volume, girando a 6.500 rotações por minuto!!!!!

eu acho coisa pra caramba...é só ver o tamanho e peso do virabrequim pra vc pensar...

eu prefiro ganhar torque, e ter esse torque desde baixa rotação...ainda não aprendi como
mas é o que eu prefiro!!!

BANDIT
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Qui 28 Ago - 11:08:24

Marcel PR escreveu:Quanta taxa eu poderia ter com pistoes cabeça reta e rebaixando o cabeçote com alcool,e quanta rotaçao eu poderia desenvolver sem ter que forjar o motor.os pistoes sao 4"


Vc está focando só na taxa....esqueça o Celta VHc que tem 12 de taxa e roda na gasolina....aquilo é um motor dos anos 2000  tudo eletrônico por isso vai embora

se vc. colocar essa mesma taxa num opala original (gasolina) já grila tudo bate pino....não adianta !

a taxa  é de acordo com o comando e combustível que vc. escolher

9 de taxa pra  opala original (gasolina) já está ótimo .....11 de taxa pra um opala com comando mediano (gasolina ) ...até uns 12 de taxa com comandão vai !

no álcool tem 11 pro original (álcool) está bom .......12,5 pra comando mediano está bom(álcool)  .....e 14 a  15 de taxa pra comandão está bom (álcool)

Pra metanol com comandão vc. pode chegar a 16 de taxa ou +

no nitrometano  vc. cai um pouco com comandão pra 13.5 a 14 !


.....................................


Ou seja a taxa é relativo ao comando e ao combustível !  OKK

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qui 28 Ago - 11:28:05

Ok entao seria um isky 525 A ou B de preferencia e 12,5:1 a alcool minha ideia,oque me dizem ?

BANDIT
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Qui 28 Ago - 12:02:42

Agora sim Marcel estamos caminhando pra algum lugar !!!!!

os 12.5 ficariam muito bom para o 525-B ! 

Vc vai precisar de bielas de 6pol.  (opala 4cc ou opala 6cc moderno de 90 em diante ....ou Siverado)

pistão 4pol.  !

vai ter que fazer cabeça de pistão ou (dume)  pra chega nessa taxa ....

......................

só rebaixando um cabeçote 586...e pistão reto não deve chegar nisso não . OKK

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por j135 em Qui 28 Ago - 13:17:16

Desculpa invadir o tópico.


E quanto de taxa pra rodar com comando 250/s no alcool?

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qui 28 Ago - 14:38:09

Como se faz cabeça do pistao?e,eu pesquisei no mercado livre e nao achei pistoes com dume,como posso encontra lo?

Isael
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Isael em Qui 28 Ago - 15:25:28

é Marcel, só não passei pra 4" por não ter encontrado nunhuma informação de COMO fazer esse dome
acabei comprando o Metal Leve cabeçudo mesmo, que já era o original do meu, só q medida 0,020"
nunca, mas nunca mesmo ví uma foto, nem imagino qual o formato ou posição q o dome tem de ficar!!!!
Vamos ver se alguém q já fez posta uma fotinha ae!!!
o bom é q dá pra deixar o dome no volume (cc) q vc quiser, pra chegar na taxa desejada...

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Qui 28 Ago - 17:14:21

Marcel PR escreveu:Como se faz cabeça do pistao?e,eu pesquisei no mercado livre e nao achei pistoes com dume,como posso encontra lo?

esse é feito no torno cópia do pista IASA :




esse aqui é Dume caseiro feito em casa ;





é daqui que vem esse duminho :








é é claro que não vai dar taxa como um pistão importado como esse aqui

importado :



OKK

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Qui 28 Ago - 17:19:03

dume caseiros :










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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por BANDIT em Qui 28 Ago - 17:20:41

Isael escreveu:é Marcel, só não passei pra 4" por não ter encontrado nunhuma informação de COMO fazer esse dome
acabei comprando o Metal Leve cabeçudo mesmo, que já era o original do meu, só q medida 0,020"
nunca, mas nunca mesmo ví uma foto, nem imagino qual o formato ou posição q o dome tem de ficar!!!!
Vamos ver se alguém q já fez posta uma fotinha ae!!!
o bom é q dá pra deixar o dome no volume (cc) q vc quiser, pra chegar na taxa desejada...


Mas é a melhor coisa entre fazer  (fabricar) e comprar

sem dúvida compre pronto !!!! OKK

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Isael em Qui 28 Ago - 21:52:24

Ah é...com certeza não tem comparação, comprar pronto é certeza de dar certo...
nossa, mas que frase de biscoito chinês!!!!!

Pô BANDIT...uma coisa nada a ver com esse tópico....kkkk
eu procurando q nem louco pelo tal "plastic range"  pra checar as folgas do meu vira
já tinha até desistido...não tinha achado nada!!!!
aí procurei no Google: "plastic range to checking clearence"
kkkkkkkk....é plastic gauge!!!!!!
Putz mano, dei risada pra caramba...até achei aki no Brasil por 30dilmas
vou apressar essa compra, afinal já faz quase um ano q fiz a retífica...

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qui 28 Ago - 22:39:18

Beleza,mas nao da pra tirar 1,5 ou 1 a mais de compressao so no cabrçote,ele ja e alcool e pelos dados de fabrica tem 11:1

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qui 28 Ago - 22:40:34

outra coisa qual carburador seria o melhor possivel?

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Isael em Sex 29 Ago - 7:42:07

olha Marcel, até eu já falei desse negócio de taxa algumas vezes...
SÓ, mas só mesmo...dá pra saber medindo o cilindro e cubicando o cabeçote
seguir tabelas não dá pra ter certeza...o meu era 4.1s original álcool, com pistão cabeçudo
na tabela deveria ter 55cc (álcool), mas tinha 71cc (gasolina)...num motor q nunca foi mexido!!!!
deve ser mais uma das mancadas da GMB

recomendo a vc medir, cubicar e anotar tudo
aí é só fazer os cálculos de quantos cc a câmara deve ter para chegar na taxa desejada
aí vc coloca esse cc na câmara e mede quantos mm deve ser rebaixado...é assim q se faz!!!

por exemplo, o meu tinha 71cc, eu decidi q queria ele com 52cc, isso daria 13:1
só q para isso teria de retirar 2,2mm do cabeçote 831
e a retífica me disse q cada passe (plaina) gasta 0,1mm
então decidi tirar só 2mm (câmara com 55cc) chegando a 12:1 e ainda me "restam" 2 plainadas se eu precisar...

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Sex 29 Ago - 11:37:22

Ta bom,e que semana que vem ele vai pra retifica e ja vou mecher no motor ,eu peço para eles medir para mim.

Marcel PR
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Marcel PR em Qua 3 Set - 14:26:42

Boa tarde,agora ja tirando o motor do cofre,outra pergunta e quanto a carburaçao,vou chegar a precisar de uma tripla ou um 650cfm,qual carburaçao colocar ?

Isael
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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por Isael em Qui 4 Set - 11:10:19

de acordo com os mestres...4jet de 600CFM mecânica!!!!!
o Opala não cria vácuo pra abrir o 2º
mais de 650CFM só com muita preparação!!!!
se for usar álcool, melhor a QuickFuel, que é 100% alumínio...o resto derrete!!!
dizem q acerta giglê e nunca mais mexe...
tem vídeo de Opala dando lenta de primeira partida, sem mexer em nada... Twisted Evil
Se não me engano, o BANDIT usa uma QuickFuel Drag 650...mas o motor dele é um 5.1 álcool  affraid  

Quanto as weber, são excelentes, quando bem acertadas...
o problema é achar o mechanico q faça isso direito
W40/48...é carburador de pista, inúmeras regulagens, mas quem vai acertar tudo isso???
tem q ser alguém com experiência de pista, aí imagina o $$$ pra acertar!!!!  
quando eu puder ($$$) vou comprar uma QuickFuel HR600...e ser muuuuuito feliz!!! OKK

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Re: Giro e Compressao GM 250

Mensagem por frederico santos em Qui 4 Set - 17:10:55

BANDIT escreveu:dume caseiros :










Eu não arriscaria fazer um serviços desse com ninguém por aqui,profissionais,quanto mais caseiro..Ja da p sacar a trabalheira que deve dar..

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Re: Giro e Compressao GM 250

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