Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 19:10:41 por Rubão6cc

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 19:07:06 por Rubão6cc

» [VENDO] Botão Buzina Almofada Diplomata 88/92 NOVA!
Hoje à(s) 18:41:32 por Pedrão B.

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Hoje à(s) 18:34:16 por Paulo Opala 4cc

» Retentor Câmbio Varetado
Hoje à(s) 17:28:58 por Fabio9437

» Comando Isky 278
Hoje à(s) 17:26:10 por Luiz Flavio

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 16:30:20 por gabriel.acosta

» Ajuda com senha perdida
Hoje à(s) 16:24:52 por Rubão6cc

» Repintando um Opala.
Hoje à(s) 15:37:54 por ^Marcos^

Quem está conectado

89 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 84 Visitantes :: 2 Motores de busca

marcao fb, opala4cc, OPAUTIC, Pedrão B., Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9351)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7877)
 
100 (7771)
 

TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Compartilhe

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Qui 8 Jan - 23:31:41

Vou explicar como funciona:

primeiramente temos de saber como funciona o sistema turboalimentado:

Quando falamos de motores de alta performance, logo nos vem em mente os motores turbinados, aquele som inconfundível de apito nas trocas de marchas, desempenho fantástico entre muitas outras qualidades, porém com muitas desvantagens segundo algumas opiniões.



Os motores naturalmente aspirados tem uma deficiência em regimes muitos altos, podemos imaginar um motor 2.0 l, isto é a cada giro completo do virabrequim, este motor aspirou 2 litros de ar. Façamos uma conta rápida, a 6.000 rpm, o motor dá 100 giros em um segundo, que equivale a aspiração de 200 litros de ar por segundo, como sabemos a admissão de ar em um motor se faz pela depressão causada pelo movimento dos pistões, algo como uma seringa puxando um líquido.

Agora fica fácil entender que em altos giros, esse motor 2.0 l irá aspirar bem menos que isso. Como podemos aumentar essa aspiração ? Que tal empurrarmos o ar para dentro do motor.

Para isso, o turbo compressor é o modelo mais conhecido, então vamos à ele. Neste modelo, os gases de escape passam por uma roda dentada, conhecida por turbina, daí o nome turbo, esses gases movimentam a turbina que está acoplada através de um eixo ao compressor, que também é uma roda dentada.
Em altos regimes, o turbo compressor pode atingir rotações superiores a 150.000 rpm e todo este movimento gera uma pressão de 2 kgf/cm2 ou mais, que equivale a 2 vezes a pressão atmosférica. Quanto maior a pressão maior o enchimento do motor com ar, porém pressão demais irá ocasionar danos ao mesmo, assim existe uma válvula que controla a pressão e libera o ar quando a pressão estiver muito alta, este é o motivo do apito, válvula sem silenciador. Com maior volume de ar, necessita-se mais combustível, com essa receita o resultado só pode ser alto desempenho.

Para mover a turbina que irá mover o compressor, necessitamos de força. E de onde poderemos tirar essa força, o único lugar é do próprio motor, assim em baixos giros, a potência gerada pelo turbo é inferior a potência necessária para move-lo. Em médios e altos giros o ganho de potência é muito maior e todos sabemos o resultado.


Ao sairem os gases de descarga (7) estes acionam a turbina (1) enquanto os gases em excesso são expulsos pela válvula de alivio (Cool. A turbina (1), ao girar, movimenta o compressor (2), que suga o ar ambiente (3) e o comprime no motor, fazendo-o passar pelo radiador (intercooler) (4) para resfriá-lo. Daqui vai ao carburador (5) e depois ao cilindro (6).

Uma coisa muito importante e que os proprietários do carros turbinados devem sempre lembrar é que o eixo de ligação entre a turbina é o compressor está apoiado sobre mancais ou rolamentos que são lubrificados pelo óleo do motor, assim quando desligamos o motor, o turbo continua girando porém sem lubrificação, já que o motor está desligado. O melhor a fazer é deixar o motor em marcha lenta um certo tempo até o turbo baixar a velocidade e aí sim desligar o carro.

O turbo compressor é apenas um dos modelos de compressor existente, mas lembre-se, se você tem uma carro turbinado ou pretende ter, vá com cuidado, eles andam muitos e muitos não param com a mesma facilidade, sendo muitas vezes necessário rever os conceitos originais de fabrica para freios e suspensão.

Já que conhecemos a ideia conceitual de como funciona um sistema turboalimentado, vamos conhecer o booster:



O que vc acha de ter um turbo com um consumo aceitavel, e ao mesmo tempo ter um canhão nas ruas?

dilema de muitos que não possuem condições de ter os gerenciadores comerciais fuel-tech e afins...


o que se pode fazer por exemplo é possuir uma turbina com wastgate



A wastgate ( a haste com forma de cachimbo entre os dois caracóis) trabalha com vácuo em sua operação.

O booster é uma forma de vc geralmente aumentar a carga deste vácuo, fazendo com que a pressão aumente, pode-se faze-lo através de uma solenoide acionada por um botão eletrico dentro do veiculo.
O problema é que quando é acionado a solenoide, o ar é liberado fazendo com que a turbina trabalhe sob regime máximo pelo sistema designado (diametro das mangueiras e tamanho da solenoide influenciam).
Para evitar que seja dada a falta de combustivel* com pressões elevadas, instala-se um bico suplementar, basta liga-lo a bateria e a um presostato de geladeira.

O presostato através do pico de pressão reconhecerá o teto máximo de regime de pressão maxima de funcionamento, e motivado por este teto deregime a ele associado pelo presostato, um bico extra pode ser acionado alimentando a continuidade do regime a nova pressão máxima, Não necessitando de gerenciadores que custam na casa de centenas de reais.Claro que o acerto fica mais trabalhoso, pois não se tem a precisão de gerenciadores, mas sem duvida não há como comparar O CUSTO do presostato de geladeira com uma fueltech da vida...

Para realizar um booster já com o kit turbo instalado necessita-se:

1º. 2 metros de mangueira de 9mm
2º. abraçadeiras para prender.
3º. botijão seletor (sempre usei o de combustivel da CGtitan, para regular o regime de pressão)
4º. Uma Solenoide com entrada de 9 mm
5º. Um "T" de metal em 9mm.

modo de execução:

1º.na mangueira que liga a haste da wastgate a turbina faça um corte ou troque a mangueira de forma que
fique acoplada facilmente o T de metal.

2º. acople outra mangueira de forma e comprimento suficiente a manusear no cofre do motor com praticidade, pois nesta haste será colocada o bujãozinho de CGtitan. Este bujaozinho tem uma abertura progressiva, porntanto pode-se regular qual será o regime máximo de pressão escolhido, claro através de testes. recomendo que seja feito com ele em abertura 0 e vai-se abrindo progressivamente até atingir a pressão desejada máxima com o booster aberto.
3º.Após a colocação do bujãozinho, uma pequeno pedsaço de mangueira é necdessário que seja colocado a solenoide, onde ora aberta ela será regida pela regulagem do bujaozinho na presão maxima, ora fechada pressão normal da turbina. um fio da solenoide passará aobotão no interior do veiculo, e o outro para fechamento do circuito.
4º. Presostato: o presostato pode ser acionado eletricamente junto ao botão da solenoide, ou induzido pela pressão máxima do sistema. Se acionado eletricamente pelo botão, basta manter-se na mesma faixa de corrente. Motivado por este impulso eletrico do mesmo botão da solenoide o bico auxiliar é acionado pulsando diretamente na linha de combustivel. O bico deve ser acionado na base do coletor e não no corpo de carburação para não bagunçar a linha esquiometrica da mistura do carburador seja ele qual for, o mesmo padrão segue-se para injeção, sua intervenção de sobre-alimentação não tem relação direta como regime normal de funcionamento. o "tamanho do bico depende diretamente da sobre-pressão q será utilizada, tem-se que colocar específicamente, pois não há gerenciador para diminuar ou aumentar o teor de pulsação do bico. Quando fizemos há 4 anos atrás um 4cc, montamos um bico azul de uno1.6R para mais 0.6kg de pressão, onde no hall mostrava no inicio de rica a mistura, portanto aceitavel para um acerto "no escuro".

*A falta de combustivel é extremamente danosa ao motor em altos regimes, pois com a falta de alimentação devida há o aquecimento demasiado da camara de combustão e a deterioração precoce dos componentes como cabeças de valvulas guias e sedes, além de pistões e anéis, e sobre-esforço de bielas.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre o sistema turbo alimentado e o booster.

caso tenho cometido alguma gafe ou esquecido de algum ponto importante, por favor sinalizem.

Particularmente prefiro utilizar este sistema turboalimentado em motores 4cc com booster, ficam muito bons.


Última edição por fabio_waltrick em Sex 9 Jan - 11:00:29, editado 1 vez(es)

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por Xann em Sex 9 Jan - 10:31:38

Wowww! affraid affraid Vc é "Ô CARA"


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Sex 9 Jan - 10:44:28

Xann escreveu:Wowww! affraid affraid Vc é "Ô CARA"

q issu....apenas colaborando com o forum de alguam forma.

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por Xann em Sex 9 Jan - 10:46:11

Eu sempre ouví falar em Booster, mas nunca soube o que era e tinha vergonha de perguntar, pois parecia ser uma coisa tão comum, e que todos sabiam o que era. Menos eu What a Face What a Face


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Sex 9 Jan - 11:28:45

olha no ML.. os caras pedindo 200 paus num kit...que nada menos é isso que relatei...é ridiculo...

orçando os materiais:

1º. 2 metros de mangueira de 9mm (aquelas de hidrovácuo servem legal)=1,40 o metro
2º. abraçadeiras para prender.(creio que vá umas.. deixa eu fazer as contas.... peraí... Uma para o lado esquerdo da mangueira do wastgate, uma para a direita... uma para o extendor do "T"... uma para o lado inferior do bujãozinho... outro para a saida dele... um na entrada da solenoide... total= 6 abraçadeiras... custam 55 centavos cada aqui neste tamanho que precisamos.
3º. botijão seletor (sempre usei o de combustivel da CGtitan, para regular o regime de pressão) em lojas de peças usadas acha-se por 4 reais. Novo tmb acha, mas só vendem o kit completo por 16 reais...
4º. Uma Solenoide com entrada de 9 mm = de fiat tempra se acha por 30 a 40 reais em ferro velho, mas de qualquer carro serve desde que tenha esta medida minima - 9mm.
5º. Um "T" de metal em 9mm. = 1 real.
6º.botão tipo caça = 6 reais
7 º.Bico no caso do 1.6r = 40 reais usado...
8º. presostato de geladeira = consegui usado numa oficina "autorizada" aqui perto de casa... = por 1 real
9º. fiação para montagem da chave tipo caça, presostato e bico = 10 reais

Total do kit "caseiro"=R$ 98,10
lembrando que o kit comercialmente vendido por aí não inclui o bico extra, o presostato, nem sua mão de obra, que para instalar eu particularmente cobraria pelo menos 50 paus.

toal da economia com o mesmo efeito do booster comercial e ainda com a segurança para não dar falta... = 90 reais. Cool

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por Jean Bida em Sex 9 Jan - 16:33:27

Legal Fabão! Grande contribuição! Também sei muito pouco sobre o assunto, bem esclarecedor o texto irmão!


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por felipew em Sex 9 Jan - 17:26:01

to vendo que o how to do fórum ta ficando cada vez melhor!!

Também entendi um monte de coisas que pra mim eram tipo : "nunca ví, nem comí, só ouço falar" hehehe

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por 100 em Sex 9 Jan - 17:42:32

Fixei no "PREPARACÃO" para ficar mais visível Wink Wink

Até mais

100

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Sex 9 Jan - 17:49:17

legal! tenho certeza que será muito util a quem pretende turbinar o seu opalão ou caravan com certeza. OKK

fico lisonjeado por fixarem um topico de minha autoria, para mim é uma honra e um privilégio contribuir com o grupo.

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Idade : 24
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 9 Jan - 21:28:54

Parabens ai amigo, o carro em que batemos tinha esse bico auxiliar!!


_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

MALAKA_OPALA82
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1313
Localização : Pinhais
Data de inscrição : 08/08/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por MALAKA_OPALA82 em Sab 10 Jan - 9:27:03

hum ,, quanta informação Cool

fabio_jordan_ctba
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 661
Idade : 33
Localização : assuncion
Modelo do carro : Diplomata SE Coupe 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 07/01/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_jordan_ctba em Sab 10 Jan - 10:14:50

imagina a galera arrancando os presostato da geladeira da mãe, da vó rs aqui montei ja com de geladeira mesmo, nunca furou nem deu problemas, excelente matéria fabio parabéns.

JeanPellanda
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 339
Idade : 26
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Cupê Standart 79
Cupê Diplomata 86
Cilindros : 4 cil - 151
6 cil - 250
Data de inscrição : 21/06/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por JeanPellanda em Sab 10 Jan - 11:20:39

parabens muito boa sua contribuição fabio!

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Sab 10 Jan - 11:21:35

fabio_jordan_ctba escreveu:imagina a galera arrancando os presostato da geladeira da mãe, da vó rs aqui montei ja com de geladeira mesmo, nunca furou nem deu problemas, excelente matéria fabio parabéns.

Assim que mas vovós e mamães noterem que é por causa deste forum, vão cotrolar o que os netos e filhos veem na internet... cyclops

clark76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 19
Idade : 30
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Caravan Deluxo 1978
Cilindros : 6 cilindros 250-s
4 cilindros 151-S turbo
Data de inscrição : 04/01/2009

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por clark76 em Sab 10 Jan - 13:24:23

gente seguinte eu turbinei meu carro mas to desiludido com o turbo
eu usei uma tldz
consegui acertar numa boa
mas nao da lenta
ja fiz de tudo q possam imaginar mas nao da lenta de forma alguma
que vcs me sugerem... sei que muitos vao falar a 3e mas se for pra trocar de carburador eu prefiro por um 6 cilindros....

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

problema...

Mensagem por fabio_waltrick em Sab 10 Jan - 19:23:54

clark76 escreveu:
ja fiz de tudo q possam imaginar mas nao da lenta de forma alguma

cara... desculpa... mas se vc ja fez tudo então porque o problema persiste?
ja vi TLDZ bem acertado, apesar de com o 3e realmente ser muito mais baba o acerto.

algumas coisas basicas para que possamos nos localizar:

1-que bomba de combvustivel está usando?
2-qual regulador?
3-está rodando com que minimo e máximo de ponto?
4-quais as medidas das canetas e gigleurs do 1º e 2º estagio?
5-quando vc afunda o pé, ele engasga antes de encher a turbina?
6-enquanto a turbina enche dá trancos?
7-como fica o hallmeter sobre a mistura? quando tira-se o pé e enquanto está enchendo a turba.
8-com que pressão vc está rodando com esta TLDZ ?
9-qual mufla está rodando? está rodando com intercooler? tem certeza que o sistema está devidamente pressurizado, sem falhas?
10-quem montou? você mesmo? a que pressão máxima de pico está o sistema?
11-O motor é original a alcool, gasolina...?
12-O carburador usado é originalmente qual combuistivel? Se ele for gasolina, já vi TLDZ não dar lenta nem a pau no alcool, mesmo trocando tudo... vai entender...verifica isso.
13-qual o tamanho da turbina q esta usando // cx quente // cx fria | rotor em mm.


para que possamos te ajudar, por favor cite o que vc fez ou tem no carro, para que possamos partir de algum principio para lhe auxiliar nas opções,ok, por que assim fica muito vago cogitar hipoteses sobre o problema, ainda mais não estando presente... para avaliar a situação...

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por tabarbosa em Dom 11 Jan - 6:27:02

OKK

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Seg 12 Jan - 18:36:05

tabarbosa escreveu:OKK

o q estiver ao meu alcance, estou a disposição para ajudar...

mas agente não faz milagre...rs. Razz

JeanPellanda
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 339
Idade : 26
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Cupê Standart 79
Cupê Diplomata 86
Cilindros : 4 cil - 151
6 cil - 250
Data de inscrição : 21/06/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por JeanPellanda em Dom 18 Jan - 18:36:41

o fabio tenho uam pergunta pelo que entendi do assunto.
tipo o pressostato é tipo um sensor de pressão né que quando chega a tanto de pressão ele fecha um circuito certo?
eu dei uma fuçada na net e foi isso que eu entendi e pelo que vi tem tipo pressostato pra determinadas pressões por exemplo vi um de 20 PSI, creio eu então que quando chega a 20 PSI ele liga o circuito.
agora eu tava pensando se os de geladeiras forem por volta disso tb um cara que roda a 1.5 kgf/m²(tá certo que é bastante pra andar direto mais tem) chega isso a ser perto de 21 PSI , que eu vi que 1 kgf/m² =~ 1 bar =~ 14,22 PSI , e tipo ele ja iria ligar o bico direto.
dai teria que por outro pressostato, ou não é assim que funciona??
valeu !!

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Dom 18 Jan - 21:53:55

JeanPellanda escreveu:o fabio tenho uam pergunta pelo que entendi do assunto.
tipo o pressostato é tipo um sensor de pressão né que quando chega a tanto de pressão ele fecha um circuito certo?
eu dei uma fuçada na net e foi isso que eu entendi e pelo que vi tem tipo pressostato pra determinadas pressões por exemplo vi um de 20 PSI, creio eu então que quando chega a 20 PSI ele liga o circuito.
agora eu tava pensando se os de geladeiras forem por volta disso tb um cara que roda a 1.5 kgf/m²(tá certo que é bastante pra andar direto mais tem) chega isso a ser perto de 21 PSI , que eu vi que 1 kgf/m² =~ 1 bar =~ 14,22 PSI , e tipo ele ja iria ligar o bico direto.
dai teria que por outro pressostato, ou não é assim que funciona??
valeu !!

Boa pergunta Jean!

Na verdade,se prestou atenção na explicação passa a passo, observou que a turbina com wastgate é a mais recomendada para tal processo, mas existe várias formas de se fazer, inclusive induzir o bico auxiliar a solenoide e o botão de acionamento...

No entanto a pressão estabelecida é pela haste do wastgate,e não pela pressão do sistema necessáriamente.Através da haste é possivel utilizar o presostato (é uma das formas de se fazer, a mais comum) onde com o pico do sistema o circuito no presostato é acionado, ocasionando o acrescimo do bico auxiliar...

mas como me comentou lá no encontro de sábado... você tem "alergia" a turbina... hahaha... teu negocio mesmo é colocar o 6 caneco no seu opala...

JeanPellanda escreveu:
eu dei uma fuçada na net e foi isso que eu entendi e pelo que vi tem tipo pressostato pra determinadas pressões por exemplo vi um de 20 PSI, creio eu então que quando chega a 20 PSI ele liga o circuito.

Só pra constar, ha casos que se pode adicionar resistores ao presostato alterando o nivel de acionamento, se quiser algo mais elaborado. OKK agora o quanto... já não sei dizer, pois não sou perito em eletronica... OKK

JeanPellanda
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 339
Idade : 26
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Cupê Standart 79
Cupê Diplomata 86
Cilindros : 4 cil - 151
6 cil - 250
Data de inscrição : 21/06/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por JeanPellanda em Seg 19 Jan - 5:43:20

é verdade mais é que o fusca do meu irmão vai ser turbo..
e eu não gosto de turbo no opala, tipo opala 4cc turbo , eu até acho legal, eu teria mais se é pra ter motor mechido prefiro o 6cc, eu teria um 4cc turbo pro dia a dia... que naum é a intenção desse opala hueahuaehuaehuaehuea

como um cara disse aqui , o problema do 4 é que existe o 6.
mais valeu pela explicação fabio!

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Seg 19 Jan - 11:32:09

fusca? vai ser trocado o motor dele? ou vai turbinar o motor 1500 dele original? se quiser eu tenho uma turbina garret aqui que nunca foi retificada, por 450 paus.

Ela é propria para alcool / gasolina (muita gente roda co turbinas a diesel, por falta de opção no mercado nacional) mas como as turbinas diesel giram em rotação normal de trabalho a velocidade e pressão muito menores não tem a mesma durabilidade se aplicadas em motores diesel ( por isso que as revendas autorizadas de turbinas novas não dão garantia se aplicadas em veiculos alcool/gasolina).

Esta turbina que tenho roda até a motorização 1.8 a pressão média de trabalho máxima de pico a 1.6 kg. era usada num unio turbo com pressão média de trabalho a 1 kg com booster de 0.5 kg.

Lubrificada a óleo, e refrigerada a água, é uma das turbinas mais elaboradas para condições extremas, por sua refrigeração mantendo as condições de temperatura regulares, evitando que pela alta temperatura, mas propriedades detergentes do óleo se dispersem e prejudique além do mancal da turbina( que é de mancal flutuante), a lubrificação do motor.

Se quiser eu te repasso ela, ela está parada aqui em casa.
uma nova 0km está 1600 reais, ja fiz o orçamento, ela na boostertech sai 300 pra trocar tudo os retentores e anelamentos com garantia de 6 meses.

Como ainda está para a primeira retifica ( a turbina tem 3 medidas de retifica) acredito que valha a pena o investimento, ter uma turbina zerada pela metade do preço da nova.

qualquer coisa estamos ae.

abraço! OKK

JeanPellanda
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 339
Idade : 26
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Cupê Standart 79
Cupê Diplomata 86
Cilindros : 4 cil - 151
6 cil - 250
Data de inscrição : 21/06/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por JeanPellanda em Seg 19 Jan - 14:55:58

fabião voce instala???
eu não sei o suficiente pra instalar.. hueauheauheauhea
e sendo fusca como fica a refrigeração a água, e quando sai uma mão de obra de instalação de turbo???
vlw!
ah e seria um 1300 que foi aberto pra 1500 mesmo e com o carb original eh um solex corpo simples e a gente ia fazer o bico injetor junto dai

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Seg 19 Jan - 15:16:24

uhn...no caso se for pro motor original, esta turbina vai ficar sem a refrigeração dagua. funciona, mas não serve, na minha opinião.

eu ja instalei, mas sempre fiz para amigos, nunca fiz profissionalmente.
trabalhava ao lado de um oficina daí sempre participava de alguns complementos de isntalações do booster ou dos manmetros( coisinha chata de fazer que todo preparador acha xato de fazer...)

mas da mão de obra, ja te adianto que é a parte mais importante, e não se deve economizar para isso... se malacertado vai ficar uma porcaria, sem contar o consumo demasiado/desgaste prematuro dos componentes.

JeanPellanda
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 339
Idade : 26
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Cupê Standart 79
Cupê Diplomata 86
Cilindros : 4 cil - 151
6 cil - 250
Data de inscrição : 21/06/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por JeanPellanda em Seg 19 Jan - 15:28:24

uhmm mais eu falei com o meu pai e ele não pretende turbinar já, o carro ainda ta no funeca e vai ter que fazer todo interior e talz
então quando for comprar ja compra uma sem refrigeração...
mais valeu ai fabio!

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

eh...

Mensagem por fabio_waltrick em Seg 19 Jan - 16:04:48

para um motor 1300 mudado para 1500, para até 1 kg (não recomendo mais que isso para o motorzinho dele) pega uma garret T2 .35/.48 (da sprinter 310) nova ela custa pouco mais de 750 reais.

se rodar com as trocas de oleo em dia ela guenta pouco mais de 3 anos numa boa.

JeanPellanda
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 339
Idade : 26
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Cupê Standart 79
Cupê Diplomata 86
Cilindros : 4 cil - 151
6 cil - 250
Data de inscrição : 21/06/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por JeanPellanda em Ter 20 Jan - 7:42:25

a intenção é rodas com 0.6kg e dai um boost pra 1kg quando quiser dar uma brincada...
e tb tem que ser uma pressao baixa pra rodar se naum começa a quebrar tudo né pois a caixa vai ser original pistão , valvula tudo original...

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Ter 20 Jan - 11:34:13

hehe... na verdade neste nivel o problema não é a pressão, mas sim quem vai brincar... hehehe...

fabio_caravan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7
Localização : palmeira
Modelo do carro : caravan ano 78
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 29/04/2009

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_caravan em Qui 30 Abr - 8:43:55

dae fabio tenho uma caravan 4cc não entendo nada de turbina, mas sempre quis ter um carro turbinado mas me falaram que o motor 4cc é muito fraco para turbinar. mas como entendi você falou que é bom turbina 4cc. quantos mas ou menos eu gastaria para turbinar meu motor com mão de obra e turbina.
obrigado até mas

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Dom 10 Maio - 22:53:48

fabio_caravan escreveu:dae fabio tenho uma caravan 4cc não entendo nada de turbina, mas sempre quis ter um carro turbinado mas me falaram que o motor 4cc é muito fraco para turbinar. mas como entendi você falou que é bom turbina 4cc. quantos mas ou menos eu gastaria para turbinar meu motor com mão de obra e turbina.
obrigado até mas
1200 num kit parcial (sem turbina) + 600 mão de obra do preparador (com garantia e acompanhamento de acerto, claro) + 600 a 1500 reais numa .50 ou superior ( isso depende par aque uso vc terá o carro e interfere na config da turbina....)

marcos lelo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Idade : 60
Localização : são paulo,praia grande
Modelo do carro : caravan comodoro SL/E
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 03/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por marcos lelo em Seg 15 Mar - 22:52:31

e ae fabio gostaria de saber o que é um kit parcial pois tenho uma caravan 4cc e gostaria de turbina-la mas não entendo nada de mecanica de carros e lendo seu topico aprendi mais, se voce puder me explicar sobre turbinar para andar na cidade, com peças e modo de colocar, pois estou um pouco longe de voce agradeceria muito, desde ja obrigado.

Munutti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 12
Localização : sto andre
Modelo do carro : opala comodoro 1980 - 250/S
Cilindros : 6
Data de inscrição : 10/06/2010

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por Munutti em Sex 11 Jun - 22:56:29

cara ... sobre isto é oq esquema p/ 4 cc?? ou seria o mesmo p/ 6cc?? c/ bico injetor de maior vasao??? vlwss !!

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Qua 4 Jan - 22:14:11

[quote="Munutti"]cara ... sobre isto é oq esquema p/ 4 cc?? ou seria o mesmo p/ 6cc?? c/ bico injetor de maior vasao??? vlwss !![/quote]
a vazão não influencia muito, pois vai injetar no limite do bico. quanto maior o bico ou aberto por eletroerosão, maior será o resultante. no acerto é por erro/tentativa. tanto para motores 4cc ou para 6cc o processo é o mesmo, apesar de que os 4cc turbinados ficam muito bons neste sistema.

pS.: devido ao tempo mandei MP para lhe notificar da resposta.abrasss

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Qua 4 Jan - 22:17:01

[quote="marcos lelo"]e ae fabio gostaria de saber o que é um kit parcial pois tenho uma caravan 4cc e gostaria de turbina-la mas não entendo nada de mecanica de carros e lendo seu topico aprendi mais, se voce puder me explicar sobre turbinar para andar na cidade, com peças e modo de colocar, pois estou um pouco longe de voce agradeceria muito, desde ja obrigado.[/quote]
um kit parcial amigo é um kit que compõe todo o conjunto para turbinar menos:
1-gerenciador
2-turbina
3-manometros (pressão combustivel, pressão oleo, hallmeter)
4-bomba eletrica.

kelvin244
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 41
Idade : 22
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : Caravam 1986 Comodoro 6 cilindros...
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 07/04/2011

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por kelvin244 em Qui 5 Jan - 9:25:45

q isso muinto bom o topico...bem explicado parabens.

anderwolkov
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 101
Idade : 26
Localização : maringa
Modelo do carro : caravan 83
Cilindros : 4c
Data de inscrição : 25/10/2011

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por anderwolkov em Qui 5 Jan - 9:55:57

6º.botão tipo caça = 6 reais



onde tu consegue por eses preço? aki na minha city nao axo por menos de 25 reais

fabio_waltrick
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 345
Localização : curitiba
Modelo do carro : A procura de um opala novamente
Data de inscrição : 19/11/2008

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por fabio_waltrick em Ter 10 Jan - 15:42:17

[quote="anderwolkov"]6º.botão tipo caça = 6 reais



onde tu consegue por eses preço? aki na minha city nao axo por menos de 25 reais[/quote]
na epoca, deste post, eu achava em curitiba neste valor ué...

indico ate a loja, loja farois acesos, na estraa da ribeira prox do atuba.

Conteúdo patrocinado

Re: TURBO||Como acionar o bico extra booster bem barato.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:17:42


    Data/hora atual: Qua 7 Dez - 19:17:42