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Maldita luz do óleo !!

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Tiger
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Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Qui 28 Ago - 19:26:13

Bem gente retifiquei meu opala 4c comando 278 taxa em 9,5 IDF40 , dimensionado etc..
Nada muito forte !!

Mas a maldita luz do óleo me acende quando dou freadas bruscas ! É tipo uma piscada ou ela acende no tempo de freada !!

E tambem quando ligo ele geralmente frio demora uns 2 segundos quase 3 para apagar !

BOMBA de óleo NOVA, BROSSOL !!!!

Já verifiquei !

Nível de óleo.. ok
Elétrica.. ok
Cebolinha do óleo.. ok (trocada)
Pressão bomba de óleo.. ok (1 bar ah 1000 rpm com ele quente )

A retífica do motor eu vi ele em cada passo, pistão metal leve medidas dos cilindros feito pra cada pistão cada peça em perfeito estado !! só que fiquei meio "cabreiro" com os tuchos hidráulicos TRAVADOS isso será que muda algo ?

Bem é isso estou preocupado com a luz do óleo acendendo nas freadas e a demora da mesma à apagar !!

Desculpem o texto mas espero um de nossos amigos me ajudar !!

alex medina
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por alex medina em Qui 28 Ago - 19:34:48

cara troc a cebolinha de novo,hoje msm aconteceu isso,la na oficina tinha um golf que nao apagava a luz de oleo d geito nem um colocamos 3 cebolinhas novas,medimos pressao,tava vindo oleo legal,olhamos nivel do oleo e tbm tava certoentao voltamos para as cebolinhas e todas as 3 nao funcionavam,tava quase doido ate qpedi uma orix botei e ja era a mardita luz apagou,e faça um teste na cebolinha um uma bateria pra vr c ela ta 100%

BANDIT
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por BANDIT em Qui 28 Ago - 19:41:15

fez o defletor de cárter  ?????

DIPLO86
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por DIPLO86 em Qui 28 Ago - 20:41:47

freia brusco pouco óleo, óleo vai para frente do cárter e bomba ñ pega isto acontece com o meu celta

Tiger
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Sex 29 Ago - 10:21:25

Bandit creio que não é preciso o defletor pois o original não tem ! agora com um pouco de preparação muda algo a circulação do óleo ??

a bomba é brossol sei que é um lixo por ser de alumínio mais porah não rodei nem 600klm!!
a luz demora a apagar quando frio 2 segundos para apagar depois que o motor pega !!
e se der freadas bruscas ela da uma piscada !!

será que a bomba esteja com problemas ??

E mais uma que descobri agora !!
ele tava com 2.1 litros MARCANDO CERTO NA VARETA!!!!!
Coloquei 3.5 litros com o filtro e esta marcando acima do máximo, tipo uns 5 milimetros acima do risco do máximo!!!

E MESMO ASSIM PERSISTE O PROBLEMA !!!!!!!! AHHHHHH nunca mais preparo um opala ¬¬ Suspect Suspect Suspect

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tonho_RS em Sex 29 Ago - 11:02:22

Tiger, tenho o mesmo problema que você, opala 4cil motor 153 todo retificado, foi colocada bomba de óleo nova marca schadek, e agora toda vez que dou uma freada brusca acende a luz do óleo e o manômetro de pressão vai a zero, depois a luz apaga e o manômetro volta a marcar.
Quando dou a partida a luz demora uns dois segundos para apagar.

O que acho estranho é que antes de retificar, com o motor fumando a batendo, nunca acendeu a luz do óleo em freadas bruscas, e quando ligava o carro a luz apagava na hora. O sensor de pressão é o mesmo, tinha trocado a um tempo atrás, então não pode ser ele.

Tenho a bomba original dele guardada, GM, o que acham de colocar ela de volta pra fazer um teste? Na retífica eles trocaram porque é praxe, não que a minha estivesse com problemas.

Diegoj
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Diegoj em Sex 29 Ago - 11:17:16

Essa de acender em freiadas bruscas acontece mesmo, e em curvas fortes também dependendo da circunstancia. E não é exclusividade do opala não...

A vareta pode estar errada, já aconteceu com o omega do meu pai de colocarem uma vareta errada e sempre marcava a mais, só que ela era mais comprida e ia la no fundo do carter, ai é obvio que marca errado. Depois que ele trocou, o problema foi resolvido.

No teu caso, foda-se a vareta e coloca a quantidade certa de oleo que o motor precisa, porque se já tem pouco, esse problema de acender a luz do oleo vai ficar ainda mais evidente.


abelardoopala
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por abelardoopala em Sex 29 Ago - 11:36:21

cara falando assim o problema é complicado dar a resposta exata mas ta parecendo que a bomba ta puxando ar nessas freadas não sei ao certo a quantidade certa de óleo mas não seria o caso de colocar mais meio litro.

Tiger
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Sex 29 Ago - 14:50:35

o 4c mesmo é 3.5 litros de óleo com o filtro !!!

Mais agora me bateu uma coisa na cabeça !! a maldita vareta marcava certinha antes de fazer a retifica do mesmo o.o affff

endrigo
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por endrigo em Sex 29 Ago - 15:34:37

luz de oleo acendendo por defeito misterioso pra mim é o 'defeitinho' que me deixa mais cagado, parece aquelas equações de matematica.
Se a=b então b+a=c    ,   e c=a-b

experimente chacoalhar a caranga parada , por ser até um mal contato tipo o cabinho encostar em algum terra.

enquanto não achar o problema não descanse...mesmo que não seja nada.


só uma perguntinha...qd montaram essa bomba colocaram um pouquinho de oleo nela ou ela trabalhou seca??

Diegoj
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Diegoj em Sex 29 Ago - 16:34:44

Mas é a mesma vareta?
O omega do meu pai tinha a vareta certa mas tava trincada na parte de plastico onde puxava ela, ai foi pra uma oficina e os caras quebraram ela de vez e botaram outra... mas aquela devia ser a vareta que eles usavam pra medir quanta bosta tinha no rabo deles pq de omega não era, marcava totalmente errado.

Foi só comprar uma nova e o problema foi resolvido.

Só uma pergunta, esses tuchos já estavam travados antes de mexer no motor?
Porque pra travar tucho tem que ser bem feito, senão ele bloqueia totalmente a passagem de oleo ou então deixa passar muito oleo e perde pressão (geralmente isso acontece quando montam sem aquela "chapinha" que fica embaixo da parte onde acenta a vareta).

Consegues medir a pressão do oleo com o carro andando pra tentar descobrir mais alguma coisa?

BANDIT
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por BANDIT em Sex 29 Ago - 16:44:28

Tiger escreveu:Bandit creio que não é preciso o defletor pois o original não tem ! agora com um pouco de preparação muda algo a circulação do óleo ??

a bomba é brossol sei que é um lixo por ser de alumínio mais porah não rodei nem 600klm!!
a luz demora a apagar quando frio 2 segundos para apagar depois que o motor pega !!
e se der freadas bruscas ela da uma piscada !!

será que a bomba esteja com problemas ??

E mais uma que descobri agora !!
ele tava com 2.1 litros MARCANDO CERTO NA VARETA!!!!!
Coloquei 3.5 litros com o filtro e esta marcando acima do máximo, tipo uns 5 milimetros acima do risco do máximo!!!

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Mas preparar não é "festa " que VCs. pensam..... comandão e webber40 E SÓ !
Se teus tuchos forem travados .....talvez esteja ai o problema....

tem que ver como foi feita  a limpeza do bloco....se foi tudo realmente limpo ....montagem etc...etc...


...........................

1° de tudo verifique a cebolinha.....as canecões os fios os terminais ....toda aparte elétrica....até o painel....se não para esse problema ....ai é de mecânica !

gilmareu
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por gilmareu em Sex 29 Ago - 17:13:27

BANDIT escreveu:
Tiger escreveu:Bandit creio que não é preciso o defletor pois o original não tem ! agora com um pouco de preparação muda algo a circulação do óleo ??

a bomba é brossol sei que é um lixo por ser de alumínio mais porah não rodei nem 600klm!!
a luz demora a apagar quando frio 2 segundos para apagar depois que o motor pega !!
e se der freadas bruscas ela da uma piscada !!

será que a bomba esteja com problemas ??

E mais uma que descobri agora !!
ele tava com 2.1 litros MARCANDO CERTO NA VARETA!!!!!
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Mas preparar não é "festa " que VCs. pensam..... comandão e webber40 E SÓ !
Se teus tuchos forem travados .....talvez esteja ai o problema....

tem que ver como foi feita  a limpeza do bloco....se foi tudo realmente limpo ....montagem etc...etc...


...........................

1° de tudo verifique a cebolinha.....as canecões os fios os terminais ....toda aparte elétrica....até o painel....se não para esse problema ....ai é de mecânica !
Pergunta besta, me desculpe, mas não é defeito no painel ou algum curto na fiação debaixo do painel ?

O meu qdo ligo a lanterna o ponteiro da temperatura sobe um pouco...

Tiger
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Sex 29 Ago - 17:57:36

Bem o meu mecânico só meche com opala! acredito eu , que ele tem de tempo travando tucho , mais do eu tenho de vida !!
Mas vou cogitar esta teoria !!

e vou fazer toda verificação da elétrica!
e tentar medir a pressão com ele andando !!!

Antes de fazer a retifica ele demorava a apagar a luz mas acredito que era folga de mancal , batia bastante antes de carregar , agora retificado não bate nada !!

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Mestre "C" em Sab 30 Ago - 11:09:29

Tiger escreveu:Bandit creio que não é preciso o defletor pois o original não tem ! agora com um pouco de preparação muda algo a circulação do óleo ??

a bomba é brossol sei que é um lixo por ser de alumínio mais porah não rodei nem 600klm!!
a luz demora a apagar quando frio 2 segundos para apagar depois que o motor pega !!
e se der freadas bruscas ela da uma piscada !!

será que a bomba esteja com problemas ??

E mais uma que descobri agora !!
ele tava com 2.1 litros MARCANDO CERTO NA VARETA!!!!!
Coloquei 3.5 litros com o filtro e esta marcando acima do máximo, tipo uns 5 milimetros acima do risco do máximo!!!

E MESMO ASSIM PERSISTE O PROBLEMA !!!!!!!! AHHHHHH nunca mais preparo um opala ¬¬ Suspect Suspect Suspect

Amigo,já verificou a válvula BYPASS que vai no alojamento do filtro?elá é um pouco difícil de encontrar mas te digo com certeza que pode influenciar sim na perda de pressão momentânea de óleo,pois,ela além da função de BYPASS faz o acúmulo de óleo no sistema de pressurização do bloco,evitando bolhas.

Ela também mantem o óleo acumulado no filtro quando o motor está parado,mantendo a pressão de óleo durante o primeiro funcionamento .

O certo seria troca-la com uma certa frequência ,em motores retificados ou preparados é obrigatório a sua substituição.

Em minha experiência já vi problemas semelhantes em Chevetes,Monzas,Kadetts,Corsas,etc que também possuem essa válvula,

Segue foto dela aplicada e na embalagem com o número:
[img][/img]

[img][/img]

Espero ter ajudado e por favor caso resolva o seu problema nos informe,pois a informação pode ser de grande valia para os companheiros aqui.

Abraço!




Diegoj
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Diegoj em Sab 30 Ago - 11:19:41

Mestre \"C" escreveu:
Tiger escreveu:Bandit creio que não é preciso o defletor pois o original não tem ! agora com um pouco de preparação muda algo a circulação do óleo ??

a bomba é brossol sei que é um lixo por ser de alumínio mais porah não rodei nem 600klm!!
a luz demora a apagar quando frio 2 segundos para apagar depois que o motor pega !!
e se der freadas bruscas ela da uma piscada !!

será que a bomba esteja com problemas ??

E mais uma que descobri agora !!
ele tava com 2.1 litros MARCANDO CERTO NA VARETA!!!!!
Coloquei 3.5 litros com o filtro e esta marcando acima do máximo, tipo uns 5 milimetros acima do risco do máximo!!!

E MESMO ASSIM PERSISTE O PROBLEMA !!!!!!!! AHHHHHH nunca mais preparo um opala ¬¬ Suspect Suspect Suspect

Amigo,já verificou a válvula BYPASS que vai no alojamento do filtro?elá é um pouco difícil de encontrar mas te digo com certeza que pode influenciar sim na perda de pressão momentânea de óleo,pois,ela além da função de BYPASS faz o acúmulo de óleo no sistema de pressurização do bloco,evitando bolhas.

Ela também mantem o óleo acumulado no filtro quando o motor está parado,mantendo a pressão de óleo durante o primeiro funcionamento .

O certo seria troca-la com uma certa frequência ,em motores retificados ou preparados é obrigatório a sua substituição.

Em minha experiência já vi problemas semelhantes em Chevetes,Monzas,Kadetts,Corsas,etc que também possuem essa válvula,

Segue foto dela aplicada e na embalagem com o número:
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" />

Espero ter ajudado e por favor caso resolva o seu problema nos informe,pois a informação pode ser de grande valia para os companheiros aqui.

Abraço!




Alem desse problema de perda de pressão, tem algum outro sintoma quando essa valvula está com problema?
E como é feito pra trocar ela? Tem como fazer já com o motor montado ou tem que abrir tudo?

Eu nunca tinha nem ouvido falar nessa valvula, sempre aprendendo mais aqui no forum study Very Happy

Mestre "C"
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Mestre "C" em Sab 30 Ago - 11:30:46

Diegoj escreveu:
Mestre \"C" escreveu:

Amigo,já verificou a válvula BYPASS que vai no alojamento do filtro?elá é um pouco difícil de encontrar mas te digo com certeza que pode influenciar sim na perda de pressão momentânea de óleo,pois,ela além da função de BYPASS faz o acúmulo de óleo no sistema de pressurização do bloco,evitando bolhas.

Ela também mantem o óleo acumulado no filtro quando o motor está parado,mantendo a pressão de óleo durante o primeiro funcionamento .

O certo seria troca-la com uma certa frequência ,em motores retificados ou preparados é obrigatório a sua substituição.

Em minha experiência já vi problemas semelhantes em Chevetes,Monzas,Kadetts,Corsas,etc que também possuem essa válvula,

Segue foto dela aplicada e na embalagem com o número:
" />

" />

Espero ter ajudado e por favor caso resolva o seu problema nos informe,pois a informação pode ser de grande valia para os companheiros aqui.

Abraço!




Alem desse problema de perda de pressão, tem algum outro sintoma quando essa valvula está com problema?
E como é feito pra trocar ela? Tem como fazer já com o motor montado ou tem que abrir tudo?

Eu nunca tinha nem ouvido falar nessa valvula, sempre aprendendo mais aqui no forum study  Very Happy

É facil de trocar,a foto está de cabeça pra baixo(ponta cabeça) mas é só vc tirar o filtro de óleo e com o auxilio de uma chave de fenda ou de uma espátula bem resistentes,desencastroar a bendita do alojamento no bloco.

A instalação da nova se faz com um cachimbo ou com um cano torneado no diametro exato da sede de apoio no bloco e um martelo.É simples.

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Mestre "C" em Sab 30 Ago - 11:34:35

Mestre \"C" escreveu:
Diegoj escreveu:

Alem desse problema de perda de pressão, tem algum outro sintoma quando essa valvula está com problema?
E como é feito pra trocar ela? Tem como fazer já com o motor montado ou tem que abrir tudo?

Eu nunca tinha nem ouvido falar nessa valvula, sempre aprendendo mais aqui no forum study  Very Happy

É facil de trocar,a foto está de cabeça pra baixo(ponta cabeça) mas é só vc tirar o filtro de óleo e com o auxilio de uma chave de fenda ou de uma espátula bem resistentes,desencastroar a bendita do alojamento no bloco.

A instalação da nova se faz com um cachimbo ou com um cano torneado no diametro exato da sede de apoio no bloco e um martelo.Ela é presa por pressão,encastroada mesmo.É simples.

BANDIT
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por BANDIT em Sab 30 Ago - 12:43:53

Diegoj escreveu:
Mestre \"C" escreveu:

Alem desse problema de perda de pressão, tem algum outro sintoma quando essa valvula está com problema?
E como é feito pra trocar ela? Tem como fazer já com o motor montado ou tem que abrir tudo?

Eu nunca tinha nem ouvido falar nessa valvula, sempre aprendendo mais aqui no forum study  Very Happy


na verdade essa válvula serve pra tira um eventual excesso  de pressão que vai pro filtro....para que o filtro não exploda ....dai atua essa válvula ....  Ela não tem haver com a pressão da bomba de óleo para o motor !

Isso não existe aqui no BR. pra comprar .....

OKK

BANDIT
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por BANDIT em Sab 30 Ago - 12:50:11

Tiger escreveu:Bem o meu mecânico só meche com opala! acredito eu , que ele tem de tempo travando tucho , mais do eu tenho de vida !!
Mas vou cogitar esta teoria !!

e vou fazer toda verificação da elétrica!
e tentar medir a pressão com ele andando !!!

Antes de fazer a retifica ele demorava a apagar a luz mas acredito que era folga de mancal , batia bastante antes de carregar , agora retificado não bate nada !!


ótimo que seu mecânico entenda tanto de opala .....

então como eu disse anteriormente verifique 1° de tudo toda aperte eletrônica......se persistir o problema ....retire a perinha do óleo e instale um manômetro de pressão lá.....só pra ver quanto de pressão vai ter !  No mínimo no mínimo 4Kg.  (motor novo tem que dar +.....mas....)

...............

se por algum motivo pode ter descido alguma sujeira .....ou até mesmo silicone....muita gente gosta de fechar motor com silicone (eu também ) , pode ser um excesso de silicone....e cai pra dentro do bloco e se alojou na peneirinha do óleo....bloqueando-o .  Ai está tirando a pressão do óleo .....tuchos travados .

Boa Sorte !  OKK

Mestre "C"
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Mestre "C" em Sab 30 Ago - 13:02:26

BANDIT escreveu:
Tiger escreveu:Bem o meu mecânico só meche com opala! acredito eu , que ele tem de tempo travando tucho , mais do eu tenho de vida !!
Mas vou cogitar esta teoria !!

e vou fazer toda verificação da elétrica!
e tentar medir a pressão com ele andando !!!

Antes de fazer a retifica ele demorava a apagar a luz mas acredito que era folga de mancal , batia bastante antes de carregar , agora retificado não bate nada !!


ótimo que seu mecânico entenda tanto de opala .....

então como eu disse anteriormente verifique 1° de tudo toda aperte eletrônica......se persistir o problema ....retire a perinha do óleo e instale um manômetro de pressão lá.....só pra ver quanto de pressão vai ter !  No mínimo no mínimo 4Kg.  (motor novo tem que dar +.....mas....)

...............

se por algum motivo pode ter descido alguma sujeira .....ou até mesmo silicone....muita gente gosta de fechar motor com silicone (eu também ) , pode ser um excesso de silicone....e cai pra dentro do bloco e se alojou na peneirinha do óleo....bloqueando-o .  Ai está tirando a pressão do óleo .....tuchos travados .

Boa Sorte !  OKK

Acretito nisso!!!Silicone na peneirinha,ou outra sujeira como fiapos de estopa,mechãnicos adoram usar estopa!!!

Quanto a válvula além do alivio de pressão,também existe outra dentro do filtro de óleo só que pra outra função,essa válvula da foto mantém o óleo na galeria onde fica a cebolinha não deixando que ele escoe para o carter,somente quando se retira o filtro é que ele escorre.Isso é uma observação minha,constatada no motor que ainda está em funcionamento no meu carro.

Mas informação é informação,e as do colega BANDIT sempre são de ótima valia!!!

Andre_SP
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Andre_SP em Sab 30 Ago - 18:02:35

Um teste simples na parte eletrica que pode ser feito é desconectar o fio da cebolinha e isolar com fita isolante, e refazer os teste, se continuar ascendendo pode ser o fio raspando em algum lugar.

Andre_SP

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por endrigo em Sab 30 Ago - 21:38:47

Tiger... vc não respondeu o que perguntei.Vc tava junto quando esse motor funcionou pela primeira vez?
Já vi acontecer isso de fazer funcionar uma bomba nova zerinho num motor recém feito e o inteligente do mecanico não colocar um pouquinho de óleo na bomba e quase fundiu o motor... a bomba ficou danificada e com baixa eficiencia, teve que ser substituida. A bomba cavita pq puxa só ar..daí o cara se dá conta da m que fez e fica bem quietinho. Tem um nome certo isso a bomba perde escorvamento.

tem uns meca antigo que chama isso de infanticio, matar um motor recem feito.

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 30 Ago - 22:39:40

Diegoj escreveu:
Mestre \"C" escreveu:

Amigo,já verificou a válvula BYPASS que vai no alojamento do filtro?elá é um pouco difícil de encontrar mas te digo com certeza que pode influenciar sim na perda de pressão momentânea de óleo,pois,ela além da função de BYPASS faz o acúmulo de óleo no sistema de pressurização do bloco,evitando bolhas.

Ela também mantem o óleo acumulado no filtro quando o motor está parado,mantendo a pressão de óleo durante o primeiro funcionamento .

O certo seria troca-la com uma certa frequência ,em motores retificados ou preparados é obrigatório a sua substituição.

Em minha experiência já vi problemas semelhantes em Chevetes,Monzas,Kadetts,Corsas,etc que também possuem essa válvula,

Segue foto dela aplicada e na embalagem com o número:
" />

" />

Espero ter ajudado e por favor caso resolva o seu problema nos informe,pois a informação pode ser de grande valia para os companheiros aqui.

Abraço!




Alem desse problema de perda de pressão, tem algum outro sintoma quando essa valvula está com problema?
E como é feito pra trocar ela? Tem como fazer já com o motor montado ou tem que abrir tudo?

Eu nunca tinha nem ouvido falar nessa valvula, sempre aprendendo mais aqui no forum study  Very Happy

Já tinha visto mas nunca prestei a atenção e nem sabia do que se tratava,valeu mestre c por mostrar,já vai pra peças futuras a ser compradas

Tiger,espero que consiga encontrar a causa do problema,nos mantenha informados


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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Seg 1 Set - 20:24:19

Esta valvula já foi verificada está 100 %

e sobre o mecânico ter montado a bomba seca "acredito eu que não" pois o cara é bem caprichoso ! já vi montando outros motores e ele baba tudo d óleo asuhauhsuhasuhaushuahs ^^
E não vi a primeira ligada dele =/
mas a bomba está 100 % 1 bar de pressão quente a 1000 rpm quando frio chega dar 3bar 4 bar ...

Ainda não verifiquei a elétrica e vou ver essa da sujeira !!!

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por RN_Willemann em Seg 1 Set - 20:35:40

1 bar na lenta para um motor novo ?

o meu carro com motor totalmente cansado da 2 bar a 900rpm de lenta, só fica 1 bar se deixar 350 de lenta.

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por RN_Willemann em Seg 1 Set - 20:38:20

E veja o nível correto do óleo, porque com pouco óleo vai zerar a pressão sempre que acelerar....

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por RN_Willemann em Seg 1 Set - 20:40:21

E sobre tuchos calçados, eu testei a pressão com hidraulicos e depois de calçados, não muda nada, pelo menos no meu caso que foi feito certo mantendo todo o embolo com chapinha de contenção de óleo, apenas botando a esfera para calçar no lugar das molas.

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por endrigo em Seg 1 Set - 21:59:46

RN_Willemann escreveu:1 bar na lenta para um motor novo ?

o meu carro com motor totalmente cansado da 2 bar a 900rpm de lenta, só fica 1 bar se deixar 350 de lenta.

Pois é isso q to tentando dizer... parece ter algo errado com essa bomba . Tinha que desmontar ela e por segurança levar num especialista em bomba pro cara ter certeza que nao é ela, qualquer risco por sujeira no carter ou outra coisa pode dar essa zica. Gasta só uma junta e uns troco pro bombista e tira um baita peso das costas. Outra coisa sao estes instrumentos /medidores vai que ta marcando errado?!

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por emerson le em Ter 2 Set - 23:30:19

Minha caravan sempre foi assim antes da retifica e depois tbm..acelera forte cai a pressao pisa no freio forte cai a pressao tbm ..ja troquei a bomba e continua igual..ja ate desencanei..antes da pressao cair ja dou umas bombadas no acelerador com a pontas dos dedos..

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Victor Meijerink em Qua 3 Set - 19:23:41

Tenho uma possivel causa,esses tuchos travados,se o óleo passa direto neles,se foram eliminadas as "moedas" que tem dentro,o óleo passa batido,fica quase todo na parte de cima,tipo uns 2 litro na tampa de válula, seca o carter,daí acende,quando faz curva ou quando da um acelerão...pq fica pouco óleo no carter... se colocou varetas maiores,dá mais vazão pra cima ainda... já aconteceu num opala daqui.

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 3 Set - 19:26:14

emerson le escreveu:Minha caravan sempre foi assim antes da retifica e depois tbm..acelera forte cai a pressao pisa no freio forte cai a pressao tbm ..ja troquei a bomba e continua igual..ja ate desencanei..antes da pressao cair ja dou umas bombadas no acelerador com a pontas dos dedos..

Ja ando 3 anos assim e nunca deu nada

Isso pode se resolver com um defletor(tipo um quebra-ondas que tem dentro dos caminhões tanque),quando acelera forte o óleo vai tudo pra traz do carter,já quando freia o óleo vai para a frente do carter e nesses 2 casos o pescador não pega o óleo,por isso cai a pressão


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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Victor Meijerink em Qua 3 Set - 19:37:40

bruno silverstar83 escreveu:
emerson le escreveu:Minha caravan sempre foi assim antes da retifica e depois tbm..acelera forte cai a pressao pisa no freio forte cai a pressao tbm ..ja troquei a bomba e continua igual..ja ate desencanei..antes da pressao cair ja dou umas bombadas no acelerador com a pontas dos dedos..

Ja ando 3 anos assim e nunca deu nada

Isso pode se resolver com um defletor(tipo um quebra-ondas que tem dentro dos caminhões tanque),quando acelera forte o óleo vai tudo pra traz do carter,já quando freia o óleo vai para a frente do carter e nesses 2 casos o pescador não pega o óleo,por isso cai a pressão


Não pode. tem que ter óleo suficiente no carter pra isso não acontecer, carter de caminhão é comprido,por isso temo os defletores,pode ser que o óleo vá pra cima(tampa de válvula) com uma acelerada, se for tucho depenado mais facil ainda, mas não pode acender pelo óleo ir pro fundo do carter... um carro de rua não arranca tanto pra tal feito...

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Diegoj em Qua 3 Set - 19:47:15

Victor Meijerink escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:

Isso pode se resolver com um defletor(tipo um quebra-ondas que tem dentro dos caminhões tanque),quando acelera forte o óleo vai tudo pra traz do carter,já quando freia o óleo vai para a frente do carter e nesses 2 casos o pescador não pega o óleo,por isso cai a pressão


Não pode. tem que ter óleo suficiente no carter pra isso não acontecer, carter de caminhão é comprido,por isso temo os defletores,pode ser que o óleo vá pra cima(tampa de válvula) com uma acelerada, se for tucho depenado mais facil ainda, mas não pode acender pelo óleo ir pro fundo do carter... um carro de rua não arranca tanto pra tal feito...

Na arrancada concordo contigo, mas em uma freiada muito forte o óleo vai todo lá pra frente.
Tanto que o omega 4.1 já vem de fabrica com uma especie de defletor no carter.


Tucho travado é bucha Mad Mad Mad desmonta pelo menos um pra ver como está, vai que o teu problema são apenas essas porcarias ai e tu fica procurando problema a toa em outro lugar...

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 3 Set - 19:53:13

Como disse "pode se resolver com um defletor",mas entendi OKK


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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Victor Meijerink em Qua 3 Set - 20:10:58

Diegoj escreveu:
Victor Meijerink escreveu:


Não pode. tem que ter óleo suficiente no carter pra isso não acontecer, carter de caminhão é comprido,por isso temo os defletores,pode ser que o óleo vá pra cima(tampa de válvula) com uma acelerada, se for tucho depenado mais facil ainda, mas não pode acender pelo óleo ir pro fundo do carter... um carro de rua não arranca tanto pra tal feito...

Na arrancada concordo contigo, mas em uma freiada muito forte o óleo vai todo lá pra frente.
Tanto que o omega 4.1 já vem de fabrica com uma especie de defletor no carter.


Tucho travado é bucha Mad Mad Mad  desmonta pelo menos um pra ver como está, vai que o teu problema são apenas essas porcarias ai e tu fica procurando problema a toa em outro lugar...

Sim sim, mas veja bem,se vc precisa frear forte,(num motor preparado, nunca se pode dar "banguela")é pq tava acelerado.
se estava acelerado bomba de óleo a mil.
se vc freia,o óleo vai pra frente sim,mas o carter do opala é fundo hein! pra o oleo sair da panela (se tiver mesmo os 3 litros e poco que tem que ter lá dentro),tem que frear valendo!! e a morro abaixo pro óleo i tudo lá pra frente...
Por isso digo,no caso do tópico aqui,é quase certeza que ele tá com tucho depenado,e o óleo tá subindo tudo...
PS: defletor é massa,ajuda bastante,mas se for o caso por mim descrito,de secar o carter,ele vai piorar ainda mais o esquema,o óleo vai demorar mais ainda pra descer pro pescador,por isso neste caso NÃO RESOLVE.

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Diegoj em Qua 3 Set - 20:35:01

Victor Meijerink escreveu:
Diegoj escreveu:

Na arrancada concordo contigo, mas em uma freiada muito forte o óleo vai todo lá pra frente.
Tanto que o omega 4.1 já vem de fabrica com uma especie de defletor no carter.


Tucho travado é bucha Mad Mad Mad  desmonta pelo menos um pra ver como está, vai que o teu problema são apenas essas porcarias ai e tu fica procurando problema a toa em outro lugar...

Sim sim, mas veja bem,se vc precisa frear forte,(num motor preparado, nunca se pode dar "banguela")é pq tava acelerado.
se estava acelerado bomba de óleo a mil.
se vc freia,o óleo vai pra frente sim,mas o carter do opala é fundo hein! pra o oleo sair da panela (se tiver mesmo os 3 litros e poco que tem que ter lá dentro),tem que frear valendo!! e a morro abaixo pro óleo i tudo lá pra frente...
Por isso digo,no caso do tópico aqui,é quase certeza que ele tá com tucho depenado,e o óleo tá subindo tudo...
PS: defletor é massa,ajuda bastante,mas se for o caso por mim descrito,de secar o carter,ele vai piorar ainda mais o esquema,o óleo vai demorar mais ainda pra descer pro pescador,por isso neste caso NÃO RESOLVE.

Não vai resolver se for esse o caso, mas não concordo que vá piorar ainda mais, porque o defletor de carter (quando feito corretamente) apenas impede que o oleo saia todo do "poço" do carter, mas não muda quase nada pro óleo escorrer novamente lá pra dentro...

E eu já fiz acender a luz de óleo numa freiada forte com motor totalmente original, numa estrada plana a uns 50km/hr. Mas claro que foi uma situação "anormal", porque meti o pé no freio com tudo só pra sacanear um amigo que tava no banco de tras.

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Dom 7 Set - 0:07:01

Bem gente elétrica não é já foi verificado !!
E sobre os tuchos também não pois não vem óleo D+ para a tampa de valvulas.
E o óleo na vareta não abaixa muito com o motor com giro em alta !!

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por BANDIT em Dom 7 Set - 13:58:06

se não é problema elétrico.....é mecânico.....

retire a perinha do óleo e instale um manômetro de pressão lá.....só pra ver quanto de pressão vai ter !
........ OKK

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por teteubp em Dom 7 Set - 16:31:20

cara os tuchos tem uma peça dentro dele que é uma tampinha que serve para dar pressão no tucho! dai ele enche, quando enche o resto de pressão sobe e lubrifica a parte de cima! (Hidráulico)

quando a galera faz o trampo de travar o tucho se tirar a tampinha não tem restrição de oleo para a parte de cima...
quer perder um tempinho???
tira a tampa de valvula e funciona o carro.. e ele começar a cuspir óleo com vontade nos balanceiros pode contar que ta ai o defeito!

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Victor Meijerink em Dom 7 Set - 16:54:22

Tiger escreveu:Bem gente elétrica não é já foi verificado !!
E sobre os tuchos também não pois não vem óleo D+ para a tampa de valvulas.
E o óleo na vareta não abaixa muito com o motor com giro em alta !!  

coloca o relógio,se não tiver pressao é defeito de bomba... ou alguém montou alguma coisa errado... e daí começa a dor de cabeça...

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Ter 9 Set - 18:20:44

BANDIT escreveu:se não é problema elétrico.....é mecânico.....

retire a perinha do óleo e instale um manômetro de pressão lá.....só pra ver quanto de pressão vai ter !
........ OKK

Bandit como eu já falei a pressão dele está em 1bar a 1000 rpm !!

Sobre os tuchos eles foram travados com Esfera de rolamento o comum que todos fazem !!

e Realmente NÃO está vindo MUITO óleo para a tampa de vavulas olhei pela tampa de óleo só a circulação normal !!

PUTZ não sei mais o que eu faço ! acho que vou mandar o carro pra ele e ele que se vire ¬¬
quanto mais o cara quer o carro certinho, perfeito, sempre da mais merda ¬¬

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por BANDIT em Ter 9 Set - 18:56:34

quanto mais o cara quer o carro certinho, perfeito, sempre da mais merda


Mas já não começou certo porque está com tuchos travado.....

e eu acho que o problema deve ser a chapinha de dentro do tucho.....

(empreste tuchos mecânicos tipo Crower) e teste

se não for pode ser sujeira dentro do motor.....como já disse pode ter caído silicone pra dentro do motor etc....


vai ter que abrir !

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por BANDIT em Ter 9 Set - 18:59:46

As vezes vc. está se phodendo por causa de 200tão !!!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587217822-tucho-mecanico-opala-ss-4cc-diplomata-comodoro-caravan-151-_JM

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Victor Meijerink em Qua 10 Set - 6:39:35

instale outra lampada, tipo uma de lampada de teste,igual os eletricista tem,vê se apaga,pode ser que o problema seja elátrico...
Outra coisa,onde perde pressaõ,é o bico que lubrifica a engrenagem do comando,ali pode perder também,as vezes o cara foi querer limpar ali e pode ter acabado aumentando o tamanho do buraco...
No meu,diminui ele,e já vi motor que isolaram aquela desgraça...

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Sex 12 Set - 19:10:45

OK vou dar uma de metido e vou mandar colocar os tuchos !!!

com o comando 278 lob 109 será que não é melhor manter o tucho hidráulico mesmo girando a 5500 , 6000 rpm ??????

e vou verificar o pescador da bomba !!

EU informo para vocês se eu descobrir algo !!!!

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Victor Meijerink em Dom 14 Set - 21:21:39

Lembrando que desde que sejam tuchos que não descarreguem facilmente... como os originais por exemplo... senão nem gira isso... do Ômega não seria boa idéia?

endrigo
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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por endrigo em Sex 19 Set - 12:51:20

Shocked e daí novidades??

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por Tiger em Sex 19 Set - 18:38:25

Calma Endrigo estou com muitos problemas!! vou ficar com o carro 2 semanas parado !!

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Re: Maldita luz do óleo !!

Mensagem por marcosschwabe em Ter 17 Fev - 16:51:34

caso ficar sem a valvula de retencao, qual seria o problema?

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Re: Maldita luz do óleo !!

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