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Caixa de direção e temperatura Opala 77

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danir
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Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por danir em Qua 3 Set - 12:11:24

Galera, Boa tarde

Estou com uns probleminhas no meu 77 e queria ajuda de vcs se possivel, no mesmo topico relatei todos os problemas para não precisar ficar criando varios topicos, procurei até no forum sobre meus problemas porém não localizei nada mais claro.

Possuo um Opala 1977 4cc original, a mais ou menos uns 6 meses ele começou a estralar a direção, fica pesado para virar, de primeira achei que fosse o volante original que estivesse com a estria ruim, tirei e coloquei uma replica do SS que consegui e o problema continua, estrala muito e fica pesado ao virar ao manobrar.

O que pode ser? Caixa de direção? Se for a caixa, trocando o reparo da caixa resolve?

Segundo problema:

No ponteiro de temperatura, após ligar o carro e ficar com ele uns minutos ligado, o ponteiro sobe e vai la no vermelho, fica grudado no vermelho, já troquei radiador, tirei a valvula termostática e troquei o sensor de temperatura que vai no bloco por um original GM e o problema persiste.

O que pode ser? O painel com problemas? Alguém ja passou por isso e resolveu?

Bom galera é isso, quem poder me dar uma luz ae eu agradeço rs!

Abraços

PTGSA
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Estalando e Esquentando

Mensagem por PTGSA em Qua 3 Set - 13:33:46

Olá. Vou por partes, primeiro o aquecimento e, mais tarde a direção (são duas coisas muito distintas).
A primeira pergunta é: seu motor está aquecendo? Esta pergunta é um pouco tardia porque vc já trocou radiador, sensor etc, só falta mesmo o marcador de temperatura e a bomba...
Primeiro passo: recoloque a válvula termostática (ponha uma nova, adequada ao motor e ao combustível (álcool ou gasolina)).
Ligue o carro sem a tampa do radiador e coloque sua mão sobre o bocal do radiador. Veja se o radiador dá pressão. Se isto ocorrer pode estar havendo escape de gases para o radiador - provável queima de junta de cabeçote. Experimente retirar a tampa de válvulas e veja com o torquímetro se os parafusos do cabeçote estão frouxos. Caso afirmativo, é junta. Caso negativo, podem ser problemas de cabeçote, lubrificação, comando... um monte. Primeiro, faça estes testes e publique o resultado; depois a gente esquenta a cabeça.
Independente do resultado, retire a bomba d'água e verifique as folgas e se o eixo está de fato preso ao rotor da bomba; limpe a ferrugem etc.
Boa sorte, abraço.

danir
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por danir em Qua 3 Set - 15:01:12

PTGSA escreveu:Olá. Vou por partes, primeiro o aquecimento e, mais tarde a direção (são duas coisas muito distintas).
A primeira pergunta é: seu motor está aquecendo? Esta pergunta é um pouco tardia porque vc já trocou radiador, sensor etc, só falta mesmo o marcador de temperatura e a bomba...
Primeiro passo: recoloque a válvula termostática (ponha uma nova, adequada ao motor e ao combustível (álcool ou gasolina)).
Ligue o carro sem a tampa do radiador e coloque sua mão sobre o bocal do radiador. Veja se o radiador dá pressão. Se isto ocorrer pode estar havendo escape de gases para o radiador - provável queima de junta de cabeçote. Experimente retirar a tampa de válvulas e veja com o torquímetro se os parafusos do cabeçote estão frouxos. Caso afirmativo, é junta. Caso negativo, podem ser problemas de cabeçote, lubrificação, comando... um monte. Primeiro, faça estes testes e publique o resultado; depois a gente esquenta a cabeça.
Independente do resultado, retire a bomba d'água e verifique as folgas e se o eixo está de fato preso ao rotor da bomba; limpe a ferrugem etc.
Boa sorte, abraço.

Olá, meu motor não está fervendo, nunca ferveu, viajo com o carro sempre e nunca ferveu, fica quente como um motor normal mais não ferve e muito menos vaza óleo, penso então que não possa ser algo relacionado a junta do cabeçote...

vicomodoro
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por vicomodoro em Qua 3 Set - 15:32:04

Cara antes de mexer no motor certifique-se de que a temperatura dele está realmente alta. Pode ser algum problema no indicador de temperatura.

adpachec
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por adpachec em Qua 3 Set - 16:02:57

Pode ser o marcador.
Tente ir lá no cebolão e dar um "curto", encoste o fio (+) do cebolão na lataria (-), o ponteiro vai subir e depois solte o fio da lataria e ele vai cair, pode ser que volte ao normal.
Radiador está OK (sem vazamentos)?.

O estralo no volante pode ser que esteja muito apertado (sem folga), se regula no parafuso em cima da caixa, afrouxar o parafuso deixa mais leve, apertar fica mais justo e pesado o volante.

Este com porca e contra porca (parafuso superior).



http://www.opaleirosdoparana.com/t34813-duvida-suspensaodirecao

Também existem calços de regulagem, ficam na parte da frente da caixa, mas este em último caso.



http://www.opaleirosdoparana.com/t23335-folga-na-direcao

http://www.opaleirosdoparana.com/t9672-opala-esquentando

Verifique o óleo na caixa também (o parafuso de baixo da foto).

OKK

PTGSA
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por PTGSA em Qua 3 Set - 22:24:08

"Olá, meu motor não está fervendo, nunca ferveu, viajo com o carro sempre e nunca ferveu, fica quente como um motor normal mais não ferve e muito menos vaza óleo, penso então que não possa ser algo relacionado a junta do cabeçote..."

Bom, neste caso, se nunca ferveu nem esquentou demais, então o marcador de temperatura pode estar avariado. Como é tudo +/- um padrão, ache um outro emprestado em uma autoelétrica. Pode ser de qq carro. O que importa é vc ligar a fiação do opala nele e verificar o resultado. Não precisa colocar no painel; deixe pendurado mesmo.

Normalizando a leitura, é o marcador. Continuando doida, verifique se a cebolinha é original VDO. Se for nova e VDO e o marcador está bom, verifique a fiação. No opala é um fio resistivo. Portanto, o comprimento e a qualidade dele faz diferença na leitura.
O ideal é sempre ter certeza das coisas; portanto seria bom se vc conseguisse medir a temperatura em diferentes pontos do motor usando um destes termômetros a laser.
Abraço, André.

danir
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por danir em Qui 4 Set - 7:26:43

Entendi Galera!!!

Muito obrigado a todos ai pelas explicações e dicas! Valeu mesmo!

No fds vou fazer esses testes e ver no que dá, dai passo aqui e informo a vcs o que deu!


danir
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por danir em Sex 12 Set - 10:47:11

Galera, conforme combinei, iria vir aqui após ter dado uma olhada em tudo.

Bom, levantamos o carro e as longarinas estão perfeitas, nunca foram soldadas, então ja discartei isso, olhamos a caixa de direção e ela não está vazando nada nada de oleo, abrimos o compartimento de óleo da caixa e estava cheio de graxa também, sendo assim, está lubrificada, mesmo assim, completou com óleo grosso, percebi que a direção do carro ficou muito, mais muito, mais leve e boa de virar porém os estralos relatados continuam!
Olhei junto com um amigo meio que por cima, e o barulho parece vir da própria coluna de direção, faz realmente uns estralos fortes, parece até que vai querer algo, o que me deixa com receio de sair com o carro, bom, alguém ja teve algo parecido? É um clac clac clac quando vira o volante, parece realmente vir de dentro da coluna de direção...

Bom galera, quem poder me dar uma luz, eu agradeço imensamente!

Abraços

raphaelcaronti
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por raphaelcaronti em Sex 12 Set - 12:56:15

Esse estalos não é nenhum terminal de direção com problema?


Quanto a temperatura faça igual falaram pega outro marcador e liga nos fios originais e vê se está marcando certo, ou até faça outra ligação eletrica para ver se está tudo certo

adpachec
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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

Mensagem por adpachec em Sex 12 Set - 15:32:12

Se você apertou demais o ajuste de folga do volante na caixa pode ser isto, tente soltar um pouco.
O volante do opala tem uma folga natural (se seguir o manual é de 2,5 cm para cada lado).


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Re: Caixa de direção e temperatura Opala 77

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