Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 13:05:53 por joaoc

» me apresentando
Hoje à(s) 12:36:07 por tcheco 8687

» Câmbio 6cc
Hoje à(s) 12:12:15 por opala4cc

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 12:04:18 por Caravan88

» Fabricando um Rotisserie
Hoje à(s) 10:38:00 por Heitor_Ruschmann

» Chevrolet Caravan 1979 2500 - Customização simples e de bom gosto
Hoje à(s) 10:31:29 por Lukaoneves

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 10:20:38 por oXLS

» Opala 1978 Diplomata
Hoje à(s) 8:05:25 por Caravan88

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 8:03:38 por Caravan88

Quem está conectado

72 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 70 Visitantes :: 2 Motores de busca

joaoc, Lukaoneves


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7880)
 
100 (7771)
 

Válvulas e tuchos

Compartilhe

Opaladoprofessor
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 51
Idade : 35
Localização : Sapiranga RS
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1982 Marrom
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 26/08/2010

Válvulas e tuchos

Mensagem por Opaladoprofessor em Qua 1 Out - 21:22:52

Pessoal, comprei uma Caravan 4 cil a poucos dias. Está muito boa, fiz pequenos ajustes na suspensão e elétrica, troquei óleo, filtros etc. Está funcionando bem, porém o motor 4 cilindros está fazendo barulho de válvula. Queria uma dica dos mais experientes (não dos curiosos como eu). Vale a pena regular sem mexer nos tuchos? E mais, que cola usam na tampa de válvulas e de tuchos para fechar (as juntas já comprei). Quero fazer o "serviço" nessa sexta.

alex medina
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1457
Idade : 25
Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
Data de inscrição : 22/08/2014

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por alex medina em Qua 1 Out - 21:39:54

bm amigo se tu for colar cm silicone,nao use nem compre cola cm cheiro de vinagre,pq nao vale nada


Última edição por alex medina em Qua 1 Out - 21:54:40, editado 1 vez(es)

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 1 Out - 21:48:03

Tem que saber que estado que estão os tuchos,as vezes uma regulada nas válvulas já resolve,pode ser regulada ligado ou não,e só se usa cola se a tampa estiver empenada,se estiver boa só a junta resolve


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


alex medina
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1457
Idade : 25
Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
Data de inscrição : 22/08/2014

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por alex medina em Qua 1 Out - 21:52:09

puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal Embarassed

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 1 Out - 22:03:30

alex medina escreveu:puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal Embarassed

Não dá nada não,até um tempo atrás eu tambem não sabia nada sobre regulagem de válvulas,aí meti a cara pra fazer isso .

Aqui uma ajudinha pra regular,mas se os tucho estiverem ruim só regulando ligado mesmo pra ficar bom



_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Opaladoprofessor
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 51
Idade : 35
Localização : Sapiranga RS
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1982 Marrom
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 26/08/2010

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Opaladoprofessor em Qui 2 Out - 20:03:44

bruno silverstar83 escreveu:
alex medina escreveu:puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal Embarassed

Não dá nada não,até um tempo atrás eu tambem não sabia nada sobre regulagem de válvulas,aí meti a cara pra fazer isso .

Aqui uma ajudinha pra regular,mas se os tucho estiverem ruim só regulando ligado mesmo pra ficar bom


Bruno e Alex

Valeu pelas dicas! Amanhã abro a tampa. Estou tentado a tirar os tuchos para revisar, mas aqui ainda nâo encontrei originais, só Aplic, que não quero colocar no meu carro. Vamos ver o que rola.

Marcelo74v8
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 364
Idade : 42
Localização : Belo Horizonte-MG
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 91/92
Cilindros : 1-5-3-6-2-4
Data de inscrição : 25/08/2013

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Marcelo74v8 em Qui 2 Out - 20:39:34

E não se esqueça de colocar todas as peças organizadas de forma que voltem ao exato lugar de origem.
Eu uso uma Dremel pra marcar e numerar peças. Os tuchos marco o número de 1 a 12 num lugar que não comprometa o funcionamento. No meio do corpo, perto do furo, por exemplo. E assim vai...
Tem gente que guarda tudo em saquinhos etiquetados.

frederico santos
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3000
Idade : 40
Localização : Guarapari es
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS
Data de inscrição : 27/12/2008

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por frederico santos em Qui 2 Out - 21:21:37

Regulagem com motor de opala normalmente se faz a quente hein..a diferença é grande quando esfria. Minhas tampas laterias tive que trocar por modelos aletados que normalmente vendem em casa de alta performance.Minhas varetas são todas trocadas ,não sei se interferem apenas elas,provavelmente sim, mas não me atentei a esse fato quando fiz  agora já era,pelo menos até hj não me deu problemas mas fica sempre aquela dúvida.Mas tuchos e comando segui a risca.

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por raphaelcaronti em Qui 2 Out - 23:28:54

Não precisa de cola se suas tampas não estiverem tortas, somente a junta, coloca graxa nas juntas e aperta sem apertar demais para não entortar tudo e vazar.

Opaladoprofessor
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 51
Idade : 35
Localização : Sapiranga RS
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1982 Marrom
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 26/08/2010

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Opaladoprofessor em Ter 7 Out - 22:14:18

Serviço feito sexta passada. Ficou outra coisa o motor. Ele foi retificado(parte de baixo) e acho que não recebeu regulagem de válvulas depois pois estavam com muita folga. Ficou bom mesmo. A tampa não está em excelente estado então preferi passar cola somente entre a tampa e a junta. Precisei trocar os parafusos da tampa também. Aproveitei e troquei uma serie de mangueiras ressecadas e dei um trato no carburador. Agora é curtir.

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por raphaelcaronti em Ter 7 Out - 22:25:17

Opaladoprofessor escreveu:Serviço feito sexta passada. Ficou outra coisa o motor. Ele foi retificado(parte de baixo) e acho que não recebeu regulagem de válvulas depois pois estavam com muita folga. Ficou bom mesmo. A tampa não está em excelente estado então preferi passar cola somente entre a tampa e a junta. Precisei trocar os parafusos da tampa também. Aproveitei e troquei uma serie de mangueiras ressecadas e dei um trato no carburador. Agora é curtir.



Fica outro mesmo!!

Andre_SP
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 279
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Andre_SP em Qua 8 Out - 14:44:06

bruno silverstar83 escreveu:
alex medina escreveu:puts é verdade falei besteira,eu li e imaginei o cara ali cm palhetinha e tal regulando as valvulas kkkkk.isso q dá nao mexe tanto cm opala o cara perde a linha ..desculpa ai pessoal Embarassed

Não dá nada não,até um tempo atrás eu tambem não sabia nada sobre regulagem de válvulas,aí meti a cara pra fazer isso .

Aqui uma ajudinha pra regular,mas se os tucho estiverem ruim só regulando ligado mesmo pra ficar bom


Faço a regulagem com o motor quente e Desligado mas ainda fica o te tec (acho que tem tucho ruim), já tentei varias vezes com o motor ligado mas sem sucesso devido ter que fazer rápido por causa do oleo que cai e a fumaceira, o motor fica amarrado, tem algum macete na hora de regular com o motor ligado ?

Muito Obrigado.

Andre_SP

Opaladoprofessor
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 51
Idade : 35
Localização : Sapiranga RS
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1982 Marrom
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 26/08/2010

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Opaladoprofessor em Qua 8 Out - 16:41:56

Olá
Não fiz a regulagem com o motor ligado amigo. Não me parece um processo lá muito preciso, pois faz somente pelo barulho. Tem que ter prática e faz uma bela sujeira!

Acredito que o ideal mesmo é limpar os tuchos ou substituir se for necessário, pois eles deveriam "auto regular" as folgas. Depois fazer o ajuste. Eu fui direto para as válvulas (bateu a preguiça). Penso em um futuro próximo fazer uma geral nesse cabeçote, por enquanto vou levando assim.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 8 Out - 19:45:46

Andre_SP escreveu:

Faço a regulagem com o motor quente e Desligado mas ainda fica o te tec (acho que tem tucho ruim), já tentei varias vezes com o motor ligado mas sem sucesso devido ter que fazer rápido por causa do oleo que cai e a fumaceira, o motor fica amarrado, tem algum macete na hora de regular com o motor ligado ?

Muito Obrigado.

Andre_SP

Quando os tucho estão ruins só regulando ligado mesmo pra ficarem bons,uma dica pra não fazer sujeira é deixar o carro no plano e colocar um pedaço de papelão pra não espirrar óleo nos coletores


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Andre_SP
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 279
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Andre_SP em Sex 10 Out - 17:46:17

bruno silverstar83, levantei a traseira e coloquei no cavalete, o motor ficou menos inclinado e coloquei um papelão, deu para regular sem muita fumaceira, Valeu pela dica. A partida a frio melhorou.

Muito Obrigado.

Andre_SP

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 10 Out - 19:31:24

Andre_SP escreveu:bruno silverstar83, levantei a traseira e coloquei no cavalete, o motor ficou menos inclinado e coloquei um papelão, deu para regular sem muita fumaceira, Valeu pela dica. A partida a frio melhorou.

Muito Obrigado.

Andre_SP

De nada,que bom que deu certo


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


Andre_SP
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 279
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Andre_SP em Qua 15 Out - 17:17:46

Andei com o carro subindo ladeiras para testar depois da regulagem, o motor ficou bem amarrado, demorando para subir o giro (mesmo acelerando com o carro parado estava amarrado) então, refiz a regulagem de valvulas com o motor ligado, primeiro fiz uma pré- regulagem, depois fui soltando a porca até voltar a bater (deixei uns 20 seg. batendo), fui apertando até sumir o tec tec (folga 0), então apertei 1/8 de volta (com 1/4 de volta o motor já dava umas balançadas), agora o giro sobe rápido (com o carro parado, ainda não andei com o carro mas já deu para notar a grande diferença), agora a duvida, Quanto mais rápido subir o giro melhor está a regulagem de valvulas ???

Muito Obrigado.

Andre_SP

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por adpachec em Qua 15 Out - 17:30:48

Andre_SP escreveu:Andei com o carro subindo ladeiras para testar depois da regulagem, o motor ficou bem amarrado, demorando para subir o giro (mesmo acelerando com o carro parado estava amarrado) então, refiz a regulagem de valvulas com o motor ligado, primeiro fiz uma pré- regulagem, depois fui soltando a porca até voltar a bater (deixei uns 20 seg. batendo), fui apertando até sumir o tec tec (folga 0), então apertei 1/8 de volta (com 1/4 de volta o motor já dava umas balançadas), agora o giro sobe rápido (com o carro parado, ainda não andei com o carro mas já deu para notar a grande diferença), agora a duvida, Quanto mais rápido subir o giro melhor está a regulagem de valvulas ???

Muito Obrigado.

Andre_SP

Quanto mais livres as válvulas (principalmente a de escape) menor o volume de gás dentro dos pistões após a combustão e menor resistência do pistão na compressão.
E uma válvula de ar presa causa "tipo um vácuo" porque o motor puxa um valor de ar abaixo que ele precisa, igual colocar o dedo na ponta da seringa e puxar o embolo para trás, você consegue, mas sente resistência.
Mantendo os limites máximos e mínimos de ajustes, mais justo, mais torque em baixa, mais solto melhor em alta......agora muito folgado não anda nada e parece uma máquina de costura.
Tucho mecânico 0,25 a 0,30, mas já escutei até 0,10 mm de folga.

Andre_SP
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 279
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 28/09/2012

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Andre_SP em Qui 16 Out - 18:59:49

adpachec escreveu:
Andre_SP escreveu:Andei com o carro subindo ladeiras para testar depois da regulagem, o motor ficou bem amarrado, demorando para subir o giro (mesmo acelerando com o carro parado estava amarrado) então, refiz a regulagem de valvulas com o motor ligado, primeiro fiz uma pré- regulagem, depois fui soltando a porca até voltar a bater (deixei uns 20 seg. batendo), fui apertando até sumir o tec tec (folga 0), então apertei 1/8 de volta (com 1/4 de volta o motor já dava umas balançadas), agora o giro sobe rápido (com o carro parado, ainda não andei com o carro mas já deu para notar a grande diferença), agora a duvida, Quanto mais rápido subir o giro melhor está a regulagem de valvulas ???

Muito Obrigado.

Andre_SP

Quanto mais livres as válvulas (principalmente a de escape) menor o volume de gás dentro dos pistões após a combustão e menor resistência do pistão na compressão.
E uma válvula de ar presa causa "tipo um vácuo" porque o motor puxa um valor de ar abaixo que ele precisa, igual colocar o dedo na ponta da seringa e puxar o embolo para trás, você consegue, mas sente resistência.
Mantendo os limites máximos e mínimos de ajustes, mais justo, mais torque em baixa, mais solto melhor em alta......agora muito folgado não anda nada e parece uma máquina de costura.
Tucho mecânico 0,25 a 0,30, mas já escutei até 0,10 mm de folga.

Fui testar o carro (eu e mais 2 passageiros) subindo ladeira, em 1º o motor ameçava a morrer tinha que controlar na embreagem (sintoma igual quando o 2º estágio trava um pouquinho aberto), depois que começava a andar ficava bom, em reta ficou bom, afundando o pé estava desenvolvendo bem, tirei a tampa de valvulas e apertei mais 1/8 de volta em cada valvula (totalizando 1/4 de volta, então ficou folga 0 + 1/4 (tucho hidráulico)), agora só falta testar.

Andre_SP

Conteúdo patrocinado

Re: Válvulas e tuchos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:08:42


    Data/hora atual: Qui 8 Dez - 13:08:42