Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

28 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 27 Visitantes :: 1 Motor de busca

Felipe/S


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7893)
 
100 (7771)
 

Pneu para Gran Luxo 1974

Compartilhe

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 8 Out - 16:07:56

Vamos colocar o carro para andar novamente. Hoje está equipado com pneus Firestone Maxi-Sport, com letras brancas, já recauchutados para manter a originalidade do carro. Todavia, após 6 anos parado, não há pneu que resista. então, gostaria de ter alguma sugestão sobre que modelo e medida de pneu usar, se possível que tivessem as letras brancas na lateral. Grato.

Ghost
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2396
Modelo do carro : Caravan 84/85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Ghost em Qua 8 Out - 16:44:40

Tópico movido para a área correta, "Mecânica geral"

abs


_________________
Smile

Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


Vendidos=Positivo Positivo Positivo Positivo Positivo

Cojak
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4029
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
Chevette 1978
Fusca 1300 1980
Data de inscrição : 27/08/2011

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Cojak em Qui 9 Out - 20:14:36

Hum,pergunta difícil,já que não se acha esse pneus novos.

Já pensou no Hankook?

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por tabarbosa em Qui 9 Out - 23:05:28

bf goodrich...

215 na diant e 235 na traseira... a combinação mais massa

Cojak
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4029
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
Chevette 1978
Fusca 1300 1980
Data de inscrição : 27/08/2011

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Cojak em Sex 10 Out - 0:19:35

tabarbosa escreveu:bf goodrich...

215 na diant e 235 na traseira... a combinação mais massa

Bom saber,pretendo por uns letrados no meu 1973 também,mais cabe no aro original (a tala)?

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por tabarbosa em Sex 10 Out - 10:21:21

Cojak escreveu:
tabarbosa escreveu:bf goodrich...

215 na diant e 235 na traseira... a combinação mais massa

Bom saber,pretendo por uns letrados no meu 1973 também,mais cabe no aro original (a tala)?

sim... bica meio balão (abaulado nas laterais do pneu) pois o ideal é no minimo 7 polegadas pra essas larguras, mas eu particularmente acho mais legal abaulado em carro antigo...



Cojak
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4029
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
Chevette 1978
Fusca 1300 1980
Data de inscrição : 27/08/2011

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Cojak em Sex 10 Out - 11:22:23

tabarbosa escreveu:
Cojak escreveu:

Bom saber,pretendo por uns letrados no meu 1973 também,mais cabe no aro original (a tala)?

sim... bica meio balão (abaulado nas laterais do pneu) pois o ideal é no minimo 7 polegadas pra essas larguras, mas eu particularmente acho mais legal abaulado em carro antigo...



Obrigado!

Com certeza fica top esses pneus!

OKK

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 1 Fev - 7:06:24

Retornando ao fórum. Estamos iniciando os ajustes desse carro (uma dor-de-cabeça, mas das boas...), que ficou parado por exatos 15 anos. Faremos uma ótima revisão na parte mecânica, para depois partir para cosmética externa, com higienização da interna (tudo integro e perfeito). Por último faremos a substituição dos pneus maxi-sport originais, provavelmente pelos cobra na medida 215 X 60, nas rodas e calotas originais. Por ser um Gran-Luxo, com todos os itens característicos originais, inclusive os frisos das caixas-de-roda, pretendemos manter as 4 rodas com pneus da mesma medida. O estepe deverá permanecer o original sem uso, e sem condições de uso, apenas como "decoração" do porta-malas original. Todavia deveremos ter um efetivo, para as situações de emergência. Faremos os registros de etapa por etapa, inclusive com as soluções encontradas, bem como investimento, para depois compartilhar com os colegas.

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por SevenFifty em Dom 1 Fev - 7:36:15

ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Retornando ao fórum. Estamos iniciando os ajustes desse carro (uma dor-de-cabeça, mas das boas...), que ficou parado por exatos 15 anos. Faremos uma ótima revisão na parte mecânica, para depois partir para cosmética externa, com higienização da interna (tudo integro e perfeito). Por último faremos a substituição dos pneus maxi-sport originais, provavelmente pelos cobra na medida 215 X 60, nas rodas e calotas originais. Por ser um Gran-Luxo, com todos os itens característicos originais, inclusive os frisos das caixas-de-roda, pretendemos manter as 4 rodas com pneus da mesma medida. O estepe deverá permanecer o original sem uso, e sem condições de uso, apenas como "decoração" do porta-malas original. Todavia deveremos ter um efetivo, para as situações de emergência. Faremos os registros de etapa por etapa, inclusive com as soluções encontradas, bem como investimento, para depois compartilhar com os colegas.

Obrigado por compartilhar a experiência, Sr. Alexandre! Sucesso na empreitada!

Cojak
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4029
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
Chevette 1978
Fusca 1300 1980
Data de inscrição : 27/08/2011

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Cojak em Seg 2 Fev - 13:31:41

É isso aí!

Acompanhando!

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 21 Mar - 9:47:11

Por falta de tempo, acabei terceirizando o serviço para um Mecânico de confiança, embora esteja acompanhando. Aqui vão as etapas:

JÁ REALIZADAS
1) Carro no elevador e remoção completa de motor, cambio, eixos e suspensão;
2) Lavagem cuidadosa da parte inferior para remoção de óleo, graxa, etc.;
3) Inspeção detalhada de assoalhos, longarinas, caixas de roda, parte interna de paralamas, etc. (constatado zero corrosão);
4) Aplicação de "bate-pedra" em toda a superfície inferior;
5) Pintura integral inferior na cor da parte externa da carroceria em PU, ou seja, azul profundo;
6) Pintura de bandejas, eixos, diferencial, defletores/ hélice do radiador, motor de arranque e polia da bomba d'água em preto brilhante, também em PU.

PLANEJADAS:
1) Abertura do motor para substituição de gaxetas;
2) Cromeação da Tampa de Válvulas, laterais e filtro de ar;
3) Pintura do bloco do motor na cor original (tinta a ser fabricada);
4) Jateamento da carcaça do câmbio, com posterior aplicação de verniz incolor;
5) Certificação dos componentes da embreagem (o carro tem 60.000 km);
6) Abertura do diferencial para substituição de óleo e retentor;
7) Substituição de todas as borrachas de suspensão, retentores, cabos de freio de estacionamento, lonas, reparos de pinças, discos, etc.;
8) Certificação da caixa e bomba de direção hidráulica (em 1980 instalamos um conjunto que veio de um Comodoro 1975, que serviu para a preparação de um carro de uma equipe de Stock Car de São Caetano do Sul-SP);
9) Modificação dos aros de roda de aço originais, passando de 14" para 15" (maior flexibilidade para pneus);
10) Definição do modelo de pneu, para então definir a tala das rodas, se ficam os 5,5" ou se vamos para 6", ou 7". Vamos manter as calotas originais que estão integras, mas pretendemos alterar o aro para 15";
11) Montagem de todos os componentes com uma detalhada revisão elétrica.

Depois disso  iremos para a parte interna (basicamente higienização, pois está tudo perfeito e integro) e pintura.

Ao final apresentaremos um fotolog com as fotos que estão sendo obtidas a cada etapa.

Alexandre


Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 21 Mar - 9:53:35, editado 5 vez(es) (Razão : ajuste de contexto)

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por SevenFifty em Sab 21 Mar - 10:03:35

Obrigado por compartilhar! Corrosão "zero" é algo muito raro nesses carros, parabéns pelo zelo!

Aguardando o fotolog.

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Seg 20 Abr - 11:10:39

Caros. A restauração segue a passos de cágado pela falta das peças da suspensão (enviaram de modelo dos anos 90). Enquanto isso, fechamos algumas definições a saber:
1) Descartamos o retrabalho dos aros originais de 14" para 15";
2) Optamos por rodas de liga de 15" do tipo "Palito Americana" integramente espelhadas, sendo tala 6" para as dianteiras e 7" para as traseiras;
3) Com base nas fotos do site optamos pelos pneus Cooper Cobra, sendo 215X65R15 para a frente e 235X60R15 para as traseiras;
4) Optamos por instalar Travas reais para o Capuz, visando dar uma incrementada na aparência;
5) Descartamos fazer o tratamento com cromo para as tampas de válvulas, filtro de ar, etc., devido ao alto custo;
6) Optamos por pintar o motor com a cor "Laranja da Scania" (foi a mais próxima que encontramos da original GM).

Uma boa constatação: disco de e platô da embreagem em perfeito estado, não havendo necessidade de substituição.

Na parte externa apenas o conjunto Roda & Pneu, mais a aplicação de travas no capuz, estarão sem conformidade com o original de fábrica. O restante, inclusive a altura da suspensão, seguirão o Gran-Luxo daquele ano.

Forte abraço

Begalli

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sex 1 Maio - 9:52:13

Finalmente a maior parte do "pacote" de peças da parte mecânica chegou, e a montagem foi retomada. Fechamos mesmo com os pneus Cooper Cobra, sendo que já estão em casa. A única coisa que não saiu a contendo foi a fabricação das rodas, que por um erro de comunicação entre oficina e fundição, foram fabricadas para um LTD. Independente disso estamos satisfeitos e ansiosos para colocar esse bicho para andar.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Ivo Filho em Sex 1 Maio - 11:09:57

Minha opnião....cooper cobra é pra carro que vc usa. Carro de garagem que anda pouco esse pneu nao presta. ele apodrece as lonas.

Existem inumeros relatos nçao so no forum, mas em toda a NET sobre estouro de cooper cobra em carro antigo que causaram muitos prejuizos aos donos.

De uma pesquisada e forme sua opnião OKK


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Ivo Filho em Sex 1 Maio - 11:16:26

seguem algumas fotos

[img][/img]

[img][/img]



[img][/img]

[img][/img]


[img][/img]



_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 2 Maio - 9:48:16

Interessante, mas agora já foi. Então mais motivo para fazer uso do carro.

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 16 Maio - 13:10:23

Importante: quando você adquiri um calçado de segurança tem que prestar bastante atenção na data de fabricação do item. O "prazo de validade para venda" é de 6 meses. Um que comece a ser usado após esse período, tende a ter o solado literalmente desmanchado. O mesmo ocorre com pneus, independente da marca. Pneus devem entrar em uso o mais rápido possível após a data de fabricação, não devendo ultrapassar a 5 anos. Uma vez rodando em prazo inferior a este, não deverá haver problemas como os mostrados nas fotos acima.

Isso significa, e sou testemunha disso, que veículos com idade superior a 5 anos que apresentem "estepe sem uso", na realidade carregam uma armadilha no porta-malas. Já tive um pneu de Fiesta 2004 repentinamente rasgado, 4 dias após ter adquirido um pneu novo e colocado o estepe para rodar em 2010, ou seja, 6 anos após a fabricação do carro.

Imagine então a confiabilidade do estepe do meu Opala 1974 que nunca foi utilizado, e que encontra-se inclusive com o lacre na banda de rodagem (linhas coloridas da época). Certamente deverei providenciar outro, para que o carro possa rodar com tranquilidade.

Em tempo, esses Cooper Cobra que adquiri trazem estampado a data de fabricação de Setembro de 2014. Então não por que se preocupar, so far.

Alexandre

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 9 Ago - 11:43:14

Estamos agora bem próximos do desfecho. Ontem montamos os conjuntos Rodas & Pneus, sendo que nenhuma interferência com carroceria e/ ou componente foi identificada. Esta semana será terminada a instalação dos sistema de exaustão, alinhamento de direção e certificação de tudo que foi remontado. Então faremos uma renova, para depois partir para o console e sonorização.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Ivo Filho em Dom 9 Ago - 14:38:10

posta umas fotos do opala pra gente ver!!!! OKK


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Ghost
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2396
Modelo do carro : Caravan 84/85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Ghost em Seg 10 Ago - 14:15:44

Eta nóssss rs


_________________
Smile

Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

Meu tópico de vendas

http://www.opaleirosdoparana.com/t42476-vendo-caravan-comodoro-1984-1985-6-cilindros


Vendidos=Positivo Positivo Positivo Positivo Positivo

ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Uma Surpresa

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 30 Ago - 7:55:04

Bem, finalmente o carro saiu ontem da oficina, e rodou alguns Km até a oficina de renova (vamos lavar o interior, polir e cristalizar a pintura.
A parte mecânica ficou show, inclusive o sistema de exaustão.
O som ficou baixo e grave, rugindo durante a aceleração.

O que não ficou bom? Exatamente os Pneus Dianteiros.

Há interferência com os frisos das caixas de roda, durante o deslocamento (estaticamente tudo fica OK). Tudo indica que essa medida (215X65XR15) não funciona com a tala 6¨da roda.
Fatalmente terei que substituir esses Pneus por outra medida.

Quanto aos Pneus Traseiros, nenhum problema/ preocupação.

Vamos estudar.

abcs

Alexandre


ALEXANDRE BEGALLI
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 113
Idade : 63
Localização : SANTO ANDRÉ
Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, coupe, 2 portas, azul profundo com teto de vinil preto
Cilindros : 6 cilindros - 250 CID - 4100 cc3
Data de inscrição : 31/08/2010

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI em Sab 5 Set - 10:33:07

Resolvido.
Na realidade a fonte do ruído não era a raspagem dos pneus em algum ponto da carroceria, mas sim do atrito entre pastilha e discos (novos).
Acertei a calibragem dos pneus (35 lbs) e o carro ficou com uma dinâmica bastante interessante, além de ter ficado "um bandido" de aparência.
Todavia, alguma interferência entre a borda dos pneus dianteiros e o friso superior da borda do paralama poderá ocorrer em alguma situação, por exemplo, passagem em valeta, embora sem possibilidade de corte de pneu ou extração de friso.

Carro polido, tapeçaria lavada e perfeita.
Falta tirar alguns pequenos pontos de corrosão nas saias, dianteira e traseira, além de construir e instalar o console longo, que é objeto de outro tópico que abrimos.

Abraços

Alexandre

Conteúdo patrocinado

Re: Pneu para Gran Luxo 1974

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:12:53


    Data/hora atual: Sab 10 Dez - 23:12:53