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gasolinaXálcool

Mensagem por loscar em Qua 14 Jan - 11:34:08

Galera, resolvi mudar o motor da cavernosa de gasolina pra álcool.
Eis que surge a 1º decepção: o motor dela não é original, ano 91. Segundo o mecânico é um motor 88 ou 89 que deveria ser a álcool (pois os pistões eram cabeçudos), mas tava rodando ( e bem, fazendo 5,5km/l e puxando forte mesmo) na gasolina.
Fiz quase tudo, pelo menos acho. Rebaixei o cabeçote pra ficar com taxa 12:1, troqeui velas, regulei o ponto, distribuidor e bobina também novo.
Carburação DFV 446, com canetas novas, giclês novos, bóai nova. Só não troquei a agulha.
O resultado: o carro tá uma m... não anda liso, falha MUITO em baixa, e se afundar a bota de uma vez, ele engasga forte, quase morre. Não sei mais o q trocar. Minha últma tentativa será (talvez) a bomba de combustível.
ALGUÉM TEM UMA LUZ????

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por opaleiro_bva em Qua 14 Jan - 12:28:11

ixeee amigao.... ae nao manjo mta coisa nao........ mas guenta ae q daki a poko a galera expert ja aparece ae pra te dar uma luz.....

MALAKA_OPALA82
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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por MALAKA_OPALA82 em Qua 14 Jan - 13:03:55

Boa tarde ,,, ..... e daí blz ,,, ,,,o teu carburador ta com aquecimento ??? ,,,,, pois isso ajuda bastante ,,,,,

loscar
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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por loscar em Qua 14 Jan - 13:07:40

tem aquecimento sim, do coletor...

Marcelo Pitbull
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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Marcelo Pitbull em Qua 14 Jan - 14:49:20

Por alto posso te dizer p esquecer a bomba de combustível! Não é ela o teu problema.
Teu carro tem coletor aquecido, blz;
A 446 que vc tá usando é a álcool?
Que velas vc tá usando?

Pode ter certeza que o mistério ta na tua bura, é acerto mesmo, nesses casos a coisa funciona meio que por eliminação ou seja vc vai repassando tudo e por último vai p carburador.

PIÁ
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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por PIÁ em Qua 14 Jan - 15:09:10

loscar escreveu:Galera, resolvi mudar o motor da cavernosa de gasolina pra álcool.
Eis que surge a 1º decepção: o motor dela não é original, ano 91. Segundo o mecânico é um motor 88 ou 89 que deveria ser a álcool (pois os pistões eram cabeçudos), mas tava rodando ( e bem, fazendo 5,5km/l e puxando forte mesmo) na gasolina.
Fiz quase tudo, pelo menos acho. Rebaixei o cabeçote pra ficar com taxa 12:1, troqeui velas, regulei o ponto, distribuidor e bobina também novo.
Carburação DFV 446, com canetas novas, giclês novos, bóai nova. Só não troquei a agulha.
O resultado: o carro tá uma m... não anda liso, falha MUITO em baixa, e se afundar a bota de uma vez, ele engasga forte, quase morre. Não sei mais o q trocar. Minha últma tentativa será (talvez) a bomba de combustível.
ALGUÉM TEM UMA LUZ????

essa parada de soca o pé ele engasga... e tals
geralmente é mistura gorda...

quem fez a regulagem ???vc mesmo ou algum mecanico ??

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Jean Bida em Qua 14 Jan - 17:13:56

O coletor é o do 3E? Se for éo melhor com aquecimento de ponta a ponta.Mas além dos gicles,tubos misturadores e bóia, tem mais coisa pra ser alterada no 446, canetas de ar,injetor "morceguinho", pistão injetor deve ser de plástico e não de couro.Ponto atrasado dá essa cabeçada, no alcool é bem mais adiantado que na gasolina.Velas pra alcool e gasolina na verdade não existem, o que existe são velas para diferentes graus térmicos, velas para uso no alcool são mais frias,ajudam a dissipar o calor da câmara que é bem alto por conta da taxa mais elevada.Mas como já dito, seu problema deve ser o 446 e talvez o ponto atrasado.Tá amarrado o carro? Puxando menos?


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por IrGo4100 em Qua 14 Jan - 18:19:38

É amigo, seu coletor tem q ser aquecido por toda as extenção dele, e reveja a 446 mesmo, eu mandei fazer a minha toda, e trocaram tudo original para o alcool, e mesmo assim tive q regular tudo ele novamente, pois o alcool q encontramos hj não eh mais o mesmo de antigamente, e se der falta em alta, como a minha deu, refure o buraco da agulha, de entrada de alcool, pois a minha a dava falta pois não entrava todo o combustivel necessario, POREM, tome cuidado ao refurar, pois pode se perder a peça, não encanixando mais a agulha nela.

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por fabio_waltrick em Qua 14 Jan - 18:51:46

Jean Bida escreveu:O coletor é o do 3E? Se for éo melhor com aquecimento de ponta a ponta.Mas além dos gicles,tubos misturadores e bóia, tem mais coisa pra ser alterada no 446, canetas de ar,injetor "morceguinho", pistão injetor deve ser de plástico e não de couro.Ponto atrasado dá essa cabeçada, no alcool é bem mais adiantado que na gasolina.Velas pra alcool e gasolina na verdade não existem, o que existe são velas para diferentes graus térmicos, velas para uso no alcool são mais frias,ajudam a dissipar o calor da câmara que é bem alto por conta da taxa mais elevada.Mas como já dito, seu problema deve ser o 446 e talvez o ponto atrasado.Tá amarrado o carro? Puxando menos?

faço das palavras do amigo as minhas... veja este ponto se está atrasado, ae e as velas em que grau estão além da mistura... pois mistura gordinha dando excesso + ponto atrasado = falhadeira em baixa, mas potencia em alta,veja isso ok?

abraço.

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 14 Jan - 18:55:35

A da meu pai ta com o mesmo esquema, motor era a alcool e esta rodando na gasolina, ai ele perguntou para o mecanico se compensa mudar pra alcool, ele disse que o carro ia ficar uma M**** e ia ficar bebendo mais que o normal, ai ele ficou com a gasolina mesmo pra evitar todo transtorno!


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por loscar em Qua 14 Jan - 19:04:45

Galera, meu motor é um xaxo dando mesmo. Tem coletor da 3E aquecido. Pra caber a 446 nele o antigo dono soldou umas chapas e refurou el. Porquice mesmo.
As velas foi o mecânico que pôs, não sei pra que temperatura são...
Pra finalizar ela ta fraca em baixa e em alta. Na estrada tá um horror. Passando de 90km/h, se tiver um carrinho 1.0 atrás de mim piscando luz, saio pra direita, sem brincadeira...ela não anda, só tosse...
Também acho que o problema ta na carburação. Me ofereceram uma 3E, mas acho q ela pode até ficar mais lisa, só que vai ficar mais fraca, de certeza, aí o 6zão perde um pouco do tesão...

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 14 Jan - 19:12:10

Mas 3e tambem nao deixa o carro morto nao amigo, é um bom bura quando regulado, a do meu pai dava 160 tranquilo, e com folego ainda!!


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Jean Bida em Qua 14 Jan - 19:42:19

thallisguimaraes escreveu:Mas 3e tambem nao deixa o carro morto nao amigo, é um bom bura quando regulado, a do meu pai dava 160 tranquilo, e com folego ainda!!
Mas a pegada do 3E com a 446 é sem comparação.Mas tem coisa pra você trocar ainda no 446 ae...Tem as tabelas de calibragem Weber pro 446?Se não tiver, mando no seu email pra você conferir como tem muita coisa pra mudar além de gicles e tubos misturadores.Nesse caso de um 446 adaptado mais ou menos pro alcool, um 3E original pra um 6 cil alcool(original não adaptado) vai desempenhar melhor que a 446 em pegada e consumo, mas um 446 original e em estado exelente pra uso no alcool(tanto faz se pra 6 cil ou 4 cil. são idênticos em tudo...)tem todas a s vantagens sobre a 3E,mas adiantou o ponto né?


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 14 Jan - 19:57:52

Isso ae é sem comparaçao, mas a galera fala tipo que o carro fica um 1.0 com o bura, ai tambem nao!


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Xann em Qui 15 Jan - 10:36:21

Ioscar, na hora que vc tiver um tempinho de uma lida nesse tópico do link abaixo, talvez te ajude. Acho que 446 pior do que o meu tava é difícil, fazendo 1 por 1, cabeçando, esgasgando, tudo com "ando" rsss, hoje tá uma seda, rodando macio.

Ah, se vc puder, me diz aí qual o primeiro número da numeração que tá no bloco ao lado do distribuidor e me fale qual a cor original desse motor. Só pra gente ver o ano certo dele. OKK

http://www.opaleirosdoparana.com/mecanica-geral-f28/muitas-duvidas-com-meu-446-agora-sim-ficou-otimo-t1979.htm


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Xann em Qui 15 Jan - 10:38:31

´`E meio extenso mas vale á pena dá uma lida nele todo.


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por loscar em Qui 15 Jan - 11:33:55

´`E meio extenso mas vale á pena dá uma lida nele todo.

Caraca véio, vou ler em prestações, mas tem muita coisa pra aprender ainda, rsrsrsrs

A numeração do motor é a seguinte.

À esquerda do bocal de verificação do nível de óleo (impresso no bloco): 1L6

Impresso no bloco: 7329857

No suporte de metal q o distribuidos fica preso: 7JA076HE

A cor original é um mistério. Qdo comprei ele era roxo, rsrsrsrsrs
Abraço !!

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Jean Bida em Qui 15 Jan - 11:48:23

To mandando lá tudo que eu tenho Loscar... Deve chegar agora...


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Jean Bida em Qui 15 Jan - 11:52:11

Coloquei muita coisa anexada rsrsrs...por enquanto pega aqui a calibragens de todos os 446 para GM, veja bem que tem muita diferença entre o alcool e gasolina...

http://rapidshare.com/files/134819507/carburadores_weber.pdf.html


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por loscar em Qui 15 Jan - 14:15:49

valeu jean!!!

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Jean Bida em Qui 15 Jan - 14:26:33

Irmão, ia te mandar mais uns manuais, o do 446 inclusive, mas parece que não vai...Chegou ai o que mandei?Ou me passa o email novamente...


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por loscar em Qui 15 Jan - 17:39:58

Chegou sim, valeu grande!!
Acho q vou trocar a válvula termostática também.
O mecânico não trocou... da pra acreditar??

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Jean Bida em Qui 15 Jan - 17:51:56

E o cebolão do radiador também então...E o avanço em motores convertidos sempre fica desligado pelo que vejo...Não esqueça do ponto bem mais adiantado e do aquecimento do coletor depois de adequar o 446...


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por Xann em Seg 19 Jan - 16:56:37

loscar escreveu:

No suporte de metal q o distribuidos fica preso: 7JA076HE

A cor original é um mistério. Qdo comprei ele era roxo, rsrsrsrsrs
Abraço !!

Ioscar, desculpa amigo, eu não recebí nenhuma notificação desse tópico desde que eu postei perguntando os números, to vendo o tópico de novo agora por acaso.

Bom, pelos primeiros números fica claro que trata-se de um motor de ano 1987, Janeiro pra ser mais exato. Sorte aí cara, e vai com paciência que vc desvenda esse mistério do carburador hehe. OKK

Há algum tempo meu pai comprou um Diplo 89, mas pesquisando descubrimos que o motor era um 250-S ainda do fim dos anos 70. Mas tava tudo documentadinho e o motor era 100%


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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por loscar em Ter 27 Jan - 11:53:25

Pessoal, valeu pelas dicas da carburação...
Demorei mas consegui ler tudo
E consegui resolver o problema também!!!!!
Inacreditável, mas os fios do distribuidor estavam invertidos...
Agora ela tá quase 100%. Vc chama no acelerador e ela vem, forte e lisa.
Só quando passa dos 4.000RPM que ela dá um pouco de falta, mas logo resolvo isso também...
Abraço moçada!!

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Re: gasolinaXálcool

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 27 Jan - 11:55:14

Se for comando original nao da mais que 4000 mesmo nao!


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