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Saúde e longevidade do motor preparado

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NicholaSS78
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Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por NicholaSS78 em Qua 12 Nov - 8:53:07

Bom dia Opaleiros.

Sou novo aqui no fórum e meu conhecimento técnico em preparações é muito limitado. Após ler diversos tópicos de preparações e conversar com diversos preparadores, decidi que vou apimentar meu 250s com os seguinte itens:

1 - Quadrijet 600cfm ou aproximado, Quick Fuel ou Holley (niqueladas)
2 - Coletor de admissão Engine para quadrijets a álcool.
3 - Coletor de escape dimensionado 6x2 41mm
4 - Kit comando COMP CAMS 268/268 - comando + tuchos hidráulicos + molas de válvulas + pratos de molas de válvulas + chavetas + varetas + engrenagens do comando e virabrequim.
5 - Rebaixamento do cabeçote para dar mais taxa e poder rodar a álcool.
6 - Distribuidor eletrônico tipo HEI com bobina acoplada
7 - Radiador original com ventoinha elétrica.

Optei por não aumentar diâmetro de pistão e nem mexer nos dutos de cabeçotes e válvulas por não ter pessoas com experiencias em preparações onde eu moro (Araguaína - Tocantins)

Criei esse tópico porque não encontrei algum tópico falando mais especificamente sobre peças que aumentam a resistência e longevidade do motor. E por não ter conhecimento técnico o suficiente fico com medo de comprar peças que seriam desnecessárias para meu projeto citado acima. affraid

Foi citada no tópico "Os 10 mandamentos da preparação - para iniciantes" no 7º mandamento - PARE DE FUMAR, FAÇA EXERCICIOS TODOS OS DIAS E PENSE NA SAÚDE DO SEU MOTOR; que polias damper de qualidade e parafusos ARP nas bielas e medidas como balanceamento de virabrequim, volante, polia e platô aumentariam a saúde e longevidade do motor.

Aos mais experientes:
1 - Quais peças e medidas eu poderia usar alem do que foi citado no 7° mandamento para aumentar a longevidade do motor e rodar sem ter muitas dores de cabeça?

2 - Meu projeto necessitaria de peças como bielas e pistões forjados?

3 - Fugindo um pouco do assunto: o Kit comando COMP CAMS 268/268 renderá nitidamente mais que o comando do 250s ou a diferença será pequena?

Obrigado pela atenção!

Claudio C. Cid
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Claudio C. Cid em Qua 12 Nov - 9:45:14

Cara, eu iria no 280H da Comp...

Aí sim você teria uma diferença comparado ao 250/s

Se você (por acaso) ainda não viu, entre no site da Summit, e veja as faixas de rotação dos comandos preço por preço minha escolha recaiu no 280H

Bielas e pistões forjados, só se você fosse jogar a cavalaria LÁ EM CIMA...
Sua proposta está "tranquila", não creio haver necessidade.

Abraxx

NicholaSS78
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por NicholaSS78 em Qua 12 Nov - 14:19:58

É... O 280H da COMP CAMS trabalha de 1500 a 5500rpm e o 268H de 1200 a 5200rpm. Realmente é uma alternativa. Gostei da dica.
Mais com 1500rpm de giro mínimo fica embaralhando na lenta?

Agora se for colocar esse comando ai que precisarei mesmo de peças pra aumentar a longevidade e resistência do motor.
Valew pela resposta!!

Edu Tsuzuki
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Edu Tsuzuki em Qua 12 Nov - 17:29:58

Tenho no meu opala o 280h,nas 1100 rpms já praticamente limpa,lenta deixei com 750rpms,motor alcool rodando na gasolina só que injetado monoponto.Espero ter ajudado.

NicholaSS78
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por NicholaSS78 em Qua 12 Nov - 17:40:27

Valew Eduardo. Ajudou bastante! Agora com toda certeza vou de COMP CAMS 280H!

Porém ninguem respondeu sobre as peças pra aumentar a vida util do motor!

Edu Tsuzuki
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Edu Tsuzuki em Qua 12 Nov - 18:05:17

Quanto a fazer um motor duravel,sou mecanico mas mais em reparaçao convencional,não conheço bem de motores de opala e preparaçao de motores,mas creio que fazendo um bom balanciamento do conjunto virabrequim,volante,polia damper e equalizaçao dos pesos das bielas e pistoes(obrigatorio em motores preparados) e folgas corretas nos colos do vira pra usar uma bomba de oleo hi volume é um bom começo,fora a engrenagem de bronze do distribuidor,colocar um parafuso ou trava na engrenagem/comando,etc,o bom seria um bom preparador recomendado pra conferir e montar o motor.

gabriel.acosta
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por gabriel.acosta em Qua 12 Nov - 18:34:59

Acompanhando...

tcheco 8687
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por tcheco 8687 em Qua 12 Nov - 18:37:50

acompanhando

bruno silverstar83
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 12 Nov - 19:16:17

Com essa receitinha não vai mudar muito a vida útil do motor,claro que não vamos comparar com um motor de opala ZERO,mas dependendo de como andar com certeza chega ao 200 mil kms,essa receita é parecida com a que eu quero fazer no futuro,comando COMP CAMS e quadrijet,o 280H não é ruim,mas o 268h é praticamente um 250/S mais fortão,essa é a simulação do meu projeto futuro

Pistões medida 0.30
Válvulas originais
Taxa 10:1
Comp cams 268H
Quadrijet 600
Combustível gasolina





Toque:35,26 kgfm a 3000 rpm
Potência:211 cvs a 5000 rpm

Pra mim esse motor já é suficiente pra andar na rua,liso e quando pisar responde muito bem,fiz a simulação com o 280H,mas o torque seria menos que com o 268H


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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Daniel74 em Qui 13 Nov - 7:27:31

Edu Tsuzuki escreveu:Tenho no meu opala o 280h,nas 1100 rpms já praticamente limpa,lenta deixei com 750rpms,motor alcool rodando na gasolina só que injetado monoponto.Espero ter ajudado.

Fala Edu Blza, meu 6L também pretendo montar injetado monoponto com comando 280H. Qual TBI está utilizando, estou vendo uma no ml mas não sei se é ideal para o projeto é aquela tipo weber que os bicos ficam depois da borboleta. Poderia nos contar um pouco do seu projeto?

Alex Marinho
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Alex Marinho em Qui 13 Nov - 8:18:20

Bruno qual programa é esse que vc usa?
Eu tenho o Dyno 2000, tentei baixar o 2003 mais só consegui versao demo.

Acredito que quanto mais o motor girar menor vai ser a durabilidade e maior a potencia, se vc deixar o corte á 5000rpm, e usar o 268H, assim vc terá um motor esperto a 1500 ou 2000rpm e subindo bem até o corte, isso com carbura a altura, acredito que no minimo um H34 ou 446, tuchos, balanceiros, molas .....assim seu motor irá durar bastante tempo, tranquilo, pois vc não vai andar 100% do tempo butinando a coisa né.


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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 13 Nov - 9:43:31

Então quem fez essa simulação foi o Jean Michel Colet,acho que foi com o Dino 2003.Esse motor com um câmbio 5m e Diferente 3:07 ficará muito bom,mais tarde posto a simulação de velocidade que fiz


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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por gabriel.acosta em Qui 13 Nov - 10:00:20

bruno silverstar83 escreveu:Então quem fez essa simulação foi o Jean Michel Colet,acho que foi com o Dino 2003.Esse motor com um câmbio 5m e Diferente 3:07 ficará muito bom,mais tarde posto a simulação de velocidade que fiz
Bruno, posta a simulação com o 280H para compararmos...

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por WILMAR 250 em Qui 13 Nov - 10:33:35

Acompanhando...
Tb estou curioso pra ver a simulação com o 280H, assim podemos fazer uma comparação e ver as diferenças de cada um.

Alex Marinho
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Alex Marinho em Qui 13 Nov - 11:21:44


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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Alex Marinho em Qui 13 Nov - 11:55:09

Esta foi a simulacao com o 280h e 600cfm com pistoes 0,30. Porem o problema é que a simulacao nao estabelece um limite de giro, vai ate o motor explodir, se alguem souber se tem como limitar me fala.
Outra coisa que acho estranho tambem é a curva de potencia que a simulaçao fornece, parece curva de motor turbo, dando potencia maxima com 5500 rpm, sendo que só começa a cair consideravelmente aos 6500. Isso pq o 280h é comando de rua.

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por NicholaSS78 em Qui 13 Nov - 12:05:14

Mais mais como ficaria traduzindo basicamente esse grafico?

A potencia maxima foi de 267cv a 5500rpm e torque maximo de 288(?? nao informa a unidade de medida usada) em 4000rpm.

Seria isso?

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Edu Tsuzuki em Qui 13 Nov - 12:08:52

Daniel74 escreveu:
Edu Tsuzuki escreveu:Tenho no meu opala o 280h,nas 1100 rpms já praticamente limpa,lenta deixei com 750rpms,motor alcool rodando na gasolina só que injetado monoponto.Espero ter ajudado.

Fala Edu Blza, meu 6L também pretendo montar injetado monoponto com comando 280H. Qual TBI está utilizando, estou vendo uma no ml mas não sei se é ideal para o projeto é aquela tipo weber que os bicos ficam depois da borboleta. Poderia nos contar um pouco do seu projeto?
Daniel,beleza,o TBI que uso é o do santana duplo,com dois bicos monoponto em cima usando o filtro original,megasquirt,roda fonica e 3 bobinas de fiat duplas,basicamente.No principio usei uma TBI Rochester dupla com borboletas de 44mm,ficou bom,mas ficou estranho pra andar de boa,transito por ex.se pisasse um pouco mais forte ja saia lixando.Com a TBI do santana ficou com mais progressao devida a borboleta bem pequena no primeiro estagio e na alta ficou bom tbem..
Tem um colega que montou com a TBI estilo Weber,sei lá,nao gostei do efeito estetico pelo que ele gastou,mas gosto é gosto né?

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Daniel74 em Qui 13 Nov - 12:21:11

Edu Tsuzuki escreveu:
Daniel74 escreveu:

Fala Edu Blza, meu 6L também pretendo montar injetado monoponto com comando 280H. Qual TBI está utilizando, estou vendo uma no ml mas não sei se é ideal para o projeto é aquela tipo weber que os bicos ficam depois da borboleta. Poderia nos contar um pouco do seu projeto?
Daniel,beleza,o TBI que uso é o do santana duplo,com dois bicos monoponto em cima usando o filtro original,megasquirt,roda fonica e 3 bobinas de fiat duplas,basicamente.No principio usei uma TBI Rochester dupla com borboletas de 44mm,ficou bom,mas ficou estranho pra andar de boa,transito por ex.se pisasse um pouco mais forte ja saia lixando.Com a TBI do santana ficou com mais progressao devida a borboleta bem pequena no primeiro estagio e na alta ficou bom tbem..
Tem um colega que montou com a TBI estilo Weber,sei lá,nao gostei do efeito estetico pelo que ele gastou,mas gosto é gosto né?

Opa, valeu Edu! O que procuro também é um visual mais original com a utilização do filtro de ar também. Os injetores estão acima da borboleta? Foi você quem adaptou esses injetores acima da tbi, tem quantos mm? Também quero montar com roda fonica. Procurei bastante pela net mas as informações são poucas na maioria o sistema utilizado são bicos conectados em flautas ou Tbi de Monza. Esta utilizando válvulas originais?
Kkkk....nossa quanta pergunta!
Valeu! OKK

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Alex Marinho em Qui 13 Nov - 12:24:18

NicholaSS78 escreveu:Mais mais como ficaria traduzindo basicamente esse grafico?

A potencia maxima foi de 267cv a 5500rpm e torque maximo de 288(?? nao informa a unidade de medida usada) em 4000rpm.

Seria isso?

Esqueci de mencionar.
A unidade da tabela é ft.lbs, o maximo foi a 5000rpm o que deu 270ft.lbs = 37,32 kgfm

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Alex Marinho em Qui 13 Nov - 12:25:30

http://www.endmemo.com/sconvert/kgfmlbfft.php

Para fazer as conversoes

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por WILMAR 250 em Qui 13 Nov - 15:44:16

O torque maior veio em 4000 rpm que foi 288 ft.lbs que da 39 kgmf, e a potência maior veio em 5500 rpm que foi 267cv.
E isso msm?
Gostei do torque, uma excelente potencia tb, pra rua acho que já está ótimo.

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por WILMAR 250 em Qui 13 Nov - 15:53:09

Pessoal, eu sei que não o assunto do tópico, até peço desculpas ao dono do tópico, mas como eu vi que tem um pessoal que manja dos programas de simulação, gostaria de pedir um favor.
Gostaria que fizessem uma simulação do motor que pretendo montar.
Comando Isky 525B 278º 109 de lob
4 polegadas com dome, 12.5 de taxa
Quadrijet Quick Fuel 650cfm
Válvulas Manley race series 1.94/1.60
Basicamente e isso...
O 280H a 0.50@ e 230, o 278º a 0.50@ e 238 e trabalha de 2500 a 6500, então eu acho que vai gerar números de torque e potencia maiores.
Obrigado pessoal

Edu Tsuzuki
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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Edu Tsuzuki em Qui 13 Nov - 16:59:48

Daniel74 escreveu:
Edu Tsuzuki escreveu:

Fala Edu Blza, meu 6L também pretendo montar injetado monoponto com comando 280H. Qual TBI está utilizando, estou vendo uma no ml mas não sei se é ideal para o projeto é aquela tipo weber que os bicos ficam depois da borboleta. Poderia nos contar um pouco do seu projeto?
Daniel,beleza,o TBI que uso é o do santana duplo,com dois bicos monoponto em cima usando o filtro original,megasquirt,roda fonica e 3 bobinas de fiat duplas,basicamente.No principio usei uma TBI Rochester dupla com borboletas de 44mm,ficou bom,mas ficou estranho pra andar de boa,transito por ex.se pisasse um pouco mais forte ja saia lixando.Com a TBI do santana ficou com mais progressao devida a borboleta bem pequena no primeiro estagio e na alta ficou bom tbem..
Tem um colega que montou com a TBI estilo Weber,sei lá,nao gostei do efeito estetico pelo que ele gastou,mas gosto é gosto né?

Opa, valeu Edu! O que procuro também é um visual mais original com a utilização do filtro de ar também. Os injetores estão acima da borboleta? Foi você quem adaptou esses injetores acima da tbi, tem quantos mm? Também quero montar com roda fonica. Procurei bastante pela net mas as informações são poucas na maioria o sistema utilizado são bicos conectados em flautas ou Tbi de Monza. Esta utilizando válvulas originais?
Kkkk....nossa quanta pergunta!
Valeu!  OKK [/quote]
" />
Montei assim,o tamanho das borboletas nao me lembro,mas acho que é uns 32mm no 1 e 56mm no segundo e uso valvulas de Blazer adm e 1.60 no escape

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 13 Nov - 17:46:25

gabriel.acosta escreveu:
Bruno, posta a simulação com o 280H para compararmos...

Não tenho o simulador,mas já postaram uma simulação com esse comando


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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Jean Michel Colet em Qui 13 Nov - 18:09:07

Dyno 2000 ele gosta de dar cavalos aos motores... Por que não foi montado o fluxo correto em cfm do cabeçote.

Ai se usa o low performace... que é um erro...

Posso passar minha apostila para vocês que desenvolvi para uso desses programas.

Entrem em contato via e-mail.

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por Daniel74 em Qui 13 Nov - 18:46:50

Edu Tsuzuki escreveu:
Daniel74 escreveu:
Daniel,beleza,o TBI que uso é o do santana duplo,com dois bicos monoponto em cima usando o filtro original,megasquirt,roda fonica e 3 bobinas de fiat duplas,basicamente.No principio usei uma TBI Rochester dupla com borboletas de 44mm,ficou bom,mas ficou estranho pra andar de boa,transito por ex.se pisasse um pouco mais forte ja saia lixando.Com a TBI do santana ficou com mais progressao devida a borboleta bem pequena no primeiro estagio e na alta ficou bom tbem..
Tem um colega que montou com a TBI estilo Weber,sei lá,nao gostei do efeito estetico pelo que ele gastou,mas gosto é gosto né?



Opa, valeu Edu! O que procuro também é um visual mais original com a utilização do filtro de ar também. Os injetores estão acima da borboleta? Foi você quem adaptou esses injetores acima da tbi, tem quantos mm? Também quero montar com roda fonica. Procurei bastante pela net mas as informações são poucas na maioria o sistema utilizado são bicos conectados em flautas ou Tbi de Monza. Esta utilizando válvulas originais?
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Valeu!  OKK
" />
Montei assim,o tamanho das borboletas nao me lembro,mas acho que é uns 32mm no 1 e 56mm no segundo e uso valvulas de Blazer adm e 1.60 no escape
[/quote]

Valeu Edu qualquer dúvida te mando uma MP. A foto ajudou bastante!
OKK

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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 13 Nov - 19:17:27

Jean Michel Colet escreveu:Dyno 2000 ele gosta de dar cavalos aos motores... Por que não foi montado o fluxo correto em cfm do cabeçote.

Ai se usa o low performace... que é um erro...

Posso passar minha apostila para vocês que desenvolvi para uso desses programas.

Entrem em contato via e-mail.

Chegou quem entende de simulação,agra sim hehe


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Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


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Re: Saúde e longevidade do motor preparado

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