Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» MEU PRIMEIRO OPALA
Hoje à(s) 16:03:22 por Caravan88

» Chevrolet C-10 Chevy SL 1978
Hoje à(s) 16:01:21 por Caravan88

» Comodoro Coupê 1982 4 cil
Hoje à(s) 15:49:57 por opala4cc

» Carburador paralelo
Hoje à(s) 15:45:55 por opala4cc

» Restaurações e Projetos
Hoje à(s) 15:09:12 por JCNais

» Embreagem Hidraulica
Hoje à(s) 15:04:28 por JCNais

» OPALA DIPLOMATA 86 / 87
Hoje à(s) 14:33:22 por MARCIOCREMA

» Compro ou aceito doação kkk
Hoje à(s) 13:37:16 por renonjr

» Qual nome da cor do motor original.
Hoje à(s) 13:37:02 por Hainra

Quem está conectado

69 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 66 Visitantes :: 2 Motores de busca

alexandrebongar, Andre_SP, francisco6>8


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10395)
 
Rubão6cc (9528)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8503)
 
100 (7771)
 

Temperatura errada?

Compartilhe
avatar
edimmota
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013

Temperatura errada?

Mensagem por edimmota em Qui 13 Nov - 15:38:45

olá galera é o seguinte meu carro é um 78 4cil no gnv com cabeçote rebaixado mas até ai tudo bem mas eu coloquei uma ventoinha eletrica dessas universais e coloquei a cebola de acionamento de 76 a 82 (ou perto disso) e o bendito quando pego transito aciona ela e enquanto n começar a andar ela fica ligada direto, isso é normal??? e tem outra coisa o marcador de temperatura quando ela liga fica tipo uns 80% perto da marcação vermelha do painel assim eu acho que ele marca um pouco a mais do que o certo pq a marcação vermelha deve ser já em um temperatura acima de 100° não é? será que se eu colocar uma cebola de maior temperatura de funcionamento ela desligaria e ligaria mesmo em transito? e o marcador tem como testa-lo?
avatar
Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Idade : 32
Localização : Carambeí\ PARANÁ
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Data de inscrição : 11/05/2014

Re: Temperatura errada?

Mensagem por Victor Meijerink em Qui 13 Nov - 18:25:18

E a termostática edimmota? é de quanto graus? tem que ser a mesma temperatura do cebolão,senão não desliga mesmo... tem as de motor AP, são mais frias que as de opala... e dá certinho...
E olha,os caras que instalam GNV Mad gostãm de deixar o esquema bem pobre(já é uma desgraça),daí esquenta também...
avatar
edimmota
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013

Re: Temperatura errada?

Mensagem por edimmota em Sab 15 Nov - 16:50:09

Victor Meijerink escreveu:E a termostática edimmota? é de quanto graus? tem que ser a mesma temperatura do cebolão,senão não desliga mesmo... tem as de motor AP, são mais frias que as de opala... e dá certinho...
E olha,os caras que instalam GNV Mad  gostãm de deixar o esquema bem pobre(já é uma desgraça),daí esquenta também...

a mistura ta boa eu mesmo que regulo e não deixo pobre não e a valvula a ok com a temperatura queria saber mais ou menos quantos graus que seria na parte vermelha do painel pq acho que ele ta marcando errado.
avatar
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5617
Idade : 42
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Temperatura errada?

Mensagem por adpachec em Sab 15 Nov - 17:41:44

edimmota escreveu:
Victor Meijerink escreveu:E a termostática edimmota? é de quanto graus? tem que ser a mesma temperatura do cebolão,senão não desliga mesmo... tem as de motor AP, são mais frias que as de opala... e dá certinho...
E olha,os caras que instalam GNV Mad  gostãm de deixar o esquema bem pobre(já é uma desgraça),daí esquenta também...

a mistura ta boa eu mesmo que regulo e não deixo pobre não e a valvula a ok com a temperatura queria saber mais ou menos quantos graus que seria na parte vermelha do painel pq acho que ele ta marcando errado.

"Quente" acima de 110 Graus C° (o 2° traço acima do meio é 110 C°).



O problema deve ser na temperatura de abertura da termostática (deve ser o modelo para álcool se abre perto de 100 C°).
avatar
bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4645
Idade : 21
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Temperatura errada?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 15 Nov - 17:47:18

adpachec escreveu:

"Quente" acima de 110 Graus C° (o 2° traço acima do meio é 110 C°).



O problema deve ser na temperatura de abertura da termostática (deve ser o modelo para álcool se abre perto de 100 C°).

Agora entendi a escala de temperatura


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

avatar
edimmota
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013

Re: Temperatura errada?

Mensagem por edimmota em Dom 16 Nov - 5:08:44

adpachec escreveu:
edimmota escreveu:

a mistura ta boa eu mesmo que regulo e não deixo pobre não e a valvula a ok com a temperatura queria saber mais ou menos quantos graus que seria na parte vermelha do painel pq acho que ele ta marcando errado.

"Quente" acima de 110 Graus C° (o 2° traço acima do meio é 110 C°).



O problema deve ser na temperatura de abertura da termostática (deve ser o modelo para álcool se abre perto de 100 C°).

na verdade o meu é do painel do 78 é diferente... se vc souber como ele é fala ai
avatar
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5617
Idade : 42
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Temperatura errada?

Mensagem por adpachec em Dom 16 Nov - 6:15:25

Este?



O marcador é uma referência visual, o que determina o valor é o cebolão de temperatura:



Quanto maior o calor, mais fácil a corrente passar por ele e maior o valor marcado no mostrador.
Geralmente o motor começa a ser considerado "aquecido" quando chega aos 70 C° (início do Verde) e a temperatura "normal" de trabalho fica entre 90 C° a 100 C°, sendo o valor médio de 95 C° o valor correto como referência.
Então na "teoria" do meio do marcador verde até 1/4 do seu final a marcação está certa, acima disto é um aviso de cuidado e no vermelho é bom ficar esperto.
Um ponto importante que determina o "tempo" de funcionamento da ventoinha é onde foi instalado o termostato (cebolão), se foi instalado em cima (área quente), mais tempo vai levar para desligar, e até pode nem desligar.
E os marcadores opala não são 100% confiáveis.

OKK

E um cabeçote rebaixado sempre vai gerar um calorzinho a mais......depende da taxa.

OKK
avatar
edimmota
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 82
Localização : Sergipe
Modelo do carro : Opala de luxo 4p
cambio 3M
Cilindros : 4
Data de inscrição : 14/04/2013

Re: Temperatura errada?

Mensagem por edimmota em Dom 16 Nov - 15:58:28

adpachec escreveu:Este?



O marcador é uma referência visual, o que determina o valor é o cebolão de temperatura:



Quanto maior o calor, mais fácil a corrente passar por ele e maior o valor marcado no mostrador.
Geralmente o motor começa a ser considerado "aquecido" quando chega aos 70 C° (início do Verde) e a temperatura "normal" de trabalho fica entre 90 C° a 100 C°, sendo o valor médio de 95 C° o valor correto como referência.
Então na "teoria" do meio do marcador verde até 1/4 do seu final a marcação está certa, acima disto é um aviso de cuidado e no vermelho é bom ficar esperto.
Um ponto importante que determina o "tempo" de funcionamento da ventoinha é onde foi instalado o termostato (cebolão), se foi instalado em cima (área quente), mais tempo vai levar para desligar, e até pode nem desligar.
E os marcadores opala não são 100% confiáveis.

OKK

E um cabeçote rebaixado sempre vai gerar um calorzinho a mais......depende da taxa.

OKK


vlw mesmo ajudou a entender esse bendito marcador kkkk
avatar
Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Idade : 40
Localização : Portugal (em breve)
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 24/12/2013

Re: Temperatura errada?

Mensagem por Anderson Carvalho em Dom 16 Nov - 20:07:11

No meu caso troquei o marcador e resolveu (o marcador anterior ficava sempre muito próximo ao Q, eu vivia preocupado), como se trata de carros antigos é difícil encontrar a causa do problema facilmente, eu sempre faço por "eliminação" até encontrar o lugar do problema.
avatar
Jack Skill
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 759
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014

Re: Temperatura errada?

Mensagem por Jack Skill em Dom 16 Nov - 20:50:57

O meu estava com o ponteiro travado até pouco tempo atras, quando abri o painel e arrumei o marcador...o ponteiro nem se mexia e eu sempre andava preocupado por não ter reporte nenhum de temperatura...agora fiquei duplamente aliviado, primeiro do ponteiro voltar a funcionar, segundo com a explicação adpachec acredito que meu opala está funcionando na temperatura adequada!
avatar
Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Idade : 40
Localização : Portugal (em breve)
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 24/12/2013

Re: Temperatura errada?

Mensagem por Anderson Carvalho em Qua 19 Nov - 5:57:10

Jack Skill escreveu:O meu estava com o ponteiro travado até pouco tempo atras, quando abri o painel e arrumei o marcador...o ponteiro nem se mexia e eu sempre andava preocupado por não ter reporte nenhum de temperatura...agora fiquei duplamente aliviado, primeiro do ponteiro voltar a funcionar, segundo com a explicação adpachec acredito que meu opala está funcionando na temperatura adequada!


Temperatura é sempre uma encrenca mesmo...
Até eu resolver o problema do marcador vivia preocupado e até cheguei fazer um projeto para uma ventoinha auxiliar frontal.
Agora está perfeito pude verificar que trabalha certinho tipo "cabeça fresca".
avatar
Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4798
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Temperatura errada?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 27 Jan - 14:02:07

Será que é normal baixar a temperatura na estrada?

O marcador do meu, na cidade, mal chega a entrar na parte verde, e na estrada, depois de poucos km, fica entre a metade da parte branca e o início da verde.

Tenho medo de estar marcando errado.
avatar
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5617
Idade : 42
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Temperatura errada?

Mensagem por adpachec em Ter 27 Jan - 14:23:01



Abaixar a temperatura um pouco na estrada é normal por causa do ar frontal, abaixar demais é estranho (o motor trabalhar muito frio não pode em alto regime de rotação).
Mas pode ser o marcador, termostática abrindo mais cedo (acho que os dos anos 70 abrem em 75 Graus).
Levando em relação a falta de precisão do marcador opala, para mim está certo Glaucío.

OKK

Válvula Termostática MI1207:

GM - Opala 2.5/4.1 Gas 69/... 75 Graus
GM - Opala 4.1 Gas/Álc 90/92 85 Graus
GM - Opala 2.5/4.1 Álc. 80/92 90 Graus
avatar
Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4798
Idade : 29
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Temperatura errada?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 27 Jan - 14:25:31

Valeu adpachec. Desconfio de que o meu não tenha a termostática. No verão vou deixar assim, no inverno verifico, caso não tenha, instalarei.

PS: não sei de onde tirei parte branca, é preta.
avatar
chevy250
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 132
Localização : Sao Paulo
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014

Re: Temperatura errada?

Mensagem por chevy250 em Qua 28 Jan - 16:56:24

Olá edimmota

Meu caso é um pouco diferente mas talvez possa ajudar.

Quando comprei meu 6cil gasolina já com ventoinha eletrica ele veio com o cebolão 76/86.
Em dias muito quentes a ventoinha quase que não desligava. Sempre fazia o ponteiro da temperatura baixar muito até desligar.

Troquei o cebolão e coloquei um que liga em 87C e desliga em 82C.
Ficou bem melhor. Agora a ventoinha liga e desliga mais vezes é claro. Mas nos dias super quentes ela consegue desligar.
Minha termostatica é de 75C nova.

O cebolao do meu fica do lado que a água quente entra (a parte mais quente do radiador).

Conteúdo patrocinado

Re: Temperatura errada?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui 19 Out - 16:13:40