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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    motor de opala com cabeçote de v8 Empty motor de opala com cabeçote de v8

    Mensagem por Wagner676 Ter 9 Dez - 8:07:54

    Acompanho varias paginas de opala no face e certa vez me deparei com um new beetle com motor de opala 4cc e cabeçote de v8 e gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre essa adaptação. tem videos no youtube

    https://www.youtube.com/watch?v=yPaA5KRXaII

    https://www.youtube.com/watch?v=xpeJHZwGPYo
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    motor de opala com cabeçote de v8 Empty Re: motor de opala com cabeçote de v8

    Mensagem por Douglas MRS Ter 9 Dez - 10:16:43

    To tentando intender porque causa, motivo, razão e circustâncias alguém colocaria um cabeçote de V8 num Opala 4cil?

    Eu acredito que seria por causa do tamanho do diametro das valvulas.... mas não seria mais facil abrir as sedes e adaptar valvulas da Blazer V6?
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    motor de opala com cabeçote de v8 Empty Re: motor de opala com cabeçote de v8

    Mensagem por thallisguimaraes Ter 9 Dez - 10:31:45

    Tinha um topico sobre essa adaptaçao ou so comentando mesmo


    Douglas MRS escreveu:To tentando intender porque causa, motivo, razão e circustâncias alguém colocaria um cabeçote de V8 num Opala 4cil?

    Eu acredito que seria por causa do tamanho do diametro das valvulas.... mas não seria mais facil abrir as sedes e adaptar valvulas da Blazer V6?

    SIMPLESMENTE é um cabeçote de alumínio com fluxo cruzado, reduz aquecimento na admissao, maior CFM, ou seja, um capacidade de rendimento muito grande.


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    Mensagem por Sr.Bianchi Ter 9 Dez - 10:39:14

    O motivo é simples: Jamais um cabeçote de opala 4 cil. mesmo preparado pelo Chuck Norris vai render o fluxo de um de V8 "aftermarket" de alumínio.

    O problema em adaptar o de blazer é que apesar de um bom fluxo, teria que cortar e soldar. Fazer isso num cabeçote é complicado ainda mais um de ferro. Pode dar certo ou não.
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    Mensagem por Douglas MRS Ter 9 Dez - 17:05:03

    Eu prefiro arriscar trabalhar num cabeçote 4cil Opala do que um V8...

    Adaptações de valvulas para o cabeçote do opala não é tão dificil assim
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    Mensagem por alex medina Ter 9 Dez - 18:25:45

    na questao do fluxo cruzado ,valeria a pena cada centavo,,esses dias andei com dois aps,um cm fluxo cruzado(golf antigo)e outro nao (golzinho 2.0 cabeçote normal)e o fluxo cruzado alem de ser mais bonito da uma baita diferença
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    Mensagem por thallisguimaraes Ter 9 Dez - 18:44:12

    Douglas MRS escreveu:Eu prefiro arriscar trabalhar num cabeçote 4cil Opala do que um V8...

    Adaptações de valvulas para o cabeçote do opala não é tão dificil assim


    Depende para que seria o projeto.



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    Mensagem por Sr.Bianchi Qua 10 Dez - 5:26:10

    Douglas MRS escreveu:Eu prefiro arriscar trabalhar num cabeçote 4cil Opala do que um V8...

    Adaptações de valvulas para o cabeçote do opala não é tão dificil assim

    Não é uma questão de adaptar válvula. Você poderia colocar válvulas de 2.30' no cabeçote do opala (na verdade não pode, não cabe, mas é só um exemplo) que ele não irá render grande coisa. Fluxo de cabeçote não depende só de tamanho de válvula. Tem muito, mas muito mais coisa envolvida.

    Você vai preparar um cabeçote de 4 cil. no máximo que der e vai render digamos 200 e poucos cfm a 28'', enquanto que um de v8, fluxo cruzado, desd eum de produção bom até um top para arrancada, vai render 300-400 cfm a 28''.
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    Mensagem por Coupe 76 Qua 10 Dez - 5:37:27

    Isso sem contar as vantagens que o alumínio permite!!!
    Só ver quantos cabeçotes dos carros de hoje são de ferro e quantos são de alumínio para ver qual o mais eficiente!!!!
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    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Qua 10 Dez - 16:45:43

    Não manjo de preparação, mas sou curioso com relação ao que é similar ao Opala. Salvo engano, existe nos EUA até Iron Duke 16 válvulas e 8 válvulas fluxo cruzado ou não e nos mais recentes equipados com injeção monoponto.
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    Mensagem por thallisguimaraes Qua 10 Dez - 18:58:12

    RHCESPECIAL1974 escreveu:Não manjo de preparação, mas sou curioso com relação ao que é similar ao Opala. Salvo engano, existe nos EUA até Iron Duke 16 válvulas e 8 válvulas fluxo cruzado ou não e nos mais recentes equipados com injeção monoponto.

    Se for aquele da Pontiac, esquece, ja foi ate discutido no forum aqui

    Uma referencia

    http://coloradok5.com/forums/showthread.php?t=240633


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    Mensagem por Wagner676 Qui 11 Dez - 7:21:03

    thallisguimaraes escreveu:
    RHCESPECIAL1974 escreveu:Não manjo de preparação, mas sou curioso com relação ao que é similar ao Opala. Salvo engano, existe nos EUA até Iron Duke 16 válvulas e 8 válvulas fluxo cruzado ou não e nos mais recentes equipados com injeção monoponto.

    Se for aquele da Pontiac, esquece, ja foi ate discutido no forum aqui

    Uma referencia

    http://coloradok5.com/forums/showthread.php?t=240633


    Não entendi o motor do Pontiac e similar ao dos opalas 4cc ? Pois depois de ver isso fiz uma pequena pesquisa e vi q a Pontiac fez um motor 4 cc que era derivado do seus v8 389 pois se o motor de opala 4cc for compatível com os Pontiac 4cc daria para se utilizar o cabeçote de v8 389 nos motore GM 151 e 153
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    Mensagem por thallisguimaraes Qui 11 Dez - 11:36:57

    O motor Pontiac lembra os nossos GM, é ate chamado de Iron Duke tambem, mas as peças tem nada a ver


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    Mensagem por Wagner676 Sáb 13 Dez - 10:15:39

    continuei a pesquisar com intuito de saber as medidas de um cabeçote v8 que seria compatível com o motor do opala mas ta complicado. ai então achei um fórum e tem um comentário de um brasileiro que fez tao adaptação e o terceiro comentário

    http://speedtalk.com/forum/viewtopic.php?f=1&t=20975

    mais continua muito confuso
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    Mensagem por bera silva Sáb 13 Dez - 17:47:59

    Sobre as diferenças e semelhançás entre os 4 cil, a seguir, reproduzo uma resposta do Alexandre Garcia, de Brasília, um cara que entende muito de motores, principalmente americanos:
    http://autoentusiastas.com.br/2014/03/socorro-cometi-um-chepala-um-chevette-com-motor-opala-final-ufa/
    " Alexandre Garcia Daniel S. de Araujo • 9 months ago

    Vamos lá:

    Resposta em pedaços.
    6 cilindros: primeiro tiveram os motores mais antigos, que originaram as familias mais modernas. Eram os 216 que pareciam visualmente com os antigos 261 chevy brasil mas eram BEM diferentes destes por dentro, lubrificação ainda por salpicos, mancais fixos em ordem e arranjo diferente, outro cabeçote. Praticamente a unica coisa que trocava de um com o outro era a bela tampa de valvulas de aluminio fundido enquanto a dos mais novos era de chapa de aço estampada. Estes primeiros motores, da decada de 20 até final dos 30 não é a mesma coisa que os stovebolt.
    Stovebolt seriam os mais recentes, que tiveram uso automotivo até 62 nos eua, e que ficaram aqui nas picapes até 76. Tem com 235 e 261 polegadas, motores MUITO antigos, ainda que extremamente confiaveis e que permitem boa dose de preparação, os primeiros ainda tinham lubrificaão de salpico nas bielas, mas depois de 53 se não me engano eram todos completament epressurizados o que fazia uma diferença enorme em termos de confiabilidade e vida util infinitamente mais longa.
    Tinham 4 mancais fixos apenas, apenas 3 dutos de admissão unicos no cabeçote, e por ai vai.
    Com o advento do chevy V8 small block decidiram fazer um 6 e um 4 relativo a eles, usando conceitos de engenharia e dimensões caibiveis para usar nos novos carros puquenos que iam surgindo com novas direções ditadas pelo mercado consumidor a época. Aí apareceram 194, 230, 250 e 292. E os 4 cilindros 153, 181.
    Vale comentar que estes motores tem NADA a ver com stovebolt. Nada, completamente diferentes. Quem já mexeu, desmontou qualquer um deles verifica isso com 5 segundos de contato visual.
    O 194 era o menor de todos, o 230 durante os anos 60 foi o mais popular e o 250 foi a melhor opção no final dos 60, o 292, que tinha outro bloco, só para utilitarios, nunca foi montado em carros de passeio e visualmente é quase identico ao 250, apesar de que a parte de baixo, bloco, virabrequim e bielas são completamente diferentes dos motores menores, 194/230/250.

    AG
    ...
    Parte 2:
    4 cilindros começou com 153, que era um 230 sem 2 cilinros, mesmo curso e diametro, 3.875"X3.250. Foi o unico motor 4 cilindros por muito tempo. O nosso 151 é coisa daqui, mas comparado ao 153 muda maior diametro, 4.000", menor curso, 3.000", bielas mais longas, de 5.700" para 6.000" para suavizar o motor, pistões mais baixos, .300" de diminuição na altura de compressão, e um cabeçote infinitamente melhor com dutos não geminados, siameses que melhoram muito o fluxo da admissão no motor.
    O 181 era um 4.000"X3.580", 3.0 litros, que foi a fonte de inspiração pro Martins fazer aquele vira bacana que ele fabricou e vendeu nos anos 80 e 90. Tem algumas diferenças dos outros 4 em linha e tem 2 versões, uma antiga com vedador bipartido no mancal traseiro e outra mais moderna com vedador unico, semelhante mas definitivamente diferente do que foi feito aqui no final da produção do opala, quando modificaram tanto 4 quanto 6 na parte traseira do bloco. Aqui mesmo com mudanças, o volante era o mesmo e no 181 muda volante porque a furação do vira do moderno de uma peça é mais apertada que a dos antigos. Aí não rola por de um no outro.
    E por fim, um assunto que eu jpa escrevi aqui um monte: iron duke NÃO É OPALA 4. Buscar esta informação em sites gringos é besteira porque eles mesmo se confundem com isso por la. Iron duke, basta googlar por fotos e ver que é outro motor com fluxo cruzado, muito mais moderno que não troca peças, não tem dimensões iguais não é compativel em nada com os nossos 151, nem com 181 menos ainda com 153 deles ou nossos. Iron duke inclusive usa fluxo cruzado, outro animal. Tem 151, 4.000" por 3.000" e só isso de igual. Por acaso o distribuidor dele, especialmente o HEI é uma adição muito legal aos nossos 4 em linha 153 ou 151. De resto, nada mais serve. Definitivamente iron duke é uma coisa, chevy nova, 181 e chevy 151 brasileiro são outra, completamente distintas.

    AG
    ...
    Parte 3:

    Pode fazer uma coisa mais simples que o vira do 181 antigo no bloco do 151 ou o eixo do Martins, que é catar um eixo de 153, bileas do 153, pistões de chevy 327 V8 e por tudo no bloco do 151, que vira 164, 2.7 litros e boa, simples, barato e divertido, com uma pegada muito mais legal que a do 151. Se fizer com pistão 060, vai para 167, 2.8 litros.
    E por cabeçote de V8 em 4 em linha, melhor esquecer isso. Quem quiser mesmo de verdade sabem em detalhes o que é, como faz, o que precisa deve comprar o livro do LeoSantucci, chevrolet inline power manual ou coisa que o valha, que eu por acaso tenho, e vai entender que isso não é coisa para se tentar em casa.

    AG
    "

    Quanto ao Bettle de arrancada, me contaram que foi gasto 300 paus no carro. O motor tem 3 litros, com vira feito sob medida. Pouco curso. A furação do cabeçote do V8 não casa com o motor 151, daí foi cortado o bloco e feito flange. O bloco foi preenchido com cimento especial e feita furação para receber o cabeçote. Aquilo foi um trabalho de louco.
    Espero ter ajudado.
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    Mensagem por tabarbosa Sáb 13 Dez - 18:48:25

    Sr Turbo?
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    Mensagem por bruno silverstar83 Sáb 13 Dez - 19:37:13

    Gostei do texto...


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