Sobre as diferenças e semelhançás entre os 4 cil, a seguir, reproduzo uma resposta do Alexandre Garcia, de Brasília, um cara que entende muito de motores, principalmente americanos:
http://autoentusiastas.com.br/2014/03/socorro-cometi-um-chepala-um-chevette-com-motor-opala-final-ufa/
" Alexandre Garcia Daniel S. de Araujo • 9 months ago
Vamos lá:
Resposta em pedaços.
6 cilindros: primeiro tiveram os motores mais antigos, que originaram as familias mais modernas. Eram os 216 que pareciam visualmente com os antigos 261 chevy brasil mas eram BEM diferentes destes por dentro, lubrificação ainda por salpicos, mancais fixos em ordem e arranjo diferente, outro cabeçote. Praticamente a unica coisa que trocava de um com o outro era a bela tampa de valvulas de aluminio fundido enquanto a dos mais novos era de chapa de aço estampada. Estes primeiros motores, da decada de 20 até final dos 30 não é a mesma coisa que os stovebolt.
Stovebolt seriam os mais recentes, que tiveram uso automotivo até 62 nos eua, e que ficaram aqui nas picapes até 76. Tem com 235 e 261 polegadas, motores MUITO antigos, ainda que extremamente confiaveis e que permitem boa dose de preparação, os primeiros ainda tinham lubrificaão de salpico nas bielas, mas depois de 53 se não me engano eram todos completament epressurizados o que fazia uma diferença enorme em termos de confiabilidade e vida util infinitamente mais longa.
Tinham 4 mancais fixos apenas, apenas 3 dutos de admissão unicos no cabeçote, e por ai vai.
Com o advento do chevy V8 small block decidiram fazer um 6 e um 4 relativo a eles, usando conceitos de engenharia e dimensões caibiveis para usar nos novos carros puquenos que iam surgindo com novas direções ditadas pelo mercado consumidor a época. Aí apareceram 194, 230, 250 e 292. E os 4 cilindros 153, 181.
Vale comentar que estes motores tem NADA a ver com stovebolt. Nada, completamente diferentes. Quem já mexeu, desmontou qualquer um deles verifica isso com 5 segundos de contato visual.
O 194 era o menor de todos, o 230 durante os anos 60 foi o mais popular e o 250 foi a melhor opção no final dos 60, o 292, que tinha outro bloco, só para utilitarios, nunca foi montado em carros de passeio e visualmente é quase identico ao 250, apesar de que a parte de baixo, bloco, virabrequim e bielas são completamente diferentes dos motores menores, 194/230/250.
AG
...
Parte 2:
4 cilindros começou com 153, que era um 230 sem 2 cilinros, mesmo curso e diametro, 3.875"X3.250. Foi o unico motor 4 cilindros por muito tempo. O nosso 151 é coisa daqui, mas comparado ao 153 muda maior diametro, 4.000", menor curso, 3.000", bielas mais longas, de 5.700" para 6.000" para suavizar o motor, pistões mais baixos, .300" de diminuição na altura de compressão, e um cabeçote infinitamente melhor com dutos não geminados, siameses que melhoram muito o fluxo da admissão no motor.
O 181 era um 4.000"X3.580", 3.0 litros, que foi a fonte de inspiração pro Martins fazer aquele vira bacana que ele fabricou e vendeu nos anos 80 e 90. Tem algumas diferenças dos outros 4 em linha e tem 2 versões, uma antiga com vedador bipartido no mancal traseiro e outra mais moderna com vedador unico, semelhante mas definitivamente diferente do que foi feito aqui no final da produção do opala, quando modificaram tanto 4 quanto 6 na parte traseira do bloco. Aqui mesmo com mudanças, o volante era o mesmo e no 181 muda volante porque a furação do vira do moderno de uma peça é mais apertada que a dos antigos. Aí não rola por de um no outro.
E por fim, um assunto que eu jpa escrevi aqui um monte: iron duke NÃO É OPALA 4. Buscar esta informação em sites gringos é besteira porque eles mesmo se confundem com isso por la. Iron duke, basta googlar por fotos e ver que é outro motor com fluxo cruzado, muito mais moderno que não troca peças, não tem dimensões iguais não é compativel em nada com os nossos 151, nem com 181 menos ainda com 153 deles ou nossos. Iron duke inclusive usa fluxo cruzado, outro animal. Tem 151, 4.000" por 3.000" e só isso de igual. Por acaso o distribuidor dele, especialmente o HEI é uma adição muito legal aos nossos 4 em linha 153 ou 151. De resto, nada mais serve. Definitivamente iron duke é uma coisa, chevy nova, 181 e chevy 151 brasileiro são outra, completamente distintas.
AG
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Parte 3:
Pode fazer uma coisa mais simples que o vira do 181 antigo no bloco do 151 ou o eixo do Martins, que é catar um eixo de 153, bileas do 153, pistões de chevy 327 V8 e por tudo no bloco do 151, que vira 164, 2.7 litros e boa, simples, barato e divertido, com uma pegada muito mais legal que a do 151. Se fizer com pistão 060, vai para 167, 2.8 litros.
E por cabeçote de V8 em 4 em linha, melhor esquecer isso. Quem quiser mesmo de verdade sabem em detalhes o que é, como faz, o que precisa deve comprar o livro do LeoSantucci, chevrolet inline power manual ou coisa que o valha, que eu por acaso tenho, e vai entender que isso não é coisa para se tentar em casa.
AG"
Quanto ao Bettle de arrancada, me contaram que foi gasto 300 paus no carro. O motor tem 3 litros, com vira feito sob medida. Pouco curso. A furação do cabeçote do V8 não casa com o motor 151, daí foi cortado o bloco e feito flange. O bloco foi preenchido com cimento especial e feita furação para receber o cabeçote. Aquilo foi um trabalho de louco.
Espero ter ajudado.
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