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volante do 4 no 6

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volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Qui 18 Dez - 10:12:14

po galera.. to na busca rapida aqui mas não achei nada!
eu to com um motor 6cc
ai vou usar a caixa fusionada!
e o kit de embreagem do 4cc como "fusivel" pra caixa fusionada..
mas tem problema eu utilizar o volante do carro 4cc no motor 6cc?
algo como balanceamento? ou contrabalanceamento?

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 18 Dez - 10:54:20

Se for colocar volante de 4cil é bom mandar balancear sim.

Tem risco de aumentar a vibraçao, e soltar tudo.

Agora da para usar a embreagem do 4cil no 6cil, sem trocar volante.

E embreagem de 4cil vai ser fusivel nao, se for quebrar vai de todo jeito, a embreagem vai ta nova.


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Qui 18 Dez - 11:06:29

mas o meu principal problema é a vibração!
ainda mais que não tem os pinos guias
o problema é que eu não tenho o volante do 6cc!
mas tenho a polia dumpper original! aquela de duas vias..
e preciso montar a caixa no motor o quanto antes

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por j ricardo em Qui 18 Dez - 12:08:01

Acontece ate com muita frequencia, trocar volantes de motor sem balancear e não da nada...

é uma boa usar o volante do 4cil... tem o peso muito parecido com o do 250-S, ja é um sinal que fica bom...

ou seja, pode ate colocar o volante e ser um suscesso, mas ja sabendo que o certo é balancear...

a embreagem do 4cil, vai patinar com ela ainda nova, não guenta 2 meses num 6cil bom...

coloca do 6cil, de preferencia sachs.... LUK não!


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Qui 18 Dez - 12:46:04

entendi j.. mas o carro é somente para eu passear..
tem risco de quebrar o virabreq por causa de desbalanceamento?

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por frederico santos em Qui 18 Dez - 13:45:07

Uma vez coloquei no meu e foi dor de cabeça...como não dava p balancear voltei p o volante do 6 cc de novo

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por OpaleiroJlle em Qui 18 Dez - 14:28:54

O certo é fazer o balanceamento mesmo..
Falam que com o volante do 4 cil perde um pouco de torque,
mas como é um motor forte nao da para perceber..

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Qui 18 Dez - 18:44:02

entendo..
tenho que continuar minha busca por um de 6 cil então

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por alex medina em Qui 18 Dez - 18:57:01

j ricardo escreveu:

coloca do 6cil, de preferencia sachs.... LUK não!
vc nao recomenda luck pq?ja se incomodo cm ela ou varias pesoas j ase incomodaram?é bm perguntar pq se alguem cheg ala na oficina querendo troca a embreagem de um opala,ja vo sabe q luck nao vai fica bm

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por j ricardo em Qui 18 Dez - 22:18:38

alex medina escreveu:
j ricardo escreveu:

coloca do 6cil, de preferencia sachs.... LUK não!
vc nao recomenda luck pq?ja se incomodo cm ela ou varias pesoas j ase incomodaram?é bm perguntar pq se alguem cheg ala na oficina querendo troca a embreagem de um  opala,ja vo sabe q luck nao vai fica bm

Olha é uma das coisas que me lembro de ouvir, desde que eu não tinha carro ainda... e olha que faz 20 anos que eu tenho opala...

Inclusive eu ja comprovei no meu carro, e ja vi varios opalas de clientes quando eu fazia bicos em oficina... e varios opalas de amigos: embreagem LUK não presta no 6cil...

no 4cil, no AP, nos GM 4cil em geral, nos fiat., sempre se mostrou boa embreagem, mas no 6cil não guenta... comigo patinou na primeira semana...


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por j ricardo em Qui 18 Dez - 22:22:40

teteubp escreveu:entendo..
tenho que continuar minha busca por um de 6 cil então

não adianta nada.... o risco do balanceamento não bater com seu motor é o mesmo...

pega o volante de 4cil, retifica, deixa o balanceamento zerado(como deveria ser) e bota no carro...

se seu motor foi balanceado um dia, junto com o volante e o volante fazia parte do balanceamento, agora não teria mesmo jeito senao desmontar o motor pra balancear tudo... ou seja, ninguem começa a resolver o problema pelo caminho mais longo, coloca o volante do 4cil retificado, se der alguma zica aí tu vai ter que correr atraz...


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Sex 19 Dez - 11:35:35

sim j!
é oque eu vou fazer.. o volante ja esta no lugar, com o conjunto da embreagem também!
vou colocar o motor pra funcionar no chão pra ver oque vai dar..
a chance dele ter sido balanceado junto com o volante de motor é quase zero!
por que eu comprei esse motor de uma firma que faliu! o motor era de empilhadeira!
alias.. ele estava no chão retificado! sem cabeçote sem volante, sem arranque sem bomba de comb.. em fim! motor tava pelado!
ai quando bate um eles colocam o outro e passa tudo de um para o outro sabe como?


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Sex 19 Dez - 11:37:08

j ricardo escreveu:
" coloca o volante do 4cil retificado, se der alguma zica aí tu vai ter que correr atraz..."

oque quer dizer com de alguma zica?
é isso que quero saber gente.. oque pode acontecer?

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por SevenFifty em Sex 19 Dez - 11:47:32

Aproveitando o assunto do tópico, vai uma pergunta de leigo:

É verdade que um volante aliviado ou mais leve, como no caso o do 4 cil. usado no 6cil., há a possibilidade de numa desaceleração brusca travar as rodas traseiras, devido à menor inércia do volante mais leve? Isso procede?

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Sex 19 Dez - 15:29:27

Nãao Seven.. não é pra tanto!! hehehe
num motor completamente original vai ser poca diferença notavel
apenas uma aceleração um pouquinho mais rapida e uma leve e insignificante perda de torque em baixa..

SevenFifty
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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por SevenFifty em Sab 20 Dez - 5:29:00

Hehehe... entendi! Também tenho a intenção de fazer o mesmo, caso venha a ter um 6zão um dia.

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Sab 20 Dez - 9:27:46

hehe beleza OKK

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Sab 20 Dez - 15:13:58

galera funcionei o motor hoje!
não netei anormalidade nenhuma!
mas ele esta com um leve empeno.. ai vou colocar outro que tenho aqui pra ver

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por nicolas opaleiro em Dom 21 Dez - 13:24:32

j ricardo escreveu:
alex medina escreveu:
vc nao recomenda luck pq?ja se incomodo cm ela ou varias pesoas j ase incomodaram?é bm perguntar pq se alguem cheg ala na oficina querendo troca a embreagem de um  opala,ja vo sabe q luck nao vai fica bm

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no 4cil, no AP, nos GM 4cil em geral, nos fiat., sempre se mostrou boa embreagem, mas no 6cil não guenta... comigo patinou na primeira semana...

Sabe o Grandão que fez as soldas na caravan ? ele teve um diplomata marrom 6 cil.. tinha so 6x2 e dfv... colocou uma embreagem luk nova !! Mas não durou nem 2 semanas..

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 21 Dez - 15:39:25

Realmente LUK não é a melhor embreagem,trabalho com auto peças de linha pesada e posso afirmar que SACHS é a melhor,tambem tem a VALEO que tambem é boa,e vende bem mais que a LUK


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Seg 22 Dez - 17:07:09

galera ja li numa porrada de lugares que tenho que balancear o conjunto eixo volante completo e polia..
mas meu motor ta original!
todo original a acool!!!!
oque eu faço? o volante do carro a 6cc a alcool é de 8kg.. só que meu volante é de 250mm .. e tem um pino guia só!
no caso do meu eixo são 3 pinos guias!!!
eu liguei o motor, deixei ele ligado um tempinho uns 5min em aceleração de +- uns 3000rpm
se tivesse vibrando era notório?
dava pra sentir na mão??? tipo encostar a mão no motor perto do volante e sentir vibrando???

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 22 Dez - 17:15:49

É importante o balanceamento do conjunto,mesmo num carro original,ele vem de fabrica balanceado,mas como já sofreu desgaste acaba desbalanceando de 5 a 10%,o volante é principal no desbalanceamento,da pra sentir mais em alta rotação,mas esse motor 4cil mesmo na lenta da pra ver que ta bem desbalanceado



o meu tá um pouco,ficou assim depois que mexeram na caixa e devem ter tirado a embreagem a não colocaram corretamente(pois até a embreagem faz parte do desbalanceamento),quero balancear quando for trocar os pistões


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por Cojak em Seg 22 Dez - 17:28:31

bruno silverstar83 escreveu:É importante o balanceamento do conjunto,mesmo num carro original,ele vem de fabrica balanceado,mas como já sofreu desgaste acaba desbalanceando de 5 a 10%,o volante é principal no desbalanceamento,da pra sentir mais em alta rotação,mas esse motor 4cil mesmo na lenta da pra ver que ta bem desbalanceado



o meu tá um pouco,ficou assim depois que mexeram na caixa e devem ter tirado a embreagem a não colocaram corretamente(pois até a embreagem faz parte do desbalanceamento),quero balancear quando for trocar os pistões


Esse tá vibrando pra cacete hein!

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 22 Dez - 18:31:03

Cojak escreveu:
Esse tá vibrando pra cacete hein!

Ta mesmo,o 4cil ja treme por natureza imagine como esse ta por dentro,ja vi motor 6 cil ligado no chão,ele fica parado,ja o 4 cil parece que vai sair pulando quando da a partida kkkkkk


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Ter 23 Dez - 17:51:57

pois é.. o caso do meu!
ele ta funcionando parado no chão..
no video ele ta amarrado se olhar nos suportes eu passei uma corda entre os suportes e a "maca" que ta segurando ele
mas hoje eu funcionei ele de novo! sem corda nem nada e ficou la.. paradinho na lenta!
só na hora que ele morreu quando acabou o alcool que deu uma vibradinha.. mas, acho que normal de todo motor balançar quando morre

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por Victor Meijerink em Ter 23 Dez - 18:12:00

Põe o volante no carro e boa cara!! O DIA que vc for mecher com motor vc PRIMEIRO padroniza o peso das bielas e pistões e DEPOIS balanceia tudo...
Não vai fazer o motor por causa de um volante né????

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por teteubp em Sab 24 Jan - 15:41:15

não não.. ja ta no lugar o volante! hehehe
arrumei um volante de 3 guias.. mas eram guias finas!
ai levei pra oficina e abri os furos guias e entrou justo nas guias do vira.. ficou 10!

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por frederico santos em Sab 24 Jan - 19:15:17

teteubp escreveu:não não.. ja ta no lugar o volante! hehehe
arrumei um volante de 3 guias.. mas eram guias finas!
ai levei pra oficina e abri os furos guias e entrou justo nas guias do vira.. ficou 10!

Dependendo do balanceamento do volante ,que já é precário,se colocar a guia no furo errado vai sacudir legal.Ja coloquei um de 4cc no meu com essa mesma caracteristica. Ele funciona,ele anda,não quer dizer que vai desmontar o carro ,mas você vai sentir essa vibração e ela é prejudicial.Tanto que o menor problema é o volante afroxar de vez enquando.O meu soltou 3 vezes depois coloquei o original nunca mais tive esse problema.Mas vc pode ter sorte e o conjunto ficar equilibrado .Mas o ideal era balancear ou ficar com o original e deixar esse de 3 guias para quando for mexer fazer tudo de vez..

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por Eduh2800 em Sab 24 Jan - 19:26:44

Mas, tem diferença no volante de opala 4 e 6 cilindros? não são todos iguais? tipo este de exemplo :


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por frederico santos em Sab 24 Jan - 19:33:58

É redondinho igual mas um pouquinho diferente desse ai

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por Eduh2800 em Sab 24 Jan - 19:35:50

Ahhh Frederico... não acredito que te peguei nesta jocolor jocolor jocolor

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por frederico santos em Sab 24 Jan - 19:36:59

1 ponto p vc!!!! Cool kkkk

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por Eduh2800 em Sab 24 Jan - 19:39:33

Kkkk, eu sempre faço essa piadinha quando ouço falar sobre volante-motor, o pessoal me olha com uma cara que... bom, sabe neh?

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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por thallisguimaraes em Sab 24 Jan - 20:32:45

Um colega que nao sabe de mecanica, uma vez mandou trocar a embreagem do carro, e o mecanico ligou dizendo que tinha de dar um passe no volante.

Ele ficou sem entender o que tinha a ver volante com embreagem, eu morri de rir


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Eduh2800
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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por Eduh2800 em Sab 24 Jan - 20:44:32

thallisguimaraes escreveu:Um colega que nao sabe de mecanica, uma vez mandou trocar a embreagem do carro, e o mecanico ligou dizendo que tinha de dar um passe no volante.

Ele ficou sem entender o que tinha a ver volante com embreagem, eu morri de rir

Fico só imaginando a cena

Esses meses atras, eu tirei o volante do meu Scania, e tava levando pra uma retifica, quando um rapaz me pergunta :

" Que é isto?" Rapaz...

" É um volante do Scania 113" Eu...

" Nossa, por isto que eles são tão difícil de fazer curva, deve pesar um monte, imagina dirigir o dia todo fazendo curvas com isto?" rapaz...


é pessoal, a vida não é facil, ainda mais com um volante que pesa mais de 45kg...

bruno silverstar83
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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 24 Jan - 20:51:02

Hehe
Pior que esses volante são pesado mesmo,trabalho com auto peças de linha pesada,os de mercedes são mais leves


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Opala muito mais que um carro,uma paixão.

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Refazendo o motor do silver...


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por AndreMD em Dom 25 Jan - 7:47:24

O meu motor 6 cilindros tá com o kit de volante e embreagem do 4 cilindros. Não vibra nada, mas trata-se de um 6 cilindros original.


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Re: volante do 4 no 6

Mensagem por Perito em Dom 25 Jan - 17:42:38




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Re: volante do 4 no 6

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