Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptyOntem à(s) 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Câmbio 3 marchas - Página 3 EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

135 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 135 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
Rubão6cc (15334)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
BANDIT (13573)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
Xann (10394)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
j ricardo (9376)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Câmbio 3 marchas - Página 3 Bar_leftCâmbio 3 marchas - Página 3 BarCâmbio 3 marchas - Página 3 Bar_right 

+17
rodrigo_df
carlosdsq
Murilo R
AFFB
paulo_bomber
RafaelNeppel
Douglas MRS
raul_e_a_barca
Everton S
alex medina
gabriel.acosta
abelardoopala
Everton Luis da Silveira
Cojak
Pedrão B.
OpaleiroJlle
opaleiro ss
21 participantes

    Câmbio 3 marchas


    opaleiro ss
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 1214
    Data de inscrição : 27/03/2011

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por opaleiro ss Sex 18 Dez - 20:03:11

    Muito bom!!! Coloque um vídeo do carro andando.

    renelousada
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 191
    Data de inscrição : 24/03/2011

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por renelousada Qua 24 Ago - 9:02:27

    Bom dia,desculpe ressulcitar o tópico , mais fiquei maluco com uma informação que recebe sobre cambio na coluna, eu tenho um opala 78 com cambio na coluna, nunca me deu problemas, meu amigo tem um e encavala as vezes, bom ele falou comigo que vai colocar o cambio e coluna do chevrolet Impala Ls 2007 , fiquei surpreso e não dei muita bola, como ele esta nos EUA a trabalho ele ainda não me deu retorno e informações, mais achei uma foto do impala 2007 realmente tem cambio na coluna, será que vai funcionar em um opala 77?


    Câmbio 3 marchas - Página 3 Chevrolet-impala-ls-2007-8

    Vi que do 2003 é mesma coisa
    Câmbio 3 marchas - Página 3 72679278

    Agora fiquei surpreso, ele comprou a coluna e o cambio em um ferro velho no Brasil em Brasilia ,disse que era de algum consulado.
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por Pedrão B. Qua 24 Ago - 9:30:54

    Duvido muito esse Impala ter o cambio mecânico!
    Automático é fácil adaptar.
    Mas por ser um cambio moderno em um carro antigo, seu amigo vai sofrer.
    Nos mantenha informado, por favor!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    renelousada
    renelousada
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 191
    Idade : 47
    Localização : Rio das Ostras-RJ
    Modelo do carro : CARAVAN DIPLOMATA 89 SE 6cc 4.4 238 CV
    OPALA 1978 4P DE LUXO 4CC
    Cilindros : 6CC 4CC
    Data de inscrição : 24/03/2011

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por renelousada Qua 24 Ago - 9:38:11


    Sim é automático, estava até conversando com a galera do grupo de opalas, ele só volta em setembro do ano que vem, esta a serviço pela Simens ,o carro esta no Rio, segundo ele um amigo dele da mesma empresa só que americano disse que adaptou este cambio em um chevy Nova que ficou muito bom, ai ele comprou e vai tentar adaptar no opala, só que vai ficar automático, estou louco pra ver este projeto.

    Pedrão B. escreveu:Duvido muito esse Impala ter o cambio mecânico!
    Automático é fácil adaptar.
    Mas por ser um cambio moderno em um carro antigo, seu amigo vai sofrer.
    Nos mantenha informado, por favor!
    []'s
    ricardo347
    ricardo347
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 91
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 73 3m na coluna 4 portas
    Cilindros : 6 4100
    Data de inscrição : 22/05/2014

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por ricardo347 Sáb 17 Jun - 11:14:59

    Bom dia amigos.

    Estou tentando colocar de volta o cambio 3 marchas no meu opala 73, que estava com o 4 marchas no chão e sem peças! Fui comprando mas não sei se faltou algo, fui me baseando na foto do catalogo (anexada mais abaixo). Resolvi reativar esse topico e não criar um novo, porque vi que este tem bastante conteudo e fotos, e como a minha dúvida é sobre algo que não esta sendo abordada aqui e acredito que vai complementar o assunto, vamos la:
    Segui esse catalogo, arruela destacada em amarelo está dentro do tubo (creio eu no lugar certo) as outras 2 (vermelho) olhando pelas fotos anteiores nesse post são do mesmo tamanho dela, mas não entendi se eles vão em cima uma da outra ou se tem uma ordem especifica

    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 Screen11" />


    Meu carro era 4, agora é 6. Minhas varetas são do 4, terei que alongar mas não é esse o problema. Estou tentando montar a coluna no lugar pra poder fazer o gabarito para as varetas. Mas não consegui montar, minhas duvidas são:

    1. Não consegui fazer a alavanca ficar em ponto morto. Pelo que sei desse cambio, em ponto morto a alavanca fica fixa e voce conseque puxar ela para tras e para frente. La no final do tubo, antes da chaveta tem uma mola (destacada em verde na foto do diagrama), que faz com que o tubo recue (fazendo força para alcalçar a alavanca de 2 e 3). Nesse caso ela esta funcionando bem! Segundo a imagem abaixo ela ja esta puxando a chaveta nessa direção, agora existe alguma outra mola que faça a força contrária e faça o tubo ficar com a chaveta no meio, ficando assim em ponto morto?

    Fiz uma marcação na imagem o traço preto representaria a posição que eu acredito ser a correta da chaveta, as setas representam os espaços onde ficariam os 2 "bracinhos" das varetas, a chaveta está completamente sendo puxada para cima por causa da força da mola que fica logo acima da chaveta (dentro do tubo, não aparece na foto)
    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 Chavet10" />


    2. Não entendi como fixar o copo(que tem a chave de seta dentro, a chave de seta está devidamente presa a ele).
    O copo vai parafusado em algum lugar? ou é o volante que faz pressão nele para que ele fique ali. Outra coisa não achei no diagrama nenhuma informação para isso. Vai mais alguma arruela entre o copo e a coluna? A "suposta" mola que faria pressão para o tubo avançar e fazer a chaveta ficar em ponto morto vai junto ao copo?

    Destaquei o tubo nessa foto(em amarelo), penso que ele tem que ser empurrado para fazer a chaveta la em baixo ficar em ponto morto, porém como ja disse ao empurrá-lo, existe a pressão da mola que fica lá no "pé" do tubo.

    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 Copo_c10" />


    Junto das peças veio esse pequeno tubo e essa molinha (imagem abaixo) que apesar de não estar no diagrama do esquema do cambio 3 marchas (primeira imagem la em cima), eu tenho dúvida se é esta a tal mola que vai fazer a contra força empurrar o tubo e fazer a alavanca ficar em posição de ponto morto.

    Como essa peça veio no conjunto, não sei ela pertence ou não a esse ano, e muito menos onde ela vai (tentei de tudo), ela vai embaixo do copo? dentro do rolamento da chave de seta? dentro do varão com a mola pra baixo? dentro do varão com a mola para cima? ou nenhuma delas? Segue as fotos nas 2 posições que tentei...kkkk

    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 Mola110" />

    Creio que esse tubo seja esse aqui destacado na foto, porem acho que essa caixa de direção não é a mesma do varão certo?

    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 Screen10" />

    Enfim amigos, estou apanhando porque não fui em quem desmontou, ja peguei desmontado sem nada. Desculpa se ficou grande, mas eu tentei ser o mais detalhado possivel e espero que o material ajude a mais pessoas.

    Obrigado , abs!
    Marco Araujo
    Marco Araujo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 66
    Localização : Recife, Brazil
    Modelo do carro : Opala luxo 1974(vendido)
    Opala luxo 1973(vendido)
    Opala Gran luxo 73 azul
    Opala Gran Luxo 73 Preto
    Cilindros : 6cc(2)
    Data de inscrição : 23/08/2014

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por Marco Araujo Sáb 17 Jun - 17:38:03

    Olá amigo! tambem estou fazendo esta mesma conversão. No link a seguir, vc encontrara a maioria das peças que precisará para ter troca de marchas firmes e suaves...
    https://http2.mlstatic.com/reparo-trambulado-caixa-cmbio-3-marchas-bucha-opala-caravan-D_NQ_NP_823015-MLB25112700515_102016-F.webp.
    1- Na foto que aparece as duas setas pretas, esta faltando a bucha nº 27 e as duas alavancas nºs 28 e 26.......http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-828226867-alavanca-mudanca-1a-e-re-cambio-opala-3-marchas-05743158-_JM...... e http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-828227556-alavanca-mudanca-2a-e-3a-cambio-opala-3-marchas-07323570-_JM alem de:nao tenho foto exclusiva da peça mais nesse link dá para identificar...vejahttps://http2.mlstatic.com/coluna-direco-opala-3-marchas-D_NQ_NP_558401-MLB20341034371_072015-F.webp
    2- A segunda e terceira fotos, as peças são exatamente estas e são montadas de acordo como vc mostra obedecendo a ordem do que mostra o catalago. bom trabalho.
    ricardo347
    ricardo347
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 91
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 73 3m na coluna 4 portas
    Cilindros : 6 4100
    Data de inscrição : 22/05/2014

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por ricardo347 Dom 18 Jun - 2:07:11

    Então Marcio, obrigado por responder. Quando a foto numero 1, eu tenho as alavancas e a bucha, a minha dúvida não é sobre o que vai ali, coloquei a foto pra mostrar a posição em que a chaveta se encontrava e tentei rabiscar ali a posição que eu imagino que deve ser o ponto morto dela.

    Consegui descobrir como encaixar a carcaça da chave de seta, mas ainda tenho dúvida de como encaixar a mola, voce diz que a posição é aquela mesma, porém se eu encaixar ela no varão exatamente daquele jeito a chave de seta bate nela e não entra.


    Se eu coloco ela no varão ao contrário do que está no varão, a chave de seta entra porém ela empurra demais a chaveta e ai a alavanca do cambio no volante fica com muito curso pra empurrar e pouquissimo curso para puxar (pouquissimo mesmo, a chaveta fica muito pra frente.

    Não sei como fazer pra essa chaveta ficar no meio (ponto morto), nao sei se está faltando arruela em algum lugar, essa é a dúvida!


    Abs!
    ricardo347
    ricardo347
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 91
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala 73 3m na coluna 4 portas
    Cilindros : 6 4100
    Data de inscrição : 22/05/2014

    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por ricardo347 Seg 19 Jun - 22:12:22

    Boa noite Amigos,

    Consegui uma evolução, encaixei a carcaça da chave de seta e o copo, entendi (eu acho) como se usavam as arruelas descritas na visão explodida, e ficou tudo sem folga, ok.

    Porém ainda tenho um problema que não consegui informações pra resolver, e olho que eu to prcurando muito, fui até nos sites gringos procurar informações de colunas com marchas de algum chevy (tentei o da c10 la de fora, achei muito parecido), mas também nada.

    PERGUNTA: A alavanca de marchas continua sem curso pra frente, não consigo empurrar (acessar 2ª e 3ª). Só consigo puxa-la, ai sim sinto a ação da mola que fica la no final do tubo. Ainda busco a resposta, afinal tem alguma mola que fica no começo do tubo (entre a chave de seta e o tubo, mais precisamente) ??????????????

    To colocando a foto dos 2 tubos que tenho , e inclusive to sofrendo por isso, veio tudo desmontado, então não sei se falta algo. Pela intuição pra dar o curso nesse tubo EU CREIO que deve ir uma mola,mas eu não sei por isso pergunto, se vai mesmo a mola seria essa da foto ? Seria a mola sem o tubo ou com esse tubo e nessa posição?


    E outra, no tubo da direita podemos ver que tem uma bucha ali e no da esquerda não, qual dos 2 seria a gambiarra (queria fugir da gambiarra e fazer da forma correta a montagem).

    Nessa posição a chave de seta não encaixa até o fim (embora na visão explodida mostre um tubo parecido nessa posição)
    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 20170610" />


    Nessa posição até encaixa normal, só que ai o tubo é empurrado demais se eu aperto os parafusos que prendem a chave de seta
    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 20170612" />

    Talvez seja só a mola (usando o tubo que tem a bucha dentro) apoiando na bucha, eu achei estranho...enfim
    Câmbio 3 marchas - Página 3 <a href=Câmbio 3 marchas - Página 3 20170611" />


    To ai correndo atras buscando a ajuda de vcs pra resolver essa parada.... ja agradeço ai de ante mão, abs.

    Conteúdo patrocinado


    Câmbio 3 marchas - Página 3 Empty Re: Câmbio 3 marchas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 18 Abr - 23:23:38