Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Fotos diversas...5
Hoje à(s) 23:40:55 por OPAUTIC

» Infiltração de água!
Hoje à(s) 21:32:30 por Rubão6cc

» [Atualização da reforma 29/05/2017 ] Opala 79 - Chateau - Reforma
Hoje à(s) 21:27:57 por Mirão

» Opala 84/85 Diplomata Cupe Verde 6cc TURBO
Hoje à(s) 21:15:50 por Mirão

» Olá opaleiros
Hoje à(s) 21:05:06 por S

» Motor opala batendo em baixa rotação.
Hoje à(s) 21:04:35 por Mirão

» Carburador Brosol 3e
Hoje à(s) 20:36:43 por Marcos Adriano

» motor turbo 4cc gasolina da certo
Hoje à(s) 18:56:51 por geamtoresmo

» Opala BI TURBO
Hoje à(s) 18:35:46 por geamtoresmo

Quem está conectado

49 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 45 Visitantes :: 2 Motores de busca

Daniel do Opala, opala4cc, OPAUTIC, SilvaArthur


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17462)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13552)
 
Xann (10386)
 
j ricardo (9354)
 
Jean Bida (9311)
 
Rubão6cc (8694)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8496)
 
100 (7771)
 

Como tirar comando e cabeçote?

Compartilhe
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por fastback em Seg 12 Jan - 8:19:19

Bom dia amigos! Tudo bem?

Estou injetando meu 4 cilindros (quem quiser acompanhar: http://www.opaleirosdoparana.com/t38180-opala-efi/) e topei numa dificuldade, o carro está bem ruim pra pegar e não dá lenta. Pelos sintomas parece ser junta do cabeçote queimada.
Como terei que desmontar pra trocar, queria aproveitar e já dar uma melhorada na taxa e gostaria de saber algumas coisas básicas à respeito, tais como:

* Como desmontar e montar este cabeçote? Onde encontro a tabela de aperto dos parafusos e regulagem dos balanceiros?

* Como medir e calcular a taxa atual e o tanto à ser tirado do cabeçote pra dar uma taxada?

* Quanto de taxa posso por nesse motor? (Li nesse site: www.opalass.com.br/projetos/adaptacoes/preparacao-simples-e-barata-para-o-motor-4cil-151/ que 13 é um número "simpático", vocês concordam? Talvez 12,5?)

*Como desmontar e montar o comando corretamente? (pois tenho um motor à gasolina e gostaria de usar o comando dele, considerando que nos motores à alcool foi usado o comando do motor 153 que derruma um pouquinho a potência devido ao preço final do carro na época que seria elevado se ultrapassasse os 100hp)

Se vocês puderem me dar essa força, principalmente com o cabeçote, agradeço desde já! rs

Abraços!
avatar
FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1099
Idade : 35
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por FR1974 em Seg 12 Jan - 12:32:19

Taxa de compressão dá uma olhada aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=b5ss8oKnYEQ
Eu achei bem interessante o video.
avatar
Sr.Bianchi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1965
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4

Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 12 Jan - 12:53:02

fastback escreveu:Bom dia amigos! Tudo bem?

Estou injetando meu 4 cilindros (quem quiser acompanhar: http://www.opaleirosdoparana.com/t38180-opala-efi/) e topei numa dificuldade, o carro está bem ruim pra pegar e não dá lenta. Pelos sintomas parece ser junta do cabeçote queimada.
Como terei que desmontar pra trocar, queria aproveitar e já dar uma melhorada na taxa e gostaria de saber algumas coisas básicas à respeito, tais como:

* Como desmontar e montar este cabeçote? Onde encontro a tabela de aperto dos parafusos e regulagem dos balanceiros?

Barbada! Para afrouxar os parafusos, particularmente acho interessante fazer na ordem reversa ao aperto. Dando na primeira sequencia uma quebrada no torque, e depois na segunda afrouxando até remover os parafusos. A ordem de aperto pode seguir essa aqui: http://www.autoideia.com.br/pagina.php?cod=1&codmar=2&codmot=68
Quanto ao torque em Nm, as opiniões variam. Mas essa até que ta legal. Eu no meu dei 5+5+5 kg (5+5+4 nos da frente).

Se for tucho hidráulico, deixa em folga 0. Se for mecânico use lamina de calibre de acordo com a especificação do comando.


* Como medir e calcular a taxa atual e o tanto à ser tirado do cabeçote pra dar uma taxada?

Nem perca tempo aprendendo matemática (santa preguiça...haha) calcule aqui: http://www.autoideia.com.br/pagina.php?cod=1&codmar=2&codmot=68
Só não esqueça de converter de cm/mm para pol.

* Quanto de taxa posso por nesse motor? (Li nesse site: www.opalass.com.br/projetos/adaptacoes/preparacao-simples-e-barata-para-o-motor-4cil-151/ que 13 é um número "simpático", vocês concordam? Talvez 12,5?)

Gasolina, não mais que 10,5:1. Alcool, acho que 12-12,5:1 ta ótimo.

*Como desmontar e montar o comando corretamente? (pois tenho um motor à gasolina e gostaria de usar o comando dele, considerando que nos motores à alcool foi usado o comando do motor 153 que derruma um pouquinho a potência devido ao preço final do carro na época que seria elevado se ultrapassasse os 100hp)


Esse é um pouquinho mais trabalhoso. Deve ter algum tópico explicando passo a passo. Mas vai ter que retirar, radiador, grade e tudo que tiver na frente para ter um bom espaço para trabalhar.

Se vocês puderem me dar essa força, principalmente com o cabeçote, agradeço desde já! rs

Abraços!
avatar
FR1974
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1099
Idade : 35
Localização : Araçatuba - SP
Modelo do carro : 1974
Cilindros : 6cil (em construção)
Data de inscrição : 24/08/2012

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por FR1974 em Seg 12 Jan - 14:07:05

Muito bom Sr Bianchi OKK
avatar
Sr.Bianchi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1965
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4

Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 12 Jan - 14:24:51

hahaha Como diz meu amigo "cagu** no ao vivo".
Segue o site para calcular a taxa: http://www.csgnetwork.com/compcalc.html

ou esse, que da pra obter a taxa dinâmica também: https://www.uempistons.com/index.php?main_page=calculators&type=comp&zenid=412e65a7d30892bb3d3599b335eeeaf4

Para fins de informação, uma junta Felpro após torque, fica com 0,8 mm e tem ~104 mm de diâmetro para as camisas.

Peço desculpas.

E Valew, FR1974.
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por fastback em Seg 12 Jan - 15:44:59

Sr.Bianchi escreveu:
Nem perca tempo aprendendo matemática (santa preguiça...haha) calcule aqui: http://www.autoideia.com.br/pagina.php?cod=1&codmar=2&codmot=68
Só não esqueça de converter de cm/mm para pol.

hahaha Como diz meu amigo "cagu** no ao vivo".
Segue o site para calcular a taxa: http://www.csgnetwork.com/compcalc.html

ou esse, que da pra obter a taxa dinâmica também: https://www.uempistons.com/index.php?main_page=calculators&type=comp&zenid=412e65a7d30892bb3d3599b335eeeaf4

Para fins de informação, uma junta Felpro após torque, fica com 0,8 mm e tem ~104 mm de diâmetro para as camisas.

Peço desculpas.

Peraí Sr Bianchi, tu me poupa de aprender matemática chata mas não me poupa de aprender inglês chato? Ah, fala sério... Nem vou considerar umas respostas incompletas dessas!

kkkkkkkk

Brincadeiras à parte, valeu mesmo Sr Bianchi, acho que era exatamente do que eu precisava.
FR1974 perfeito o vídeo também! Principalmente para quem quer aprender matemática! Ambos serão extremamente úteis na empreitada!

Abraços!
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por fastback em Qua 14 Jan - 6:22:35

Amigos, só pra esclarecer... O comando eu já ví alguns vídeos no youtube, mas são meio superficiais. Pra tirar o comando tem algum cuidado específico? Uma ordem correta de desmontagem? E na hora de montar, quais cuidados devo tomar?
Na verdade fiquei em dúvida quanto na desmontagem e montagem dos tuchos e da forma como a engrenagem do comando é encaixada, há alguma marca, algum jeito específico de ser montado corretamente?

Abraços!
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por fastback em Seg 19 Jan - 11:26:17

Bom dia amigos!
Segue o resumo do final de semana... kkkk







Hora de levar na retífica.
avatar
marcel.minatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1446
Localização : Criciuma SC
Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
Data de inscrição : 27/03/2014

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por marcel.minatto em Seg 19 Jan - 11:28:01

Smile é trampo!
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por fastback em Ter 20 Jan - 18:33:40

Galera, boa noite! Tirei as medidas do motor e gostaria de subir a taxa de 10,5 para 12,3 rebaixando o cabeçote em 1,3mm. O que vocês acham? É um bom número? Há risco de batida de pino, detonação espontânea, bater pistão com válvula ou causar danos a parte inferior do motor?
Abraços!
avatar
fastback
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 383
Idade : 31
Localização : Cuiaba-MT
Modelo do carro : 1983 Chevrolet Opala Comodoro Coupe E.F.I
Cilindros : 6
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por fastback em Seg 26 Jan - 10:48:03

Boas novas amigos! O carro voltou a funcionar... Mas, ainda um pouco instável e precisando de acertos. ainda estou assustado com o barulho se "sopro" perto do escape, porque da primeira vez em que funcionei também estava assim. Entretanto espero que dessa vez seja somente vazamento no coletor ou no escape mesmo.
Seguem os videos:
https://www.youtube.com/watch?v=t5BYXrcGdEU
https://www.youtube.com/watch?v=QbJX02wX9O4

Conteúdo patrocinado

Re: Como tirar comando e cabeçote?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 29 Maio - 23:46:37