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Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

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Figueiredo
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Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Figueiredo em Qui 15 Jan - 8:10:49

Muitos Opalas e afins se utilizam de rodas de alumínio e suas ligas,como magnésio por exemplo,das antigas que ainda utilizam câmaras de ar.
O problema é que os pneus mais novos,em sua esmagadora maioria,não são feitos para trabalhar com câmara e se não estiver usando um protetor de câmara a mesma dura muito pouco tempo.
ainda existe o problema do sistema com câmara tende a furar e principalmente,esvaziar com mais facilidade que o sistema que não usa.
Uma solução para não utilizar mais o sistema de câmara de ar é o retrabalho do aro,que em sua maioria possibilita o recurso.

Esse aro é de um material muito usado na fabricação de rodas na década de 70 até final de 80 e ainda se encontram em muitos  por ai,apesar dessa roda ser do meu Opalão!!rsrsrs      

Furo original com cerca de 12 mm como a maioria das rodas da época:





O trabalho pode ser feito por um torneiro por uma fresa ou vc mesmo pode usar uma dremel (micro retífica) para fazer o rebaixo para o bico.No caso apresentado,foi utilizado uma micro retífica:






Apresentação do bico,no caso,foi utilizado o mais fácil de ser encontrar e mais fino,mas existe um que se usa nos aros originais do fusca e algumas camionetes que é bem mais grosso,repare o batente do bico e uma pequena faixa de borracha na frete do mesmo que é o contra batente que fixa o bico na roda e não o deixa ir para dentro do aro:






Bico já montado utilizando uma pequena ferramenta que o instala e ainda desmonta a válvula se for preciso por algum motivo:



Ferramenta:




Bico montado,repare o contra batente assentado de forma correta a fim de impedir que o meso entre na roda:




Ranhuras mencionadas que quando utilizado com câmara de ar e sem proteção que nada mais é que uma faixa de borracha que cobre a câmara de ar,acabam por furar a mesma em pouco tempo:







A fim de todo o trabalho,que diga de passagem,de relativa facilidade de execução,ainda se tem que lançar de um outro artifício.
O que acontece é que,esses aros mais antigos,geralmente são feitos com um material muito poroso, e com isso muitas vezes,ocorre vazamentos pelo próprio aro,isso mesmo,atravessa o aro.
A solução que sempre resolve por muito e muito tempo é a utilização de verniz para madeira.
Ou seja,se pega o aro,o limpa bem com thiner e aplica por dentro do aro onde entra o pneu umas três camadas bem grossa de verniz em toda a bandagem do aro,com isso se isola o aro e não ocorre mais vazamentos.
Conheço rodas que estão assim a mais de 10 anos e funcionando numa boa!!

Abração a todos e espero ter ajudado!  

OBS:não aconselho a ninguém fazer esse trabalho de fucinho cheio de cerveja!!          
Vai por mim que pode dar merda!!kkkkkkkkkkkkkk      

adpachec
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por adpachec em Qui 15 Jan - 8:21:01

Interessante.

OKK

Figueiredo
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Figueiredo em Qui 15 Jan - 9:38:43

Valeu adpachec!!

Uma coisa que tinha me esquecido é que tem que se usar a cola específica para a montagem do pneu que melhora pra caraba,pode andar com baixa calibragem que não "destalona",o problema mesmo é que os borracheiros de hoje em dia estão com a mania de montar pneu com água e detergente ,pois é mais barato,mas isso ferra com o cara que anda com calibragem baixa ou em lugares com muito buraco!
Eu aconselho a quem for montar um pneu sem câmara para um Opalão,ou até mesmo para um outro carro de passeio,a comprar por conta própria a bendita cola,vale a pena é não é caro,normalmente vendida em lojas especializadas do ramo!
abração

Cojak
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Cojak em Qui 15 Jan - 11:24:07

Ótima dica,obrigado por postar!

Pintto
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Pintto em Qui 15 Jan - 12:28:04

Isso é necessário em rodas originais tbm?

Figueiredo
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Figueiredo em Qui 15 Jan - 12:41:38

Pintto escreveu:Isso é necessário em rodas originais tbm?

Vc diz o que?

As rodas originas do Opala são de muito boa qualidade,tanto as de ferro como as de liga e geralmente não precisam de intervenções,só quando à algum problema.


Última edição por Figueiredo em Qui 15 Jan - 13:01:30, editado 1 vez(es)

SevenFifty
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por SevenFifty em Qui 15 Jan - 12:44:28

Figueiredo escreveu:O que acontece é que,esses aros mais antigos,geralmente são feitos com um material muito poroso, e com isso muitas vezes,ocorre vazamentos pelo próprio aro,isso mesmo,atravessa o aro.
A solução que sempre resolve por muito e muito tempo é a utilização de verniz para madeira.
Ou seja,se pega o aro,o limpa bem com thiner e aplica por dentro do aro onde entra o pneu umas três camadas bem grossa de verniz em toda a bandagem do aro,com isso se isola o aro e não ocorre mais vazamentos.
Conheço rodas que estão assim a mais de 10 anos e funcionando numa boa!!
:

Olá, Figueiredo!

Obrigado poe compartilhar a dica. Meus aros de ferro estão com bastante corrosão e desde que comprei o carro os pneus estão com câmara... Será que essa dica do verniz daria certo?

Figueiredo
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Figueiredo em Qui 15 Jan - 12:59:13

Olha,o certo mesmo é desmontar a roda e dar uma boa escovada,de preferência com escova rotativa e depois dar uma boa tratada com uma tinta de boa qualidade,no caso de rodas eu gosto muito da Humerite que contém em sua formulação fosfatizante.
Mas antes ,tem que verificar se o furo para o bico não está oxidado,pois se estiver,o correto é tampa lo e abrir em outro lugar.
Tem que ver também se seus pneus não estão vazando,mesmo aparentemente em boas condições,as vezes acontece do pneu estar com um furo e a pessoa colocar uma câmara de ar para parar de vazar,pois esse furo ,as vezes,não pode ser reparado.


Última edição por Figueiredo em Qui 15 Jan - 13:00:31, editado 1 vez(es)

Pintto
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Pintto em Qui 15 Jan - 13:00:19

Figueiredo escreveu:
Pintto escreveu:Isso é necessário em rodas originais tbm?

Vc diz o que?

As rodas originas do Opala são de muito boa qualidade,tanto as de ferro como as de liga e geralmente não precisão de intervenções,só quando à algum problema.

Blz, tenho um jogo que vou mandar arrumar, estão sem pneus, por isso a dúvida.

Vlw!

Figueiredo
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Figueiredo em Qui 15 Jan - 13:12:28

Posta fotos das rodas,as vezes dá pra ajudar só de olhar1
Abração

Pintto
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Pintto em Qui 15 Jan - 13:41:08

Figueiredo escreveu:Posta fotos das rodas,as vezes dá pra ajudar só de olhar1
Abração

Blz, quando for na oficina de novo tiro fotos.

Vlw!

BANDIT
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por BANDIT em Sex 16 Jan - 18:49:35

OKK

Olá Figueiredo !

obrigado por compartilhar a sua experiência ....mas


O que acontece é que,esses aros mais antigos,geralmente são feitos com um material muito poroso, e com isso muitas vezes,ocorre vazamentos pelo próprio aro,isso mesmo,atravessa o aro.
A solução que sempre resolve por muito e muito tempo é a utilização de verniz para madeira


Não boa ......já vi muito acidente muito carro só com o miolo desse aros antigos ......as piores de todas são as gaúchas !!!!

são aros antigos de má fabricação  e como vc. mesmo descreve  vazão .... por estarem todos com micro fissuras .....eu tinha uma Maverick com roda traseira 14 (gaúcha ) tala 11 '' da pra ver sem dificuldade as micro fissuras.....não da pra confiar nesse aros antigos !!!

o pneu Cooper Cobra pegou fama de ruim ...de estourar a toa devido a ser montado em aros antigos  principalmente Dodge / Maverick ( pra dogero só presta oque é de época e em caixinha Chrysler!)  Tanto que a palavra Cooper Cobra provoca pavor no mundo Dodge ..... agora os aros veios de época....esses são insuperáveis .....

Vc tentou ajudar se quiser um conselho......invista em aros modernos novos !  OKK

a 8 anos atrás perdi um amigo num acidente  onde quebrou uma roda gaúcha aro 18 !

Figueiredo
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Figueiredo em Sex 16 Jan - 19:13:39

Fala ai Bandit!!
Com certeza vc está certo,as rodas antigas de liga,mesmo de marcas de procedência,não são confiáveis.
Eu vi pessoalmente rodas ainda feitas com molde no chão onde levavam muito magnésio ainda,quebrando.
Rodas do Ibiza que levava mecânica de F1000 então nem se fala,existia ums Italmagnézio também que deixavam a desejar!
A minha dica foi pra aquele cara que ainda quer rodar com essas rodas,eu mesmo,estou em reforma de um jogo de rodas Envemo de ferro que eram de uma caravam que Papai teve na década de 70,estou alargando e talvez irei mexer no OFF Set,estou só com problemas para achar os pequenos apliques cromados,se bem que essas não vieram com tal .
Sobre o modelo de rodas gauchas,existe um excelente fabricante que além de possuir bastante experiência,produz rodas de alto padrão,é o Alemão de Bento Gonçalves,pelo menos as rodas que testei em Gurgel e Buggys,em uso severo,aguentaram coisas que rodas de ferro originais dos modelos, talvez não o fariam.
De repente,esse seria um dos caminhos para quem quer continuar com esse modelo de rodas...
Abração e depois vou te chatear como uma idéia de comando para o meu 4cc.


Última edição por Figueiredo em Dom 18 Jan - 9:41:34, editado 1 vez(es)

BANDIT
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por BANDIT em Sex 16 Jan - 19:21:45

beleza....se ser carro tipo de exposição ...carro que não anda .....fica só parado....dai vale apenas sim restaurar  essa rodas....

agora carro que ande ....ou é preparado.....eu aconselho  apegar aros novos

...................................

essa é uma foto do acidente do Maverick do meu amigo.....tinha um tópico aqui......mas não tenho tempo pra procurar  aros 18  (Gaucha)  calçado com pneu PZero



....................................

sobre dúvida pode postar aqui ...ou MP OKK OKK OKK

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Figueiredo em Sex 16 Jan - 19:36:11

....mas não tenho tempo pra procurar  aros 18  (Gaucha)  calçado com pneu PZero

Me desculpe Bandit,mas não entendi o final da mensagem acima.

Sobre a foto,realmente um acidente muito triste.
abração

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por BANDIT em Sab 17 Jan - 13:27:51

sim são 2 mortos ali !

sobre o final da mensagem .....

eu quis dizer que tem um tópico de acidente.....acho que de opala ....da eu postei 1 ou 2 fotos desse acidente comentando......  esse Maverick estava com rodas palito aro 18......calçadas com pneus Pirelli Pzero

eu não fiz tópico desse acidente.....mas comentei em algum tópico aqui da página .

OKK

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por N474N em Seg 19 Jan - 20:33:49

ótima dica!
tenho um jogo de rodas de magnésio aqui e vou executar essa idéia!

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por menegus1 em Ter 9 Jun - 8:47:42

mas será q é perigoso mesmo com pneus borrachudos... tipo 65/70???????

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por BANDIT em Ter 9 Jun - 16:57:04

menegus1 escreveu:mas será q é perigoso mesmo com pneus borrachudos... tipo 65/70???????


Perigoso oque ????

andar com uma roda de + de 30 anos cheia de micro fissuras .......

No......se acontecer alguma coisa .....coloca culpa nos pneus borrachudos .....

assim como colocaram a culpa nos Cooper Cobra ! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

fastback
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por fastback em Ter 28 Jul - 11:05:00

Sei lá, pelo menos os Cooper Cobras que conheci num Dart dum amigo meu não me inspiraram muita confiança. Treadwear ("durabilidade") razoável, tração razoável e dissipação de calor mais razoável ainda. Fiquei sem entender porque as "letrinhas brancas" custavam tão caro.
Não foi nem um nem dois relatos de gente que teve problemas com esses pneus... Parece que até houve um lote defeituoso que veio pro Brasil, fez recall, mas mesmo assim, depois que o bicho pegou fica dificil recuperar a confiança. Fora os pneus que devem ter ficado anos nos estoques por serem caros e ao rodarem "podres" se desmancharam. Enfim, isso é muito relativo. TALVEZ eu teria uns, meio receoso. E, olha que não há pneu mais bonito pra incrementar o visual de um antigo, acho que nem mesmo um BFG T/A:



Figueiredo, não consigo ver as fotos. Tem como atualizá-las?

Abraço!

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Roda tala 8 de epoca com camara não aceita pneu sem camara.

Mensagem por Cristiano J. Willians em Dom 7 Ago - 8:28:47

Pessoal bom dia, comprei aqui em BH rodas gauchas e as de traz são tala 8 com camara,a pegadinha no nosso mercado brasileiro é que não se fabrica pneus com camara pra ser utilizado para essas rodas,e o buraco onde se poem o bico é mais largo do que as rodas normais inviabilizando achar bicos pra esse tipo de roda POIS NÃO SE ENCONTRA A VENDA EM NENHUM LUGAR.

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Marco Araujo em Dom 7 Ago - 9:28:17

fastback escreveu:Sei lá, pelo menos os Cooper Cobras que conheci num Dart dum amigo meu não me inspiraram muita confiança. Treadwear ("durabilidade") razoável, tração razoável e dissipação de calor mais razoável ainda. Fiquei sem entender porque as "letrinhas brancas" custavam tão caro.
Não foi nem um nem dois relatos de gente que teve problemas com esses pneus... Parece que até houve um lote defeituoso que veio pro Brasil, fez recall, mas mesmo assim, depois que o bicho pegou fica dificil recuperar a confiança. Fora os pneus que devem ter ficado anos nos estoques por serem caros e ao rodarem "podres" se desmancharam. Enfim, isso é muito relativo. TALVEZ eu teria uns, meio receoso. E, olha que não há pneu mais bonito pra incrementar o visual de um antigo, acho que nem mesmo um BFG T/A:



Figueiredo, não consigo ver as fotos. Tem como atualizá-las?

Que pena Figueiredo! nao vejo as fotos e fiquei curioso,,,,se der atualize a fotos....obrigado! abraço

Abraço!

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Pedrão B. em Dom 7 Ago - 9:46:17

Cristiano J. Willians escreveu:Pessoal bom dia, comprei aqui em BH rodas gauchas e as de traz são tala 8 com camara,a pegadinha no nosso mercado brasileiro é que não se fabrica pneus com camara pra ser utilizado para essas rodas,e o buraco onde se poem o bico é mais largo do que as rodas normais inviabilizando achar bicos pra esse tipo de roda POIS NÃO SE ENCONTRA A VENDA EM NENHUM LUGAR.

Cristiano, sou aficcionado por rodas de época, tenho algumas e já tive outras.
Mas temos que ter ciência de que são ítens com mais de 30 anos.
O mercado mudou, por isso não é fácil achar ítens para ser utilizado com essas rodas, como uma camara de ar, por exemplo.
E a maioria delas estão porosas, o que não permite o uso sem camara.
Alguns modelos de roda são reproduzidas hoje em dia.
[]'s


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Cristiano J. Willians
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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

Mensagem por Cristiano J. Willians em Dom 7 Ago - 10:09:59

Obrigado amigo!Você tem toda razão.

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Re: Transformar aro de "magnésio" com câmara para sem.

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