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Testes de corrosão - agua x aditivo

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Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por chevy250 em Sex 23 Jan - 19:23:45

Olá!

Gostaria de compartilhar com vocês alguns testes que fiz com aditivo para radiador.

Sei que o assunto às vezes é polêmico, mas acho a discussão válida.

O post é um pouco longo pois tem gráficos e fotos das minhas experiências além do texto.

Primeiramente quando menciono "aditivo" refiro-me aos anti-congelantes/anti-corrosivos e não aos produtos para tirar ferrugem. No teste usei o Radcool da Bardhal comum (o azul).

De tudo que li (busquei referencias dos fabricantes de Etilenoglicol - DOW química e outros), a conclusão é que esses aditivos além da função anti-congelante proporcionada pelo Etilenoglicol possuem outros elementos, os quais promovem a inibição de corrosão.
Lembrar que o Etilenoglicol tem boa duração, mas os agentes anticorrosivos do aditivo perdem a eficácia com o passar do tempo. Daí a necessidade da troca do liquido todo de tempos em tempos. Em sistemas muito grandes de arrefecimento (industriais) faz-e apenas a reposição desses agentes com controle de PH e tal.

Lembrar que o Etilenoglicol é altamente toxico e nào pode ser descartado na rede de esgoto. Cuidado com crianças e animais.

São 3 funções do aditivo:

##Baixar o ponto de congelamento
Em lugares em que a temperatura cai abaixo de zero isso é fundamental para evitar rachaduras no sistema e no proprio motor. No sul do Brasil (SC e RS) isso pode ocorrer em algumas cidades de serra. Veja gráfico que mostra a proporção de Etilenoglicol e o ponto de congelamento obtido. No caso dessas cidades brasileiras, algo como 20% já resolve o problema - congelamento ocorre em -10C.



##Aumentar o ponto de ebulição
Não muito importante pois sob pressão normal de um radiador selado, a água só ferve acima de 120C aproximadamente. E como veremos a seguir, o aditivo não eleva muito o ponto de ebulição com proporções de até 40%. Vejam no gráfico abaixo:



##Inibir a corrosão
O ponto mais importante para nós brasileiros. Sem esses inibidores a parte de ferro (o bloco e cabeçote do Opala) é fortemente atacada pela água. Veja a simulação que fiz abaixo.

Todos os ensaios foram feitos com Radcool e água de torneira.
Para simular o bloco do motor, usei a palha de aço (que é ferro comum) como elemento a ser corroido.
Para simular o radiador de cobre, usei fios de cobre desencapados.

Ensaio #1 (Cobre)
Copo com água e copo com 40% de Radcool durante 30 dias. Vejam que o cobre não é atacado nem pela água nem pelo aditivo. Sequer perde o brilho em 30 dias. O cobre resiste bem à ação da água. Não chega a ser um ponto de preocupação.



Ensaio #2 (Ferro)
Copo com água e copo com 10% de Radcool durante 12h. Sim apenas 12h. Vejam o estrago só com água e vejam a proteção com apenas 10% de aditivo.



Ensaio #3 (Ferro)
Copo com água e copo com 10% de Radcool durante 10 dias. Notem que até evaporou boa parte da água sem aditivo. Já com aditivo a palha de aço ficou intacta mesmo com pouca quantidade de aditivo (10%). Ainda brilhava.



Ensaio #4 (Ferro)
Copo com água e copo com 40% de Radcool durante 30 dias.



Após esses 30 dias, a palha de aço no copo com aditivo ficou intacta (foto está escura mas ela ainda brilhava). Já no copo só com água, houve intensa corrosão. Eu até sequei o que sobrou para avaliar a quantidade de ferro removida do chumaço de palha de aço. Impressiona. Vejam as fotos do pó de óxido de ferro que sobrou.



Conclusão: temos que usar algum meio de evitar a corrosão que a água causa nos blocos de ferro (e cabeçote no caso dos Opalas). Pode ser através dos aditivos comuns, oleo soluvel ou qualquer outro inibidor. Mas é imprescindível usar algum inibidor de corrosão.

adpachec
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por adpachec em Sex 23 Jan - 19:44:38

Te enviei um ponto positivo e saiu negativo.
Mas enviei uma mensagem ao moderador para mudar para positivo.
Muito bom seu experimento.
OKK

Coupe 76
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Coupe 76 em Sex 23 Jan - 20:03:42

Mt bom.....

Eduh2800
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Eduh2800 em Sex 23 Jan - 20:11:41

ganhou meu Like...

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Claudio C. Cid em Sex 23 Jan - 20:26:04

Eduh2800 escreveu:ganhou meu Like...

2x


Simples, didático e direto ao ponto, parabéns!!!

Jack Skill
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Jack Skill em Sex 23 Jan - 20:45:23

Belo trabalho amigo! E com prova de conceito!
Obrigado por postar!

thallisguimaraes
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por thallisguimaraes em Sab 24 Jan - 7:16:47

Muito bom o experimento, realmente nao devemos deixar sem, so na agua.


Muitas fabricas hoje em dia, estao mandando seus veiculos com apenas 30% de aditivo, no caso dos Fiat.

E chegou ao mercado uma nova tecnologia, a base de polimeros, mas nao protege a congelamento, visto que é ate -5º apenas, mas como no Brasil quase nao congela, ele protege bem mais.

Onde congele realmente ainda é mais vantagem a base de monoetilenoglicol


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por SevenFifty em Sab 24 Jan - 16:56:46

Obrigado por compartilhar... Ótimo experimento.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Rubão6cc em Sab 24 Jan - 18:11:20

Parabéns!! Me convenceu, eu não usava aditivo...vou comprar já!!


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Douglas MRS em Sab 24 Jan - 18:43:14

Neim eu usava aditivo, vou selar o meu radiador e providenciar um bom aditivo!

Parabéns boa postagem!

Anderson Carvalho
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Anderson Carvalho em Sab 24 Jan - 19:27:43

Este tópico merece ser colocado como "FIXO"!!
Trabalho fantástico, parabéns!!

frederico santos
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por frederico santos em Sab 24 Jan - 19:27:53

Bom post meu like já está ai tb..Esses dias limpei a agua do meu sistema e coloquei produto tb,os mesmo que colocam nos radiadores do onibus da empresa que trabalho.Parece um detergente igual esse da foto.Só não exagerei na medida.Dois copinhos apenas.!!

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Eduh2800 em Sab 24 Jan - 19:32:43

como meu sistema de selos , bomba d'água é novo, irei começar a utilizar de novo os aditivos... relaxei, fui limpar o radiador, tirei até umas minhocas de tanto barro...

bruno silverstar83
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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 24 Jan - 20:33:25

Excelente texto,com certeza o aditivo é importante para o sistema de arrefecimento,hoje mesmo eu troquei o líquido do meu,tava usando 1 garrafa de aditivo e o resto de agua,agora aumentei a dose pois ví que tava enferrujando um pouco,coloquei 3 litros de aditivo e completei com agua,agora quero ver enferrujar hehe


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Isael em Seg 26 Jan - 6:04:24

muito bom...merece um like...pena que não abril as fotos aqui.... Rolling Eyes

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por OpaleiroJlle em Seg 26 Jan - 6:24:44

Muito bom! Parabens! Tenho uma duvida só..
Se o carro sempre usou agua (pode ser que um selo esteja corroído né)
Se colocar o aditivo nao pode acabar furando algum selo?

As fotos ilustraram bem o texto!
OKK

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por cabesanto77 em Seg 26 Jan - 6:43:59

OpaleiroJlle escreveu:Muito bom! Parabens! Tenho uma duvida só..
Se o carro sempre usou agua (pode ser que um selo esteja corroído né)
Se colocar o aditivo nao pode acabar furando algum selo?

As fotos ilustraram bem o texto!
OKK

Acredito que vai para o processo de corrosão.


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 26 Jan - 7:29:50

Depende do tipo de aditivo.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Rubão6cc em Seg 26 Jan - 7:47:27

rsrsrsrs...a reputação do cara foi a 22 apenas com um post! Merecido..
aí..quero opinião de vcs..acham o post de tal relevância pra fixar? Estou querendo fixá-lo..


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por sezil em Seg 26 Jan - 8:10:48

Meu voto e pra sim!!

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por marcel.minatto em Seg 26 Jan - 8:12:52


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 26 Jan - 8:25:25

Pode fixar sim, Rubão.

E eu vou fazer o teste com o aditivo bagaceira que eu coloquei no meu, hehe.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por PedroV9 em Seg 26 Jan - 8:51:46

Merece ser fixo sim, vai livrar muita gente de dores de cabeça!

No meu, a primeira coisa que fiz foi a troca da água e adicionar óleo solúvel, já faz um tempo, até hoje a água tá limpinha...

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por adpachec em Seg 26 Jan - 8:59:13

Pode Fixar.
OKK

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 26 Jan - 9:02:03

Onde compra esse óleo solúvel ? Qual proporção usa ?

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por adpachec em Seg 26 Jan - 9:13:12

Lojas de máquinas industriais ou de usinagem.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615715982-oleo-soluvel-com-1-litro-bio100-biolub-_JM

O manual opala (78) pede 300 cm³ (acho que 300 ml's) para cada litro de água.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Rubão6cc em Seg 26 Jan - 10:27:13

Fixo..parabéns pelo trabalho amigo


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Will/SP em Seg 26 Jan - 16:22:37

Parabéns, belo trabalho. Gostaria de saber, se utilizar água destilada, desmineralizada, também ajuda?

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por gabriel.acosta em Seg 26 Jan - 17:13:05

OpaleiroJlle escreveu:Muito bom! Parabens! Tenho uma duvida só..
Se o carro sempre usou agua (pode ser que um selo esteja corroído né)
Se colocar o aditivo nao pode acabar furando algum selo?

As fotos ilustraram bem o texto! OKK
Pode sim, se o selo já esta bem ruim o aditivo vai limpar a corrosão e pode furar.
Por este motivo utilizei óleo solúvel da allchen Quimica.  Os óleos solúveis (de corte) normalmente ficam brancos (parece leite) quando misturados com água, dificultando um diagnóstico rápido quando queima a junta do cabeçote, e este que comprei fica verde idêntico a um aditivo para radiador! Basta utilizar na proporção indicada no rótulo.



É óbvio que se você colocar aditivo e o selo furar é porque já estava na hora de trocar mesmo, e é tão barato que chega a ser insignificante não trocar. Mas eu preferi por enquanto utilizar o óleo solúvel, paguei 13 reais no litro e utilizei apenas 500ml, tá limpinho até hoje!

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por gabriel.acosta em Seg 26 Jan - 17:28:37

Glaucio Missioneiro escreveu:Pode fixar sim, Rubão.

E eu vou fazer o teste com o aditivo bagaceira que eu coloquei no meu, hehe.
Seria bacana fazer um teste para complementar o tópico entre um aditivo mais barato em comparação com um bom. Dizem que tem aditivos que por mais barato que sejam não valem o valor pago...
Aqui nas auto peças tem um teste da radiex comparando dois potes com um prego grande dentro, um pote com radiex e outro apenas com água. É impressionante o resultado... Acompanhei desde o inicio do teste e o resultado ta bem parecido com este do teste do nosso amigo aí de cima. Mas já faz meses que está lá os pregos, no que tem apenas água nem se enxerga mais ele, e no que está com radiex está absurdamente limpo...

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 26 Jan - 17:49:06

Will/SP escreveu:Parabéns, belo trabalho. Gostaria de saber, se utilizar água destilada, desmineralizada, também ajuda?

Com certeza,os sais minerais que tem na água de torneira não faz bem pra o sistema de arrefecimento,aqui eu utilizo água de poço,lógico que eu filtro ela antes de colocar no radiador.mas a água de torneira fervida tambem da pra usar


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por chevy250 em Seg 26 Jan - 18:06:51

Olá Srs!

Obrigado pelas indicações e por fixar o topico (não esperava toda essa repercussão Very Happy )
Espero ter contribuido um pouco pelo menos, pois já fui muito ajudado por aqui.

---------------------------------------

Continuando a discussão, sobre a questào do que ocorreria em motores com selos ou outras partes já corroidas.

Vamos separar dois tipos de produtos bem claramente (exemplos da Bardhal) só para ter certeza que sempre falaremos a mesma coisa:

1) Aditivo anti-congelante/anti-corrosivo (o "coolant", exemplo o Radcool). Uso permanente. É o produto que fica dentro do sistema o tempo todo.

2) Produto para limpeza de radiador (o "flush", exemplo RadClean ou RadFlush). Uso por alguns minutos ou dias. "Flush" é o termo em ingles que usam para lavagem de radiador. Ou seja, esse é um produto para lavar o radiador.

Os testes que fiz e a discussão que iniciei foram sobre o usdo do anti-congelante/anti-corrosivo (o coolant).

O produto para limpeza de radiador (flush/clean) é algo que realmente remove a ferrugem e outros resíduos. Se você tiver uma parede fina totalmente enferrujada (um selo por exemplo) essa parede será removida total ou parcialmente e o furo provalvemente vai aparecer. Podemos fazer uns testes para comprovar, mas parece ser bem claro isso.

Já o aditivo anti-congelante/anti-corrosivo (coolant) acho que não causaria mais ferrugem, já que ele contem elementos anti-corrosivos. Na minha opinião o processo de ferrugem ficaria como está (não evoluiria). Podemos fazer umas experiencias para provar essa tese. Pegar duas peças de ferro bem corroidas (igualmente) e expor por um mês à água e ao aditivo (coolant) para comparar. Vou pensar num teste.

Abraços e obrigado mais uma vez!

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Rubão6cc em Seg 26 Jan - 19:35:52

chevy250 escreveu:

Já o aditivo anti-congelante/anti-corrosivo (coolant) acho que não causaria mais ferrugem, já que ele contem elementos anti-corrosivos. Na minha opinião o processo de ferrugem ficaria como está (não evoluiria). Podemos fazer umas experiencias para provar essa tese. Pegar duas peças de ferro bem corroidas (igualmente) e expor por um mês à água e ao aditivo (coolant) para comparar. Vou pensar num teste.

Abraços e obrigado mais uma vez!

No aguardo do teste..esse assunto é muito controverso...muitos tem medo de usar aditivo pelas razões já citadas...medo de corroer os selos...um teste desse tipo seria muito útil..


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por gabriel.acosta em Seg 26 Jan - 19:57:28

chevy250 escreveu:Olá Srs!

Obrigado pelas indicações e por fixar o topico (não esperava toda essa repercussão  Very Happy )
Espero ter contribuido um pouco pelo menos, pois já fui muito ajudado por aqui.

---------------------------------------

Continuando a discussão, sobre a questào do que ocorreria em motores com selos ou outras partes já corroidas.

Vamos separar dois tipos de produtos bem claramente (exemplos da Bardhal) só para ter certeza que sempre falaremos a mesma coisa:

1) Aditivo anti-congelante/anti-corrosivo (o "coolant", exemplo o Radcool). Uso permanente. É o produto que fica dentro do sistema o tempo todo.

2) Produto para limpeza de radiador (o "flush", exemplo RadClean ou RadFlush). Uso por alguns minutos ou dias. "Flush" é o termo em ingles que usam para lavagem de radiador. Ou seja, esse é um produto para lavar o radiador.

Os testes que fiz e a discussão que iniciei foram sobre o usdo do anti-congelante/anti-corrosivo (o coolant).

O produto para limpeza de radiador (flush/clean) é algo que realmente remove a ferrugem e outros resíduos. Se você tiver uma parede fina totalmente enferrujada (um selo por exemplo) essa parede será removida total ou parcialmente e o furo provalvemente vai aparecer. Podemos fazer uns testes para comprovar, mas parece ser bem claro isso.

Já o aditivo anti-congelante/anti-corrosivo (coolant) acho que não causaria mais ferrugem, já que ele contem elementos anti-corrosivos. Na minha opinião o processo de ferrugem ficaria como está (não evoluiria). Podemos fazer umas experiencias para provar essa tese. Pegar duas peças de ferro bem corroidas (igualmente) e expor por um mês à água e ao aditivo (coolant) para comparar. Vou pensar num teste.

Abraços e obrigado mais uma vez!
Com certeza, são duas coisas bem diferentes. Mas o aditivo anti coagulante e anti corrosivo também remove a oxidação. Claro, não com tanta eficiência como o flush, que por sua vez é muito forte neste quesito. E temos que levar em consideração que o aditivo fica circulando no bloco, e não apenas parado. Mas os testes são válidos.
Tanto que na oficina a gente não recomenda fazer a limpeza do arrefecimento (de um carro que não utilizava aditivo) e em seguida sair para viagens. Mesmo utilizando o flush para fazer a limpeza antes de colocar o aditivo. Sempre recomendamos utilizar o carro na cidade alguns dias antes de sair para viajar. Para não ter imprevistos no meio do percurso.
No aguardo dos resultados dos testes.

Rubão6cc escreveu:No aguardo do teste..esse assunto é muito controverso...muitos tem medo de usar aditivo pelas razões já citadas...medo de corroer os selos...um teste desse tipo seria muito útil..
Rubão, não é que vá corroer o selo. É que o selo já esta bem deteriorado pela oxidação, e ao colocar o aditivo pode aparecer um vazamento pelo motivo de ele remover a oxidação lentamente.
Mas como já havia citado, é que já estava na hora de trocar este selo, por isso ele vazou.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 27 Jan - 6:01:29

Rubão6cc escreveu:...muitos tem medo de usar aditivo pelas razões já citadas...medo de corroer os selos...um teste desse tipo seria muito útil..

Cara, eu botei esse "coolant" no meu outro carro, que fazia anos que não via um aditivo, tava um verdadeiro barro, e não tive problemas com selos.

No opala também botei, mas aí não dá pra saber pq coloquei selos e radiador novos.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 27 Jan - 9:34:07

A quem esta com medo de usar aditivo pois pode furar selo, só um aviso, melhor preparar o sistema antes, pois ele limpa e mostra como realmente esta o sistema.


Absurdo é falar para não usar pois vai furar selo. Se furar é porque já esta ruim mesmo.


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Rubão6cc em Ter 27 Jan - 9:59:03

thallisguimaraes escreveu:A quem esta com medo de usar aditivo pois pode furar selo, só um aviso, melhor preparar o sistema antes, pois ele limpa e mostra como realmente esta o sistema.


Absurdo é falar para não usar pois vai furar selo. Se furar é porque já esta ruim mesmo.

Muito boa colocação Thallis..


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por gabriel.acosta em Ter 27 Jan - 10:06:11

thallisguimaraes escreveu:A quem esta com medo de usar aditivo pois pode furar selo, só um aviso, melhor preparar o sistema antes, pois ele limpa e mostra como realmente esta o sistema.


Absurdo é falar para não usar pois vai furar selo. Se furar é porque já esta ruim mesmo.
OKK OKK OKK
To tentando explicar isso desde o inicio do tópico... kkk

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 27 Jan - 10:35:03

gabriel.acosta escreveu:
thallisguimaraes escreveu:A quem esta com medo de usar aditivo pois pode furar selo, só um aviso, melhor preparar o sistema antes, pois ele limpa e mostra como realmente esta o sistema.


Absurdo é falar para não usar pois vai furar selo. Se furar é porque já esta ruim mesmo.
OKK OKK OKK
To tentando explicar isso desde o inicio do tópico... kkk


Pois é, vamos reforçar.

Realmente o manual manda colocar o etilenoglicol e óleo solúvel.

Não vejo o porque usar somente o aditivo e de boa qualidade. Tem varios testes e esta comprovado que ate mesmo radiadores mais antigos ficam bem protegidos.


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por omalvadeza em Ter 27 Jan - 11:47:26

Excelente tópico. Parabéns ao colega pela iniciativa.

Olhando por outro lado, essa é a melhor forma de saber se o sistema está ou não detonado.
Use o carro com aditivo na cidade. Se furar, dá tempo de chegar em casa ou parar num posto antes de cozinhar o motor. Daí é só trocar os selos e revisar geral.
Se não der problema, parabéns.

Melhor dar problema perto de casa do que ficar na estrada e morrer com guincho, mecânico, ser assaltado de madrugada etc.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por omalvadeza em Ter 27 Jan - 12:25:36

Estou atrás de um bom aditivo para a caravoca pois o meu perdeu a validade. Por isso decidi pesquisar sobre o assunto e constatei o seguinte:

No mercado existe todo tipo de aditivo, para os mais variados gostos cores e bolsos.

Um bom aditivo deve ser anti fervura, anti congelante, lubrificante e anti espumante (espuma? Sinceramente não entendi essa função, mas é o que diz o fabricante).
Há aditivos no mercado que são somente anti fervura e anti congelante. São os mais baratos. Por isso o consumidor deve prestar atenção e ler o rótulo ao invés de seguir a orientação do vendedor.

Há aditivos orgânicos que são usados nos carros atuais, com injeção. Eles não são recomendados para nossos opalas. (não sei o por quê, mas o SAC da empresa me recomendou outro produto sem dizer o motivo). Acho que são esses que já vem diluídos na proporção exata de água-aditivo. Basta apenas encher o sistema de arrefecimento.

O óleo solúvel também exige atenção.
Fui na casa de parafusos e vi 3 tipos de óleo (marca Quimatic). Além de caro, um não era indicado para metais ferrosos e o outro não era indicado para alumínio. O terceiro não tinha a informação que me interessava. Desisti do óleo mineral.

O que o colega Adpachec postou (mensagem 26) pode ser uma opção.

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Alex Marinho em Ter 27 Jan - 13:50:32

Eu tambem nao entendo nada de aditivos de radiador, passei a entende melhor agora.

Mais é melhor usar o oleo soluvel ou o Bardhal? Ou os dois juntos?

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por adpachec em Ter 27 Jan - 14:01:09

Já tinha postado isto em algum lugar.........

Aditivo para radiador. Qual usar!!!

Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.

Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

4X4 Brasil

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/87316-aditivo-para-radiador-qual-usar.html

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por Alex Marinho em Ter 27 Jan - 14:35:12

Bacana adpachec
O melhor pra gente é o Sem etilenoglicol ?

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por adpachec em Ter 27 Jan - 15:08:33

Alex Marinho escreveu:Bacana adpachec
O melhor pra gente é o Sem etilenoglicol ?

É o que eu uso....uso um verde mas não lembro o nome, já vem na proporção 50/50 %.

OKK

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 27 Jan - 15:10:30

Tem uma entrevista no youtube da Radiex, em que comentam que os aditivos sao para proteger qualquer tipo de material que exista no sistema de radiador.

So tenho de confirmar se sao todos modelos no mercado ou o a base de polimeros.

Essa de congelamento, é mais valido para o sul.


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 27 Jan - 15:12:26

Tbem uso sem etileno glicol

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por omalvadeza em Ter 27 Jan - 15:29:21

Uso com etilenoglicol.(tá vencido).

Os colegas que usam aditivo sem etilenoglicol notaram mais acionamento de ventoinha nesse calor infernal?

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 27 Jan - 17:08:33

Eu uso o orgânico mesmo,sempre foi usado desse e nunca deu problema


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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

Mensagem por adpachec em Ter 27 Jan - 17:10:35

Não tem nada a ver com o tópico, mas mostra que  fluídos "pau para toda obra" não existem, e que a quantidade usada e a temperatura externa influencia,como escreveu o Omalvadeza.

Corrosão leva a Russia a suspender a operação de 91 caças MiG-29



O Ministério da Defesa da Rússia determinou a suspensão imediata nos vôos de 91 dos 291 jatos de combate MiG-29 de sua frota, depois que dois acidentes ocorreram em outubro e dezembro do ano passado, no 120º Regimento de Caça, localizado em Chita, região próximo à Sibéria.
Até o momento a Rússia não informou se os reparos são superficiais ou se incluirão a substituição de parte da estrutura, entretanto, os motivos que levaram a corrosão foi a utilização de um fluído que previne a formação de gelo na parte interna das aeronaves.
Contudo é uma boa notícia para os outros países que operam o aparelho, mas em condições menos geladas, como a Índia ou o Peru, já que o problema não deverá ser comum a estes países.
Foi usado fluido em excesso devido ao frio.


Última edição por adpachec em Ter 27 Jan - 18:34:05, editado 1 vez(es)

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Re: Testes de corrosão - agua x aditivo

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