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Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

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Ideia de preparação no 4 cil

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Bruno Dutra
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Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Dom 25 Jan - 20:05:24

Amigos, sei que pelo titulo 90% do fórum já nem vai acessar o tópico, por que o assunto é muito polêmico e já bem debatido aqui.
Sei também que até existe tópico PRA REUNIR tópicos sobre isso, e eu li. Não vou dizer que li tudo, por que é impossivel, mas li a grande maioria deles. E tirei bastante ideia e conhecimento, só que em meio à isso é tanta piada, comparações inúteis, 6zeiros x 4teiros e demais perdas de tempo, que acaba confundindo mais do que ajudando. Chega a ser chato de ler. No Sem contar aqueles projetos loucos de Opala 4 cil com 400 cv ou cabeçote de 10 mil reais...
Por isso que criei esse tópico, pra expressas as MINHAS ideias e tirar as MINHAS dúvidas.
Ok, vou ao que interessa.

1- Não vou trocar o motor por um 6 cil (muita burocracia e mão de obra)
2- Não quero turbinar (na minha cidade eu andaria uma esquina e o carro já iria pro pátio...)
3- Estou ciente que com o dinheiro que vou gastar pra tirar cento e poucos cv do 4, tiraria 250 cv do 6.
4- Não quero trocar o carro por um 6 original (este carro era do meu pai, e à mais de um ano é meu. É bastante íntegro, já fiz praticamente tudo que queria na estética dele, agora vou pro motor)
5- Não quero carro pra pista, nem pra dar pau em ninguém. Quero um motor mais forte e confiável pra viajar tranquilo, o carro será (já é) pra fim de semana e viagens.

Agora sim, a minha ideia de projeto:

-Weber 40 (réplica)

-Pistões planos

-4x1

-Comando Isky 270/270 Hidráulico (esse aqui  http://www.101racingparts.com/ecommerce/detalhe_produto/784/Comando+de+V%E1lvulas+Hid.+270%BA270%BA+-+GM+4cil+151153)

-Tuchos hidráulicos Summit e varetas Comp Cams (Já os comprei, chegam essa semana)

-Kit de molas duplas, pratos e travas

Agora as dúvidas   :

-Quanto a ignição não tenho muita noção. Não sei que ignição é boa pra uma preparação leve assim. Ontem estava lendo sobre distribuidor HEI pra Opala 4 cil (na verdade é um de V8 transformado pra 4 cil), achei interessante, só não sei se é muito exagero.

-Ele era alcool originalmente, e agora roda na gasolina. Os pistões do alcool já seriam os tais pistões planos que tanto falam?

-No cabeçote a intenção era mexer pouco, só rebaixar se necessário e alguma melhoria nos dutos. Entende quase nada dessa parte de taxa e tal. No caso, pra conseguir a taxa desejada, é através de rebaixamento do cabeçote? Tamanho das válvulas influenciam nisso?

-O radiador ainda é o original, com ventoinha mecânica. Teria que trocar para uma ventoinha elétrica ou a mecânica ainda daria conta?

Por enquanto são essas dúvidas. Lembrando que não quero um número X de cavalos, só quero um motor melhor sem gastar rios de dinheiro.

Se teve paciência pra ler até aqui, muito obrigado. E qualquer ideia e dica é bem vinda.


Última edição por Bruno Dutra em Seg 4 Maio - 22:43:35, editado 2 vez(es)

Iuri Schievelbein
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Iuri Schievelbein em Dom 25 Jan - 21:13:36

Cara blz

eu não sei o quanto vc manja mas seguinte

o motor 4cc chega ser vergonhoso pois e um motor ruim de balanceamento

que teoricamente era pra girar mas não gira etc

se vc não quer turbinar ele mesmo que seja de leve que na minha opnião seria a ultima saida

oq vc pode fazer e o seguinte

1º passo balanceamento do conjunto vira + volante montado

2 simetria no peso de bielas

3 calcule a taxa para o comb que vc vai usar o opala nunca teve taxa que prestasse !

4 deixe as camaras do cabeçote simetricas

5 tente adaptar valvulas de blazer na admissão

6 de uma aspirada nos dutos de admissão NUNCA ARRANQUE AS ONDULAÇÕES

QUE TEM NO DUTO CHEGANDO NAS VALVULAS deixe os quatro mais simetricos o
possivel

7 não arregasse os dutos de scap do cabeçote só polir e um scap BOM!

8 vc não vai usar turbo elimine as molas brabas e pratos arrume umas orig boas

9 tuchos roletados e balanceiros roletados ajudam

10 calce a mola da bomba de oleo com uma porca M5 não estique a mola se não vai

explodir os filtros de oleo

feche 1 dos 2 furos de lubrificação da engrenagem de comando

o que estiver mirando para cima

11 roda fonica + FT ou PANDOO ou INJP

12 4 bobina de MI da marca magnet com 4 velas boas um pouco abertinhas

ou 4 de iridium

eu iria de turbo mas mas mas OKK










Iuri Schievelbein
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Iuri Schievelbein em Dom 25 Jan - 21:51:33



as 4 bobinas

Eduh2800
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Eduh2800 em Dom 25 Jan - 22:03:07

Bom, vamos la :

Teu carro tem ac? se tiver, o distribuidor HEI não vai dar, devido ao compressor. Mas se não ter, é ótimo e elimina os fios! fora que a bobina e peças pra eles são baratas.

Teu carro é a alcool original certo? todos os modelos de 88 pra frente são pistão flathead ( planos ) então, se o seu era alcool e ta na gasolina, tem 10:1 de taxa, ótima pra gasolina, evite rebaixar , pois se não fica muito taxado pra gasolina.

Válvulas maiores não recomendo pra uso de rua, se não bem feita e no cabeçote original nem adianta nada, é jogar dinheiro fora. isso é pelo fluxo e preparação do cabeçote que determina se usar elas ou não.

Radiador e ventoinha mecânica da conta sim, não tem problemas.


OPA7879
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por OPA7879 em Seg 26 Jan - 4:50:32

Iuri Schievelbein escreveu:

as 4 bobinas

o acoplamento aonde vai a valvula termostatica ta montado virado a saida de agua que vai para o radiador .

LucasGGomes
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por LucasGGomes em Seg 26 Jan - 5:20:03

OPA7879 escreveu:
Iuri Schievelbein escreveu:

as 4 bobinas

o acoplamento aonde vai a valvula termostatica ta montado virado a saida de agua que vai para o radiador .

------------------------------------------------------------------

O acoplamento ta montado errado ? Acho que aquele furo que ta faltando é pra apoiar o alternador, não ? No meu está assim, a diferença é que a tampa está virada para o outro lado mesmo. O.o

LucasGGomes
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por LucasGGomes em Seg 26 Jan - 5:29:04

Bruno ! Eu não sou nenhum especialista, nem tenho muita experiência no assunto meu amigo, eu faço curso de mecânica automotiva posso tentar te dar minha opinião sobre as válvulas:

- Dependendo do tanto que você rebaixar o cabeçote, fico me perguntando se as válvulas que estão nele, dariam vazão, dependendo de quanto você baixar, eu ( na humilde ^^ ) acho que você deveria avaliar a necessidade de troca.

- Meu carro tb é alcool, é de 86 , até onde eu me lembro os pistões dos álcool não são planos, você disse que seu carro foi passado a gasolina, já não tei pistões planos ? Se não tiver, eu colocaria XD.

- A respeito da qualidade do motor 4cc, não acredito que seja vergonhoso.

Abraço ! Boa sorte. Poste seus resultados futuros, quero um 79 no futuro, se for 4cc vou fazer a mesma coisa.

Bruno Dutra
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 5:35:24

Iuri Schievelbein escreveu:Cara blz

eu não sei o  quanto vc manja mas seguinte

o motor 4cc chega ser vergonhoso pois e um motor ruim de balanceamento

que teoricamente era pra girar mas não gira etc

se vc não quer turbinar ele mesmo que seja de leve que na minha opnião seria a ultima saida

oq vc pode fazer e o seguinte

1º passo balanceamento do conjunto vira + volante montado

 2 simetria no peso de bielas

3 calcule a taxa para o comb que vc vai usar o opala nunca teve taxa que prestasse !

4 deixe as camaras do cabeçote simetricas

5 tente adaptar valvulas de blazer na admissão

6 de  uma aspirada nos dutos de admissão NUNCA ARRANQUE AS ONDULAÇÕES

QUE TEM NO DUTO CHEGANDO NAS VALVULAS deixe os quatro mais simetricos o
possivel
 
7 não arregasse os dutos de scap do cabeçote só polir e um scap BOM!

8 vc não vai usar turbo elimine as molas brabas e pratos arrume umas orig boas

9 tuchos roletados e balanceiros roletados ajudam

10 calce a mola da bomba de oleo com uma porca M5 não estique a mola se não vai

explodir os filtros de oleo

feche 1 dos 2 furos de lubrificação da engrenagem de comando

o que estiver mirando para cima

11  roda fonica + FT ou PANDOO ou INJP

12  4 bobina de MI da marca magnet com 4 velas boas um pouco abertinhas

     ou 4 de iridium

 eu iria de turbo mas mas mas  OKK









Pois é, o 4 cil é manco mesmo, por isso que não quero gastar horrores nele, só quero deixar mais forte que o original.

Eu também iria de turbo, só que aqui é impossível legalizar, então eu teria um carro pra dar uma volta de noite e já correr pra garagem.

Também pensei em injeção, mas o custo ia acabar sendo mais elevado do que eu espero.

Quanto as molas mais duras, eu li que qualquer comando um pouco mais brabo já necessita as molas duplas, por isso comentei.

Bruno Dutra
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 5:42:48

Eduh2800 escreveu:Bom, vamos la :

Teu carro tem ac? se tiver, o distribuidor HEI não vai dar, devido ao compressor. Mas se não ter, é ótimo e elimina os fios! fora que a bobina e peças pra eles são baratas.

Teu carro é a alcool original certo? todos os modelos de 88 pra frente são pistão flathead ( planos ) então, se o seu era alcool e ta na gasolina, tem 10:1 de taxa, ótima pra gasolina, evite rebaixar , pois se não fica muito taxado pra gasolina.

Válvulas maiores não recomendo pra uso de rua, se não bem feita e no cabeçote original nem adianta nada, é jogar dinheiro fora. isso é pelo fluxo e preparação do cabeçote que determina se usar elas ou não.

Radiador e ventoinha mecânica da conta sim, não tem problemas.


Não tem ac, acho que vou optar pelo HEI ainda, só é meio caro. Mil pratas.

Sim, era alcool. Agora é gasolina. Ano 1988. Essa questão vou ter que deixar pro preparador (que ainda não escolhi). Não adianta eu fingir que entendo. Laughing

As valvulas maiores se não for gerar uma potência equivalente ao custo, vou deixar as originais mesmo, pois como eu falei ele vai ser só pra passeio e lixar um pneu de vez em quando. cheers

Bruno Dutra
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 5:50:47

LucasGGomes escreveu:Bruno ! Eu não sou nenhum especialista, nem tenho muita experiência no assunto meu amigo, eu faço curso de mecânica automotiva posso tentar te dar minha opinião sobre as válvulas:

- Dependendo do tanto que você rebaixar o cabeçote, fico me perguntando se as válvulas que estão nele, dariam vazão, dependendo de quanto você baixar, eu ( na humilde ^^ ) acho que você deveria avaliar a necessidade de troca.

- Meu carro tb é alcool, é de 86 , até onde eu me  lembro os pistões dos álcool não são planos, você disse que seu carro foi passado a gasolina, já não tei pistões planos ? Se não tiver, eu colocaria XD.

- A respeito da qualidade do motor 4cc, não acredito que seja vergonhoso.

Abraço ! Boa sorte. Poste seus resultados futuros, quero um 79 no futuro, se for 4cc vou fazer a mesma coisa.

"eu faço curso de mecânica automotiva", lágrimas rolaram quando tu disse isso. hehe
Meu sonho é fazer um curso desses.

O meu é 1988, segundo o que o amigo Eduh2800 disse, já deve ter pistões planos, pois era alcool.

Como eu comentei ali em cima, se for muito gasto pra "pouco" rendimento, vou deixar o cabeçote meio original mesmo. scratch

Glaucio Missioneiro
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 26 Jan - 7:28:26

Bruno, tenho um projeto futuro parecido com o teu, mas tu já tá adiantado pois já tem os pistões. Não sei qual o preço dessa ignição HEI, mas como tu já tem a ig. eletrônica, de repente valeria a pena instalar uma bobina do gol MI. Que já daria conta, creio eu com bem menos investimento.

Sr.Bianchi
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 26 Jan - 8:31:52

Se me permite, vou dar minha opinião:

- Carburador: Holley 350 cfm, 390 cfm ou 3E se quiser gastar menos. Ou...weber..;

- Primeiramente medir a taxa atual. Mas como o carro era a alcool, a taxa já deve estar boa pra usar na gasolina;

-Cabeçote, ao meu ver seria interessante dar uma "limpada" nos dutos e trabalhar algumas áreas que são fáceis. Válvulas de blazer não é um bixo de 7 cabeças pra colocoar nem custa caro. Uma boa retífica deve dar conta.

- Juntas de qualidade (Felpro pro ex.);

- Comando: este da Isky ou um Cower ou Comp 268. Se pegar da Comp, já pode comprar todo o kit (molas, pratos, travas) a um preço bem mais camarada que o da Isky e Crower; (atentar ao tipo de engrenagem do distribuidor pedido pelo fabricante)

-Ignição: Um módulo (tipo 6al) e bobina MSD, da uma boa melhorada na faísca. Não colocar cabos de vela amarelos, não porque é pior, mas é porque é simplesmente ridículo Very Happy ;

- Coletor 4x1 de boa qualidade.

E por último, mas mais importante acima de tudo, um mecânico bom.

Glaucio Missioneiro
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 26 Jan - 8:35:28

Sr.Bianchi escreveu: Não colocar cabos de vela amarelos, não porque é pior, mas é porque é simplesmente ridículo Very Happy ;

[2] hehe.

Glaucio Missioneiro
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 26 Jan - 8:38:34

Bianchi, com comando original, o 4x1 ajuda em algo ou é só pelo ronco? E não atrapalha em baixa ?

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por OPA7879 em Seg 26 Jan - 8:41:27

LucasGGomes escreveu:
OPA7879 escreveu:

o acoplamento aonde vai a valvula termostatica ta montado virado a saida de agua que vai para o radiador .

------------------------------------------------------------------

O acoplamento ta montado errado ? Acho que aquele furo que ta faltando é pra apoiar o alternador, não ? No meu está assim, a diferença é que a tampa está virada para o outro lado mesmo. O.o

sim eu me referia a tampa que ta montada virada e aquele furo ali sobrando é para o suporte do alternador com carros com direção hidraulica, flw

Bruno Dutra
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 9:58:05

Glaucio Missioneiro escreveu:Bruno, tenho um projeto futuro parecido com o teu, mas tu já tá adiantado pois já tem os pistões. Não sei qual o preço dessa ignição HEI, mas como tu já tem a ig. eletrônica, de repente valeria a pena instalar uma bobina do gol MI. Que já daria conta, creio eu com bem menos investimento.

Fala Glaucio. Essa HEI pro 4 cil achei por mil reais. O bom da MSD acredito que seria o conjunto, só a bobina com a ignição original fraca, não faria muita diferença. Ai teria que comprar módulo MSD, que aqui no Brasil custa mais de mil reais. Sendo assim acho vantagem o HEI que já tem módulo e bobina junto. Além de limpar o cofre eu acho lindo aquele distribuidor gigante. Laughing
O Binho aqui do fórum tem uma caravan com esse distribuidor (e projeto parecido com o que eu quero), olha que massa que fica:

Bruno Dutra
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 10:02:03

Sr.Bianchi escreveu:Se me permite, vou dar minha opinião:

- Carburador: Holley 350 cfm, 390 cfm ou 3E se quiser gastar menos. Ou...weber..;

- Primeiramente medir a taxa atual. Mas como o carro era a alcool, a taxa já deve estar boa pra usar na gasolina;

-Cabeçote, ao meu ver seria interessante dar uma "limpada" nos dutos e trabalhar algumas áreas que são fáceis. Válvulas de blazer não é um bixo de 7 cabeças pra colocoar nem custa caro. Uma boa retífica deve dar conta.

- Juntas de qualidade (Felpro pro ex.);

- Comando: este da Isky ou um Cower ou Comp 268. Se pegar da Comp, já pode comprar todo o kit (molas, pratos, travas) a um preço bem mais camarada que o da Isky e Crower; (atentar ao tipo de engrenagem do distribuidor pedido pelo fabricante)

-Ignição: Um módulo (tipo 6al) e bobina MSD, da uma boa melhorada na faísca. Não colocar cabos de vela amarelos, não porque é pior, mas é porque é simplesmente ridículo Very Happy ;

- Coletor 4x1 de boa qualidade.

E por último, mas mais importante acima de tudo, um mecânico bom.  

Boa tarde Bianchi
As valvulas de Blazer se usa no escap e na admissão?

Concordo quanto aos cabos amarelos.. Ridículos.. Hahahaha. Vou pegar aqueles vermelho/cinza da MSD

E o 4x1 vou pegar da Soffiatto ou Dudu Escapamentos

Sr.Bianchi
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 26 Jan - 10:34:30

Glaucio Missioneiro escreveu:Bianchi, com comando original, o 4x1 ajuda em algo ou é só pelo ronco? E não atrapalha em baixa ?

Cara, tenho certeza que ajuda; acredito que em qualquer motor ajude. O quanto em Cv, só no dyno mesmo pra comprovar. Mas tem motor, pelo menos em se tratando de v8 (mas o principio é o mesmo pra todos...), que chega-se a ganhar 30 cv na roda com um escape bom.

E na questão do torque em baixa, só se for um coletor diretão, sem abafador, aí dependendo pode ser que perca um pouco em baixa.

O coletor do opala é terrível. As passagens são minúsculas.
Quanto tinha aqui o coletor do omega, que já é melhor que do opala, percebi que se você assoprasse numa das saídas ele tinha até tendencia de querer voltar pela outra. Claro que ele não volta num motor bufando gases a toda pra fora, mas certamente atrapalha no fluxo.

Se você observar o escape da Bmw, já nesse modelo da minha que nem é tão esportivo, você vai ver que o coletor já é tubular dimensionado e saem dois tubos de 2' do coletor até o fim do carro, com x no meio, catalisador e "resonadores" e abafador lá atrás. E aí que está...se a Bmw faz assim e preparadores dizem que não se conseguem ganhar potência nesse motor da Bmw alterando escape é porque um sistema desse tipo é eficiente, pois atende normas de poluição, ruídos e ajuda na performance.

Bruno Dutra escreveu:
Boa tarde Bianchi
As valvulas de Blazer se usa no escap e na admissão?

Concordo quanto aos cabos amarelos.. Ridículos.. Hahahaha. Vou pegar aqueles vermelho/cinza da MSD

E o 4x1 vou pegar da Soffiatto ou Dudu Escapamentos

Usa-se na admissão. Elas tem 1.94' contra pelo menos no 6 cil. 1.72-78 não lembro exatamente. Nas de escape acho que não vale a pena mexer.
O Jefferson Herdt aqui do forum em um tópico disse que teve bons resultado inclusive em baixa com válvulas de blazer, então creio que seja benéfico mesmo

Opa...os vermelhinhos da Msd são bonitos mesmo. Que nem Ford...coisa mais linda ver um motor for pintado no azul correto com os cabos azuis e cinza ou preto e cinza hehe.

Claudio C. Cid
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Claudio C. Cid em Seg 26 Jan - 10:47:14



Não tem ac, acho que vou optar pelo HEI ainda, só é meio caro. Mil pratas.



Se você fizer questão do MSD (HEI), vai sair uma baba mesmo...

Já vou pra 3 meses de Procomp (na 101 e Hotchili tem...)BEM MAIS barato.

Tranco, chupeta, até agora não tenho do que reclamar, não queimou como já ouvi que queimaria... E a diferença de centelha... putz!

Tem só de checar a disponibilidade do 8cc

No tópico do Bandit, fica claro o que um serviço bem feito de balanceamento no motor faz, menos atrito, menos vibração + cavalinhos...

Se você vai mexer no Bura, e colocar outro, eu consideraria trabalhar o cabeçote como foi feito pelo Bandit e também o coletor de admissão, tem colegas preparadores aqui do forum que fazem.

Isso mais o comandinho que você pretende colocar, vai ser só alegria.

Claudio C. Cid
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Claudio C. Cid em Seg 26 Jan - 10:54:02

http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/product&path=86&product_id=468

http://www.101racingparts.com/ecommerce/detalhe_produto/118/Distribuidor+Eletr%F4nico+com+Bobina+HEI+-+GM+V8#conteudo

Glaucio Missioneiro
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Seg 26 Jan - 11:52:21

Bruno Dutra escreveu:
Glaucio Missioneiro escreveu:Bruno, tenho um projeto futuro parecido com o teu, mas tu já tá adiantado pois já tem os pistões. Não sei qual o preço dessa ignição HEI, mas como tu já tem a ig. eletrônica, de repente valeria a pena instalar uma bobina do gol MI. Que já daria conta, creio eu com bem menos investimento.

Fala Glaucio. Essa HEI pro 4 cil achei por mil reais. O bom da MSD acredito que seria o conjunto, só a bobina com a ignição original fraca, não faria muita diferença. Ai teria que comprar módulo MSD, que aqui no Brasil custa mais de mil reais. Sendo assim acho vantagem o HEI que já tem módulo e bobina junto. A

Eu comentei da bobina do MI porque não acho que precisa tanto investimento em ignição pra esse teu projeto. Mas isso é só achismo, pelo que li aqui no fórum. Lógico que o melhor, sempre vai ser melhor, e geralmente é mais caro.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por BANDIT em Seg 26 Jan - 14:52:24

Bruno Dutra escreveu:

Agora sim, a minha ideia de projeto:

-Weber 40 (réplica)

-Pistões planos

-4x1

-Comando Isky 270/270 Hidráulico (esse aqui  http://www.101racingparts.com/ecommerce/detalhe_produto/784/Comando+de+V%E1lvulas+Hid.+270%BA270%BA+-+GM+4cil+151153)

-Tuchos hidráulicos Summit e varetas Comp Cams (Já os comprei, chegam essa semana)

-Kit de molas duplas, pratos e travas

Agora as dúvidas   :

-Quanto a ignição não tenho muita noção. Não sei que ignição é boa pra uma preparação leve assim. Ontem estava lendo sobre distribuidor HEI pra Opala 4 cil (na verdade é um de V8 transformado pra 4 cil), achei interessante, só não sei se é muito exagero.

-Ele era alcool originalmente, e agora roda na gasolina. Os pistões do alcool já seriam os tais pistões planos que tanto falam?

-No cabeçote a intenção era mexer pouco, só rebaixar se necessário e alguma melhoria nos dutos. Entende quase nada dessa parte de taxa e tal. No caso, pra conseguir a taxa desejada, é através de rebaixamento do cabeçote? Tamanho das válvulas influenciam nisso?

-O radiador ainda é o original, com ventoinha mecânica. Teria que trocar para uma ventoinha elétrica ou a mecânica ainda daria conta?

Por enquanto são essas dúvidas. Lembrando que não quero um número X de cavalos, só quero um motor melhor sem gastar rios de dinheiro.

Se teve paciência pra ler até aqui, muito obrigado. E qualquer ideia e dica é bem vinda.


Eu fiz um distribuidor peguei o do GM 350 V8......e transformei para opala 4cil !

ficou perfeito !



Em 1° lugar antes de querer  preparar o motor vc. tem que sabe se há condição de seu motor receber uma preparação.....não é porque ele está andando...que tá bom....ou apenas "fraquinho" !!!!


recentemente fiz 2 motores 4cil.   1 com tópico e outro breve eu abro....os 2 opalas estavam andando.....inclusive o 2° 4cil. de um opala Comodoro 90.....eu trouxe esse carro de Pato Branco para Curitiba  rodando !  São 437Km rodando !

e quando fui abrir  Não tinha motor !

Então em 1° lugar meça a compressão dele.....retire o cabeçote .....veja o estado dos pistões ....retire o cárter e analise o desgaste das bronzinas 

Sabe porque todo mundo manda trocar o 4cil (pra preparar)  para um 6cil. !   Por causa do preço ! Um motor 4cil......todo bem feitinho  bem + simples que oque vc. quer custa R$8.300,oo

É piada dizer que se retifica  um motor 4cil por R$2.500,oo
http://www.opaleirosdoparana.com/t38320-retificando-o-motor-4cc-151

Dai oque vc. quer a +

comando importado....tuchos ....vc. vai precisar de molas partos e travas ...um carburador descente .....e + algumas coisinhas......

Vc. vai enfiar R$12mil nesse motor ! Ou + !!!!!!

Ou vc. pode fazer por conta e ler na carta de comando que tem que se adiantar 5 dentes  o comando !   E moer tudo!

Na preparação tudo é "balanceado"   não vai prestar fazer um super cabeçote......pra usar um comando baixo.....nem, ter um comando bem brabo.....com um cabeçote  original  !
isso é regra !

válvula grande.....só vai te ferrar a vida.....vc. só vai perder força de baixa de média.....e vai ganhar um tiquinho na alta !

Do jeito que vc. quer fazer !

Se vc. fizer da maneira correta.....colocando válvulas grandes....e abrindo arrombando os dutos .....dai sim....vc. perde um mínimo da baixa.....mas ganha muito na média e muito + na alta !

se vc. só colocar válvulas grandes.....o fluxo vem de encontro a válvula bate nela e retorna.....gerando turbulência.....por isso da perda em baixa e média rotação !

se vc. arrombar o cabeçote para receber as válvulas grandes....o trabalho  nos dutos é feito que de tal forma o fluxo contorne a válvula.....por isso dessa forma vc. ganha na media e alta.....e quase não perde na baixa !

isso é só um dos exemplos !

O cabeçote é onde vc. + vai ganhar CVzinhos .......vc. percebe na hora a diferença.....só que um cabeçote de opala 4cil com válvulas grandes feito corretamente e um comando mediano .............teu consumo fica nos 3.5km a 4.0km por litro de gasolina !!!!

Consumo de Galáxie ou Dodge....mas não chega na potencia deles  ! OKK

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 19:20:41

Claudio C. Cid escreveu:

Não tem ac, acho que vou optar pelo HEI ainda, só é meio caro. Mil pratas.



Se você fizer questão do MSD (HEI), vai sair uma baba mesmo...

Já vou pra 3 meses de Procomp  (na 101 e Hotchili tem...)BEM MAIS barato.

Tranco, chupeta, até agora não tenho do que reclamar, não queimou como já ouvi que queimaria... E a diferença de centelha... putz!

Tem só de checar a disponibilidade do 8cc

No tópico do Bandit, fica claro o que um serviço bem feito de balanceamento no motor faz, menos atrito, menos vibração + cavalinhos... Rolling Eyes
Não sei como é feita a adaptação, se é muito complexa ou simples.

Se você vai mexer no Bura, e colocar outro, eu consideraria trabalhar o cabeçote como foi feito pelo Bandit e também o coletor de admissão, tem colegas preparadores aqui do forum que fazem.

Isso mais o comandinho que você pretende colocar, vai ser só alegria.

Fala Claudio, não que eu faça questão de uma ou de outra. É só por que é as marcas que eu mais vejo o pessoal usando.
Interessantes esses dos links que tu postou. E na verdade esse de mil reais que eu comentei é um de V8 que já vem adaptado pro 4 cil, a Casa das Weber faz a adaptação, pois o de V8 original é na base dos 600 reais também... Rolling Eyes

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 19:23:40

Glaucio Missioneiro escreveu:
Bruno Dutra escreveu:

Fala Glaucio. Essa HEI pro 4 cil achei por mil reais. O bom da MSD acredito que seria o conjunto, só a bobina com a ignição original fraca, não faria muita diferença. Ai teria que comprar módulo MSD, que aqui no Brasil custa mais de mil reais. Sendo assim acho vantagem o HEI que já tem módulo e bobina junto. A

Eu comentei da bobina do MI porque não acho que precisa tanto investimento em ignição pra esse teu projeto. Mas isso é só achismo, pelo que li aqui no fórum. Lógico que o melhor, sempre vai ser melhor, e geralmente é mais caro.

Sim, entendi tua ideia. cheers Como a parte da ignição ainda estou tentadno entender o que é melhor ou pior, MSD e o HEI foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Mas deve ter um sistema bom também e mais barato..
Li comentários de que o módulo de ignição original é meio "burra".

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 19:37:40

Caro BANDIT, não vou citar teu comentário por que vai ficar gigante o tópico, e eu não sei citar só um pedaço. Razz
Confesso que durante o bom tempo que fiquei pesquisando o assunto, lia teus comentários, principalmente naquele tópico GIGANTE da "caravan 4 cil aspirada 150 cv" e temia o dia em que tu ia me dar tua opinião rsrs (que por sinal é MUITO bem vinda)

Realmente só de peças já deu pra ver que o gasto vai ser grande, isso que normalmente eu calculo só as peças principais, sem contar juntas, parafusos e demais itens necessários..

Como tu comentou ali, não adianta arregaçar as valvulas e usar comandinho, e vice-versa.

No meu caso acho que não se encaixa, pois eu ACHO que um 270 hidráulico não é considerado um comandão, por isso que a ideia é só melhorar o cabeçote sem abrir tudo quanto é duto. Como eu disse, não quero cavalos e mais cavalos, só quero que o motor fique mais forte que o original, e confiável.

Amanhã com tempo vou ler teu tópico sobre a retífica do Opala 4 cil. OKK
Até mais

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Claudio C. Cid em Seg 26 Jan - 20:11:11

Bruno Dutra escreveu:
Claudio C. Cid escreveu:

Não tem ac, acho que vou optar pelo HEI ainda, só é meio caro. Mil pratas.



Se você fizer questão do MSD (HEI), vai sair uma baba mesmo...

Já vou pra 3 meses de Procomp  (na 101 e Hotchili tem...)BEM MAIS barato.

Tranco, chupeta, até agora não tenho do que reclamar, não queimou como já ouvi que queimaria... E a diferença de centelha... putz!

Tem só de checar a disponibilidade do 8cc

No tópico do Bandit, fica claro o que um serviço bem feito de balanceamento no motor faz, menos atrito, menos vibração + cavalinhos... Rolling Eyes
Não sei como é feita a adaptação, se é muito complexa ou simples.

Se você vai mexer no Bura, e colocar outro, eu consideraria trabalhar o cabeçote como foi feito pelo Bandit e também o coletor de admissão, tem colegas preparadores aqui do forum que fazem.

Isso mais o comandinho que você pretende colocar, vai ser só alegria.

Fala Claudio, não que eu faça questão de uma ou de outra. É só por que é as marcas que eu mais vejo o pessoal usando.
Interessantes esses dos links que tu postou. E na verdade esse de mil reais que eu comentei é um de V8 que já vem adaptado pro 4 cil, a Casa das Weber faz a adaptação, pois o de V8 original é na base dos 600 reais também... Rolling Eyes



Na Summit até tem pros 151 4cc mas o valor não compensa...

http://www.summitracing.com/int/parts/dui-527212bk/overview/make/chevrolet

Se der sorte, você acha um módulo msd e a bobina por milão, questãod e sorte (ou aperto/desânimo do dono...)

Bruno Dutra
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 20:17:37

Pois é Claudio, importar tá complicado, até o comando que eu caro, vai mais barato aqui, levando em consideração que é quase impossivel não ser taxado na alfândega. Mad

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Iuri Schievelbein em Seg 26 Jan - 20:24:40

O cabeçote do opala e coletores e o vira 151 são fracos no sentido de desempenho !

eu concordo com o BANDIT na questão de turbulencia

o motor aspirado se exige muito mais macetes e conhecimento do que um motor turbo

o que vc mais tem que tomar cuidado e a velocidade de fluxo de scap

vou tentar te dar um exemplo do por que vc não arrombar os dutos principalmente de scap

quando vc enquadrar o comando de valvula que no caso já deva vir enquadrado

pela marcação da engrenagem do comando após a explosão

o pistão vai descer e subir e eliminar os gases quando ele fizer isso

o comando vai estar fechando o scap e abrindo a ~admissão

neste exato momento acontece a limpeza de camara

se vc arregaçar o scap vc já dançou

imagina uma garrafa de 2L cheia de agua com a tampa e um furo de 3MM

vai demorar um eternidade para esvaziar RUIM!

agora imagina a mesma garrafa cheia de agua cortada no meio po se vc virar

ela vai esvaziar na mesma hora bom ? NÃO !

isso é sobre o scap

não e bom por que o liquido vai sair turbuLENTO

alem de sair lento não vai sair linear

voltando a limpeza de camara os gases que sairão lineares e com uma velocidade boa

pelo cano do scap agora já estão puxando o resto dos gases que estão dentro da camara

de compressão que por sua vez já estão iniciando a admissão

isso tudo em um culhonesimos de segundo

por isso deixe seu scap com uma dimensão boa logico e brilhando e

com curvas suaves

já na admissão e parecido

manter a velocidade e linearidade

os dutos de admissão do 151 não equivalem a litragem daquele pistão

então vc pode abrir bem a admissão mas arrombar não vai melhorar

se vc colocar a valvula da blazer+comando com um melhor levante vai ajudar bem

o que o BANDIT falou sobre a turbulencia no pé da valvula e verdade mas só vai

acontecer se vc errar no preparo do cabeçote

tem um ressalto no pé da valvula de admissão que é exatamente para isso não acontecer




agora vou te falar o por que não da mola braba para a valvula no aspirado

quando vc monta um motor turbinado e vai usar pressão acima de 1KG 14,5PSI

primeiro o scap não e tão importante como nos aspirados

pq vc tem ar entrando na marra pela admissão ou seja limpa a camara na marra

e quando a admissão esta terminando ainda tem ar tentando entrar na marra pq

a turbina lá fora do motor não quer nem saber ela que soprar

é o trabalho dela quando a valvula vai fechar acredite a pressão atrapalha e tenta

manter a valvula aberta no aspirado isso não existe

vc tem vacuo ou depressão ao inves de pressão

agora vc imagina uma alavanca ao contrario

com uma mola de opala que pese 10KG lá na outra ponta tucho orig balanceiro orig

o motor gasta 0,5CV pra levantar ela

blz

agora temos uma alavanca ao contrario

com uma mola dupla braba pra turbo de 20KG tucho orig balanceiro orig

motor gasta 1,0CV pra levantar ela

blz

agora temos a mesma alavanca com a mola orig 10KG tucho leve roletado -10%

balanceiro roletado -10% = 0,42 CV o motor gastou isso é um exemplo

1,68CV gastos

contra 4,0CV gastos das molas brabas com tucho e balanceiro orig

151 aspirado todos detalhes vão fazer a diferença !

motor de opala não gira alto

aspirado não flutua valvulas OKK







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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por BANDIT em Seg 26 Jan - 20:31:55

Bruno Dutra escreveu:Caro BANDIT, não vou citar teu comentário por que vai ficar gigante o tópico, e eu não sei citar só um pedaço. Razz
Confesso que durante o bom tempo que fiquei pesquisando o assunto, lia teus comentários, principalmente naquele tópico GIGANTE da "caravan 4 cil aspirada 150 cv" e temia o dia em que tu ia me dar tua opinião rsrs (que por sinal é MUITO bem vinda)

Realmente só de peças já deu pra ver que o gasto vai ser grande, isso que normalmente eu calculo só as peças principais, sem contar juntas, parafusos e demais itens necessários..

Como tu comentou ali, não adianta arregaçar as valvulas e usar comandinho, e vice-versa.

No meu caso acho que não se encaixa, pois eu ACHO que um 270 hidráulico não é considerado um comandão, por isso que a ideia é só melhorar o cabeçote sem abrir tudo quanto é duto. Como eu disse, não quero cavalos e mais cavalos, só quero que o motor fique mais forte que o original, e confiável.

Amanhã com tempo vou ler teu tópico sobre a retífica do Opala 4 cil. OKK
Até mais


Sim no caso de um comando 27°  o melhor seria manter válvula originais......trabalhas....com um leve trabalho de duto.....para melhorar um pouco o duto....

e em 1° lugar saber o real estado desse motor . OKK

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 26 Jan - 20:41:05

Acompanhando essa conversa...


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por klunker em Seg 26 Jan - 20:59:31

Se a idéia eh ter um motor mais forte, sem necessariamente ser um canhão, não compensaria usar um comando melhor e um carburador melhor, vide weber 40, e um escape dimensionado? Eh o que entendi: um motor mais forte mas não necessariamente um foguete.

Pois vejo muita gente usando essa receita e fala bem, sem grandes gastos. Pelo menos no 6 cilindros sei que é assim.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Iuri Schievelbein em Seg 26 Jan - 21:13:30

Exemprim


[img][/img]

OKK

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 21:28:55

klunker escreveu:Se a idéia eh ter um motor mais forte, sem necessariamente ser um canhão, não compensaria usar um comando melhor e um carburador melhor, vide weber 40, e um escape dimensionado? Eh o que entendi: um motor mais forte mas não necessariamente um foguete.

Pois vejo muita gente usando essa receita e fala bem, sem grandes gastos. Pelo menos no 6 cilindros sei que é assim.

Exatamente isso klunker, não quero um canhão. Se um dia meu bolso permitir terei um 6 cil pra deixar realmente forte, mas isso muuuito futuramente. Tenho 20 anos, primeiro carro, salário razoável. Não posso querer dar um passo maior do que a perna.

Se for analisar, minha ideia bruta é basicamente o que tu falou. Comando razoável, Weber 40, 4x1. E uma ignição melhor. No mais, só os ajustes e retífica necessários.

Como disse o BANDIT, colocar valvulas maiores gera mais potência, mas pra minha ideia seria desperdício. Além de que ia ficar mais beberrão do que já é. Iria exigir um trabalho muito mais minucioso e caro, e não quero isso.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Seg 26 Jan - 21:31:19

Iuri Schievelbein escreveu:Exemprim


" />

OKK

Se eu disser que entendi tudo vou estar mentindo, por que essa parte ainda manjo quase nada, mas já deu pra ter uma noção. OKK

E quanto às molas, umas originais novas dariam conta tranquilo?

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Iuri Schievelbein em Seg 26 Jan - 22:55:19

Acredito que sim

e mola pesada desgasta comando engrenagem varetas etc

faz por partes já que não quer algo forte e caro
desmonte o motor de um confere em anéis bronzinas pinos e saia de pistoes
leve o cabeçote em um cabeçoteiro peça para ele polis os dutos conferir
a litragem das camaras e meça a taxa  
balancie o vira com o volante montado
acerte o peso das bielas
coloque o calço na bomba de oleo tampe o furinho de cima caninho de  lubrificação
da engrenagem e monte o motor
o resto vc vai fazer tudo por fora
o maximo que vc possa precisar fazer novamente e tirar o cabeçote para dar mais algum preparo

e isso e facil de se fazer depois

acho que vc vai usar gasola
pode deixar a camara total com 65ML  
seu motor vai ter +- 615CC por pistão
com 65ML de camara vc vai ter 10,4/1 de taxa pra essa gasolina com alcool que usamos vai ficar bom

como medir a CC
3,1416 x diametro da camisa x diametro da camisa x curso do pistão /4 = CC cada cilindro

OKK

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 27 Jan - 5:51:10

Eu, pra começar, já que tu não quer muita coisa nem gastar muito, nem mexeria em comando. Tu já deve ter uma taxa boa pra gasolina. Melhora a ignição, bota a w40 e um 4x1 e deu, aí ve como fica.

É menos incomodo, menos gasto, e com certeza vai ficar melhor do que o original.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Ter 27 Jan - 8:36:56

Iuri, esse balanceamento, usando um exemplo fraco, seria tipo balanceamento de rodas? Vai colocando pequenos pesos até deixar ele "centrado"?

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Ter 27 Jan - 8:39:19

Glaucio Missioneiro escreveu:Eu, pra começar, já que tu não quer muita coisa nem gastar muito, nem mexeria em comando. Tu já deve ter uma taxa boa pra gasolina. Melhora a ignição, bota a w40 e um 4x1 e deu, aí ve como fica.

É menos incomodo, menos gasto, e com certeza vai ficar melhor do que o original.
Mas será que não acabaria ficando excessivo um W40 pro motor quase original? Meu medo é esse.
E de qualquer forma eu tenho que abrir esse motor, pois como o BANDIT disse, o motor pode até estar rodando, mas estar meio esculhambado. E o meu nunca foi aberto pra conferir isso, só uma vez que foi feita retifica por que tava molhando vela do 3º cilindro.
Então já que tem que abrir já queria colocar um comandinho.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 27 Jan - 8:54:14

A claro, SE tu vai abrir o motor, aí já aproveita. Mas é aquela coisa, quem procura, acha....

De repente teu motor não tá lá essas coisas, mas ainda vai rodando um bom tempo. Aí tu iria curtindo o carro até lá.

Sobre dar excesso, não posso opinar, pois nunca tive, mas, tenta trocar uma idéia com o Jean Michel Colet.

Enfim, é só minha opinião, é o que eu faria, de repente tu já fica satisfeito. E se ficar ruim, é tudo facilmente reversível.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Basico em Ter 27 Jan - 9:04:25

Tenho um quatrinho tb e antes tinha um Diplo 86 4 cil a alcool e posso dizer, uma configuração interessante é, motor a álcool, com cabeçote a alcool rebeixado em 1,5 mm com W40 afinada, comando do gasolina, Escape 4X2X1, bobina do Gol MI e velas de iridium.

Balancear conjunto somente se vc optar em aumentar a cilindrada com vira de GM153
Troca de valvulas somente se pretender andar em alto giro e perder torque em baixa.

Se pretende não acelerar acima de 5000 RMP nem invista em volas, pratos e etc... o resultado não será aferido.

Ventoinha Eletrica é uma boa pedida assim como revisão do sistema de arrefecimento.



Boa sorte na empreitada amigo

Basico
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Basico em Ter 27 Jan - 9:06:09

Bruno Dutra escreveu:
Glaucio Missioneiro escreveu:Eu, pra começar, já que tu não quer muita coisa nem gastar muito, nem mexeria em comando. Tu já deve ter uma taxa boa pra gasolina. Melhora a ignição, bota a w40 e um 4x1 e deu, aí ve como fica.

É menos incomodo, menos gasto, e com certeza vai ficar melhor do que o original.
Mas será que não acabaria ficando excessivo um W40 pro motor quase original? Meu medo é esse.
E de qualquer forma eu tenho que abrir esse motor, pois como o BANDIT disse, o motor pode até estar rodando, mas estar meio esculhambado. E o meu nunca foi aberto pra conferir isso, só uma vez que foi feita retifica por que tava molhando vela do 3º cilindro.
Então já que tem que abrir já queria colocar um comandinho.



Brother,

W40 é o carbura que mais se aproxima do acerto de uma IE, então fica tranquilo que excesso só se vc não souber acertar

Bruno Dutra
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Ter 27 Jan - 9:51:31

Basico escreveu:Tenho um quatrinho tb e antes tinha um Diplo 86 4 cil a alcool e posso dizer, uma configuração interessante é, motor a álcool, com cabeçote a alcool rebeixado em 1,5 mm com W40 afinada, comando do gasolina, Escape 4X2X1, bobina do Gol MI e velas de iridium.

Balancear conjunto somente se vc optar em aumentar a cilindrada com vira de GM153
Troca de valvulas somente se pretender andar em alto giro e perder torque em baixa.

Se pretende não acelerar acima de 5000 RMP nem invista em volas, pratos e etc... o resultado não será aferido.

Ventoinha Eletrica é uma boa pedida assim como revisão do sistema de arrefecimento.



Boa sorte na empreitada amigo

Basico, obrigado pela opinião, aos poucos tô conseguindo entender as coisas e ver o que é lucro e o que é desvantagem.

A intenção é essa que tu comentou, longe de acelerar até 5000 RPM... Só quero um pouco mais de força sem que o consumo vá lá pras alturas.

Perder torque e ganhar potência seria inútil, por que uso só pra fim de semana e viagens, eu moro na serra gaúcha, então pra qualquer lugar que resolva ir, e serra e mais serra. Por isso que decidi que era hora de mudar, por que a viagem acabava sendo cansativa, de tanta reduzida de marcha.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Eduh2800 em Ter 27 Jan - 9:54:16

OPa.... Weber 40 na serra? ai fica complicado um pouco, ela é bem temperamental rsrsrs. Se ai tem menos "ar" digamos assim, se for andar abaixo da serra, já da mudança nela. o jeito vai ser montar ela um pouco "gorda" pra tirar este efeito. mas é um pouco mais complicado do que falar.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 27 Jan - 10:00:26

bruno,
tenho um 4 cil. e esta como o Basico sugere, so que esta com uma 446 nova, ficou esperto.
se e isso que quer e uma boa sugestao

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 27 Jan - 10:17:15

Que coisa, eu acho o meu bem torcudinho na estrada, não é essa trocação de marcha, de 4ª, ando tranquilo de 60 km/h a 110 km/h.

Ah, mas o teu é 4 portas e 5 marchas, de repente por isso, ou o motor tá mais fraco mesmo.

Basico
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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Basico em Ter 27 Jan - 10:21:17

cara como vc quer algo que seja forte e esperto principalmente em serra, recomendo mais um H34 trabalhada do que uma w40 ou 446, pelo simples fato de ser mais progressiva e ser um reloginho seu funcionamento.

A melhor receita que existe para um carro com esse propósito seria um GM151 a Alcool com Vira de GM153, com o que eu falei + um Dif 3,07

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Ter 27 Jan - 10:30:00

Eduh2800 escreveu:OPa.... Weber 40 na serra? ai fica complicado um pouco, ela é bem temperamental rsrsrs. Se ai tem menos "ar" digamos assim, se for andar abaixo da serra, já da mudança nela. o jeito vai ser montar ela um pouco "gorda" pra tirar este efeito. mas é um pouco mais complicado do que falar.

Barbaridade, mas tem mais essa ainda?
Será que daria tanta diferença assim? Por que no caso minha cidade já fica numas das partes mais altas da região, e as viagens são na região também. 80 - 100 km

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Bruno Dutra em Ter 27 Jan - 10:32:30

Glaucio Missioneiro escreveu:Que coisa, eu acho o meu bem torcudinho na estrada, não é essa trocação de marcha, de 4ª, ando tranquilo de 60 km/h a 110 km/h.

Ah, mas o teu é 4 portas e 5 marchas, de repente por isso, ou o motor tá mais fraco mesmo.
Cara, não sei como pode, o carro NÃO ANDA. Até comentei uns dias atrás em um tópico, o máximo que consegui com ele foi 140 km/h morro abaixo e com pé furando a lata no acelerador... Pra dar 100 km/h é um sacrificio. Ai veio o Muller mostrando um video do 1988 dele 4 cil ORIGINAL alcool, à 190km/h. Me caiu os butiá do bolso.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Basico em Ter 27 Jan - 10:34:53

Bruno Dutra escreveu:
Glaucio Missioneiro escreveu:Que coisa, eu acho o meu bem torcudinho na estrada, não é essa trocação de marcha, de 4ª, ando tranquilo de 60 km/h a 110 km/h.

Ah, mas o teu é 4 portas e 5 marchas, de repente por isso, ou o motor tá mais fraco mesmo.
Cara, não sei como pode, o carro NÃO ANDA. Até comentei uns dias atrás em um tópico, o máximo que consegui com ele foi 140 km/h morro abaixo e com pé furando a lata no acelerador... Pra dar 100 km/h é um sacrificio. Ai veio o Muller mostrando um video do 1988 dele 4 cil ORIGINAL alcool, à 190km/h. Me caiu os butiá do bolso.


Foto do cofre para melhor identificação sofre sua sofrencia de desempenho...
Acredito que seja pau de carbura + Ponto...

Meu Quatrinho dava canseira nos 6cil aqui na Bandeirantes depois de embalado.

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 27 Jan - 10:38:32


e tu quer andar a mais de 140 na serra ? kkkk

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Re: Ideia de preparação no 4 cil

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