Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 15:05:36 por FR1974

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 14:38:01 por joaoc

» Medidas para soldar suporte no agregado 6 cilindros
Hoje à(s) 14:19:05 por Douglas MRS

» me apresentando
Hoje à(s) 14:10:49 por Douglas MRS

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 14:09:47 por Douglas MRS

» Câmbio 6cc
Hoje à(s) 12:12:15 por opala4cc

» Fabricando um Rotisserie
Hoje à(s) 10:38:00 por Heitor_Ruschmann

» Chevrolet Caravan 1979 2500 - Customização simples e de bom gosto
Hoje à(s) 10:31:29 por Lukaoneves

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 10:20:38 por oXLS

Quem está conectado

62 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 58 Visitantes :: 1 Motor de busca

A Richetti, Cojak, felipeleox, FR1974

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7880)

100 (7771)

ventoinha eletrrica auxiliar 4cc

Compartilhe

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

ventoinha eletrrica auxiliar 4cc

Mensagem por eleandro kalckmann em Qua 11 Mar - 12:56:05

Como estou de férias resolvi fazer umas experiencias com meu opa.e como ele estava aquecendo de mais em trechos de transito parado resolvi inventar uma ventoinha eletrica auxiliar na frente do radiador!e ficou tao bom q retirei a mecanica para mais testes!!!!!!algumas fotos pra vcs verem como ficou.

1-mandei dobrar uma chapa  R$8.00

2-risquei a posiçao do eletro

3-cortei nas marcaçoes

4-marcaçao dos furos de fixaçao do eletro

5-ja com os parafusos e testando no radiador velho

vista de cima

6-mais uns recortes para encaixe

7-testando no lugar

8-fiz uns tuxinho de aluminio2.7cm p/fixar o defletor

9-adaptei um cebolao(sensor de temperatura)p/acionar o eletro

ai um videozinho funcionando sem élice mecanica
https://www.facebook.com/video.php?v=1557042131228681&set=vb.100007687275412&type=2&theater&notif_t=video_processed

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Re: ventoinha eletrrica auxiliar 4cc

Mensagem por adpachec em Qua 11 Mar - 13:37:21

Gostei do serviço e da instalação.

Parabéns.

OKK

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Qua 11 Mar - 13:41:54

adpachec escreveu:Gostei do serviço e da instalação.

Parabéns.

OKK
valew, a melhor parte é q da pra retirar bem facil e deixar tudo origis novamente.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qua 11 Mar - 13:56:21

Tb curti..ficou bom...

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Murilo R
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1135
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC

Mensagem por Murilo R em Qua 11 Mar - 15:20:21

BLZ GOSTEI
FICOU TOP

Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe

Mensagem por Anderson Carvalho em Qua 11 Mar - 19:24:17

Nota 10!!
Merece Like!! OKK

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 12 Mar - 10:51:44

obrigado RUBAO,MURILO E ANDERSON...só estou com uma duvida quanto a temperatura q deve ligar o cebolao?o q estou usando p o alcool é um q aciona com 92graus e desligue com 88 a valvula termostatica tambem é do alcool 92-87 ....sera q teria q usar uma com temperatura mais baixa?ou deixar sem valvula termostatica ,ja q nao tem elice mecanica....

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)

Mensagem por SevenFifty em Qui 12 Mar - 11:01:37

Parabéns! Muito bom o serviço! Ainda farei isso no meu.

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i

Mensagem por thallisguimaraes em Qui 12 Mar - 11:21:25

Transito parado e ventoinha mecanica fica dificil mesmo

Parabens

Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe

Mensagem por Anderson Carvalho em Sab 14 Mar - 19:46:58

Amigo eleandro kalckmann, meu carro tem a mesma configuração que a sua (4cc + Bura 3e, Álcool).
Também tinha vários problemas com superaquecimento, pensei em instalar uma ventoinha auxiliar, mas consegui resolver 100% o problema instalando um sistema "selado" do radiador.
Uso o carro diariamente no trânsitos pesado de SP e é só tranquilidade, no máximo fica um pouquinho acima do faixa do meio do mostrador.

Adaptei um reservatório do Chevette 84, ficou perfeito! (essa foto é um pouco antiga, depois disso troquei o radiador também para melhorar a performance do sistema)

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Seg 16 Mar - 12:17:38

Anderson Carvalho escreveu:Amigo eleandro kalckmann, meu carro tem a mesma configuração que a sua (4cc + Bura 3e, Álcool).
Também tinha vários problemas com superaquecimento, pensei em instalar uma ventoinha auxiliar, mas consegui resolver 100% o problema instalando um sistema "selado" do radiador.
Uso o carro diariamente no trânsitos pesado de SP e é só tranquilidade, no máximo fica um pouquinho acima do faixa do meio do mostrador.

Adaptei um reservatório do Chevette 84, ficou perfeito! (essa foto é um pouco antiga, depois disso troquei o radiador também para melhorar a performance do sistema)

tambem tinha pensado em fazer isso(ja fiz isso em uma f100na oficina e ficou bom) ,mas como eu ganhei a ventoinha eletrica pensei em aproveita-la.....ressultados q eu percebi é q o motor esquenta mais rapido(sem elice mecanica e com valvul termostatica)e nao passa da temperatura de 92graus.melhorou um pouco o rendimento em altas rotaçoes e parece q o motor ficou com o ronco mais firme.....e como todo o sistema esta na frente do radiador é possivel retirar tudo e deixar tudo origis bem facinho!!!acredito q o sistema selado é mais vantajoso para um 6cc(q tem poco espaço para adaptaçoes) ou qualquer motor grande...abraço

alex medina
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1457
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes

Mensagem por alex medina em Seg 16 Mar - 12:23:43

eleandro kalckmann escreveu:obrigado RUBAO,MURILO E ANDERSON...só estou com uma duvida quanto a temperatura q deve ligar o cebolao?o q estou usando p o alcool é um q aciona com 92graus e desligue com 88 a valvula termostatica tambem é do alcool 92-87 ....sera q teria q usar uma com temperatura mais baixa?ou deixar sem valvula termostatica ,ja q nao tem elice mecanica....
deixa como ta c arro a alcoool temq esquenta rapido memso,,e se fica muto frio,,ele vira um gastador e começa a dar umas falhadinhas.

alex medina
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1457
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes

Mensagem por alex medina em Seg 16 Mar - 12:25:30

Anderson Carvalho escreveu:Amigo eleandro kalckmann, meu carro tem a mesma configuração que a sua (4cc + Bura 3e, Álcool).

poxa altas ideia,,vo faze isso na minh acaravan ,,nao gosto desse sistema do opala nao parece ser confiavel,,agua quente saindo e antrendo pro radiador ,,seila nao gosto,,assim selado,é tudo sempre certinho,,

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2155
Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por opala4cc em Seg 16 Mar - 22:27:57

eleandro kalckmann escreveu:Como estou de férias resolvi fazer umas experiencias com meu opa.e como ele estava aquecendo de mais em trechos de transito parado resolvi inventar uma ventoinha eletrica auxiliar na frente do radiador!e ficou tao bom q retirei a mecanica para mais testes!!!!!!algumas fotos pra vcs verem como ficou.

1-mandei dobrar uma chapa  R$8.00

2-risquei a posiçao do eletro

3-cortei nas marcaçoes

4-marcaçao dos furos de fixaçao do eletro

5-ja com os parafusos e testando no radiador velho

vista de cima

6-mais uns recortes para encaixe

7-testando no lugar

8-fiz uns tuxinho de aluminio2.7cm p/fixar o defletor

9-adaptei um cebolao(sensor de temperatura)p/acionar o eletro

ai um videozinho funcionando sem élice mecanica
https://www.facebook.com/video.php?v=1557042131228681&set=vb.100007687275412&type=2&theater&notif_t=video_processed

Interessante. Gostei da construção do suporte. Mas talvez você conseguisse melhores resultados de refrigeração se tivesse colocado o sensor que liga/desliga a ventoinha elétrica na mangueira de entrada do radiador e não na de saída. Até porque nos opalas com a ventoinha elétrica, o sensor fica no lado do radiador em que entra o líquido de arrefecimento.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 16 Mar - 22:47:10

Ficou bom seu projeto,parabéns,apoio a opinião do amigo opala4cc,o cebolão seria melhor na capa da termostática ou depois,pois é ali que a água sai quente pra resfriar  OKK

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 17 Mar - 11:33:01

´´OPALA4CC``Interessante. Gostei da construção do suporte. Mas talvez você conseguisse melhores resultados de refrigeração se tivesse colocado o sensor que liga/desliga a ventoinha elétrica na mangueira de entrada do radiador e não na de saída. Até porque nos opalas com a ventoinha elétrica, o sensor fica no lado do radiador em que entra o líquido de arrefecimento.
´´BRUNOSILVERSTAR´´Ficou bom seu projeto,parabéns,apoio a opinião do amigo opala4cc,o cebolão seria melhor na capa da termostática ou depois,pois é ali que a água sai quente pra resfriar  OKK

VALEU OBRIGADO!!!!na quastao do cebolao,é o seguinte;a uns 3 meses atras eu fiz esse sistema em uma f100 6cc 4.9....e com o cebolao em cima logo depois da saida de agua da valvula termostatica,só q ocorreu um imprevisto,a mangueira q ficou o cebolao estava mais alta q o radiador e ficava com pouca agua dentro(no opala isso é normal tambem)dai a ventoinha demorava para ligar e as vezes nem ligava(ocasionando um superaquecimento do motor),,,,ocorreu tambem q como o cebolao NAO ficava em comtato com a agua o tempo todo ,criou um zinable(tipo de ferrugem)no cebolao prejudicando ainda mais o seu funcionamento.....A SOLUÇÂO foi colocar o cebolao em baixo e fazer um sistema selado....dai nunca mais incomodou a f100...por esse motivo eu coloquei em baixo,sem contar q apenas puxei a mangueira para traz e coloquei um outro pedaço para fazer a emenda(facil de colocar e de tirar)...MAS estou estudando a possibilidade de mudar para cima,ja q a resposta do sistema seria mais imediata a variaçao de temperatura.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 17 Mar - 11:51:57

eleandro kalckmann escreveu:´´OPALA4CC``Interessante. Gostei da construção do suporte. Mas talvez você conseguisse melhores resultados de refrigeração se tivesse colocado o sensor que liga/desliga a ventoinha elétrica na mangueira de entrada do radiador e não na de saída. Até porque nos opalas com a ventoinha elétrica, o sensor fica no lado do radiador em que entra o líquido de arrefecimento.
´´BRUNOSILVERSTAR´´Ficou bom seu projeto,parabéns,apoio a opinião do amigo opala4cc,o cebolão seria melhor na capa da termostática ou depois,pois é ali que a água sai quente pra resfriar  OKK

VALEU OBRIGADO!!!!na quastao do cebolao,é o seguinte;a uns 3 meses atras eu fiz esse sistema em uma f100 6cc 4.9....e com o cebolao em cima logo depois da saida de agua da valvula termostatica,só q ocorreu um imprevisto,a mangueira q ficou o cebolao estava mais alta q o radiador e ficava com pouca agua dentro(no opala isso é normal tambem)dai a ventoinha demorava para ligar e as vezes nem ligava(ocasionando um superaquecimento do motor),,,,ocorreu tambem q como o cebolao NAO ficava em comtato com a agua o tempo todo ,criou um zinable(tipo de ferrugem)no cebolao prejudicando ainda mais o seu funcionamento.....A SOLUÇÂO foi colocar o cebolao em baixo e fazer um sistema selado....dai nunca mais incomodou a f100...por esse motivo eu coloquei em baixo,sem contar q apenas puxei a mangueira para traz e coloquei um outro pedaço para fazer a emenda(facil de colocar e de tirar)...MAS estou estudando a possibilidade de mudar para cima,ja q a resposta do sistema seria mais imediata a variaçao de temperatura.

Isso faz sentido. É que o ideal seria que o sensor fosse colocado no próprio radiador, porém no lado em que entra o líquido quente de arrefecimento. Sei que isso é impraticável no seu caso. Se optar por colocá-lo na mangueira de entrada (mangueira superior), coloque o sensor com os terminais elétricos voltados para baixo, para que a face do sensor que mede a temperatura tenha menos chance de ficar exposta ao ar.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 17 Mar - 12:12:14

Isso faz sentido. É que o ideal seria que o sensor fosse colocado no próprio radiador, porém no lado em que entra o líquido quente de arrefecimento. Sei que isso é impraticável no seu caso. Se optar por colocá-lo na mangueira de entrada (mangueira superior), coloque o sensor com os terminais elétricos voltados para baixo, para que a face do sensor que mede a temperatura tenha menos chance de ficar exposta ao ar.[/quote]
PENSANDO BEM nao é impraticavel nao,no radiador tem um lugar para ser recortado e adaptado uma rosca com uma porca de plastico por dentro do mesmo......se nao me engano o 4cc q saiu com ar era com esse cebolao no radiador......vou tirar umas fotos e de noite posto!!!!

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Ter 17 Mar - 13:40:53

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 17 Mar - 13:54:06

eleandro kalckmann escreveu:Isso faz sentido. É que o ideal seria que o sensor fosse colocado no próprio radiador, porém no lado em que entra o líquido quente de arrefecimento. Sei que isso é impraticável no seu caso. Se optar por colocá-lo na mangueira de entrada (mangueira superior), coloque o sensor com os terminais elétricos voltados para baixo, para que a face do sensor que mede a temperatura tenha menos chance de ficar exposta ao ar.
PENSANDO BEM nao é impraticavel nao,no radiador tem um lugar para ser recortado e adaptado uma rosca com uma porca de plastico por dentro do mesmo......se nao me engano o 4cc q saiu com ar era com esse cebolao no radiador......vou tirar umas fotos e de noite posto!!!![/quote]

Hummmm... Melhor deixar quieto, como está. Sleep Furar a parte plástica para fazer uma rosca ali... affraid Acho arriscado. Tá funcionando bem? Então, por enquanto, deixa como está. cheers cheers cheers
Já está bem bom.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 17 Mar - 17:52:12

esta ai o possivel lugar para colocar o cebolao!!!!
este é o novo com lugar marcado para furar

este é o com lugar próprio e como nao esta usando ,tem uma tampa rosqueada no lugar
é da marca SÒFICA ,q se nao me engano é original...me corrijam se estiver errado.

opala4cc
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por opala4cc em Ter 17 Mar - 18:16:26

eleandro kalckmann escreveu:esta ai o possivel lugar para colocar o cebolao!!!!
este é o novo com lugar marcado para furar

este é o com lugar próprio e como nao esta usando ,tem uma tampa rosqueada no lugar
é da marca SÒFICA ,q se nao me engano é original...me corrijam se estiver errado.

Sim, SOFICA era original GM. MAs essa empresa não existe mais. Foi vendida.

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Ter 17 Mar - 19:12:57

OKK OKK

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 17 Mar - 19:25:55

Então faça o seguinte,se você não usa ar quente ou aquecimento no coletor,aconselho a colocar o cebolão na capa da termostática,como esse aqui

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por eleandro kalckmann em Dom 22 Mar - 12:26:02

bruno silverstar83 escreveu:Então faça o seguinte,se você não usa ar quente ou aquecimento no coletor,aconselho a colocar o cebolão na capa da termostática,como esse aqui

Ficaria uma beleza !mas se nao me engano esse sensor funciona por resistencia,dai prescisaria ser injetado para poder funcionar(fulltec).me corrijan se eu estiver errado!!!!

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 22 Mar - 22:17:17

eleandro kalckmann escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Então faça o seguinte,se você não usa ar quente ou aquecimento no coletor,aconselho a colocar o cebolão na capa da termostática,como esse aqui

Ficaria uma beleza !mas se nao me engano esse sensor funciona por resistencia,dai prescisaria ser injetado para poder funcionar(fulltec).me corrijan se eu estiver errado!!!!

Não,esse foi só um exemplo onde você pode colocar o cebolão,não precisa ser igual o da foto  OKK

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 15:15:35

Data/hora atual: Qui 8 Dez - 15:15:35