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CONTA-GIRO (identificação e instalação)

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CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por EmidioMedeiros em Qua 11 Mar - 19:04:43

Ola, pessoal.

Atualmente, estou em processo de restauração e, em especial, na parte elétrica. Hoje foi o dia do painel e, claro, como todos, so sossego quando está funcionando tudo perfeitamentes. O velocímetro está ok (meio doidão e indeciso, mas ok), medidor de combustivel e temperatura tambem ok, so que o conta-giro ta me dando uma dor-de-cabeça, mas acho que seja coisa simples pra quem entende e épor isso que estou recorrendo a vocês. Quando terminamos hoje a parte do painel (eu e o eletricista), ficou faltando o canta-giro que, segundo ele, não está nem ligado na bobina,certo? Mas como eu não vou dormir hoje enquanto nao resolver isso, queria saber como faço pra identificar, NA PARTE DO MOTOR, os fios corretos do conta-giro e, assim, ligá-lo.

De antemão já agradeço o tempo e disposição de vocÊs que nunca me deixaram na mão.

abraços

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por eleandro kalckmann em Qua 11 Mar - 19:38:16

seu opa esta com igniçao eletronica?se for é no pino 3 da caixinha.se for platinado é no negativo da bobina ou no pino W do alternador(esse depende do tipo de alternador q esta usando)...uma dica ,,,o conta giro original dificilmente marca certo ,o bom seria um corte de giro 3step ,,,,marca certo e ainda nao deixa passar de giro caso queira dar umas pisadinha hehehehe.blz

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por EmidioMedeiros em Qua 11 Mar - 19:57:37

Fala, eleandro!

Entao, o meu é platinado e o meu grande problema é saber como identificar o fio a ser contectado no negativo da bobina,saca? tipo, é um fio qualquer ou tem algum detalhe que o diferencie dos outros?
eu sei que posso estar fazendo perguntas vagas e talvez dificeis de responder por internet (sem estar olhando o carro), mas voces aqui sempre ajudam tanto que sempre que tenho uma duvida, venho aqui antes hahahahahh

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por eleandro kalckmann em Qua 11 Mar - 21:00:52

cara agora tu me apertou,hehehe mas é o seguinte....tire o painel do carro e com ele conectado no plug do painel é claro. veja en qual pino q quando colocado uma lampada de teste o ponteiro sobe (sinal negativo atraves de uma lampada de teste)aquele q subir é o foi.....veja tambem se nao tem nenhum fio solto la na frente e q quando ligado em um negativo o ponteiro sobe.veja tambem se nesse conector atras do painel nao esta com mal contato,seu painel é esse?

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por EmidioMedeiros em Qua 11 Mar - 21:31:28

é esse sim,meu caro!

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 12 Mar - 13:59:29

o meu painel é esse

nao sei se é igual a parte eletrica mas como o conta giro esta na mesma posiçao acredito q seja igual!!!!o fio do conta giro q sai do painel é branco e vai ate a caixinha da igniçao eletronica
veja a foto q esse fio branco é ligado na trilha q vai até o parafuso do contagiro......

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por EmidioMedeiros em Qui 12 Mar - 17:50:09

Meu velho, você é o cara!!!

poxa, é isso mesmo! amanha vou ver isso e ja tenho ideia de como fazer.

muuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado! cheers

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por rysnn12 em Qui 12 Mar - 18:58:29

cara, não sei como é o teu painel, mas no meu é assim:


dos 3 pinos que aparecem o 1º é positivo, o 2º é negativo e o terceiro vai pro negativo da bobina.. São ligados à parte do painel.. pelos menos o meu está assim..

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 12 Mar - 20:24:21

rysnn12 escreveu:cara, não sei como é o teu painel, mas no meu é assim:


dos 3 pinos que aparecem o 1º é positivo, o 2º é negativo e o terceiro vai pro negativo da bobina.. São ligados à parte do painel.. pelos menos o meu está assim..
o meu painel é de um 90 e o seu é provavelmente de um 86 (eu acho)por isso a diferença.....o meu tem o chamado contato-impresso,no seu acho q nao.(ou foi retirado).o unico jeito é o nosso amigo emidio medeiros retirando o painel dele e ver como q é..pode ser q o meu é diferente do dele.vai sabe detalhes GM. hehehehe

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por EmidioMedeiros em Qui 12 Mar - 20:33:31

Fala, Rysnn.

Então, percebendo melhor, o meu painel é igual ao teu, ja que o modelo do meu é 87 e possuem mudanças sutis os modelos de 85 a 87.
Identifiquei aqui e, por coincidencia, há um fio solto no motor na cor cinza (ou pode ser um branco ja todo imundo) ali perto do motor de arranque. Pode ser ele? daí devo ligar direto no negativo da bobina, ne?
outra coisa: o fio não alcança até o negativo da bobina; dá pra ligar na lata do carro? se for preciso fazer uma extensão, há alguma especificação do tipo de fio a ser utilizado ou pode qualquer um?

PS: peço desculpas pela falta de imagens de minha parte, mas é que meu telefone morreu e o que to usando mal dá pra ligar direito.
Enfim, amanhã tento tirar umas fotos e enviar com outro celular no intuito de ajudar a quem mais tiver esse problema.

Digo os resultados amanhã e desde já meu muito obrigado a vocês

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por rysnn12 em Qui 12 Mar - 20:42:31

eleandro kalckmann escreveu:
rysnn12 escreveu:cara, não sei como é o teu painel, mas no meu é assim:


dos 3 pinos que aparecem o 1º é positivo, o 2º é negativo e o terceiro vai pro negativo da bobina.. São ligados à parte do painel.. pelos menos o meu está assim..
o meu painel é de um 90 e o seu é provavelmente de um 86 (eu acho)por isso a diferença.....o meu tem o chamado contato-impresso,no seu acho q nao.(ou foi retirado).o unico jeito é o nosso amigo emidio medeiros retirando o painel dele e ver como q é..pode ser q o meu é diferente do dele.vai sabe detalhes GM.   hehehehe
entao, esse painel é do 85-87.. comparando com o que está no meu carro, esse que esta fora e mais um outro que ja deu baixa, todos eram iguais.. até prefiro o esquema independente, pois acho mais facil pra identificar os fios e tambem é meio frágil o circuito desse painel, oxida muito facil..

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por rysnn12 em Qui 12 Mar - 20:49:19

EmidioMedeiros escreveu:Fala, Rysnn.

Então, percebendo melhor, o meu painel é igual ao teu, ja que o modelo do meu é 87 e possuem mudanças sutis os modelos de 85 a 87.
Identifiquei aqui e, por coincidencia, há um fio solto no motor na cor cinza (ou pode ser um branco ja todo imundo) ali perto do motor de arranque. Pode ser ele? daí devo ligar direto no negativo da bobina, ne?
outra coisa: o fio não alcança até o negativo da bobina; dá pra ligar na lata do carro? se for preciso fazer uma extensão, há alguma especificação do tipo de fio a ser utilizado ou pode qualquer um?

PS: peço desculpas pela falta de imagens de minha parte, mas é que meu telefone morreu e o que to usando mal dá pra ligar direito.
Enfim, amanhã tento tirar umas fotos e enviar com outro celular no intuito de ajudar a quem mais tiver esse problema.

Digo os resultados amanhã e desde já meu muito obrigado a vocês
o ideal mesmo seria tu desmontar esse painel pra observar como está ligado na parte de trás.. quanto a esse fio perto do motor de arranque, melhor nem tentar sair ligando ele em qualquer terminal, pode dar cagada e acabar estragando alguma outra coisa do carro..
o fio que vai pro pulso sai do negativo da bobina (nao confundir com negativo da bateria, ou seja, a lata..) na dúvida, acho melhor tu puxar um fio novo do negativo da bobina para o painel, assim tu ja sabe ao certo qual fio ligar..
uma maneira de identificar se é esse fio solto ae é com teste de continuidade com um multímetro, se tu achar algum fio solto semelhante atras do painel, pode ser o dito..

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por EmidioMedeiros em Qui 12 Mar - 20:51:33

Beleza, cara. vou fazer o que aconselhaste.

amanhã informo como foi!


muito obrigado

eleandro kalckmann
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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 12 Mar - 20:51:47

esse contato-impresso é realmente uma m&rd@ qualquer coisinha e se foi uma trilha! Sad sem contar q é o demo pra consertar.....

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por rysnn12 em Qui 12 Mar - 21:00:09

EmidioMedeiros escreveu:Beleza, cara. vou fazer o que aconselhaste.

amanhã informo como foi!


muito obrigado

blz cara, mantenha-nos informados Very Happy

eleandro kalckmann escreveu:esse contato-impresso é realmente uma m&rd@ qualquer coisinha e se foi uma trilha! Sad sem contar q é o demo pra consertar.....
fato. meu falecido painel simplesmente já nao tinha mas o circuito interno, era praticamente um monte de fios estanhados de um lado pro outro..
agora peguei esse painel e está funcionando quaaaaase tudo redondinho, menos o marcador de combustivel, que assim que dou meia chave a setinha vai parar la em cima e de la nao sai, e o fato do conta giros parar de funcionar quando ligo os farois.. tirando isso ta filé Laughing

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 12 Mar - 21:08:16

provavelmente tem um terra ligado nele ,ou o fio q vem de la da boia esta dando contato na lata,ou até ligado errado atras do painel(se for desse modelo com pino da sua foto dai de cima)...a hora q descobrir posta ai,,,blz

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

Mensagem por EmidioMedeiros em Qui 12 Mar - 21:30:42

rysnn12 escreveu:
EmidioMedeiros escreveu:Beleza, cara. vou fazer o que aconselhaste.

amanhã informo como foi!


muito obrigado

blz cara, mantenha-nos informados  Very Happy

eleandro kalckmann escreveu:esse contato-impresso é realmente uma m&rd@ qualquer coisinha e se foi uma trilha! Sad sem contar q é o demo pra consertar.....
fato. meu falecido painel simplesmente já nao tinha mas o circuito interno, era praticamente um monte de fios estanhados de um lado pro outro..
agora peguei esse painel e está funcionando quaaaaase tudo redondinho, menos o marcador de combustivel, que assim que dou meia chave a setinha vai parar la em cima e de la nao sai, e o fato do conta giros parar de funcionar quando ligo os farois.. tirando isso ta filé Laughing  



cara, de certeza isso é so uma falha no aterramento dos fios. Ve com um eletricista que isso daí é jogo rapido. O que acontece na maioria dos casos é que a galera prefere remendar fio do que troca-los e como temos carros antigos, as vezes os fios nunca foram trocados, começam a exercer mal suas funções e é ai que nossas conhecidas panes acontecem. O ideal mesmo seria a cada 5 anos trocar todos os fios.

Troquei recentemente os fios que conectam a bateria ao alternador e ao motor de arranque e é impressionante como fica com mais disposição.

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Re: CONTA-GIRO (identificação e instalação)

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