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Vela Carbonizada

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Vela Carbonizada

Mensagem por chevy250 em Sab 14 Mar - 0:12:29

Olá!

Ontem um dos cilindros dou meu Opala 90 6cil parou de funcionar.
Retirei a vela para ver e ela tinha um depósito de carvão curto-circuitando a mesma. Limpei e voltou a funcionar normal.

Essa vela é do primeiro cilindro la do fundo, mais para dentro do carro.

O que poderia causar isso? Vejam fotos abaixo.

O motor tá otimo sem falhas e com bom desempenho. É inteiramente original, inclusive sistema de escape.

Só para complementar, não sai fumaça de oleo mas na parede da garagem fica uma fuligem preta quando dou partida (a parede é branca). A mancha sai fácil da parede pois não é oleosa. Basta passar um pano umido.








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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por SevenFifty em Sab 14 Mar - 8:45:07

A causa disso não sei precisamente te responder, mas a fuligem preta que fica na parede branca (e sai com facilidade) é resultado de queima incompleta do combustível (a queima completa é limpa).

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por adpachec em Sab 14 Mar - 10:54:55

O meu acontecia isto, e para não ficar todo mês abrindo cabeçote, coloquei uma vela mais quente e resolveu.
Antes disto até joguei fluido de freio para ajudar a limpar (motor desligado).
Depois da troca de grau da vela resolveu.
Nos motores opalas, os últimos cilindros demoram a aquecer e acumula esta "coisa" nas velas.
Considerando que esteja tudo certo, olhe o grau das velas.
No meu caso troquei de grau 06 para 05.

OKK

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por chevy250 em Sab 14 Mar - 12:22:35

É vou dar uma olhada geral, pelo que vi tambem pode ser mistura.
Vou tirar as outras para olhar também.
Bom, comprei velas novas hoje que pela tabela é grau 5.

Valeu!!

alex medina
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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por alex medina em Sab 14 Mar - 12:26:19

adpachec escreveu:O meu acontecia isto, e para não ficar todo mês abrindo cabeçote, coloquei uma vela mais quente e resolveu.
Antes disto até joguei fluido de freio para ajudar a limpar (motor desligado).
Depois da troca de grau da vela resolveu.
Nos motores opalas, os últimos cilindros demoram a aquecer e acumula esta "coisa" nas velas.
Considerando que esteja tudo certo, olhe o grau das velas.
No meu caso troquei de grau 06 para 05.

OKK
tem sentido oque vc falou,se seu carro é a gasolina,vc tava usando a vela cm grau errado grau 6 é pra alcooole 5 é pra gasolina,,,agora sobre o nosso amigo ali,,o opala dele pode esta cm um pouco de excesso e a mancha preta q fica na parede é a gasolina extra q quemou,,e se tiver cm excesso isso vai carboniza mais a vela,,maais nao pra deixar cm um carvao daquele que da pra fazer churrasco neh:P ,acho q oque aconteceu ali foi q pode ter passado uma sujeira peelo o filtro tanto de gasolina quanto o de ar e na hora da queima em vez dele ser jogado pra fora do motor acabou ficando grudado na vela..ou o pistao esta muito carbonizado devido ao excesso e comecou a solta o carvao que fica na cabeço do pistao,e acabo ficando na vela..ja vi carros falharem por isso,e o pessoal condenar o cabeçote,e quando foi ver era só esses carvao q ficaram entre a valvula e a sede,,dai o carro falhava muito

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por chevy250 em Sab 14 Mar - 12:49:02

É Alex, faz sentido o que falou. Meu Opala tem só 90.000km tudo original. Eu e os outros dois donos anteriores são estilo tiozinho mesmo. Maior parte do tempo andando em baixa RPM e na cidade.

Tem alguma forma de descarbonizar o motor sem ter que tirar o cabeçote? Andar mais em alta de vez enquando ajudaria ou agora só abrindo mesmo?

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por alex medina em Sab 14 Mar - 13:02:49

o certo seria tira o cabeçote,,pra que se caso algum desses carvao que tao no pistao nao ficarem entre a valvula e a sede de valvula,,mais como seu carro é todo original e vc nao esta tendo problemas com ele (time que est aganhando nao se meche),,vc poderia colocar aqueles aditivos pra gasolina ou pra limpeza de motores que vai diluido na gasolina,,de cabeça é oque eu me lembro agora,,ja ouvi falar que se colocar querosene tbm limpa muito,o problema é que ouvi falar e nunca fiz entao nao sei qual a proporçao para colocar

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por adpachec em Sab 14 Mar - 14:49:13

Na foto esta exagerado:



http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releases/Detalhes.aspx?idRelease=11732

3) Oleosa (carbonização oleosa)
O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.
Causas: óleo em excesso na câmara de combustão, nível de óleo muito alto, guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos. Em motores a gasolina de 2 tempos, óleo em excesso na mistura.
Efeitos: falhas de ignição, dificuldade na partida.
Soluções: retificar o motor, usar a proporção correta de mistura gasolina / óleo (motor de 2 tempos), substituir as velas de ignição.


Um dos casos pode ser respiro de óleo entupido (causa pressão no motor e vaza pelos retentores), ou "arreganhado" sugando óleo para as câmaras (neste caso seria em todas).

Retentores de válvula.
Falha na ignição do último cilindro (revezar toda ignição).
No pior dos casos anel de pistão.

Mais eu limparia esta vela e levaria o carro para estrada, dirigir o carro só no estilo "tiozão" e em baixa rotação favorece o acúmulo de detritos no motor.

Assim como ficar só na frente da Tv faz mal a saúde, seu motor precisa andar um pouco de vez em quando.

OKK

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por chevy250 em Sab 14 Mar - 15:18:21

Bom, acabei de trocar todas as velas. As outras 5 estavam pretas mas sem nenhum acumulo de carvão como a do nr. 6. A feia mesmo foi só a vela do cilindro numero 6 (o do fundo, oposto à valvula termostática).

Vou seguir os conselhos ai. Andar mais na estrada e ver daqui um tempo como as velas novas ficaram.

Mais tarde, com a cidade mais livre, vou dar uma volta para ver como ficou com as velas novas.

Agradeço pelos comentários!

Na imagem abaixo, as velas velhas. A do nr. 6 está mostrada depois da limpeza. O oleo na rosca é WD40 que usei para facilitar a retirada.


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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por Pedro Opala90 em Sab 14 Mar - 15:41:28

Vá até um local deserto, leve um tubinho de fluído de freio, com o carro funcionando em baixa rotação, despeje bem devagar direto no carburador. Vai fazer uma fumaceira danada, limpa o motor na parte de combustão e não danifica.
Seu caso pode ser anel preso devido a pouco uso e combustível/óleo ruim, na maioria dos casos ajuda.
O combustível que usa é de boa qualidade?

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por chevy250 em Sab 14 Mar - 16:44:14

Ola Pedro,

Eu to com ele há um ano apenas. Eu só uso Shell aditivada, pois ando bem pouco então o preço não importa muito nesse caso. Oleo é novo e nao queima nem baixa.

Vou dar uma observada nas velas novas e ver se o problema continua.
Sai agora há pouco para umas aceleradas com as velas novas e tá bem bom, tá forte! Very Happy

O duro é que em S.Paulo só tem congestionamento (a não ser de madrugada), para sair em qualquer estrada leva uns 30min de anda-para e logo caimos em um pedágio Rolling Eyes

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por chevy250 em Qua 25 Mar - 22:41:11

Comentando aqui sobre a carbonização

Dei uma regulada no 446 e a fuligem preta que saia do escape e que ficava grudada na parede diminuiu muito quase zerando.

Os parafusos de mistura estavam muito abertos. Fui fechando os parafusos, a rotação foi subindo e até precisei baixar pelo parafuso do ajuste da lenta.
Até o cheiro da queima melhorou. Tá mais suave.

Acho que parte da culpa da carbonização foi minha mesmo por não ter regulado a mistura corretamente (burrão! ). Quando comprei o carro, tirei o carburador e levei para revisar. Ficou ótimo, mas quando instalei acabei não regulando por medo de estragar alguma coisa já que funcionou muito bem logo de primeira.

Agora tá show! Vivendo e aprendendo...

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por Pedro Opala90 em Qui 26 Mar - 6:50:55

Que bom que resolveu.
Todo carro carburado deveria ter sonda lambda e hallmeter, seria mais fácil de regular e encontrar esses problemas.

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Re: Vela Carbonizada

Mensagem por Robson Korb em Qui 26 Mar - 7:47:44

O meu estava acontecendo a mesma coisa, troquei as velas e nada mudou, começou a queimar todas as velas, ai o mecânico viu que estava fora de ponto, colocou no ponto, nunca mais me incomodei.

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Re: Vela Carbonizada

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