Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Opala não pega na chave
Hoje à(s) 12:00:16 por adpachec

» Chaves originais do Opala 78
Hoje à(s) 11:48:03 por JoséPaulo

» Novo membro no site Opaleiros do Paraná!
Hoje à(s) 11:37:29 por JoséPaulo

» Encarando o 88
Hoje à(s) 11:01:39 por marcao fb

» Farol de milha CIBIE
Hoje à(s) 10:45:24 por JoséPaulo

» Opala 78. Sonho realizado
Hoje à(s) 10:41:21 por JoséPaulo

» Golpe. Opala 1970
Hoje à(s) 10:25:55 por JoséPaulo

» Modulo de ignição chicote.
Hoje à(s) 9:47:12 por reimon

» Brasil, um país de palhaços
Hoje à(s) 8:49:53 por opala4cc

Quem está conectado

58 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

CARLOS EDUARDO LEAL, Müller, Rafael Augusto, reimon

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7860)

100 (7771)

GM 292...algumas dicas.

Compartilhe

Ré.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 72
Modelo do carro : Chevrolet A20
Cilindros : 6

GM 292...algumas dicas.

Mensagem por Ré. em Qui 19 Mar - 13:10:48

Boa tarde pessoal.
antes de tudo me permitam parabenizar esse excelente fórum, sempre acompanhei e aprecio muito todo o conhecimento que obtive aqui.
todos vcs estão realmente de parabéns.

então pessoal, queria compartilha um pouco com vcs a reforma de uma baita encrenca chamada GM 292.
no começo do ano passado..eu arranjei um brucutu desses.. comprei barato e tava completo.. então pensei, porque não ?? haha...pobre burro que vós escreve.
mas o problema é que além de burro... eu sou teimoso... ai já viram que ia dar me%&&.. hahah mas então...

comprei o bicho...levei para um desmontar e mais animado que muleque tarado quanto vai visitar a prima... abri a jabiráca...para inspecionar...
e eu doido para encontrar tudo STD. e talvez até novinho...reluzente...brilhante e zeradex.. HA-ha...tá.... abraço....

virabrequim a 0.30'' e pistões a 0.20''...já implorando para serem retificados...faltava varetas tuchos.. comando de válvulas.. e mais um pá de coisa.
bom mais e ai ???... perguntei olhando para o amigo mecânico que me olhava com aquela cara de maconheiro quando entra naquela brisa do mal.....

achar bronzinas para esse motor já é difícil... agora achar bronzinas 0.40''... é mais fácil cair uma peituda no teu colo do que achar essa bagaça..... e como sou neurótico...chinesa não serve.. quero clevite ou metal leve... ai lasquedes...

e procura um pouco aqui... procura mais ali... vai pra lá vem pra cá... caça e questiona tudo mundo... e faz um tour nacional em ferro-velho e por ai vai... até que o lado burro conseguiu falar mais alto e eu acabei comprando outro 292... agora tinha 2 e nenhum prestava... o segundo pra piorar tava com o bloco rachado bem nas camisas... ou seja... haha ainda mais do que inútil.

bom pessoal...para resumir o papo chato... nesse período de mais de um ano de terapia de choque 292... aprendi umas cositas sobre o assunto.
e quero compartilhar com o pessoal aqui do fórum esse pouco conhecimento que adquiri sobre o assunto... espero que sirva um pouco para quem também tá nessa sinuca de bico.. ou nem quer se meter nela por saber a encrenca que é.

a medida que fui correndo atrás, fui descobrindo todas as dificuldades e caminhos para fazer esse motor funcionar.

no mercado existe uma IMENSA escassez de peças, é muito difícil de encontrar e mais difícil ainda encontrar peças de boa qualidade.
desse modo existe muito nego picareta e muito nego olho grande... pra complicar mais ainda.
por exemplo.
tem cara que diz que, só ele tem a peça, mais ninguém tem e se vc quiser custa tanto...
o que acaba por desmotivar muita gente.

para dar uma esculhambada, vou deixar registrado algumas descobertas interessantes que fiz sobre esse motor.
para que alguém que esteja mexendo em um, já tenha mais algumas informações que possam ajudar.

sobre as camisas.
é vendido camisas STD. do GM 250 (opala) como sendo para esse motor, vem escrito inclusive na caixa, sendo a aplicação no motor 230, 250 e 292.
mas não procede, o 230 e 250 utilizam camisas de mais ou menos 150 - 153 mm, o 292 originalmente tem camisas por volta de 170 mm.
o que torna possivel a utilização das camisas do opala, mas ai é um serviço porco, pois vai ficar um vão na parte de baixo dos cilindros, ou seja não é correto.

assim, podemos utilizar camisas maiores, para que seja feito o trabalho na retifica.
sendo uma boa retifica eles encurtam, ajustam e até fazem o colarinho nas camisas.
as do Perkins 4-236 e Q20B podem ser usadas sem problemas, o que facilita muito de se encontrar e barateia, achei cada uma por 50 reais.

outra possível é a do OM 366... que custa mais barato ainda. paguei 35 reais em cada uma da Riosulense.
elas vem nas seguintes medidas.

comprimento - 222 mm
diâmetro interno - 97 mm
diâmetro externo - 103 mm

outra coisa que vc simplesmente não acha em lugar nenhum para esse motor são as varetas de válvulas.
mentira, já achei umas, fabricadas aqui.... só que as pontas eram de plastico encaixadas em um tubinho de alumino.....
ai vc pode importa dos EUA... com certeza vai demorar a chegar e são caríssimas.

mas não tem problema, basta comprar as do MWM 229.
são idênticas, igualzinhas mesmo e custam entre 10 e 15 reais cada.
para confirmar as medidas, elas tem 289,5 mm de comprimento e 7,93 mm de diâmetro.

ai tem a questão do anéis... vc acha com certa facilidade da marca C.T.I... são chineses e bem mais ou menos.
pelo que andei vendo, não falam mal... mas é consenso que duram muito menos que os originais Mahle.
quem quer montar um motor zerado tem que correr atrás do originais.
mas é MUITO difícil de encontrar... e são caros...

recentemente descobri que os anéis do 4-236 e Q20B são exatamente os mesmo.
fáceis de encontrar, inclusive os de boa marca.
para confirmar as medidas.....

diâmetro STD - 98,48 mm
anéis compressores - 2,38 mm
anéis raspadores - 4,76 mm
largura - 4,00 mm

ele são quase exatamente os mesmo...só para não deixar "mintido"...os originais tem 98,44 mm e os perkins tem 98,48 mm, uma pequena folga de 4 décimos que é facilmente corrigida na hora de retificar o motor.

outra pota dor de cabeça é achar as bronzinas... essas são difíceis mesmo as chinesas... e as Mahle então nem se fala, bem complicado de achar e quando acha..., vc nunca consegue na medida que tá procurando, deve ser karma hehehe.

para facilitar, vc pode comprar as Clevite (que são Mahle) para o motor V8 GM 350.
mas só as de biela que são idênticas, muito fáceis de achar e baratas, infelizmente as de mancal são diferentes.... essas de mancal eu não consegui nenhuma compatível.

mas existe um fabricante nacional...
a metalúrgica Broman, fabrica as de mancal... somente as de mancal... assim vc compra novas e de fabricação nacional.

pessoal, espero que essas informações ajudem quem precisa montar um motor desses.
restando só a dificuldade dos pistões e bielas, pois o resto, pode ser resolvido com uma certa facilidade.
espero quebrar um pouquinho a imagem de bicho papão desse motor em relação as peças.
e tambem espero enriquecer um pouco o fórum com essas pequenas descobertas que eu fiz.

hoje o meu 292 já tá com todas as peças compradas e prontinhas para serem montadas...o bicho já tá todo retificado... só aguardando para recebe-las... e seu Deus quiser e me permitir receber também um comandinho crower... um cabeçote de ômega... uma megasquirt MS2... e uma Turbina K27.

valeu pessoal, um abraço a todos.
e mais uma vez, parabéns pelo excelente fórum.

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Cilindros : 8+6+6+6+4

Re: GM 292...algumas dicas.

Mensagem por BANDIT em Qui 19 Mar - 17:19:20

Olá Ré

Parabéns pelo seu testemunho

Quem aqui desde 2005 sempre diz pra não mexer com esse motor 292 Question Question Question

Ré  esse motor é para a sua caminhonete (bonanza bordo ?)

Boa Sorte na finalização do projeto OKK

Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2842
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil

Mensagem por Jean Michel Colet em Qui 19 Mar - 18:43:45

Pra mim a informação é de grande " suada" ... Valeria ser fixo.

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 531
Modelo do carro : Opala Cupê 74
Opala SS 75
Diplomata Cupê 86
Cilindros : 6 + 6 + 6

Mensagem por Paulo Emilio em Sex 20 Mar - 1:14:43

Pois é... já montei três destes motores. Os pistões consegui Mahle álcool .50. Em uma loja no interior de SP, após um mês de busca. São forjados. Caro. Preste atenção na folga de montagem. Os casquilhos de mancal comprei Clevitte do GM 350 e o 7° consegui um torneiro que fez.

O comando tem que importar mesmo, específico para o 292. Não vem inventar de colocar o do 250 que não funfa. E não fica com medo, a litragem "amansa" o comando, isto é, pode colocar comando 290° que não fica ruim de lenta. Pra começar os comandos 292 tem pouco cruzamento.

Tem que por pra respirar. Tripla weber, ou (a que eu não gosto, nada pessoal, gosto mesmo), a quadrijet, se quiser uma 48 IDA. Cabeçote trabalhado, válvulas maiores.

Compensa? Acho que não. Um 4.4 é mais fácil, rápido e barato de fazer. Mas quando você anda nele é muito bom, barulho encorpado, o torque é de outro mundo.

Fiz o suporte do motor para o lado direito, se quiser te faço um. Hoje mesmo estava ligando o do Júlio, mas a bateria dele está fraca, 60ah não gira o motorzão com taxa.

Os casqulihos:

O suporte do motor:

A uma semana:

Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 20 Mar - 1:21:43

Paulo, por gentileza poste vídeo das primeiras funcionadas, eu não conheço ao vivo esses motores.

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Opala SS 75
Diplomata Cupê 86

Mensagem por Paulo Emilio em Sex 20 Mar - 11:03:07

Ok, assim que ligar vou postar. Ainda vai demorar uns dias para andar, está sendo feita uma reforma no carro, falta o freio e algumas coisinhas. Vai ligar com um weber 40 só para amaciar, o próximo passo é a tripla.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7860
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 20 Mar - 11:13:47

Parabéns por compartilhar essas informações amigo Ré...Vai ajudar muitos "teimosos"..rsrs

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Ré.
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Ré. em Sex 20 Mar - 13:38:27

Muito obrigado pessoal.
agradeço também de estar como fixo.. é uma honra.

Bandit ..... exatamente, estou montando para por nela, como sempre ouvi que o bicho é uma monstro de torque, acho que vai casar bem com um carrão pesado.
valeu.

Paulo.... os meus pistões eu consegui numa loja lá no interior de MG haha é embaçado mesmo, ahh então são forjados mesmo...????
eu suspeitei pois pelo que já vi de pistão forjado eles são semelhantes.. digo as marcas de fabricação.  
puts é bem essa ultima bronzina que dificulta tudo... a de encosto... as outras são iguaizinhas as do 350... sacanagem mesmo hahaha... de curiosidade.. usou que material para fazer o ultimo casquilho ????

parte de comando eu estava em duvida entre o Crower TCS-5 (268x264/114, overlap 38) e TCS-7 (280x268/114, overlap 46).... o que vc me aconselha ???
como o carro é pra viajar e sem nenhuma pretensão de track day ou arrancadão... quero o motorzão liso e poder andar com giro baixo sem ficar soqueando.. conforto e torque alto em baixa... mas também tem que ter folego.
por ser um conjunto balanceado.. mas com pistões e bielas originais... não vou forçar o motor... pretendo girar no máximo uns 5.500 Rpms.

não é possível usar o comando do 250 ????
mas porque ??/..... tem haver com as fases para as bielas recortadas na lateral do comando original do 292 ?????

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Opala SS 75
Diplomata Cupê 86

Mensagem por Paulo Emilio em Sex 20 Mar - 17:31:37

Ré. escreveu:
não é possível usar o comando do 250 ????
mas porque ??/..... tem haver com as fases para as bielas recortadas na lateral do comando original do 292 ?????

Se fosse só isto era fácil, com meia hora de makita resolve. Tem uma matéria na Race Master 17 que explica melhor que eu vou conseguir. Pelo curso diferente o tempo de admissão e escape e os cruzamentos são diferentes. O escape tem que abrir quando o ângulo da biela com o vira for 90° ou o mais próximo disto possível, para ter maior potência. Com o comando do 250" esta abertura é bem mais cedo, então a energia da explosão em vez de empurrar o pistão para baixo vai ser dispersa expulsando os gases da câmara. Para agravar o tempo da admissão fica muito curto para o volume de mistura que precisa ser aspirado.

Se vai girar pouco assim monta primeiro com o original e uma carburação melhor, aumenta um pouco a taxa, fluxa o cabeçote e coloca válvulas maiores pelo menos na admissão. O comando original é 286x286x114°. E não funciona no 250", fica muito manso, talvez dê certo com turbo. Eu tenho uns dois deste aqui, muito novos. Tenho mais, e talvez o da silverado dê certo, mas ainda não medi o que tenho, se alguém tiver a medida dele agradeço.

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Opala SS 75
Diplomata Cupê 86

Mensagem por Paulo Emilio em Sex 20 Mar - 17:56:54

Chegou agora:

Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 20 Mar - 18:20:59

No final deve ter ficado a 200 rpm kkkk ...........

O paulo, tu que gritou no final?? KKK

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Opala SS 75
Diplomata Cupê 86

Mensagem por Paulo Emilio em Sex 20 Mar - 18:34:03

Nem estava presente, o Júlio ficou louco pra ligar e plantou faísca. Ele falou "não assusta com minha voz no final...." kkkk mesmo...

Última edição por Paulo Emilio em Sab 21 Mar - 12:56:51, editado 1 vez(es)

Rogerio292
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 39

Mensagem por Rogerio292 em Sex 20 Mar - 19:20:55

A teimosia parece ser uma característica do pessoal que usa os 292! Wink
As informações que passou vão ajudar muita gente a poder montar um motor deste com um investimento menor.
Valeu mesmo!

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 20 Mar - 20:22:10

desculpe a minha ignorancia,mas esse 292 é o ´´popular`` 6cc 3.0?mais uma pergunta sem noçao minha.quantos tipos de motores sairam nos opalas?ja ouvi falar em 151-153-292-250s tem mais ainda?nunca achei nada na net q esplicase isso .como nao sou mec e sou opaleiro......sa sabe como é a curiosidade né.

Ré.
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Ré. em Sex 20 Mar - 20:28:43

Paulo... entendi, então existe uma diferença no enquadramento.... mas no caso não seria somente uma questão de enquadrar o comando montado em defasagem com o ponto de sincronia original ????..... ou a própria disposição dos lóbulos é diferente ????

quanto ao projeto, o motor vai ser injetado, vou usar todo o conjunto de admissão do Omega, coletores, cabeçote (este vai ser preparado), TBi.. etc etc..
o motor vai ser turbinado... e taxa... eu estava querendo manter em uns 10:1... sei que é alta pra turbo, mas com roda fônica pra segurar o ponto e a pressão máxima de 1 bar que pretendo usar... acho vai ficar bom para manter firme na fase aspirada.

ahh e a proposito... hahahah que coisa linda de motor esse do vídeo... e o ronco dessa bagaça, coisa de loco.
eita motorzão do mal... se recusa a morrer..HAHAHAHAHHA.

Rogério... imagina cara, o que é isso.
espero que ajude o pessoal.

Eleandro... que isso cara não tem nada pra desculpar.
então... não, o 292 é 4.8..... 292 é o deslocamento dele em polegadas cubicas... no caso 61 polegadas cubicas = a 1 litro ou 1.0.

o 6 cilindros 3.0 saiu apenas no omega... é um motor europeu que nada tem a ver com os motores de origem americana do opala.
que a proposito teve 4 motores.... 151 e 153 de 4 cilindros... 230 e 250 de 6 cilindros.... o 292 nunca equipou o opala originalmente.

Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 20 Mar - 20:29:39

Eleandro, esses motores saíram nos caminhões da sigla "60" --> A 60 por exemplo.

292 são polegadas cubicas, não um nome qualquer..

Uma polegada cubica equivale a 16,38 cm³ ou cilindradas.

Logo 292 = 4785 cm³ ou cilindradas.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 20 Mar - 20:56:26

Olha só o estrago que um motor desses faz...instalado num Maverick:

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 315

Mensagem por renato732 em Qua 25 Mar - 15:48:03

Quanto a varetas, bronzinas, aneis e parafusos. Compensa importar.
Fiz isso e nao saiu caro.

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 25 Mar - 20:54:16

Rapaz, se o 4100 ja fica dificil de colocar no maverick, imagina o 4800

eleandro kalckmann
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Modelo do carro : opala Comodoro sl/e 90
Cilindros : 4cc

Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 26 Mar - 11:26:34

não, o 292 é 4.8..... 292 é o deslocamento dele em polegadas cubicas... no caso 61 polegadas cubicas = a 1 litro ou 1.0.

o 6 cilindros 3.0 saiu apenas no omega... é um motor europeu que nada tem a ver com os motores de origem americana do opala.
que a proposito teve 4 motores.... 151 e 153 de 4 cilindros... 230 e 250 de 6 cilindros.... o 292 nunca equipou o opala originalmente.[/quote VALEU RÉ .agora entendi melhor.....

, esses motores saíram nos caminhões da sigla "60" --> A 60 por exemplo.

Logo 292 = 4785 cm³ ou cilindradas......
VALEW JEAN ......a proposito  o 151 e 0 153 tem tem litragem diferentes?

Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Jean Michel Colet em Qui 26 Mar - 11:34:09

eleandro kalckmann escreveu:
não, o 292 é 4.8..... 292 é o deslocamento dele em polegadas cubicas... no caso 61 polegadas cubicas = a 1 litro ou 1.0.

que a proposito teve 4 motores.... 151 e 153 de 4 cilindros... 230 e 250 de 6 cilindros.... o 292 nunca equipou o opala originalmente.[/quote VALEU RÉ .agora entendi melhor.....

, esses motores saíram nos caminhões da sigla "60" --> A 60 por exemplo.

Logo 292 = 4785 cm³ ou cilindradas......
VALEW JEAN ......a proposito  o 151 e 0 153 tem tem litragem diferentes?

2,54³ = 16,387 cm³ = 1 pol³

Logo: 151*16,387 = 2474,4 cm³

153*16,387 = 2507,2 cm³

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Opala SS 75
Diplomata Cupê 86

Mensagem por Paulo Emilio em Ter 31 Mar - 17:36:04

Senhores, liguei o meu hoje. Vou colocar tripla, esta 48 IDA está acertada, mas não vou cortar o capô - apesar dele não estar grandes coisas.

A intenção é fazer um motor mais girador, o virabrequim e volante estão aliviados, o comando é para girar mais. O carro é leve, por isto pode fazer estas alterações.

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por renato732 em Qua 1 Abr - 7:29:14

Paulo, esta usando o comando x-262?

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Opala SS 75
Diplomata Cupê 86

Mensagem por Paulo Emilio em Qua 1 Abr - 11:45:30

Sim. Ainda não andei, assim que andar te falo o resultado.

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qua 1 Abr - 12:43:08

Orra..ficou lisinha a lenta...vc disse que não vai tirar o capô..como vai fazer pra fechar? Não tem espaço pra tal, não?

Acho esse bloco interessantíssimo.

Paulo Emilio
Opaleiro
Opaleiro

Opala SS 75
Diplomata Cupê 86

Mensagem por Paulo Emilio em Qua 1 Abr - 13:29:03

Vou colocar tripla 44. Estou a procura de coletor Hotbird, aquele baixo. Esta 48 IDA fica uns 10cm's pra cima, tem que cortar o capô. Quando usava no 75 deixava um pouco aberto e boas.

leonardo opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 188
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1990
Cilindros : 6cc

Mensagem por leonardo opaleiro em Qua 1 Abr - 15:54:36

Paulo Emílio ta top esse motorzão ein, parabéns
Alias ta ousado sem servo freio ein, qual cilindro mestre ta usando? E como ficou o freio?

grechejr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 546
Modelo do carro : Escort Zetec
Cilindros : 4 - 1.8 16V

Mensagem por grechejr em Qua 1 Abr - 18:14:34

Esse tópico é maravilhoso! O Ré foi um pai em divulgar todo o caminho, Paulo então um mestre.
Belo motor Paulo!

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Ranger Sport 08/08
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Qua 1 Abr - 19:41:44

Paulo Emilio escreveu:Vou colocar tripla 44. Estou a procura de coletor Hotbird, aquele baixo. Esta 48 IDA fica uns 10cm's pra cima, tem que cortar o capô. Quando usava no 75 deixava um pouco aberto e boas.

Mas então..com esse esquema que vc falou vai fechar o capô então?

robje
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 302
Modelo do carro : Opala Standard 77.
Cilindros : 250s

Mensagem por robje em Dom 12 Abr - 20:18:44

Acompanhando...

Menon italiano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1

Mensagem por Menon italiano em Qui 23 Abr - 9:31:23

Olá parabéns pelas explicações do motor Gm 292. Tenho um motor desse que foi tirado de uma A 40 1987/88 a alcool e tem um furo na lateral do carter e minha dúvida se o furo é para conduzir o óleo até um radiador para refrigeração ou será outra coisa? Obrigado

DanSantanna
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 33
Modelo do carro : Diplomata 89
Cilindros : 6cc

Mensagem por DanSantanna em Qui 23 Abr - 16:44:31

Acompanhando ...

Ré.
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Ré. em Dom 31 Maio - 19:09:45

Menon, eu não o sei o porque disso, mas o meu também tem.
talvez seja saída para algum radiador de óleo, mas eu acredito que seja algum tipo de respiro.

Pessoal, me tirem uma duvida.
vou utilizar um comando Crower "special order" para esse motor, só que o bicho tem .592" de levante de válvulas na admissão.
meus pistões originais ficaram 0 mm do bloco, ou seja... rentes.....
o meu amigo preparador, que esta participando somente do fechamento do motor, me alertou de que os pistões estando a 0 mm... mais os 15 mm de levante do comando.... existe o risco de colisão das válvulas com o topo dos pistões.
isso é possível ????

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 31 Maio - 21:37:17

292 é foda demais,se for turbo melhor ainda,o preparador aqui tem um diplomata 292 turbo,pensem num demônio que é o carro,com relação longa da andar bem acima dos 200km

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 31 Maio - 21:42:17

Ré. escreveu:Menon, eu não o sei o porque disso, mas o meu também tem.
talvez seja saída para algum radiador de óleo, mas eu acredito que seja algum tipo de respiro.

Pessoal, me tirem uma duvida.
vou utilizar um comando Crower "special order" para esse motor, só que o bicho tem .592" de levante de válvulas na admissão.
meus pistões originais ficaram 0 mm do bloco, ou seja... rentes.....
o meu amigo preparador, que esta participando somente do fechamento do motor, me alertou de que os pistões estando a 0 mm... mais os 15 mm de levante do comando.... existe o risco de colisão das válvulas com o topo dos pistões.
isso é possível ????

Esse video pode te ajudar

GustavoBraga
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 463
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6

Mensagem por GustavoBraga em Seg 1 Jun - 13:39:33

O nosso 292 também foi vendido na gringa, não? Hoje de bobeira no youtube encontrei vários vídeos como esse, da gringa:

Onde esses caras arrumam as peças? Oo

Coletor estranho... carter bacana.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 1 Jun - 19:27:58

Gustavo,o motor 292 é de origem americana,igual os nossos 230,250 ... e lá saiu bastante desses motores,e ainda são fabricadas peças pra ele

http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_straight-6_engine

Veja essa Elcamino com um 292 turbo

GustavoBraga
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 463
Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6

Mensagem por GustavoBraga em Seg 1 Jun - 23:02:48

Então não se acha peças facilmente por lá? Pra importar...

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Seg 1 Jun - 23:11:48

GustavoBraga escreveu:Então não se acha peças facilmente por lá? Pra importar...

Ao contrário,lá tem bastante peças pra esse motor,desde bronzinas até comando brabos,como os Iskenderian que tambem tem pra esses motores.

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por renato732 em Ter 2 Jun - 5:57:49

Como sempre dito...
CUIDADO COM AS BRONZINAS DE MANCAL.
De resto e tudo igual.
La fora, elas tem a mesma medida dos 250. Aqui, somente aqui, tem medida igual dos 350.
A maioria das pecas do meu, importei.
Nao compensa o preco que pedem aqui, isso em peca original.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Ter 2 Jun - 21:18:36

renato732 escreveu:Como sempre dito...
CUIDADO COM AS BRONZINAS DE MANCAL.
De resto e tudo igual.
La fora, elas tem a mesma medida dos 250. Aqui, somente aqui, tem medida igual dos 350.
A maioria das pecas do meu, importei.
Nao compensa o preco que pedem aqui, isso em peca original.

Tinha ficado sabendo que é totalmente igual aos do EUA,mas pelo tipo a GMB fez cagada como sempre

Ré.
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Ré. em Ter 2 Jun - 23:21:26

realmente tenha essa diferença do bronzinamento americano para o nacional.
fizeram tudo igual ao GM 350 nas de biela.... e nas de mancal é igual também, mas somente em 6 mancais... o ultimo que é o de encosto do vira, fizeram diferente....
é.. a burrice as vezes passas dos limites hahahaha.

outra diferença tá nos prisioneiros de bielas, comprei um jogo da ARP onde consta a aplicação para o 194, 230, 250 e 292... eles são parafusos de 5/16.
mas as bielas do 292 usam prisioneiros de 3/8.

agora não sei se é assim tambem nos EUA ou tá errado no site da ARP....

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por renato732 em Qua 3 Jun - 0:15:07

Re, certeza q os mancais sao de medidas diferentes?
Das bielas, e pq usa medida do colo de 350 (2,1"). Os 250 tem 2".
Acredito (pois tem um bocado de tempo q nao mexo) q os 292 americanos tb tenham 2.1". Entao o erro pode ser do vendedor mesmo.
Eu ate tenho um jogo de pistao reserva, q um amigo comprou, pois o vendedor tinha anunciado como pistao de 250.

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por renato732 em Qua 3 Jun - 0:15:53

Acredito (pois tem um bocado de tempo q nao mexo) q os 292 americanos tb tenham 2.1". Entao o erro pode ser do vendedor mesmo.
Eu ate tenho um jogo de pistao reserva, q um amigo comprou, pois o vendedor tinha anunciado como pistao de 250.

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por renato732 em Qua 3 Jun - 0:17:21

Ré.
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Ré. em Qui 11 Jun - 18:11:27

ohh Renatão... desculpa a demora meu véio.
então, tenho certeza sim cara.
no motor brasileiro as bronzinas de mancal são iguais as do GM 350... mas no motor americano elas são iguais aos do motores GM 250.

dá uma olhada na Summit.
http://www.summitracing.com/int/parts/cle-ms617p10/overview/make/chevrolet

vai entender.... hahaha.
vc disse que tem um jogo de pistões.... que medida ???

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por renato732 em Seg 15 Jun - 15:02:06

Sim. Mais da forma q vc disse ficou parecendo q tinha medidaz diferentes entre os mancai do motor.
Meus pisties sao 030, acredito q ja irei usa-los. O meu motor esta std e no limite de folga.
Se as bronzinas de nancal fossem baratas e facil de encontrar, eu continuaria no STD, pois pro meu projeto, uma pressaozinha na parte de baixo iria bem.

klunker
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 257
Modelo do carro : Diplo 88/89, o "mangabelão"
Cilindros : 6 cilindros/4100cc/250 pol³ alcóolatra

Mensagem por klunker em Qua 19 Ago - 0:04:41

292 em dose dupla:
https://www.youtube.com/watch?v=iCKh8Z5gj1E

Caravan88
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 566
Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

Opala de Luxo 74 (VENDIDO)

Cilindros : 4

Mensagem por Caravan88 em Qua 19 Ago - 8:10:04

Quem tem aquele livro do LEO SANTUCCI? Acho que lá fala do 292 não fala não?

Cerveja888
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9
Modelo do carro : Caravan ss4 1978
Cilindros : 4 em breve 6

Mensagem por Cerveja888 em Seg 27 Jun - 23:20:01

Parabens pela maquina!!!
Tenho um amigo que tem um desses 292, os famosos canavieiros, na c10 dele, é uma MONSTRA! Parece um v8, quase original o motor e da pau em muito opala 6cc 250. O problema é ter coragem pra investir num desses motores!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:45:21

Data/hora atual: Sab 3 Dez - 12:45:21