Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

9 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 9 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9352)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7893)

100 (7771)

Carburador H-34 - 6cc ( Solecão )

Compartilhe

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 216
Modelo do carro : Opala Comodoro 91/91

Vinho - 6cc gasolina.
Cilindros : 6 cc

Carburador H-34 - 6cc ( Solecão )

Mensagem por LucasGGomes em Ter 7 Abr - 9:04:58

Senhores ! Bom dia a todos !

Eu procurei bastante no fórum, não achei. E não quis aproveitar outros tópicos criados por colegas, para não atrapalhar no assunto sendo discutido.

Hoje finalmente, chegou meu Kit de reparos do carburador ( Solex H-34 SEIE álcool ), eu mesmo vou fazer a manutenção. Mas tenho algumas dúvidas, algumas informações que me esqueci e outras que não sei e espero que vocês possam me ajudar, lá vai :

1 - Em cima dos Giclês vieram suas numerações ( 160, 220, no caso dos principais ). No caso, quero deixar 162,5 no primeiro estágio e 215 no segundo. A minha dúvida é sobre a posição desses Giclês, para vocês pode parecer uma pergunta estúpida, mas incrivelmente nunca tive contato direto com essa regulagem de Giclês. Vou tentar exemplificar melhor: Se eu apertar o primeiro Giclê até o final, isso significa que ele está acertado para 160 ? Se eu desvirar ele um pouco, diminuo a numeração ?

2 - O parafuso de regular a mistura da marcha lenta ? Tem alguma manha, ou posição inicial que eu poderia colocar depois dos reparos pra facilitar na regulagem de marcha lenta depois de colocar no veículo ?

3 - Onde fica a numeração do carburador ? Eu procurei.. procurei e não achei. Preciso achar pra poder saber exatamente algumas informações, como : Alvo do jato , válvula de máxima.

4 - Qual seria a altura correta da boia ?

Se eu esqueci de colocar algo, e alguém achar que me faltou alguma informação importante, fique à vontade. Se alguém tiver alguma dúvida também, fique à vontade, não sei de tudo mas sei de alguma coisa.

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3052
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!

Re: Carburador H-34 - 6cc ( Solecão )

Mensagem por Müller em Ter 7 Abr - 9:59:38

1. A numeração do giclê é fixa e não tem nada a ver com mais ou menos aperto. Vai ser 160 apertado ou frouxo! Esse numero refere-se ao diâmetro do orifício central de passagem do combustível, ou seja, 1,6mm. Para facilitar a comunicação, convencionou-se falar o número exato: 150, 160, 200. Um giclê 215 tem um orifício de 2,15mm.

2. O parafuso da marcha lenta, para uma regulagem inicial, vc aperta td até o fim (sem forçar) e volta duas voltas e meia. Já seria o suficiente pra manter o motor funcionando e fazer o ajuste fino.

3. Não lembro onde fica a numeração......

4. Existe equipamento para medir a altura da boia. Eu não tenho esse equipamento. Logo, coloco duas arruelas na agulha: uma mais grossa e uma mais fina. Pra mim fica bom.

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

Mensagem por LucasGGomes em Ter 7 Abr - 10:32:40

Meu giclê do 2º estágio veio 220 será que é demais ? Espero que não..

Saberia me confirmar qual o ponto correto dele ? Dps de terminar o bura... quero acertar o ponto.

Müller
Moderador
Moderador

Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)

Mensagem por Müller em Ter 7 Abr - 10:53:01

LucasGGomes escreveu:Meu giclê do 2º estágio veio 220 será que é demais ? Espero que não..

Saberia me confirmar qual o ponto correto dele ? Dps de terminar o bura... quero acertar o ponto.

Não q 220 seja demais. Vc vai engordar mais a mistura. Logo, vai consumir um pouco mais.

Não tenho a tabela aqui em mãos, mas acho q 215 é o original.

O ponto vc pode deixar entre 18 e 22º. Isso vc vai acertando andando e sentindo o carro. Se com 18 ficou ruim de pegar e não desenvolve, vai adiantando. Se 22 ficou mto acelerado e batendo pino, atrasa. E regula com o avanço desligado.

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

Mensagem por LucasGGomes em Ter 7 Abr - 14:45:09

215 é o original. 162 e 215

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

HELP

Mensagem por LucasGGomes em Dom 12 Abr - 11:23:11

Preciso de uma ajuda urgênte senhores ! Fiz os reparos no carburador, testei .. tudo. Mas ta acontecendo uma coisa estranha.

Quando eu giro a chave pra ele ligar, o 2º estágio não para de despejar combustível. O que será ?

Com o carro desligado, manualmente, ele só aciona dps do 1º estágio abrir, normal. Basta girar a chave, ai os dois começam a jogar combustível. O que será ? HELP.

A impressão que dá é que não tem nada bloqueando o combustível.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil

Mensagem por Ivo Filho em Dom 12 Abr - 11:41:52

nivel da boia pode estar muito alto. vc pode abaixar calçando com arruelas de aluminio ou latão.

outra coisa, tem desborbulhador? se nao tiver é importante colocar.

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

Mensagem por LucasGGomes em Dom 12 Abr - 12:08:16

Ivo. Já tirei a tampa do bura pra fazer isso. Vc faz ideia da altura certa ? Quando vc diz arruela, é pra coloca na agulha. Confere ?

Müller
Moderador
Moderador

Mensagem por Müller em Dom 12 Abr - 12:13:35

LucasGGomes escreveu:Ivo. Já tirei a tampa do bura pra fazer isso. Vc faz ideia da altura certa ? Quando vc diz arruela, é pra coloca na agulha. Confere ?

Pergunta não foi pra mim, mas é isso mesmo, calça na agulha.

Qtas arruelas vc já colocou?

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

Mensagem por LucasGGomes em Dom 12 Abr - 12:15:23

Eu to no despero aqui kkk, qualquer um pode falar.

Então, antes só tinha uma, coloquei mais uma aqui e vou testar la.

Antes de mexer no bura, ele tinha 2. Eu deixei apenas uma. Vou lá testar ... já volto com informações.

Müller
Moderador
Moderador

Mensagem por Müller em Dom 12 Abr - 12:17:45

LucasGGomes escreveu:Eu to no despero aqui kkk, qualquer um pode falar.

Antes de mexer no bura, ele tinha 2. Eu deixei apenas uma. Vou lá testar ... já volto com informações.

Só uma dúvida: vc comprou o kit com boia arredondada ou quadradinha?

CruzOpala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 142
Modelo do carro : Opala Especial 1976
Cilindros : 4 cil

Mensagem por CruzOpala em Dom 12 Abr - 12:21:15

Preciso de uma ajuda urgênte senhores ! Fiz os reparos no carburador, testei .. tudo. Mas ta acontecendo uma coisa estranha.

Quando eu giro a chave pra ele ligar, o 2º estágio não para de despejar combustível. O que será ?

Com o carro desligado, manualmente, ele só aciona dps do 1º estágio abrir, normal. Basta girar a chave, ai os dois começam a jogar combustível. O que será ? HELP.

A impressão que dá é que não tem nada bloqueando o combustível.

Parceiro, já tive um problema quase que idêntico ao seu, pouco provável que seja tampa empenada, desperdicei meu tempo e dinheiro comprando outra, acontecia o msm q o seu, encharcava de combustível o segundo estagio e o carro "disparava" (como se fosse bomba de diesel com problemas hehehe), no meu caso era a agulha que estava com problemas, mas pode ser a altura da boia também, está mto alta tente abaixala e verifique se a agulha esta realmente fechando qnd a cuba estiver cheia, deve resolver!

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

Mensagem por LucasGGomes em Dom 12 Abr - 12:25:45

Müller escreveu:
LucasGGomes escreveu:Eu to no despero aqui kkk, qualquer um pode falar.

Só uma dúvida: vc comprou o kit com boia arredondada ou quadradinha?

Quadradinha ! Fui ali com uma arruela a mais, não deu certo. Pq eu troquei a boia tb. Então vou deixar com 3 arruelas. se não der certo. Vou devolver a bóia velha.

Me confirmem uma coias, quanto mais arruelas eu por, mais baixa fica a bóia certo ?

Müller
Moderador
Moderador

Mensagem por Müller em Dom 12 Abr - 12:37:39

Me confirmem uma coias, quanto mais arruelas eu por, mais baixa fica a bóia certo ?[/quote]

Correto!

Montou o suporte da boia na posição correta? Não tá de ponta cabeça?

CruzOpala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por CruzOpala em Dom 12 Abr - 12:40:19

Cuidado para não montar de cabeça para baixo, faz tmp q não mexo em h-34 álcool, n me lembro se é fisicamente possível (se é q me intendem), montar ao contrario, na boia redonda tenho certeza que dá, e se fizer isso terá problemas msm!

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

Mensagem por LucasGGomes em Dom 12 Abr - 14:04:48

Pessoal. Seguinte. A bóia estava de cabeça para baixo. Agora está tudo certo.

Só tenho mais algumas dúvidas pra deixar a caranga no ponto.

Se eu pisar bem fundo, ele ta um engasgadinha. A agulha está com duas arruelas, será que não é falta de alimentação ? As vezes se tirar uma ele para com isso. O que vocês acham ? Faz sentido ?

Outra coisa , marcha lenta. Apertei até o final a mistura , dps desfir 2 voltas e meia. A partir daí a tendencia é apertar ou afrouxar ? Tenho um pouco de dificuldade nessa parte.

Ah ! E muito obrigado pela ajuda, vou precisar do carro amanha, e foi desesperador ver aquele tando de combustível indo embora.

CruzOpala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por CruzOpala em Dom 12 Abr - 15:20:16

Cara, uma dica para regular:
a) ligue ele com o afogador puxado e deixe estabilizar a temperatura normal de trabalho;
b) vá abaixando o afogador aos poucos, e vá regulando, as vs n é só no parafuso da lenta que vc terá d atuar, no de aceleração tbm, mas isso vc perceberá qnd for retirando o afogador;
c) dpois q o carro tiver marcha lenta e estiver "bem regulado" para fazer o ajuste fino entra o ponto que vc mencionou, o ideal é ...com o carro em marcha lenta, capo fechado (enquanto estiver regulando perceberá diferença entre capo aberto e fechado) e temperatura normal de trabalho, vc o + rápido q puder pise no acelerador e retire assim que chegar ao assoalho; a resposta do motor tem d ser limpa, o motor n pode engasgar, qnd chegar a este ponto o carro estará em perfeitas condições;

Demora e vai tmp e gasta paciência, mas vale a pena, bem regulado o carro anda + e bebe menos;

Existe um outro teste q eu fiz para ter certeza q o carro estava bem regulado, é o msm principio do outro, mas com o carro engatado, consegui chegar numa regulagem tao redonda, que com o carro engatado de primeira em marcha lenta, se pisar fundo no acelerador ate o assoalho e voltar ele n engasga, é difícil mas como já consegui garanto q é possível ser feito!

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Mensagem por Victor Meijerink em Dom 12 Abr - 15:32:10

LucasGGomes escreveu:Pessoal. Seguinte. A bóia estava de cabeça para baixo. Agora está tudo certo.

Se eu pisar bem fundo, ele ta um engasgadinha. A agulha está com duas arruelas, será que não é falta de alimentação ? As vezes se tirar uma ele para com isso. O que vocês acham ? Faz sentido ?

Outra coisa , marcha lenta. Apertei até o final a mistura , dps desfir 2 voltas e meia. A partir daí a tendencia é apertar ou afrouxar ? Tenho um pouco de dificuldade nessa parte.

Ah ! E muito obrigado pela ajuda, vou precisar do carro amanha, e foi desesperador ver aquele tando de combustível indo embora.

Cara,primeiro de tudo é "fazer" com que pare de afogar: Altura de bóia,ver se está mesmo vedando, se não está de ponta cabeçae tal.
DEPOIS LENTA: se os chicles de lenta estão com a numeração correta,se não tão entopidos, senão tão trocador e por último o parafuso de mistura de lenta OLHE DENTRO DOS VENTURIS,se estiver pingando gasolina (primeiro estágio) tem que abri\frouxar mais,se não tiver pingando e o motor não trabalha satisfatóriamente(na lenta não adianta nada acelerar) fechar\apertar.
DEPOIS primeiro estágio:se sobe o giro bonito, se não engasga, se tá tudo liso... se "der falta" aumenta o principal (ou diminui o de ar mais isso é impossível nesse carburador maldito H34) se engasgar na acelerada é bem provável que seja rápida,se engasga depois da acelerada chicle.
DEPOIS o segundo estágio esse é difícil dar zica, mas é igual ao primeiro... com a diferença de não levar em consideração a rápida...
Isso se aplica em situaçãoe COMUNS num carburador em perfeitas condições é uma dica em "resumida" por assim dizer mas carburador é osso,tem um monte de "Variáveis"

Victor Meijerink
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 893
Modelo do carro : Opala 1973 Especial
Camionete C10 1976
Monza gls 1993

CHEVROLET,SEMPRE!!
Cilindros : No Opala,4100cc,motor 250.
Na C10,4277cc,motor 261.
No monza,2000cc,motor OHC

Mensagem por Victor Meijerink em Dom 12 Abr - 15:32:26

LucasGGomes escreveu:Pessoal. Seguinte. A bóia estava de cabeça para baixo. Agora está tudo certo.

Cara,primeiro de tudo é "fazer" com que pare de afogar: Altura de bóia,ver se está mesmo vedando, se não está de ponta cabeçae tal.
DEPOIS LENTA: se os chicles de lenta estão com a numeração correta,se não tão entopidos, senão tão trocador e por último o parafuso de mistura de lenta OLHE DENTRO DOS VENTURIS,se estiver pingando gasolina (primeiro estágio) tem que abri\frouxar mais,se não tiver pingando e o motor não trabalha satisfatóriamente(na lenta não adianta nada acelerar) fechar\apertar.
DEPOIS primeiro estágio:se sobe o giro bonito, se não engasga, se tá tudo liso... se "der falta" aumenta o principal (ou diminui o de ar mais isso é impossível nesse carburador maldito H34) se engasgar na acelerada é bem provável que seja rápida,se engasga depois da acelerada chicle.
DEPOIS o segundo estágio esse é difícil dar zica, mas é igual ao primeiro... com a diferença de não levar em consideração a rápida...
Isso se aplica em situaçãoe COMUNS num carburador em perfeitas condições é uma dica em "resumida" por assim dizer mas carburador é osso,tem um monte de "Variáveis"

LucasGGomes
Opaleiro
Opaleiro

Vinho - 6cc gasolina.

Mensagem por LucasGGomes em Dom 12 Abr - 16:46:53

Relatório final :

- Deixei a agulha com apenas um arruela, não deu problema, parece que sem excesso !

- Consegui deixar em uma rotação razoável pra ir trabalhar amanhã mas não está bom.

A pergunta que tenho é a seguinte:

- Alguém sabe, de preferência segundo o manual do Opala, ou alguma fonte segura, qual seria o ponto correto do motor ? ( Motor 4100 álcool ).

Porque amanhã vou levar em um mecânico pra ele colocar a lâmpada de ponto e acertar pra mim, e também acertar a marcha lenta.

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 12 Abr - 17:41:50

Gasolina de 12° a 16°
Alcool de 18° a 22° OKK

Só que tem uma coisa,cada motor tem seu ponto ideal,eu nunca vi um opala rodar liso com ponto ajustado na pistola(lampada),sempre no "sentimento" fica bem regulado.

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

Müller
Moderador
Moderador

Mensagem por Müller em Dom 12 Abr - 18:51:25

LucasGGomes escreveu:Relatório final :

- Deixei a agulha com apenas um arruela, não deu problema, parece que sem excesso !

- Consegui deixar em uma rotação razoável pra ir trabalhar amanhã mas não está bom.

A pergunta que tenho é a seguinte:

- Alguém sabe, de preferência segundo o manual do Opala, ou alguma fonte segura, qual seria o ponto correto do motor ? ( Motor 4100 álcool ).

Porque amanhã vou levar em um mecânico pra ele colocar a lâmpada de ponto e acertar pra mim, e também acertar a marcha lenta.

bruno silverstar83 escreveu:Gasolina de 12° a 16°
Alcool de 18° a 22° OKK

Só que tem uma coisa,cada motor tem seu ponto ideal,eu nunca vi um opala rodar liso com ponto ajustado na pistola(lampada),sempre no "sentimento" fica bem regulado.

Foi exatamente o q eu falei pra ele lááááá em cima!!! rs

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 12 Abr - 20:29:16

Müller escreveu:

bruno silverstar83 escreveu:Gasolina de 12° a 16°
Alcool de 18° a 22° OKK

Foi exatamente o q eu falei pra ele lááááá em cima!!! rs

Foi mal Müller,eu não tinha visto hehe

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...

Juliano comodoro 81
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 262
Modelo do carro : Comodoro 1981/1982
Cilindros : 4 cc

Mensagem por Juliano comodoro 81 em Seg 13 Abr - 8:08:10

Eu tenho um solecão a gasolina no meu 4cc não tenho queixas confiável e bem econômico.
Mais me surgiu uma duvida para o 4cc quais seriam os chicles corretos ?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:14:03

Data/hora atual: Dom 11 Dez - 1:14:03