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Porque o cambio quebra mais na segunda?

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italo_
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Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por italo_ em Qui 9 Abr - 23:40:13

Passados uns 5 meses do meu prejuizo...

Meu motor é um 4100 original em tudo, apenas com uma idf40... eu estava usando provisoriamente um braseixos 3,54... fui dar uma catucada braba, saiu rasgando tudo na primeira mas saiu TREPIDANDO o eixo...por que isso ocorro e o que é isso?
Pra completar, quando eu joguei a segunda com tudo simplesmente estourou TUDO! Resultado..quebrei as duas engrenagens da segunda marcha (moeu varios dentes), rachou ao meio o rolamento do eixo piloto e quebrou aquela carcacinha que vai o retentor...e no diferencial, quebrou 4 dentes do pinhao.

Porque é comum quebrar na segunda? O.o Ja vi muitos relatos!!
Porque quando sai borrachando, o eixo traseiro sai pulando tudo? serio, parecia que o carro ia desmontar...isso acontecia SEMPRE no meu opala antigo, um 4cc manco...com esse nunca havia acontecido, so nessa vez.

Eu sei que braseixos nao admite muita zoeira, mas como era provisorio por umas semanas, the zoeira never ends hahahaha so que na brincadeira, quebrei o cambio tambem.

Hoje rodo com o mesmo cambio (tinha um cambio desmontado em casa, ai so troquei o quebrou)...4m, re pra frente e um bras 2,73
Hoje nao tem mais zoeira ;/ nunca mais...so rolando mesmo e detalhe. sem tranco entre as marchas.

Problema atual....volante do motor montado sem as guias, fica folgando, é a segunda vez ja. Ta na oficina recebdno guias, parafusos forjados e mais dois pinos de aço de 13mm entrando na pressao no volante ate o vira, pra ver se trava essa bagaça de uma vez e eu nao perco minhas pernas. valeu!

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por nicolas opaleiro em Sex 10 Abr - 0:03:54

quebra a segunda porque é sempre ela que recebe a "paulada" do motor na hora que você sai moendo tudo.
O eixo pulando pode ser as buchas de bandeja traseira estouradas...

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por italo_ em Sex 10 Abr - 10:25:03

Obrigado pela dica nicolas...vou verificar.
Nao esperava moer o cambio assim. Motor original. Apesar de saber da fragilidade do conjunto
valeu

Marcos Adriano
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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 10 Abr - 18:14:16

italo o cambio é moderno ou varetado?

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por eleandro kalckmann em Sex 10 Abr - 19:29:38

quando pula na fritada é os amortecdores indo pro pau,ou roda torta,pneu deslocado.....

alex medina
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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por alex medina em Sex 10 Abr - 20:11:59

só quebra na segunda pq nao chega na terceira,,simples assim,,se a caixa aguentace a patada de 2 iria quebra de terceira,que é uma marcha mais pesada e força muito mais as peças,,diferente da primeira que é uma marcha leve,,força bm menos doque qualquer outra marcha..cara nao sei mais no meu ex 4cc,o eixo tbm nao pulava e na caravan pula,,deve ser pq o carro é mais pesado na frente do que atras,e dai o carro traciona e destraciona,empurrando o carro pra cima(traciona) e pra baicho(destraciona),,e como o 4 cc tem o peso mais equilibrado o carro senta e fica só destracionando sem pular,,uma dica,,vc vai quebra um milhao de diferencial se seu carro fica pulando no fritao,,a caixa,embreage,carda,diferencial,planetaria,pontade eixo,e ate as rodas,,tomam um pancadao muiot grande quando o carro fica pulando,pq toda a vez q ele vai pra cima alivia a pressao em todas a speças q falei,dai quando ele vem pra baixo,,todas as peças tomam um pancadao,,,é como se fosse vc martelando um prego(o prego é todas as peças q falei,eo martelo é os pulo) OKK

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 11 Abr - 8:54:24

Engraçado,o meu treme bastante tambem quando dou uma patinada,mas treme mesmo,da pra sentir o carro inteiro vibrando,só que eu tava cogitando ser a embreagem.


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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 11 Abr - 13:58:00

bruno silverstar83 escreveu:Engraçado,o meu treme bastante tambem quando dou uma patinada,mas treme mesmo,da pra sentir o carro inteiro vibrando,só que eu tava cogitando ser a embreagem.


o meu faz isso as vezes quase sempre kkkkkk

minha suspensao é zera inteira...amortecedores novos os 4....

achei estranho tbem o carro trepidar tanto....

GustavoBraga
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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por GustavoBraga em Sab 11 Abr - 14:14:41

Trepidar/pular quando acelera ou frita, tem haver com a geometria da suspensão. Alguma coisa ta errada! Amortecedores, molas, buchas, geometria de caster etc. Tem uns nomes bem bonitos, que eu não sei, mas a geometria de suspensão ( como um todo ) mas vou citar o caster apenas, faz com que quando se acelere, a força seja transmitida pro solo de diferentes maneiras, destracionando, tracionando, fazendo a suspensão encolher, abrir, a carroceria "rolar" pra trás, não "rolar" etc.
Também pode ser erro na montagem do diferencial.
Esse lance de geometria de suspensão X tração a gente usa muito nos 4x4, na hora de bolar as suspensões multilink pra dar mais curso e tração sempre nas 4 rodas.

Pra efeito de comparação... meu Opala não vibra absolutamente nada quando acelero forte ou frito. Só o que acontece é a traseira baixar um pouco e a frente levantar. É um Diplo 90/90 4.1/S original.

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por Marcos Adriano em Sab 11 Abr - 14:22:29

na arrancada meu carro nao treme nada mesmo....

ele treme é na fritada no asfalto....em linha reta....numa curva nao treme nada

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por italo_ em Sab 11 Abr - 14:35:43

O meu trepidava assim marcos. So num borrachao muito bruto, em linha reta. Borrachando de lado, mesmo forte nao trepidava. Na epoca os amortecedores estavam so de enfeite hehe. Com esse diferencial novo, ainda nao trepidou, mas nao vou pagar pra ver kkkkkkkk
Mas ta ai, mais uma prova que nossos carros sao bem temperamentais e as vezes nao aceitam a zoeira haha

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por willianscmotta em Sab 11 Abr - 15:27:41

Nunca dei uma fritada com meu carro rsrs....mas a segunda quando eu acelero pra sair forte, o câmbio está vibrando um pouco e antes isso não acontecia!

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por Paulo Emilio em Sab 11 Abr - 20:04:05

italo_ escreveu:
Problema atual....volante do motor montado sem as guias, fica folgando, é a segunda vez ja. Ta na oficina recebdno guias, parafusos forjados e mais dois pinos de aço de 13mm entrando na pressao no volante ate o vira, pra ver se trava essa bagaça de uma vez e eu nao perco minhas pernas. valeu!

Este "problema atual" de soltar o volante é por falta de balanceamento. Pode travar tudo que não vai adiantar, ele vai soltar ou pior vai quebrar o vira. A sua damper original vai pular, pode amenizar 10% deste problema com uma damper de verdade. Mas só vai resolver mesmo depois que tirar o vira e balancear vira-volante-platô e usar a damper.

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 11 Abr - 20:23:07

GustavoBraga escreveu:Trepidar/pular quando acelera ou frita, tem haver com a geometria da suspensão. Alguma coisa ta errada! Amortecedores, molas, buchas, geometria de caster etc. Tem uns nomes bem bonitos, que eu não sei, mas a geometria de suspensão ( como um todo ) mas vou citar o caster apenas, faz com que quando se acelere, a força seja transmitida pro solo de diferentes maneiras, destracionando, tracionando, fazendo a suspensão encolher, abrir, a carroceria "rolar" pra trás, não "rolar" etc.
Também pode ser erro na montagem do diferencial.
Esse lance de geometria de suspensão X tração a gente usa muito nos 4x4, na hora de bolar as suspensões multilink pra dar mais curso e tração sempre nas 4 rodas.

Pra efeito de comparação... meu Opala não vibra absolutamente nada quando acelero forte ou frito. Só o que acontece é a traseira baixar um pouco e a frente levantar. É um Diplo 90/90 4.1/S original.

Pois é,o meu vem acontecido isso de um tempo pra cá,antes ele saia igual ao seu,o coxim do cambio tava estourado,aí eu troquei pensando que era esse o problema,na primeira patinada saiu certinho,um outro dia que eu fui patinar já começou a trepidar
Mas treme tudo mesmo,até o vidro da janela eu sinto que bate


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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por bruno silverstar83 em Sab 11 Abr - 20:27:33

Marcos Adriano escreveu:
bruno silverstar83 escreveu:Engraçado,o meu treme bastante tambem quando dou uma patinada,mas treme mesmo,da pra sentir o carro inteiro vibrando,só que eu tava cogitando ser a embreagem.


o meu faz isso as vezes quase sempre kkkkkk

minha suspensao é zera inteira...amortecedores novos os 4....

achei estranho tbem o carro trepidar tanto....

O meu a suspensão já foi feita a algum tempo,mas acho estranho fazer isso

italo_ escreveu:O meu trepidava assim marcos. So num borrachao muito bruto, em linha reta. Borrachando de lado, mesmo forte nao trepidava. Na epoca os amortecedores estavam so de enfeite hehe. Com esse diferencial novo, ainda nao trepidou, mas nao vou pagar pra ver kkkkkkkk
Mas ta ai, mais uma prova que nossos carros sao bem temperamentais e as vezes nao aceitam a zoeira haha

Vou tentar fritar de lado pra ver se trepida,mas que ele são temperamentais eles são mesmo kkkkkkkkkkkk


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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por bruno silverstar83 em Dom 12 Abr - 18:34:44

Bom,fiz o teste hoje hehe
Não sei porque mas hoje não trepidou,o carro saiu patinando de boa,tanto em linha reta quanto de lado,acho que deve ser em asfalto mais áspero que o carro trepida


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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por Marcos Adriano em Dom 12 Abr - 19:05:16

italo seu cambio q deu problema era moderno ou varetado?

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por Ivo Filho em Dom 12 Abr - 19:24:02

primeira para segunda vc consegue trocar com o motor em altas rotações e neste caso elas recebem a potencia do motor....em baixas rotações que é o caso quando vc troca terceira e quarta elas recebem torque....


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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

Mensagem por italo_ em Dom 12 Abr - 19:45:44

Com relaçao ao volante soltar. No rapaz que esta mechendo no meu carro, foi montado um opala com preparaçao leve e o conjunto todo foi balanceado e ele usava polia damper. Mesmo assim o volante soltou...A causa parecia ser que o sujeito tava dando muito tranco mesmo, soltando a embreagem com tudo na pressao. O problema foi resolvido passando mais dois pinos guias de aço na pressao bruta. Ficou bom.
Meu conjunto é original (vira std polia e volante e engrenagens) e meu carro é comando manso rsrs por isso decidi nao balancear. Da segunda vez que soltou o volante foi na mesma. Depois de 1 semana dando umas arrancadas ele abriu o bico. Lembrando que meu volante foi montado sem as guias originais, por isso ferrou tudo. Abs

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Re: Porque o cambio quebra mais na segunda?

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